You are on page 1of 7

Como conquistar o primeiro emprego em TI

Sobram vagas na rea, mas a exigncia das empresas grande. Para garantir um posto, fundamental ter sede por conhecimento e atualizao

O Senac de So Paulo estima que existam atualmente 100.000 vagas abertas na rea de tecnologia da informao (TI) em todo o Brasil. uma m notcia para a economia do pas, que carece de profissionais competentes. Mas uma grande oportunidade para jovens oriundos de cursos universitrios e tcnicos que aspiram a uma oportunidade. Para de fato abocanhar uma daquelas 100.000 vagas, alertam analistas e profissionais em atuao na rea, preciso investir na formao e no aprendizado contnuo. "O ingresso na carreira sempre difcil, pois as empresas exigem muitos conhecimentos e at experincia anterior dos candidatos", diz Elias Roma Neto, coordenador do curso de TI do Senac. "Mas importante compreender que esse processo funciona como um filtro para reduzir esforos na seleo: s assim as companhias atraem os profissionais desejados."

Em geral, as companhias grandes ou pequenas exigem conhecimentos que esto alm do transmitido pelas instituies de ensino. Nesse caso, o coordenador do Senac orienta os candidatos a focar em uma determinada rea de TI, dominando habilidades especficas e estudando at particularidades do negcio da empresa que est na mira. "Sim, os candidatos precisam ver as exigncias do possvel empregador antes de fazer o teste de admisso", diz. " o que fazem candidatos qualificados de qualquer rea: estudam a empresa em que querem atuar." Nas situaes em que experincia prvia exigida, vale outra orientao. Demonstrar potencial na hora da entrevista pode substituir horas de voo. Ao lado da alta exigncia por parte das empresas, a insuficincia na formao acadmica apontada por analistas e candidatos como um dos obstculos mais duros a ser vencidos. Entre as principais reclamaes dos alunos, esto a falta de foco das instituies de ensino, acusadas de oferecer apenas conhecimento bsico. Ficam de fora saberes exigidos pelo mercado e que fazem grande diferena no currculo de qualquer um que queira ir longe. o caso das certificaes que atestam a proficincia dos estudantes em reas como linguagens de programao, bancos de dados, sistemas de segurana e criao de projetos os preos desses cursos variam entre 900 e 9.000 reais. So cifras proibitivas para muitos profissionais em incio de carreira. Danilo Bordini, de 33 anos, 15 deles dedicados a TI, passou por esse problema. Desbravou caminhos e atualmente gerente de produto para solues de datacenter e virtualizao da Microsoft. Assim que se formou, ele estabeleceu uma estratgia: realizou dois cursos que lhe garantiram duas certificaes. Depois, passou a estudar por conta prpria, o que tornou o processo menos oneroso: comprava os livros e s pagava pela realizao do exame, sempre feita por empresas credenciadas. "Ser autodidata uma capacidade importante nessa carreira", diz Bordini. "Mas h uma recompensa: algumas empresas valorizam isso. Por isso, cresci no mercado". fato: trabalhando h seis anos

na gigante do software, j fez apresentaes at para Steve Ballmer, atual CEO da Microsoft. Curiosidade em altas doses e sede por atualizao so indispensveis no setor de tecnologia, que, como poucas reas, muda em altssima velocidade. Bordini aposta ainda que aspirantes a um lugar em TI devem acrescentar ao meti tcnico saberes provenientes de outras reas. "Possuir conhecimentos de administrao de empresas, comunicao e relacionamento pessoal so o alicerce de quem quer construir mais e mais alto", diz o executivo. Confira a seguir como novatos e profissionais bem-sucedidos comearam na rea

1. O desbravador de caminhos

A carreira de Danilo Souza, de 21 anos, deslanchou porque ele teve coragem de investir em uma rea que dificilmente atrai a ateno dos iniciantes: qualidade e teste de software, cujo foco estudar o cdigos de programas e descobrir o que pode ser feito para aprimor-los. Foi assim que ele conquistou um posto no Grupo HDI, de So Paulo. Para conquistar seu espao, Souza se dedicou intensamente a linguagens especficas, como C e suas variantes, alm de desenvolver habilidades na rea de lgica e construo de algoritmos. Contar unicamente com a universidade para aprender esses conhecimentos algo totalmente fora de questo: preciso colocar em ao sua poro autodidata. Agora, seu principal deseafio descobrir os segredos das linguagens utilizadas na internet, como PHP e HTML 5. Dominando mais esses conhecimentos, aposta o programador, outras oportunidades surgiro no futuro. "Infelizmente, poucas pessoas entendem um caracterstica essencial da rea de tecnologia: preciso atualizar-se com a mesma velocidade com que surgem as novidades do setor."

2. De estagirio a gerente em 4 anos

Henrique Dergado, de 21 anos, um daqueles jovens que transformou prazer em profisso. Aficionado por tecnologia, pediu, aos 16 anos, que os pais o matriculassem em um curso de informtica. A vontade de aprender facilitaria a entrada no mercado de trabalho. Em apenas quatro anos, ele passou de estagirio na rea de programao a gerente de projetos da Studiorama, em So Paulo. um feito incomum na rea. Atualmente, alm de tocar projetos da companhia, ele supervisiona a criao de uma rede social corporativa, que ser utilizada pelos colegas de trabalho. De quebra, presta consultoria a projetos externos. "O fato que existem muita vagas no mercado nacional, mas pouca mo de obra qualificada. Minha ascenso comprova isso", diz. "Uma dica? Foco."

O homem das grandes companhias

Marcelo Pivovar, de 32 anos, comeou a carreira como muitos profissionais da rea de tecnologia: um estgio patrocinado pela faculdade, onde aprendeu a analisar bancos de dados. A diferena que ele agarrou a oportunidade como poucos. "Fiquei seis meses no estgio e logo fui selecionado pelo departamento de TI de uma grande empresa do setor alimentcio", afirma. O passo seguinte foi especializar-se na rea de bancos de dados fundamental a qualquer companhia de grande porte. O valor de seu passe cresceu entre grandes empresas, como Perdigo, Bradesco e UOL, por onde passou. Simultaneamente, Pivovar investiu na educao contnua: obteve certificaes no segmento de banco de dados, uma exigncia para prestar servios a grandes corporaes. "Passei por cinco empresas de grande porte que atuavam em diferentes segmentos do mercado: essa experincia me trouxe muito conhecimento e me ensinou a lidar com realidades diferentes", diz.

4. O gerente da Microsoft

Danilo Bordini, de 33 anos, ocupa um dos cargos mais almejados por profissionais de TI: ele gerente de produtos para solues de data center e virtualizao na Microsoft, a gigante do software. Ele se iniciou na rea aos 14 anos, com um curso de linguagem Basic. No ano seguinte, optou por fazer o ensino mdio em escola tcnica, que proporcionou sua primeira experincia profissional na rea: o desenvolvimento de um sistema de gesto de documentos para o INSS. Com o servio feito, conseguiu um estgio de superviso no laboratrio do prprio colgio. O aluno de destaque foi indicado professor: aos 18 anos, Bordini comeou a dar aulas de processamento de dados. Ele poderia ter continuado na vida acadmica, mas optou pelo mercado. O currculo exemplar lhe garantiu entrevistas em grandes empresas como a Votorantim, onde conseguiu seu primeiro emprego como analista de sistemas. Os passos seguintes foram a T-Systems e a IBM. Hoje, em sua confortvel poltrona na Microsoft, busca jovens profissionais que, como ele, querem algo mais do que cumprir a jornada de trabalho e o salrio no fim do ms. "Quando entrevisto candidatos, digo que no procuro o melhor profissional, pois s vezes ele ainda est em formao. Digo que procuro aqueles que tenham vontade de se tornar os melhores profissionais. uma carreira que exige dedicao."

5. O aficionado em filmes e redes

O interesse de Rafael Souza, de 19 anos, na rea de segurana da informao comeou cedo. Fascinado por filmes e desenhos animados sobre o mundo das redes de computadores, logo descobriu o que queria fazer. Aos 16 anos, ingressou em um curso tcnico, que franqueou acesso ao primeiro estgio em redes. Sua tarefa nessa primeira etapa da carreira era basicamente montar e monitorar solues para outras empresas. Um anos depois, assumiu o posto de administrador de redes, quando aprendeu a identificar falhas de segurana em sistemas. Com o foco bem definido, ele seguiu os estudos at conquistar uma espcie de lugar ao sol em TI: analista de redes e segurana da Symantec, uma das companhias de segurana mais importantes do planeta. Os anos seguintes foram dedicados ao aperfeioamento. "Cursos de tecnologia funcionam exatamente como o de medicina: voc no pode, de jeito nenhum, parar no bsico. Especializar-se preciso. o que fiz para conquistar meu espao."

You might also like