You are on page 1of 3

Aluno(a): ______________________________________________ Data: ___/___/___ Srie: _____ Professora: _________

Atividade DE LNGUA PORTUGUESA 2 BIMESTRE 2013

1) No incio do sculo XX, a Literatura assumia um novo carter, buscando o rompimento com as Caractersticas literrias do passado (especialmente do parnasianismo) e a liberdade de criao. Essa nova linha literria conhecida como: a) Modernismo b) Simbolismo c) Parnasianismo d) Realismo e) Concretismo I. 2) Leia as afirmaes a seguir: A semana de Arte Moderna foi realizada em 1922, ano em que o Brasil comemorava o centenrio da independncia. Assim, os realizadores deixaram uma pergunta no ar: o Brasil mesmo independente?!. Vrios foram ao evento que antecederam a Semana de 1922, dentre eles, a exposio de Anita Malfati , adepta das vanguardas europias. Mrio de Andrade, Oswald de Andrade, Cassiano Ricardo, Guilherme de Almeida e Menotti Del Picchia foram alguns dos participantes da Semana de 1922. O objetivo central da Semana de Arte Moderna era romper definitivamente com o passado e criar uma arte nova e independente. O escritor Graa Aranha foi quem abriu o evento com a sua conferncia inaugural A emoo esttica na Arte Moderna; em seguida, apresentou suas obras Paulicia desvairada e Amar, verbo intransitivo. O movimento Modernista buscava resgatar alguns pontos em comum com o Barroco, como os contos sobre a natureza; e com o Parnasianismo, como o estilo simples da linguagem. Esto corretas as afirmaes: a) I, III, V e IV b) II, III e IV c) I, II, III e IV d) II, III e V e) III, IV ,V e VI 3. So caractersticas da primeira fase do Modernismo: a) retomada da fico regionalista, cultivo de uma poesia neo barroca e viso de mundo em perspectiva elitista. b) libertao dos modelos acadmicos, experimentalismo em novas formas de expresso e rompimento com o nacionalismo tradicional. c) cultivo de uma fico de carter intimista, reviso das regras de metrificao e retomada do nacionalismo romntico. d) predominncia dos temas polticos, crtica ao uso indiscriminado das mquinas e viso de mundo em perspectiva universalista. e) pesquisa de lendas e narrativas folclricas, valorizao do ndio enquanto mito romntico e cultivo de frmulas estticas consagradas. 4. Sobre a Semana de Arte Moderna podemos dizer que:

II.

III.

IV.

V.

VI.

a) O movimento redescobriu o Brasil, revitalizando os temas nacionais e reinterpretando nossa realidade. b) O romance regional assumiu caractersticas de exaltao, retratando os aspectos romnticos da vida sertaneja. c) A escultura e a pintura tiveram seu apogeu com a valorizao dos modelos clssicos. d) A preocupao dominante dos autores foi com o retratar os males da colonizao. 5. Com relao ao Parnasianismo, correto afirmar: a) sentimentalista; b) Assume uma viso crtica da sociedade; c) Seus autores estiveram sempre atentos s transformaes do final do sculo XIX e incio do seguinte; d) x O seu trao mais caracterstico o endeusamento da forma; e) Seu poeta mais expressivo, Olavo Bilac, defendeu um retorno arte barroca. 6. Assinale a nica afirmao coerente com as caractersticas do movimento simbolista: a) x Algumas obras so bastante hermticas, justificando a referncia a um estilo nefelibata, pela obscuridade nebulosa, consistindo no poucas vezes em uma linguagem de compreenso extremamente difcil. b) Evita radicalmente a abordagem de paisagens desoladamente esfumaada, de vises esgaradas, de um estilo etreo e de um penumbrismo no ambiente. c) Nas obras h um predomnio dos fatos fisiolgicos, que no de fatos de ordem espiritual e transcendente, mas apenas manifestaes da matria. d) Preferncia pelos assuntos da poca, marcadamente as questes sociais, como a abolio da escravatura. e) Exacerbado sentimento da natureza, que se revela especialmente quanto apresentao do indgena e das riquezas naturais, como florestas, rios e fauna. 7. O simbolismo caracterizou-se por ser: a) positivista, naturalista, cientificista; b) antipositivista, antinaturalista, anticientificista; c) objetivo racional; d) uma volta aos modelos greco-latinos; e) subjetivista materialista. 8. Sobre o Realismo brasileiro, correto afirmar: a) Foi uma esttica pouco significativa no painel literrio brasileiro, pois ficou afastado dos problemas nacionais, questo bastante trabalhada pelo Romantismo. b) Teve grande influncia do lluminismo francs, da o aspecto libertrio de alguns romances de nossos escritores realistas, como Machado de Assis e Raul Pompia. c) Deu especial importncia questo cultural, buscando as razes da cultura brasileira no folclore e nos costumes do povo. d) Sua tendncia a retratar a realidade com objetividade e imparcialidade est pautada nos postulados filosficos e cientficos que alcanaram grande popularidade no final do sculo XIX, como o positivismo e o darwinismo. e) Embora na prosa houvesse um afastamento dos ideais estticos do movimento romntico, que o antecedeu, o Parnasianismo, contraparte potica do Realismo no contexto brasileiro, no conseguiu se desvencilhar do sentimentalismo e de alguns temas preferidos do Romantismo, como o ndio e o escravo, explorando-os com frequncia.

9. VIDAS SECAS Sobre a obra todas as alternativas esto corretas, EXCETO: a) O romance focaliza uma famlia de retirantes, que vive numa espcie de mudez introspectiva, em precrias condies fsicas e num degradante estado de condio humana. b) O relato dos fatos e a anlise psicolgica dos personagens articulam-se com grande coeso ao longo da obra, colocando o narrador como decifrador dos comportamentos animalescos dos personagens. c) O ambiente seco e retorcido da caatinga como um personagem presente em todos os momentos, agindo de forma contnua sobre os seres vivos. d) A narrativa faz-se em captulos curtos, quase totalmente independentes e sem ligao cronolgica e o narrador incisivo, direto, coerente com a realidade que fixou. e) O narrador preocupa-se exclusivamente com a tragdia natural (a seca) e a descrio do espao no minuciosa; pelo contrrio, revela o esprito de sntese do autor. 10. A obra O cortio pertence ao Movimento Literrio Modernista? Justifique a sua resposta._____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

"Os homens podem dividir-se em dois grupos: os que seguem em frente e fazem alguma coisa e os que vo atrs a criticar." (Sneca) Boa Prova!

Gabarito: 1. A 2. C 3. B 4.A 5.D 6.A 7.B 8.D 9.E

You might also like