You are on page 1of 31

BATISMO POR ASPERSO E BATISMO DE CRIANAS W. G.

SWIFT
IMPRENSA METODISTA PREFCIO

Depois de haver estudado a Bblia e os escritos de homens eruditos por mais de quarenta e cinco anos sobre o assunto contido neste livreto, tempo esse em que fiz uma excurso pelas terras da Bblia, estou completa e claramente convencido de que o derramamento ou asperso de gua sobre uma pessoa em o nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo, o modo prprio de batismo, uma vez que derramamento e asperso provm da mesma palavra grega. Para reforar essa opinio vou apresentar algumas afirmaes de alguns dos mais eruditos mestres do grego. A primeira do Lxico Grego e Ingls, de Robinson, considerado um dos melhores sobre o Novo Testamento. Diz ele: Nas primeiras verses latinas do Novo Testamento, como, por exemplo, a Itala, que Agostinho considerava como a melhor de todas e que remonta aparentemente ao segundo sculo e ao uso ligado com a era apostlica, o verbo grego baptizo apresentado uniformemente na forma latina baptizo, e nunca traduzido por immergo ou por qualquer outra forma semelhante; demonstrando com isso que havia alguma coisa no rito do batismo com que a ltima no correspondia. As fontes batismais que ainda se encontram entre as runas das igrejas gregas mais antigas na Palestina, como em Tcoa e Gofna, e que aparentemente remonta a tempos mui primitivos, no so suficientemente grandes de modo a admitir o batismo por imerso de pessoas adultas; e bviamente jamais foram designadas para aquele uso. O Dr. Rice (em sua Polmica com Campbell) diz: J examinei todas as passagens na Bblia e nos escritos apcrifos dos judeus, onde a palavra baptizo usada em sentido literal, sem referncia ordenana do batismo cristo, e a minha convico clara que no h um nico exemplo em que se possa provar signifique imergir; que todos os exemplos, exceto talvez um, expressam a aplicao de gua pessoa ou coisa por derramamento ou asperso.

Extra o seguinte do The Christian Standard, um dos principais jornais da Igreja Crist, datada de 13 de fevereiro de 1932: Parece-me que a palavra sobre imerso nunca deve ser usada em uma discusso sobre o batismo cristo. Eis a prova: Em primeiro lugar no um termo bblico; nunca usada na Verso Americana nem na Edio Revista. Aqui, na prpria fortaleza dos imersionistas, entre os discpulos de Alexandre Campbell, admitido o meu ponto de vista. O Dr. Jacob Ditzler, um dos maiores mestres gregos dos dias modernos, diz enfaticamente em seus escritos que no existe nenhuma palavra grega para imerso no Novo Testamento. W. G. Swift.

MOTIVOS DESTES ARTIGOS Escrevi uma srie de artigos sobre Por que Batizar por Asperso e Batizar crianas, e foi tal o nmero de pedidos desses artigos, que resolvi p-los em forma de folheto. Enquanto alguns crem que a imerso a forma certa de batizar, a maioria dos protestantes cr que a afuso o modo ensinado na Bblia. Alguns que no concordam conosco quanto ao modo do batismo com gua, perguntam-me por que no discutimos mais este assunto, se que temos qualquer base na Bblia para a nossa crena. Nestes artigos procurarei responder a essa pergunta, atendendo assim a esse pedido. Uma outra razo que nossos pregadores raramente discutem o batismo de gua, porque no crem seja essencial para salvao. Por isso a maioria dos nossos irmos sabe muito pouco sobre qual seja a nossa crena a esse respeito. Os membros de nossas igrejas esto ansiosos de conhecerem mais sobre o que ns cremos e porque cremos assim. Estou certo de que nosso povo e outras pessoas que so sinceras e honestas, apreciaro esta discusso franca. Pregadores de algumas igrejas do a sua opinio sobre o batismo quase todas as vezes que pregam, e outros ainda o fazem mui freqentemente. Por que no conceder aos demais o nosso privilgio de externar suas opinies sobre este assunto? Quanto eu era rapaz fui batizado por asperso, e fiquei inteiramente satisfeito. Depois de ouvir muitas pregaes que mandavam para o inferno (bad world) os que no eram imersos, fui forado a crer que eu estaria perdido se no mudasse minha opinio sobre o batismo. Ningum pode imaginar a tortura intil que tive de suportar por muito tempo. Resolvi deixar a Bblia solucionar o assunto, e no o homem. Fiquei convencido, pelo estudo do Velho Testamento, a nica Bblia que os profetas, Jesus e os apstolos possuam, que no Velho quer no Novo Testamento, que a imerso no simbolizava o que Deus e o Filho do Homem pretendiam. A palavra imergir ou imerso no se encontra na Traduo do rei Tiago, do Bblia, considerada pelas maiores autoridades inglesas como a maior traduo que j foi dada ao mundo. POR QUE H CONFUSO SOBRE O BATISMO COM GUA H milhares de pessoas em nossas igrejas que se sentem confusas a respeito do modo do batismo. Muitas pessoas se tm filiado s igrejas imersionistas simplesmente porque no

compreenderam o significado pleno do batismo com gua. Posso perceber desde logo como se fica confuso a respeito desta questo. Eu mesmo fui torturado por ela. Toda explicao que ouvia sobre o assunto provinha das igrejas que batizam por imerso. Desceram gua, Jesus batizado no rio Jordo, sepultados com Cristo, muito guas, e outras expresses tais parecem significar imerso para aqueles que no estudam a Bblia em sua verdadeira luz e significado. Eu era novato no conhecimento da Bblia e por isso me sentia mui confuso. No sabia que o batismo tinha sido administrado 1500 anos por asperso e derramamento antes de nascer Joo Batista. No sabia que havia outra Bblia at o ano 100 A. D., exceto a velha Bblia chamada Escrituras. No compreendia que a lei e os profetas requeriam asperso e derramamento como batismo e que a gua usada nessas cerimnias tinha que ser pura e de ribeiros de gua corrente. No sabia que um sacerdote devia ter trinta anos de idade antes de sua dedicao para o sacerdcio. No sabia que o lugar em que o Eunuco foi batizado era deserto, e naquele lugar no havia rio. No sabia que sepultado com Cristo significa sepultado com Ele na morte e no na gua. No sabia que no Jordo tinha o mesmo significado que na Galilia, em Samaria, e que na gua significava a mesma coisa que na montanha e numa figueira. Jesus subiu em um monte e Zaqueu trepou em uma figueira; e sabemos que Jesus no ficou no p e nem Zaqueu na casca da rvore. Eu no sabia que muitas guas em grego significavam muitas fontes. Mas depois do estudo da Bblia, feito mui circunstanciadamente por mais de 45 anos, tudo se esclareceu.

POR QUE A MAIORIA DOS PROTESTANTES DIFERE QUANTO AO MODO DO BATISMO, DE ALGUNS QUE PRATICAM A IMERSO Os que praticam a imerso crem que representa o sepultamento e ressurreio de Cristo. Eu creio que o batismo com gua representa o batismo do Esprito Santo e que este foi efetuado por asperso. O Esprito Santo desceu sobre eles, como no princpio descera sobre ns. Lembrei-me da palavra do Senhor, como disse: Joo na verdade batizou com gua, mas vs sereis batizados com o Esprito Santo (Atos 11:15-16). Pedro, neste passo, lembra-se que o batismo de Joo foi por

asperso, porque em Jerusalm o batismo de Esprito Santo foi por asperso. Como podia com gua significar imerso se com o Esprito Santo significa asperso? Atos 1:5, O Esprito Santo veio sobre vs. Isaas 32:15, At que sobre ns se derrame o Esprito l do alto. O modo de os judeus se purificarem era por derramamento e asperso. Ambos significavam pureza. Eram to comuns que a Bblia menciona derramamento e asperso mais de 200 vezes. Os judeus aspergiam as pessoas e os vasos. (Vd. Hebreus 9:19-21), e isto era smbolo da purificao do Esprito Santo. No casamento em Can da Galilia, quando Jesus realizou o seu primeiro milagre, lemos em Joo 2:6: Ora estavam ali colocadas seis talhas de pedra, que os judeus usavam nas purificaes. Na Bblia no lemos a respeito de roupas de borracha, nem de batistrios, nem de pessoas que eram levadas aos rios e arroio como hoje se costuma fazer. So invenes modernas e no pertencem aos dias apostlicos. Se a imerso fosse o nico modo de batismo, muitas pessoas nas regies geladas do norte, e nos desertos como o Saara, onde no se poderia obter gua suficiente, no poderiam ser batizadas, e Deus teria ordenado uma impossibilidade.

NFASE ERRADA SOBRE O BATISMO COM GUA Embora o batismo seja uma ordenana sagrada e represente a coisa mais santa da igreja o Esprito Santo contudo muitas pessoas lhe do nfase errada e de tal modo o fazem que por pouco no o tornam um dolo. Tem-se a impresso que muitos do mais nfase ordenana exterior do Esprito Santo. Muitas pessoas faziam isto nos dias de Paulo e dos apstolos. Lede cuidadosamente as epstolas de Paulo e vereis que uma das dificuldades de seu ministrio era impedir que os judeus convertidos dessem excessiva nfase a ordenanas exteriores tais como a circunciso, as lavagens, os batismos, etc. Porque Cristo no me enviou a batizar mas a pregar o evangelho. Deus no permita que eu me glorie seno na cruz.

Exceo feita de uma simples referencia ao batismo, Jesus nunca pregou um sermo sobre esse assunto, nem Paulo, nem os apstolos. Jesus jamais batizou algum, nem podemos apelar para um versculo da Bblia e demonstrar por ele que um dos doze apstolos ou dos oito escritores do Novo Testamento, exceto Paulo, fosse batizado de qualquer modo, ou tivesse batizado qualquer candidato. Inferimos de certas passagens da Escritura que batizaram alguns, mas prova-lo cabalmente outra coisa. Onde Mateus, Marcos, Lucas, Joo, Pedro, Tiago e Judas foram batizados, e onde a Bblia diz positivamente que batizaram algum? Onde foram batizados os doze apstolos? Quem os batizou? Por que Jesus no batizou os doze ou no permitiu que o fizessem?

O BATISMO COM GUA, UM SINAL DA REALIDADE ESPIRITUAL H dois sacramentos ordenados por Cristo o Batismo e a Ceia do Senhor. Estes no so apenas distintivos ou sinais de profisso dos cristos, mas antes so sinais certos de graa. O batismo um sinal da regenerao ou novo nascimento. Na Ceia do Senhor o po o sinal do corpo quebrado de Cristo, enquanto que o vinho um sinal do seu sangue derramado. A oferta de Abel foi aceitvel porque ele ofereceu um cordeiro com seu sangue derramado, um tipo de Cristo, o Cordeiro de Deus, o que Caim no fez. Este tipo teve a sua origem cabal no Egito quando os israelitas instituram o cordeiro pascoal ou Pscoa. Depois de haverem matado o cordeiro e colhido o sangue tomavam o hissopo e, mergulhando-o no sangue, esparziam as ombreiras da casa em que deveriam comer o cordeiro. Esse cordeiro pascoal tipificava a morte de Cristo e o seu sangue derramado. Assim como o cordeiro era um tipo de Cristo, assim tambm o batismo da gua um tipo de batismo de Esprito Santo.

Lemos em Isaas 44:3: Derramarei gua sobre o sedento, etc. Derramarei o meu esprito sobre a sua semente, etc. Mateus 3:11 cita Joo Batista: Eu na verdade vos batizo com gua. Ele vos batizar com o Esprito Santo. Qual era o sinal? A gua derramada. Qual era a realidade ou substancia? O Esprito Santo derramado. Joo disse: Pra que Ele seja manifestado a Israel, que eu vim batizar com gua. Manifestado como? Pelos tipos familiares aos israelitas. Como deveria ser aplicado o sangue de Cristo? Pedro diz (1 Pedro 1:2) ...a asperso do sangue de Jesus Cristo. Isaas diz: Ele borrifar muitas naes. Isto designava o seu sangue. Qual era o sinal ou tipo? Aspergindo ou batizando com gua. Em I Joo 5:8 lemos: H trs que do testemunho na terra, o Esprito, a gua e o sangue: e estes trs concordam. Concordam em ensinar a lio da purificao. A gua o smbolo e o Esprito e o sangue, a realidade.

ESCLARECIDO O MODO DE BATISMO Chamo a vossa ateno para um quadro e para alguns trechos das Escrituras que nele se encontram. Muitos anos antes de Cristo vir terra, disse o profeta Joel (Joel 2:28): E acontecer depois que derramarei o meu esprito sobre toda a carne. Isto, devem admiti-lo todos os estudantes honestos da Bblia, se refere ao dia de Petencostes (vd. o quadro). Notai a palavra derramado.

Pentecoste Joel 2:28 Derramar. Atos 1:5 Com o Esprito Santo Atos 1:5 Com gua.

Atos 10:44 Caiu.

Atos 10:45 Derramado.

Todas as passagens da Escritura, neste quadro, apontam para o Petencostes quando o Esprito Santo

foi derramado. Duas das afirmaes so do Senhor e a outra de Pedro referindo-se ao que o Senhor havia dito.

Quando Cristo estava na terra, disse aos seus discpulos (Atos 1:5): Pois Joo, na verdade, batizou com gua, mas vs sereis batizados com o Esprito Santo dentro de poucos dias. Que estudioso da Bblia haveria de negar que esta afirmao de Jesus se refere ao dia de Petencostes, e a Joel 2:28 derramarei? Ambas as afirmaes so de Senhor, e se referem mesma coisa (vd. O quadro). Depois que Cristo foi para a glria, Pedro foi para a Cesaria a fim de pregar, aps o que encontrou alguns dos discpulos e estava lhes contando o que pregava (vd. Atos 10:34-44). Tambm Atos 10:44, 45: Enquanto Pedro ainda falava estas coisas, desceu Esprito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. Admiraram todos os crentes que eram de circunciso (judeus), quantos vieram com Pedro, porque tambm sobre os gentios foi derramado o dom do Esprito Santo. Agora lede cuidadosamente Atos 11:1 a 16. Parece que Pedro jamais compreendera o que Jesus queria dizer em Atos 1:5, at que testemunhou o poder do Esprito Santo em Cesaria oito anos depois do dia de Pentecostes, quando o Esprito Santo desceu sobre o povo. Agora lede cuidadosamente Atos 11:16: Lembrei-me da palavra do Senhor, como disse: Joo, na verdade, batizou com gua, mas vs sereis batizados com o Esprito Santo. Se qualquer dos leitores no puder perceber que a conexo aqui existente, isto , com gua, com o Esprito Santo, derramarei, e desceu sobre eles, so a mesma coisa e que o batismo de Joo no poderia ser imerso, ento o escritor destas linhas no sabe como ajud-lo a perceb-la.

AS TRADIES BBLICAS, OS COSTUMES JUDEUS BATISMOS ANTES DE CRISTO

E OS

Tendo estudado por muitos anos as tradies bblicas e tendo feito uma viagem pelas terras bblicas, posso referir cerca de quarenta tradies e costumes da Palestina que estavam em uso antes de Cristo, e muitos deles ainda em uso, os quais eu observei quando atravessava aquela regio, tais como duas mulheres moendo num moinho, arao feita com arado de um s cabo, homens saudando-se mutuamente com sculo santo, transporte de gua e leite em odores de couro, cambistas, etc. Se tais costumes ainda so vistos hoje em dia como o eram nos dias de Cristo e antes desse tempo, por que o batismo de gua seria indicado por derramamento e asperso, se fora imerso o modo daquela poca? O quadro que vedes impresso na capa reproduo dos mais antigos existentes. As pinturas ou desenhos dos cristos primitivos encontravam-se nas catacumbas

de Roma, uma das quais eu mesmo atravessei com uma candeia acesa. A que eu atravessei completamente tinha oito acres de tneis subterrneos. Muitos cristos primitivos viveram e foram enterrados sob o solo durante aqueles dias terrveis de perseguies, nos primeiros trs sculos. Trs dessas pinturas, feitas logo depois dos ltimos dias dos apstolos, foram descobertas quando foram desobstrudas as cavernas do subterrneo. Joo ainda era vivo quando foi feita a primeira. Nas primeiras duas, feitas pelos cristos primitivos, v-se o que mistura o batismo de p, em terra seca, derramando gua sobre a cabea do batizando. Na outra, v-se o batizador de p com gua at junto dos seus tornozelos, derramando gua sobre a cabea do batizando, como nas duas primeiras cenas. O quadro que acompanha estes artigos um dos dois mais antigos encontrados nas catacumbas. Em um dos primeiros e tambm no ltimo desses quadros, v-se a pomba celestial descendo sobre a sua cabea. Joo 1 :32. Foram tais descobertas na Palestina que levaram o Dr. Whitsit, por muito tempo professor no Seminrio Batista de Lousville, Kentucky, a renunciar imerso como o verdadeiro modo de batismo. Fairfield, um outro batista eminente, fez a mesma coisa. Ambos escreveram livros sobre esse assunto. Durante a viagem pela Palestina vi este quadro pendente de algumas das igrejas. E cheguei mesmo a v-lo pendurado no viaduto de uma estrada. Na igreja de So Paulo, em Valleta, Capital da ilha de Malta, vi uma esttua de Paulo e Pblio, em tamanho natural, logo no interior da porta da igreja. Paulo estava batizando Pblio, derramando gua na cabea. O quadro do batismo de Cristo estava dependurado nos fundos da mesma igreja. Trouxe comigo das margens do rio Jordo para casa, uma pedra em que este quadro estava reproduzido. Em todas as terras da Bblia por onde andei, no vi um s quadro que indicasse imerso. Deus mandou Moiss que esparzisse gua como smbolo da purificao e por toda a era proftica os profetas ensinaram e praticaram a asperso e o derramamento como ritos religiosos.

O QUE REQUERIA A LEI JUDAICA Visto que Joo Batista batizou a Cristo, examinemos a lei mosaica sob a qual Ele viveu para que viesse a cumpri-la. Que exigia a lei? Exigia a circunciso (vd. Gn. 17:12, Lev. 12:3) Cristo foi circuncidado com oito dias de idade, conforme a lei (vd. Luc. 2:21). Exigia a apresentao da criana no templo. Ele foi apresentado (vd. Luc. 2:22). Exigia o tornar-se sujeito a lei aos doze

anos de idade. Eis porque ele se encontrava no templo, com seus pais, aos doze anos (vd. Luc. 2:42). Exigia que os sacerdotes fossem dedicados desde os trinta anos de idade para cima (vd. Nm. 4:47; Nm. 8:8 e Luc. 3:23). Cristo era sacerdote. Lede Hebreus 3:1: Considerai atentamente o apstolo e o sumosacerdote de nossa confisso,Jesus. Cristo no se glorificou a si mesmo para se tornar sumosacerdote. s sacerdote eternamente conforme a ordem de Melquisedeque. Jesus disse quando foi a Joo, para ser dedicado: Deixa por agora, pois nos convm cumprir toda justia. Joo Batista havia sido instrudo na lei e ele prprio a conhecia. Sabia que um sacerdote nunca era imergido. Ele dedicou Jesus para a sua obra sacerdotal. Como fez isso? Por derramamento, conforme a lei. Quando Jesus foi a Joo para ser batizado, este ltimo hesitou, mas Jesus insistiu sobre as exigncias da lei. Que exigncias eram essas? Os sacerdotes deveriam ter trinta anos de idade quando dedicados para aquele ofcio (vd. Nm. 4:47). Como se fazia isso? Aspergindo ou derramando gua. Quando Jesus purificou o templo e os judeus perguntaram com que autoridade fazia isso, referiu-se ele ao seu batismo por Joo, Revestindo-o da autoridade de um sacerdote para ministrar as coisas do templo. Constitua violao da lei se qualquer pessoa assumisse o ofcio e deveres de sumo-sacerdote sem que primeiro fosse dedicado. Jesus jamais pregou um sermo, jamais escolheu seus discpulos, jamais pronunciou uma parbola, jamais curou um doente nem fez qualquer outra coisa semelhante antes de ser dedicado, porque Ele respeitava a lei rigorosamente, a lei do Velho Testamento, a lei mosaica. Jesus disse aos seus discpulos obsecados: Devem-se cumprir todas as coisas que esto escritas na lei de Moiss, nos profetas e nos Salmos, a meu respeito. Como algum poder redargir que Cristo foi imergido, quando no havia lei para isso, est muito alm da pobre imaginao deste escritor.

DE QUE MODO DEUS BATIZOU O POVO Determinamo-nos um momento e vejamos como Deus batizou o povo. Cristo batizou por derramamento porque a Bblia diz: Ele vos batizar com o Esprito Santo. Sabemos que isto se deu (no dia de Pentecostes) por derramamento (vd. Joel 2:28 e Atos 2:17). Antes de Cristo nascer Deus batizou os israelitas. Lede cuidadosamente a seguinte passagem: No quero, irmos, que ignoreis que nossos pais todos estiveram debaixo da nuvem e todos passaram pelo mar, e todos em Moiss foram batizados na nuvem e no mar (I Cor. 10:1, 2). Qual a diferena entre no mar e

no rio Jordo? Quem pode explicar a diferena? Eles estiveram no mar e foram batizados pelo Senhor. Como se deu isso? Se o batismo significa imerso, ento Deus imergiu os israelitas. Vejamos os fatos. Invoquemos Davi por testemunha. Eis o que ele diz a respeito deste batismo: Viram-te as guas Deus, viram-te as guas... As nuvens derramaram guas (desfizeram-se em gua Almeida). Este batismo, embora no mar, foi realizado em terra enxuta. Lede x. 14:29: Porm os filhos de Israel caminharam a p enxuto no meio do mar. Eles estiveram no mar e na terra enxuta e as nuvens derramaram gua. A palavra de Deus chama a isso batismo, pois diz e todos passaram pelo mar e foram batizados. No nos ensina a razo, neste passo, que Deus batizou por derramamento? No poder entender isso uma criana de doze anos? No faais um deus do vosso preconceito. Sede coerente com o vosso prprio bom senso. Permiti que a verdade realize a sua obra perfeita. Os israelitas estiveram debaixo da nuvem (I Cor. 10:2) e as nuvens derramaram gua. Ora, os egpcios que o seguiram foram imersos e morreram devido aos efeitos dessa imerso. Nossos amigos imersionistas no falam muito a respeito deste batismo e de alguns outros, tal como o de Paulo levantando-se foi batizado, etc. mas recorrem a na terra de Enom a terra de muitas guas e no rio Jordo. Por que no experimentam inferir imerso de no mar, na terra enxuta onde as nuvens derramaram gua sobre os israelitas, o que foi pelo prprio Deus? JOO BATISTA BATIZAVA POR DERRAMAMENTO ASPERSO A razo por que Joo Batista ou Joo o purificador batizava por asperso e por derramamento que era a lei dada por Deus, e a nica a cujo respeito ele conhecia alguma coisa. Ele jamais ouvira de imerso. Todas as purificaes e cerimnias eram feitas por afuso. Se Naam se mergulhou no Jordo, desobedeceu lei. Adam Clark, um dos maiores conhecedores do Grego, do mundo, diz que a palavra grega que dada por mergulhar traduzida por lavar, e que espargir e purificar so preferidas pelas maiores autoridades modernas. A nica desculpa para Naam mergulhar-se era, qui, a sua ignorncia da lei. O mandamento foi para levar-se. Ver II Reis 5: 10: Vai e lava-te sete vezes no rio Jordo. No versculo 14 diz que ele mergulhou-se sete vezes. Eis o que diz a lei de Deus acerca da lepra, Levticos 14: 7: Aspergir sete vezes sobre aquele que se h de purificar da lepra, e declar-lo- limpo. O salmista Davi diz: Purifica-me com hissopo, e ficarei puro: lava-me e ficarei mais alvo do que a neve (Salmo 51:7). Como se fazia isso? Qual era a lei? Nm. 19:18, 19: E um homem limpo tomar hissopo, e o molhar naquela gua, e a espargir sobre E

aquela tenda, e sobre todo o fato, e sobre as almas que ali estiverem: como tambm aquele que tocar os ossos, ou a algum que foi morto, ou que faleceu, ou uma sepultura. E o limpo ao terceiro e stimo dia espargir sobre o imundo. Em Nm. 19:13 lemos: ... porque a gua da separao no espargida sobre ele, imundo ser. Moiss espargia com gua para limpar, purificar,santificar, etc. As palavras purgar, limpar, lavar e santificar so usadas interpoladamente na Bblia, com a significao de batismo. A traduo escriturstica da palavra batizar em um sentido literal significa limpar, cerimonialmente com gua. Os escritores dos evangelhos entenderam as palavras batizar e purificar como tendo o mesmo significado. A lei judaica requeria a asperso para a purificao. Os escritores do Novo Testamento chamam a asperso judaica: batismo. Joo Batista, que era judeu, entendeu os costumes judeus da purificao da impureza fsica. Filo, que vivia naquela ocasio, diz: Era costume os judeus se espargirem com gua do rio.

JOO BATISTA BATIZANDO NO RIO JORDO Joo era um sacerdote regular da mesma tribo de Levi, Moiss e Aro. Seu predecessor Moiss batizara uma grande multido: E depois de Moiss haver dado todos os preceitos a todo o povo conforme a lei... espargiu o livro e todo o povo. Lede a este respeito I Cor. 10:1-2. Agora lede Mateus 3:5-6: Ento9 iam ter com ele o povo de Jerusalm, e toda a Judia, e de toda a circunvizinhana do Jordo. E eram por ele batizados no rio Jordo. Calcula-se que ele esteve no deserto de nove a dezoito meses batizando esta grande multido de um a seis milhes de pessoas. Ele era o nico batizador. Alguns dizem apenas seis meses, mas ns aceitamos o clculo maior. Se ele tivesse imergido 300 por dia durante dezoito meses teria havido apenas 162000 batizados e 5838000 seriam deixados por batizar. Ningum poderia ter suportado o esforo fsico de batizar 300 diariamente durante dezoito meses a fim de chegar a esse nmero, 162000. pois teria ficado paraltico ou teria morrido antes de haver batizado a metade daquele nmero. O modo de Joo batizar aquela grande multido fez com que muitos acreditassem ser ele o Cristo porque o prprio livro da Lei e das profecias dizia que Cristo borrifar muitas naes (Isaas 52:15). Chegaram mesmo a enviar judeus, sacerdotes e levitas de Jerusalm a fim de lhe perguntarem se seria ele o Cristo. Joo 1:25: Por que batizas ento, se no s o Cristo? perguntaram. Ele respondeu: Eu batizo com gua. Assim fez Moiss. Como? Tomou l escarlate e hissopo e espargiu o livro e todo o povo. Eis o mandamento de Deus a todos os sacerdotes, Nm.

8:7: Asperge sobre eles a gua da purificao. E o que fez Joo o purificador, usando sem duvida a cana de hissopo. Era mandamento usar aquela cana.

No Jordo
N o Jordo no tem significao especial. O Jordo uma regio. Tem trs encostas. Descendo-se por uma encosta no caminho de Jerusalm a Jeric, estaremos no Jordo, cerca de meia milha ou mais das guas do rio Jordo. Eu desci uma outra encosta e ainda estava no Jordo. No rio Jordo no significa mais que a primeira frase. Lavei minhas mos no Jordo e no Mar Vermelho, mas no fiquei sob a gua. Jesus assentou-se no mar mas no debaixo dgua. O navio estava no meio do mar mas no debaixo dgua. Eu moro no Tennessee mas no sob o p. Paulo ficou de p no meio da colina de Marte, mas no debaixo daquela grande rocha. Joo batizava no deserto mas no debaixo do solo. Jesus ficou no lugar onde Joo batizava no princpio (Joo 10:40) Morou Jesus debaixo da gua?

O BATISMO DE JESUS NO JORDO Jesus no foi para nosso exemplo, pois no solicitou o batismo antes de todos terem sido batizados (vd. Luc. 3:21). E, alm do mais, tinha trinta anos de idade quando se deu esse fato. No queria esperssemos at essa idade para sermos batizados. Ento, por que Jesus foi batizado? Foi dedicado ao seu oficio sacerdotal como Sumo Pontfice de Deus. Quando os sacerdotes judeus eram consagrados aspergia-se gua sobre as suas cabeas, e eram ungidos com leo. Joo derramou ou aspergiu gua sobre a cabea do Filho de Deus como sinal ou passo preliminar para a uno do Esprito santo. Deus o ungiu com o esprito Santo. Cristo estava cumprindo a lei que se encontra em Nm. 4:3: desde a idade de trinta anos e da para cima at idade de cinqenta anos, de todos os que entram no servio para executarem a obra na tenda da revelao. Ver tambm I Crn. 23:3. Cristo veio no para destruir a lei, mas para cumpri-la, e por este motivo respondeu a Joo: Deixe por agora, porque nos convm cumprir toda a justia toda a lei. Subordinou-se lei que requeria esperar at trinta anos de idade; por que no havia Ele de sujeitar-se forma de dedicao

de um sacerdote, a qual era por asperso ou derramamento de gua sobre a cabea? O propsito principal de batismo de Cristo era o de ser dedicado ao9 seu oficio sacerdotal porque Ele era o Sumo-sacerdote de Deus. Quase imediatamente entrou no templo e expulsou os que vendiam mercadorias e quando lhe perguntaram a respeito de sua autoridade, referiu-se dedicao por Joo, o que lhe dava autoridade absoluta sob a lei. (vd. Mat. 21:25). Aceitavam a sua autoridade. Quem ousaria dizer que Jesus fora imerso? Onde a autoridade para isso? Por que ficou Ele de p no rio Jordo para ser batizado por Joo? Vd. Josu 3:8: Tu ordenars aos sacerdotes que a arca da aliana, dizendo: Quando chegardes beira do rio Jordo, parareis a.

JESUS SAIU LOGO DA GUA A palavra logo (*) significa imediatamente e no verticalmente. E chocante ouvir algumas pessoas usarem esta palavra no af de provar que Cristo saiu verticalmente debaixo da gua, ao passo significa apenas que logo depois de terminarem a dedicao, desapareceu da cena. Ele saiu logo para fora da gua, aps realizada a cerimnia. As duas palavrinhas fora da em Mat. 3:16 so da palavra grega Apo, e todas as autoridades do grego que temos compulsado traduzem de ou fora de. Os tradutores da Bblia inglesa traduzem-na, trezentos e setenta e duas ou trezentos e setenta e trs vezes de em vez de fora de, em outras frases bblicas. Alexandre Campbell traduz esta palavra de, em vez de fora de em seu Novo Testamento. A Unio Bblica Americana, de convico batista fez a mesma coisa. Os conhecedores do grego dizem que fora de em Mat. 3:16 traduo incorreta, e deveria ser de. O Dr. Carson, que foi um dos maiores imersionistas destes ltimos tempos, diz: - A traduo prpria de Apo de. Ele subiu da gua. Ver Carson, sobre o Batismo, pgs. 126-140. Muitas guas Os imersionistas fazem celeuma a respeito destas duas palavras (Joo 3:23). Enom uma terra de fontes. Podereis manusear qualquer dicionrio bblico que seja bom, e descobrireis que a palavra Enom significa fontes, e a palavra muitas de uma palavra grega que tem esse sentido. Enom, uma terra de muitas fontes. A lei requeria que a gua

para o batismo fosse retirada de gua corrente. Enom preenchia facilmente as exigncias para que Joo batizasse. Se pedirdes a algum indique o nome de um rio em Enom, havereis de ver quo difcil tarefa a sua.

(*) Em ingls logo straightway uma palavra composta em que o radical straight significa reto, direito, - ou ento, como advrbio, imediatamente, no tempo mais breve. Alguns imersionistas de lngua inglesa dizem que Jesus saiu straigth up (straigth=reto+up=para cima, - ou completamente, inteiramente) = verticalmente da gua, isto , saiu debaixo da gua, de p. Nota do tradutor.

DESCERAM GUA Estudemos agora o batismo do Eunuco. E este um caso de batismo ao qual os imersionistas do muita nfase. Entretanto um dos casos mais claros de no imerso. Em primeiro lugar o caminho por onde viajavam era um deserto (vd. Atos 8:26). No h muita gua num deserto e o Eunuco ficou surpreendido por ver gua (Atos 8:36). Em segundo lugar a crosta da terra tal que no h nenhum sinal de jamais ter havido um rio naquela regio. Solicitai a qualquer autoridade sobre o assunto que mencione o nome de um rio naquela parte da Palestina. Os viandantes que passaram por esse caminho dir-vos-o que, onde Filipe batizou o Eunuco h um veio de gua que sai do lado da montanha e que, em um buraco, h regularmente gua bastante que d para dessedentar um cavalo. Em terceiro lugar o Eunuco estava lendo no livro de Isaas, onde se diz: Ele borrifar muitas naes. Ele estava lendo a respeito da asperso, o modo pelo qual os judeus realizavam as cerimnias exteriores. Naquele tempo no se praticava a imerso. A nica que possuam (a Velha Bblia) estava cheia de asperso e derramamento, e nada mais era ensinado nem se sabia. O eunuco havia estado em Jerusalm para adorar. Sem dvida bem versado nas Escrituras. Filipe encontrou-o e subiu na carruagem. Esta possua degraus. Quando o Eunuco viu gua detiveram-se e o original grego diz: Eles desceram para fora da carruagem para a gua. Os conhecedores do grego nos dizem que a palavra grega eis, que aqui se traduz into, traduzida to mais vezes do que into. Se traduzida into isso no quer dizer que signifique da gua. Ainda mais, se o ingls em Atos 8:38 correto, nesta passagem into significa imerso. Ento Filipe e Eunuco, ambos, foram para debaixo da gua, cabea e orelhas inclusive, e Filipe realizou a cerimnia debaixo dgua, e ningum viu a sua realizao. Lede cuidadosamente a declarao: Eles (plural) desceram ambos (pl.) para dentro dgua, Filipe e Eunuco (ambos).

SEPULTADOS COM CRISTO PELO BATISMO Em Rom. 6:4 lemos: Fomos, pois, sepultados com Cristo na morte pelo batismo. E em Col. 2:12 lemos ainda: Sepultados com Ele no batismo. Nestas passagens encontramos as fortalezas (cidadelas) de nossos amigos imersionistas. Nenhuma dessas passagens contm uma gota dgua sequer. sepultados na morte e no na gua. Ambas as passagens tem a mesma significao. Em Col. 2:12, no mesmo versculo citado vemos que a alma ressuscitada pela operao de Deus. No que nossos corpos sejam levantados para fora da gua pela fora fsica do homem. Est5as passagens significam a obra profundssima da graa separao do pecado e vivificado para Deus. Estas passagens so figuradas.No tem mais sentido literal de ser mergulhado na gua do que outras passagens da escritura tais como crucificados com Cristo, significam que devemos ser pregados a uma cruz literal de madeira ou que ressurreio e ressuscitados dos mortos em Rom.6:4-5 significam uma ressurreio literal do corpo. Paulo diz: Somos sepultados com Cristo, no que tenhamos sido sepultados na gua. Para representar realmente seu sepultamento, o corpo de candidato batizado teria de ser deixado sob a gua trs dias e trs noites. H muita diferena entre ser sepultado com Cristo na morte pelo batismo e sepultados sob a gua por um pregador. O batismo de que Paulo est falando aqui o mesmo de S. Lucas 12:50, que o batismo do sofrimento e morte. Jesus j havia sido batizado quando pronunciou aquelas palavras. S. Paulo, em todos os seus escritos, usa a palavra batismo quinze vezes. O batismo judeu uma vez, o batismo da morte trs vezes, o batismo espiritual trs vezes, o batismo pelos mortos duas vezes, o batismo dos filhos de Israel em Moiss na nuvem uma vez, e o batismo com gua cinco vezes. BATISMO NO DIA DE PENTECOSTES Em um s dia, o dia de Pentecostes, trs mil (3000) pessoas foram batizadas. Esta notvel reunio comeou s nove horas da manh e certamente as exclamaes e o jbilo dos salvos no cessaram antes do meio-dia. Se foram imersos desde o meio dia at s sete da noite, ento foram batizados sete por minuto. No razovel crer que naquela poca do ano houvesse gua em Jerusalm, exceto nos tanques pblicos, e quem poderia crer que os inimigos daquele movimento, autoridades de Jerusalm, cedessem os tanques para serem contaminados? As multides da cidade tinham de usar aquela gua para cozinhar e beber. Em Ez. 36:24-25a: Pois vos tirarei dentre as naes, e vos congregarei de todos os pases, e vos trarei para a vossa terra. Ento espalharei gua

pura sobre vs. Conforme esta profecia, Deus reunia o seu povo de todos os pases para a sua prpria terra. (vd. Atos 2:5). Lucas, que escreveu o livro de Atos, chama a isto batismo. O que Isaas chama asperso Jesus chama batismo. Jesus disse: Porque na verdade Joo batizou com gua mas vs sereis batizados com o Esprito Santo. Joel 2:28 disse: Com o Esprito Santo seria pelo derramamento no dia de Pentecostes, e Pedro em Cesaria disse o Esprito Santo caiu sobre eles como a princpio sobre ns, o que foi feito por derramamento, disseram Joel e Pedro. (Vd. Joel 2:28 e Luc. 3:16). A definio principal de Webster, a respeito da palavra batismo a aplicao da gua ao corpo como cerimnia religiosa. Como aplicareis cataplasma ao corpo? Como aplicareis qualquer coisa ao corpo? Como aplicareis gua? Henry Alford, um dos grandes conhecedores do grego, do mundo, diz: Quase certamente este primeiro batismo deveria ter sido administrado, como o foi o dos primeiros gentios convertidos, por asperso no por imerso de trs mil pessoas, em uma cidade to esparsamente abastecida de gua, como Jerusalm, to inconcebvel como uma profisso alm dos muros at Cedron ou Silo, para esse propsito.

O BATISMO DO CARCEREIRO Paulo e Silas foram a Filipos, uma cidade pag, para pregarem a Cristo. Esta nova doutrina produziu grande tumulto. Foram presos e condenados. E depois de os haverem aoitado muito, lanaram-nos na priso ordenando ao carcereiro para guard-los com segurana: o qual, tendo recebido tal ordem, lanou-os na priso interior, e prendeu os seus ps a um cepo. Notemos cuidadosamente aqui que eles foram lanados no crcere interior. Era um crcere romano e o carcereiro morava dentro de suas paredes. As prises romanas no possuam banheiros nem tanques de gua. Onde h, em nossa civilizao moderna, prises com tanques de banho para os presos? Muito menos supomos que ento tivessem tal coisa. meia-noite Paulo e Silas oravam e um terremoto sacudiu as portas da priso e abriu-as. Era a morte para um carcereiro romano se um prisioneiro escapasse. O carcereiro vendo abertas as portas da priso, sacou de sua espada para se suicidar, pois sabia que morreria se os prisioneiros sassem e fugissem. Paulo vendo o carcereiro prestes a se suicidar clamou com grande voz: no te faa nenhum mal: todos ns estamos aqui. Nenhum escapou. Ento o carcereiro pediu luz e se lanou para dentro, e tremendo caiu diante de Paulo e Silas e tirou-os para fora. Tirou-os para fora de onde? Da priso interior onde os havia colocado. Fora da priso principal o carcereiro perguntou o que devia fazer para ser salvo.

Disseram-lhe: Cr no Senhor Jesus Cristo e sers salvo. E o carcereiro tomou-os na mesma hora da noite (meia-noite) e lavou as suas feridas; e foi batizado, imediatamente, com toda a sua casa. Onde esto agora? Em um aposento onde a famlia lavava o rosto e as mos, sem duvida alguma. Ali lavaram o sangue das costas dos prisioneiros, e ali foram batizados. No saram da priso. Teria sido a morte para o carcereiro se assim houvesse procedido. Aps o almoo Os magistrados enviaram os soldados dizendo: soltai esses homens. Paulo recusou sair da priso mas disse: Venham eles mesmos e nos soltem. Ento os magistrados vieram e tiraram-os para fora e pediram-lhes para sarem da cidade. Teriam sado para um rio a meia-noite, ainda que a pena de morte no fosse lei? BATISMO DE FAMLIA INCLUSIVA O BATISMO DE PAULO H cerca de cinqenta casos de converses individuais no Novo Testamento, sete dos quais foram batizados e quatro destes dizem respeito a famlias. Notareis na Bblia que quando e onde pessoas se convertiam no mesmo lugar e na mesma ocasio eram batizadas. No h um s exemplo no Novo Testamento em que uma congregao ou pessoa tivessem deixado o lugar onde se deu a converso para irem procurar ansiosamente uma corrente de gua para o batismo. Ouvis anncios de plpitos, hoje, que o batismo ser realizado em certa baa ou no tanque em uma certa igreja. Isto modernismo. No encontrais nada na Bblia, um nico exemplo dessa espcie. Na Palavra de Deus no h. Paulo se converteu em uma casa em Damasco no lar de um certo Judas na rua chamada Direita. Imediatamente aps a sua converso levantando-se foi batizado. O grego confirma a afirmao que levantando-se ele foi batizado. Ananias disse a Paulo: Levanta-te, se batizado, e purifica os teus pecados, invocando o nome do Senhor. Ananias era um varo piedoso segundo a lei. (Atos 22:12). Qual era a lei entre os judeus acerca da lavagem dos pecados ou a respeito de um smbolo da purificao? Lede Nm. 8:7: Espargi a gua da purificao sobre eles. O carcereiro de Filipos foi batizado no crcere. Cornlio que morava em Cesaria chamou seus parentes e amigos ntimos e enquanto Pedro lhes pregava, o Esprito Santo caiu sobre eles como sobre o povo de Jerusalm no dia de Pentecostes. Respondeu ento Pedro: pode algum impedir gua para que no sejam batizados, estes que tambm j receberam como ns o Esprito Santo? O significado lgico : Quem pode proibir que se traga gua para batizar estes que receberam O Esprito Santo? Pedro, mais tarde, encontrando os discpulos, e falando a respeito de seu sermo e de como o Esprito Santo caiu sobre o povo em Cesaria, como acontecera ao povo

no dia de Pentecostes, disse: E lembrei-me do dito de Senhor, quando disse: Joo certamente batizou com gua, mas vs sereis batizados com o Esprito Santo. NASCER DA GUA As palavras acima se encontram em Joo 3:5, quando Jesus disse a Nicodemos: Se algum no nascer da gua e do esprito no pode ver o reino de Deus. Esta a cidadela de alguns dos nossos amigos imersionistas, e no entanto no h uma s gota de gua neste texto no que diz respeito ao batismo de gua. No h trs nascimentos mencionados nesta conversa de Jesus, apenas dois. Se houvesse trs nascimentos ento a sentena seria: Se algum no nascer mais de duas vezes, etc. Nascer de novo significa outra vez. Nascer da gua uma frase enfermia para o nascimento natural. O nascimento de uma criana, quando ela no nasce da gua, mas do outro modo, chama-se nascimento seco, e quase morte para me. Nicodemos fez duas perguntas para Jesus: Como pode um homem nascer sendo velho?, e Pode ele entrar outra vez no ventre de me e nascer? Jesus respondeu imediatamente com estas palavras: Se algum no nascer da gua e do esprito no pode ver o reino de Deus. Ento, para explicar mais claramente o que queria dizer, acrescentou: O que nascido da carne, mulher ou ventre, carne. Uma casa publicadora batista pediu ao Dr. Edmund B. Fairfield, que por um quarto de sculo fora um forte Batista e um dos melhores conhecedores do grego de seu tempo, que escrevesse um livro em defesa da posio batista quanto ao batismo, etc., trabalho esse que ele empreendeu em boa f, mas, disse ele, torreo aps torreo da sua fortaleza batista, ruram por terra, embora houvesse trabalho por dois longos anos para sustentar a sua antiga convico. Disse no mais poder continuar como ministro batista. Ele Diz: nascido da gua no pode ser interpretado como se referido a qualquer outra coisa seno ao nascimento natural. Mais adiante afirma: Ora, no meu entender, no h mais aluso ao batismo neste versculo do que ao planeta Marte ou revoluo Francesa. Fala-se apenas a respeito do nascimento natural. Ser nascido da gua era sem dvida uma forma de expressar-se que Cristo usava com este sentido. Em defesa de sua interpretao cita Is. 48:1: Ouve isto, casa de Jac, vs os que vos chamais do nome de Israel, e sastes das guas de Jud. Isto se refere, diz ele, aos descendentes nacionais de Jud. OITO ALMAS SALVAS PELA GUA

O texto deste artigo registrado em I Ped. 3:20-21. Ei-lo: ...a longanimidade de Deus esperava nos dias de No, enquanto se preparava a arca, na qual poucas, (isto , oito) almas, se salvaram pela gua: Que tambm, como uma verdadeira figura, agora vos salva, batismo no do despojamento da imundcia da carne, mas da indagao de uma boa conscincia para com Deus, pela ressurreio de Jesus Cristo. Verdadeiramente de estranhar como pode algum inferir destas palavras a imerso. Os antediluvianos (gente mpia) foram os nicos afogados ou imersos. As oito almas foram salvas, por se conservarem fora da gua. Se tomaram alguma coisa sobre si, deve ter chovido sobre elas espargidos ou derramados. Isto claro. Como uma verdadeira figura dizem as autoridades do grego deve ser traduzida o anttipo para o qual. O mundo era mau, estava contaminado, mergulhado no pecado. Os antediluvianos no quiseram obedecer ao Senhor, e pereceram afogados. No e sua famlia entraram na Arca e se salvara tinham uma conscincia pura. Se nos arrependermos e procedermos como No e sua famlia entraremos na Arca o Esprito Santo d testemunho a uma conscincia pura de que somos salvos. Heb. 10:22 diz: Tendo os nossos coraes purificados (em ingls: espargidos) de uma conscincia m e levados os nossos corpos com gua pura. No e sua famlia no foram imersos. Salvaram-se pela gua. Por meio de uma Arca que foi construda para flutuar sobre a gua. Por este mtodo foram salvos, no em um dilvio ou por serem imersos. No creu em Deus e obedeceu a Deus e foi salvo sobre a gua, no por submergir nela. RECAPITULANDO O ASSUNTO DO BATISMO Certamente que o Senhor no haveria de requerer um modo de batismo que no pudesse ser realizado em todas as estaes do ano, em todos os climas e para todas as pessoas, em quaisquer circunstncias. O batismo por afuso pode ser feito em todos os tempos, e em todos os lugares, para todas as pessoas, em todas as condies e circunstncias. Isto no verdade quanto imerso. Muitas pessoas tm crido em Cristo para a salvao na hora da morte como o ladro na cruz, que no podiam ser imersas. Muitas pessoas na histria do mundo tm morrido devido aos efeitos da imerso em gua extremamente fria. Conta-se que em um municpio de Kentucky dois pregadores morreram por se exporem imprudentemente intemprie do inverno ao imergirem pessoas na gua. Em grandes desertos como o Saara, s se encontra gua em poos profundos. Nas regies extremamente frias no Norte, seria impossvel a imerso. Joo Batista era Judeu, e foi criado na igreja judaica com Jesus; e os judeus eram muito aferrados lei (great sticklers) (*).

Todos os batismos feitos pelos judeus eram por asperso, derramamento e lavagem. A asperso e o derramamento so termos familiares na nica Bblia que Joo e Jesus viram. Nada sabiam a respeito de cerimnias ministradas por imerso. Toda evidncia que se pode obter demonstra o fato de que Joo batizava o povo por afuso. Um novo modo exigiria explicao. Jesus observou a lei em todos os seus pormenores. Veio para cumprir a lei. Cana era um tipo do cu, e Jerusalm um tipo de Nova Jerusalm. O sacrifcio era um tipo de outro sacrifcio, e a Pscoa o era da Ceia do Senhor. O batismo de gua um tipo de outro batismo o batismo do Esprito Santo que todos devem reconhecer era pela asperso, e o sinal compararia com a substncia. Vejam-se Nm. 8:7; Is. 4:3, 52:15; Ezeq. 36:25, 39:29; Joel 2:28; Atos 2:17.

MINHA PRPRIA ATITUDE PARA COM O BATISMO DE GUA Vou escrever o que segue para que eu seja claramente compreendido quanto minha atitude para com o batismo de gua. Eu sei que h apenas uma Igreja real, e essa a Igreja de Cristo, constituda de todos os salvos, pouco importando a que denominao eclesistica pertenam. Desejo que todos os cristo sejam um s corpo e todos possamos ser companheiros. No estou clamando porque alguns lavam ps, alguns no usam instrumentos de msica em suas igrejas, alguns batizam por imerso e no crem no batismo infantil. Mas eu estou insistindo em que o batismo no essencial para a salvao e que no deve ser elemento primrio na pregao. Alm disso no concordo com o ridicularizarem constantemente o nosso modo de batizar. Recentemente um irmo imersionista fincou uma vara na areia junto a um rio, quando ia batizar alguns candidatos ao batismo por imerso, e espargiu um pouco de areia no topo da vara e disse: Parece isso com o ser sepultado na gua? Em nenhum lugar a Bblia diz que algum j fora sepultado na gua. Isso tudo se faz ler na Escritura, porque no est l. E sepultado na morte, o que tem um significado diferente de gua. Por toda a nossa igreja o nosso povo tem sido insultado por meio de labus ao nosso modo de batismo e ao nosso modo de batizar crianas. Estou perfeitamente pronto a conceder sinceridade e honestidade aos irmos que no concordam comigo e respeito-os quanto sua crena; e o mesmo espero da parte deles. Mas ser mantidos no ridculo como se framos um bando de ignorantes e como se nada conhecssemos de melhor, ir demasiado longe neste sculo de luz quando se tem livre acesso histria da igreja e do estado. Isso pode ir to longe a ponto de perder meu respeito prprio e de no permanecer calado, pois eu creio seja caridade o permitir que o povo permanea na

ignorncia. No queremos tomar opinies pelo que a Bblia ensina. Temos a Bblia (V. T.) sobre que se baseavam Cristo e os apstolos. Estudemos essa velha Bblia, e vejamos o que diz a respeito do batismo. No havia outra Bblia durante uma centena de anos depois do nascimento de Cristo. Certamente que podemos obter dela alguma idia sobre o batismo. No mais nos firmemos sobre opinies de homens. Podemos ler por ns mesmos, e assim o faamos. E o que fez o escritor, e encontrou verdadeira luz em assim o fazendo. POR QUE BATIZAR CRIANAS O Pacto da Igreja inclua crianas Quando deus fez um pacto de igreja com Abro para as geraes futuras, fez um concerto eterno, e nele incluiu as crianas. Esse concerto deveria perdurar tanto quanto a raa humana. Leia Gn. 17:7: Estabelecerei a minha aliana entre mim e ti e a tua semente depois de ti nas suas geraes por uma aliana eterna. A circunciso era o sinal ou Selo do pacto. Leia Gn. 17:10-11. Enquanto que outros concertos que Deus fizera com o povo foram locais e efmeros, como o feito com No (Gn. 9:9), e o feito no Sinai (x. 34:28) etc., este concerto era universal e eterno, do mesmo modo que a expiao. Deus organizou a Igreja para perdurar at o fim dos sculos, e este concerto foi feito com Abro 1911 anos antes que Cristo nascesse. Outro concerto foi feito com Moiss 1481 anos antes de Cristo ou 430 anos aps o concerto feito com Abro. Lede Gl. 3:17, tambm Atos 3:25. A respeito deste pacto, diz Alexandre Campbell: Este concerto, ento, foi ratificado com Abro a respeito do Messias e inalteravelmente estabelecido. Conseqentemente a lei, ou concerto com toda a nao de Israel, 430 depois deste tempo, no poderia anular a promessa em outro concerto, a respeito das pessoas no presentes, e , portanto, no tomando parte naquele concerto. O BATISMO INFANTIL NO LUGAR DA CIRCUNCISO A circunciso era o rito iniciatrio na igreja visvel antes da vinda de Cristo. Era o sinal ou Selo desse pacto. Antes que Cristo viesse o sinal ou selo da Pscoa era o cordeiro pascoal, po asmo, ervas amargas e vinho. Sob a nova economia Cristo abandonou o cordeiro pascoal e as ervas amargas e perpetuou o sacramento da Ceia do Senhor com apenas dois desses elementos o po e o vinho. Semelhantemente o batismo da gua, sozinho, substituiu toda a cerimnia. Tanto n primeira

como na segunda economia, quando uma famlia gentia ingressava na igreja judaica, a nica igreja visvel e a igreja que continha o pacto acima mencionado, os homens eram circuncidados e batizados com gua e as mulheres idosas e jovens, at mesmo as crianas eram apenas batizadas com gua. Crisstomo, um dos mais antigos escritores cristos dos primeiros sculos depois dos apstolos, diz: Havia dificuldade e empecilho na prtica da circunciso judaica; mas nossa circunciso, quero dizer, a graa do batismo, d cura sem dificuldade pois tanto para crianas quanto para adultos. Nenhum conhecedor da Bblia poder apresentar uma nica passagem de escritura inconfundvel a fim de provar que Joo Batista, qualquer dos doze apstolos ou mesmo dos oito escritores do Novo Testamento, salvo S. Paulo, foram batizados por qualquer modo depois de adultos. Onde foram batizados Mateus, Marcos, Lucas, Joo, Pedro, etc., seno na infncia? Cremos est aqui a soluo para esta questo. Se algum dia foram batizados deve ter sido isso quando crianas, aos oito dias de idade. A IGREJA NO DESERTO E A IGREJA DE HOJE SO AS MESMAS AMBAS SOB O MESMO PACTO Os que se opem ao batismo infantil como regra negam o fato de que houve uma organizao de igreja visvel antes da vinda de Cristo. Quando Cristo esteve na terra no organizou uma igreja visvel, nem sugeriu qualquer nome para uma igreja visvel. Por qu? Porque j existia uma. Era a igreja do concerto eterno. The Cristian Standard, de 1 de janeiro de 1932, sustentando a crena de Alexandre Campbell, trouxe a seguinte afirmao: Aos oito dias de idade entrava-se no antigo concerto pela circunciso. Isto , entrava-se antes que pudessem mesmo conhecer o Senhor em cujo concerto estava se ingressando. Conseqentemente cada um e todos tinham de ser ensinados, subseqentemente, nas coisas mais elementares a fim de conhecerem o Senhor. Vivemos hoje sob a forma de governo, da igreja que Deus deu aos judeus, e sob a qual Cristo tambm viveu. As leis morais que Deus deu a Abro e Moiss esto em vigor hoje para ns quanto naquele tempo para eles. Certas leis sacrificiais foram encravadas na cruz, mas uma lei moral jamais foi revogada. A igreja visvel de hoje a igreja que Deus iniciou com Abro (vd. Gn. 17:7 e Sal. 105:8-10). Alguns dos nossos amigos no gostam de reconhecer este fato porque aquela igreja inclua crianas. Jesus disse que esta igreja seria tomada dos judeus e dada aos gentios (vd. e lede

cuidadosamente Mat. 21:33-43). A vinha que Deus plantou era a igreja visvel. Ele entregou sua vinha a outros lavradores. (Vd. Rom. 11:13-25). No era uma nova igreja visvel. Paulo escrevendo aos Efsios (Ef. 2:20), diz que foram edificados sobre o fundamento dos apstolos e profetas, de que Jesus Cristo a principal pedra de esquina. A mensagem do evangelho estava na igreja no deserto como est na igreja hoje. Pedro, discursando multido de judeus no dia de Pentecostes, disse (At. 2:39): Porque a promessa para vs e vossos filhos. Aqueles judeus tinham sido ensinados a receber crianas e a dar-lhes o selo do concerto abrmico. Os judeus no tinham de aprender isso. Eles j haviam sido educados ao longo desta linha. Gn. 17:7 e Atos 2:39 se harmonizam: a ti e tua semente, e para vs e para vossos filhos. (Vd. tambm Gn. 12:3 e Atos 3:25). Quando os discpulos perguntaram a Jesus Quem o maior no reino dos cus? a igreja visvel Ele chamou um menino e o ps no meio deles e disse: quem receber um menino tal como este, em meu nome, a mim recebe (Mat. 18:5). Digam-me, por favor, como as igrejas recebem os pequeninos em nome de Jesus? Levam-nos Escola Dominical e registram os seus nomes e os contam, mas no os levam igreja. Levam as velhas ovelhas, para o morno aprisco, mas os cordeirinhos devem ficar fora, junto ao porto, ou sob a umidade at crescerem. Nem Deus nem Jesus os tratam assim. Deus os incluiu no seu pacto com Abro e disse que deveria ser um concerto eterno. Jesus disse (Mat. 19:14): Deixai vir a mim os pequeninos e no os impeais, porque dos tais o reino dos cus a igreja visvel. O BATISMO INFANTIL, UM MANDAMENTO DO SENHOR Os que se opem ao batismo infantil pretendem no haver mandamento especfico para fazelo. Tambm no h um mandamento especfico na Bblia para dar a Ceia do Senhor s mulheres. Nada se diz a respeito do sexo ou idade. Se nossos amigos forem honestos quanto ao no batizar crianas porque no h mandamento especfico para faze-lo, por que no deixam de dar a Ceia do Senhor s mulheres? As mulheres pertencem a uma classe que Jesus tinha em mente quando disse: Fazei isto em memria de mim. H um axioma que tudo que se manda a uma classe, manda-se a cada indivduo dessa classe. Quando Deus disse: E ensin-los-s diligentemente a teus filhos inclua tanto os homens quanto as mulheres. Quando Cristo disse: Ide, pois, e ensinai todas as naes batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo, incluiu as crianas. No so as crianas parte de todas as naes? Cristo queria dizer, de fato, todos os que eram e deveriam ser sditos do seu reino.

Cristo disse das crianas, Porque dos tais o reino cus. As crianas esto em estado de salvas pelos mritos expiadores do sangue de Cristo at que cheguem idade da responsabilidade. Exige-se a f somente daqueles que podem exerce-la. Todos os outros so salvos sem f. Os idiotas que o tem sido durante a sua vida esto de salvos pelos mritos do sangue de Cristo. As criancinhas esto em estado de salvas e Deus mandou que recebessem o seu sinal. Atos 3:25 diz: Vs sois os filhos dos profetas e da aliana que Deus estabeleceu com vossos pais, dizendo a Abro: Na tua descendncia sero abenoadas todas as famlias da terra. O BATISMO INFANTIL DEVE PERMANECER PARA SEMPRE L-se no Sal. 105:8-10: Lembra-se perpetuamente do seu concerto, da palavra que mandou at milhares de geraes; do concerto que fez com Abro e do seu juramento a Isaque; o qual ele confirmou a Jac por estatuto, e a Israel por concerto eterno. At Cristo houve apenas quarenta e uma geraes (vd. Mat. 1:17). Vedes, pois, que esta aliana de mil geraes no cessou quanto Cristo veio. Jesus primeiro ordenou aos seus discpulos para irem s ovelhas perdidas da casa de Israel. Aqueles discpulos sabiam, e todos os que esto familiarizados com a histria judaica sabem, que, quando uma famlia gentia ingressava na igreja judaica, todos eram batizados (sinal de pureza, para o que se fazia toda a asperso e derramamento de gua nos tempos antigos), homens, mulheres e crianas. Quando mais tarde, cerca de dois anos, Cristo disse novamente a seus discpulos: Ide, portanto, e ensinai todas as naes, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo, aqueles homens que estavam familiarizados com as crianas batizadas, certamente no entenderam que esta prtica teria de cessar. Cristo no lhes disse para abandon-la. A razo por que alguns no o percebem claramente que isso era um costume familiar entre os judeus, e por que Cristo haveria de dizer mais alguma coisa a respeito? CASOS BIBLICOS QUE PROVAM O BATISMO INFANTIL Como prova desta prtica estamos dando uma vista panormica de casos de batismo de criana na Bblia. Ao estabelecer-se a igreja visvel Deus ordenou que as crianas nela se iniciassem. Era imposto um castigo se no se iniciassem: Essa alma ser excluda do meu povo; quebrou o meu concerto. (Gn.17:14).

O Senhor ordenou a circunciso e o batismo toma o lugar da circunciso um sinal de pureza espiritual. Cristo instituiu o batismo com gua somente, abandonando a cerimnia relacionada com a circunciso ou com o cortar da carne. A circunciso, instituda por Deus, teve o seu lugar antes de Cristo, do mesmo modo que as leis de sacrifcio. Cristo instituiu o batismo infantil e de adultos com gua somente nestas palavras: Ide, portanto, e ensinai todas as naes, batizandoas em nome do Pai, e do Filho e do Esprito Santo. Agora vejamos o que Deus diz a respeito do assunto. Joel 2:16: E diz o Senhor; Congregai o povo, santificai a congregao, ajuntai os ancios, congregai os filhinhos e os que mamam. No abrange todos grandes, pequenos, velhos e moos? Que significa, nesta passagem, a palavra santificar? Uma nica passagem basta para as pessoas inteligentes. Heb. 9:19: Porque, havendo Moiss anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes com gua e l purprea e hissopo e espargiu o livro, e todo o povo. No esqueais que o batismo de gua era usado mil e quinhentos anos antes de Cristo. Abri I Cor. 10:1-2. O vs. 2, diz: E todos foram batizados em Moiss na nuvem e no mar. Havia pelo menos 100.000 crianas naquela multido. Deus realizou o batismo. Paulo chama a isto batismo, e Davi diz que a gua foi derramada sobre eles. Agora, que condenao lanaro contra Deus os nossos amigos que se opem ao batismo infantil, por haver Ele batizado 100.000 crianas? Por que condenar por seguirmos no s o mandamento do Senhor mas o prprio Senhor?

O NOVO TESTAMENTO E O BATISMO INFANTIL Agora chegamos ao Novo Testamento, mas este livro no existia nos dias terrenos de Jesus Cristo. Quando foi escrito, porm, continha certos registros. Eis um dos primeiros: Joo Batista foi iniciado na igreja a nica do mundo, a igreja visvel de Deus aos oito dias de idade. Se ele teve qualquer outro batismo exceto o batismo infantil, nunca se registrou esse fato. O mesmo verdade de todos os apstolos e de todos escritores do Novo testamento, menos Paulo. Paulo era considerado um proslito, do contrario o seu batismo infantil teria sido aceito, sem dvida alguma. Maria iniciou Jesus na mesma igreja aos oito dias. Este foi o seu batismo eclesistico.

Pedro, um judeu, educado naquela igreja que batizava crianas, igreja qual Deus ordenou batizasse crianas, pregou no dia de Pentecostes estas palavras: Porque a promessa para vs e para vossos filhos. Se Moiss naquela mesma igreja e sob o mesmo concerto, tomou uma vara de hissopo e a mergulhou na gua e batizou todo o povo, homens, mulheres e crianas; e se Deus batizou 100.000 crianas com os seus pais no Mar Vermelho, por que duvidaramos ns do fato de que Pedro, que bem conhecia as Escrituras, batizou crianas entre os 3.000 no dia de Pentecostes? Certamente no ignorava os costumes de sua igreja. Os apstolos batizavam famlias inteiras. John Wesley, comentando sobre Ldia, que foi batizada e sua casa, diz: Quem pode crer que em tantas famlias no havia crianas? Ou que os judeus que fazia tanto tempo estavam acostumados a circuncidar seus filhos no o consagrassem a Deus pelo batismo? Paulo batizou a famlia de Estefnia e o carcereiro e toda a sua casa. As palavras casa e famlia significam que h crianas nelas. Um manuscrito srio do Novo Testamento, que se supe ser a mais antiga verso do mundo, relatando o batismo de Ldia e sua famlia e o carcereiro e sua casa, Atos 16:15 e Atos 16:33-34, traz: Ldia e seus filhos e o carcereiro e seus filhos foram batizados. OS APSTOLOS E A IGREJA PRIMITIVA BATIZAVAM CRIANAS Os que sucederam aos apstolos deixaram atrs de si registros escritos que provam claramente o costume do batismo infantil entre os apstolos e entre as igrejas primitivas de nossa era crist. Orgenes, nascido na Grcia no ano 185 A.D., cujo pai, av e bisav eram cristos, que se remontavam ao tempo dos apstolos, diz que receberam dos apstolos o costume de batizar crianas e diz que era costume universal das igrejas. Diz ele: Conforme os usos da igreja, o batismo ministrado at mesmo s crianas. Conta que ele prprio fora batizado na infncia. Justino Mrtir, que nasceu na Palestina, em Siqum, que provavelmente vira o apstolo Joo, escreveu em 138 A.D., que havia ento Cristos de ambos os sexos, alguns de sessenta, outros de setenta anos de idade, que haviam se tornado discpulos desde a sua infncia. O que significa haviam se tornado discpulos desde a sua infncia? Simplesmente que foram batizados na infncia. Diz mais: Somos circuncidados pelo batismo com a circunciso de Cristo. Leia-se ainda de Justino Mrtir: Ns tambm que por Ele tivemos acesso a Deus, no temos recebido a circunciso carnal, que Enoque e os que como ele observaram, mas a circunciso espiritual; e todos a receberam pelo batismo.

Em 250 A.D., Cipriano e outros estiveram em um concilio eclesistico, e Fido, um dos antigos pais, escreveu-lhes que as crianas no deveriam ser batizadas antes dos 8 dias de idade e que se deveria observar a lei da antiga circunciso; ao que eles responderam: A nosso irmo Fido, sade: Como somos de opinio contrria ao que pensas que a regra da circunciso deve ser observada, e que as crianas no devem ser batizadas antes dos oito dias de idade; e como a graa do batismo no deve ser apartada de ningum e especialmente das crianas, a nossa deciso que, no apenas podem ser batizadas antes dos oito dias de idade, como tambm imediatamente aps terem nascido. Hermas (vd. Rom. 16:14), contemporneo do apstolo Paulo, fala de crianas que receberam o selo do batismo, nestas palavras: Ora, esse selo a gua do batismo. Clemente, a quem Paulo menciona em Fil. 4:3, aconselhava os pais: Batizai os vossos filhos e criai-os na disciplina e correo do Senhor. Ele no aconselhou a circunciso carnal. Por qu? Cristo aboliu essa parte do antigo cerimonial. Ireneu, nascido em 97 A.D., um discpulo de Policarpo, que foi convertido do apstolo Joo, diz: A igreja aprendeu dos apstolos a ministrar o batismo a crianas. Ele diz ainda: Porque Ele (Cristo) veio salvar a todos por Ele mesmo todos, quero dizer, os que so regenerados (batizados) para Deus; criancinha e pequeninos, meninos e jovens e pessoas adultas. Isto lana luz sobre os costumes judeus a respeito dos proslitos todos eram batizados, pais, moos e crianas. Agostinho diz ainda: desde a Antigidade a igreja tem observado o batismo infantil. Pelgio, contemporneo de Agostinho e um dos mais sbios da igreja do seu tempo, em uma carta a Inocncio, dizia: Difamam-me como se eu negasse o sacramento do batismo s crianas. Jamais ouvi dizer, nem mesmo de um hertico mpio, que no devem ser batizadas. Ele continua: Pois no h ningum to ignorante do escrito evanglico a ponto de ter essa opinio. Jernimo dizia: O batismo era ministrado s crianas conforme a prtica da igreja. Tanto Ambrsio quanto Crisstomo nos dizem que o batismo infantil pode ser traado at os tempos apostlicos. ORIGEM DA OPOSIO AO BATISMO INFANTIL Os nossos amigos que se opem ao batismo infantil afirmam que uma doutrina Romana originria da Igreja Catlica Romana uma filha do papismo, dizem. A histria refuta tal idia. Decorreram centenas de anos depois do nascimento de Cristo antes de nascer a Igreja Catlica Romana. Temos apresentado esmagadora evidncia de que os apstolos e

os primeiros pais da igreja batizavam crianas. Temos os escritores de uma boa poro deles, e todos concordaram. Nenhuma evidncia mais clara do que a da igreja primitiva confirmando o batismo de crianas. Agostinho, um dos lderes cristos mais antigos dizia: O costume de nossa igreja me de batizar crianas no deve ser desconsiderado nem tido como desnecessrio; nem se deve crer que seja algo mais do que uma ordenana que nos foi entregue pelos apstolos. Diz ainda: No foi institudo por conclios mas sempre em uso. Tais afirmaes de Agostinho e de outros foram feitas antes de jamais haver Igreja Catlica Romana. Agora nos propomos a demonstrar como e quando se originou a oposio ao batismo infantil. Citamos do Dr. Wall, conhecido como uma das maiores autoridades mundiais sobre o batismo infantil: Nos primeiros quatro sculos depois de Cristo, aparece um nico homem (Tertuliano) que aconselha o adiamento do batismo infantil em alguns casos; um Gregrio, que, talvez, praticou tal demora no caso de seus prprios filhos; mas nenhuma sociedade de homens assim pensava, ou nenhum homem dizia que era ilcito batizar crianas; assim, nos setecentos anos seguintes, no se encontra nem um nico homem que se referisse a tal demora, ou a praticasse mas justamente pelo contrrio. E, quando pelo ano 1130, uma seita entre os Valdenses, ou Albigenses, se declarava contra o batismo de crianas por ser incapaz de salvar, a parte principal daquele povo rejeitou esta opinio, e os que de entre eles sustentavam essa opinio diminuram rapidamente e desapareceram; no havendo mais ningum que sustentasse tal afirmao at surgir o Anabatista Alemo no ano de 1522. Na declarao acima tendes a origem da oposio em uma casca de noz. Tertuliano, nascido em 145 A.D., e morto em 220 A.D., era um crente no batismo infantil, mas cria na regenerao batismal, e a sua idia era procrastinar o batismo at pouco antes da morte, pois ele cria que purificava o pecado. Aconselhava o batismo infantil no caso de uma criana moribunda. Mil anos ou mais depois da era apostlica, o nico que ainda aconselhava a demora no batizar crianas. Hoje 5% dos cristos nominais do mundo se opem ao batismo infantil. H trezentos anos um por cento a ele se opunham e cerca de seiscentos anos atrs no havia, podeis afirma-lo, oposio absoluta. OBJEES FEITAS AO BATISMO INFANTIL

Eu j mostrei que no havia objeo ao batismo infantil durante centenas de anos, aps o nascimento de Cristo. Chego agora s objees modernas ao batismo infantil, sendo todas elas, relativamente, entre as objees imersionistas. Afirmam que no h mandamento na Bblia para o batismo de crianas. Tendo apresentado evidencias bastante, para provar pela Bblia que Deus o ordenou em suas direes para a organizao de uma igreja visvel. O prprio Deus batizou cerca de 100.000 crianas, de uma s vez. (I Cor. 10:1-2). Cristo ordenou-o quando disse: Portanto ide e ensinai (fazei discpulos) todas as naes, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. O prprio Cristo ordenou que as crianas fossem recebidas em seu nome(Marc. 9:37). Pretende-se que as crianas no podem compreender o significado do batismo. Nem as crianas judias podiam entender o significado da circunciso e a outra parte da cerimnia que dizia respeito ao batismo de gua, apesar de o Senhor exigir que os pais desse modo dedicassem os filhos. Pretende-se ainda, que as crianas no exercem o direito de escolherem por si mesmas. Escolhem as crianas por si mesmas em outros assuntos, tais como lavar o rosto, a qualidade de comida que comem, sair ao tempo, chuva, frio e neve, ir a escola? Os pais cuidam de seus filhos quanto s coisas materiais, e por que no quanto s religiosas? Por que se deveria deixar as crianas ao acaso no que diz respeito ao bem-estar de suas almas? Deus t-las-ia deixado merc da sorte? Deixou claro em seu pacto com Abro que os filhos deveriam ter a proteo da igreja. Pergunta-se: Que bem faz criana o batismo de gua? Que bem far ao adulto? Respondam a esta pergunta e ajud-los-ei a responder primeira. Dizem os objetores que as crianas no podem guardar os mandamentos, portanto no podem ser batizadas. Lemos em Atos 15:24: Pensais circuncidar-vos, e observar a lei. Podia uma criana daquele tempo guardar a lei? De fato, no. No se pode esperar hoje que as crianas dessa idade guardem os mandamentos mais que se esperava das crianas judias observassem a lei. Deveriam ser criadas na disciplina e correo do Senhor, e levadas a conhecer o Senhor. Isto o que o Senhor espera de ns hoje dediquemos a Ele os nossos filhos, criemo-los no caminho do Senhor e levemo-los a conhecer o Senhor. Concluindo, citamos de O Batismo Infantil, pelo Ver. C. W. Miller: Perece, pois, que a igreja fundada sobre o pacto com Abro, e que por 1900 anos, em administrando a lei daquele pacto, recebia crianas como seus membros e lhes aplicava o selo dessa recepo, a Igreja de Deus hoje, no tendo sofrido nenhuma mudana nem em sua grande lei constitucional, nem em seus membros. Isto sendo verdade, segue-se inevitavelmente que o batismo infantil a lei de atual igreja de Deus.

BENEFCIO DO BATISMO INFANTIL Uma pergunta que freqentemente ouvimos a respeito do batismo infantil esta: Que beneficio traz? Isto , substancialmente, indagar a atitude de Deus para com as crianas, porque qualquer pessoa pode perceber que estava Ele to interessado pelas crianas que as incluiu no pacto com Abro no comeo da igreja visvel organizada. Por que edificar um templo a Deus? por que dedicar um navio, um monumento de pedra, ou qualquer outra coisa? No tem as crianas mais valor do que pedra e edifcios? O tabernculo e os vasos sagrados do tabernculo eram dedicados, tanto quanto o altar. Jac estabeleceu uma pedra em Betel e a dedicou. Saul, Davi, Salomo, Eliseu, Jac e Moiss foram todos dedicados, e tudo isto foi feito por meio de asperso e derramamento. Ide Bblia e procurai, vs mesmos, e vereis com os vossos prprios olhos. Maria dedicou o pequeno Jesus. No nos pergunteis a respeito destas coisas, perguntai a Deus e Bblia. Nos anos passados, penitencirias foram visitadas e fizeram-se pesquisas a respeito de influncia do batismo infantil sobre os indivduos. Visitaram-se as penitencirias do Tennessee e do Kentuchy, e no se encontrou nenhum protestante que houvesse sido batizado na infncia. Eis a afirmao de um pregador: Afirmou-se que no havia na penitenciria um protestante que houvesse sido batizado na infncia. Meu filho era guarda na penitenciria de Frankfort, e pedi-lhe para ver se havia. Investigou o assunto, e jamais encontrou ali um protestante que houvesse sido batizado na infncia, durante os muitos anos em que ali trabalhou como guarda. O prprio fato de que uma criana se lembra de que seus pais a dedicaram ao Senhor, exerce grande influncia para lev-la a Deus. O Dr. J. A. Burrow, quando editor do Midland Methodist contou de uma Igreja Batista em Chicago que dedicava crianas a Deus mas no usava gua. Prossegue o depoimento: Duas mes foram chamadas a frente para a orao de consagrao dos seus filhinhos. Que mal faz usar a gua? Deus, Cristo, e a Igreja Primitiva no viam nenhum mal, seno bem.

You might also like