You are on page 1of 6

Estudo sobre a produo, utilizao e uso dos painis solares como fonte de energia renovvel

Felipe Simes de Almeida* Thales da Silva Ferreira**

Resumo Tivemos a inteno de explanar claramente sobre a importncia do uso dos painis solares nos dias atuais para a resoluo de muitos problemas ambientais, alm dos possveis avanos e lucros com uma estratgia to promissora a partir da fonte de energia abordada. Temos que a energia solar , sem dvida, uma das melhores alternativas para o futuro iminente; ela vantajosa sobre outras energias limpas e logo, tem incontveis valores que se sobrepem s energias no limpas ou no renovveis. Temos o funcionamento e o significado dos painis solares para o melhor entendimento de como se d a transformao da energia do sol na eltrica. Os impactos socioeconmicos e ambientais tambm podemos observar em objetivos artigos e consideraes no decorrer do relatrio. Palavras-chave: Fotovoltaico. Energia solar.

finalidade representaria um grande avano para a produo de energia e para o fim de muitos problemas socioambientais.

Energia solar: o que ?


assim denominado todo tipo de captao de energia luminosa proveniente do Sol, que aps sua coleta transformada em alguma forma utilizvel pelo homem, seja como energia eltrica, mecnica ou apenas para o aquecimento de gua. H dois mtodos de captura de energia solar o direto e o indireto. Direto: apenas uma transformao para fazer da energia solar um tipo de energia utilizvel pelo homem. Indireto: precisa haver mais de uma transformao para que surja energia utilizvel.

Introduo
Nota-se que desde a descoberta da produo de energia eltrica, sempre se almejou que se achassem novas fontes para faz-la. Sendo que algumas fontes desde sua descoberta, em relao ao ramo de produo de energia, foram predominantes e ditas de maior eficincia. Temos como exemplo: energia mecnica atravs de processos hidrulicos, a energia atravs da queima de combustveis fsseis, etc. Com o tempo, v-se que essas fontes so prejudiciais ao meio ambiente e, alm disso, so dadas como esgotveis (tempo muito grande de reposio na natureza). H, hoje, as energias limpas ou renovveis, que vm tomando grande mbito no seu uso e mais ainda em discusses. Temos as energias elica, solar, das ondas e mars, etc. Viemos para ressaltar a importncia, o uso, as vantagens e desvantagens, alm de explicar melhor sobre o que essa energia de que tanto se fala: a energia solar atravs dos painis solares ou fotovoltaicos. A sociedade em geral nunca viu tamanha oportunidade para um melhor cuidado com a natureza e para a resoluo do dilema relacionado aos usos dos recursos naturais e suas consequncias. O uso dos painis com tal

Radiao solar
Alm das condies atmosfricas (nebulosidade, umidade relativa do ar etc.), a disponibilidade de radiao solar, tambm denominada energia total incidente sobre a superfcie terrestre, depende da latitude local e da posio no tempo (hora do dia e dia do ano). Isso se deve inclinao do eixo imaginrio em torno do qual a Terra gira diariamente (movimento de rotao) e trajetria elptica que a Terra descreve ao redor do Sol (translao ou revoluo).

Figura 1 Representao das estaes do ano e do movimento da Terra em torno do Sol Fonte: MAGNOLI; SCALZARETO, 1998. (Adaptado)

* Tcnico em Eletrotcnica pelo IF Fluminense, campus Campos- Centro ** Tcnico em Eletrotcnica pelo IF Fluminense, campus Campos- Centro

Bolsista de Valor: Revista de divulgao do Projeto Universidade Petrobras e IF Fluminense

v. 1, p. 257-261, 2010

257

Para maximizar o aproveitamento da radiao solar, pode se ajustar a posio do coletor ou painel solar de acordo com a latitude local e o perodo do ano em que se requer mais energia. No Hemisfrio Sul, por exemplo, um sistema de captao solar fixo deve ser orientado para o Norte, com ngulo de inclinao similar ao da latitude local.

Converso direta da radiao solar em energia eltrica


Alm dos processos trmicos, a radiao solar pode ser diretamente convertida em energia eltrica, por meio de efeitos da radiao (calor e luz) sobre determinados materiais, particularmente os semicondutores. Entre esses, destacam-se os efeitos termoeltrico e fotovoltaico. O primeiro se caracteriza pelo surgimento de uma diferena de potencial, provocada pela juno de dois metais, quando tal juno est a uma temperatura mais elevada do que as outras extremidades dos fios. Embora muito empregado na construo de medidores de temperatura, seu uso comercial para a gerao de eletricidade tem sido impossibilitado pelos baixos rendimentos obtidos e pelos custos elevados dos materiais.

Figura 2 Sistema de gerao fotovoltaica de energia eltrica Fonte: CENTRO DE REFERNCIA PARA A ENERGIA SOLAR E ELICA SRGIO DE SALVO BRITO (CRESESB), 2000. (Adaptado)

Composio e fotovoltaicos

fabricao

de

painis

Energia solar fotovoltaica


A energia solar fotovoltaica a energia obtida atravs da converso direta da luz em eletricidade (efeito fotovoltaico). O efeito fotovoltaico, relatado por Edmond Becquerel, em 1839, o aparecimento de uma diferena de potencial nos extremos de uma estrutura de material semicondutor, produzida pela absoro da luz. A clula fotovoltaica a unidade fundamental do processo de converso. Em 1876 foi montado o primeiro aparato fotovoltaico resultado de estudos das estruturas no estado slido, e apenas em 1956 iniciou-se a produo industrial seguindo o desenvolvimento da microeletrnica. O efeito fotovoltaico decorre da excitao dos eltrons de alguns materiais na presena da luz solar (ou outras formas apropriadas de energia). Entre os materiais mais adequados para a converso da radiao solar em energia eltrica, os quais so usualmente chamados de clulas solares ou fotovoltaicas, destaca-se o silcio. A eficincia de converso das clulas solares medida pela proporo da radiao solar incidente sobre a superfcie da clula que convertida em energia eltrica.

Efeito fotovoltaico Os mdulos so compostos de clulas solares de silcio. Elas so semicondutoras de eletricidade porque o silcio um material com caractersticas intermedirias entre um condutor e um isolante. O silcio apresenta-se normalmente como areia. Atravs de mtodos adequados obtm-se o silcio em forma pura. O cristal de silcio puro no possui eltrons livres e, portanto um mau condutor eltrico. Para alterar isto acrescentam-se porcentagens de outros elementos. Este processo denomina-se dopagem. Mediante a dopagem do silcio com o fsforo obtm-se um material com eltrons livres ou material com portadores de carga negativa (silcio tipo N). Realizando o mesmo processo, mas acrescentando boro em vez de fsforo, obtm-se um material com caractersticas inversas, ou seja, dficit de eltrons ou material com cargas positivas livres (silcio tipo P). Cada clula solar compe-se de uma camada fina de material tipo N e outra com maior espessura de material tipo P (ver Figura 3). Separadamente, ambas as capas so eletricamente neutras. Mas ao serem unidas, exatamente na unio P-N, gera-se um campo eltrico devido aos eltrons do silcio tipo N que ocupam os vazios da estrutura do silcio tipo P.

Figura 3 Clula solar

258

Estudo sobre a produo, utilizao e uso dos painis solares como fonte de energia renovvel

Ao incidir a luz sobre a clula fotovoltaica, os ftons que a integram chocam-se com os eltrons da estrutura do silcio dando-lhes energia e transformando-os em condutores. Devido ao campo eltrico gerado na unio P-N, os eltrons so orientados e fluem da camada "P" para a camada "N". Por meio de um condutor externo, conecta-se a camada negativa positiva. Gera- se assim um fluxo de eltrons (corrente eltrica) na conexo. Enquanto a luz continue a incidir na clula, o fluxo de eltrons manter-se-. A intensidade da corrente gerada variar proporcionalmente conforme a intensidade da luz incidente. Cada mdulo fotovoltaico formado por uma determinada quantidade de clulas conectadas em srie. Como se viu anteriormente, ao unir-se a camada negativa de uma clula com a positiva da seguinte, os eltrons fluem atravs dos condutores de uma clula para a outra. Esse fluxo repete-se at chegar ltima clula do mdulo, da qual fluem para o acumulador ou a bateria. Cada eltron que abandona o mdulo substitudo por outro que regressa do acumulador ou da bateria. O cabo da interconexo entre mdulo e bateria contm o fluxo, de modo que quando um eltron abandona a ltima clula do mdulo e encaminha-se para a bateria outro eltron entra na primeira clula a partir da bateria. por isso que se considera inesgotvel um dispositivo fotovoltaico. Produz energia eltrica em resposta energia luminosa que entra no mesmo. Deve-se esclarecer que uma clula fotovoltaica no pode armazenar energia eltrica.

silcio sobre superfcies de vidro ou metal. Sua eficincia na converso de luz solar em eletricidade varia entre 5% e 7%.

Fabricao dos mdulos fotovoltaicos


O mdulo fotovoltaico composto por clulas individuais conectadas em srie. Esse tipo de conexo permite adicionar tenses. A tenso nominal do mdulo ser igual ao produto do nmero de clulas que o compem pela tenso de cada clula (aprox. 0,5 volts). Geralmente produzem-se mdulos formados por 30, 32, 33 e 36 clulas em srie, conforme a aplicao requerida. Procura-se dar ao mdulo rigidez na sua estrutura, isolamento eltrico e resistncia aos fatores climticos. Por isso, as clulas conectadas em srie so encapsuladas num plstico elstico (etilvinilacelato) que faz tambm o papel de isolante eltrico, um vidro temperado com baixo contedo de ferro, na face voltada para o sol, e uma lamina plstica multicamada (polister) na face posterior. Em alguns casos o vidro substitudo por uma lmina de material plstico transparente. O mdulo tem uma moldura composta de alumnio ou poliuretano e caixas de conexes s quais chegam os terminais positivo e negativo da srie de clulas. Nos bornes das caixas conectam-se os cabos que ligam o mdulo ao sistema. Etapas do processo de fabricao do mdulo: Ensaio eltrico e classificao das clulas; Interconexo eltrica das clulas; Montagem do conjunto: colocao das clulas soldadas entre camadas de plstico encapsulante e lminas de vidro e plstico; Laminao do mdulo: o conjunto processado numa mquina semiautomtica a alto vcuo que, por um processo de aquecimento e presso mecnica, conforma o laminado; Curagem: o laminado processa-se num forno com temperatura controlada no qual completa-se a polimerizao do plstico encapsulante e alcana-se a adeso perfeita dos diferentes componentes. O conjunto, depois da curagem, constitui uma nica pea; Emoldurao: coloca-se primeiramente um selante elstico em todo o permetro do laminado e a seguir os perfis de alumnio que formam a moldura. Usam-se mquinas pneumticas para conseguir a presso adequada. As molduras de poliuretano so colocadas por meio de mquinas de injeo; Colocao de terminais, bornes, dodos e caixas de conexes; Ensaio final.

Tipos de clulas
Existem trs tipos de clulas, conforme o mtodo de fabricao. Silcio monocristalino: Estas clulas obtm-se a partir de barras cilndricas de silcio monocristalino produzidas em fornos especiais. As clulas so obtidas por corte das barras em forma de pastilhas quadradas finas (0,4-0,5 mm de espessura). A sua eficincia na converso de luz solar em eletricidade superior a 12%. Silcio policristalino: Estas clulas so produzidas a partir de blocos de silcio obtidos por fuso de bocados de silcio puro em moldes especiais. Uma vez nos moldes, o silcio arrefece lentamente e solidifica-se. Nesse processo, os tomos no se organizam num nico cristal. Formase uma estrutura policristalina com superfcies de separao entre os cristais. Sua eficincia na converso de luz solar em eletricidade ligeiramente menor do que nas de silcio monocristalino. Silcio amorfo: Estas clulas so obtidas por meio da deposio de camadas muito finas de

Bolsista de Valor: Revista de divulgao do Projeto Universidade Petrobras e IF Fluminense

v. 1, p. 257-261, 2010

259

fase de construo outra central com cerca de seis vezes a capacidade de produo desta, tambm no Alentejo, em Amareleja, concelho de Moura. Muito mais ambicioso o projeto australiano de uma central de 154 MW, capaz de satisfazer o consumo de 45.000 casas. Ela se situar em Victoria e prev-se que entre em funcionamento em 2013, com o primeiro estgio pronto em 2010. A reduo de emisso de gases de estufa conseguida por esta fonte de energia limpa ser de 400.000 toneladas por ano.

Energia solar e o meio ambiente


Figura 4 Sistema trmico de gerao solar de energia eltrica (Califrnia - EUA) Fonte: NATIONAL RENEWABLE ENERGY LABORATORY (NREL). EUA, 2000.

Projetos fotovoltaicos no Brasil


Atualmente h vrios projetos, em curso ou em operao, para o aproveitamento da energia solar no Brasil, particularmente por meio de sistemas fotovoltaicos de gerao de eletricidade, visando ao atendimento de comunidades isoladas da rede de energia eltrica e ao desenvolvimento regional. Alm do apoio tcnico, cientfico e financeiro recebido de diversos rgos e instituies brasileiras (MME, Eletrobrs/CEPEL e universidades, entre outros), esses projetos tm tido o suporte de organismos internacionais, particularmente da Agncia Alem de Cooperao Tcnica GTZ e do Laboratrio de Energia Renovvel dos Estados Unidos (National Renewable Energy Laboratory) NREL/DOE. Tambm a rea de aproveitamento da energia solar para aquecimento de gua tem adquirido importncia nas regies Sul e Sudeste do pas, onde uma parcela expressiva do consumo de energia eltrica destinada a esse fim, principalmente no setor residencial.

Energia solar no mundo


Em 2004, a capacidade instalada mundial de energia solar era de 2,6 GW, cerca de 18% da capacidade instalada de Itaipu. Os principais pases produtores, curiosamente, esto situados em latitudes mdias e altas. O maior produtor mundial era o Japo (com 1,13 GW instalados), seguido da Alemanha (com 794 MW) e Estados Unidos (365 MW). Entrou em funcionamento em 27 de maro de 2007 a Central Solar Fotovoltaica de Serpa (CSFS), a maior unidade do gnero do mundo. Fica situada na freguesia de Brinches, Alentejo, Portugal, numa das reas de maior exposio solar da Europa. Tem capacidade instalada de 11 MW, suficiente para abastecer cerca de oito mil habitaes. Entretanto est projetada e j em

Para enfrentarmos os desafios do novo milnio, a energia solar uma das alternativas energticas mais promissoras, pois o sol fonte de energia renovvel, permanente e abundante. Para as reas afastadas e no eletrificadas, a energia solar a soluo ideal, especialmente no Brasil onde h bons ndices de insolao em toda parte do territrio. Anualmente, o sol irradia o equivalente a 10.000 vezes a energia consumida pela populao mundial neste mesmo perodo. O sol produz continuamente cerca de 390 sextilhes de quilowatts de potncia. Para cada metro quadrado de coletor solar instalado evita-se a inundao de 56 metros quadrados de terras frteis, na construo de novas usinas hidreltricas. A energia solar importante na preservao do meio ambiente, pois tem muitas vantagens sobre as outras formas de obteno de energia, como: no ser poluente, no influir no efeito estufa, no precisar de turbinas ou geradores para a produo de energia eltrica, mas tem como desvantagem a exigncia de altos investimentos para o seu aproveitamento. Uma parte do milionsimo de energia solar que nosso pas recebe durante o ano poderia nos dar um 1 suprimento de energia equivalente a:
54% do petrleo nacional 2 vezes a energia obtida com o carvo mineral 4 vezes a energia gerada no mesmo perodo por uma usina hidreltrica.

Figura 5 Usina de energia solar

260

Estudo sobre a produo, utilizao e uso dos painis solares como fonte de energia renovvel

Concluso
Pde-se verificar que: A energia solar uma importante energia renovvel; Sua principal utilizao, para a produo de energia eltrica, se d atravs dos painis fotovoltaicos; Sua utilizao tem crescido no Brasil e, visivelmente, em todo o mundo; Comparando-se a outras energias, o impacto ambiental causado pode ser considerado pequeno.

Referncias
BRITO, S. S. Energia solar princpios e aplicaes. Centro de Referncia para Energia Solar e Elica Srgio de Salvo Brito [online]. Disponvel em: <http://www.cresesb.cepel.br/tutorial/tutorial_ solar.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2010. CENTRO DE REFERNCIA PARA A ENERGIA SOLAR E ELICA SRGIO DE SALVO BRITO CRESESB, 2000. Disponvel em:<http://www. cresesb.cepel.br/cresesb.htm>. Acesso em: dez. 2010. ENERGIA solar [online]. ANEEL (Agngia Nacional de Energia Eltrica), Disponvel em: <http://www. aneel.gov.br/aplicacoes/atlas/pdf/03-Energia_ Solar%283%29.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2010. ENERGIA solar e o meio ambiente [online]. Disponvel em: <http://www.fcmc.es.gov.br/ download/energia_solar.pdf>. Acesso em: 15 out. 2010. ENERGIA solar. Dependedenos. [online]. Disponvel em: <http://www.dependedenos. org.br/docs/dicas%20meio/Meio%20Ambiente/ Energia%20Solar.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2010. MAGNOLI, D.; SCALZARETO, R. Geografia, espao, cultura e cidadania. So Paulo: Moderna, 1998. v.1. (Adaptado) NATIONAL RENEWABLE ENERGY LABORATORY (NREL). EUA, 2000. Disponvel em: <http://www. nrel.gov/energy_resources>. Acesso em: dez. 2010. REDAO Ambiente Brasil Energia Solar e o Meio Ambiente [online]. Disponvel em: <http:// ambientes.ambientebrasil.com.br/energia/ energia_solar/energia_solar_e_o_meio_ambiente. html>. Acesso em: 15 out. 2010. SUA pesquisa.com. Disponvel em: <http://www. suapesquisa.com/o_que_e/energia_solar.htm>. Acesso em: 20 jul. 2010.

Bolsista de Valor: Revista de divulgao do Projeto Universidade Petrobras e IF Fluminense

v. 1, p. 257-261, 2010

261

262

You might also like