You are on page 1of 125

LORENE GONALVES SOARES

RITMOS E CONEXES:
DANANDO COM

REICH, DELEUZE E GUATTARI

SO PAULO 2003

LORENE GONALVES SOARES

RITMOS E CONEXES:
DANANDO COM

REICH, DELEUZE E GUATTARI

Dissertao apresentada Banca Examinadora da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, como exigncia parcial para obteno do ttulo de MESTRE em Psicologia Clnica, sob orientao do Prof. Dr. Alfredo Naffah Neto. SO PAULO 2003

Banca Examinadora:

__________________________________

__________________________________

__________________________________

Parceiros de baile, meus agradecimentos:

Aos meus pacientes, com quem aprendi novos passos a cada dia, com sua disponibilidade para me acompanharem no baile da clnica. Tambm queles com quem, por alguma razo, no consegui danar. E especialmente a EP, parceiro com quem tive o encontro descrito no captulo 5 desta dissertao, obrigado por me acompanhar em tantos ritmos e ter me ensinado novos passos para a clnica e para a vida.

A Rael, meu filho, que arranca de mim as mais ousadas possibilidades de danar e suportou tantas ausncias nesse momento lindo de sua vida.

Aos meus alunos, que despertaram em mim o desejo de buscar o percurso acadmico.

A Alfredo Naffah Neto, meu orientador, que exigiu de mim passos que eu julgava impossveis de realizar e, com seu rigor cientfico, me fez viabilizar vos poticos.

A Cludio M. Wagner e Luiz B. L. Orlandi, bailarinos maravilhosos, em quem encontrei um grande acolhimento para as questes tericas e por me levarem a descobrir tanto prazer ao danar junto.

Aos professores Suely Rolnik, Regina Nri, Peter Pl Pelbart e Luis Fuganti, que foram to generosos ao me permitirem descobrir ritmos novos com seu vasto conhecimento.

A Regina Amaral, amiga de todas as horas, que mostrou o caminho das pedras e me fez descobrir que tambm na PUC-SP encontraria a possibilidade de danar.

Aos colegas do grupo de orientao, que apontaram sadas, deram suporte na hora da crtica, especialmente a Sonia, Ronny, Judith e Anna Maria que tornaram mais leves meus desencontros com a vida acadmica e contriburam com suas referncias, leituras e observaes. A Adriana Estevo e a Andr Barreto, que foram parceiros constantes nesses corredores, cafs e salas de aula da PUC-SP, sempre afetuosos, disponibilizando seu tempo para me acompanhar com leituras e comentrios. A Clacilia Soares, minha querida irm, que foi capaz de deixar suas coisas para me presentear com sua leitura e conferncia do meu texto; e na minha casa e nos meus compromissos, com seus cuidados. A Marlene C. Almeida, por ter me acompanhado com sua leitura, observaes, digitao, prosecco e risoto, quando apertaram a solido e o cansao. s amigas Genira, Rommy, Yvone e Mrcia, por tantos bailes aos quais foram comigo e por tantas descobertas que fizemos juntas. A Fernando Barros, pelos textos e tangos compartilhados. A Philip Miha, professor, amigo e parceiro, por me ensinar que no h limites quando se deseja danar. A Milton Godoy, com quem muito aprendi quando estvamos juntos e com quem sigo aprendendo de longe, por sempre ter acreditado em mim. A Alberto Guerreiro, pela reviso e acolhimento de meus arroubos poticos. Ao CNPq, pela bolsa concedida. A meus amigos e parentes que conseguiram acolher as minhas ausncias neste momento de profundo mergulho e por tantos outros bailes que danamos na vida.

RESUMO

Neste trabalho trato do encontro que tive com diferentes abordagens tericas, que levaram a des/construo permanente na clnica psicoteraputica. Os autores com quem fui buscar o referencial terico so Wilhelm Reich, Gilles Deleuze e Flix Guattari. Da obra de Reich destaco o conceito de carter em suas aplicaes tericas e clnicas. Ao encontrar resistncia dos seus pacientes psicanlise, desenvolveu amplamente esse conceito em seu livro Anlise do carter. Dos escritos de Deleuze e Guattari fui buscar o conceito de processos de singularizao. Ao encontrar com a radicalidade da filosofia da diferena fui permeada por conexes reflexivas que me levaram a uma outra postura na clnica e na vida. Com os referidos autores, realizo o que considero um baile, no encontro e conexes com esses conceitos. Constru um texto a partir dos atravessamentos causados por cada um desses autores. Descrevo a singularidade provocada na minha clnica pelo encontro com tais conceitos, e apresento um caso clnico. Realizo algumas conexes reflexivas com singularidades, encontros, fluxos, ritmos e crtica na clnica.

Palavras-chave:

Carter Anlise do carter Processos de singularizao Fluxo Ritmo Clnica Reich Deleuze Guattari

ABSTRACT

This dissertation deals with the meeting I had with different theoretical approaches, which lead to permanent dis/construction in psychotherapeutic clinic. I found the theoretical basis in the work of Wilhelm Reich, Gilles Deleuze and Flix Guattari. Out of Reichs work, I outline the concept of character, within its theoretical and clinical applications. After having identified his patients resistance to psychoanalysis, he developed widely this concept in his book Character Analysis. Out of Deleuze and Guattaris writings, I fetched the concept of processes of singularisation. In contact with philosophy of the difference, I was permeated by the reflexive connections, which lead me to a brand new attitude in the clinic and in life. With the referred authors, I created what I consider at the moment, a dance like a meeting and connections with these concepts. I constructed a text out of transversings caused by each one of these authors. I describe the singularity, which is provoked in my clinic by the meeting with such concepts; therefore, I present a clinical case. I realise some reflexive connections with singularities, meetings, fluxes, rhythms and criticism in the clinic.

Key words: Character Character analysis Processes of singularisation Flux Rhythm Psychotherapeutic clinic Reich Deleuze Guattari

SUMRIO

1. INTRODUO

2. CARTER

16

3. PROCESSOS DE SINGULARIZAO

53

4. FLUXO

70

5. ENCONTRO

89

6. RITMO

113

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

119

1. INTRODUO

Ao escrevermos, como evitar que escrevamos sobre aquilo que no sabemos ou sabemos mal? necessariamente neste ponto que imaginamos ter algo a dizer. S escrevemos na extremidade de nosso prprio saber, nesta ponta extrema que separa nosso saber e nossa ignorncia e que transforma um no outro. s deste modo que somos determinados a escrever. Gilles Deleuze Diferena e repetio

Quando comecei a danar achei que nunca chegaria a faz-lo. Era uma experincia que parecia mais uma tortura do que um prazer. Parecia to complicado conseguir acompanhar o ritmo da msica, acompanhar o par, acompanhar o movimento do salo. Aos poucos comecei a faz-lo. Nesse comeo, em alguns momentos, cheguei at a ter prazer em danar. Como todo aprendizado exigiu muito esforo. Teve, porm, um momento em que descobri o puro prazer da entrega dana. Atualmente so muito mais freqentes esses momentos de prazer ao danar: o encontro com o parceiro, com a msica, com o entorno. Tudo isso compreende um ritmo que sempre novo. sempre diferente, e , tambm, sempre compartilhado. O encontro entre os danarinos acontece no abrao. O aconchego, o acolhimento, a proximidade, a entrega, todos esses fatores so constitutivos do abrao. O enlace que compreende o abrao o que constitui o encontro dos que danam em par. Ele nico para cada par e para cada momento. As sensibilidades de cada um, de cada instante, de cada cano formaro a maior ou

10

menor amplitude para esse abrao. A qualidade do abrao algo nico que ocorre na singularidade daquele momento da dana. Posso estar completamente abraada com algum que nunca vi antes; sem o compromisso de continuar abraada alm daquele instante da dana. No entanto, posso estar por inteiro naquele momento. O abrao no de um e nem pertence a nenhum; ele o prprio encontro, compreende: uma aproximao dos corpos dos parceiros, um enlaamento de braos, um encontro de mos, um encostar de cabeas; uma intimidade criada espontaneamente e sem garantia de permanncia. O abrao facilitado pela msica, pela atmosfera do baile, pela permisso concedida anteriormente para isso. Mas o que ocorre no encontro daquele par. Nem mesmo o par encontrar palavras para expressar o vivido. Como abraar fora do baile? Como constituir encontros fora do salo de baile? Como constituir outros aprendizados para outro tipo de encontro. Com a escrita, vem ocorrendo algo diferente da dana. Sinto-me ainda em incio de aprendizado. Certamente ainda no descobri o puro prazer de escrever. Estou procurando algo que me d prazer como tenho ao danar. Quando dano, no estou preocupada em me apresentar. Descobri com o tempo que quanto mais me entregar ao ritmo e ao espontneo, maior a chance de compor com meu parceiro. No estou danando para que algum veja. um momento nico, vivido apenas no presente. Mas com a escrita diferente. algo que ser exposto e que permanecer. Exige mais de minha alteridade, o meu desprendimento. Ir compor com outras pessoas. Danar outros bailes. Far outras composies.

11

Talvez por ser este texto um compromisso com o acadmico; talvez por se tratar de uma exposio para distintos e no sabidos parceiros aqueles que por ventura vierem a ler o que escrevo aqui, no sei exatamente porque, mas ainda no encontrei a fluncia dos passos de uma dana. Sei apenas que encontro melhor o ritmo, quando escrevo sobre a experincia. A minha experincia singular. Assim se deu a escolha do tema para esta dissertao: Ritmos e conexes: danando com Reich, Deleuze e Guattari, baseada nos conceitos de carter, de Wilhelm Reich e de processos de singularizao, de Gilles Deleuze e Flix Guattari. Foi um processo de encontro com a minha prpria singularidade. Venho de uma formao reichiana em psicologia clnica, com

aprofundamento em anlise bioenergtica. A sustentao terica da bioenergtica tem seus fundamentos na anlise do carter. Quando Reich escreveu Anlise do carter, ele se encontrava, ainda, como membro da sociedade de psicanlise, portanto, muitos dos seus fundamentos so conceitos psicanalticos. No encontro com Deleuze e Guattari descobri tantas novas possibilidades, que acabaram por ampliar minha curiosidade sobre a proposta terico-clnica de Reich, especialmente a conceituao de anlise do carter. A cada encontro com os autores que eram novos para mim, fiz conversaes, teci dilogos com conceitos levantados por Reich. Certamente, isso ampliou minha percepo para o trabalho clnico. Aos poucos, minha clnica que era desenvolvida dentro de uma abordagem reichiana foi atravessada pelo pensamento de Deleuze e Guattari e, com esse cruzamento, sofreu

transformaes.

12

A princpio eu no tinha essa clareza. Mas, aos poucos, fui compreendendo o quanto havia sido afetada por esse novo. Ao mesmo tempo, parecia que estava encontrando com algo j conhecido, pois tive uma sensao de proximidade. sobre esse processo de aprendizado e de desenvolvimento de trabalho que discorrerei nesta dissertao. Certamente, meu encontro com esses autores no se restringiu a um movimento apenas na clnica. Foi um encontro que atravessou a minha vida. Desde o mais simples e cotidiano, at modificaes nos meus relacionamentos. Levou-me descobrir outras alegrias e possibilidades na dana. Propiciou-me conhecer novos autores, novos artistas. Capacitou-me a empreender novas viagens a diferentes mundos. Encontrei novos fluxos. Ao mergulhar nos textos desses autores, me deparei com o universo de suas vidas. H muito de revolucionrio neles que instiga o meu devirrevolucionrio. Entendo como revolucionrio, uma conexo com o intensivo. A singularidade do meu encontro com esses autores ser descrita nas prximas pginas. Falarei das possibilidades de encontros com pensadores diferentes, que viveram em tempos diferentes, e me alcanam neste diferente momento de vida.

Reich teve uma vida extremamente conturbada e rica na variao de experincias. Desde menino, nascido no final do sculo XIX, no Imprio AustroHngaro, j era um contestador. Questionava e se posicionava frente autoridade paterna e materna. Sentiu-se piv da tragdia familiar que levou sua me ao

13

suicdio e seu pai morte precoce. 1 Em nome disso, produziu sua obra. Foi um defensor da sexualidade vivida livremente sem as restries e tabus impostos pela sociedade. Acreditava que os males do homem residiam nas restries que se impunham a ele, tanto por si prprio, como pelos poderes institudos, identificando, assim, o maior foco de represso na sexualidade. Foi um homem de idias polmicas. Oriundo de fase em que predominava o modelo positivista de cincia, mostrou-se bastante preocupado em encontrar comprovao cientfica para suas observaes e experimentos. Acima de tudo um amante da vida, muitas vezes colocou sua prpria vida em risco em defesa do que acreditava ser libertador para o homem que sofre. Foi expulso da Sociedade de Psicanlise e do Partido Comunista. Por ser judeu, teve que fugir da Europa em 1935, tendo migrado por vrios pases antes de seguir para os Estados Unidos da Amrica. Morreu em 1957, na priso. A vida de Reich foi claramente uma vida nmade. Ele nunca se rendeu ao institudo. Rompeu com todas as instituies que exigiram dele algum tipo de composio que pudesse significar o aprisionamento ou a captura da vida. Foi um curioso, intenso, transbordante. Mas sempre comprometido com a tica em favor da vida.

Contou ao pai sobre um relacionamento extraconjugal que sua me mantinha com seu preceptor; na seqncia sua me tentou sete vezes o suicdio; com a morte da esposa, o pai de Reich contraiu tuberculose, morrendo dois anos depois. Aos dezessete anos, Reich estava rfo de pai e me, pobre e no incio do que viria a ser a Primeira Guerra Mundial. Alistou-se como soldado das foras prussianas, uma vez que era austraco. Quando saiu do exrcito, tentou estudar direito, tendo logo se desinteressado. Ento foi cursar Medicina, pois desde sempre tivera imensa curiosidade pela natureza e pela biologia. Trs anos antes de concluir o curso de Medicina, descobre os escritos de Freud, tendo encontrado sentido para suas incessantes questes de psiquiatria e sexologia. Comea a dirigir seminrios de alunos sobre clnica tendo como suporte terico, a psicanlise. No vero de 1920, tornou-se membro honorrio da Sociedade Psicanaltica de Viena. Em outubro, apresentou seu trabalho como candidato a membro da sociedade. O trabalho foi muito bem aceito e, na sesso seguinte, foi admitido como membro da Sociedade Psicanaltica por quatorze anos, tendo sido Presidente dos Seminrios sobre a Tcnica Psicanaltica de 1924 at 1930, quando se mudou para Berlim.

14

Sua obra escrita bastante extensa. Escreveu sobre suas descobertas tericas, clnicas e cientficas tinha bastante rigor como pesquisador. Foi um estudioso dedicado, mas sem nenhuma dvida muito apaixonado e polmico. Optei por privilegiar um dos conceitos estudados por Reich carter. Creio ser esse um conceito fundamental de sua teoria como psicoterapeuta. No andamento de sua obra, transformou muitas de suas concepes, portanto, tambm esse conceito foi revisto. A primeira edio de Anlise do Carter de 1929, quando ainda era Diretor dos Seminrios Clnicos da Sociedade Psicanaltica de Viena. A terceira edio, j em ingls, revisada e atualizada pelo prprio autor, data de 1948. Basicamente, Reich preocupou-se com dois tipos de carter: o e carter neurtico e o carter genital. Para o carter neurtico, procedeu tambm descrio de alguns tipos de carter. No darei nfase, porm, a esse aspecto neste texto, pois parece que a descrio dessas duas possibilidades, o carter genital (saudvel) e o carter neurtico (doente), so suficientes para a interlocuo a que me proponho. Apenas quero destacar a amplitude do conceito de carter. Segundo o autor, o carter indicativo da atitude do ser frente ao mundo, atravessado por relaes estabelecidas nos encontros que no cessam de ocorrer enquanto houver vida. Salto dos braos de Reich para danar a trs, pois meus prximos parceiros so Gilles Deleuze e Flix Guattari. Vou sob a orquestrao de processos de singularizao. Saltei dos anos 50, nos EUA, pois Reich faleceu em 1957; para o final da prxima dcada em Paris, pois Diferena e repetio a tese de doutorado de Gilles Deleuze, obra fundamental para desenvolvimento de meus 15

estudos. A outra obra decisiva para este estudo foi O anti-dipo, de 1972, j escrita em conjunto por Deleuze e Guattari. Singularizao um conceito que compreende toda a obra desses autores. Por isso optei, em ressaltar apenas alguns dos conceitos que permeiam to vasta obra. Avancei minha compreenso desses textos procurando levantar o que penso ser essencial para me referir ao que singular na clnica em que atuo. O mais significativo para mim, nesses tantos bailes, foi poder levar um certo pensamento, um certo vis filosfico para o campo da prtica. Essa questo pode ser identificada quando me refiro a como esses pensadores me afetaram e como essa afetao atravessou a minha clnica. Para tanto, apresento um caso clnico acompanhado das reflexes que esse encontro terico propiciou. Fui me deixando afetar por esses autores e minha escritura foi se constituindo nesses encontros. Os escritos mais estruturados e preocupados com descries cientficas de Reich fizeram com que produzisse o captulo 2, Carter, de maneira mais formal, ao contextualizar esse conceito. Ao escrever o captulo 3, Processos de singularizao, construo um texto mais malevel, com muitas linhas de fuga. Nos prximos captulos, 4 e 5, respectivamente, Fluxo e Encontro, nos quais apresento minha prpria produo, fao a apropriao do que me mais fluido: a linguagem potica. Minhas consideraes finais so desenvolvidas no captulo que nomeei como Ritmo. Nesse captulo trao consideraes e deixo questes sobre como manter um ritmo onde a vida seja possvel em sua plena valorizao. Creio que este trabalho seja expresso de minha singularidade.

16

2. CARTER

A cicatriz o signo, no da ferida passada, mas do fato presente de ter havido uma ferida: digamos que ela a contemplao da ferida, ela contrai todos os instantes que dela me separam num presente vivo. Gilles Deleuze Diferena e repetio

O conceito de carter fundamental na obra de Wilhelm Reich. No que se refere a esse conceito, o referido autor no desenvolve uma metapsicologia prpria. Antes, se orienta teoricamente pela psicanlise. A preocupao de Reich foi buscar uma confirmao biofsica para as teorias de Freud. Com ele sempre esteve presente a investigao sobre como os processos psquicos estavam interligados com os processos corporais. Sua referncia psicanlise em nenhum momento simplista. Ele procura, de algum modo, extrair de forma objetiva a conceituao psicanaltica para referenciar sua tcnica de anlise do carter. Isso fica claro, no final do primeiro captulo de sua obra Anlise do Carter: Nada tenho a acrescentar aos princpios de Freud relativos interpretao do inconsciente, ou a sua frmula geral na qual o trabalho psicanaltico consiste na eliminao das resistncias e o manejo da transferncia. A exposio que se segue pretende, sem dvida, ser a aplicao conseqente de princpios psicanalticos bsicos, uma aplicao que tambm abre novos campos tarefa analtica. (Reich, 1986: 32)

17

Considerando a origem psicanaltica de Reich, acompanharei seu percurso desde a psicanlise at a escritura da Anlise do Carter. necessrio ressaltar que a viso de psicanlise em Reich relativa ao perodo em que esteve ligado a ela e s escolhas conceituais que fez dentro da sua vastido e complexidade. Assim, alguns conceitos tm recortes situacionais, o que no o torna equivocado quanto psicanlise, uma vez que priorizou certos conceitos a outros. Ele o fez de acordo com o desenvolvimento do seu pensamento e a esses conceitos, se manteve fiel. A importncia dada teoria da libido um exemplo disso, assim como a valorizao da economia sexual. Vejamos ento o conceito de carter e a teoria do desenvolvimento libidinal, tal qual formulados pela psicanlise, para ento apreciarmos como Reich desenvolve a teoria da formao e funes do carter, de forma coerente e consistente com a referida teoria da libido. A primeira vez em que Freud menciona o conceito de carter, nos Trs ensaios sobre a teoria sexual: O que chamamos de carter de uma pessoa est construdo em boa parte com o material das excitaes sexuais, e se compe de pulses fixadas desde a infncia, de outras adquiridas por sublimao e de construes destinadas a refrear algumas moes perversas, reconhecidas como inaplicveis. (1905: 218) Nesse trecho, Freud associa carter a contedos sexuais, a fixaes e represso. Esses so os conceitos bsicos que Reich vai desenvolver futuramente na teoria do carter. Em 1908, Freud produz um texto especfico sobre carter, denominado Carter e erotismo anal. Escreveu sobre as caractersticas desenvolvidas por

18

fixao nesse perodo: fase anal. No desenvolve, porm, a conceituao sobre carter, nem mesmo ao longo de sua obra. Reich quem vai faz-lo buscando fundamentos na psicanlise, especialmente na segunda tpica. Quando Reich alcana a psicanlise, em 1920, cursando o penltimo ano de medicina, a maioria dos conceitos psicanalticos est bem desenvolvida assim como a tcnica da livre associao j ocorre tal qual a conhecemos atualmente. O que mais o impressionou com a descoberta da psicanlise foi o acolhimento s questes da sexualidade. Em seus estudos anteriores psicanlise, buscou guarida para suas dvidas sobre a importncia da sexualidade na formao do psiquismo. Entretanto no encontrou nada que o satisfizesse. Ingressou no seleto grupo de estudos de Freud e passou a trabalhar como psicanalista. No decorrer de sua prtica clnica, Reich encontrou grandes dificuldades com a aceitao da regra bsica da psicanlise: a livre associao. Alguns pacientes seguiam essa regra e faziam associaes valiosas para o processo analtico. Mas a maioria no seguia a regra e apresentava uma forte resistncia que, para Reich, significava resistncia eliminao do recalque. Chamou essa resistncia de contra-investimento do ego (uma fora inconsciente que se ope ao desejo de anlise). Exatamente em cima dessas dificuldades que Reich vai desenvolver a tcnica da anlise das resistncias e, como conseqncia disso, a teoria da anlise do carter. no desenrolar da prtica que Reich verifica a limitao da tcnica da livre associao. Busca ento uma outra soluo para a prtica clnica, a qual ele vir a denominar de anlise do carter. 19

A teoria da libido foi, para Reich, o grande ponto de apoio para a teoria de anlise do carter. No desenvolvimento libidinal ele encontrou tambm o estabelecimento e a estruturao do carter. Ou seja, o carter teria sua formao nas diferentes fases do desenvolvimento libidinal, de acordo com as experincias vividas. Para a psicanlise, a organizao psicossexual se fundamenta em um longo processo evolutivo, passvel de vrias interrupes. As fases desse

desenvolvimento (oral, anal, flica e genital) so experimentadas com sucessivas interrupes, de acordo com as pulses internas em jogo e a maior ou menor dificuldade de gratificao apresentada pelo ambiente externo. Laplanche & Pontalis definem libido como: Energia postulada por Freud como substrato das transformaes da pulso sexual quanto ao objeto (deslocamentos dos investimentos), quanto ao alvo (sublimao, por exemplo) e quanto fonte de excitao sexual (diversidade das zonas ergenas). (1988: 343) A libido sempre teve em Freud a conotao de uma energia sexual, ou seja, sempre esteve ligada s pulses sexuais. E como energia, buscando um fluxo, um caminho de resoluo. Freud define a pulso como um fluxo contnuo; uma fora constante interna ao organismo, da qual no pode escapar. Reich segue esse mesmo caminho. H que se levar em conta que o conceito de pulso na psicanlise passa por muitas fases e desenvolvido em vrios momentos, sendo mesmo um conceito difcil de ser apreendido no todo da obra psicanaltica. O desenvolvimento psicossexual se inicia com o auto-erotismo (gratificao direta das pulses parciais), quando a criana tem o prprio corpo como objeto;

20

depois passa pelo narcisismo primrio (surgimento da estrutura psquica conhecida como ego); e, finalmente, se direciona a um objeto externo, caminhando em direo ao amor objetal (quando as pulses parciais se submetem ou so submetidas primazia da genitalidade). Para a psicanlise, o relacional tido como um acontecimento entre sujeito e objeto. O objeto de amor de uma criana, na fase flica, de acordo com a cultura, incestuoso, ou seja, o amor pela me ou irm, pai ou irmo. Segundo Reich, Freud v no dipo o complexo nuclear das neuroses. Justifica isso apontando que no desenvolvimento infantil a criana

necessariamente fica com a resoluo libidinal comprometida para seu primeiro objeto de desejo, assim como tem que se subjugar vontade/autoridade do pai, dessa maneira ficando impedida, nesse momento, de direcionar a libido para um objeto sexual externo. Para Reich, entretanto, o complexo de dipo se apresenta como estrutural para o psiquismo e vai desempenhar papel fundamental tambm na estruturao do desejo. o momento definitivo para a futura organizao psicossexual, em que as pulses parciais devero dar lugar prioridade das zonas genitais. Do ponto de vista do direcionamento da libido, h uma primazia para os rgos genitais. Nessa fase se manifestam os rudimentos da futura organizao sexual, na qual a busca do prazer envolver o todo e no apenas o prazer de rgo, assim como a preocupao com o prazer do outro, no apenas o prprio. Obviamente esse assunto muito complexo e envolveria muito mais do que a simples noo que estou mencionando aqui. No minha pretenso, porm, desenvolver esse tema. Pretendo apenas fazer referncia s postulaes de Freud e Reich. 21

A grande questo, para Reich, que esse pai/me est ali como representante da cultura, ou seja, a proibio como uma resoluo da cultura e no como um determinismo biolgico. Nessa medida, o complexo de dipo pode ser visto como uma formulao repressiva da cultura e no algo da natureza do psiquismo. Reich v na opresso da cultura a origem das dificuldades para o homem se desenvolver livremente, e no algo inscrito de modo determinista em seu psiquismo. A represso da sexualidade entraria como um componente fundamental na formao do carter. Do ponto de vista do desenvolvimento psicossexual, antes da fase flica, o prazer de rgo no apontado pela sociedade como sexual, pois ele envolve, ao mesmo tempo, funes biolgicas. Na fase flica, porm, isso no est mais escondido. O prazer de rgo est voltado para os genitais. A sexualidade fica explcita, uma vez que a criana, que se expressa livremente, antes de introjetar a represso da cultura, o faz em relao ao seu genital. nesse momento que a represso sexual se explicita. E no conflito com seu meio o pequeno ser acaba estruturando sua maneira defensiva, isto , seu carter. De acordo com a teoria da libido, o desenvolvimento psicossexual, como j dissemos, longo e sofre vrias interrupes. Reich v que nesse processo duas situaes podem ocorrer: a inibio e a regresso. Segundo Laplanche e Pontalis, a inibio: Qualifica uma pulso que, sob o efeito de obstculos externos ou internos, no atinge o seu modo direto de satisfao (ou alvo) e encontra uma satisfao atenuada em atividades ou relaes que podem ser consideradas como aproximaes mais ou menos longnquas do alvo primitivo. (1988: 311) 22

Esses sentimentos se traduziriam em sentimentos de ternura ou sentimentos sociais, que poderiam trazer gratificao parcial sem, no entanto, chegar ao conflito edpico. Em suma, a pulso no chegaria a seu alvo inicial sexual, mas ficaria antes voltada para sentimentos ternos ou sociais. Em sua teoria sobre o carter, Reich definiu dois tipos bsicos, de acordo com o momento da inibio: o carter impulsivo e o carter inibido. O carter impulsivo se forma quando uma pulso inteiramente desenvolvida sofre uma frustrao brusca e repentina; nesse caso a proibio no completamente aceita; o indivduo realiza a ao e depois tem que se haver com sentimentos de culpa. J o carter inibido o oposto. As frustraes ocorrem desde o comeo do desenvolvimento pulsional; em todo o seu desenvolvimento ocorrem aes inibidoras da pulso. Esse tipo tende rigidez, com o tempo pode se desenvolver uma tendncia compulso e depresso. J na regresso, h um bloqueio do desenvolvimento, no qual a libido no pode seguir livremente o percurso. Assim sendo, a libido reflui, regride a um estgio anterior. Esse um conceito muito freqentemente utilizado em psicanlise. Possui um sentido tpico, temporal e formal. Mais uma vez, recorrendo ao Vocabulrio de Psicanlise, vemos que: Num processo psquico que contenha um sentido de percurso ou de desenvolvimento, designa-se por regresso um retorno em sentido inverso desde um ponto j atingido at um ponto situado antes desse. Tomada em sentido tpico, a regresso opera-se, segundo Freud, ao longo de uma sucesso de sistemas psquicos que a excitao percorre normalmente segundo determinada direo. No seu sentido temporal, a regresso supe uma sucesso gentica que designa o retorno do

23

indivduo a etapas ultrapassadas do seu desenvolvimento (fases libidinais, relaes de objeto, identificaes, etc.). No sentido formal, a regresso designa a passagem a modos de expresso e de comportamento de nvel inferior do ponto de vista da complexidade, da estruturao e da diferenciao. (Laplanche e Pontalis, 1988: 568) No proposta desta dissertao aprofundar a compreenso de termos do vocabulrio psicanaltico. Apenas farei uso de alguns deles para maior compreenso do pensamento de Reich sobre a teoria do carter, levando sempre em conta o momento que o referido autor se encontrava em contato com a psicanlise. Algumas vezes farei referncias simples a tais termos,

acompanhando o que prope a obra de Reich, e tambm com a finalidade de possibilitar ao leitor uma leitura mais fluida. O conceito de fixao na doutrina psicanaltica, segundo Reich, pode ser compreendido do ponto de vista gentico e ocorreria em qualquer uma das fases do desenvolvimento psicossexual, designando contedos representativos. descrito como: O fato de a libido se ligar fortemente a pessoas ou imagos, de reproduzir determinado modo de satisfao e permanecer organizada segundo a estrutura caracterstica de uma de suas fases evolutivas. A fixao pode ser manifesta e atual ou constituir uma virtualidade predominante que abre ao indivduo o caminho de uma regresso. A noo de fixao geralmente compreendida no quadro de uma concepo gentica que implica uma progresso ordenada da libido (fixao numa fase). Podemos consider-la, fora de qualquer referncia gentica, no quadro da teoria freudiana do inconsciente, como designando o modo de inscrio de certos contedos

24

representativos (experincias, imagos, fantasmas) que persistem no inconsciente de forma inalterada e a que a pulso permanece ligada. (Laplanche e Pontalis, 1988: 251) Ocorre uma fixao numa determinada fase do desenvolvimento libidinal que, de alguma maneira, no completamente superada e, por isso mesmo, no elaborada. O desenvolvimento psicossexual promove a idia de uma evoluo do aparelho psquico. A fixao est presente na etiologia das neuroses e pode ser entendida como fixao no trauma. A fixao ligada teoria da libido e define-se pela persistncia, particularmente manifesta nas perverses, de caractersticas

anacrnicas da sexualidade: o indivduo exerce certos tipos de atividade ou ento permanece ligado a algumas caractersticas do objeto cuja origem pode se encontrar em certo e determinado momento da vida sexual infantil. Se o papel do trauma no for negado, ele intervm aqui sobre um fundo de uma sucesso das experincias sexuais, vindo a favorecer a fixao num ponto determinado. (Laplanche e Pontalis, 1988: 252) Por elaborar Reich entende o processo de associar o contedo de uma vivncia atual com o contedo de vivncias anteriores. Nesse caso, uma primeira vivncia propiciaria uma idia fundante no aparelho psquico que possibilitaria, numa experincia posterior similar, a ocorrncia da representao desses contedos no inconsciente. A definio de elaborao dada por Laplanche e Pontalis : A expresso utilizada por Freud para designar, em diversos contextos, o trabalho realizado pelo aparelho psquico com o fim de dominar as excitaes que chegam at ele e cuja acumulao ameaa ser

25

patognica. Esse trabalho consiste em integrar as excitaes no psiquismo e em estabelecer entre elas conexes associativas. (1988: 196) J a represso provm da memria de experincias dolorosas vividas anteriormente e que hoje no podem chegar conscincia. O que causa a represso uma impossibilidade de elaborao psquica para uma determinada situao. Ento, a condio bsica para a represso a presena de um contedo no elaborado que traz angstia, e que mantido, ento, sem representao simblica. Reich segue dizendo que o que decorre da insatisfao libidinal a frustrao. O efeito patognico da frustrao se d quando h um nico objeto de desejo ou uma nica forma de gratificao. Quando possvel uma compensao atravs de outra forma de gratificao, temos, ento, a sublimao. Nesse caso, os objetivos sociais esto acima dos sexuais. Ocorre que as pessoas tm capacidade limitada de sublimar. Tambm a satisfao fica presa a um pequeno nmero de objetos e fins. Isso interfere na mobilidade da libido. Em suma, na etiologia da neurose a fixao libidinal se apresenta como fator interno e a frustrao como fator externo. Esses dois fatores so igualmente preponderantes na causa das neuroses. Conclui Reich, assim, que h trs fatores na etiologia das neuroses: a frustrao; a fixao da libido que busca um caminho de escoamento; e a tendncia ao conflito entre as foras do ego e a energia libidinal. Da mesma forma, como a libido percorre essas fases, sofrendo intervenes e influncias do contato com o meio, tambm o carter vai ter sua

26

formatao de acordo com o grau, maior ou menor, de fixao em cada um desses momentos. A base da formao do carter est na maneira como o sujeito d uma resoluo para a situao enfrentada. Ou seja, na consolidao de um jeito particular de lidar e funcionar com situaes que venham a reproduzir os sentimentos daquele primeiro momento. uma resposta defensiva que vivida pelo consciente como algo constitucional e no fruto de uma fixao neurtica. Os mecanismos de defesa passam a ser preponderantes,

independentemente do contedo. A finalidade desses mecanismos de defesa seria de preservar o ego das exigncias internas e externas. Seria o carter o defensor do ego quanto s solicitaes do id e as restries do superego. Os mecanismos de defesa utilizam-se da energia disponvel, no para obter prazer, mas tranqilidade. um investimento energtico em paralisia. um investimento em conter o fluxo. Em permanecer esttico para no sofrer. Os mecanismos de defesa nos protegem da angstia. Com eles, perdemos parte de nossa vida psquica, embora o resto continue funcionando. Mas h uma perda na capacidade de usufruto da vida. Reich denomina a formao do carter de encouraamento, por ser, essa formao, restritiva da mobilidade do psiquismo como um todo. Os fluxos vitais espontneos se detm diante da rigidez da couraa. Observou que assim como h um enrijecimento no psiquismo, tambm lhe corresponde um enrijecimento no corpo. Ou seja, as tenses que objetivam defender o corpo das vicissitudes da vida, se cronificam. E, assim, o corpo no perde a estrutura defensiva, mesmo que no esteja ameaado. As tenses crnicas enrijecem o corpo que, da mesma 27

forma como est defendido de ser atacado, tambm est defendido de receber sensaes prazerosas. A couraa limita a mobilidade e diminui a amplitude das sensaes. Tende a respostas automticas e percepo reduzida. E como se d a formao do carter? O carter consiste numa mudana crnica do ego que poderia se descrever como um enrijecimento. Esse enrijecimento a base real para que o modo de reao caracterstico se torne crnico; sua finalidade proteger o ego dos perigos internos e externos. (Reich, 1986: 159) Ao falar de enrijecimento, Reich est querendo dizer que h uma tendncia de cristalizao na maneira de funcionar, ou seja, uma tendncia do organismo a dar respostas automticas. Essas respostas se configuraram a partir de um momento em que foram usadas com sucesso no sentido de evitar a dor e o desprazer. Essa automao corresponde ao que chamamos de comportamento rgido. No h, nesse caso, a possibilidade de estabelecer o novo, o singular, diante do novo momento. No h uma permeabilizao pelo acontecimento. O que reage no compe, apenas reproduz uma forma padronizada de comportamento. A natureza protetora constante desse mecanismo pode ser chamada de encouraamento ou couraa muscular. Isso porque na sua formao acontece uma contrao muscular decorrente da reao do sistema neurovegetativo que, diante da dor ou do medo, se contrai. uma resposta somtica que tem como objetivo defender o organismo de um possvel ataque. Mesmo sendo uma couraa, pressupe certa flexibilidade. Segundo Reich, a couraa reage de acordo com o princpio do prazer: no prazer se expande (ficando mais permevel), no desprazer se contrai (ficando mais rgida). A flexibilidade ser maior ou menor de

28

acordo com a histria de formao do carter de cada um. Quanto maior for o encouraamento, mais neurtica a pessoa; quanto mais flexvel, melhor contato com a realidade. A couraa objetiva defender o ego, por isso em torno dele que ela se forma. Reich a designa como carter do ego. E acredita que o mecanismo utilizado pelo ego para se proteger da fora das pulses sexuais o recalcamento. Assim, um conjunto de aes se processa para evitar a situao temida. Se esses mecanismos encontram uma boa resoluo, eles chegam a um enrijecimento, o que provoca uma reao de repetio frente a situaes que causem angstia semelhante. Essa boa resoluo uma sada para aquele momento, no significando o mesmo para situaes posteriores. registrada, porm, pelo psiquismo como conveniente e se cristaliza, passando a atuar automaticamente, sempre que uma situao similar se apresente. Como se d, para Reich, o enrijecimento do ego? Visando a atender s necessidades econmico-libidinais, o enrijecimento do ego ocorre com base em trs processos: no primeiro, busca identificar-se com a realidade frustrante, ou seja, com a imagem da principal pessoa repressiva; aqui se encontra o sentido para o encouraamento; no segundo, volta a agresso que mobilizou contra a pessoa repressiva para si mesmo; aqui h o bloqueio parcial da motricidade, criando o fator inibidor do carter; e

29

no terceiro, desenvolve atitudes reativas aos movimentos sexuais, utilizando essa energia para a evitao da pulso sexual; canaliza parte da libido das pulses libidinais recalcadas (no sentido da evitao), enfraquecendo sua necessidade de satisfao.

H, porm, uma multiplicidade de condies para a formao do carter e no depende apenas do choque entre pulso e frustrao. Tais fatores, segundo Reich, so: em que fase do desenvolvimento libidinal a pulso foi frustrada; a freqncia e intensidade das frustraes; as pulses contra as quais a frustrao principalmente dirigida; o sexo da pessoa responsvel pela frustrao; e as contradies dessas frustraes (ora frustra, ora no frustra).

Para Reich essas condies so oriundas da ordem social e da estrutura econmica vigente. So os pais ou as pessoas que tomam conta da criana, os principais responsveis pela educao repressora e autoritria imposta pela sociedade, uma vez que eles executam os mandamentos da mesma, atrelados que esto prpria couraa. No negamos a existncia de um fator hereditrio na determinao dos modos de reao; at o recm-nascido tem seu carter. Sustentamos, porm, que o fator decisivo o ambiente. Este determina se desenvolver ou intensificar uma pr-disposio. (Reich, 1986: 169) Reich parece querer dizer que, embora o carter seja em parte inato ou herdado da constituio gentica dos pais, na interao com o meio que ele vai

30

se desenvolver. A herana de carter teria um papel potencial, o carter se desenvolveria e se completaria no meio. E refora essa opinio com a seguinte observao: O argumento decisivo contra o ponto de vista de que o carter inato fornecido por pacientes em quem a anlise demonstra que um modo definido de reao existiu at uma certa idade, desenvolvendo-se depois um carter completamente diferente. (Reich, 1986: 169) Reich parece, aqui, ver de forma mais ampla as condies que permitem ao ser se libertar de uma predeterminao. Mais do que fatores genticos, a experincia poder ser decisiva na formao do carter. Ao examinar todas as estruturas de carter, sempre est presente o conflito da relao entre os pais e a criana. Mais uma vez, esses pais esto a como os representantes da cultura. Reich deduz que essa situao traz angstia. Surge, portanto, uma tentativa de resolver o conflito e de perpetuar essa resoluo. Tambm considera provvel que a superestimao do fator hereditrio se d por um temor inconsciente s crticas que podero ser feitas em relao educao e aos fatores ambientais. Assim o comprometimento sai do social e fica no mbito hereditrio da famlia, do inexorvel, daquilo que no possvel mudar. Reich acredita que o complexo de dipo estrutural e permanece aderido estrutura psquica. Que fica impresso no carter de cada um. frase de Freud de que o complexo de dipo se desvanece pela angstia da castrao, devemos acrescentar o seguinte: que, de fato, ele se desvanece, volta a surgir, porm, em forma de reaes de carter que, por um lado, perpetuam suas principais caractersticas de

31

maneira distorcida e, por outro, constituem formaes reativas contra seus elementos bsicos. (Reich, 1986: 169) Aquilo de que Reich dispunha teoricamente era a concepo do complexo de dipo. Mas parece discordar de sua funo determinista (do seu aspecto universal e estrutural) e o situa como estrutural da neurose. Para Reich o carter neurtico se constitui num comprometimento tanto em seu contedo como em sua forma. Esto presentes no carter, tanto a pulso infantil (contedo) como a defesa (forma). Ou seja, o conflito infantil bsico permanece, transformado em formas padronizadas de reao, que voltam a se repetir por terem se tornado crnicas. da que se pode identificar o conflito infantil, expresso na padronizao de respostas. A natureza do carter, que tem como funo proteger o ego, indica que ele se destina evitao do perigo. Assim, sua formao se d na busca de atender as pulses do id sem deixar de defender-se das possibilidades do perigo externo. H dois conceitos utilizados por Freud e Ferenczi que so interessantes na compreenso da formao do carter no pensamento reichiano: haveria na vida psquica uma adaptao aloplstica e uma adaptao autoplstica (teoria de Lamark). Na adaptao aloplstica, o organismo modifica o ambiente. Na adaptao autoplstica, o organismo modifica a si mesmo. Em ambas as situaes, o que est sendo visado a sobrevivncia. Biologicamente a adaptao autoplstica na formao de carter se iniciaria a partir dos contatos externos, desagradveis e limitadores, apresentados pelo mundo de relaes. O choque entre o id e a frustrao ou limitao da libido impostas pelo mundo externo levam angstia. O aparelho psquico reage a essa 32

angstia erguendo uma barreira protetora entre si e o mundo externo. H diferentes manifestaes de angstia: angstia real, angstia do prazer e angstia estsica. A angstia real ocorre diante de um perigo real advindo do exterior. J a angstia do prazer o medo excitao prazerosa (devido negao da sexualidade). E angstia estsica causada pela estase da energia sexual no centro do organismo, quando se inibe a descarga orgstica perifrica. Pensando topograficamente, h uma luta entre o id e o mundo externo, na qual o ego fica como um amortecedor ou moderador entre os dois. Est claro que Reich encontra embasamento terico na conceituao topogrfica da psicanlise que dimensiona o aparelho psquico entre id, ego e superego. O ego a parte da personalidade exposta ao mundo exterior onde tem lugar a formao do carter; funciona como um amortecedor na luta entre o id e o mundo exterior (de onde se forma o superego). A moral do ego, no deriva pois do id, do organismo narcisistalibidinal; pelo contrrio, um corpo estranho tomado do ameaador e proibido mundo exterior. (Reich, 1986: 172) Diferentemente de Freud, Reich parece no identificar os mecanismos repressores na natureza do psiquismo, e sim achar que os mesmos so incorporados a partir do contato doloroso com o mundo externo. As foras repressivas viriam de fora, o que indica uma valorizao do mundo e das foras externas, pelo menos nesse momento de sua obra. Por carter entendemos aqui no s a manifestao exterior desse elemento, seno tambm a somatria dos modos de reao especficos de tal ou qual personalidade, em outras palavras, um fator determinado em essncia em forma funcional, que se expressa nos modos caractersticos de falar, da expresso facial, da postura, da 33

maneira de caminhar, etc. Esse carter do ego consta de vrios elementos do mundo exterior, de proibies, inibies das pulses e identificaes de distintos tipos. (Reich, 1986: 172) Reich parece querer dizer aqui que o que forma o carter do ego so elementos materiais de origem externa. So as proibies, inibies pulsionais e as diferentes formas de identificao. Na verdade, a grande preocupao de Reich com o homem patolgico, com o homem que sofre. Ele no tem uma preocupao em pensar o homem filosfico. o homem que vai clnica; que vai buscar a psicanlise, porque de alguma forma est comprometido em sua potncia. Por isso Reich tenta encontrar a potncia do homem nele mesmo. Se a ameaa expresso da sexualidade se encontra, porm, na base de formao do carter no ser suficiente para a sua manuteno (ameaa), pois: Contra os perigos reais do mundo exterior o homem civilizado tem a sua disposio uma grande riqueza de meios, as instituies sociais em todas as suas formas. Sendo um organismo altamente desenvolvido, conta com um aparelho muscular que lhe permite fugir ou combater, e com um intelecto que lhe permite prever e evitar os perigos. (Reich, 1986: 173) O autor afirma, portanto, que o homem adulto teria condies de se safar dos verdadeiros perigos ao lutar por sua sobrevivncia. Pois o organismo humano suficientemente desenvolvido, com musculatura para fugir ou lutar, e

intelectualmente dotado para prevenir-se e escapar de possveis perigos. Isso no acontecia na ocasio em que essa proteo da couraa se formou, quando o organismo ainda no tinha preparo para elaborao da frustrao vivida, alm de dispor de menor preparo fsico para o ataque ou fuga. No entanto, foi determinante

34

para a formao de um modo de funcionar automtico, padronizado, uma vez que os recursos encontrados por ocasio da frustrao foram eficazes. Diante da angstia, os mecanismos protetores do carter entram em ao. Isso poder ocorrer tanto por uma condio interna, em que a pulso possa significar perigo, quanto por estmulos externos. Ento o carter tem de dar conta da angstia atual, que advm da energia da pulso que no encontra caminho de resoluo (estase). A angstia uma excitao provinda de um momento no elaborado, no qual no foi possvel constituir-se uma representao simblica para o acontecido. Sendo assim, para Reich o carter uma forma crnica, congelada, de angstia. Outro conceito psicanaltico que Reich foi buscar para fundamentar a teoria da formao do carter foi o de recalque. E, aqui, vamos ter um conceito que fundamental para a psicanlise. Reich vai defender esse conceito no que abrange o seu ponto de vista econmico e dinmico. Do ponto de vista econmico, levar em conta os desinvestimentos, reinvestimentos e contra-investimentos pulsionais, no direcionamento da energia e na sua distribuio econmica. Do ponto de vista dinmico, ser considerada a motivao para o recalcamento. Se inicialmente a pulso obedeceria ao princpio do prazer, por que viria a causar desprazer? O desprazer decorre da represso social da sexualidade. Para defender-se dessa angstia surgem os mecanismos de defesa. O recalque j era usado por Reich da mesma forma que Freud o usava. O recalque inconsciente, parte do psicolgico do indivduo, enquanto a represso uma censura consciente, quer dizer, a sociedade quem censura. 35

A relao entre carter e represso a seguinte: a necessidade de reprimir exigncias pulsionais origina a formao de carter. Contudo, uma vez que o carter foi formado, torna-se desnecessria uma grande quantidade de represso; isso possvel porque as energias pulsionais livres, no caso da simples represso, so absorvidas pelas prprias formaes caracterolgicas. (Reich, 1986: 173) Isso sugere que ao formatar um trao de carter, o conflito que envolve um recalcamento foi solucionado. Seja porque uma vez resolvido o conflito, o recalcamento se torna desnecessrio ou porque o recalque transformado numa formao relativamente rgida, justificada pelo ego. Dessa maneira, o

desenvolvimento do carter est em conformidade com as tendncias do ego para unificar os empenhos do organismo. Reich conclui que o que se pode observar na prtica clnica que as represses advindas de traos de carter rgidos so mais difceis de serem eliminadas do que aquelas que produzem sintoma. O sintoma mais facilmente identificado, mas, de qualquer forma, algo no completamente tolerado pelo organismo. Por sua vez, o trao de carter rgido est acomodado e integralizado pelo ego, faz parte da auto-imagem, por isso entendido como algo da essncia, no causando estranhamento. Contudo, permanece esttico, impedindo a mobilidade, o movimento em direo vida. tambm a censura estabelecida no corpo. Como fica esse corpo censurado? Encouraado, reprimido em sua livre expresso.

36

H uma relao definida entre o ponto de partida da formao do carter, ou seja, proteo contra perigos pulsionais internos e angstia estsica, e absoro das energias pulsionais. (Reich, 1986: 173-4) Parece que aquilo que serviu inicialmente para defesa da vida, ou seja, a represso sexual, acabou se tornando, em ltima instncia, em defesa de interesses da sociedade e da cultura. O que deveria causar prazer leva perspectiva de desprazer, face represso da sociedade, e conseqente evitao do prazer sexual para obteno de aprovao social. A evoluo desde os tempos primitivos at a civilizao de nossos dias exigiu uma considervel restrio da gratificao libidinal, e tambm de gratificao de outros tipos. A evoluo humana tem se caracterizado pelo aumento da supresso sexual: em particular, o desenvolvimento da sociedade patriarcal foi paralelo a uma crescente disrupo e restrio da genitalidade. Com o progresso da civilizao, o nmero e a intensidade dos perigos exteriores, foram

progressivamente diminuindo, ao menos para o indivduo; desde o ponto de vista social os perigos para a vida do indivduo aumentaram. As guerras imperialistas e a luta de classes sobrepujam os perigos dos tempos primitivos. (Reich, 1986: 174) A organizao defensiva utilizada pelo indivduo adulto no mais necessria. Esses mecanismos se reuniram num momento de real indefenso, isto , quando o indivduo no dispunha de mecanismos de defesa suficientes para enfrentar satisfatoriamente a situao. A permanecem, ento, para servirem a outros propsitos, nesse caso, para limitar as exigncias pulsionais do id. Se pensarmos a couraa como uma forma congelada, uma reao automtica, fcil imaginarmos que ela no serve para todo o tipo de situao que venhamos a

37

enfrentar em nossos relacionamentos. Ocorre que ela funciona para limitar tambm as exigncias vindas de dentro do aparelho pulsional. E, nesse caso, bloqueado o movimento pulsional, antes que encontre o mundo das relaes para se manifestar. Enfim, h um bloqueio da manifestao do prprio desejo, desempenhado pela couraa ou armadura. Obviamente, a civilizao buscou criar proteo e mostrou-se eficiente em relao segurana individual, mas isso tambm apresenta desvantagens. Para evitar a angstia atual (ocasionada por perigos externos reais), as pessoas tiveram de reprimir suas pulses: a agresso deve ser reprimida mesmo quando se est morrendo de fome por causa da crise econmica e a pulso sexual limitada por normas e preconceitos sociais. Transgredir as normas significa um perigo real, por exemplo, punio por furto e masturbao infantil, e priso por incesto ou homossexualidade. (Reich, 1986: 174) Nesse caso, no s a frustrao como tambm a punio ou o medo de enfrent-las atuam como foras de paralisao. Para ter a minha vida de volta ser necessrio abandonar aquilo que me salvou um dia. Ou seja, para que possa haver fluxo, necessrio abandonar essa maneira de ser, essa couraa que provoca estase. A angstia estsica e a angstia atual exercem uma ao recproca: quanto mais angstia atual se evita, tanto mais se intensifica a angstia estsica, e viceversa. (Reich, 1986: 174) A angstia estsica tem como objetivo evitar um perigo pulsional, ela, porm, no livra o ser da angstia, porque na impossibilidade de ocorrer uma descarga libidinal, permanece a excitao como num circuito fechado, o que sentido como angstia: excitao sem fluxo de descarga.

38

Aquele que busca atender suas pulses libidinais, o faz independentemente do risco de excluso social. O homem menos encouraado tem seus recursos mais primitivos em uso, est mais perto da natureza de seu corpo. Os animais que tem uma organizao social precria esto mais sujeitos angstia real. No entanto, se no forem animais domesticados, raramente sofrero de estase pulsional. So menos encouraados, mais dinmicos em buscar satisfao libidinal. Obviamente eles no possuem um crtex cerebral que lhes possibilitaria a simbolizao. Mas inegvel que so organismos vivos e que buscam satisfao e, nessa medida, esto mais livres para atender seus fluxos, pois no esto inseridos numa cultura. A formao do carter tem uma dinmica que envolve princpios econmicos. So eles: a evitao da angstia atual (medo da punio); a angstia de estase (medo da excitao); e o princpio do prazer. Quando da formao do carter, o que se encontra presente a necessidade de evitar os perigos existentes na satisfao das pulses. Essas ameaas se apresentam, num primeiro momento, como medo da punio e, num segundo momento, como medo da excitao. Mesmo depois da couraa formada, o princpio do prazer continua a atuar, uma vez que o carter no serve apenas como defesa contra as pulses, ele tambm uma forma de satisfazer pulses distorcidas. Como um jeito de ser, uma maneira adaptada de resolver o conflito

39

entre id e superego, o carter vai buscar uma maneira de atender, ainda que distorcidamente, s exigncias pulsionais. Enquanto esta diminuio da tenso difere fenomenologicamente da gratificao direta, seu valor econmico quase o mesmo, pois tambm possibilita a diminuio da tenso. A energia pulsional usada para ligao e solidificao dos contedos de carter (identificaes, formaes reativas, etc.). (Reich, 1986: 175) Para ampliar o entendimento da noo de carter, cabe aqui falar sobre energia livre e energia ligada, conceitos tambm oriundos da psicanlise. So conceitos embasados na distribuio econmica da energia psquica ou libido. Laplanche & Pontalis definem energia livre e energia ligada como: Temas que exprimem, do ponto de vista econmico, a distino freudiana entre processo primrio e secundrio. No processo primrio, a energia diz-se livre ou mvel medida que se escoa para a descarga da maneira mais rpida e mais direta possvel; no processo secundrio, ela ligada, medida que o seu movimento para a descarga retardado ou controlado. Do ponto de vista gentico, o estado livre da energia precede, para Freud, o seu estado ligado, pois este caracteriza um grau mais elevado de estruturao do aparelho psquico. (1988: 200) H uma oposio entre esses dois momentos de energia (livre e ligada) que embasa economicamente a distino entre processo primrio e processo secundrio. No processo primrio o caminho da energia livre e se d num sentido de escoamento imediato de descarga. No processo secundrio a energia se liga a imagos, ou seja, est vinculada.

40

O processo psquico primrio totalmente inconsciente e o domnio das pulses, em que, segundo Freud: as catexias podem com facilidade ser completamente transferidas, deslocadas e condensadas. (1920: 51) Atravs da elaborao onrica possvel se apreender algo desse processo. J o processo psquico secundrio corresponde vida de viglia normal; do ponto de vista tpico, diz respeito ao sistema pr-consciente e consciente. Enquanto no processo primrio a energia excitatria busca o escoamento imediato, no processo secundrio a energia se liga para talvez encontrar uma resoluo mais tarde. Essa energia chamada de energia quiescente, ou seja, uma energia que se transforma de um estado de fluxo livre para um estado quiescente. uma energia potencial, que se encontra como que em um reservatrio de tenso nervosa. uma excitao tnica, mas a energia esttica e, como j dissemos, correspondente ao processo secundrio. No caso do processo secundrio, a identidade de pensamento que buscada: O pensamento deve seguir pelos caminhos de ligao entre as representaes sem se deixar iludir pela intensidade delas. (Freud, 1900/01: 545-6) Parece que aqui temos referncia ao funcionamento neurtico, ou como funciona a couraa caracteriolgica no sentido da tendncia repetio. Em 1920, em Alm do princpio do prazer, Freud faz uma referncia ao funcionamento do sistema consciente quanto aos processos excitatrios, diferentemente do sistema pr-consciente e inconsciente. Alega que

provavelmente a diferena de funcionamento se d pelo sistema consciente estar diretamente em contato com o mundo externo, enquanto nos outros sistemas os

41

processos excitatrios no deixam nenhuma alterao permanente em seus elementos. Peo pacincia ao leitor, pois optei por fazer uma longa citao da obra do Freud, por consider-la importante e elucidativa a respeito de como Reich encontrou na psicanlise os fundamentos para o conceito de formao da couraa e do carter. Imaginemos um organismo vivo em sua forma mais simplificada possvel, como uma vescula indiferenciada de uma substncia que suscetvel de estimulao. Ento, a superfcie voltada para o mundo externo, pela sua prpria situao, se diferenciar e servir de rgo para o recebimento dos estmulos. Na verdade, na embriologia, em sua capacidade recapituladora da histria desenvolvimental, mostranos realmente que o sistema nervoso central se origina do ectoderma; a matria cinzenta do crtex permanece um derivado da camada superficial primitiva do organismo e pode ter herdado algumas de suas propriedades essenciais. Seria ento fcil supor que, como resultado do impacto incessante de estmulos externos sobre a superfcie da vescula, sua substncia, at uma certa profundidade, pode ter sido permanentemente modificada, de maneira que os processos excitatrios nela seguem um curso diferente do seguido nas camadas mais profundas. Formar-se-ia ento uma crosta que acabaria por ficar to inteiramente calcinada pela estimulao, que apresentaria as condies mais favorveis possveis para a recepo de estmulos e se tornaria incapaz de qualquer outra modificao. Em termos do sistema Cs., isso significaria que seus elementos no poderiam mais experimentar novas modificaes permanentes pela passagem da excitao, porque j teriam sido modificadas, a esse respeito, at o ponto mais amplo possvel; agora, contudo, se teriam tornado capazes de dar origem conscincia. (1920: 41-2)

42

Nessa afirmao pode-se perceber a similaridade do conceito reichiano da origem psicofsica da couraa. Ao contato superficial, causador de impacto, o organismo vai criando uma crosta de proteo, que diminui a possibilidade de afetao pelos estmulos oriundos do mundo exterior. Contudo, temos mais a dizer sobre a vescula viva, com sua camada cortical receptiva. Esse pequeno fragmento de substncia viva acha-se suspenso no meio de um mundo externo carregado com as mais poderosas energias, e seria morto pela estimulao delas emanadas, se no dispusesse de um escudo protetor contra os estmulos. Ele adquire esse escudo da seguinte maneira: sua superfcie mais externa deixa de ter a estrutura apropriada matria viva, torna-se at certo ponto inorgnica e, da por diante, funciona como um envoltrio ou membrana especial, resistente aos estmulos. Em conseqncia disso, as energias do mundo externo s podem passar para as camadas subjacentes seguintes, que permanecem vivas, com um fragmento de sua intensidade original, e essas camadas podem dedicar-se, por trs do escudo protetor, recepo das quantidades de estmulo que este deixou passar. Atravs de sua morte, a camada exterior salvou todas as camadas mais profundas de um destino semelhante, a menos que os estmulos que a atinjam sejam to fortes que atravessem o escudo protetor. O escudo protetor suprido com seu prprio estoque de energia e deve, acima de tudo, esforar-se por preservar os modos especais de transformao de energia que nele operam, contra os efeitos ameaadores das enormes energias em ao no mundo externo, efeitos que tendem para o nivelamento deles e, assim, para a destruio. (Freud, 1920: 43) J nesse pargrafo Freud considera o valor da camada protetora. Pois o volume de estmulos externos no seria suportvel a um organismo, tal sua intensidade. O problema, a meu ver, que quando se d a formao da couraa o 43

organismo ainda bastante precrio para se proteger dos estmulos externos, mas exatamente essa forma crnica de reao (barreira protetora), que acaba prevalecendo, mesmo quando j no mais necessria. Freud ainda faz referncia energia disponvel para sustentao da camada protetora. Assemelha-se ao que Reich diz sobre a energia gasta na manuteno da couraa, ao invs de ser investida em prazer. Por essa obra ter sido escrita no momento em que Reich descobre Freud e a psicanlise, imagino que o impacto causado ao primeiro deve ter sido muito grande. Quem sabe se o enfoque de Reich sobre o carter no tenha ocorrido exatamente sobre esse precioso material encontrado por primeira vez no momento em que terminava o curso de medicina. E talvez da haver surgido o interesse de Reich em desenvolver mais profundamente esse conceito. Uma vez mais, essa referncia parece confirmar minha hiptese de que Reich no tinha a inteno de negar o que Freud disse at ento, mas seu interesse recaa em aprofundar conceitos no to explorados, sempre visando sua explicao e aprimoramento da clnica. Ou seja, desenvolver e ampliar a tcnica psicanaltica. Para ilustrar essa noo de carter e seu funcionamento econmico, trago a autora chilena Marcela Serrano que diz que o problema da neurose que investimos cem por cento, recebemos de retorno sessenta por cento e inventamos os outros quarenta para fingir que nos satisfizemos. Em seu romance El albergue de las mujeres tristes (1997), descreve muito bem esse processo neurtico de satisfao, como, s vezes, s a arte consegue faz-lo. Serrano nos sugere que a satisfao no completa, uma forma de nos ludibriarmos, de acreditarmos que conseguimos, apaziguando assim o conflito enfrentado pelo ego. 44

A qualidade e a quantidade da couraa do carter ser determinante para as possibilidades de flexibilidade e de permeabilidade da estrutura psquica. Se o encouraamento atingiu de alguma forma uma compatibilidade com o desenvolvimento da libido, sero possveis algumas brechas que tornam o mundo interno permevel e possibilitam o contato com o mundo externo. Nestas brechas se encontra alguma mobilidade para a libido que buscar satisfao pulsional, livre da couraa. Qualitativamente o carter ser determinado pela fase do desenvolvimento libidinal na qual houve fixao. Quantitativamente vai depender da economia da libido, ou seja, da energia envolvida nos processos atuais. Nessa medida esse um fator responsvel pela forma atual do carter. (Reich, 1986: 175) Para Reich a couraa do carter tem uma funo econmico-sexual. Ou seja, a sua dinmica visa a atender a um processo disparado pelo movimento libidinal na busca do prazer. Na percepo do autor, h duas estruturas possveis de carter: neurtico e genital. Por carter neurtico Reich entende: carter que, devido estase sexual crnica, funciona de acordo com os princpios da regulao moral compulsiva. Carter genital o carter no-neurtico. o carter capaz de auto-regulao natural (no sofre de estase sexual). Dessa forma: Verificamos que existem meios adequados para assimilar a angstia. Meios adequados so a gratificao orgstica genital e a sublimao; meios inadequados so todos os tipos de gratificao pr-genital e as formaes reativas. (Reich, 1986: 177) Do ponto de vista qualitativo, ao carter genital caberia a satisfao orgstica genital e a sublimao; e ao carter neurtico, as satisfaes prgenitais e as formaes reativas. J do ponto de vista quantitativo, o carter genital alterna entre tenso (excitao) e satisfao adequada (descarga) da

45

libido, havendo uma regulao da economia libidinal. O carter neurtico est sujeito a uma crescente estase da libido, uma vez que suas possibilidades de satisfao no atendem s necessidades pulsionais. Em termos de suas diferenas qualitativas, o carter neurtico e genital so tipos ideais. Os caracteres reais so tipos mistos e a possibilidade de uma boa economia libidinal depende do grau de mistura. Em termos da quantidade de gratificao libidinal direta possvel, os caracteres genital e neurtico ho de ser considerados como tipos mdios: ou a satisfao da libido chega a um ponto tal em que capaz de eliminar a estase da libido ou isso no acontece. No ltimo caso, desenvolvem-se sintomas ou traos de carter neurtico que prejudicam a capacidade social e sexual. (Reich, 1986: 177) Reich no acredita em uma posio nica, ou seja, que algum se encontre fixado dentro de um tipo de carter, seja ele genital ou neurtico, mas sim que existe um trnsito entre ambos, a que ele chama de tipos ideais. Para identificar as diferenas qualitativas desses dois tipos ideais, ele usa o recurso topogrfico, mencionando como seria a atuao dos mesmos nas instncias do id, superego e ego. Na estrutura do id, Reich entende que o carter genital se encontra completamente capacitado para atender e usufruir suas possibilidades. O carter genital atingiu completamente a fase genital psambivalente; o desejo de incesto e o desejo de se livrar do pai (da me) foram abandonados, e os empenhos genitais projetados sobre um objeto heterossexual que no representa, como acontece no caso do carter neurtico, realmente o objeto de incesto. O objeto heterossexual assume completamente o papel mais especificamente, o lugar do objeto incestuoso. O complexo de dipo j no um fator

46

contemporneo; foi resolvido. No est reprimido: antes, est livre de catexia. As tendncias pr-genitais (analidade, erotismo oral e voyeurismo) no esto reprimidas. Em parte se fixaram no carter como sublimaes culturais; em parte, tm participao nos prazeres que antecedem a satisfao direta. Esto, de qualquer forma, subordinadas aos empenhos genitais. O ato sexual continua a ser o objetivo sexual mais importante e mais agradvel. (Reich, 1986: 178) De alguma maneira, a estrutura de carter genital parece estar possibilitada a usufruir plenamente da vida e de todas as foras pulsionais do id na direo da realizao sexual. Reich d espao tambm para a agresso, mencionando que teria sido sublimada em realizaes sociais, e uma pequena parte dirigida para a sexualidade genital, significando uma adequada distribuio das foras pulsionais, o que asseguraria uma completa satisfao orgstica. Atingiria sua plenitude por meio do sistema genital, mas teria satisfao anterior na pr-genitalidade. Quanto melhor for a interao entre a libido pr-genital e genital maior a possibilidade de satisfao e menor a tendncia a uma estase patognica da libido. No caso do carter neurtico, pode at mesmo haver alguma satisfao orgstica, quando o indivduo no abstinente, mas no ocorre em plenitude. No h uma descarga total da libido livre e no sublimada. Ou seja, h um comprometimento da potncia orgstica. A regulao da energia sexual depende da potncia orgstica, isto , da capacidade do organismo de permitir um livre fluxo das convulses clnicas 2 do reflexo do orgasmo. O organismo encouraado incapaz

clnica: contraes espasmdicas.

47

da convulso orgstica; a excitao biolgica inibida por espasmos em vrias regies do organismo. (Reich, 1986: 178) Nesse caso, o orgasmo nunca pleno. O objeto incestuoso tem um investimento atual ou usado para formaes reativas. H um alto investimento no sistema pr-genital. Como num crculo vicioso, as fixaes sexuais infantis perturbam a funo orgstica; essa perturbao desenvolve uma estase de libido; a libido em estase se volta para as fixaes pr-genitais intensificando-as. E a energia libidinal excedente no est disponvel para a ao social, ela direcionada para o recalque de pulses infantis. Para Reich, no carter genital, existe um alto grau de harmonia entre o id e o superego (1986: 179), que nesse caso afirmaria o sexo. Pois com a superao do complexo de dipo, no h necessidade de contra-investimento das pulses libidinais. No h proibies do superego para as intenes e finalidades sexuais. A libido genital diretamente satisfeita no tendo necessidade de outras vias de escoamento. Existe um superego que tem um critrio prprio e que funciona a favor da potncia do ser. J no carter neurtico, o complexo de dipo no foi superado. E a atuao do superego garantida por seu elemento central: a proibio do incesto. Assim, o recalque sexual do ego associado estase da libido cria dispositivos sdicos, representados pela moralidade. A possibilidade de direcionar energia para aes sociais grande. No apresentam, porm, um grau de satisfao razovel, uma vez que o sentimento de impotncia (orgstica) mais ou menos consciente est presente.

48

As provas compensadoras da potncia na realizao social no podem, de maneira alguma, substituir o sentimento de potncia genital; por essa razo, o carter neurtico nunca chega a se livrar de um vazio interior e de um sentimento de incapacidade por mais que tente compens-lo. (Reich, 1986: 180) Parece que Reich se refere insuficincia da sublimao para dar conta da potncia orgstica. As gratificaes genitais so importantes. A gratificao orgstica insubstituvel. Reich foi muito preciso a esse respeito em A funo do orgasmo (1934). A sublimao desempenha um papel mais importante como substituio das gratificaes pr-genitais. possvel sublimar, mas isso no elimina a necessidade de gratificao orgstica. No carter genital, o ego no se ope ao id e, nesse caso, gasta pouca energia em contra-investimentos, sobrando muito mais energia para atuar e experimentar o mundo externo. De acordo com Reich, nesse tipo de carter: a atuao e a experincia so intensas e de livre fluxo. (1986: 181) O ego do carter genital apresenta uma couraa flexvel, que ele mesmo domina e no dominado por ela, como no caso do carter neurtico. A flexibilidade e a fora de sua couraa se evidenciam pelo fato de, em um caso, ele se abrir ao mundo de modo to intenso quanto, em outro, se fechar a este. A capacidade de se dar revela-se principalmente na experincia sexual: no ato sexual com o objeto amado, o ego quase deixa de existir, com exceo de sua funo de percepo. Nesse momento a couraa quase se dissolve por completo. (Reich, 1986: 181)

49

Dessa forma, o ego tem menos a funo de controle e passa a usufruir da experincia, implicado diretamente com o prazer e no com os perigos do contato externo. Como nos ensina Reich: Os sentimentos neurticos de culpa praticamente no existem. Sua sociabilidade se baseia na agresso sublimada, no na recalcada, e na orientao para a realidade. Mas isto no significa que ele se submeta sempre realidade social. Pelo contrrio, o carter genital, cuja estrutura est totalmente em desacordo com a nossa cultura contempornea moralisticamente anti-sexual, capaz de criticar e de modificar a situao social. (1986: 182) O que define o carter neurtico a forma inadequada da economia da libido. Ou o ego do carter neurtico abstinente sexualmente ou, quando consegue alguma satisfao sexual, vem permeada por sentimentos de culpa. Como um amortecedor entre o id e o superego est sempre pressionado, parecendo inimigo do id e adulador do superego. Secretamente, porm, rebela-se contra o superego e deseja atender aos mandos do id. O ego est encouraado contra o prazer e o desprazer (bloqueio afetivo), ou acessvel apenas ao desprazer, ou bem o prazer se converte imediatamente em desprazer. A couraa do ego rgida, carece de flexibilidade; as comunicaes com o mundo externo so insuficientes, tanto respeito da libido objetal como da agresso. A funo da couraa se dirige principalmente contra o interior; o resultado um enfraquecimento pronunciado da funo da realidade do ego. As relaes com o mundo externo no so naturais, carecem de vitalidade e so contraditrias, faltando-lhes a participao harmoniosa da personalidade total. Existe incapacidade de

experimentar com plenitude as coisas e as pessoas. O carter genital pode modificar, reforar ou mitigar seus mecanismos de defesa. O 50

carter neurtico, ao contrrio, se acha completamente merc dos mecanismos inconscientes de seu carter; no pode operar de forma distinta, ainda que queira faz-lo. (Reich, 1986: 183) Nesse caso o ego se assemelha a um malabarista que passa a maior parte do tempo investindo energia em manter distintas demandas em constante ateno, sem, no entanto, privilegiar sua satisfao. Trata-se mais de uma proposta defensiva dos impulsos internos e estmulos externos, do que da possibilidade de viver a experincia livremente, intensamente. Em se tratando das diferenas entre as realizaes sociais do carter genital e do carter neurtico, h que se atentar para o funcionamento da sublimao e a satisfao orgstica da libido no carter genital e a formao reativa no carter neurtico, na concepo reichiana da psicanlise. Para Freud, segundo Reich, a sublimao : (...) o resultado do desvio de um empenho libidinal de seu objetivo original e seu redirecionamento para um objetivo socialmente vlido mais elevado. A pulso que recebe uma satisfao sublimada deve ter abandonado seu objeto e sua finalidade originais. (1986: 185) Reich afirma que uma regulao da economia libidinal garante uma sublimao bem-sucedida e duradoura. Tambm a insatisfao ou a satisfao apenas pr-genital da libido interfere negativamente na sublimao, podendo ainda a satisfao orgstica genital vir a estimul-la. A formao reativa est para o carter neurtico, assim como a sublimao est para o carter genital. Enquanto a sublimao tem a tendncia a fluir livremente, a formao reativa espasmdica e compulsiva. A ao na formao

51

reativa compulsiva, por isso mesmo propensa robotizao. A ao reativa tende ao automatismo, funciona como uma descarga, cuja motivao vem pelo negativo: No posso parar. J na sublimao h o prazer do ato, assim como o seu efeito: O homem que sublima se aproxima mais de suas capacidades do que o homem que trabalha de modo reativo. (Reich, 1986: 187) No caso da formao reativa a meta original (sexual) mantida, o que mantm o processo econmico libidinal repleto de libido. Isso faz com que o ego tenha que continuamente transformar esse investimento em contra-investimento, para ento conseguir controlar a pulso. O ego est constantemente ocupado consigo mesmo, investindo sua energia em autocontrole. Enquanto na sublimao, as energias do ego so livres para atuar e h maior possibilidade de fluxo. Reich enfatiza que necessrio observar a diferena entre o carter genital e neurtico da forma mais elstica possvel. At mesmo porque a distino entre os dois baseada em critrios quantitativos: o grau de estase da libido ou o grau de satisfao sexual direta. Assim, o leque possvel entre esses dois tipos muito vasto. necessrio se levar em conta que a distino entre carter neurtico e carter genital no rgida. Como se baseia em um critrio quantitativo o alcance da gratificao sexual direta, ou ento da estase libidinal , existe toda a sorte de transies entre os dois tipos ideais. No entanto, em termos do seu valor heurstico e do ponto de vista que ela oferece no trabalho prtico, uma investigao tipolgica parece no s justificada, mas at mesmo imprescindvel. Uma vez que este trabalho representa apenas o comeo na direo de uma teoria

52

gentica dos tipos, no h nenhuma pretenso em dar respostas a todas as questes relativas a tipologia. (Reich, 1986: 191) Definitivamente para Reich: a teoria freudiana da libido, pensada sem restries e consistentemente, a nica fundamentao legtima para uma caracterologia psicanaltica. (1986: 185)

53

3. PROCESSOS DE SINGULARIZAO

a conscincia onipresente a sinto s vezes no peito porm tambm est nas mos na garganta e nas pupilas nos joelhos e nos pulmes mas a conscincia mais conscincia a que se instala no crebro e a ordena probe festeja e at busca interminavelmente os arquiplagos da alma

Mrio Benedetti

Meu encontro com Gilles Deleuze e, posteriormente, com Flix Guattari definitivamente encontro de movimento. Conhecer esses autores como encontrar pessoas que conhecem conhecidos e que, ao mesmo tempo, me apresentam o novo. O que de mais surpreendente encontrei neles foi o conceito da no-forma, da no-rigidez, mas foi tambm o de mais difcil apreenso. Esse conceito me despertou interesse, exatamente porque veio ao encontro do conceito de carter desenvolvido por Reich. Dizer de no-forma dizer de uma negao. E o que se nega aqui o aprisionamento de algo ou de alguma coisa em uma forma. Uma forma preconcebida, uma forma preestabelecida. Uma forma que seja a representao de algo. no pressupor algo ou alguma coisa dentro de um padro formativo ou formatativo. O conceito da no-forma no o do disforme, mas a possibilidade do processo. a conceituao do que no tem uma forma pronta e definida, pois

54

est constantemente encontrando novas possibilidades, isto , o que era h pouco j no mais o , pois est num outro momento, de um outro jeito. Tentarei, neste trabalho, criar uma triangulao linguageira com o que disponho terica e clinicamente e com os autores citados. Viso com isso a uma nova conexo conceitual. Considerando a linguagem, no disponho de uma forma suficiente, acadmica ou no, para exprimir a problemtica que me toma, uma problemtica que, de imediato, j me coloca em estado de desconfiana das formas. Reich, o primeiro dos autores estudados, aponta como a formao do carter o aprisionamento de uma forma, tanto no corpo como no psquico, de mecanismos de defesa que apresentam respostas automticas aos encontros proporcionados pela vida. Foi a palavra singularidade, e no o conceito dela, que me fisgou inicialmente na busca de Deleuze e Guattari. Algo mais do sensrio que do conceitual me convocou a esse encontro. Pois, certamente, eu tinha minha concepo sobre este termo: singularidade. Mas nada do que pudesse conceber se aproximava daquilo que descobri com esses autores. Foi apenas o que me levou a procurar um primeiro contato, o que primeiro me seduziu. Parece inevitvel que algo sempre nos seduza. E no aprendizado no seria diferente. E esse conceito, sinto-o carregado de afetos, mais do que consigo precisar. provvel que no haja mesmo uma forma definitiva para esse conceito. Trata-se mais do formal do que da forma. Do que est institudo, encarcerado em uma fixao, que nada mais do que paralisao. E talvez minha atrao por ele

55

esteja exatamente numa eterna reconstruo da possibilidade singular, no sentido de vida que ele promove, no sentido de constante fluxo. Para quem est lendo, certamente pode ocorrer a necessidade de uma conceituao. difcil, porm, falar de conceituao, sem incorrer no erro de fixar em palavras algo que est em constante movimento de desconstruo e construo, mas como dizem Deleuze e Guattari: No h conceitos simples. Todo conceito tm componentes, e se define por eles. Tem portanto uma cifra. uma multiplicidade, embora nem toda a multiplicidade seja conceitual. (1992: 27) Buscarei essas cifras e procurarei encontrar esses componentes, constituintes dos conceitos dos quais me valerei neste texto. Buscarei seus contornos irregulares, encontrando alguma sada para o caos que est sempre se acercando dessa discusso to amplamente filosfica e dispondo minhas impresses sobre tais conceitos. Procurarei fluir nesta a/ventura do encontro com os autores, preservando, ao mximo, o aprendizado que pude ter com eles, a saber: o pensar em movimento, o pensar nmade. Considero que a construo do pensamento na cultura esteve sempre orientada em buscar formas para dar conta de informaes seguras. Esse fenmeno no ocorre apenas com a cincia, mas tambm est presente na filosofia. Creio que ser com Espinosa, no sculo XVII, que a filosofia vai propor a dissoluo da forma fixa. possvel considerar que Espinosa foi o primeiro a propor a valorizao do singular em detrimento de um conceito que abranja o universal. Consideremos a seguinte frase de Espinosa:

56

Os corpos distinguem-se uns dos outros em razo do movimento e do repouso, da rapidez e da lentido, e no em razo da substncia. (tica II, Proposio XIII, Axioma II, Lema I.) Pois bem, tomarei essa frase como suficiente para justificar a necessidade de liberar minhas expresses em relao a formas conceituais fixas; ligarei essa frase ao convite que Nietzsche nos faz de pensar em termos de conceitos plsticos, isto , conceitos que se determinam relativamente quilo que eles determinam. Os conceitos so para serem experimentados, pois so plsticos, flexveis. A funo do conceito no interpretar explicitar. Como diz Orlandi (2002): plstico o conceito que se determina com aquilo que ele determina. 3 Ou seja, o conceito se faz com o que ele est conceituando, processual. Os conceitos esto em relao com os jogos de velocidades, lentides e repousos. Sendo assim, pode-se pensar os corpos em termos de latitudes e longitudes. Um corpo no se define pela forma que o determina, nem como uma substncia ou sujeito determinados, nem pelos rgos que possui ou pelas funes que exerce. No plano de consistncia, um corpo se define somente por uma longitude e uma latitude: isto , pelo conjunto dos elementos materiais que lhe pertencem sob tais relaes de movimento e de repouso, de velocidade e de lentido (longitude); pelo conjunto dos afetos intensivos de que ele capaz sob tal poder ou grau de potncia (latitude). (Deleuze e Guattari, 1997: 47)

Citao referente a contedo expositivo de aula no curso de Psicologia Clnica do Programa de Ps-Graduao da PUC-SP, 2 sem. de 2002.

57

Esse cruzamento que define os corpos, esse encontro de latitudes e longitudes, aponta para uma complexidade cambiante para os corpos. Quero dizer que o que caracteriza um corpo no so suas formas, e sim seus movimentos. Os corpos esto sempre em devir. Esto em constante processo. No h forma definitiva para eles. O que se tem neste momento j est se transformando. O corpo se transformando por aquilo que ele traz e por aquilo que o afeta. Escrever este texto um desafio. No quero formas fixas e nem mesmo repetir pura e simplesmente o que disseram autores to interessantes quanto Gilles Deleuze, Flix Guattari, Wilhelm Reich, Espinosa e tantos outros. Quero me deixar emprenhar por eles e quero que esses encontros possam resultar em alguma dana. Que essa dana seja agradvel aos olhos e provoque os sentidos de quem, por acaso, o venha a ler. A busca por palavras para compor este texto enfrenta a constante batalha para no cair no plano das formas e da representao. Ou seja, estou constantemente alerta para no cair na tentao de apresentar formas prontas, que visem a encontrar algum sentido no plano da representao. Isso, por ser o plano de representao, o plano da analogia e do juzo, em que as questes morais entremeiam os pensamentos. Procuro pensar sem comparar, sem indicativos que afirmem o que est certo ou que est errado. Sem buscar parmetros que levem em conta uma exterioridade quilo que est sendo pensado. Sem julgar, a partir de algo exterior ou interior, o que se apresenta como uma singularidade. O que despertou meu interesse por singularidade foi exatamente um sentimento de excluso que experienciei em muitos encontros com grupos. 58

Sempre experimentava algum remorso pelo fato de no conseguir fazer as coisas exatamente como o grupo mandava. Mas em mim ficava a forte sensao de que no teria outro jeito. Isso trouxe muitos desencontros, aps alguns encontros com esses grupos. Foi ao comear a ler Deleuze, especialmente, que comecei a me sentir menos s. Os encontros com palavras como singularidade, processos de singularizao, singular, foram me apanhando, a princpio, pelas vsceras e ainda pouco pela compreenso. J com o tempo, com mais entendimento, maior sentido. Os textos so difceis. Os termos empregados davam a impresso de necessitar de algum processo de iniciao para serem apreendidos, pois, apesar de serem palavras de uso corrente, tinham um sentido muito prprio, que tambm escapava s definies meramente formais. Tudo isso, ao mesmo tempo em que me seduzia, me amedrontava. Causava-me o incmodo do novo, de um lugar onde eu no tinha domnio, levando a uma certa vulnerabilidade. Quanto mais conhecia essas idias, mais descobria o valor dessa vulnerabilidade, desse lugar absolutamente desconhecido. Descobri, l pelas tantas, que era um processo, no exatamente uma apropriao, 4 mas uma transformao. Ao me deformar em antigos conceitos, me movimentava em novas descobertas. Fui fazendo composies e ampliando sentidos, num efeito contnuo. Tanto que isso torna mais delicada a composio deste texto. A cada palavra, a cada frase que escrevo, parece que j h uma expresso possvel que me escapa, que est frente, se fazendo. o devir-texto.
4

Com apropriao, nesse caso, quero dizer que no algo do que me aproprie como um bem imvel, pois sempre movente, sempre movimento.

59

O surpreendente nesse processo que me tira o conforto, traz inquietao, no tem paradeiro. A princpio, isso me angustiava. Buscava alvio fazendo associaes, encontrando correlaes ou identificaes. At descobrir que no seriam identificaes, mas novos sentidos, novos caminhos que me aguardavam. Que no era repouso, mas sim processo. Constante devir. O devir um desfazimento de formas, a destituio das formas. uma nova forma, que j no mais a mesma, outra e, logo, outra. uma desterritorializao, a perda de um territrio para passar a outro. escapar da forma que aprisiona para permitir o intensivo. Esse exatamente o processo que me interessa discutir aqui, pois a ele que estou me referindo nessa composio de autores. Essa composio que me faz pensar e proceder no trabalho teraputico. Sou uma acompanhante de processo, processando-me junto. Sou, como diria Deleuze, uma sentiente 5 junto com outro sentiente tentando encontrar caminho para seus processos. Sentiente aquele que sente, que afetado por algo, e isso pode produzir ou no sentido. Sentiente porque aquele que se encontra em processo de sentir; sensaes que se desenrolam, que desembocam noutra e, logo, noutra sensao. Busco constantemente uma composio com esses autores que me leve a encontros e mais encontros. O valor desses encontros est nas afeces que eles me fazem experimentar, no aumento do meu poder de afetar e ser afetado, na
Sentiente: palavra usada por Suely Rolnik na traduo do livro Francis Bacon, A lgica da sensao, para designar aquele que sente as sensaes. Citao referente a contedo expositivo de aula no curso de Psicologia Clnica do Programa de Ps-Graduao da PUC-SP, 2 sem. de 2001.
5

60

intensificao da minha potncia de pensar e agir e, portanto, nas linhas de singularizao que eles me fazem viver. No pretendo que esses autores me confirmem crenas ou idias preconcebidas. Ao contrrio, sinto que esses encontros proliferam sentidos que se enredam com a prpria afirmao da vida. Vida como potncia de variao, como movimento, no qual o prprio repouso apenas uma parte do trajeto, mas enfim, processo o tempo inteiro. Que o intensivo me tome, me interpele. E que intensivo esse? O intensivo provocado pelos encontros. no encontro que me afirmo e que afirmo a vida. Encontro onde afeto e sou afetado. O intensivo carne viva, incmodo. Algo que me demove do repouso, que vai criar algum de mim: movimento. O movimento afirma a vida, enquanto a paralisia a no-vida. No h qualidade evolutiva para o movimento. O que me compe agora, pode me decompor amanh. Mas o que decompe comigo estar compondo com outros corpos. Assim no h uma evoluo a buscar, a perseguir, pois se assim fosse, haveria uma idia preconcebida do que certo ou do que errado. Apenas a afirmao da vida vlida e se d no encontro. Assim, a afirmao da vida uma intensidade. Cabe aqui considerar a relevncia de uma prudncia no jogo dos encontros. Como viabilizar a intensidade? Como chegar afirmao intensiva da vida, mantendo a prpria dignificao da vida? No parece ser algo simples e nem h uma frmula para isso. Ao contrrio, cada processo mantm a sua especificidade, a sua disponibilidade e a sua possibilidade para tal. Como diz Orlandi (2002):

61

teramos que considerar o problema de uma arte da prudncia astuciosa. 6 Essa expresso prudncia astuciosa valiosa, pois considera a necessidade de levarmos em conta um cuidado nos encontros, para que a vida se amplie sim, mas para que mantenha sua dignidade. Isso pode ser referido como arte, uma vez que necessria certa habilidade para no perder a dimenso tica de coexistentes, sejam pessoas entre si e/ou seu ambiente. E pode ser pensado como a arte do encontro que aumente a potncia de afetar e ser afetado daqueles que se encontram, levando em conta que o que me dignifica, no encontro com o outro, no pode desrespeitar sua dignidade. O respeito a si prprio e o respeito mtuo esto implicados na idia de dignidade. 7 (Orlandi, 2002) A intensidade vivida sem a dimenso da prudncia corre o risco de extinguir a vida em vez de ampli-la. O encontro dinmico. Provoca movimento, tira da acomodao. Por isso o encontro sempre propiciar modificaes que se desenvolvem ou no em alianas, conflitos, guerras... uma modificao. O encontro uma mistura de corpos, nos quais as foras estaro se compondo. No encontro, saio do repouso. No encontro, tenho a diferena. Ela, a diferena, incomoda. Ela o que no sei. Mas exatamente a que posso ter acrscimos ou perdas da minha potncia de pensar e agir. No encontro se d a metamorfose das formas. Pois no encontro entram em ao as linhas de fuga. Entendam-se linhas de fuga como uma mquina que opera na descodificao e na desterritorializao. Como uma mquina de guerra,
6

Citao referente a contedo expositivo de aula no curso de Psicologia Clnica do Programa de Ps-Graduao da PUC-SP, 2 sem. de 2002. Vide nota anterior.

62

rompe com os cdigos preestabelecidos, desterritorializa territrios preexistentes. Cria espaos de ventilao para a entrada do novo. Penso em linhas de fuga como gua que escorre entre os dedos, por mais apertados que tentemos mantlos. O fluxo da gua mais potente, segue seu percurso. As linhas de fuga viabilizam os fluxos; propiciam uma fuga do que est institudo. E no se trata de fugir ao. , ao contrrio, gerar novas possibilidades para aes. A linha de fuga uma possibilidade para a criao, para ir alm. o contrrio da alienao, o que traz o revolucionrio. a plena possibilidade para o movimento. o passo ligeiro, o novo passo. As linhas de fuga constituem a cartografia do desejo. Desejo visto como fora. Deleuze e Guattari no vem o desejo como falta, e a tal concepo fazem uma crtica. Para eles, desejo produo. O desejo provoca movimento, produz. O desejo o produtor do real. Ele produz a realidade. O desejo no produz o fantasma da falta. E no real tudo possvel, no h falta no real. A falta produo fantasmtica. Conforme suas palavras: Ao desejo no lhe falta nada, no lhe falta o seu objeto. (1972 8 : 31) Para eles, o desejo vem antes do sujeito e no h um sujeito fixo. O objeto e o desejo so ambos mquinas conectadas. Ambos envolvidos no processo de produo. Para Deleuze e Guattari a falta inserida, aderida produo social. A classe dominante inventa a falta para atender a seus interesses:

A edio portuguesa dessa obra, reputada como a melhor traduo para a nossa lngua, porta um erro de data que perturba o leitor. Dela consta 1966 como o ano de impresso. A data provvel 1996. Por isso, ao citar essa obra, reportar-me-ei sempre ao ano de 1972, quando ocorreu a edio francesa original. Farei, porm, aluso s duas datas nas referncias bibliogrficas.

63

a arte da classe dominante, essa prtica do vazio como economia de mercado: organizar a falta na abundncia de produo, fazer vacilar todo o desejo pelo grande medo de falhar, fazer depender o objeto de uma produo real que se supe exterior ao desejo (as exigncias da racionalidade), enquanto a produo do desejo passa para o fantasma (s para o fantasma). (1972: 32) Para esses autores, o desejo percorre o campo social e, nessa medida, a libido no necessita de nenhuma mediao ou sublimao. H uma relao direta entre a produo social e a libido: Existe apenas o desejo e o social, nada mais. (Deleuze e Guattari, 1972: 33) No necessrio, portanto, criar nenhum representante entre os dois, nenhum fantasma. Acrescentam ainda que inclusive as foras repressivas e mortferas advm do desejo. Acreditam que o problema fundamental da filosofia poltica foi levantado por Espinosa e posteriormente por Reich, quando interroga: Por que que os homens combatem pela sua servido como se tratasse da sua salvao? (Apud Deleuze e Guattari, 1972: 33) Eles formulam a questo sobre como ser possvel que o homem lute por sua escravido; que o homem no s queira a escravido e servido de outros homens, como lute tambm pela prpria. Como pode o homem desejar isso? Deleuze e Guattari creditam a Reich a fundao da psiquiatria materialista. Apontam, entretanto, que ele no sustentou sua descoberta, pois faltava a ele o conceito de produo desejante. Desse modo, Reich perdeu a oportunidade de encontrar o ponto comum, de juntar desejo e produo social, pois no viu o conceito de desejo e produo social como co-extensivos. Mquina desejante no uma concepo fantasmtica. Ela desejo enquanto produo. o desejo que produz o real; a produo de desejo como 64

produo social e no como produo particular. No o desejo como algo mental ou psquico reservado a um indivduo, mas trata-se da produo social que se d no encontro. Ainda segundo Deleuze e Guattari: Foi Reich o primeiro a formular o problema da relao do desejo com o campo social. Reich o verdadeiro fundador de uma psiquiatria materialista. Foi ele o primeiro que, pondo o problema em termos de desejo, recusou as explicaes de um marxismo sumrio com pressa demais em dizer que as massas foram enganadas, mistificadas. Mas, porque o conceito de uma produo desejante ainda no estava suficientemente amadurecido, no chegou a determinar a insero do desejo na prpria infra-estrutura econmica, nem a insero das pulses na produo social. (...) Apesar de tudo Reich foi capaz de levar psicanlise, e em nome do desejo, um cntico vida. (1972: 124) Considero oportuno, neste momento, pensar num paralelo entre os autores. Creio que o momento que me sinto mais potente para empreender o desafio de conectar esses pensamentos (o que farei no prximo captulo). o meu encontro com esses autores. O encontro s possvel quando h movimento. Quando o territrio movente ou como um pntano, um solo movedio. No h maneira de escapar que no seja o simples movimento. O pntano, ento, pode deixar de ser assustador, para ser mobilizador, no sentido do movimento que permite a vida. A paralisia a garantia da morte. Durante muito tempo eu tive sonhos com pntanos. Quando pequena, vivia no campo e os pntanos eram terrenos chamados de banhados. Ou seja, eram partes de terreno alagadio, onde o p afundava se voc permanecesse parado por algum tempo. Era necessrio pisar rapidamente para no afundar. Esses

65

sonhos eram pesadelos, pois o esforo em no afundar era sempre muito grande e, muitas vezes, estive perto da morte. As figuras habitantes do pntano eram aterrorizantes, nada amistosas e nunca me tiravam do lodo. Em certa ocasio, tive um sonho com o mesmo pntano e algo como um navio passava ao lado. Foi como se uma luz me mostrasse que poderia moverme. Ento comecei a me movimentar rapidamente, isso no dava tempo para que meus ps afundassem. As figuras atemorizantes, agora, no passavam de figuras hilrias. Eu no precisava e no contava com a ajuda de nada nem ningum que no fossem minhas prprias pernas e a determinao em me movimentar. Sabia que tinha que me manter alerta e em movimento. E aquelas figuras me divertiam muito, eram mesmo bizarras. No sei se esse sonho um sonho de devir, talvez todos os sonhos o sejam, mas no sonhei mais com os pntanos assustadores. Lembro ter ocorrido numa poca de muita mobilizao com a leitura de Deleuze, Guattari e Espinosa. H que se correr o risco. Estar em ateno e mover-se sempre. No importa a direo, se evolutivo ou involutivo. Mover-se garantir a vida, afirmar a vida. O pntano pode ser um territrio movente, ou no. Mas se eu quiser fazer dele uma terra firme... nesse caso, acabarei sucumbindo. Nem s os pntanos so territrios interessantes. Pontos como a casa, o local e o territrio podem ser tambm interessantes, mas eles tm de ser aproveitados, no s pela posse, mas, principalmente, pelo uso. Tm de ser usados para a ao, para a expresso da minha potncia. Somente o nmade o ocupa verdadeiramente, pois vive intensamente o que o territrio proporciona. O

66

nmade pode aproveitar esses pontos, pois ele afirma a vida, afirma o encontro, afirma o movimento. H que se viver como um nmade: buscar desertos, pntanos, superfcies lisas, locais para fazer uso da plena potncia. Potncia para aes alegres. A finalidade do espao sedentrio reproduzir. A busca de segurana cria a necessidade de reproduo: forma hbitos. Sempre o mesmo acontecimento, pouco fluxo: est a uma tentativa de controle. o controle dos fluxos, a organizao dos fluxos, o que significa, sem dvida, sua interrupo. Entretanto, no h fluxo controlvel. uma iluso a busca de controle. Sempre haver linhas de fuga que afirmaro a vida, a no-paralisia. Sempre haver linhas de fuga que proporcionaro a desterritorializao. O sedentrio o espao do hbito. Hbito um conceito bastante trabalhado por Deleuze: O Hbito a sntese originria do tempo que constitui a vida do presente que passa; a Memria a sntese fundamental do tempo que constitui o ser do passado (o que faz passar o presente). (1988: 142) Costuma-se dizer que se contrai um hbito e um hbito realmente contrado. Ou seja, algo do passado contrado no presente. A contrao implica numa fuso, isto , uma fuso no esprito de quem contempla essa contrao. Para que se contraia um hbito necessrio que haja um esprito capaz de contemplao, o que designa uma sntese passiva, isto , cria a expectativa de que as coisas tenham uma continuidade, assegurando uma permanncia. De acordo com Deleuze: Quando dizemos que o hbito contrao, no falamos, pois, da ao instantnea que se compe com outra para formar um elemento de repetio, mas da fuso dessa repetio no esprito que contempla. (1988: 133) 67

o esprito contemplativo que necessita da fuso de repetio. Necessita contemplar para se posicionar quanto ao ritmo que poder impor ao. Necessita contemplar para se apropriar de suas reservas e, assim, impor o ritmo possvel. Precisa levar em conta o seu presente, o que dispe que lhe permita a ao. Contemplar significa encontrar suas possibilidades na dimenso do presente, considerando o que dispe e para onde pode ir, quais territrios pode vir a habitar. Para Deleuze h uma alma que contempla: preciso atribuir uma alma ao corao, aos msculos, aos nervos, s clulas, mas uma alma contemplativa cujo papel contrair o hbito. No h nisso qualquer hiptese brbara ou mstica: o hbito a manifesta, ao contrrio, sua plena generalidade, que no s concerne aos hbitos sensrio-motores que temos (psicologicamente), mas, em primeiro lugar, aos hbitos primrios que somos, s milhares de snteses passivas que nos compe organicamente. (1988: 133) Essa afirmao produz muito sentido nas consideraes que farei no prximo captulo, no qual buscarei compor as afetaes que me causaram os conceitos reichianos de carter e o de processos de singularizao em Deleuze e Guattari. Nossos hbitos se instalam inicialmente no funcionamento orgnico, naquilo que a medicina chama de equilbrio homeosttico, isto , no que vem a ser a manuteno e desenvolvimento de todas as snteses metablicas que garantem a vida. So processos autnomos, ou seja, fazem parte de mecanismos que se processam automaticamente em nosso organismo. E isso faz sentido para o funcionamento e manuteno da vida, mas tambm nossos hbitos se dirigem a

68

aes que poderiam ser voluntrias, como contraes ou relaxamentos de msculos, diante de situaes que possam parecer de ameaa ou de prazer. Temos o nosso corpo, os nossos hbitos, nossa vida em constante devir e somos perpassados pelos processos de singularizao. Nessas

desterritorializaes e reterritorializaes constitumos o nosso devir. So processos porque esto em andamento, porque continuam em fluxo durante a vida. De desterritorializaes e territorializaes vamos constituindo nossos processos de singularizao. O que vai caracterizar um processo de singularizao, que ele seja automodelador. Isto , que ele capte os elementos da situao, que construa seus prprios tipos de referncias prticas e tericas, sem ficar nessa posio constante de dependncia em relao ao poder global, a nvel econmico, a nvel do saber, a nvel tcnico, a nvel das segregaes, dos tipos de prestgio que so difundidos. (Guattari e Rolnik, 1986: 46) H uma condio que prpria de cada processo, que no vem pronto, nem dado por ningum, mas se constitui em si mesmo. O processo autoimplicado com a singularizao com que se faz; implica-se com a diferena e com as diferenciaes que produz no real. O conceito processos de singularizao perpassa ou atravessa toda a obra de Deleuze e Guattari. No meu entendimento, o processo de singularizao se d no encontro. Nessa medida, diz respeito ao relacional e compreende todo o conjunto de elementos envolvidos na atmosfera do encontro. Pode-se considerar que esse conjunto j seja uma singularidade. O individual, ento, seria apenas

69

uma parte constitutiva do encontro. A essa singularidade se d o nome de acontecimento. No existe nada previsvel para o acontecimento, no h frmulas nem receitas. O acontecimento algo que acontece entre os corpos. uma modificao que ocorre no encontro entre corpos, mas no um corpo: o entre. Ele leva produo de diferena. No processo de singularizao h sempre um mnimo de diferenciao. H um contorno dado por linhas de composio que perpassam todos os componentes envolvidos nesse encontro singular. Em sua obra A lgica da sensao, Deleuze fala de uma pequena alma, que a resultante desse encontro singular. Essa pequena alma seria o esprito vivo desse encontro, aquele que vai produzir o real.

a conscincia incmoda impalpvel invisvel porm incmoda usa a censura e as bofetadas as penitncias e o sossego as recompensas e os paradoxos os gestos luminosos e libertrios porm a conscincia mais conscincia a que nos aperta o corao e vagueia por nossas veias Conscincia Mario Benedetti

70

4. FLUXO

E, mesmo se na terra h tambm brejos e espessa angstia, quem tem p leve passa tambm por cima da lama danando como em gelo limpo. F. W. Nietzsche Assim falou Zaratustra

Penso que somos apenas aquilo que vivemos. Partindo dessa premissa, vou buscar em minha vivncia algo que remeta ao fluxo. Em minha experincia infantil lembro de algo recorrente, referente ao fluir ou no fluir. Nas noites dos meus sete ou oito anos, principalmente nas noites de vero, recordo dos meus medos. Minha famlia no dava ateno, ao contrrio, costumava rir e colocar-me em situaes de enfrentamentos do escuro, somente para observar-me aterrorizada. Pior ainda era quando eu despertava durante a noite. No havia nenhuma iluminao. Imediatamente comeava a imaginar quantos drages e monstros viriam buscar-me. Os veres no sul sempre foram muito quentes. Dormamos com as janelas fechadas para evitar os insetos. Compartilhava o quarto com minha irm menor. No usvamos nada para nos cobrir; apenas um lenol ficava ao p da cama. Essa era a minha proteo para as noites de terror. Assim que despertava, buscava o lenol para cobrir-me at a cabea. E ali ficava quietinha, suando, quase sem respirar, completamente paralisada, esperando a chegada dos monstros e drages. Era muito sofrimento, fsico e psquico, pois o calor era insuportvel e o medo mais ainda. Eram infindveis esses momentos.

71

Acabava sempre adormecendo de puro cansao. Quando a noite chegava, vinha junto com ela a ameaa desses medos e, por muito tempo, as coisas se passaram exatamente dessa maneira. Algumas vezes pela manh, tinha uma sensao de cansao, de haver dormido pouco, o que efetivamente ocorria, pois as horas em que ficara desperta tinham sido extenuantes. Em algum momento, sem saber explicar exatamente por que, essa situao se transformou. Ocorreu tudo da mesma maneira: despertei, puxei o lenol at a cabea e comecei a suar. Mas, repentinamente, ocorreu-me a possibilidade de enfrentar o escuro. Ento descobri a cabea, sentei na cama e abri bem os olhos para ver se enxergava os drages. No princpio estava tudo muito escuro, mas aos poucos consegui distinguir a silhueta de alguns mveis e objetos no quarto. Minha boneca, que parecia, inicialmente, com a cabea de um drago, comeou a se mostrar apenas como minha querida boneca. Ela estava ali todos os dias, s saa quando eu a levava para brincar e sempre voltava para o lugar, pois tinha de deixar o quarto arrumado. Assim fui identificando, ainda que apenas pelo perfil, todos os objetos do quarto. Isso foi me acalmando e fui parando de suar. Mantinha os olhos bem abertos, mas no sei por quanto tempo, pois s me dei conta pela manh, quando despertei, do que havia se passado naquela noite. Eu tinha enfrentado o meu medo, tinha me movimentado. Tinha entrado em fluxo. Continuei a ter medo durante a noite, despertei muitas vezes mais, mas j o enfrentava. Algumas vezes era mais fcil, noutras levava um pouco mais de tempo. Mas no mais me paralisava debaixo do lenol. Abria bem os olhos, sentava-me na cama, respirava amplamente e voltava a dormir. Nunca encontrei

72

nenhum drago. Creio mesmo que ele habitava o meu corpo nas noites de paralisia, impregnado em minha couraa, quando quase parava de respirar. Como respiramos mal. Quase no respiramos. Freqentemente diminumos nossa capacidade respiratria sem percebermos, por paralisia frente ao medo. Creio que o melhor exemplo de fluxo est na respirao. De todas as funes metablicas a mais imediata. Podemos ficar sem comer ou beber por dias, mas no podemos ficar sem respirar alm de poucos minutos, no entanto, passamos a maior parte de nossas vidas respirando muito mal. Por que extramos de nossa vida menos vida? Por que respiramos to pouco? O ar o combustvel da vida. Tanto assim que quando estamos numa atividade fsica intensa, naturalmente respiramos mais amplamente. Penso que manter uma boa qualidade de respirao manter-nos mais vivos. Mantemos o fluxo vital. Mas a vida no manuteno. A vida viver. Ento, como viver em fluxo, sem que para isso seja necessrio estar me policiando? Vivendo o mais intensamente possvel? Ser possvel viver a intensidade constantemente? Creio que no. Creio que temos momentos intensos, ou como diz Orlandi: modulaes intensivas. Temos momentos em que acessamos o intensivo. valioso se permitir o encontro com o intensivo, ser tocado por ele. O intensivo provoca o novo, uma nova possibilidade. Mas fundamental levar em conta a prudncia. Para tal no h um como fazer. Cada encontro e cada instante so nicos. Ser prudente levar em conta o intensivo e tambm a dignificao da vida. Um dos maiores motivos de captura reside na necessidade de sermos aceitos. Desde pequenos, somos educados com prmio e castigo. Ento, ficamos 73

desesperadamente tentando descobrir qual o cdigo que nos far aceitos. Por onde ir para recebermos o prmio? Qual atitude tomar? Qual discurso fazer? Como ser bem-sucedido? Como estar includo? Como fugir excluso? Ficamos tentando ter desejos bem comportados, bem aceitos socialmente, esperando a aprovao de fora, de algum, ou de dentro, alguma concepo prvia do que conveniente desejar. S que o desejo no conhece governo. O desejo no atende a esse ou quele, simplesmente fora. O desejo algo que irradia e sai em busca do que o intensivo mobiliza. O intensivo no deixa o desejo se acomodar. Vai sempre tir-lo para danar. O intensivo viabiliza o fluxo. Podemos observ-lo no corpo de vrias maneiras. Sempre que nos entregamos a alguma atividade intensamente, seja, por exemplo, uma tarefa, uma luta marcial, uma dana, uma ginstica, seja fazer amor, naturalmente nossa respirao se amplia, nossa pulsao aumenta e o fluxo vital se intensifica. Reich voltou seus estudos para o homem que sofre. Ele se preocupou em descrever como percebia o sofrimento humano. Ele estava envolvido, portanto, com o homem neurtico. Procurou, incansavelmente, uma sada para os males do homem e identificou na cultura uma das fontes de deformao do homem, qual ele deu o nome de carter neurtico. A essa estrutura de carter chamou de priso. Em suas palavras: Escapar de uma armadilha possvel. Mas para algum sair de uma priso, primeiro precisa reconhecer que est numa priso. A armadilha a estrutura emocional do homem, sua estrutura de carter. Pouco adianta elaborar sistemas de pensamento sobre a natureza da armadilha, quando a nica coisa para sair da armadilha conhec-la e encontrar a sada. (Reich, 1982: 4-5)

74

As possibilidades de sada se encontram na vida. Essas possibilidades nos interessam mais do que pensar sobre a natureza das armadilhas. Creio que se pode pensar nessas sadas como o que Deleuze chama de linhas de fuga, mas sempre difcil entregar-se ao fluxo. Vejo o trabalho em psicoterapia como uma dessas possibilidades. Certamente necessrio mais do que apontar a paralisia. necessrio que o intensivo toque o nosso paciente; que ele, ao perceb-lo, no se feche como uma tartaruga que se recolhe dentro do casco, sempre que algo novo se lhe apresenta. Foi exatamente ao detectar o quanto era difcil ultrapassar a resistncia ao tratamento de seus pacientes que Reich passou a desenvolver seus estudos da anlise do carter. nesse ponto que percebo um possvel encontro entre os autores referidos neste estudo. Deleuze e Guattari alertaram-me para a possibilidade de sustentao do intensivo. A minha funo como terapeuta se constitui atravessada por fatores tais como: de um lado, o pedido do paciente por um tratamento, junto com suas resistncias ao prprio tratamento (carter); de outro lado, as minhas prprias resistncias (meu carter), junto minha disponibilidade para atend-lo. Tudo isso atravessado ainda pelo intensivo que possa ser sustentado no nosso encontro. Se pensarmos na mquina social, possvel identificar o quanto essa estrutura se expande desde a menor partcula at o todo do funcionamento da mquina. A couraa est presente na mquina social. A couraa no privilgio do indivduo, mas est presente em toda a macro-estrutura. A organizao se expande e procura se impor a todo o funcionamento. necessrio buscar linhas de fuga para se soltar da priso. 75

Reich acredita que a sada visvel, difcil tomar a deciso de sair da priso. Em suas prprias palavras: A sada claramente visvel para todos os que esto presos na armadilha. Mas ningum parece v-la. Todos sabem onde est a sada. Mas ningum se move em direo a ela, pior ainda, quem quer que faa qualquer movimento em direo a sada, quem quer que indique, declarado louco, criminoso, pecador digno de queimar no inferno. (1982: 4-5) Parece que a radicalidade de Reich provm de um momento de profundo desencantamento com a sociedade. Mesmo assim, um discurso de quem no desiste de procurar a sada. Reich no algum que no acredite mais na possibilidade da vida. Ao contrrio, parece que est lutando pela vida, quando faz essa denncia. Pronuncia-se indignado com a imobilidade, mas v a possibilidade de recuperar a potncia e ainda faz a defesa de quem busca a sada. A defesa dos loucos que ousam seguir seus fluxos. Essa posio de Reich lembra-me um dos mais belos tangos de Astor Piazzolla, cuja letra de Horcio Ferrer, Balada para un loco 9 : Las tardecitas de Buenos Aires tienen ese qu s yo, viste? Sals de tu casa, por Arenales. Lo de siempre: en la calle y en mi... Cuando, de repente,
9

Essa cano tem duas verses em espanhol, uma para ser cantada por mulheres e outra, por homens; optei por incluir aqui a verso feminina por ser a mais conhecida e mais gravada. Ficou imortalizada na voz de Amelita Baltar, mulher de Piazzolla na poca. A verso apresentada aqui foi extrada de http://todotango.com.ar/spanish/main.html.

76

de atrs de ese rbol, se aparece el. Mezcla rara de penltimo linyera y de primer polizonte en el viaje a Venus: medio meln en la cabeza, las rayas de la camisa pintadas en la piel, dos medias suelas clavadas en los pies, y una banderita de taxi libre levantada en cada mano. ja! ja! Parece que slo yo lo veo. Porque el pasa entre la gente, y los maniques me guian; los semforos le dan tres luces celestes, y las naranjas del frutero de la esquina le tiran azahares. Y as, medio bailando y medio volando, se saca el meln, me saluda, me regala una banderita, y me disse...

(Canto)

Ya s que estoy piantao, piantao, piantao. No ves que va la luna rodando por Callao; que un corso de astronautas y nios, con un vals, me baila alrededor... Bail! Ven! Vol!

Ya s que estoy piantao, piantao, piantao. Yo miro a Buenos Aires del nido de un gorrin; y a vos te vi tan triste... Ven! Vol! Sent!... el loco berretn que tengo para vos:

77

Loco! Loco! Loco! Cuando anochezca en tu portea soledad, por la ribera de tu sbana vendr con un poema y un trombn a desvelarte el corazn.

Loco! Loco! Loco! Como un acrbata demente saltar, sobre el abismo de tu escote hasta sentir que enloquec tu corazn de libertad.... Ya vas a ver!

(Recitado)

Y, as diciendo, El loco me convida A andar en su ilusin super-sport, y vamos a correr por las cornisas con una golondrina en el motor!

De Vieytes nos aplauden: "Viva! Viva!", los locos que inventaron el Amor; y un ngel y un soldado y una nia nos dan un valsecito bailador.

Nos sale a saludar la gente linda... Y El loco, loco mo, qu s yo!: provoca campanarios con su risa, y al fin, me mira, y canta a media voz:

78

(Canto)

Quereme as, piantao, piantao, piantao. Trepate a esta ternura de locos que hay en m, ponete esta peluca de alondras, y vol! Vol conmigo ya! Ven, vol, ven!

Quereme as, piantao, piantao, piantao. Abrite los amores que vamos a intentar la mgica locura total de revivir. Ven, vol, ven! Trai-lai-la-larar!

(Gritado)

Viva! Viva! Viva! Loco l y loca yo. Locos! Locos! Locos! Loco l y loca yo!

A seguir, apresento uma traduo livre da Balada para um Louco: As tardezinhas de Buenos Aires tm esse... sei l o qu... Viste? Sais de tua casa por Arenales. O de sempre: na rua e em mim. Quando, de repente de trs de uma rvore, aparece ele.

79

Mescla rara de penltimo vagabundo e de primeiro clandestino em viagem a Vnus: meio melo na cabea, as riscas da camisa pintadas na pele, duas meias solas fincadas nos ps, e uma bandeirinha de txi livre, levantada em cada mo. Ah, ah! Parece que s eu o vejo: porque ele passa entre as pessoas os manequins lhe piscam; os semforos lhe do trs luzes celestes e as laranjas do fruteiro da esquina lhe lanam suas flores. E assim, meio danando e meio voando, tira o melo, me sada, me d uma bandeirinha, e me diz:

(Canto)

J sei que estou maluco, maluco, maluco. No vs que vai a lua rodando por Callao; que um bando de astronautas e meninos, com uma valsa danam ao meu redor. Dana! Vem! Voa!

J sei que estou maluco, maluco, maluco. Eu vejo Buenos Aires do ninho de um pardal; e a ti, te vi to triste. Vens! Voa! Sente! A louca iluso que tenho para ti:

80

Louco, louco, louco, To logo anoitea em tua portenha solido, pela beirada de teu lenol eu virei, com um poema e um trombone, a desvelar-te o corao.

Louco, louco, louco, Como um acrobata demente saltarei, sobre o abismo do seu decote, at sentir que enlouqueci teu corao de liberdade. J vais ver!

(Recitado)

E, assim dizendo, o louco me convida Para andar em sua iluso super-esporte, e vamos correr pelas cornijas com uma andorinha no motor! De Vieytes 10 nos aplaudem: Viva! Viva! os loucos que inventaram o Amor; e um anjo e um soldado e uma menina nos do uma valsinha danadora.

Sai a nos saudar a gente linda. e o louco, meu louco, sei l! provoca campanrios com seu riso

10

Vieytes: nome de um manicmio de Buenos Aires.

81

e por fim, me olha, e canta meia voz:

(Cantado)

Quere-me assim maluco, maluco, maluco, Agarra-te a esta ternura de loucos que h em mim, pe esta peruca de calhandra, e voa! Voa comigo j! Vem, voa, vem!

Quere-me assim maluco, maluco, maluco, Abre-te aos amores que vamos tentar, a mgica loucura total de reviver. Vem, voa, vem! Trai-lai-la-larar!

(Gritado)

Viva! Viva! Viva! Louco ele e louca eu Loucos! Loucos! Loucos! Louco ele e louca eu!

poesia. msica. arte. acima de tudo um convite experimentao. um convite ousadia de abrir as portas da priso do desejo e experiment-lo. um andar clandestino, habitando as bordas, as fronteiras entre o institudo e o marginal. Um convite a experimentar o diferente, o no-estabelecido. Essa cano foi composta em 1969 e sua primeira gravao de 1970, por isso mesmo se

82

apresenta como algo irreverente: traz o novo. Sua poesia sugere que a partir do que sempre esteve ali, os mesmo lugares, as mesmas pessoas, se possa viver o inusitado. Na obra O anti-dipo, de Deleuze e Guattari, encontramos a seguinte afirmao: Diro talvez que o esquizo tambm no muito alegre? Mas no ser triste precisamente por j no conseguir suportar as foras da edipianizao, da hamletizao, que o entalam e no o deixam sair? Mais vale fugir para o corpo sem rgos, encerrar-se nele, fechar-se sobre si mesmo. A alegria a esquizofrenizao como processo, no o esquizo como entidade clnica. (1972: 118) A defesa do processo de enlouquecer na alegria propriamente dar permisso para abrir as portas da priso, as portas que aprisionam o desejo, seu reconhecimento e sua expresso. No estou falando de um mundo idealizado onde basta querer para se obter. No estou pensando em possibilidades infinitas. Mas estou pensando, sim, na possibilidade de encontrar linhas de fuga para no sufocar o que for da ordem do desejo, ou pior, para que o desejo no se torne desejo de reprimir o prprio desejo. exatamente esse o ponto que Reich desenvolveu como carter neurtico. O homem foi criando uma estrutura de enquadramento, por acreditar que isso garantiria sua sobrevivncia. Seja por experincias positivas ou negativas, o que veio a ser determinante de tal estrutura sempre relacional. Na experincia com gratificaes, frustraes, dores, etc., o desejo vai sendo substitudo pelo desejo

83

de ser aceito. A vida vai sendo trocada pela necessidade de no correr riscos de dor, de isolamento, de no-aceitao couraa. Reich tinha noo de que o estabelecido no era suficiente, mas ainda ficou com o desejo no plano do indivduo, no estendeu seu conceito ao campo do social, ou melhor, no ampliou seu poder ao social. Fez a denncia, mas no encontrou a sada. Foi expulso de todas as instituies das quais fez parte, mas talvez no se tenha dado conta de que era exatamente esse institudo o interessado na represso do desejo. Como freqente com os revolucionrios, no foi compreendido ou no se fez compreender. Talvez vtima, ele mesmo, de suas culpas. Reich morreu, contudo, acreditando na possibilidade humana de ser feliz, de viver a vida por inteiro. Por acreditar no valor da vida e na sua mais autntica expresso, Reich foi busca de encontrar a cura ou a sada para que o homem vivesse de maneira mais s. Tudo o que ele props em seu carter genital, era um homem que pudesse viver seus fluxos. Ele necessitou criar um modelo, com os argumentos de que dispunha na poca para encontrar uma sada. Deleuze e Guattari perceberam o esforo de Reich nessa busca de afirmao da vida, na busca de levar ao seu paciente, o homem neurtico, uma possibilidade de viver saudavelmente, mesmo que isso lhe tenha custado a incompreenso das instituies, desde as cientficas at as governamentais. Ainda de acordo com esses autores: Ningum lhe perdoou, enquanto Freud obteve o grande perdo. Foi ele que tentou fazer funcionar conjuntamente a mquina analtica e a mquina revolucionria. (1972: 124) 84

Sempre houve uma radicalidade na proposta de tratamento de Reich, seja em anlise do carter (teoria) ou vegetoterapia (prtica clnica). Quando ele percebia a falta de resultado, prosseguia em busca de algo mais. Talvez lhe tenha faltado a percepo de que isso no seria alcanado to rapidamente e nem por tanta gente, mas seguramente deixou um legado para ser compreendido. Foi meu devir-Reich que permitiu o encontro com meu devir-Deleuze-eGuattari. Foi o meu devir-danarina que me levou a danar essa valsinha com to bons danarinos e me levou, ainda, ao meu devir-psicoterapeuta e a seguir danando com meus pacientes. Como encontrar a possibilidade de manter um fluxo com ritmo? O universo pulsa com seu ritmo. Um ritmo diastlico e sistlico, pulsao pela vida. Ento, como encontrar um ritmo prprio que possibilite a dignificao da vida. Um ritmo singular que viabilize fluir na vida? No falo de um ritmo obsessivo, nem de um ritmo viciado, apenas reprodutor como um autmato; tampouco de um ritmo acomodado, de quem apenas se encolhe para sobreviver. necessrio sobreviver a possveis ataques ou dores. comum estar preso a essa fixao idealizada de que a vida se apresenta necessariamente desse ou daquele modo, sem vislumbrar que todas as possibilidades esto acontecendo a cada momento, trazendo o novo; e ento, simplesmente, reproduzir mecanismos de defesa. No desse ritmo doente que estou falando. Falo de um ritmo de respirao a peito aberto. Um ritmo pulsante, presente no que est sendo vivido. Um ritmo atravessado por intensidades que podem produzir novas direes.

85

No falo de um ritmo de coreografia, na qual os passos j tenham sido decorados. Freqentemente nesse tipo de dana se perde o ritmo, no se escuta a msica. Reproduzem-se movimentos previamente determinados, sem

acompanhar a msica. Os passos ensaiados prevem uma seqncia que muitas vezes no a pedida espontaneamente pelo corpo. Nos tantos anos que dano com um par, descobri algumas coisas. Primeiramente, que no podia entender o danar, o movimento a partir da cabea. Tinha que experiment-lo, fazer o passo, para incorpor-lo. Depois, descobri ainda que h uma parte do seu corpo que inicia a dana, no necessariamente a mesma; por exemplo, no tango, o comeo, o comando se d a partir do peito. Por isso a importncia do contato com o peito do parceiro para entender o que pedido. um corpo que sente, que provoca o movimento. o corpo das sensaes que desenvolve o movimento, conforme seja afetado pela msica, pelo parceiro, pelo ambiente. Tudo atravessamento e novas possibilidades naquele encontro de to poucos minutos. O tempo que dura uma cano, ou uma srie delas, que no tango se chama de tanda e equivale, em geral, a cinco tangos. Todo esse entrelaamento de foras d um ritmo, um ritmo de baile, no planejado anteriormente. No um baile para exposio, um baile para ser vivido. O ritmo que estou pensando um ritmo de baile livre. Um ritmo em que o novo vir a cada momento e no tenho de adivinhar o prximo passo. Ele se faz de acordo com a composio com o meu parceiro. Seja esse parceiro quem for: um bailarino, um amor, um desafeto, um livro, uma obra de arte, alguma atividade de trabalho, etc, enfim algum ou algo com quem eu possa danar. Com quem 86

meu movimento seja espontneo, sem coreografia prevista ou ensaiada. claro que eu posso conhecer os passos, mas eu no preciso t-los planejados. Simplesmente posso permitir que os passos me venham e que eu possa danar. Venho com o que tenho e me deixo permear pelo que pode me atravessar naquele momento, fazendo o prximo momento e, assim, sucessivamente. Esse ritmo no implica na repetio de uma mesmice. A msica pode ser a mesma, o local tambm, mas os parceiros nunca sero os mesmos. Pela simples razo de que no somos o mesmo no prximo momento. Estamos em constante devir, por mais que nos enganemos na tentativa de reproduzir o conhecido, talvez levados pela angstia frente ao novo ou, qui, pela falsa segurana do conhecido. Somos sempre um novo frente a esse parceiro que nos compe e tambm se compe num novo. necessrio encontrar o novo para compor com o meu paciente. Na minha escuta de sua to conhecida histria haver sempre algo novo. para esse novo que tenho de estar atenta. Ele pode estar na entonao com que diz as mesmas palavras, com que conta a mesma histria. Pode estar em algum olhar que o leve alm, em determinado momento da histria. Pode ainda estar no assunto anterior que o fez associar com a mesma histria. A queixa poder ser a mesma tal qual a msica ou o salo mas qual o bailarino que chega hoje para bailar? esse sempre novo que tem de ser encontrado por mim, com o meu sempre novo tambm, j que, por ser afetada por tantas coisas, no sou a mesma da semana passada. importante manter um olhar de primeira vez. No um olhar de quem j olhou num outro momento e no consegue perceber o novo que se faz a cada instante. 87

Quantas vezes h algo to bvio na histria de nosso paciente, que j havia sido contado tantas vezes, e que s vem a fazer sentido num dado momento? E, muitas vezes, no far sentido para ele (paciente), apenas para o terapeuta. O risco maior de que eu me adapte quela queixa como quem olha para o mesmo quadro todos os dias como se ele nem estivesse ali. necessrio ser tocada pelo quadro para que ele esteja ali como obra de arte, ou no; pode meramente ser um objeto a mais na decorao, que eu talvez nem perceba que esteve ali por tanto tempo. Cada novo momento traz uma nova queixa, ainda que parea a mesma, ainda que vista a mesma roupa. A ateno nesse sentido que vai possibilitar que no se perca o ritmo. Que o processo teraputico no se torne uma repetio, uma mesmice em que cada uma das partes se encontra conformada com o pouco que consegue retirar da relao, ou seja, se acomoda numa dor, ou num aparente conforto propiciado pelo j conhecido. preciso mais do que palavras para se manter desperto. preciso estar por inteiro naquele momento. necessrio estar atento quando o paciente est adormecido. Denunciar a paralisia dele. Mostrar que pode estar vivendo pouco e o quanto mais poder experimentar, se despertar, se sair dessa dormncia. Quando Reich fala do carter neurtico, est mencionando essa forma de atuao em que passamos adormecidos pela vida; em que nos deixamos afetar menos em nossos encontros. Nessa postura, estamos diminudos em nossa potncia de afetar e de ser afetado; ficamos dando manuteno ao que so as nossas obrigaes, sejam elas quais forem; Esquecemo-nos de dar ateno ao que pede o nosso corpo, ao que pede a nossa alma, ao que pede o nosso desejo.

88

Aprisionados pela couraa, acabamos por no compreender os sinais, passamos a no nos permitir sensaes ou a ignor-las. Como recuperar a nossa potncia e estarmos inteiros em nossas sensaes? Como nos deixar atravessar por nossas sensaes? S h uma resposta: necessrio ficar desperto. certo que a dignificao da vida se alcana levando em conta a prudncia. O intensivo do qual falo e no qual insisto possvel em alguns lampejos, em alguns momentos. No seria possvel sustentar o intensivo indefinidamente sem uma desintegrao. No defendo o extremo da intensidade, mas apenas lampejos de intensivo que levem dignificao da vida. essencial que o processo na clnica encontre suas possibilidades de singularizao. Que, nesse espao, possa ser alimentada uma pequena alma, produzida no encontro em cada novo momento da clnica. Que o que trazemos a cada nova sesso permita um novo baile e encontre possibilidades de movimento, fluxo e ritmo.

89

5. ENCONTRO

Somos, ao viver, transmissores de vida. Quando deixamos de transmitir vida, ela a vida tambm deixa de fluir em ns. D. H. Lawrence Somos transmissores

A clnica compreende um encontro de difcil reproduo. Para comear, seu contedo compreende a regra do sigilo, ou seja, ao se fazer um contrato com um novo paciente, se estabelece o acordo de que tudo o que acontecer dentro do espao teraputico ser guardado entre paciente e terapeuta apenas. Para descrever aqui um caso clnico, ocorreu um novo acordo entre os dois, paciente e terapeuta. Ou seja, alguns dados seriam alterados de maneira a no identificar a pessoa do paciente, que leu esse relato e autorizou sua publicao. A intruso da regra do sigilo faz muito sentido no estabelecimento da confiana, por isso, o valor desse cuidado. Uma vez que o paciente se sinta confiante, poder acessar contedos que antes no conseguia compartilhar. Escrever a clnica, um espao absolutamente privado, me traz uma certa resistncia, pois considero difcil reproduzir algo to prprio, que acontece num momento to nico. Nada do que consiga escrever me parece altura da grandeza daqueles momentos. Por tudo que mencionei at aqui, relatarei, mais do que fatos, minhas impresses sobre um processo teraputico. Processo esse que, a meu ver,

90

prximo das idias que desenvolvi nos captulos anteriores. Processo no qual, creio, se deu um verdadeiro encontro: encontro entre pessoas, encontro consigo mesmo, encontro com a prpria potncia. Ser um relato do que foi possvel apreender do muito que se passa nesse encontro. Fazendo coro com Orlandi (2002): no h pureza entre o sujeito da anlise e o paciente 11 , ou seja, no se separa o paciente daquilo que ele sente e do que pensa na anlise. O meio ambiente vem com toda a sua fora e o espao da anlise um espao de reflexo, mas, ao mesmo tempo, um espao de acontecimento. Porque enquanto h reflexo, h um processo. H dois corpos atravessados por muitos outros corpos, presentes ou no, nesse meio que poderoso em seus cruzamentos. O importante, nesse processo, estar atento s sensaes. Minha clnica um espao em transformao constante, como no poderia deixar de ser, em face do que estudo. E, principalmente, em face do que se produz nos encontros singulares com cada paciente. O terapeuta em mim movente e cada paciente que chega na clnica provoca um tipo especfico de encontro. Mas h algo que certamente fundamental e, h bastante tempo, vem se firmando na clnica: o propsito de no aplicar conceitos ou conhecimentos para a interpretao ou para a formao de sujeitos. Meu intuito na clnica estimular a expresso do que de cada um. Proponho um encontro do sujeito consigo mesmo, no sentido de expressar-se livremente, e de um encontro com o outro, com aquilo que ele possui. Proponho a
Citao referente a contedo expositivo de aula no curso de Psicologia Clnica do Programa de Ps-Graduao da PUC SP, 2 sem. de 2002.
11

91

cada paciente que venha com o que dispe e o encorajo a exercer no encontro comigo essa possibilidade de ser ele mesmo, o mais despido possvel da tentativa de atender a expectativas, internas ou externas. O mais prximo possvel da tentativa de saber o que quer, o que busca, nessa relao comigo. Em minha formao como terapeuta corporal obtive conhecimentos sobre leitura corporal (teoria) e sobre exerccios (tcnica) para situaes especficas. Essas propostas fazem parte de um saber que, de alguma forma, me constitui, mas tambm me constitui o saber da inexistncia de uma frmula ou uma aplicao a priori que possa ser adequada a qualquer paciente

independentemente do momento. Essas informaes, ao contrrio, me deixam alerta para no reproduzir nada que seja previamente determinado. Ento como se d essa clnica? O paciente vem com que ele tem. Veste a roupa que se prope vestir. E, certamente, vamos procurar juntos descobrir: por que veio, como veio, a que veio, quando veio, com quem veio. Tudo isso produzir o seu discurso. Sua fala se pronuncia no s em suas palavras, mas tambm em seus gestos, no seu tom de voz, no seu contato de olhar, na sua respirao. Nas suas urgncias e lentides. E, assim, vamos bailando, nesse encontro com nossas palavras, com nossos gestos, com nossos tons de voz, com o nosso contato de olhar, com nossa respirao. Como na dana em par, um d um passo que acompanhado pelo outro, que d a indicao para o prximo passo e, assim, sucessivamente. No h coreografia previamente determinada. H, sim, uma disponibilidade maior ou menor para danar, para o encontro. 92

Sendo assim, no disponho de uma tcnica corporal especfica que me possibilite usar tal ou qual exerccio para tal ou qual situao. Cada paciente nico em cada momento nico, e os passos so criados em cada encontro. Permaneo atenta s indicaes que aquela subjetividade (paciente) me d para que dancemos nosso prximo passo. Observo o que o paciente est indicando para o nosso passo, o acompanho em seu movimento, na continuao de nosso baile. Meu parceiro para essa dana esteve comigo por quatro anos. sobre nosso baile que estarei discorrendo nas prximas pginas, sobre como se deu nosso encontro. Pedro chegou com seus cinqenta anos de encontros e desencontros. Naquele momento, queixava-se, especificamente, do desencontro com sua mulher. Estavam juntos h quatro anos. Ambos haviam estado casados com outros parceiros anteriormente. Pedro tem quatro filhos, todos com a primeira mulher. Ana tambm tem uma filha de seu primeiro casamento, Mariana, que mora com o casal e tem uma relao muito boa com o padrasto. J o contato de Pedro com os filhos no tem regularidade. Ele pouco os v. A filha mais nova me de uma garotinha. com a neta que Pedro tem melhor contato, assim como com essa filha mais nova. O filho mais velho homem, e os outros dois filhos so uma moa e um rapaz. Todos ficaram morando com a me por ocasio da separao, h mais de dez anos. Atualmente o rapaz do meio mudou-se com a me para um apartamento. Os outros trs ficaram morando na casa da famlia. Todos trabalham e estudam. Pedro sustentou os filhos at a vida adulta e ainda presta auxlio em alguma situao de necessidade. Embora sejam 93

bem recebidos, os filhos pouco freqentam a casa do pai. Normalmente, os encontros se do na casa deles ou em algum evento social. Numa perspectiva reichiana, o encouraamento de Pedro estava em sua rigidez. Ele tinha convices muito fortes e pouco se deixava permear pelas posies dos demais. Muitas vezes, no se posicionava, mas mantinha-se fortemente agarrado a suas convices, reproduzindo antigos padres de comportamento. Contaminava seu fluir em situaes posteriores, mostrando-se relutante em tomar parte de forma integral em novas situaes. Freqentemente, sentia-se e mostrava-se irritado, no conseguindo participar de novas propostas. Mesmo que desconfiado, no conseguia falar sobre suas desconfianas. Do ponto de vista de sua atitude corporal, apresentava-se como uma pessoa com bastante energia, distribuda mais acentuadamente na parte superior do corpo, ou seja, da cintura para cima. Apresentava uma respirao contida na maior parte das vezes, mas fazia um bom contato com o olhar. De maneira geral, o contato com ele era possvel. Numa possvel leitura de carter, era perceptvel a tendncia rigidez, por um lado, e a busca de ser aceito, por outro. 12 Pedro chegou trazendo queixas que no eram muito explcitas a respeito de sua mulher. Seus comentrios falavam de uma falta de companheirismo e, principalmente, de um sentimento de excluso no ambiente de trabalho dela. Ana trabalha com teatro, coral e musicalizao. Muitas vezes, Pedro no se sentia bem

Ainda hoje, difcil, para mim, abrir mo da tentao de identificar traos de carter e de fazer pretensos diagnsticos. Mas, em meu trabalho, tenho o firme propsito de no atender a essas configuraes que, no mnimo, simplificariam minha percepo sobre o paciente. Por isso no tenho uma descrio de carter, para esse paciente. Tenho impresses sobre ele que foram se fazendo, se desfazendo e se refazendo em nossos encontros.

12

94

aceito ao final dos espetculos e nem sempre era convidado para os encontros aps as apresentaes. Alguns de seus relatos apontavam situaes nas quais ele ficava enciumado e, noutras, desconfiado. Somente se sentia bem-vindo em situaes em que era solicitada sua ajuda. Nessas ocasies, algumas vezes, ficava sozinho na tarefa, enquanto Ana partia para outras aes. Outras vezes sentia-se desrespeitado, em seu ambiente domstico, pela invaso dos colegas de trabalho de sua mulher, que parecia no se darem conta da sua presena. Ficava bastante paralisado frente a esses acontecimentos, agindo passivamente no sentido de atender s necessidades de sua mulher. Ficava, porm, ressentido e, num outro momento, apresentava algum tipo de hostilidade no pertinente. Mas, na maior parte do tempo, ficava apenas com o seu descontentamento. Ao tomar conscincia de sua paralisia, por muitos momentos, ficava ainda mais encolhido. Diminua sua vitalidade, num encouraamento que lhe esvaziava a potncia. Mas, aos poucos, fomos trabalhando isso em seu corpo, primeiro na simples percepo do quanto se encolhia, do quanto diminua sua respirao. Algumas vezes fazamos caminhadas e isso criava alguma ventilao na fala. Aparecia alguma potncia. Pedro desenvolveu o hbito de fazer caminhadas inicialmente nos finais de semana. Depois, quando chegou o vero, comeou a faz-lo no final da tarde, tambm durante a semana. Aos poucos comeou a criar espaos prprios e j no participava dos eventos de Ana, a no ser quando sentia vontade. Comeou a dizer no para as solicitaes que no eram do seu agrado e aquilo que temia, ou seja, o afastamento de Ana, no foi que ocorreu. Ao contrrio, ela comeou a busc-lo mais e a valorizar os momentos de sua 95

participao, mas ainda mantinha momentos de oscilao, nos quais procurava coloc-lo a seu servio e de seu grupo de trabalho. Sua atitude mais assertiva trouxe-lhe uma surpresa: o fato de dizer no, quando assim o desejava, no o encaminhava necessariamente para uma rejeio. Essa experincia mostrou-lhe que, ao contrrio do que sempre imaginara, ao mostrar a sua vontade, levando em conta primeiramente o seu interesse, mantinha as pessoas mais interessadas nele. Quando o no dito ao outro era autntico, recebia sua admirao. Lembro de um momento em que chegou com muita raiva ao consultrio. Qualquer tentativa de contatar mais profundamente com essa raiva o levava a sensao de impotncia. Falava entre os dentes, mas mantinha os braos completamente sem tnus, impedindo que a enorme energia de raiva chegasse s extremidades. As pernas pareciam estar em grande tenso, tambm sem circulao da energia, mas havia uma certa inquietude em seus ps. Apenas comecei a movimentar meus ps da mesma maneira que ele estava fazendo. Procurei sentir o que esse movimento me provocava. Continuei com a ao, at o momento em que tive necessidade de levantar. Ele fez o mesmo e se colocou de p. Comeamos a andar, primeiro pisando firme. Em pouco tempo, batamos com os ps ao caminhar. A energia circulava agora com bastante intensidade da cintura para baixo. Provavelmente, essa maior circulao de energia na parte de baixo do corpo e a ampliao da respirao acabaram por provocar uma movimentao na parte superior. Pedro comeou a agitar os braos.

96

Disponho de um basto de espuma 13 e ofereci a Pedro para que batesse com o basto no colcho, uma vez que parecia ser exatamente isso que a agitao em seus braos parecia pedir. Pedro deu vrios golpes no colcho, at comear a gritar no. Depois de muitos golpes e gritos parou, bastante extenuado. Mas parecia, apesar de cansado e ofegante, bastante vitalizado. Sua respirao era muito ampla e todo o seu corpo vibrava. Disse sentir-se muito vigoroso. Embora tenha chegado totalmente afogado em sua raiva, vivida como impotncia, dera sinais de que havia alguma possibilidade de fuga. A agitao que aparecera em seus ps e que me fizera o convite para bailar, dera inicio sada da conteno. A seqncia foi-se fazendo, dentro do que ele mesmo foi pedindo. Eu o acompanhei e sustentei a espontaneidade de seus movimentos, ou seja, ambos sustentamos o intensivo daquele encontro. Ao final, encontrava-se ainda com sua raiva, mas dono dela. Sentia-se no mais impotente, mas vitalizado. Eu tambm fiquei com a sensao de maior vitalidade ao concluir a sesso. Assim como nesse momento, em outras sesses ocorreram trabalhos corporais com esse tipo de dinmica. Ou seja, no h uma tcnica especfica a ser usada, nem um exerccio previamente elaborado. Os movimentos ocorrem ou no, conforme o momento. No h uma coreografia previamente determinada para esse baile. Dando seqncia ao relato do caso, aps esse momento, Pedro voltou-se mais para as suas prprias coisas, para seu trabalho. Estava encerrando uma funo numa rea dentro da empresa onde trabalhava por trinta anos. Enquanto
13

O basto de espuma tem aproximadamente 8 cm de dimetro por 1 m de comprimento, servindo como um porrete para descarregar a raiva e a vontade de bater.

97

seu chefe se aposentava, ele era transferido para outra rea, e no fora promovido para o cargo do seu chefe, como era esperado. A empresa tentou convenc-lo de que era uma promoo e de que a funo que desenvolveria era mais nobre do que a do seu antigo chefe. Ele no teve poder para transformar a situao, at porque faltavam trs anos para alcanar a aposentadoria e benefcios pelos quais sempre contribuiu e aguardou durante os quase trinta anos de empresa. Assumiu o novo cargo e desenvolveu muito mais do que era esperado em sua nova funo. Como advogado, comeou a descobrir benefcios e vantagens que a empresa poderia ter em alguns contratos e locaes de novos prdios, e outras tantas situaes em que lhe foram solicitados pareceres jurdicos. Nesse momento, quando Pedro foi capaz de desenvolver suas atividades profissionais a contento, tambm foi acompanhado por uma tomada de conscincia em relao empresa na qual trabalhava. Melhor ainda, uma tomada de conscincia do quanto se encontrava com uma viso viciada sobre a companhia na qual desenvolvia sua atividade. O quanto se encontrava submetido a padres repetitivos de comportamento. Sua autonomia estava comprometida por no questionar os valores da companhia, simplesmente reproduzindo o que lhe era transmitido. As diferenas no eram apreendidas, somente a constncia da reproduo dos valores da companhia. Aos poucos foi se dando conta do quanto se encontrava iludido e enganado a respeito da empresa. A empresa qual dedicara tantos anos de sua vida existia apenas em sua imaginao. A realidade daquela empresa que seus funcionrios tinham que atender aos desgnios que visavam ao interesse do lucro. Lucro esse a 98

ser remetido para o exterior. A empresa tinha sua matriz no imprio e, para l, eram enviados os dividendos. Nos muitos anos de trabalho, foi tomando essa empresa como uma entidade paternal que lhe oferecia oportunidades e para com a qual tinha de manter-se fiel. E assim foi: pleiteou muitos benefcios para a Companhia. Como chefiava uma rea de recursos humanos, buscou sempre corrigir situaes de injustia fosse a favor da companhia ou dos funcionrios. Descobriu benefcios, criou possibilidades de incentivos. Esteve sempre lutando para uma oportunidade que viabilizasse o melhor relacionamento entre a companhia e seus recursos humanos. S no se havia dado conta de que trabalhara sem nunca perder a perspectiva do lucro da companhia. Isso, contudo, estava implcito na realizao correta de sua funo, era inquestionvel. O processo teraputico o leva a ter um novo olhar sobre seu prprio espao. Comea a fazer discriminaes entre o que lhe pede a companhia e o seu desejo. Realiza que pode haver diferenas que no percebera antes. Com a transferncia e a no-ascenso vaga deixada por seu chefe, comeou a reconhecer a companhia em que trabalhava. Comeou a perceber o quanto tinha uma viso romntica a respeito da corporao. O quanto havia incorporado valores que no eram seus, mas que pareciam naturais, pois eram os valores da empresa. O trabalho na psicoterapia, nesse momento, voltou-se percepo do que lhe aprisionava. O quanto era ele prprio um reprodutor da ideologia da companhia? Quais eram as suas necessidades? O que ele queria para si? Os fatos ocorridos tornaram-se indcios a serem apreendidos, diante das descobertas

99

que estavam se processando. Havia uma desconstruo de crenas, de valores, de verdades que, at ento, sempre foram inquestionveis. Aos poucos comeou a perceber que a democracia pregada no era real. Na realidade, havia privilgios para aqueles que seguiam a cartilha, para os mais bem relacionados. Isso se tornou evidente quando, ao passar para seu novo cargo, recebeu como benefcio um carro da empresa, para seu uso dirio. Mas se surpreendeu muito, pois poucos meses depois, o veculo lhe foi tomado. Alguma deciso nada democrtica lhe arrancou o benefcio. Seu chefe, que pensava ser seu amigo de muitos anos, nada fez por ele. No intercedeu a seu favor e, simplesmente, ratificou essa situao. Onde estava a justia pela qual tanto havia lutado em todos esses anos de companhia? Para ele no valia? Pedro comeou a perceber o quanto essa democracia e justia eram apenas fachadas para uma situao em que poucos tinham os privilgios. Havia um seleto grupo que possua o poder ou que estava aliado a ele. Por um lado, sentiu-se aliviado de no pertencer a um grupo com valores to diferentes dos seus. Mas, por outro lado, sentiu-se revoltado por ter sido enganado durante tanto tempo. Passou a ser difcil ir trabalhar, participar do dia-a-dia de uma situao que, a cada momento, mais e mais o desencantava. Conseqentemente, ficou desmotivado para o trabalho. Todavia, aps o primeiro choque, deu-se conta de que no poderia abandonar o emprego, faltando to pouco para se aposentar. Tentou, ento, adaptar-se situao, no sem estar bem atento ao que acontecia. Buscou uma flexibilizao pouco conhecida, mas que poderia lhe permitir um avano na direo do que procurava para si.

100

Mesmo sendo difcil encarar a rotina, tinha planos para o futuro. A organizao desses planos dava a Pedro a energia necessria para superar o desencantamento. Encontrou uma linha de fuga, para no se deixar tomar novamente pela cegueira e pelo enquadramento imposto pela companhia. Planejava uma viagem de carro por toda a Amrica. Comeou a criar roteiros, conhecer equipamentos necessrios para uma viagem de longa distncia. Fez alguns cursos de sobrevivncia na selva. No vivia para o futuro, mas comeou a se preparar para uma nova vida. Sua idia era passar um ano percorrendo todo o continente. Comeou a se preparar inclusive corporalmente para sustentar seu plano de viagem. Por essa ocasio emagreceu e sentia-se mais gil. O primeiro empecilho que encontrou foi a relutncia de sua mulher em fazer a viagem. Ele a levou em viagens curtas para lugares menos explorados, na tentativa de que ela tomasse gosto por tudo isso. No entanto, as viagens no foram suficientes para uma deciso favorvel da parte dela. Ana tinha um forte argumento: a filha ainda era jovem e precisava dela por perto. Chegaram a pensar numa alternativa: de tempos em tempos ela voltaria sozinha para casa e, aps passar alguns dias com a filha, retornaria. Mas ela tambm argumentava que gostava de seu trabalho e queria continuar, que tinha planos para isso. A cada dia, Pedro sentia que Ana se mostrava menos interessada nessa viagem e mesmo que isso o deixasse triste, no o demovia de sua idia de viajar. Outra dificuldade que apareceu foi quanto ao custo da faanha. Inicialmente contava em ter o apoio de algum patrocnio. Esperava que sua empresa, por ser uma empresa do ramo automotivo, pudesse ser um de seus patrocinadores, mas 101

depois j no acreditava nessa possibilidade. Comeava a desconfiar de que seria grande sua dificuldade para a realizao da viagem, embora contasse ainda com sua aposentadoria e com a previdncia privada, para a qual contribura por vrios anos (para a seguradora que pertence ao quadro de funcionrios da empresa). Pelo menos teria suas despesas usuais cobertas por seus ganhos. A situao se encontrava em marcha lenta, na expectativa de completar o tempo de servio para conquistar o direito aposentadoria. Exatamente nesse momento, Pedro levado a uma srie de interrogatrios que visavam a responsabiliz-lo por uma situao da qual ele fez parte apenas como executor de ordens da diretoria. Pedro tinha noo tcnica como advogado e percebeu que algo ardiloso estava sendo proposto. A sua recusa em assinar uma confisso de culpa (por no ter essa culpa que estavam tentando lhe imputar) levou-o a ser demitido. Foi para ele um processo bastante chocante, pois o demitiram alegando justa causa. Depois de trinta anos defendendo os interesses da companhia, foi demitido por no concordar com o erro que estavam tentando lhe atribuir. Havia algumas irregularidades que estavam sendo denunciadas e a alta diretoria estava tentando culpar algum, o que a eximiria da responsabilidade. Fizeram de Pedro um bode expiatrio. Algum teria que levar a culpa e foi mais fcil pensar num funcionrio com menos poder. S que no foi to fcil assim, pois Pedro, ao perceber a culpa indevida que estavam tentando lhe imputar, no assinou a confisso de um erro pelo qual no era responsvel. J compreendera anteriormente em que companhia se encontrava. Na ocasio desse episdio, Pedro se encontrava mais atento a si 102

mesmo e a seus prprios valores. Ele no cumpriu ordens como costumava fazer anteriormente. Antes, questionou sobre qual era o interesse da companhia. No concordou com a verso pretendida por ela: a de que ele se inclusse e se responsabilizasse. Certamente, tudo isso antecipou sua demisso, o que fatalmente tambm ocorreria se ele tivesse assumido a culpa, meramente acatando ordens superiores. O constrangimento a que um renomado escritrio de advogados o fez passar, ao lev-lo para um interrogatrio com posterior confisso de culpa, no foi desconsiderado. Pedro fez uma denncia Ordem dos Advogados do Brasil, seo So Paulo, sobre tal procedimento. Foi exatamente esse o fato que acarretou sua demisso. possvel considerar que estvamos em face de uma disputa entre o poder econmico e o saber. Hoje se encontra em andamento um processo trabalhista sobre sua demisso que ainda no foi julgado. Nesse nterim, Pedro colheu uma ampla coleo de provas de sua inocncia. O momento de sua demisso foi muito difcil. Por mais que viesse percebendo a realidade da companhia em que trabalhava, nunca imaginou que algo to injusto pudesse acontecer. Menos ainda consigo prprio, que sempre trabalhara visando justia. Mas concluiu que a justia muito subjetiva e possui um olhar diferente para cada um. Teve um primeiro momento de choque. No conseguia nenhum movimento espontneo, estava obcecado pelo acontecimento. Seu olhar parecia vazio e a energia parecia haver sumido de suas extremidades. Sabe-se que um organismo, quando se sente severamente atacado, tem a tendncia de irrigar mais os rgos 103

vitais, diminuindo a circulao sangunea perifrica, Dessa maneira se encontrava Pedro, toda sua energia concentrada internamente. Tinha tristeza, mas no conseguia chorar. Sentia-se um pouco incrdulo diante do que estava acontecendo. Um segundo momento de muita preocupao: a demisso por justa causa lhe trouxe uma parada de ganhos financeiros. Sua sobrevivncia imediata ficou bastante ameaada. Apesar de viver uma vida modesta, no possua reservas suficientes para enfrentar algo to inesperado. Passou por um perodo de muita impotncia e paralisia, mostrando-se deprimido vrias vezes. Mas o estudo do prprio processo, do ponto de vista jurdico e a coleta de provas foram-lhe aumentando a potncia e fazendo com que ganhasse fluxo novamente. Na psicoterapia, esses aspectos de recuperao da potncia foram bastante trabalhados. Na maior parte, de forma verbal, mas, algumas vezes, com o desenvolvimento de exerccios que o levavam expresso de sentimentos contidos e conseqente recuperao de movimento. Ele tinha necessidades imediatas, tanto materiais como emocionais. Esperava uma pronta reparao injustia com a qual fora acometido, mas o no-andamento da situao o deixava em estado de grande aflio. Os processos judiciais so lentos. Aps uma primeira audincia, o julgamento foi adiado, por haver o juiz considerado que sua complexidade implicava em um estudo mais aprofundado. Na segunda audincia, foram solicitadas algumas provas e adiado o julgamento mais uma vez. Veio uma proposta de acordo da empresa, mas que ficou muito abaixo do justo a ser recebido numa aposentadoria normal, sem considerar os danos morais causados 104

por toda a situao. Pedro recusou-se a aceit-la, pois entendeu que isso lhe causaria um dano ainda maior do ponto de vista emocional. Embora o acordo lhe permitisse uma resoluo imediata dos seus problemas financeiros, acreditou que os danos a sua autoconfiana seriam muito maiores. A deciso de no aceitar o acordo o deixou com menor poder aquisitivo, entretanto, f-lo sentir maior potncia para enfrentar a vida. Tal deciso, apesar de no lhe ter dado uma sada imediata, mostrou-lhe o quanto no mais poderia deixar-se assujeitar. Mas o punha mais distante dos recursos materiais de que tanto necessitava. Nesse perodo encontrava-se desmotivado, sem saber o que fazer profissionalmente, embora tivesse a possibilidade de se estabelecer como advogado. Recebeu alguns convites de amigos para atuar em seus escritrios. Acabou por comear a desenvolver uma clientela em seu escritrio de advocacia, mas os processos so lentos, portanto, os ganhos tambm. Procurou diminuir ao mximo as suas despesas, ficando apenas com o essencial. J no fazia nenhuma atividade fsica e sentia pouca ou nenhuma vontade de fazer contato com as pessoas. Conforme o tempo passava, pensava em buscar uma vida mais simples, retirar-se da metrpole e voltar para uma pequena cidade perto de onde nascera. Mas no vislumbrava, de imediato, o que poderia fazer para sobreviver num lugar desses. Ao mesmo tempo, sentia-se distanciado de sua mulher. Ela tivera uma participao muito acolhedora no primeiro momento de sua demisso, o que de alguma forma reforara seus laos. No entanto, Ana aos poucos foi se envolvendo

105

com as prprias atividades e Pedro sentia-se cada vez mais s. Por fim decidiram separar-se. Em alguns dias, Ana partiu com sua filha para viver em outra casa. Eles continuaram se falando, mas, nessa fase, Pedro sentia-se muito triste e completamente sem motivao para viver. Sentia-se como se nada mais lhe restasse na vida. Havia perdido tudo. Nem seus filhos o procuravam depois da perda do emprego. Alguns amigos se mantinham fiis, outros se revelaram no to amigos e se afastaram. Nesse perodo intensificamos a psicoterapia. Pedro recorreu muitas vezes, chamando-me pelo telefone. Em alguns momentos, teve vontade de morrer, entretanto, eu no sentia que chegasse a alguma ao concreta para isso. Insisti que deveria procurar fazer ligaes com pessoas que realmente lhe queriam bem, mas ele se encontrava completamente sem energia para buscar qualquer contato. Como ainda tinha energia para buscar o encontro na psicoterapia, foi um perodo de intenso trabalho corporal. Na maior parte das vezes, os trabalhos recaram sobre a percepo de como se encontrava. Quando se referia a um determinado estado de nimo, eu o estimulava a perceber como isso era sentido em seu corpo. Por exemplo: um dia chegou dizendo que se sentia muito apequenado, com vontade de ficar apenas encolhido, esperando a dor passar. Sugeri que deitasse no colcho para experimentar o que se estava passando com ele, naquele momento, de forma mais confortvel. Quando se acomodou, deitado, questionei-o sobre essa dor. Ele a descreveu como uma dor no peito, que subia para a cabea e fazia com que sentisse um aperto em sua caixa craniana. Ao falar sobre isso, apertou, com as 106

prprias mos, a cabea. Sugeri que intensificasse esse movimento. Aos poucos comeou a apertar mais fortemente a cabea, puxando as mos para trs, como se estivesse removendo algo. Dizia, ento, que no suportava mais essa situao, que gostaria de arrancar tudo aquilo de sua vida. Queria uma nova vida, em que pudesse estar mais leve. Perguntei o que o fazia sentir-se to pesado, mas que ele deixasse o seu corpo responder antes do que sua compreenso sobre isso. Que percorresse o caminho dessa presso para ver se ela lhe apontava algo. Incentivei-o a se entregar e descobrir a sensao. Permaneceu por alguns minutos deitado, passando as mos na cabea, dando a impresso de que queria remover algo, como se fosse algum pigmento ou tinta que o tivesse impregnado e que esse gesto lhe possibilitaria remover. Pelo menos essa era a impresso que me causava tal viso. Aos poucos, foi diminuindo a fora empregada nesse esfregar de mos e foi chegando a um movimento suave, como uma carcia. Foi direcionando as mos para o peito e o movimento no era mais para fora, j era um movimento circular. Comeou ento a chorar, um choro contido, mais de lgrimas do que de sons. Chorou por bastante tempo, deixou carem as mos ao longo do corpo. Chorou sem esconder o rosto, como costumava faz-lo normalmente. Foi diminuindo a intensidade de seu choro at parar. Continuou apenas suspirando. Quando se levantou do colcho, no quis dizer nada, apenas que estava mais aliviado. Nas prximas sesses, veio trazendo muito de suas percepes. Estava vivendo um momento de completo desfazimento de quaisquer posses que um dia tivera e j no sabia se queria possuir qualquer coisa. Sentia necessidade de mover-se, mas no sabia como, nem para onde. 107

Chorava freqentemente nas sesses. Chegava sempre cabisbaixo, com um olhar muito triste. Falava pouco, o que no era habitual. Parecia que, onde parava, o seu corpo se deixava ficar, inerte, o peito afundado. s vezes, dava a impresso de um menino desapontado, desconfiado, reservado, que no queria dizer o que se passava. Mas parecia haver algo de que no estava conseguindo falar. Finalmente conseguiu expressar-se. que sentia muita falta de Ana. Sua casa parecia vazia e totalmente sem vida. A cada dia ficava mais difcil viver. Completamente desmotivado para qualquer trabalho, para qualquer encontro com amigos ou familiares, Pedro parecia se aprofundar num processo depressivo. Quando encontrava Ana, sentia-se mais triste ainda e a percebia triste tambm. Na terapia trabalhvamos com a sustentao de sua tristeza. Era muito doloroso tudo o que estava vivendo, a realidade no estava sendo negada. Mas estava difcil chorar. No encontrava nada nem ningum que pudesse suportar seu desamparo, apenas na terapia conseguia sustentao para isso. Nessa ocasio eu me atrevia a gestos simples, como busc-lo na sala de espera ou acompanh-lo at o porto ou, mesmo, ultrapassar o horrio da sesso quando era possvel. Mas levar sua vida no dia-a-dia estava muito difcil. Num momento de muita angstia, sentiu-se muito mal. Sentia um total desamparo: ele que sempre amparara tantas pessoas no sabia como se amparar. Ento telefonou e pediu ajuda para Ana, que veio socorrer-lhe imediatamente. Foi um momento difcil, mas, ao mesmo tempo, de desfazimento de certos aspectos de sua couraa. Desde h muito estava acostumado a amparar. Todos vinham em busca de seu amparo: os filhos, os funcionrios, os 108

amigos, a mulher, a famlia da mulher. Ele sempre tinha algo para oferecer, mas nunca pedia nada. Claro que tinha suas necessidades, embora no as manifestasse. Seu papel era o de quem amparava. Acreditava nisso, no poderia conceber que algum lhe pudesse retribuir. Foi difcil admitir que tambm precisava. J fazia muito que pedia, mas agora tomara conscincia de que podia faz-lo e de que no perderia nada com isso. Que seu papel no era o de amparar, que no havia um papel a ser vivido. Que ele no precisava ser o outro, nem se confundir com o outro. Poderia viver sua alteridade. Viv-la nas relaes, compreendendo o espao e os cruzamentos pertencentes a cada um. Sem imposies ou obrigaes. Respeitando a alteridade do outro. No lhe cabia s amparar; tambm poderia ser amparado. Aos poucos, comeou a perceber que estava muito difcil viver sem Ana. Que a queria muito e a queria de volta. No exatamente a Ana do relacionamento que tiveram, mas a Ana que ele s agora conseguia ver. Uma Ana com a prpria vida e com as prprias coisas, com quem se encontraria onde e quando pudesse haver encontro. Procurou-a novamente e lhe disse como se sentia. Ela tambm se mostrou muito disposta a uma reconciliao e foi o que ocorreu. Em alguns dias, comearam a se encontrar, primeiro sem que ningum soubesse e,

posteriormente, assumindo a volta. Pedro no sentia como uma volta, mas como uma nova relao. Descobria uma outra mulher, no aquela a quem idealizara. Algum que ele at intura que existisse, mas que, em seu corao, nunca chegara a perceber inteiramente. Tambm se descobria como algum que nunca chegara a perceber que poderia 109

ser. Nunca havia se encontrado consigo mesmo de forma to ampla. Sentia-se leve e, ao mesmo tempo, com uma impresso de que nunca tivera tanta clareza sobre as coisas. Essa clareza no era uma sensao de saber muito, mas de saber o que queria para aquele momento e de se deixar entregar para viver a vida. Sentia seu corpo vibrar. A vida lhe parecia vibrante. Sentia o fluir. Para entrar em fluxo, precisou desconstruir muito do que o aprisionava no passado. Agora encontrava outras possibilidades. Possibilidades para as quais no se abrira anteriormente. As coisas no o incomodavam como antes. Descobrira a tolerncia. Sentiase leve e flexvel. Tantas das coisas que o incomodavam em outros tempos eram recebidas e percebidas de outra maneira nesse perodo. Pedro chegara a um estado tal de despojamento, pois perdera tudo. Ficou sem sua famlia e sem a convivncia com seus filhos. Ficou sem seu trabalho de trinta anos. Perdeu a confiana na companhia. Perdera a mulher que amava e a vida que constituram juntos, mas no percebia essas coisas como perda, e sim como transformao de valores. No se sentia um perdedor, ao contrrio. No perdeu a vida. No perdeu sua capacidade de renascer para as coisas perdidas. Retomou com sua mulher, mas no mais a mesma relao de antes. uma nova relao. Pensa em desenvolv-la baseada em muito mais afeto, mais tolerncia, mais flexibilidade. Uma relao vivida na alteridade. Sente que faz contatos mais intensos. Est mais permevel. Est mais disposto a se haver com as diferenas. Percebe o valor da diferena no crescimento e no desenvolvimento de suas possibilidades.

110

Numa das ltimas sesses, Pedro se questionou sobre o quanto perderia se no ganhasse o processo contra a companhia. Dizia temer o estado em que ficaria caso isso ocorresse, pois restaria da um sentimento de injustia, que acreditava no ter como se recuperar dele. Creio que foi esse o momento mais significativo de nosso trabalho, pois foi possvel a apropriao de tudo o que havamos trabalhado anteriormente. Exatamente nesse ponto, questionei-o sobre o quanto havia conquistado em suas experincias e em suas vivncias. Nisso residia sua potncia, e no no reconhecimento, seja de um juiz ou dos seus antigos patres. Ento se deu conta de que trazia em si as condies e o aprendizado para viver sua vida e desenvolver seu trabalho. No precisava mais de que uma autoridade externa lhe conferisse parmetros sobre o que podia ou no fazer. Por mais injusta que fosse a situao vivida na companhia, conseguira manter sua integridade e, conseqentemente, sua potncia, ao no ter cumprido ordens com as quais no compactuava. No se submetera a uma autoridade por medo da punio. Isso compreendia a sua fora, a sua potncia. As conexes que Pedro fez nesse momento o levaram a outras dimenses de si mesmo e ampliaram o seu grau de potncia. Pedro no sente nada garantido para o seu futuro, mas tem gana de viver intensamente o presente. No resolveu suas questes econmicas. Nem mesmo os seus problemas de relao com os filhos. Vive um bom momento com sua mulher, mas no pensa que seja para sempre. Sente-se, porm, disposto a lutar por suas coisas, nesse momento. Aprendeu algo: que pode ousar, que pode experimentar o diferente, que precisa de pouco e que isso no o empobrece, ao contrrio, aumenta a sua potncia. Ao se deixar flexibilizar, encontrou mais 111

ventilao, mais vibrao para a prpria vida; parece mais vitalizado, sente-se assim. Sabe que seus problemas no acabaram, mas encontrou outras formas de encar-los e resolv-los. Sabe tambm que pode empacar, mas que tem recursos para continuar buscando seu fluxo. O importante se manter atento, respirando e vibrando com a vida. Encontrou uma via saudvel para manter-se em fluxo. Abriu mo de crenas, em protees fora de si. Encontrou em si mesmo os recursos para se manter vivo, mais vivo. Abriu mo de uma escravido enganadora e de alguma maneira pagou um preo por isso. Encontra-se mais vivo, mais disposto para a vida. dono de si e dos prprios passos, na medida em que no se engana. Sabe que ter de se manter atento. A vida lhe parece mais dinmica. Como diz Naffah, comentando um texto de Nietzsche: Sade significa, pois, autodomnio e disciplina capazes de permitir ao esprito habitar a multiplicidade; envergadura interior para contornar os narcisismos paralisantes de meio-caminho; excesso de foras plsticas que do forma vida e a regeneram, lanando-a no ensaio, na aventura. (1994: 29) interessante a idia de habitar a multiplicidade, pois d sempre uma idia de processo, de movimento. O que me faz pensar em sade no como um estado a ser atingido, mas como uma dinmica saudvel. Penso que isso que diz Naffah quando sugere que as foras plsticas do novas formas vida. Esse processo me parece ser exatamente a apropriao dessas foras. Podemos ver nesse caso clnico que o paciente se encontrava com todas as facilitaes para a acomodao, no entanto, numa desterritorializao, ao

112

colocar abaixo um mundo aparentemente garantido, passou a um territrio movente. sua maneira, encontrou um jeito de sobreviver ao pntano. Pedro encontrou um jeito novo de sustentar novos valores. Flexibilizou e assimilou situaes em uma etapa em que j contava com uma possibilidade de vida mais acomodada. Recebeu o incmodo e lidou com ele. Encontrou sua maneira singular de lidar com o que lhe apareceu. Conclumos nosso trabalho nesse momento de sua vida.

113

6. RITMO

Dance, quando voc estiver vulnervel. Dance, se voc tiver arrancado seu curativo. Dance no meio de uma luta. Dance no seu sangue. Dance, quando voc estiver perfeitamente livre. Rumi Dance no seu sangue sc. XIII

Muitas vezes saio de um baile somente ao seu final. Ao sair, percorro corredores, deso escadas, ando pelas ruas ainda levando o ritmo da ltima msica comigo. Vou embora danando, cantarolando algo. Levando o ritmo para alm do baile. Continuo em movimento, tocada pelos encontros que tive. No h possibilidade de encontros sem que algo se perca. Os encontros trazem novas possibilidades. Mas para que ocorram, ser necessrio deixar algo para trs. Ao pensar nos encontros com parceiros de baile, me ocorre a idia de que os bailarinos se abraam em espelho. Ou seja, seus corpos se encontram frente a frente com os seus contrrios: p direito com p esquerdo, brao direito com brao esquerdo, num abrao com os seus opostos. No h superposio nesse caso. Os olhares se direcionam opostamente, qualificando diferentes pontos de vista. exatamente isso que configura as amplas possibilidades do encontro. Assim me dirigi aos autores com quem me encontrei. Minha proposta no foi contestar ou enfrentar os referidos autores. Nem mesmo de encontrar pontos

114

comuns entre suas idias que confirmassem alguma identidade. Tentei apenas comentar como esses pensadores atravessaram e atravessam a minha singularidade. Nesses encontros e reencontros com seus textos foi-se produzindo meu devir-terapeuta, meu devir-danarina, meu devir-mulher, meu devirestudante, meu devir-brasileira. Nesse baile, sinto como se tivesse entrado num salo onde encontrei muitas portas; escolhi uma e adentrei num outro salo com mais outras tantas portas; fui levada a outro salo e a mais outro, e assim sigo, abrindo portas para as possibilidades de me manter danando. Seguirei escutando outras orquestras? Encontrarei outros bailarinos? Chegarei a outros sales? Isso no o mais importante. Por hora me pergunto como fazer para manter o ritmo. Minhas preocupaes com o fluxo parecem vir ao encontro da mesma questo. Manter-se em fluxo seria manter um certo ritmo? Como no perder o ritmo? Seria possvel pensar em ritmo como orquestraes de devires? Uma das maiores dificuldades desprender-se dos modelos de subjetivao. Certamente, na minha clnica h uma grande fora na proposta da psicanlise. Antes de simplesmente opor-me a esse movimento, procuro deixarme embalar pelo que dele pode me manter fluindo. No tenho dvida de que os conhecimentos adquiridos na psicanlise, na anlise bioenergtica e em tantas outras possibilidades, no apenas analticas, foram facilitadores para construir minha postura crtica. Entrei num fluxo de conexes reflexivas que me levaram a danar com esses bailarinos/autores. No foram comparaes, nem analogias, tampouco tentativas de confirmao. Foram atravessamentos, territorializaes e 115

desterritorializaes. A cada nova conexo reflexiva, torrentes de fluxos se faziam, sem que me apercebesse, sem que tivesse noo ou controle sobre isso. Fui percebendo os efeitos aps novas conexes reflexivas. No fui aplicando conceitos s situaes presentes. Ao contrrio, fui me apercebendo dos efeitos desses atravessamentos conceituais, por encontrar suas modificaes em minha trajetria. Os encontros que tive com autores como Freud, Espinosa, Nietzsche, Lowen, foram definitivos para o encontro-baile com Reich, Deleuze e Guattari. H uma radicalidade em cada um desses autores que comps e continua compondo comigo a cada momento. Assim como a poesia e a literatura de autores como Mrio Benedetti, Marcela Serrano e outros tantos. Todos me levam a conexes reflexivas, a produo de pensamento e a tantas possibilidades de agir. Chegamos ento a produo de diferenas na clnica. Desde h muito que no vejo como os modelos tericos sejam aplicveis s infinitas possibilidades de cada um. A teoria tem sim seu sentido para as reflexes. Ela pode estimular a crtica. Esse foi um aspecto muito significativo no caso clnico que descrevi. Pedro trazia uma histria de trajetria adequada aos padres que o status quo definiria como almejvel. No entanto havia uma inquietao, algumas vezes uma dor que no o deixava ceder. Seus princpios ticos fizeram com que, muitas vezes, no aceitasse ordens que estivessem privilegiando meramente o lucro em detrimento dos direitos do trabalhador. Na medida em que foi se permitindo questionar o estabelecido foi encontrando um incmodo que j no o deixava permanecer conformado com os trajetos planejados. 116

A viso crtica , a meu ver, indissocivel na clnica contempornea. Nesse ponto possvel fazer um paralelo com os autores estudados e a minha prpria posio. Esse , talvez, um dos fatores de maior conexo com os referidos autores. Em Reich h sempre uma preocupao com o social. Reconhecido por Deleuze e Guattari, que identificam nele um precursor da psiquiatria materialista. Essa uma conexo muito significativa no meu trabalho, que bastante evidente na descrio do caso clnico. O processo de singularizao no caso clnico vasto no encontro com as multiplicidades. O reconhecimento e valorizao dessas multiplicidades foram identificadores de potncia. O mais significativo no encontro entre os corpos dos bailarinos que pode resultar num aumento de potncia. Muitas vezes tive a sensao desse aumento de potncia durante as sesses ou nos efeitos que ela causou em mim, aps esses encontros. As conexes alcanadas nesses encontros abriam-me para novas conexes que se prolongavam at outros encontros. Ocorreu tambm a suportao da impotncia em alguns momentos. A sustentao das impossibilidades e da paralisia. No como resignao, mas como pausa para encontrar com algo mais pertinente ao desejo e a, ento, entrar novamente em fluxo. Se olharmos para o desejo como uma lgica de fluxos, ele no se sobressai o tempo inteiro, mas est em seu reservatrio pronto para fazer conexes que viabilizem um aumento de potncia. Penso que manter o fluxo sustentar as conexes do desejo. dar permisso para que o intensivo se apresente e 117

arrebate mais de ns mesmos. Ento manter o ritmo fazer encontros, sejam eles com quem for. Manter o ritmo manter-se danando. Bem sabido que na dana tem pausas, tem descanso, pois o intensivo est presente apenas em alguns momentos de qualquer dana. H mltiplos ritmos, h mltiplos sopros de vida, h mltiplos ataque do intensivo. Como se deixar permear, como fazer com que a couraa no impea a sustentao do intensivo? Como no fugir as possibilidades de me manter fluindo na dana, em pleno ritmo? Ser o intensivo aquele que marca o ritmo? Algo como assimilar as diferenas em mim e em tudo, aparece como uma possibilidade. Pensar o plural e o mltiplo como possibilidades de formar novos corpos, de ampliar a potncia. Percebo que da competncia da minha clnica privilegiar o real e o campo das sensaes. Valorizar a lgica dos fluxos, sustentar essas possibilidades, tirando o foco do imaginrio. As sensaes podem fazer conexo com o imaginrio, todavia, enquanto sensaes so a manifestao do real. Elas mesmas fazem outras conexes com o real que as atualizam. Tudo isso se manifesta no caso clnico apresentado. Percebo-o no momento em que Pedro deixa de se sentir perdedor de algo, ou alguma funo que lhe era atribuda pela empresa, ainda que isso lhe tenha sido tirado, passando a no mais sentir como se nisso residisse sua aniquilao. Quando percebe que ningum poderia lhe tirar os ganhos de sua experincia, a totalidade de seu aprendizado, a possibilidade de se manter no mais submetido a ordens com as quais no compactuava, recupera a potncia em si mesmo. J no identifica suas possibilidades em algo que possa lhe ser conferido de fora, mas sim em algo que seja capaz de alcanar, de buscar, de combater. Passa a identificar sua potncia 118

em sua capacidade de agir, e no no reconhecimento que poder obter por suas aes. Nesse momento recupera o ritmo, sai da passividade. Creio que o campo da clnica vem a ser um facilitador para a recuperao ou a descoberta da prpria potncia. uma dana em par, em que cada um, na sua posio, cria, em alguns momentos, um corpo nico, nesse encontro que resulta num baile com ritmo. Esse ritmo pode se manter ou se transformar em outros ritmos mesmo quando os parceiros j no esto danando juntos. Talvez seja uma perspectiva otimista, a minha, de pensar na potncia da manuteno de um ritmo. Mas aprendi com a dana que possvel manter o ritmo de baile, ainda que esteja muito triste. Como disse, segundo Fernandes, um grande poeta do tango, Henrique Santos Discipolo: o tango um pensamento triste que se pode bailar. (2000: 12) Bailar a tristeza, bailar a dor experimentar, deixarse tomar pelo intensivo. Trata-se de recuperar a potncia para vida, ainda que triste ou sofrida. Penso que possvel manter o ritmo da vida em qualquer circunstncia, enquanto vida houver. Continuo apostando na possibilidade de ouvir a msica, encontrar um parceiro e com ele danar.

119

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALBERTINI, PAULO. Reich: histria das idias e formulaes para a educao. So Paulo: gora, 1994. ALLIEZ, ERIC. Deleuze filosofia virtual. Trad. Helosa B. S. Rocha. So Paulo: 34, 1996. AMARAL, REGINA FARIA FAPESP, 2002. BARRETO, ANDR VALENTE Annablume, FAPESP, 2000. BECKETT, SAMUEL. Proust. So Paulo: Cosac & Naify, 2003. BENEDETTI, MARIO. El mundo que respiro. Buenos Aires: Seix Barral, 2001. CADERNOS DE SUBJETIVIDADE. So Paulo: Ncleo de Pesquisas da Subjetividade do Programa de Estudos Ps-Graduados em Psicologia Clnica da PUC-SP, v. 1, no. 1, 1993. CADERNOS DE SUBJETIVIDADE. So Paulo: Ncleo de Pesquisas da Subjetividade do Programa de Estudos Ps-Graduados em Psicologia Clnica da PUC-SP, nmero especial: Gilles Deleuze, jun.1996. CADERNOS DE SUBJETIVIDADE. SadeLoucura. So Paulo: Ncleo de Estudos da Subjetividade do Programa de Ps-Graduados em Psicologia Clnica da PUCSP, O reencantamento do concreto, Hucitec/Educ, 2003.
DE DO.

Aprendendo a danar. So Paulo: Annablume,

BARROS. A revoluo das paixes. So Paulo:

120

CMARA, MARCUS VINICIUS. Reich: o descaminho necessrio. Rio de Janeiro, Sette Letras, 1998. __________. A propsito da (des)construo de alguns conceitos na teoria de Wilhelm Reich a perspectiva deleuziana. In: GIBIER, LUIZ. Reich

contemporneo: perspectivas clnicas e sociais. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1998. DADOUN, ROGER. Cem flores para Wilhelm Reich. So Paulo: Moraes, 1991. DELEUZE, GILLES. Francis Bacon Logique de la sensation. 2 vol. Paris: Edition de La Diffrence, 1981. __________. Diferena e repetio. Trad. Luiz B. L. Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988. __________. Lgica do sentido. 4a. ed. Trad. Luiz Roberto Salinas Forte. So Paulo: Perspectiva, 1988. __________. A dobra: Leibniz e o barroco. 2a. ed. Trad. Luiz B. L. Orlandi. Campinas: Papirus, 1991. __________. Conversaes. Trad. Peter Pl Pelbart. So Paulo: 34, 1992. __________. Crtica e clnica. Trad. Peter Pl Pelbart. So Paulo: 34, 1997. __________. Bergsonismo. Trad. Luiz B. L. Orlandi. So Paulo: 34, 1999. __________. Empirismo e subjetividade. Trad. Luiz B. L. Orlandi. So Paulo: 34, 2001. __________. Espinosa: filosofia prtica. Trad. Daniel Lins e Fabien Pascal Lins. So Paulo: Escuta, 2002. 121

DELEUZE, GILLES

GUATTARI, FLIX. O anti-dipo: capitalismo e esquizofrenia.

Trad. Joana Moraes Varela e Manuel Maria Carrilho. Lisboa: Assrio & Alvin, 1966 [1972]. __________. O que a filosofia? 2a. ed. Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muoz. So Paulo: 34, 1992. __________. Mil plats: capitalismo e esquizofrenia. v. 3. Trad. Aurlio Guerra Neto. Rio de Janeiro: 34, 1996. __________. Mil plats: capitalismo e esquizofrenia. v. 4. Trad. Suely Rolnik. Rio de Janeiro: 34, 1997. DELEUZE, GILLES
E

PARNET, CLAIRE. Dilogos. Trad. Elosa Arajo Ribeiro. So

Paulo: Escuta, 1998. ESPINOSA, BARUCH 1973. FERNANDES, HLIO DE ALMEIDA. Tango, uma possibilidade infinita. Rio de Janeiro: Bom Texto, 2000. FERREIRA, AURLIO BUARQUE DE HOLANDA. Novo dicionrio da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975. FREUD, SIGMUND. Obras completas. Buenos Aires: Amorrortu, 1986. FUGANTI, LUIZ ANTONIO. Sade, desejo e pensamento. SadeLoucura. So Paulo, no. 2, 2a. ed., p.19-82, Hucitec, 1991. __________. A tica como potncia e a moral como servido. Revista Reichiana. So Paulo, no.10, p.10-18, 2001.
DE.

tica. Col. Os Pensadores. So Paulo: Abril Cultural,

122

GUATTARI, FLIX

ROLNIK, SUELY. Micropoltica: cartografias do desejo. 5a. ed.

Petrpolis: Vozes, 1986. LAPLANCHE, J.


E

PONTALIS, J.-B. Vocabulrio da psicanlise. 10a. ed. So

Paulo: Martins Fontes, 1988. LAWRENCE, D. H. Poemas de D. H. Lawrence. Trad. Leonardo Fres. Rio de Janeiro: Tipo, 1985. LINS, DANIEL
E

GADELHA, SYLVIO (Orgs.) Nietzsche e Deleuze: o que pode o

corpo. Rio de Janeiro: Relume Dumar; Fortaleza: Secretaria da Cultura e Desporto, 2002. MALUF JR., NICOLAU (Org.) Reich: o corpo e a clnica. So Paulo: Summus, 2000. NAFFAH NETO, ALFREDO. O inconsciente como potncia subversiva. So Paulo: Escuta, 1991. __________. A psicoterapia em busca de Dionsio. So Paulo: Escuta/Educ, 1994. __________. Outrem mim: ensaios, crnicas, entrevistas. So Paulo: Plexus, 1998. NERI, REGINA. Anti-dipo/Psicanlise: Um debate atual. Agora. Estudos em Teoria Psicanaltica. Rio de Janeiro, v. VI, no. 1, p. 21-43, jan./jun. 2003. NIETZSCHE, FRIEDRICH WILHELM. Assim falou Zaratustra Um livro para todos e para ningum. Trad. Mrio da Silva. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994. ORLANDI, LUIZ B. L. Anotar e nomadizar. Texto apresentado em aula. So Paulo: PUC-SP, PCL, Programa de Ps-Graduao, 2o. sem. 2002.

123

__________. Apresentao. In: LINS, DANIEL (Org.) Razo Nmade. Petrpolis: Vozes, no prelo. __________. O habitat espinosano de Deleuze. Prlogo traduo brasileira do livro Espinosa e o problema da expresso de Gilles Deleuze. Indito. REICH, PETER. Libro de ensueos. Barcelona: Laerte, 1978. REICH, WILHELM. Psicologia de massas do fascismo. So Paulo: Martins Fontes,1972. __________. O assassinato de Cristo. So Paulo: Martins Fontes, 1982. __________. Anlisis del caracter. 3a. ed. Buenos Aires: Paidos, 1986. __________. Pasin de juventud; una autobiografa. 1897-1922. Barcelona: Paidos, 1990. __________. A funo do orgasmo. 19a. ed. So Paulo: Brasiliense, 1995. ROLNIK, SUELY. Fale com ele ou como tratar o corpo vibrtil em coma. Conferncia proferida In: CORPO, ARTE E CLNICA. UFRGS. Instituto de Psicologia. Programa de Ps-Graduao em Psicologia Social e Institucional Mestrado. Porto Alegre: 11 abr. 2003 e In: A VIDA NOS TEMPOS DE CLERA. ONG Atua (Rede de Acompanhamento Teraputico). So Paulo: 17 mai 2003. RUMI, JALALUDDIN. Essencial Rumi. Trad. Coleman Barks. San Francisco: HarperCollins, 1994. SERRANO, MARCELA. Nosotras que nos queremos tanto. Santiago de Chile: Alfaguara, 1996.

124

__________. El albergue de las mujeres tristes. Santiago de Chile: Alfaguara, 1997. SILVA, JOO RODRIGO OLIVEIRA E. O desenvolvimento da noo de carter no pensamento de Reich. 2001. 149 f. Dissertao (mestrado) Instituto de Psicologia da Universidade de So Paulo, So Paulo. WAGNER, CLUDIO MELLO. Freud e Reich: continuidade ou ruptura? So Paulo: Summus, 1996. __________. O humorstico e sua relao com a orgonomia. In: GIBIER, LUIZ. Reich contemporneo: perspectivas clnicas e sociais. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1998. __________. A transferncia na clnica reichiana. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2003.

Sites visitados para a pesquisa sobre a letra do tango Balada para un loco: http://galeon.hispavista.com/elortiba/matalunfa.html http://todotango.com.ar/spanish/main.html http://www.mirada.net/militango/pt/espactaculo/BaladaParaUmLoco_f.html

125

You might also like