You are on page 1of 2

Brasil: as leituras do lado de l e de c Roberta Traspadini, professora da UFVJM e da ENFF Publicado em www.brasildefato.com.

br 24/06/2013 interessante analisarmos, a partir do que se transmite nos canais de TV e nos jornais internacionais, a viso das nossas manifestaes. Dos EUA, passando pela Amrica Latina, a percepo do senso comum hegemnico superior ao sentido crtico social. 1. A mdia de l A projeo das imagens das manifestaes pelos detentores norte-americanos dos satlites que transmitem as cenas atravs da intencionalidade de suas antenas foi a de um Pas levantado, como resultado da desigualdade social presente. Esquecem de dizer que a desigualdade no o resultado do modelo de desenvolvimento brasileiro por si s. O acirramento dos conflitos sociais inerente ao modelo de sociedade fundado e organizado historicamente pelo capital, cuja liderana continua sendo das empresas e do Estado militar norte-americano. Esquecem de dizer que o capital norte-americano atuante em territrio brasileiro protagonista do modelo de desenvolvimento desigual e, quanto mais ele cresce expropriando terras, espoliando pessoas e especulando com os territrios, mais acentuadas ficam as histricas mazelas sociais do Pas. Esquecem de dizer que o desenvolvimento das redes sociais, mediado pelos grandes lucros que o capital norte-americano organiza, alm de espiar todos os contedos socializados, utiliza dita informao para dar continuidade ao seu jogo de manipulao orquestrada desde cima. Mas dizem muitas coisas, constroem imagens, distorcem fatos, reforam atos. O poder miditico norte-americano centra fogo nas ideias de criminalizao das lutas, despolitizao partidria da juventude e da tendncia criminosa da participao dos sujeitos estereotipados por ela como vndalos-arruaceiros-baderneiros. A mdia do lado de l, ao norte, no s denuncia desde suas perspectivas de poder o que est ocorrendo do lado de c, quanto anuncia sua forma e seu contedo de manipulao a ser reproduzido pela mdia subordinada, dependente e fotocopiadora original, do lado de c. Com a escusa dos jogos, reproduz sua onipotente leitura hegemnica de mundo. 2. Mais ao sul: No panorama miditico latino-americano progressista, como Cuba, Venezuela, Bolvia e Equador, a leitura de expectativa sobre o que poder vir a ser. Mais do que o significado imediato do fato, estes Estados e suas mdias alternativas, esto relatando se possvel, ou no, a partir destas manifestaes, o Governo brasileiro optar por um

projeto de sociedade com um perfil diferenciado do at ento realizado. Sabem eles que as tenses tanto de fora, quanto de dentro, so para as mudanas que liberem o acesso do capital transnacional sobre o trabalho nacional. Mas aguardam ansiosos que nasa algo novo dos conflitos entre Estado e sociedade, qui no no Estado atual, mas sim no porvir poltico institucional. Os olhos da mdia latina, esperanosos e ansiosos, tentam luz dos acontecimentos atuais, ler nas entrelinhas das manifestaes massivas e populares, se outro projeto nacional possvel, o que conduziria a uma diferenciada relao poltica do Brasil com os processos de integrao latino-americanos. Mais ALBA, menos MERCOSUL, zero ALCA. Os jornais latinos veem os jovens como um dos mais afetados no curto, mdio e longo prazo e associam dita condio lgica geral e particular de reproduo do poder do capital (inter)nacional sobre o trabalho, os territrios, as vidas no mbito continental. H nestes pases uma torcida para que os levantes abram alas para novos projetos de poder, com acento para o popular. 3. A mdia de c Vergonhosamente a poderosa mdia de c, refora seu dio de classe e expe sua leitura de tpica porta-voz da burguesia nacional. Alm de reproduz os fatos como mensageira da mdia de l, reitera que o processo atual da juventude questiona a identidade, a classe, os partidos. Tambm demarca o estereotipado do criminoso jovem brasileiro: arruaceiro-baderneiro-vndalo. Palavras ostensivamente repetidas ao longo dos noticirios com recordes de bilheterias. Os levantes foram transformados no grande tema da copa das confederaes. O futebol e as ruas se misturaram numa combinao simplista entre os fatos e os mitos do levante popular da juventude, rumo a outro Brasil necessrio e possvel. A opo deste grupo, pela continuidade da desordem, com crescimento da retomada do poder pela direita. 4. O que temos? Temos uma diversidade em movimento. Uma escola fundamental de mltiplas e imediatas aprendizagens. Temos gente na rua, jovens na luta, povos aos gritos, manifestando que ainda h esperana. Temos a possibilidade de ler as bandeiras, das mais especficas s mais amplas, de colocar em movimento a unidade popular e de traarmos, para frente, pautas unificadas que reivindiquem mudanas e revolucionem as estruturas atuais. Temos tempo de plantao, de organizao, para depois, pensarmos como organizar, aps a colheita, a distribuio das demandas do povo rumo ao projeto popular para o Brasil.

You might also like