You are on page 1of 4

O Suicdio: um livro cheio de vida1.

O livro O Suicdio nos fala do suicdio mais do que de Durkheim: trata -se de um livro cheio de vida. So raras as obras nas Cincias Sociais que sobrevivem a seus autores ou as circunstncias histricas que motivaram sua publicao. Na obra de Durkheim O Suicdio um xito e uma exceo: nenhum socilogo do trabalho ir buscar informao em a Diviso do Trabalho Social e ns aprenderemos poucas coisas sobre a religio em as Formas Elementares da Vida Religiosa. O Suicdio, assim como a Evoluo Pedaggica na Frana, desperta no leitor um interesse real pelo tema abordado. Durkheim constatara, em todos os pases europeus, um crescimento forte e regular da taxa de suicdio. Essa tendncia seria ainda vlida no sculo XX? No sculo XIX divrcio e suicdio cresciam paralelamente. O que ocorre hoje na Frana em que so registrados 200 divrcios por dia? Em poucas palavras, ns temos muito a discutir, verificar, confrontar os dados da estatstica com a imagem construda sobre o suicdio a partir de lembranas pessoais, da leitura de fatos diversos e de fices literrias.

Uma demonstrao bem estruturada A obra de Durkheim foi construda segundo princpios bem claros: Uma introduo que constitui, atravs de uma definio, o objeto de

estudo; Uma primeira parte (os fatores extra-sociais) que faz o inventrio das

causas no-sociais, comumente invocadas para dar conta do suicdio: os estados psicopticos (Cap. 1), a raa e a hereditariedade (Cap. 2), o clima e os fatores

Traduo feita pelo Prof. Marcelo Sampaio Carneiro (UFMA), da introduo

do livro Durkheim et le suicide (Paris, Presses Universitaires de France, 1 ed., 1984) escrito por Christian Baudelot e Roger Establet.

2 csmicos (Cap. 3), a imitao (Cap. 4). Resulta dessa parte que a ao dessas causas no sociais sobre o suicdio nula ou muito restrita. Uma segunda parte (Causas sociais e tipos sociais) apresenta a natureza

das causas sociais e precisa a maneira como elas produzem seus efeitos. Trs tipos de suicdio so ento diferenciados: a) O suicdio egosta (Cap. 2 e 3): aquele que varia na razo inversa do grau de integrao dos grupos sociais (religiosos, domsticos, polticos) aos quais pertence o indivduo. Segundo esse argumento os protestantes, os solteiros e os vivos so os mais expostos ao suicdio; b) O suicdio altrusta (Cap. 4): aquele que se produz nos grupos onde os indivduos existem menos por eles mesmos do que pelo grupo do qual fazem parte; a integrao do indivduo aos valores coletivos forte ao ponto de provocar o sacrifcio da pessoa as normas do grupo: este tipo de suicdio freqente na sociedade militar; c) O suicdio anmico (Cap. 5): aquele que aumenta proporcionalmente com a desregulamentao e o relaxamento das normas sociais (anomia). Ele particularmente freqente nos perodos de crise econmica; encontrado tambm, em escala familiar, quando o divrcio enfraquece a disciplina matrimonial; d) Uma concluso (Cap. 6) descreve as formas que tomam essas trs correntes suicidgenas ao se manifestarem nos indivduos. Apresenta tambm as formas mistas que resultam da combinao desses trs tipos de suicdio. Uma terceira parte (Do suicdio como fenmeno social em geral)

determina, a luz dos resultados precedentes, em que consiste o elemento social do suicdio (Cap. 1); analisa as relaes com os outros fenmenos sociais (Cap. 2) e prope solues para conjurar esse mal, fazendo diminuir a taxa de suicdio egosta e anmico (Cap. 3).

3 Os princpios de nossa leitura. A leitura que ns propomos dessa obra , ao mesmo tempo, seletiva e orientada. Seu objetivo no a de fornecer uma exegese exaustiva da obra de Durkheim. Ela procura somente incitar a leitura de O Suicdio de forma a que dele possa ser retirado um mtodo de anlise ainda hoje aplicvel ao estudo do suicdio e de outros fatos sociais. por essa razo que nessa exposio ns nos apoiaremos nas anlises e os elementos do livro que melhor resistiram a prova do tempo: o carter social do suicdio e as relaes estabelecidas por Durkheim entre a taxa de suicdio e a instituio familiar. Sero deixados de lado as analises referentes as relaes discutveis entre o suicdio, a religio, as foras armadas e os ciclos econmicos. As consideraes sobre o suicdio nas sociedades inferiores tambm sero deixadas de lado, uma vez que so desprovidas de qualquer base estatstica. Um texto de sociologia no contm nele mesmo todos os elementos necessrios para sua explicao: ele deve ser relacionado realidade que props explicar. Dessa forma ns submetemos os instrumentos utilizados por Durkheim e os resultados que ele obteve a prova dos fatos, do tempo e dos mtodos estatsticos modernos. As tendncias apresentadas por Durkheim so ainda observveis nos dias de hoje? Quais so, no caso de uma resposta negativa, os erros relacionados com a observao do autor e os referidos a mudanas sociais ocorridas? Dizer que O Suicdio um livro vivo no significa, entretanto, que Durkheim teria tido razo em todos os pontos de sua anlise. Longe de constituir uma explicao sociolgica completa do fenmeno, a teoria durkheimiana do suicdio comporta falhas, lacunas e contradies. Ela deixa, nesse aspecto, ontem como hoje, mais de um leitor insatisfeito. Todos os fatos apresentados no so igualmente estabelecidos: todos os conceitos utilizados no so igualmente fundados. Contudo, a obra retira sua fora mais da qualidade dos materiais estatsticos reunidos e da obstinao do autor em analis-los de maneira coerente do que das lacunas que o leitor de hoje pode facilmente descobrir, tanto no domnio dos dados produzidos quanto no da explicao terica.

4 Dessas trs consideraes deriva o plano desse pequeno livro: 1) O primeiro captulo analisa e comenta trs dos quadros mais importantes de O Suicdio. Eles do conta da natureza social do fenmeno e de sua relao com a instituio familiar; 2) O segundo captulo submete a uma interrogao crtica o principal instrumento utilizado por Durkheim e os socilogos que lhe seguiram para estudar o suicdio: as estatsticas; 3) O terceiro captulo investiga a realidade do suicdio na Frana de hoje, mostrando que, aps cem anos, parte dos fenmenos observados por Durkheim no variaram, enquanto outros, pelo contrrio, se modificaram bastante. Na concluso ns nos arriscamos a um balano do conjunto do aporte durkheimiano em matria do suicdio e dos caminhos que ainda necessrio explorar sobre esse tema.

You might also like