You are on page 1of 26

CURRCULO DE MATEMTICA PARA O ENSINO MDIO

COM BASE NOS PARMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

GOVERNADOR DE PERNAMBUCO

Eduardo Campos
VICE-GOVERNADOR

Joo Lyra Neto


SECRETRIO DE EDUCAO

Ricardo Dantas
SECRETRIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO

Ana Selva
SECRETRIA EXECUTIVA DE GESTO DA REDE

Ceclia Patriota
SECRETRIO EXECUTIVO DE EDUCAO PROFISSIONAL

Paulo Dutra
SECRETRIO EXECUTIVO DE PLANEJAMENTO E GESTO

Leonildo Sales

CURRCULO DE MATEMTICA PARA O ENSINO MDIO


COM BASE NOS PARMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

1 ANO DO ENSINO MDIO (10 ANO)


CAMPOS OU EIXOS CONTEDOS
Proporcionalidade| Teorema de Tales Semelhana de tringulos| Relaes mtricas no tringulo retngulo

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - 1 BIMESTRE


Compreender e aplicar o teorema de Tales na resoluo de problemas.

Utilizar a semelhana de tringulos para estabelecer as relaes mtricas no tringulo retngulo (inclusive o teorema de Pitgoras) e aplic-las para resolver e elaborar problemas. Reconhecer as razes trigonomtricas (seno, cosseno e tangente) no tringulo retngulo e utiliz-las para resolver e elaborar problemas. Associar pontos representados no plano cartesiano a suas coordenadas. Compreender o conceito de vetor, tanto do ponto de vista geomtrico (coleo de segmentos orientados de mesmo comprimento, direo e sentido) quanto do ponto de vista algbrico (caracterizado por suas coordenadas). Realizar uma pesquisa considerando todas as suas etapas (planejamento, seleo de amostras, elaborao e aplicao de instrumentos de coleta, organizao e representao dos dados, interpretao, anlise crtica e divulgao dos resultados). Selecionar uma amostra adequada para uma determinada pesquisa. Construir tabelas e grficos de diferentes tipos (barras, colunas, setores e grficos de linha, histograma), preferencialmente utilizando recursos tecnolgicos. * Interpretar informaes de natureza cientfica e social obtidas da leitura de grficos e tabelas, realizando previso de tendncia, extrapolao, interpolao e interpretao. Utilizar informaes expressas em grficos ou tabelas para fazer inferncias. Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou grficos. Analisar informaes expressas em grficos ou tabelas como recurso para a construo de argumentos. Construir e/ou analisar grficos associados a uma situao do mundo natural ou social.

GEOMETRIA
Razes trigonomtricas Coordenadas no plano Vetor

Etapas da Pesquisa Amostras

ESTATSTICA E PROBABILIDADE

Construo de Tabelas e grficos *Noes Bsicas de Estatstica, Varivel, Tabelas e frequncias, Representao grfica. Construo e anlise de Grficos

LGEBRA E FUNES
* Referente Educao Integral

CURRCULO DE MATEMTICA PARA O ENSINO MDIO

Domnio de validades das funes

Identificar o domnio de validade e situaes de continuidade e descontinuidade (por exemplo: reconhecer que a grandeza tempo no pode ter domnio negativo ou que, um grfico que relaciona o valor a pagar em funo do nmero de cpias tiradas numa copiadora, no pode ser representado por uma linha e sim por pontos). Identificar crescimento e decrescimento pela anlise de grficos de situaes realsticas. Reconhecer funo como modelo matemtico para o estudo das variaes entre grandezas do mundo natural ou social. Reconhecer a relao entre a proporcionalidade direta e a funo linear. Compreender a ideia de grandeza, inclusive a noo de grandezas formadas por relaes entre outras grandezas (densidade, acelerao etc.) e resolver e elaborar problemas envolvendo essas ideias. * Construir noes de variao de grandezas para a compreenso da realidade e a soluo de problemas do cotidiano. (Correlacionada com a Competncia1 da rea - Ca1) Identificar a relao de dependncia entre grandezas. Resolver situao-problema envolvendo a variao de grandezas, direta ou inversamente proporcionais. Analisar informaes envolvendo a variao de grandezas como recurso para a construo de argumentao. Avaliar propostas de interveno na realidade envolvendo variao de grandezas. Reconhecer caractersticas dos diferentes nmeros, operaes e suas propriedades e a necessidade de ampliao dos conjuntos numricos. * Expressar ideias, resolvendo problemas de aplicao a partir dos conceitos intuitivos de conjuntos. Utilizar adequadamente as noes bsicas de Conjuntos para expressar ideias matemticas e resolver problemas de aplicao. Compreender o conjunto dos nmeros reais como a unio entre os irracionais com os racionais.

LGEBRA E FUNES

Intervalos de crescimento e decrescimento Conjecturas e generalizao de modelos Proporcionalidade|Funo Linear

GRANDEZAS E MEDIDAS

Grandezas e relaes entre grandezas * Porcentagem, Regra de trs simples e composta.

Conjuntos numricos *Conjunto Definio e representao, Conjunto dos nmeros naturais e inteiros

NMEROS E OPERAES
Nmero real *Conjunto dos nmeros racionais e irracionais

* Construir significados para os nmeros naturais, inteiros, racionais e reais. Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representaes dos nmeros e operaes - naturais, inteiros, racionais ou reais. Resolver situao-problema envolvendo conhecimentos numricos. Avaliar a razoabilidade de um resultado numrico na construo de argumentos sobre afirmaes quantitativas. Avaliar propostas de interveno na realidade utilizando conhecimentos numricos.

* Referente Educao Integral

NMEROS E OPERAES

Representaes do nmero real|Reta numrica Notao cientifica

Compreender as diferentes representaes de um mesmo nmero real (frao, radical, not. potncia etc.), inclusive associando-os a pontos na reta numrica. Resolver e elaborar problemas envolvendo nmeros em notao cientfica.

1 ANO DO ENSINO MDIO (10 ANO)


CAMPOS OU EIXOS CONTEDOS
Leis do seno e cosseno Coeficientes de equao da reta

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - 2 BIMESTRE


Compreender as leis do seno e do cosseno e aplic-las para resolver e elaborar problemas. Reconhecer o sentido geomtrico dos coeficientes da equao de uma reta. Associar os coeficientes de retas (paralelas, perpendiculares e oblquas) s suas representaes geomtricas e vice-versa. Dividir segmentos em partes proporcionais, usando esquadros, compasso e software. Determinar frequncias relativas, acumuladas e acumuladas relativas de dados agrupados. Calcular e interpretar medidas de tendncia central (mdia, moda e mediana) para um conjunto de dados numricos no agrupados.

GEOMETRIA
Posies relativas entre duas ou mais retas Segmentos proporcionais Tipos de frequncia

ESTATSTICA E PROBABILIDADE

Medidas de tendncia central Funes afim e suas representaes *Funes injetora, sobrejetoras e bijetoras, Composio de funes, operao com funes e funo inversa, Funo recproca Problemas com funo afim Progresso Aritmtica|Relaes entre sequncia numrica e crescimento linear

Reconhecer a representao algbrica e a representao grfica de uma funo afim. * Dominar as diferentes formas de representao de uma funo e identificar as relaes entre elas. Operar com funes e sua classificao, de acordo com seu comportamento.

LGEBRA E FUNES

Resolver e elaborar problema envolvendo funo afim. Relacionar uma sequncia numrica com crescimento linear a uma funo de domnio discreto.

* Referente Educao Integral


CURRCULO DE MATEMTICA PARA O ENSINO MDIO

Zero, coeficiente angular e coeficiente linear da funo afim Transformaes do grfico a partir das alteraes dos coeficientes

Reconhecer o zero, o coeficiente linear e o coeficiente angular de uma funo afim no plano cartesiano. Reconhecer as transformaes sofridas pela reta no plano cartesiano em funo da variao dos coeficientes (por exemplo: reconhecer que se o coeficiente angular negativo, a reta decrescente ou que quanto maior for o valor absoluto do coeficiente angular, maior ser a inclinao da reta). Associar duas retas no plano cartesiano representao de um sistema de duas equaes de primeiro grau e duas incgnitas. Compreender as propriedades da invarincia das igualdades (multiplicao e diviso por um mesmo nmero e adio e subtrao de igualdades). * Identificar representaes algbricas que expressem a relao entre grandezas. Resolver situao-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algbricos. Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por sistemas de equaes de primeiro grau. Reconhecer as relaes de dependncia e de independncia entre a figura geomtrica (segmentos, linhas, figuras planas, slidos etc.) a grandeza associada (comprimento, rea e volume) e a medida dessa grandeza (nmero real). Compreender os algoritmos formais das operaes aritmticas e realizar clculos com esses algoritmos.

LGEBRA E FUNES

Sistemas de duas equaes

Propriedades da Igualdade *Equaes e inequaes do 1 grau Problemas com sistema de equao

GRANDEZAS E MEDIDAS NMEROS E OPERAES


* Referente Educao Integral

Grandezas Geomtricas relaes e medidas Operaes aritmticas e propriedades

1 ANO DO ENSINO MDIO (10 ANO)


CAMPOS OU EIXOS CONTEDOS
Planificaes de slidos Figuras espaciais: vista e perspectiva

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - 3 BIMESTRE


Associar modelos de slidos a suas planificaes. Construir vistas de uma figura espacial e, dadas suas vistas, represent-la em perspectiva. Reconhecer, classificar e identificar propriedades dos poliedros. Reconhecer, classificar e identificar propriedades dos corpos redondos (cilindro, cone, tronco de cone e esfera). Representar projees ortogonais sobre um plano. Resolver e elaborar problema que envolva a interpretao de tabelas e grficos de diferentes tipos. Calcular e interpretar medidas de disperso (amplitude, desvio mdio, varincia e desvio padro) para um conjunto de dados numricos no agrupados. Resolver sistema de duas equaes de primeiro grau e duas incgnitas por escalonamento (mtodo da adio). Resolver sistema de trs equaes de primeiro grau e trs incgnitas por escalonamento.

GEOMETRIA

Poliedro e suas propriedades Corpos Redondos e suas propriedades Projees ortogonais Problemas com Tabelas e grficos Medidas de disperso

ESTATSTICA E PROBABILIDADE

Sistemas

Problemas com equaes do 2 grau

Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equaes de segundo grau.

LGEBRA E FUNES

Equao do 2 grau *Inequao do 2 grau Funo quadrtica e suas Representaes *Funes racionais e irracionais, Grfico, equaes e inequaes

Determinar as razes de uma equao do segundo grau por fatorao. Determinar as razes de uma equao do segundo grau pelo mtodo de completar quadrados.

Reconhecer a representao algbrica e a representao grfica de uma funo quadrtica, associando a curva a uma parbola.
CURRCULO DE MATEMTICA PARA O ENSINO MDIO

* Referente Educao Integral

LGEBRA E FUNES

Propriedades do grfico da funo quadrtica * Funo Modular, Grfico, Equaes e Inequaes

Reconhecer, na representao grfica da funo do segundo grau, elementos como zeros, interseco com o eixo das ordenadas, eixo de simetria, concavidade e pontos de mximo/mnimo. * Modelar e resolver problemas que envolvem variveis socioeconmicas ou tcnicocientficas, usando representaes algbricas. Identificar representaes algbricas que expressem a relao entre grandezas. Resolver situao-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algbricos. Avaliar propostas de interveno na realidade utilizando conhecimentos algbricos. Relacionar as transformaes sofridas pelo grfico da funo de segundo grau com modificaes nos coeficientes de sua expresso algbrica, (por exemplo: utilizando recursos tecnolgicos, observar que, ao variar o valor do coeficiente c na representao algbrica y = ax + bx + c, a parbola sofre translaes). Reconhecer a funo de segundo grau como um modelo para o movimento uniformemente variado.

GRANDEZAS E MEDIDAS

Transformaes do grfico a partir das alteraes dos coeficientes Relao da Funo Quadrtica com o Movimento Uniformimente Variado (Fsica Grandezas Geomtricas relaes e medidas

NMEROS E OPERAES

Reconhecer as relaes de dependncia e de independncia entre a figura geomtrica (segmentos, linhas, figuras planas, slidos etc.) a grandeza associada (comprimento, rea e volume) e a medida dessa grandeza (nmero real). Mobilizar conceitos e propriedades para estabelecer as frmulas para determinao da medida da rea e do volume de figuras geomtricas e utiliz-las na resoluo e elaborao de problemas. Resolver e elaborar problemas envolvendo proporcionalidade entre mais de duas grandezas, incluindo problemas com escalas e taxa de variao.

Conceitos e propriedades do clculo de rea e Volume Proporcionalidade|Regra de Trs, escala e taxa de variao
* Referente Educao Integral

1 ANO DO ENSINO MDIO (10 ANO)


CAMPOS OU EIXOS GEOMETRIA CONTEDOS
ngulos|Poligonos inscritos na circunferncia *Polgonos, Tringulos e quadrilteros, Circunferncias, Polgonos inscritos e circunscritos Simetria

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - 4 BIMESTRE


Determinar a medida de ngulos de polgonos regulares inscritos na circunferncia. * Construir noes de grandezas e medidas para a compreenso da realidade e a soluo de problemas do cotidiano. Identificar caractersticas de figuras planas ou espaciais. Identificar relaes entre grandezas e unidades de medida. Resolver situao-problema que envolva medidas de grandezas. Obter a transformao de uma figura no plano por meio de reflexo, translao e rotao e identificar elementos que permanecem invariantes nessas transformaes. Resolver e elaborar problemas envolvendo diagonais de prismas e alturas de pirmides

Teorema de Pitgoras *Relaes mtricas no tringulo retngulo

* Construir o conhecimento geomtrico para realizar a leitura e a representao da realidade e agir sobre ela. Utilizar a noo de escalas na leitura de representao de situao do cotidiano. Avaliar o resultado de uma medio na construo de um argumento consistente. Avaliar proposta de interveno na realidade utilizando conhecimentos geomtricos lacionados a grandezas e medidas. Determinar a probabilidade de ocorrncia de um evento, explorando representaes diversas. Determinar a probabilidade da unio de dois eventos, explorando representaes diversas. Resolver e elaborar problema envolvendo funo definida por mais de uma sentena polinomial do primeiro grau. Reconhecer a representao algbrica e a representao grfica de uma funo exponencial associando-a ao seu padro de crescimento. * Dominar as diferentes formas de representao de uma funo e capacidade de identificar as relaes entre elas. Interpretar grfico cartesiano que represente relaes entre grandezas. Utilizar conhecimentos algbricos e geomtricos como recurso para a construo de argumentao.

ESTATSTICA E PROBABILIDADE

Probabilidade Probabilidade de unio Funes definidas por mais de uma sentena

LGEBRA E FUNES

Funo exponencial e suas representaes *Equao e Inequao exponencial

* Referente Educao Integral

CURRCULO DE MATEMTICA PARA O ENSINO MDIO

Diferenas entre os modelos da funo linear, quadrtica e exponencial Transformaes do grfico a partir das alteraes dos coeficientes Progresso Geomtrica| Sequncia numrica e o crescimento exponencial *Funo Logartmica Conceitos, grficos e propriedades, Equaes e inequaes logartmica Clculo de rea do circulo, de setores circulares e coroas Clculo de rea e permetro

Diferenciar o modelo de crescimento/decrescimento da funo exponencial em relao s funes lineares e quadrticas. Relacionar as transformaes sofridas pelo grfico da funo exponencial com modificaes nos coeficientes de sua expresso algbrica (por exemplo, ao considerar a expresso x y= b + c, conveniente usar software para verificar os efeitos provocados pela alterao dos parmetros b e c).

LGEBRA E FUNES

Relacionar uma sequncia numrica com crescimento exponencial a uma funo de domnio discreto. * Identificar a representao algbrica e/ou grfica de uma funo logartmica reconhecendo-a como inversa da funo exponencial.

GRANDEZAS E MEDIDAS

Calcular a rea do crculo, de setores circulares e coroas, relacionando-as com ngulo central e o comprimento do raio. Calcular a medida da rea e do permetro de figuras planas limitadas por segmentos de reta e/ou arcos de circunferncia. Resolver e elaborar problemas envolvendo porcentagem, incluindo as ideias de juros simples e compostos e a determinao de taxa percentual, relacionando representao percentual e decimal (por exemplo, entender que multiplicar por 1,20 corresponde a um aumento de 20%; multiplicar por 2,40 equivale a um aumento de 140%; multiplicar por 0,70 corresponde a um desconto de 30% etc.). * Dominar as ideias centrais (definies; termos gerais; propriedades; soma de termos de uma progresso finita e de uma progresso infinita), relativas PA e PG. Identificar semelhanas e diferenas entre PA e PG e resolver problemas envolvendo progresses. Relacionar PA a funes afim e juros simples e PG a funes exponenciais e juros compostos. Resolver e elaborar problemas de contagem, envolvendo as ideias de permutao, combinao e arranjo, usando estratgias diversas, sem uso de frmulas.

Juros simples e compostos| Porcentagem *Sequncias numricas Progresso aritmtica (juros simples), Progresso geomtrica (juros compostos)

NMEROS E OPERAES

Problemas de contagem
* Referente Educao Integral

2 ANO DO ENSINO MDIO (11 ANO)


CAMPOS OU EIXOS GEOMETRIA CONTEDOS
Equao da reta Coeficientes da equao da reta Posio relativa entre duas ou mais retas Construo de tabelas e grficos Resoluo de problemas com tabelas e grficos

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - 1 BIMESTRE


Associar uma reta representada no plano cartesiano a sua representao algbrica e vice-versa. Reconhecer o sentido geomtrico dos coeficientes da equao de uma reta. Associar os coeficientes de retas (paralelas, perpendiculares e oblquas) s suas representaes geomtricas e vice-versa. Construir tabelas e grficos de diferentes tipos (barras, colunas, setores e grficos de linha, histograma), preferencialmente utilizando recursos tecnolgicos. Resolver e elaborar problema que envolva a interpretao de tabelas e grficos de diferentes tipos. Identificar crescimento e decrescimento pela anlise de grficos de situaes realsticas.

ESTATSTICA E PROBABILIDADE

Crescimento e decrescimento das funes *Estudo das matrizes Determinantes, Sistemas lineares

LGEBRA E FUNES
Variaes entre grandezas e relao com funes Domnio de validades das funes Proporcionalidade|Funo Linear Problemas com Funo Afim
* Referente Educao Integral

* Dominar a resoluo matricial, clculo do determinante e de sistemas de equaes lineares e de discusso dos resultados encontrados. Identificar os diversos tipos de matrizes, associados a conjuntos de informaes veiculadas no dia-a-dia e efetuar operaes entre elas, compreendendo o significado dos resultados obtidos. Calcular o valor do determinante de uma matriz de ordem n > 1. Apresentar a soluo de um sistema de equaes lineares, utilizando a Regra de Cramer e/ou o mtodo de escalonamento. Classificar e discutir sistemas de equaes lineares. Reconhecer funo como modelo matemtico para o estudo das variaes entre grandezas do mundo natural ou social. Identificar o domnio de validade e situaes de continuidade e descontinuidade de funes lineares, quadrticas e exponenciais. Reconhecer a relao entre a proporcionalidade direta e a funo linear. Resolver e elaborar problema envolvendo uma ou mais funes afim.

CURRCULO DE MATEMTICA PARA O ENSINO MDIO

Sequncia numrica e crescimento linear

Progresso Aritmtica|Relacionar uma sequncia numrica com crescimento linear a uma funo de domnio discreto. Reconhecer as transformaes sofridas pela reta no plano cartesiano em funo da variao dos coeficientes (por exemplo: utilizando recursos tecnolgicos, observar que, ao variar o valor do coeficiente b na representao algbrica y = ax + b, a reta sofre translaes). Mobilizar conceitos e propriedades para estabelecer as frmulas para determinao da medida da rea e do volume de figuras geomtricas e utiliz-las na resoluo de problemas. Compreender caractersticas dos diferentes nmeros, operaes e suas propriedades, bem como sua organizao em conjuntos numricos. Compreender as diferentes representaes de um mesmo nmero real, inclusive associando-os a pontos na reta numrica.

LGEBRA E FUNES

Transformaes do grfico a partir das alteraes dos coeficientes Conceitos e propriedades do clculo de rea e Volume Propriedades das operaes nos diferentes conjuntos Representaes do nmero real|Reta Numrica

GRANDEZAS E MEDIDAS

NMEROS E OPERAES

2 ANO DO ENSINO MDIO (11 ANO)


CAMPOS OU EIXOS CONTEDOS
Figura Espacial: vista e perspectiva * Geometria espacial de posio, Posies Relativas: ponto e reta e ponto e plano. Posies relativas dos pontos no espao. Posio relativa entre duas retas. Construir vistas de uma figura espacial e, dadas suas vistas, represent-la em perspectiva. Determinao do Plano. Posies Relativas de dois * Construir o conhecimento geomtrico para realizar a leitura e a representao da realidade e Planos no espao. agir sobre ela. Posies relativas de uma reta Resolver problemas envolvendo construes geomtricas, com base na compreenso das e um plano. posies e relaes entre elementos geomtricos no plano e no espao. Paralelismo no espao. Perpendicularidade no espao. Projeo ortogonal. Poliedros: prismas e pirmides. A noo de poliedro. Poliedro convexo e poliedro no- convexo. A relao de Euler. Poliedros regulares. Reconhecer simetrias (reflexo, translao e rotao) em conjuntos de figuras, incluindo a composio de transformaes. Desenhar figuras obtidas por simetria (reflexo, translao e rotao). Etapas da Pesquisa Organizao de dados estatsticos
* Referente Educao Integral
CURRCULO DE MATEMTICA PARA O ENSINO MDIO

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - 2 BIMESTRE

GEOMETRIA

Simetria

ESTATSTICA E PROBABILIDADE

Realizar uma pesquisa considerando todas as suas etapas (planejamento, seleo de amostras, elaborao e aplicao de instrumentos de coleta, organizao e representao dos dados, interpretao, anlise crtica e divulgao dos resultados). Organizar tabelas com dados numricos agrupados ou no agrupados.

Sistemas

Associar a regio do plano cartesiano soluo de um sistema de duas inequaes de primeiro grau e duas incgnitas. Resolver sistema de trs equaes de primeiro grau e trs incgnitas por escalonamento. Determinar as razes de uma equao do segundo grau por fatorao.

Resoluo de equao do 2 grau Problemas com equao do 2 grau Representaes da funo do 2 grau Transformaes do grfico a partir das alteraes dos coeficientes Relao da Funo Quadrtica com o Movimento Uniformimente Variado (Fisica) Conceitos e propriedades do clculo de rea e Volume

Determinar as razes de uma equao do segundo grau pelo mtodo de completar quadrados. Determinar as razes de uma equao do segundo grau utilizando a frmula de Bhaskara.

LGEBRA E FUNES

Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equaes de segundo grau. Reconhecer, na representao grfica da funo do segundo grau, elementos como zeros, interseco com o eixo das ordenadas, eixo de simetria, concavidade e pontos de mximo/mnimo. Relacionar as transformaes sofridas pelo grfico da funo de segundo grau com modificaes nos coeficientes de sua expresso algbrica, (por exemplo: utilizando recursos tecnolgicos, observar que, ao variar o valor do coeficiente c na representao algbrica y = ax + bx + c, a parbola sofre translaes). Reconhecer a funo de segundo grau como um modelo para o movimento uniformemente variado.

GRANDEZAS E MEDIDAS

Mobilizar conceitos e propriedades para estabelecer as frmulas para determinao da medida da rea e do volume de figuras geomtricas e utiliz-las na resoluo de problemas. * Associar problemas geomtricos a suas formas algbricas e representaes grficas correspondentes e vice-versa, resolvendo-os.

*Prismas. Pirmides. Tronco de pirmide. Corpos redondos. Cilindro. Cone. Tronco de Cone. Esfera. Permutao

NMEROS E OPERAES

Resolver e elaborar problemas de combinatria envolvendo a ideia de permutao (estratgias bsicas de contagem). Resolver e elaborar problema de combinatria envolvendo a ideia de combinao. Resolver e elaborar problema de combinatria envolvendo a ideia de arranjo.

Combinao Arranjo

* Referente Educao Integral

2 ANO DO ENSINO MDIO (11 ANO)


CAMPOS OU EIXOS CONTEDOS
Teorema de tales Leis do seno e cosseno * TRIGONOMETRIA NO CICLO Conceitos trigonomtricos bsicos: Arcos e ngulos. Circunferncia trigonomtrica. Funes trigonomtricas Compreender as leis do seno e do cosseno e aplic-las para resolver e elaborar problemas. (seno, cosseno, tangente, cossecante, secante e cotangente). * Conhecer os valores das funes trigonomtricas para ngulos comuns e a construo dos grficos dessas funes e de suas inversas, reconhecendo suas propriedades. Relaes trigonomtricas Identificar grficos de funes trigonomtricas e de suas inversas. fundamentais. Utilizar as transformaes trigonomtricas na resoluo de problemas e a resoluo de Identidades trigonomtricas. equaes e inequaes. Equaes trigonomtricas. Inequaes trigonomtricas. Transformaes trigonomtricas. Frmulas da adio. Frmulas do arco duplo. Frmulas de transformao em produto.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - 3 BIMESTRE


Compreender e aplicar o teorema de Tales para resolver e elaborar problemas.

GEOMETRIA

Distancia entre dois pontos no plano

Resolver e elaborar problemas envolvendo a distncia entre dois pontos do plano cartesiano, sem o uso de frmulas. Compreender o conceito de vetor, tanto do ponto de vista geomtrico (coleo de segmentos orientados de mesmo comprimento, direo e sentido) quanto do ponto de vista algbrico (caracterizado por suas coordenadas).

Vetor

* Referente Educao Integral

CURRCULO DE MATEMTICA PARA O ENSINO MDIO

Amostra

Selecionar uma amostra adequada para uma determinada pesquisa. Determinar frequncias relativas, acumuladas e acumuladas relativas de dados agrupados. Determinar a probabilidade de ocorrncia de um evento. Determinar a probabilidade da unio de dois eventos. Reconhecer a representao algbrica e a representao grfica de uma funo exponencial.

ESTATSTICA E PROBABILIDADE

Frequncias Probabilidade Probabilidade da unio Funo Exponencial e suas representaes

LGEBRA E FUNES

Diferenas entre os modelos da funo linear, quadrtica e exponencial Princpio de Cavalieri

Diferenciar o modelo de crescimento/decrescimento da funo exponencial em relao s funes lineares e quadrticas. Compreender o princpio de Cavalieri e utiliz-lo para estabelecer as frmulas para o clculo da medida do volume de alguns slidos geomtricos (cilindro, prisma, pirmide e cone). Resolver problemas envolvendo porcentagem, incluindo clculo de acrscimos e decrscimos, determinao de taxa percentual e porcentagem de porcentagem. Resolver e elaborar problemas envolvendo proporcionalidade entre mais de duas grandezas, incluindo problemas com escalas e taxa de variao.

GRANDEZAS E MEDIDAS

Porcentagem

NMEROS E OPERAES

Proporcionalidade|Regra de trs, escala e taxa de variao

2 ANO DO ENSINO MDIO (11 ANO)


CAMPOS OU EIXOS CONTEDOS
Posies relativas entre retas e /ou planos

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - 4 BIMESTRE


Reconhecer posies relativas entre duas retas, entre dois planos, e entre retas e planos. Representar projees ortogonais sobre um plano. Identificar figuras poligonais por meio das coordenadas de seus vrtices.

GEOMETRIA

Projees ortogonais Figuras poligonais e coordenadas de vrtices

ESTATSTICA E PROBABILIDADE

Medidas de tendncia central

Calcular e interpretar medidas de tendncia central (mdia, moda, mediana e quartil) para um conjunto de dados numricos agrupados ou no agrupados. Relacionar as transformaes sofridas pelo grfico da funo exponencial com modificaes nos coeficientes de sua expresso algbrica (por exemplo, ao considerar a expresso y= bx + c, conveniente usar software para verificar os efeitos provocados pela alterao dos parmetros b e c). Relacionar uma sequncia numrica com crescimento exponencial a uma funo de domnio discreto. Resolver e elaborar problemas de clculo da medida do volume de alguns slidos geomtricos (cilindro, prisma, pirmide). Compreender as propriedades dos nmeros e de suas operaes, incluindo a ideia de densidade, completude. * Domnio dos princpios da Anlise Combinatria e compreenso de sua importncia na anlise de fenmenos do cotidiano e de fenmenos naturais. Resolver situaes-problema que envolvam as relaes no tringulo de Pascal e o desenvolvimento binomial. Utilizar o termo geral de binmio na resoluo de situaes-problemas. Compreender os algoritmos formais das operaes aritmticas e realizar clculos com esses algoritmos.

LGEBRA E FUNES

Transformaes do grfico a partir das alteraes dos coeficientes Sequncia numrica e o crescimento exponencial

GRANDEZAS E MEDIDAS

Volume Propriedades dos nmeros e suas operaes * BINMIO DE NEWTON Nmeros binomiais. Tringulo de Pascal. Somatrio. Desenvolvimento binomial. Termo geral do binmio. Algoritmos formais das operaes

NMEROS E OPERAES

* Referente Educao Integral

CURRCULO DE MATEMTICA PARA O ENSINO MDIO

3 ANO DO ENSINO MDIO (12 ANO)


CAMPOS OU EIXOS CONTEDOS
Leis do seno e cosseno Projees ortogonais

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - 1 BIMESTRE


Compreender as leis do seno e do cosseno e aplic-las para resolver e elaborar problemas. Representar projees ortogonais sobre um plano. Identificar figuras poligonais por meio das coordenadas de seus vrtices. Resolver e elaborar problemas envolvendo a distncia entre dois pontos do plano cartesiano. Associar uma reta representada no plano cartesiano a sua representao algbrica e vice-versa. Realizar uma pesquisa considerando todas as suas etapas (planejamento, seleo de amostras, elaborao e aplicao de instrumentos de coleta, organizao e representao dos dados, interpretao, anlise crtica e divulgao dos resultados).

GEOMETRIA

Figuras poligonais e coordenadas de vrtices Distancia entre dois pontos Equao da reta

ESTATSTICA E PROBABILIDADE

Etapas de uma pesquisa

Anlise de grficos com base em contextos *POLINMIOS E Construir e/ou analisar grficos associados a uma situao do mundo natural ou social. EQUAES ALGBRICAS Funo polinomial. Valor numrico de um polinmio. * Capacidade de relacionar e aplicar o conhecimento desenvolvido acerca de polinmios em situaes problema. Igualdade de Polinmios. Efetuar operaes (adio, subtrao, multiplicao e diviso) com polinmios. Operaes com polinmios. Tomar decises diante de situaes problema, argumentando com base na interpretao Equaes polinomiais. das informaes e nos conhecimentos sobre polinmios. Teorema fundamental da lgebra. Determinar o conjunto soluo de equaes polinomiais. Decomposio de fatores de primeiro grau. Relaes de Girard Domnio de validades das funes
* Referente Educao Integral

LGEBRA E FUNES

Identificar o domnio de validade e situaes de continuidade e descontinuidade das diferentes funes.

LGEBRA E FUNES GRANDEZAS E MEDIDAS

Transformaes do grfico a partir das alteraes dos parmetros Principio de Cavalieri Porcentagem * NMEROS COMPLEXOS O conjunto dos nmeros complexos. Forma Algbrica dos Nmeros complexos. Representao geomtrica de nmeros complexos. Conjugado de um nmero complexo. Operaes com nmeros complexos na forma algbrica. Mdulo de um nmero complexo. Forma trigonomtrica dos nmeros complexos. Operaes com nmeros complexos na forma trigonomtrica.

Reconhecer as transformaes sofridas pelos grficos das funes lineares, quadrticas e exponenciais em funo da variao dos parmetros, preferencialmente utilizando recursos tecnolgicos. Compreender o princpio de Cavalieri e utiliz-lo para estabelecer as frmulas para o clculo da medida do volume de alguns slidos geomtricos (cilindro, prisma, pirmide, cone e esfera).

Resolver e elaborar problemas envolvendo porcentagem, incluindo clculo de acrscimos e decrscimos, determinao de taxa percentual, e porcentagem de porcentagem. * Dominar as propriedades dos nmeros complexos e suas representaes, na forma algbrica, grfica e trigonomtrica e capacidade para resolver problemas que os envolva. Utilizar a definio de nmeros complexos na resoluo de equaes. Interpretar nas formas algbrica e trigonomtrica as operaes com nmeros complexos.

NMEROS E OPERAES

* Referente Educao Integral

CURRCULO DE MATEMTICA PARA O ENSINO MDIO

3 ANO DO ENSINO MDIO (12 ANO)


CAMPOS OU EIXOS CONTEDOS
Equao da reta Reconhecer o sentido geomtrico dos coeficientes da equao de uma reta. * Forma reduzida da equao da reta. Forma segmentaria da equao da reta. Equaes paramtricas da reta. Distncia entre ponto e reta. Distncia entre duas retas paralelas. ngulo formado por duas retas. rea da regio triangular. Posio relativa de duas retas Equao da circunferncia * Posies relativas entre ponto e circunferncia. Posies relativas entre reta e circunferncia. Posies relativas entre duas circunferncias. Construo de tabelas e grficos Problemas com tabelas e grficos * Dominar a aplicao dos conhecimentos de geometria analtica na resoluo de problemas. Interpretar geometricamente os coeficientes da equao de uma reta. Identificar a equao de uma reta apresentada a partir de dois pontos dados ou de um ponto e sua inclinao. Relacionar a determinao do ponto de interseo de duas ou mais retas com a resoluo de um sistema de equaes com duas incgnitas. Resolver Sistemas de Equaes e Inequaes do segundo grau a duas variveis, tanto algbrica quanto graficamente.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - 2 BIMESTRE

GEOMETRIA

Associar os coeficientes de retas (paralelas, perpendiculares e oblquas) s suas representaes geomtricas e vice-versa. Associar a equao de uma circunferncia a sua representao no plano cartesiano. * Dominar a aplicao dos conhecimentos de geometria analtica na resoluo de problemas. Reconhecer, entre as equaes de 2 grau com duas incgnitas, as que representam circunferncias. Determinar as equaes reduzida e geral da circunferncia. Determinar as posies relativas da circunferncia em relao a ponto, reta e outra circunferncia. Construir tabelas e grficos de diferentes tipos (barras, colunas, setores e grficos de linha, histograma), preferencialmente utilizando recursos tecnolgicos. Resolver e elaborar problema que envolva a interpretao de tabelas e grficos de diferentes tipos.

ESTATSTICA E PROBABILIDADE

* Referente Educao Integral

ESTATSTICA E PROBABILIDADE

Tabelas

Organizar tabelas com dados numricos agrupados ou no agrupados. Determinar as razes de uma equao do segundo grau por fatorao, pelo mtodo de completar quadrados ou utilizando a frmula de Bhaskara. Relacionar a representao algbrica com a representao grfica da funo seno. Relacionar as transformaes sofridas pelo grfico da funo seno com modificaes nos coeficientes de sua expresso algbrica (por exemplo, utilizando um software, verificar as alteraes no perodo da funo quando se modifica o parmetro a na expresso y = sen(ax)). Compreender o princpio de Cavalieri e utiliz-lo para estabelecer as frmulas para o clculo da medida do volume de alguns slidos geomtricos (cilindro, prisma, pirmide, cone e esfera). Resolver e elaborar problemas de combinatria envolvendo a ideia de permutao (estratgias bsicas de contagem).

Equao do 2 grau

LGEBRA E FUNES

Funo seno e suas representaes Transformaes do grfico a partir das alteraes do parmetro

GRANDEZAS E MEDIDAS NMEROS E OPERAES

Principio de Cavalieri

Permutao

3 ANO DO ENSINO MDIO (12 ANO)


CAMPOS OU EIXOS CONTEDOS EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - 3 BIMESTRE
Compreender o conceito de vetor, tanto do ponto de vista geomtrico (coleo de segmentos orientados de mesmo comprimento, direo e sentido) quanto do ponto de vista algbrico (caracterizado por suas coordenadas). * Dominar a aplicao dos conhecimentos de geometria analtica na resoluo de problemas. Encontrar as equaes das cnicas (parbola, elipse e hiprbole). Resolver sistemas de equaes e inequaes do segundo grau a duas variveis, tanto algbrica quanto graficamente. Determinar a probabilidade da unio e da interseco de eventos. Determinar a probabilidade condicional.
CURRCULO DE MATEMTICA PARA O ENSINO MDIO

Vetor

GEOMETRIA

* GEOMETRIA ANALTICA: SECES CNICAS Parbola. Elipse. Hiprbole.

ESTATSTICA E PROBABILIDADE
* Referente Educao Integral

Probabilidade da unio e da interseo de eventos Probabilidade condicional

LGEBRA E FUNES

Funo cosseno e suas representaes Transformaes do grfico a partir das alteraes do parmetro Volume Combinao Arranjo

Relacionar a representao algbrica com a representao grfica da funo cosseno. Relacionar as transformaes sofridas pelo grfico da funo cosseno com modificaes nos coeficientes de sua expresso algbrica (por exemplo, utilizando um software, verificar as alteraes no perodo da funo quando se modifica o parmetro a na expresso y = cos(ax)). Resolver e elaborar problemas de clculo da medida do volume de alguns slidos geomtricos (cilindro, prisma, pirmide, cone e esfera). Resolver e elaborar problemas de combinatria envolvendo a ideia de combinao. Resolver e elaborar problemas de combinatria envolvendo a ideia de arranjo.

GRANDEZAS E MEDIDAS NMEROS E OPERAES

3 ANO DO ENSINO MDIO (12 ANO)


CAMPOS OU EIXOS GEOMETRIA CONTEDOS
Operaes com vetor

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - 4 BIMESTRE


Relacionar as operaes realizadas com as coordenadas de um vetor (soma e multiplicao por um escalar) com sua representao geomtrica. Calcular e interpretar medidas de tendncia central (mdia, moda, mediana e quartil) para um conjunto de dados numricos agrupados ou no agrupados. Calcular e interpretar medidas de disperso (amplitude, desvio mdio, varincia e desvio padro) para um conjunto de dados numricos agrupados ou no agrupados.

Medidas de tendncia central

ESTATSTICA E PROBABILIDADE

Medidas de disperso Relao entre as funes trigonomtricas e o Movimento Circular Volume

LGEBRA E FUNES GRANDEZAS E MEDIDAS NMEROS E OPERAES

Reconhecer as funes trigonomtricas como modelos para o movimento circular.

Resolver e elaborar problemas de clculo da medida do volume de alguns slidos geomtricos (cilindro, prisma, pirmide, cone e esfera). Resolver e elaborar problemas envolvendo proporcionalidade, incluindo duas ou mais grandezas direta e/ou inversamente proporcionais.

Proporcionalidade

You might also like