Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

SCHOPENHAUER: Vida e Pensamento
SCHOPENHAUER: Vida e Pensamento
SCHOPENHAUER: Vida e Pensamento
Ebook177 pages4 hours

SCHOPENHAUER: Vida e Pensamento

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

Arthur Schopenhauer (Danzig, 22 de fevereiro de 1788 — Frankfurt, 21 de setembro de 1860) foi um famoso filósofo alemão do século XIX e sua obra mais consagradas foi "O mundo como vontade e representação". Talvez nenhum outro filósofo tenha exercido maior influência no mundo da literatura do que Schopenhauer. Schopenhauer foi o filósofo que introduziu o pensamento indiano e alguns dos conceitos budistas na metafísica alemã. Foi fortemente influenciado pela leitura das Upanishads.  Esta edição faz parte da Coleção Vida e Pensamento da LeBooks Editora.
LanguagePortuguês
Release dateJun 24, 2020
ISBN9786586079678
SCHOPENHAUER: Vida e Pensamento
Author

Arthur Schopenhauer

Nació en Danzig en 1788. Hijo de un próspero comerciante, la muerte prematura de su padre le liberó de dedicarse a los negocios y le procuró un patrimonio que le permitió vivir de las rentas, pudiéndose consagrar de lleno a la filosofía. Fue un hombre solitario y metódico, de carácter irascible y de una acentuada misoginia. Enemigo personal y filosófico de Hegel, despreció siempre el Idealismo alemán y se consideró a sí mismo como el verdadero continuador de Kant, en cuyo criticismo encontró la clave para su metafísica de la voluntad. Su pensamiento no conoció la fama hasta pocos años después de su muerte, acaecida en Fráncfort en 1860. Schopenhauer ha pasado a la historia como el filósofo pesimista por excelencia. Admirador de Calderón y Gracián, tradujo al alemán el «Oráculo manual» del segundo. Hoy es uno de los clásicos de la filosofía más apreciados y leídos debido a la claridad de su pensamiento. Sus escritos marcaron hitos culturales y continúan influyendo en la actualidad. En esta misma Editorial han sido publicadas sus obras «Metafísica de las costumbres» (2001), «Diarios de viaje. Los Diarios de viaje de los años 1800 y 1803-1804» (2012), «Sobre la visión y los colores seguido de la correspondencia con Johann Wolfgang Goethe» (2013), «Parerga y paralipómena» I (2.ª ed., 2020) y II (2020), «El mundo como voluntad y representación» I (2.ª ed., 2022) y II (3.ª ed., 2022) y «Dialéctica erística o Arte de tener razón en 38 artimañas» (2023).

Read more from Arthur Schopenhauer

Related to SCHOPENHAUER

Related ebooks

Biography & Memoir For You

View More

Related articles

Related categories

Reviews for SCHOPENHAUER

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    SCHOPENHAUER - Arthur Schopenhauer

    cover.jpg

    Edições Lebooks

    SCHOPENHAUER

    Vida e Pensamento

    1a edição

    img1.jpg

    Isbn: 9786586079678

    LeBooks.com.br

    A LeBooks Editora publica obras clássicas que estejam em domínio público. Não obstante, todos os esforços são feitos para creditar devidamente eventuais detentores de direitos morais sobre tais obras.  Eventuais omissões de crédito e copyright não são intencionais e serão devidamente solucionadas, bastando que seus titulares entrem em contato conosco.

    Prefácio

    Prezado Leitor

    Arthur Schopenhauer (Danzig, 22 de fevereiro de 1788 — Frankfurt, 21 de setembro de 1860) foi um famoso filósofo alemão do século XIX. Autor de obras consagradas como; O mundo como vontade e representação, As Dores do Mundo; Aforismos para a sabedoria da vida, entre outras. Schopenhauer desenvolveu um sistema metafísico ateu e ético que tem sido descrito como uma manifestação exemplar de pessimismo filosófico.

    A filosofia de Schopenhauer inicia como oposição e crítica à filosofia de Hegel, ele acreditava que os pensamentos de Hegel tinham se tornados oficiais e estatais e defendiam interesses pessoais, não buscando mais a verdade. O mundo é representação minha.

    A partir da visão de Arthur Schopenhauer, a Vontade é o único elemento permanente e invariável do espírito, aquele que lhe dá coerência e unidade, que constitui a essência do homem. A vontade seria o princípio fundamental da natureza, independente da representação, não se submetendo às leis da razão.

    Schopenhauer define a felicidade como a satisfação sucessiva de todo o nosso querer, e afirma que a tendência a ela coincide completamente com a nossa existência – cuja essência é a Vontade de viver – mas, é revelada pelo conhecimento como o nosso maior erro e ilusão.

    A Vida e o Pensamento de Arthur Schopenhauer, certamente valem a pena de ser conhecidos.

    Uma excelente leitura

    LeBooks Editora

    Quanto mais elevado é o espírito mais se sofre.

    Quanto menos inteligente um homem é, menos misteriosa lhe parece a existência

    img2.png

    ArthurSchopenhauer

    Sumário

    APRESENTAÇÃO

    Quem foi Schopenhauer

    O legado de Schopenhauer

    LIVRO PRIMEIRO

    O MUNDO COMO REPRESENTAÇÃO

    LIVRO SEGUNDO

    O MUNDO COMO VONTADE

    LIVRO TERCEIRO

    O MUNDO, COMO VONTADE

    LIVRO QUARTO

    O MUNDO. COMO VONTADE

    Notas e Referências

    APRESENTAÇÃO

    Quem foi Schopenhauer

    img3.jpg

    Arthur Schopenhauer (Danzig, 22 de fevereiro de 1788 — Frankfurt, 21 de setembro de 1860) foi um filósofo alemão do século XIX. Ele é mais conhecido pela sua obra O mundo como vontade e representação (1818), em que ele caracteriza o mundo fenomenal como o produto de uma cega, insaciável e maligna vontade metafísica. Escreveu outras obras consagradas como As Dores do Mundo e Aforismos para a sabedoria da vida, entre outras.

    A partir do idealismo transcendental de Emannuel Kant, Schopenhauer desenvolveu um sistema metafísico ateu e ético que tem sido descrito como uma manifestação exemplar de pessimismo filosófico.

    Primeiros anos

    Filho de Heinrich Floris Schopenhauer, um comerciante abastado, e de Johanna Henriette, Arthur Schopenhauer nasceu em Danzig (atual Gdańsk, na Polônia) em fevereiro de 1788. A divisão do país, em 1793, faz com que a família se mudasse para Hamburgo (Alemanha). Heinrich decide iniciar a educação do filho e envia-o para a França, onde é bem acolhido na casa dos Gregórios.

    Aprende a língua desse país em poucos meses e começa a demonstrar sua aptidão pelo estudo. Em 1799, foi enviado ao prestigioso Instituto Runge, destinado a futuros comerciantes, onde permaneceu por quatro anos. Após uma insistência do jovem para frequentar o ginásio e poder, assim, estudar na universidade, Heinrich Schopenhauer propôs a ele uma escolha: fazer uma longa viagem com a família, com a promessa de assumir a profissão de comerciante depois, ou ficar e seguir sua ambição acadêmica.

    Após a morte do pai, em abril de 1805, sua mãe decide mudar-se para a cidade de Weimar, com sua irmã mais nova, Luise Adelaide, onde estabelece contato com vários intelectuais alemães, incluindo o grande poeta Johann Wolfgang von Goethe. Arthur Schopenhauer, por outro lado, mantém a promessa feita ao pai por mais dois anos, até que sua mãe, em uma resposta a uma de suas cartas, estimula-o a buscar a felicidade e aconselha-o a tomar uma decisão quanto ao seu futuro.

    O jovem Schopenhauer viajou pelo mundo e aprendeu línguas. Essas experiências, entretanto, apenas aguçaram sua curiosidade filosófica.

    Formação

    Decide, então, retomar os estudos, vindo a aprender espanhol e italiano no mesmo período, e depois ingressa na Universidade de Gotinga, em 1809. Inicialmente escolhe o curso de Medicina, mas logo depois muda para o de Filosofia. Seus registros indicam que estudou muitas disciplinas com assuntos variados, como: psicologia, poesia, zoologia e história.

    É apresentado ao pensamento de Platão e de Immanuel Kant, além de ler muitos clássicos.

    Desejoso de estudar com Johann Gottlieb Fichte, continua sua formação na Universidade de Berlin. É em 1813 que adquire o título de doutor e muda-se para Dresden, no ano seguinte, onde começa a escrever sua grande obra O mundo como vontade e representação (1818), reeditada duas vezes (1844 e 1859). A obra não teve boa recepção e muitas críticas foram feitas às suas propostas. Parte da primeira edição foi, inclusive, aproveitada como papel de embrulho, e a segunda edição também não encontrou muitos leitores.

    Tenta a carreira docente em 1820, na Universidade de Berlin, mas, mesmo sendo admitido, sua tentativa de competir com Georg Wilhelm Hegel faz com que ele desista dela, pois não consegue inscrições em sua disciplina. Nos anos que se seguiram, ofertou traduções, mas não conseguiu nada significativo.

    Com a epidemia de cólera de 1831, evento que vitimiza fatalmente Georg Wilhelm Hegel, o pensador deixa a capital, Berlim, e fixa residência em Frankfurt. A partir de 1836, dedica-se a ler e a escrever regularmente, decidido a conquistar popularidade. Há uma breve conquista em 1839, quando é premiado pela Academia de Ciências da Noruega por uma dissertação.

    O aguardado reconhecimento, entretanto, só ocorre com a publicação de Parerga e paralipomena (1851). Essa coletânea de reflexões breves de temas variados é destinada ao grande público, e o filósofo quis que fosse publicada antes de sua morte. Com a pouca venda da grande obra anterior, poucos estavam dispostos a publicar o livro.

    Em correspondência com Julius Frauenstädt, apresenta o problema e lamenta-o ao comparar-se com uma dançarina que estava recebendo ofertas para publicar suas memórias e conquistava destaque nos jornais. É a intervenção desse admirador que soluciona o problema e encaminha o livro para a publicação.

    Passa a ser visitado por muitos admiradores, intelectuais e artistas, e seus livros e pensamentos recebem destaque em revistas de diversos locais do mundo. Um curso é aberto em Leipzig para estudar sua filosofia, e seu busto é modelado pela artista Elisabet Ney.

    Em 1860, começa a ter taquicardias e problemas para respirar. Em 21 de setembro é encontrado em seu apartamento já sem vida. Já com a mãe e a irmã falecidas, havia deixado em seu testamento valores destinados a um fundo destinado aos soldados prussianos que lutaram em 1848-1849.

    Filosofia de Schopenhauer

    A filosofia de Arthur Schopenhauer é influenciada por Immanuel Kant, mas sem uma razão imponente. Por ela entende-se que o que conhecemos do mundo é apresentado a nós pelos sentidos e é organizado subjetivamente. A razão apenas forma ideias abstratas com os dados empíricos. É a inteligência, presente em todos os seres vivos, que identifica uma causa externa para essas impressões, mas que nos é inacessível.

    Por isso, temos apenas representações do mundo. Isso tornaria o mundo uma fortaleza impenetrável que nos impede conhecê-lo como realmente é. Arthur Schopenhauer propõe, então, que não neguemos uma via imediata aberta por meio dos nossos atos voluntários. Por meio dos nossos corpos, somos ao mesmo tempo um objeto representado e uma vontade que se torna objetiva nas ações.

    Nos seres humanos, não há reações de causa e efeito, como na natureza, a vontade manifesta-se diretamente e é conhecida. O que ocorre com o meu corpo pode ser atribuído aos outros seres humanos, a todos os animais e à natureza em certo sentido. A vontade manifesta-se de forma específica no ser humano, mas todo fenômeno seria a expressão de uma vontade. A palavra vontade, assim, não faz referência a um ato consciente e distancia-se do nosso uso comum; indica, antes, um poder ou impulso dos seres para a vida, uma vontade de vida (Wille zum Leben, em alemão).

    Percebe-se que Arthur Schopenhauer não subscreve a concepção filosófica vigente em sua época, a saber, o iluminismo, em sua afirmação de que esse poder não se deixa compreender racionalmente. Trata-se de um impulso constante e sem propósito, não concedendo à realidade íntima das coisas um sentido a ser compreendido. Essa constatação metafísica pessimista terá implicações na concepção moral desse filósofo.

    Suas reflexões morais são baseadas em uma crítica à perspectiva ética de Immanuel Kant. Segundo essa crítica, ao invés de supor um princípio a priori, deveríamos empreender uma investigação empírica e tentar encontrar ações com valor moral inquestionável. As ações são manifestações de disposições internas invariantes, o interesse é a explicação básica de qualquer uma de nossas ações, o que explicaria as motivações egoístas. Em todo caso, encontramos ações que não têm por base um interesse, identificadas com a compaixão. As ações morais, assim, estão sempre relacionadas ao outro.

    Essas ações, entretanto, não são expressões de um querer, mas da negação da vontade. Trata-se do momento no qual a ilusão dos fenômenos é compreendida e o outro é reconhecido como um semelhante. Esse processo é identificado pelo próprio filósofo como misterioso, em vistas do egoísmo observado nas ações humanas, e sua explicação representaria um limite que o conhecimento humano não alcança.

    Principais obras

    O filósofo inicia sua grande obra, O mundo como vontade e representação, com uma afirmação que adota como verdadeira: o mundo é minha representação. Embora essa verdade valha para qualquer ser, só o ser humano pode tornar-se consciente dela. Arthur Schopenhauer aconselhou, no prefácio da primeira edição de sua grande obra, que o livro fosse lido duas vezes. A primeira delas deveria ser realizada com paciência e a segunda, já com a experiência negativa da aceitação, indicaria que a obra é entregue à humanidade, não aos seus contemporâneos. O pensamento central não foi alterado, constando as novas edições apenas de correções e acréscimos textuais aos quatro livros que compunham a edição inicial. Embora a leitura necessite de conhecimento prévio da teoria epistemológica de Immanuel Kant, uma indicação do próprio autor, a linguagem é acessível e o texto contém muitas analogias e exemplos.

    Os diversos textos de Parerga e paralipomena (1851) foram publicados no Brasil em livros organizados tematicamente, como Aforismos para a Sabedoria de Vida (2002), A Arte de Escrever (2005). Sobre a Ética (2012) e outros. Foram publicadas também algumas de suas preleções, como Metafísica do belo (2003), em que apresenta de forma mais didática um estudo sobre a essência da beleza.

    O legado de Schopenhauer

    Nossa alegria diante de um sistema metafisico, nossa satisfação em presença de uma construção do pensamento, em que a organização espiritual do mundo se mostra em um conjunto lógico, coerente a harmônico, sempre dependem eminentemente da estética; têm a mesma origem que o prazer, que a alta satisfação, sempre serena afinal, que a atividade artística nos proporciona quando cria a ordem e a forma a nos permite abranger com a vista o caos da vida, dando transparência.

    A verdade e a beleza devem ser postas em relação; tomadas em si mesmas, sem o apoio que mutuamente se prestam, são valores mui instáveis. A beleza que não se fundasse na verdade, que não pudesse apelar para ela, que não nascesse dela a não vivesse graças a ela, seria pura utopia e que é a verdade? Tirados de um mundo de fenômenos, de uma visão do mundo submetida a múltiplas condições, nossos conceitos, como o discerne e o reconhece a filosofia crítica, não são para use transcendente mas só imanente; esse material de nosso pensamento e, com maior razão, os juízos que nos permite construir, não são meios adequados para quem quer apreender a própria essência das coisas e a verdadeira conexão do mundo a da existência. Mesmo que, por uma experiência intimamente vivida, se determine mais convencida a mais convincentemente o que está na base dos fenômenos ainda não se terá trazido à luz a raiz das coisas. Só isto encoraja o espírito humano a tentar este ensaio, que se lhe impõe a isto o justifica; é a hipótese necessária de que também o nosso próprio ser, o nosso mais profundo Eu, é um elemento desse "substractum" do mundo, que aí deve ter raízes e que, por conseguinte, dele talvez se tirem alguns dados que permitam esclarecer a ligação do mundo dos fenômenos a da essência verdadeira das coisas.

    A história do pensamento de Schopenhauer faz-nos remontar a fonte do conhecimento em que se abeberou o Ocidente, onde o espírito científico tanto quanto o senso artístico da Europa tem origem a crede se encontram ainda unidos: ela conduz a Platão. As coisas do mundo, ensinava o pensador grego, não têm existência verdadeira; sempre em devenir, jamais são. Não valem como objetos do verdadeiro conhecimento, pois só existe conhecimento que é em si, por si a sem mudança; ora, em sua multiplicidade a não relatividade de seu ser de empréstimo, que bem se poderia chamar um não-ser, jamais podem ser senão o objeto de uma opinião provocada. por uma sensação. São sombras. O que só é verdadeiramente, o que não cessa de ser, sem jamais se transformar nem se perder, são os arquétipos, realidades a que essas sombras correspondem, são as ideias eternas, os

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1