You are on page 1of 6

1818

Nasce Marx em Trier, capital da provncia alem do Reno. Trier na poca influenciada pelo liberalismo revolucionrio francs e pela reao ao Antigo Regime vindo da Prssia.

Frederico-Guilherme IV
Em 1840

, a ascenso ao trono de F.G. IV foi acolhida pelos neo-hegelianos como o 1 passo para a transformao da Prssia em um Estado Racional (Monarquia CONSTITUCIONAL).
04/1841

Marx recebe o ttulo de doutor.

Verdadeira face do rei: reacionrio

Interditou revistas de tendncias hegelianas Demitiu professores hegelianos das universidades


Bruno Bauer

foi demitido em 03/1842. Com isso, Marx

perdeu a chance de trabalhar na universidade movimento neo-hegeliano esse movimento foi marginalizado e viu ser extinguido os seus meios de expresso tradicional (revistas filosficas, cadeiras universitrias). 1 Capitular, abandonar a poltica, juntar-se ao governo. Emigrar para a Frana ou Sua e continuar combatendo do exterior.

Restavam-lhes apenas 3 possibilidades

Aliar-se a burguesia liberal renana para resistir ao absolutismo prussiano.

Interveno reacionria do Estado prussiano.

Desalojou os hegelianos de esquerda da crtica literria, teolgica e filosfica, e os jogou na oposio poltica, nos braos da burguesia renana. Ao consumar a ruptura entre a esquerda hegeliana e o governo, e ao fechar para eles as portas da universidade, esta medida forou a filosofia a instalar-se nos jornais, a tornar-se profana e ocupar-se de problemas polticos e sociais concretos.

Politizao radical da esquerda hegeliana em geral e de Marx em particular

1842

Marx vai para a cidade de Colnia. Comea a trabalhar na Gazeta Renana. Gazeta Renana Casamento de curta durao entre o hegelianismo de esquerda e a burguesia liberal. Oposio ao Estado prussiano burocrtico-feudal e as liberdades ameaadas pelo absolutismo (liberdade de imprensa para os hegelianos, e de indstria para os burgueses).

Terreno comum entre a esquerda hegeliana e a burguesia liberal.

Marx conhece Engels, que vai em visita ao jornal Marx e os chamados interesses materiais Ver: Prefcio Crtica da Economia Poltica (1858-9) Nos anos de 1842/43, como redator da Gazeta Renana vi-me pela primeira vez em apuros por ter que tomar parte na discusso dos chamados interesses materiais. As deliberaes do Parlamento Renano sobre o roubo de madeira e o parcelamento da propriedade fundiria, a polmica oficial que o sr. Von Schaper, ento governador da provncia renana, abriu com a Gazeta Renana sobre a situao dos camponeses do vale do Mosela, e finalmente o debate sobre o livre-cambismo e a proteo aduaneira, deram-me os primeiros motivos para ocupar-me de questes econmicas. Alm do mais, naquele tempo em que a boa vontade de ir frente ocupava muitas vezes o conhecimento do assunto, fez-se ouvir na Gazeta Renana um eco de fraco matiz filosfico do socialismo e do comunismo francs. Eu me declarei contra essa remendagem, mas ao mesmo tempo em uma controvrsia com o Jornal Geral de Agsburgo confessei francamente que meus estudos feitos at ento no me permitiam ousar qualquer julgamento sobre o contedo das correntes francesas. Agarrei-me s iluses dos gerentes da gazeta Renana, que acreditavam que atravs de uma atitude mais vacilante do jornal conseguiriam anular a condenao de morte que fora decretada. O primeiro trabalho que empreendi para resolver a dvida que me assediava foi uma reviso crtica da filosofia do direito de Hegel, trabalho este cuja introduo apareceu nos Anais Franco-Alemes, editados em Paris em 1844. Minha investigao desembocou no seguinte resultado: relaes jurdicas, tais como formas de Estado, no podem ser compreendidas nem a partir de si mesmas, nem a partir do assim chamado desenvolvimento geral do esprito humano, mas, pelo contrrio, elas se enrazam nas relaes materiais de vida, cuja totalidade foi resumida por Hegel sob o nome de sociedade civil, seguindo os ingleses e os franceses do sculo XVIII; mas que a anatomia da sociedade burguesa, deve ser procurada na Economia Poltica.

1843

A Gazeta Renana proibida Marx casa-se com Jenny Marx vai para Kreuznach Em Kreuznach escreve a Crtica da Filosofia do Direito de Hegel (C.F.D.H.) e inicia A Questo Judaica.

C.F.D.H. Materialismo histrico Embora no tenha sido concludo nem publicado, o texto foi, como Marx diria mais tarde, um marco da sua entrada para o materialismo histrico: entre outras coisas o levou a ver que no era o Estado a base da sociedade civil, como afirmava Hegel, mas sim a sociedade civil que era a base do Estado.

C.F.D.H.

C.F.D.H. Introduo

- verdadeira democracia Sentido do liberalismo burgus

- emancipao humana (comunismo) - democracia passa a ser identificada como emancipao poltica ou emancipao parcial. - emancipao social revoluo radical - identifica o proletariado (1 vez que aparece em suas obras) como o agente histrico da mudana social

1843

Em outubro, Marx vai para Paris. Marx conclui A Questo Judaica. Hess apresenta Marx s sociedades secretas socialistas e comunistas

Adeso ao comunismo Comunismo filosfico (A Questo Judaica) - A influncia de Moses Hess e de Feuerbach muito ntida e a do movimento operrio francs, apenas sensvel. 3 etapas Descoberta do proletariado como classe emancipadora (C.F.D.H.2 Introduo) - se trata de uma descoberta ainda filosfica - desde sua chegada a Paris, Marx tomado pelo movimento operrio comunista, mas no entra em contato direto com as sociedades secretas (isso s ocorreu aps a publicao dos Anais). - A CFDH-I ambgua: de um lado revolucionria e concreta; de outro, hegeliana de esquerda e abstrata. 3 Comunismo de massas - nova descoberta: o proletariado revolucionrio

Lwy e a Questo Judaica

Anti-semitismo e autofobia judaica

Uma interpretao muito divulgada desse artigo de Marx o transforma num panfleto antijudaico, autofobia judaica.

Marx identifica o judasmo com o comrcio, o dinheiro, o egosmo, etc. Artigo: defesa dos judeus por 2 razes a Diante do anti-semita Bauer, para o qual os judeus, ao contrrio dos cristos, so incapazes de se tornarem livres, Marx afirma a igualdade dos dois grupos, do ponto de vista da emancipao humana. b Marx mostra que o egosmo, o dinheiro, no constituem erros especficos do judasmo, mas traos essenciais de toda sociedade moderna e crist.

O significado real de A Questo Judaica

o momento em que a evoluo ideolgica de Marx alcana o comunismo filosfico de Moses hess. O artigo fora comeado por Marx em Kreuznach e terminado em Paris.

Kreuznach

A temtica a da CFDH: soberania imaginria do cidado no Estado, alienao do tipo religiosa na vida poltica, defesa da democracia, etc. Problemas novos: crtica da alienao monetria, do trfico, do egosmo dos direitos do homem, etc.

Paris

A Questo Judaica essencialmente

Uma crtica radical da sociedade moderna, da sociedade burguesa.

Crtica da emancipao puramente poltica: crtica do estado poltico, vida celeste, imaginria, alienada, dos membros da sociedade civil-burguesa. .

Crtica da prpria sociedade civil-burguesa enquanto esfera do egosmo, da guerra de todos contra todos, rasga os vnculos genricos entre os homens e pe em seu lugar a necessidade egosta, que decompe o mundo dos homens num mundo de indivduos isolados.

Crtica da ideologia jurdico-filosfica do liberalismo: direitos do homem (propriedade, etc.) separados dos direitos do cidado, isto , direitos do homem egosta considerado uma mnoda isolada, redobrada sobre si mesma.

Crtica das bases econmicas da sociedade burguesa e do Estado: o dinheiro a essncia do homem separado do homem, entidade estranha que domina o homem alienado e que ele adora o trfico e a propriedade privada.

Emancipao humana

a nica capaz de superar as contradies da sociedade civil-burguesa porque a Aufhenbung (superao) do conflito entre a existncia individual sensvel e a existncia genrica dos homens.

Comunismo filosfico??? Tanto a crtica da sociedade burguesa como as solues consideradas so de carter comunista, mesmo que o acento seja colocado sobre a circulao (dinheiro, negcio, etc.) do que sobre a produo.

Atrs da aparncia poltica e econmica, a crtica de Marx essencialmente filosfica

O grande pecado dos direitos do homem, da emancipao poltica, da sociedade civil e do dinheiro o egosmo.

O carter filosfico se origina do que no est no texto

O carter abstrato e filosfico de A Questo Judaica origina-se no somente do que est no texto, mas principalmente do que falta ao texto: como Hess, Marx no destina a tarefa da emancipao humana a nenhuma classe social concreta; o proletariado est ausente, por toda parte trata-se apenas do homem abstrato.

You might also like