You are on page 1of 21

Teoria de Base de Dados

Modelo Relacional
Modelao: Diagrama Entidade-Relacionamento (ER)

MSc. Eugnio Macumbe

Teoria de Base de Dados

Modelo Entidade-Relacionamento
O Modelo Entidade-Relacionamento (MER) foi desenvolvido pelo professor Peter Chen, a fim de representar as estruturas de dados

de uma forma mais natural e mais prxima do mundo real;


Apesar de ter recebido, por alguns outros estudiosos, algumas representaes grficas e abordagens ligeiramente diferentes, tais como a notao Peter Chen, Bachman ou James Martin, o Modelo Entidade-Relacionamento acabou se tornando o mais utilizado e,

at mesmo, confundido com a prpria modelagem de dados.

Teoria de Base de Dados


Modelo ER Modelo conceptual o processo de construo do modelo de informao independente de toda a construo fsica. a primeira fase de desenho da base de dados.

independente da implementao fsica da base de dados.


Depende dos requisitos dos utilizadores

Modelo de dados

Teoria de Base de Dados


Modelo ER Modelao de dados

Objectivos de modelao de dados:

Ajuda a compreender o significado (semntica) de dados;


Facilita a comunicao .

A construo do modelo de dados exige respostas acerca de questes relacionados com entidades, relacionamento e atributos.
4

Teoria de Base de Dados


Modelo de dados permite: Obter a perspectiva dos utilizadores acerca de informao; Natureza de dados, independente da representao fsica; O uso de dados em torno de reas aplicacionais;

uma forma de comunicao entre os profissionais.

Modelo de dados

Teoria de Base de Dados

Critrios de modelo de dados


Validade estrutural consistncia com a maneira como a organizao define e organiza a informao; Simplicidade fcil de utilizar e compreender;

Expressividade capacidade de distino entre diferentes


dados, relacionamento entre dados e restries.

Modelo de dados

Teoria de Base de Dados

Critrios de modelo de dados:


No redundncia; Facilidade de partilha; Integridade;

Teoria de Base de Dados

Modelo de dados
Com a adopo da tecnologia de bases de dados destacaram-se algumas actividades que se tornaram componentes dominantes do desenvolvimento de sistemas. Uma dessas actividades modelao de dados. Num ambiente de bases de dados vrias aplicaes partilham o mesmo conjunto de dados. A base de dados existe, no s para servir as aplicaes j existentes mas tambm aquelas que eventualmente venham a ser desenvolvidas no futuro. A modelao de dados actividade que, debruando-se sobre a totalidade dos requisitos de informao de um sistema de informao, tenta encontrar um modelo que traduza a estrutura lgica dos dados que satisfaz esses requisitos. A esse modelo designa-se modelo conceptual de dados.
Modelo de dados
8

Teoria de Base de Dados

Modelo de dados
Uma das abordagens, mais vulgarizadas, na modelao de dados so os diagramas de Entidade-Relacionamentos (ER). O modelo Diagrama ER foi definido por Peter Chen em 1976 que teve como base a teoria relacional criada por E.F. Codd (1970). O principal objectivo era levar aos projectistas ou analistas de sistemas a possibilidade de ter uma nica viso de uma realidade: sem redundncia e bem resumida.

Modelo de dados

Teoria de Base de Dados

Modelos de dados
Para as BD o diagrama ER utilizado tambm para reconhecer em um sistema de informao os objectos que o compem que so: Entidade e relacionamento. Uma entidade um objecto que distinguvel do outro objecto por um conjunto especfico de atributos. Cada entidade identificado pelo nome e suas caractersticas ou propriedades. Uma entidade pode ser fraca ou forte.

Uma entidade fraca a sua existncia depende de uma outra entidade. Exemplo: entidade movimento num banco depende da entidade conta.
Modelo de dados
10

Teoria de Base de Dados


Modelo de dados - Entidade Entidade forte a sua existncia independente de qualquer outra entidade. Uma entidade fraca por vezes chama-se entidade filho, dependente ou subordinado. Enquanto que uma entidade forte por vezes designa-se por entidade me ou prprio.

Modelo de dados

11

Teoria de Base de Dados


Modelo ER - Relacionamento Um relacionamento uma associao entre vrias entidades. Em acrscimo a entidades e relacionamento, o modelo entidade-relacionamento define certas restries com as quais os contedos das bases de dados precisam estar de acordo.

Modelo de dados

12

Teoria de Base de Dados

Modelo de dados
O modelo de entidade-relacionamento seguintes etapas: consiste nas

Identificar o tipo de entidades;


Identificar tipo de relacionamento; Desenhar um diagrama E-R com tipo de entidade e relacionamentos; Identificar tipo de valor e atributos; Traduzir o diagrama E-R em um diagrama de estrutura de dados; Projectar o formatos de dados (registos).
Modelo de dados
13

Teoria de Base de Dados


Modelo de dados
Componentes do modelo abstracto Uma base de dados pode ser modelada como uma coleco de entidades, Um conjunto de relacionamento entre entidades; Entidade um objecto que existe e distinguvel de outros objectos; Exemplo: pessoa especfica, companhia, planta; Um conjunto de entidades uma coleco de entidades do mesmo tipo que compartilham as mesmas propriedades; Exemplo: conjunto de todas as pessoas, companhias, arvores, etc.
Modelo de dados
14

Teoria de Base de Dados


Atributos Uma entidade representada por um conjunto de atributos. Atributos so propriedades descritivas de cada membro de um conjunto de entidades. Exemplo: Cliente (nrcliente, nome, morada, telefone) Conta(nrconta, valor, dependencia, morada) Domnio o conjunto de valores permitidos para cada atributo. Modelo de dados

Tipo de atributos: Atributo simples ou compostos; Atributo mono-valor ou multi-valor; Modelo de dados Atributos derivados;

Teoria de Base de Dados

Modelo Entidade-Relacionamento
O Modelo E-R prope que a realidade seja visualizada sob trs

pontos de vista. Assim, h trs conceitos fundamentais no


Modelo E-R: Entidade, Atributo e Relacionamento. A Entidade representada por: O atributo representado por : A relao representada por :
Entidade

Atributo
Relao

Teoria de Base de Dados

Cardinalidade no Modelo Entidade-Relacionamento Grau do relacionamento

Teoria de Base de Dados


Grau de um relacionamento(nmero de entidades que participam no relacionamento).

Teoria de Base de Dados


Exemplo

Cod_doc

Nome

Cod_disc

Designacao

Docente

Ensina

Disciplina

Teoria de Base de Dados

Diagrama Entidade Relacionamento

O diagrama Entidade-Relacionamento composto por um conjunto de objetos grficos que visa representar todos os objetos do modelo Entidade Relacionamento tais como entidades, atributos, atributos chaves, relacionamentos, restries estruturais, etc.
O diagrama ER fornece uma viso lgica do base de dados, fornecendo um conceito mais generalizado de como esto estruturados os dados de um sistema.

Teoria de Base de Dados

TIPO ENTIDADE

ATRIBUTO

TIPO ENTIDADE FRACA

ATRIBUTO CHAVE ATRIBUTO MULTI VALORADO

TIPO RELACIONAMENTO

ATRIBUTO COMPOSTO TIPO RELACIONAMENTO IDENTIFICADOR

ATRIBUTO DERIVADO

E1

E2

E1

E2

Taxa de Cardinalidade 1:N para E1:E2 em R

Participao Parcial de E1 em R, Participao Total de E2 em R

(min, max)

E1

Restrio Estrutural (min,max) na Participao de E1 em R

You might also like