You are on page 1of 2

Metodologias e Procedimentos de Educao Infantil

Como chegamos a concepo atual de educao infantil, atravs da migrao da mulher para o mercado de trabalho por necessidade e pela busca da conquista de espao igualitrio, e com essa migrao, as crianas passam a ser cuidadas pelos parentes de incio e em um segundo momento podemos mencionar a criao das creches. Para cuidar das crianas necessitamos ter o cuidado das crianas, mesmo at numa troca de fraldas, ou num simples banho, onde podemos orientar sobre as partes do corpo etc.

Organizao dos contedos e espao de tempo

RCNEI Referencial da educao infantil nacional Parametros e Diretrizes so documentos normativos para educao infantil, j o referencial existe devido a necessidade de especificar determinados contedos, ele especifica de que forma devemos trabalhar, imprescindvel a leitura deste documento para atuao no ensino infantil. Devemos trabalhar as crianas a partir da realidade a qual ela est inserida. Outra proposta a ser considerada a de educar e ensinar, a creche tem de considerar aquilo que vivido ao seu redor na sua sociedade, para no conflitar com o que a prpria sociedade determina. A educao infantil no prepara para as demais etapas, porm tem a sua importncia para o desenvolvimento motor, psicossomtico dentre demais desenvolvimentos dados nesta fase da infncia. A formao da infncia conceituais conhecimento de conceitos Procedimentais construo de instrumentos

Deveremos trabalhar conceitos com a criana, conceitos bsicos, por exemplo conceito de dentro fora, de lateralidade, enfim... so necessrios pois faro diferena posteriormente, por exemplo a questo do espaamento influenciar a questo da alfabetizao e escrita, os contedos tem de ser dados aos poucos, dever levar a criana a crescer gradativamente. Contedos atitudinais o saber fazer, a autonomia da criana, o ensinar a amarrar o sapato por exemplo depois de um tempo a criana ter sua autonomia para desenvolver sozinha, isto pode ser desenvolvido atravs de brincadeiras, exerccios, atividades, etc. Devemos deixar a criana a correr atrs das coisas, a lev-la a tomar decises sozinha, no dar um cuidado excessivo.

O espao deve estar organizado em relao a atividade que ser desevolvida, alm de ter espaos definidos para a criana, cantinho da leitura, cantinho da pintura, local para exerccios, enfim... determinados para desenvolvimentos e entendimento da criana, onde podemos criar uma rotina para a criana, dando a ela uma percepo de organizao da rotina. Temos atualmente uma mudana de conceitos em relao as creches, a mudana de ser um local somente de cuidar e sim transformar em um local de educar tambm h muitas mudanas serem desenvolvidas ainda. O espao importante para a criana, por exemplo um piso liso importante, o mnimo de espao por criana de 1,50m por cada, enfim, o espao importante para movimentao das crianas do professor, as janelas devero ser em alturas especiais, os armrios devem ser da altura das crianas para terem acesso aos materiais.

Espao dever ser claro com cortinas ou persianas para controlar a iluminao no momento da soneca, espao para crianas de 0 a 6 anos.

O planejamento do trabalho extremamente importante, mesmo considerando a educao infantil, pois toda brincadeira tem de ter uma intencionalidade pedaggica, o planejamento dever ter claro o contedo a ser desenvolvido, com os tipos de brincadeiras, importante a sistematizao, atravs da anotao e planejamento escrito. Instrumentalizao estes contedos podem vistos no RCNEI as crianas precisam ter condies de ser estar e conviver com os outros e consigo mesma, devem ter conhecimentos de mundo construir atravs das relaes com objetos. Eixos trabalhar o desenvolvimento global, dando as atividades organizando porm deixando o desenvolvimento livre, considerando sempre o tempo de cada criana, cada um deles, tem um desenvolvimento em uma poca e tambm sua forma de aprender, ao professor cabe providenciar subsdios para o desenvolvimento dela, porm sem pressionar para que aprenda foradamente, respeitando cada uma. O RCNEI nortear o trabalho com educao infantil, est dividido em trs volumes. A escola local de interao e aquisio de conhecimentos.,

You might also like