You are on page 1of 8

Alongamentos livre-se do estresse e melhore sua postura

Fonte: Stott Pilates O Pilates trata-se de um exerccio fsico que, dentre muitos benefcios, proporciona o fortalecimento e o alongamento da coluna, atravs de exerccios de alongamento. Os alongamentos permitem desenvolver ou manter a flexibilidade, e so definidos como a amplitude mxima de uma determinada articulao, sem que ocorra leso. Alm da reduo de encurtamentos musculares, os alongamentos proporcionam melhora da circulao, melhora da postura, diminuio das tenses, reduo de ndulos musculares, e outras melhorias. Por apresentarem funes especficas, devem ser feitos com conscincia e orientao profissional. Alm das melhorias fsicas, os alongamentos produzem um estado de relaxamento importante para diminuir a tenso muscular, responsvel pelo aumento da ansiedade, do estresse e da depresso. muito comum utilizarmos o alongamento para aquecimento, antes de uma atividade mais intensa, ou para relaxar a musculatura trabalhada, aps os exerccios. Algumas orientaes para os treinos de alongamento ou para os de flexibilidade so importantes, como: - Inicie sempre com alongamentos de leve tenso e progrida gradativamente; - Se estiver frio, deve iniciar o treino com uma atividade cclica exemplos: caminhada, trote, corrida leve o que vai aumentar a circulao, para depois alongar-se (uma vez que a temperatura nas extremidades sempre mais baixa que a temperatura central corporal); - Tente trabalhar sempre o maior nmero de ngulos das articulaes; - Os alongamentos devem ser feitos com frequncia, todos os dias se possvel, como preveno do encurtamento muscular, dores no corpo e problemas posturais;

- Podem ser feitos a qualquer hora, porm de manh, ajuda a despertar o corpo para as atividades do dia; - Qualquer pessoa de qualquer idade, se beneficia com os alongamentos, desde que respeitadas as caractersticas de cada indivduo ao montar o programa, porm os progressos sero maiores em pessoas ativas, comparando-se com as sedentrias; - Um treino de alongamento para ganho de flexibilidade deve ser feito em sesses especficas, por um tempo maior, de preferncia alternando com treinos exaustivos; - Aprenda a relaxar, sem sair da postura correta, respire profunda e lentamente concentrandose no msculo que est sendo alongado. No comeo de um programa de alongamento para flexibilidade, comum apresentar uma dor tardia (at o dia seguinte), mas no muito forte ou incapacitante. A dor pode se manter por 24 a 36 horas e depois ir diminuindo e desaparecer, permitindo assim outra sesso de alongamento. Se a dor perdura por mais dias, provvel que tenha ocorrido leses por excesso de tenso na tentativa de alcanar altos ndices de flexibilidade. Assim ser necessrio um tempo maior para regenerao do tecido. Deve-se ento observar o programa de alongamento e caso necessrio, modificar os exerccios, identificando os pontos de dor e as caractersticas de cada um.

Pilates Conscincia corporal atravs de um novo vocabulrio

As aulas de Pilates so caracterizadas pela total dedicao do professor a uma turma reduzida de alunos, quando no se trata de uma aula particular. Normalmente, o processo de ensino se resume a explicao do exerccio e a execuo do professor, sendo seguido pelo aluno. Isso pode, por vezes, tornar a aula montona. importante que o professor instigue o aluno a conhecer seu prprio corpo, para que ele se torne capaz de organizar sozinho seus movimentos. Ensinar um novo vocabulrio com os nomes das partes do corpo humano pode ser um eficiente mtodo para promover o ganho da conscincia corporal.

Fazer um gesto e pedir que o aluno reproduza, uma estratgia didtica possvel, mas no a nica. Se eu pedir ao aluno: ajoelhe sobre o trapzio, mande o topo de sua cabea para o teto como se ela fosse um balo, criando espao no seu pescoo. Coloque suas mos sobre a barra torre, mantenha seus braos estendidos e longos, suas escpulas acopladas no gradil costal e muito espao nas suas clavculas, isso exigir dele muito mais pensamentos relativos ao seu corpo do que uma reproduo de movimento explica. Se o professor incentiva este processo, as facilidades acontecem at mesmo na hora de passar as instrues. fundamental que possamos falar sente sobre seus squios, mantenha uma relao entre seu esterno (com S) e seu pbis, apie seu metatarso na barra de ps e que sejamos compreendidos. Claro, no um processo rpido. Aula aps aula, os nomes dos msculos, ossos e articulaes sero memorizados a partir das instrues do professor. Isso facilitar o processo de conhecimento e controle sobre o prprio corpo. O instrutor tem a funo de guiar seu aluno em sua descoberta. Quanto mais o aluno descobre partes de seu corpo atravs de sensaes, movimentos, descargas de peso, mais familiarizados, conscientes e seguros sero seus gestos assegura Silvia.

Fora, flexibilidade e outras vantagens para os bailarinos

I A prtica regular do Pilates garante fora, msculos tonificados e muita flexibilidade. Estes aspectos so particularmente decisivos para as habilidades na dana, tornando o Pilates uma tcnica vantajosa para os bailarinos. Concentrando-se nos msculos abdominais internos, que suportam a coluna vertebral, o Pilates desenvolve e alonga os msculos sem gerar aumento de volume, criando uma forma corporal aerodinmica, um ideal no mundo da dana. Com o abdome interno fortalecido, a tenso da parte traseira minimizada e as leses so evitadas.

Por tratar-se de um exerccio de baixo impacto, treinamento de equilbrio e conscincia corporal, o Pilates d aos bailarinos e danarinos o que necessrio para manter o corpo forte, consciente e bem alongado. Alm disso, a natureza fluda da prtica de Pilates promove a economia de movimentos, e pode ser facilmente incorporada a um regime no treinamento dos bailarinos como um conjunto de exerccios, usando corpo e mente.

Os benefcios do Ladder Barrel


O Ladder Barrel um aparelho que promove exerccios para desenvolver a fora dos msculos abdominais, o alongamento e a flexibilidade. Ele possui uma espcie de tambor estofado que tem a funo de ajudar no apoio das costas e dos ombros, permitindo que o praticante curve-se para frente e para trs, trabalhando os msculos mais profundos do abdmen. No lado oposto do aparelho h uma escada, conectada ao barril por uma base deslizante que se ajusta ao comprimento da perna. Abaixo voc confere um exemplo de exerccio que pode ser realizado no Ladder Barrel: Escalando a rvore Este exerccio para iniciantes e vem de uma sequncia com o Reformer. Sobre o tambor, o arco proporciona apoio para as costas e maiores desafios para os msculos inferiores do abdmen trabalharem numa posio estendida. Sente-se quase no topo do barril, no lado mais prximo da escada com um dos ps enganchado no segundo degrau. Dobre a perna livre e ento posicione suas mos sobre o joelho. Estenda a perna trs vezes para, gentilmente, alongar seu jarrete. Mantenha a perna esticada e faa os abdominais da direo da sua espinha, at o joelho e ento deite-se de novo. Traga a sua perna com voc at que ela aponte para o teto, e deite a regio inferior da sua coluna no arco, uma vrtebra de cada vez. Devagar, caminhe lentamente com as mos debaixo da sua perna para alongar a parte superior das costas, esticando os braos sobre sua cabea. Volte para o inicio em ordem reversa.

Adaptaes dos exerccios

Fonte: Internet O Pilates, como muito j comentado, um exerccio fsico que pode ser praticado por qualquer pessoa, de crianas a idosos. Isso porque muitos dos exerccios feitos nos aparelhos permitem

adaptaes. Para os exerccios no Solo, que exigem um nvel mais avanado por parte do aluno, o instrutor pode sugerir alternativas que facilitem a prtica, comenta Laura Macedo professora de Pilates e aluna de um dos cursos da Stott Pilates. O alongamento de uma das pernas, Laura exemplifica, um dos exerccios que, nem todos os alunos conseguem executar nos primeiros meses de aula. Muitos alegam dores ao elevar a cabea e o tronco superior do cho, principalmente no pescoo e nos ombros (fraqueza de flexores cervicais e abdominais). E quando uma das pernas se estica, nem todos conseguem moviment-la numa amplitude de movimento muito grande (por fraqueza abdominal, por ausncia de conscincia da musculatura abdominal somada fraqueza ou por hrnia discal e da no vai conseguir mesmo fazer uma grande ADM com as pernas). Laura sugere uma lista de adaptaes que podem ser feitas para este exerccio. Adaptaes para a cabea: 1 a cabea permanece no cho, at que o aluno consiga fortalecer a musculatura abdominal; 2 ou ento, elevar a cabea, mas com as mos entrelaadas atrs dela, para suporte. A Meia Lua pode facilitar o exerccio. Adaptaes para as pernas: 1 os movimentos podem ser mais curtos, e as coxas prximas do tronco, com uma ADM menor, aumentando gradativamente, sendo que um dos joelhos precisa estar estendido para o exerccio estar completo; s vezes, para determinado aluno, que relata dores durante o exerccio, necessrio ensinar as duas adaptaes simultaneamente, para a cabea e para as pernas. 2 colocar os braos por baixo do tronco (as mos sobre os glteos) ajuda a aumentar a ADM das pernas, por deixar a coluna lombar mais confortvel e por dar mais estabilidade lombar. A professora Laura ressalta que, os instrutores costumam ter mais conscincia corporal do que seus alunos e, por isso, devem compreender suas dificuldades. Os alunos so pessoas comuns que recorrem ao Pilates para melhorar a postura e diminuir os quadros de dor. Cabe ao instrutor perceber a dificuldade daquele aluno e adaptar o exerccio para ele: So bacanas os conceitos de coluna neutra e imprint, mas s vezes o aluno no consegue e ele fica frustrado se no dou alternativa. E alguns demoram mais que os outros a entenderem a coluna neutra e o imprint. Cada um cada um. Se os demais instrutores concordam comigo ou no j que eu mudo mesmo a receita de bolo do exerccio, no sei! O que eu sei que tenho bastante alunos, gostam da minha aula, entendem o exerccio final e que precisamos trabalhar juntos para chegarmos nele, mas que para esse objetivo talvez sejam necessrias algumas adaptaes, finaliza.

Prevenindo a Osteoporose
A Osteoporose uma doena silenciosa, responsvel pelo enfraquecimento dos ossos depois dos 50 anos de idade. A doena surge quando menos se espera e, no caso das mulheres, atinge seu perodo mais intenso aps a menopausa. Como forma de preveno, dentre uma gama de exerccios, o Pilates surge como uma opo bastante eficaz. O objetivo do Pilates promover o ganho de fora, equilbrio, flexibilidade e coordenao motora, e, segundo a fisioterapeuta Mariana Grott, tais caractersticas so o ponto fraco de

pessoas com idade j avanada. Em caso de quedas ou fraturas, ter os ossos enfraquecidos um agravante, reduzindo a capacidade de cicatrizao e aumentando as seqelas dos ferimentos. A fisioterapeuta explica que a principal preocupao a gravidade das fraturas A mais perigosa a complicao severa, aponta. Dentre os exemplos, ela cita situaes de quando um idoso quebra o fmur. Neste caso a recuperao mais lenta e exige colocao de hastes metlicas e fisioterapia, completa. Como a cura da doena complicada, a melhor alternativa a preveno. Segundo Mariana, pessoas com hbitos saudveis, que vo desde alimentao adequada at a prtica freqente de exerccios fsicos, so menos suscetveis s seqelas da Osteoporose. Nesses casos o pilates ajuda a fortalecer a musculatura, quando ela no consegue mais dar apoio suficiente ao osso. As fraturas acontecem quando o msculo no tem mais fora em funo da falta de exerccios. Por isso comum encontrar senhoras com problemas de cicatrizao depois de carem das escadas, exemplifica. a que entra o benefcio do Pilates. Se na hora de fazer o mesmo movimento a pessoa tiver fortalecido o msculo o risco de leses diminui, ressalta. Porm, quando a idade vai avanando, no adianta aumentar a dose de exerccios fsicos pensando em resultados imediatos. Na fase em que a mulher entra na menopausa, por exemplo, o risco de problemas com a Osteoporose maior. Neste caso, a fisioterapeuta uma densitometria ssea. Se o problema estiver num grau elevado so necessrios tratamento e acompanhamento mdico. Os exerccios mais indicado para quem tem Osteoporose so os de baixo impacto e com movimentos lentos., de conhecimento geral que a prtica do Pilates tipicamente adotada por mulheres, sobretudo por ser um exerccio fsico relaxante. No entanto, os homens, cada vez mais cientes das vantagens que os exerccios do Pilates proporcionam, tambm tem aderido a prtica. O Pilates proporciona uma enorme variedade de benefcios que so considerados essenciais para os homens, dentre eles, o condicionamento fsico. O mtodo Pilates incentiva o fortalecimento dos msculos abdominais mais profundos e o desenvolvimento muscular em geral num curto tempo e de forma equilibrada. Alm disso, ainda nos aspectos fsicos, ele melhora a resistncia, flexibilidade e postura do praticante. A melhora do sexo tambm est na lista de benefcios! O Pilates tambm lida com a musculatura plvica, dando um maior controle da rea, o que proporciona o aumento do prazer sexual. Criar a fora do ncleo para uma maior eficincia e durabilidade; Criar msculos longos e resistentes sem volume adicional; Aumentar a flexibilidade e a amplitude de movimento; Restaurar a postura natural e o alinhamento do corpo; Melhorar a estabilidade e o equilbrio; Corrigir os desequilbrios do corpo reduzindo o risco de leso; Aumentar a resistncia atravs de tcnicas de respirao correta.

You might also like