You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA INSTITUTO DE QUMICA

Lei de Boyle
DBORA MACHADO DE LIMA MICHELLE FRANCO RAPHAEL GOMES CARDOSO

Prof: SHEILA CRISTINA CANOBRE

Uberlndia- MG 2013

1- INTRODUO
No universo da qumica, muitas das reaes qumicas que ocorrem envolvem gases, tanto nos reagentes como nos produtos. Os gases, diferentemente de slidos e lquidos, apresentam duas caractersticas nicas e bastante peculiares: a compressibilidade e a expanso. Uma das consequncias trazidas por estas propriedades que os volumes dos gases variam extraordinariamente em funo no apenas do nmero de mols, mas tambm da presso e da temperatura que a amostra de gs estiver sujeita. Em reaes qumicas, levar esses fatores em considerao fundamental. Por exemplo, se for feita uma reao dentro de um recipiente fechado com a formao de gs, haver uma expanso, seguida do aumento de presso que, se no levado em conta, pode gerar uma exploso (BRAATHEN, 2010). Por esta e outras razes, importante estudar a variao de volumes dos gases em funo do nmero de mols, presso e temperatura. As primeiras experincias que tentavam entender essa variao dos gases foram feitas pelo fsico ingls Robert Boyle, em meados de 1660, e retomadas um sculo depois devido aos primeiros voos com bales (ATKINS, 2002). Em 1662, Boyle verificou que o volume de uma determinada quantidade de gs variou em razo inversa presso aplicada, a uma temperatura mantida constante:

Isso quer dizer que o volume de uma dada massa de gs inversamente proporcional presso exercida sobre o mesmo, a uma temperatura constante. Introduzindo uma constante de proporcionalidade, obtm-se: , logo Em 1787, o fsico francs Jacques Charles verificou que o volume de uma certa quantidade de gs varia linearmente com a variao da temperatura do sistema, presso constante. Ou seja, aumentando-se a temperatura, o volume aumenta, da mesma maneira que, diminuindo-se a temperatura, o volume tambm diminui. Para se trabalhar matematicamente, necessrio utilizar a escala absoluta de temperatura (KELVIN). Sabendo-se disso e tendo sido feitas todas as consideraes, tem-se pela lei de Charles, que:

Introduzindo-se uma constante de proporcionalidade, tem-se a equao matemtica para a Lei de Charles:

, ou ainda, O cientista italiano Lorenzo Romano Amedeo Carlo Avogadro, por volta de 1811, aps conhecer as teorias de Boyle e Charles, conseguiu chegar concluso de que todos os gases se expandiam na mesma proporo, independentemente do tipo de gs estudado. Para ele estava bvio que, ento, todos os gases, a uma determinada temperatura e presso, deveriam conter o mesmo nmero de partculas por unidade de volume. Avogadro disse que "volumes iguais de gases, medidos na mesma presso e temperatura, contm o mesmo nmero de partculas". Este postulado ficou conhecido como a Lei de Avogadro. Outra observao importante de Avogadro foi a de que o volume diretamente proporcional ao nmero de partculas de gs, ou seja, quanto maior for o nmero de mols do gs, maior ser o seu volume, mantidas s mesmas temperatura e presso. Ao encher um balo de festa, por exemplo, a cada sopro mais gs entra no balo, que fica mais cheio, com maior volume. Ento, a Lei de Avogadro diz que:

A combinao dos resultados de Boyle, Charles, Gay-Lussac e Avogadro resulta numa das mais belas equaes matemticas da fsico-qumica. Uma equao simples, de apenas quatro variveis, que parece reger o comportamento padro de todos os gases conhecidos. uma equao de estado, pois define um estado fsico-qumico da matria, e seu resultado depende sempre somente dos estados inicial e final, no se preocupando com o caminho utilizado para ir de um estado a outro (UFSC, 2013). Neste contexto, combinando-se as 3 equaes de igualdade anteriores, tem-se que:

Esta constante a constante dos gases, e chamada de R. Seu valor determinado experimentalmente, fazendo-se um experimento onde o volume de um gs medido a vrias presses. O valor de R, ento, obtido fazendo-se um grfico de em funo da presso (P). Os pontos resultam em uma reta, cujo coeficiente linear o melhor valor de R. Isto porque um gs real tem comportamento de gs perfeito quando a presso muito baixa. Sendo assim, tem-se:

Esta equao de estado possibilita descrever o comportamento de um gs ideal, com base no conhecimento da sua presso, volume ou temperatura.

Um gs ideal aquele para o qual vale, para quaisquer valores de P e T, a equao de estado de Clapeyron (equao acima). Um gs ideal constitudo por partculas sem volume e onde no existem foras de interao entre elas, e por isso, o conceito de gs ideal uma aproximao de um gs real. Deste modo, a equao de estado do gs ideal descreve de forma aproximada o comportamento termodinmico de gases reais como o oxignio ou o dixido de carbono. Os gases reais requerem equaes de estado mais complexas. No entanto, para presses suficientemente baixas, a equao de estado do gs ideal uma muito boa aproximao para descrever o comportamento termodinmico de gases reais.

2- OBJETIVOS
Os objetivos dessa prtica foram verificar o comportamento do gs, com os dados experimentais se ajustando Lei de Boyle, bem como determinar a acelerao da gravidade na cidade de Uberlndia a partir de dados experimentais, com o auxlio de um manmetro.

3- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Iniciou-se o experimento fazendo-se a leitura da presso atmosfrica com o auxlio de um barmetro, e verificou-se a temperatura ambiente. Usando-se o aparelho adequado (um manmetro de duas colunas, sendo uma fixa e outra mvel), variou-se o volume do gs (ar atmosfrico), e efetuou-se as respectivas leituras da altura do gs (hgs) e da altura da coluna de mercrio (hHg). Realizou-se o procedimento acima, variando-se a altura em, no mnimo, 5,0 cm. Efetuouse dez medidas para os valores de hHg, sendo cinco de valores positivos e cinco negativos.

4- RESULTADOS E DISCUSSES
Com o auxlio do um manmetro de duas colunas, sendo uma coluna fixa contendo mercrio e outra mvel contendo ar atmosfrico, movimentou-se a coluna mvel verticalmente para alterar o volume do gs. Ao movimentar a coluna para cima, o volume do ar atmosfrico (gs) foi diminuindo progressivamente e, consequentemente, houve um aumento da presso na coluna fixa. Da mesma maneira, ao movimentar a mesma coluna para baixo, o volume do gs foi aumentando progressivamente, enquanto a presso na coluna fixa diminuiu.

Tabela 1: Parmetros da altura relativa do mercrio e o inverso da altura relativa do gs. HHg (m) 0,16 0,146 0,097 0,071 0,042 0 -0,164 -0,127 -0,099 -0,065 -0,024 1/Hgs (m-1) 5,23 4,525 4,292 4,132 4 3,846 3,067 3,115 3,226 3,436 3,65

De acordo com a lei de Boyle, o volume proporcional ao inverso da presso, quando a temperatura e o nmero de mols so mantidos constantes. Sendo assim, o produto Pgs x Vgs uma constante, que pode ser chamada de a. Pgs x Vgs = a (Equao I) Em um manmetro de tubo aberto, a presso (P) do gs, a soma da presso atmosfrica com a presso da coluna de mercrio. Dessa forma, pode-se reescrever a equao I como: (Patm + PHg) x Vgs = a (Equao II) O volume do gs, V, o produto da altura, h, pela rea, A, da seo transversal do tubo em que o gs estava contido. Portanto: (Patm + PHg) x A x hgs = a (Equao III) Mas se PHg = (Equao IV) e se F = e se a densidade , tem-se que

m = Hg x VHg. Como o volume o produto da rea pela altura de mercrio:

m = Hg x A x hHg (Equao V). Portanto, substituindo-se a equao V na equao IV, pode-se escrever: PHg = (Equao VI). e

Como A constante, pode-se combinar a constante a' com A, de tal maneira que a = substituindo-se a equao VI na equao III, tem-se que: (Patm + Hg x hHg x g) x hgs = a (Equao VII) Rearranjando-se os termos, obtm-se: Patm x hgs + Hg x hHg x g x hgs = a (Equao VIII) Desenvolvendo-se a equao VIII, pode-se escrever que: Hg x hHg x g x hgs = a - Patm x hgs hHg = Portanto, a altura de mercrio, pode ser calculada pela equao IX: hHg = (Equao IX)

Utilizou-se a equao IX e os dados experimentais da Tabela 1 para construir o grfico de hHg em funo de , representado pela Figura 1.

Figura 1 - Grfico de hHg em funo de

Pode-se observar pela Figura 1 que o grfico de hHg em funo de

foi uma reta,

portanto, os dados obedecem lei de Boyle. Ao se provocar a variao do volume e da presso de determinado gs, mantendo-se a temperatura constante, d-se origem a uma transformao isotrmica. A lei de Boyle diz: medida que se aumenta a presso, o volume do gs diminui.

Esta lei no se aplica apenas para um caso isolado. Trata-se de algo que se repete com uma regularidade comum para os gases. Por isso, um fato enunciado na forma de uma lei. Para calcular o valor experimental da acelerao da gravidade (g), utilizou-se os dados da Tabela 2 e a equao da reta obtida pela regresso linear mostrada no grfico da Figura 1. Tabela 2: Dados obtidos durante a prtica Parmetros Temperatura Presso atmosfrica Densidade do mercrio Gravidade em Uberlndia Valor 27C 911 hPa 13,5291 g.cm3 9,79 m.s-2

Para fazer os clculos, considerou-se algumas converses de unidade para presso atmosfrica e densidade do mercrio. Patm = 911 hPa = 911 x 102 Pa = 911 x 102 Nm-2 Hg = 13,5291 gcm-3 = 13529,1 Kgm-3 Pela equao IX hHg = a= g= g = 10,98 ms-2 Com isso, calculou-se o erro percentual relativo: Erro percentual relativo (%) = Erro percentual relativo (%) = Erro percentual relativo = 12,15% As possveis fontes de erro neste experimento podem estar relacionadas ao fato do manmetro no fornecer uma escala precisa e aos possveis erros do operador ao manusear o equipamento. Alm disso, para que a Lei de Boyle seja vlida, a temperatura deve se manter constante, o que pode no ter acontecido durante o procedimento. tem-se que: . Portanto, g =

5- CONCLUSES
Ao realizar esse experimento, conclui-se que os dados experimentais se ajustam Lei de Boyle e, a partir desses dados, foi possvel determinar a acelerao da gravidade com auxlio de um manmetro.

6- REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ATKINS,P.; Paula, J. Atkins:Fsico Qumica. v.1; 7 Rio de Janeiro:LTC,2002. BRAATHEN, Per Christian. Qumica Geral. 2 Viosa:2009. UFSC. 7coisas.sobre O Estado Gasoso, As Leis Empricas e a equao de Estado dos Gases Ideais. (Online). Disponvel em: <http://www.qmc.ufsc.br/quimica/pages/aulas/gas_page2.html> Acesso em: 02 jun. 2013. BRASIL ESCOLA.Transformao Isotrmica ou Lei de Boyle (Online). Disponvel em: <http://www.brasilescola.com/quimica/transformacao-isotermica-ou-lei-boyle.htm> Acesso em: 02 jun. 2013. UFSM. Equao de Estado de um Gs Ideal. Grupo de Ensino de Fsica da Universidade Federal de Santa Maria (Online). Disponvel em: <http://coral.ufsm.br/gef/Calor/calor03.pdf> Acesso em: 02 jun. 2013.

You might also like