You are on page 1of 8

RESOLUO CFC N. 1.330/11 Aprova a ITG 2000 Escriturao Contbil.

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exerccio de suas atribuies legais e regimentais, e com fundamento no disposto na alnea f do art. 6 do DecretoLei n. 9.295/46, alterado pela Lei n. 12.249/10, RESOLVE: Art. 1 Aprovar a ITG 2000 Escriturao Contbil. Art. 2 Revogar as Resolues CFC n.s 563/83, 596/85, 597/85, 612/85, 684/90, 685/90, 790/95, 848/99 e 1.115/07, publicadas no D.O.U., Seo 1, de 30/12/83, 29/7/85, 29/7/85, 21/1/86, 27/8/91, 27/8/91, 18/12/95, 12/7/99 e 19/12/07, respectivamente. Art. 3 Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao.

Braslia, 18 de maro de 2011.

Contador Juarez Domingues Carneiro Presidente

Ata CFC n. 948

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE ITG 2000 ESCRITURAO CONTBIL

ndice OBJETIVO ALCANCE FORMALIDADES DA ESCRITURAO CONTBIL Livro dirio e livro razo Escriturao contbil de filial Documentao contbil Contas de compensao Retificao de lanamento contbil

Item 1 2 3 36 14 19 20 25 26 28 29 30 31 36

Objetivo
1.

Esta Interpretao estabelece critrios e procedimentos a serem adotados pela entidade para a escriturao contbil de seus fatos patrimoniais, por meio de qualquer processo, bem como a guarda e a manuteno da documentao e de arquivos contbeis e a responsabilidade do profissional da contabilidade.

Alcance
2.

Esta Interpretao deve ser adotada por todas as entidades, independente da natureza e do porte, na elaborao da escriturao contbil, observadas as exigncias da legislao e de outras normas aplicveis, se houver.

Formalidades da escriturao contbil


3. 4.

A escriturao contbil deve ser realizada com observncia aos Princpios de Contabilidade. O nvel de detalhamento da escriturao contbil deve estar alinhado s necessidades de informao de seus usurios. Nesse sentido, esta Interpretao no estabelece o nvel de detalhe ou mesmo sugere um plano de contas a ser observado. O detalhamento dos registros contbeis diretamente proporcional complexidade das operaes da entidade e dos requisitos de informao a ela aplicveis e, exceto nos casos em que uma autoridade reguladora assim o requeira, no devem necessariamente observar um padro pr-definido. A escriturao contbil deve ser executada: a) b) c) d) e) em idioma e em moeda corrente nacionais; em forma contbil; em ordem cronolgica de dia, ms e ano; com ausncia de espaos em branco, entrelinhas, borres, rasuras ou emendas; e com base em documentos de origem externa ou interna ou, na sua falta, em elementos que comprovem ou evidenciem fatos contbeis.

5.

6.

A escriturao em forma contbil de que trata o item 5 deve conter, no mnimo: data do registro contbil, ou seja, a data em que o fato contbil ocorreu; conta devedora; conta credora; histrico que represente a essncia econmica da transao ou o cdigo de histrico padronizado, neste caso baseado em tabela auxiliar inclusa em livro prprio; e) valor do registro contbil; f) informao que permita identificar, de forma unvoca, todos os registros que integram um mesmo lanamento contbil. a) b) c) d)

7.

O registro contbil deve conter o nmero de identificao do lanamento em ordem sequencial relacionado ao respectivo documento de origem externa ou interna ou, na sua falta, em elementos que comprovem ou evidenciem fatos contbeis. A terminologia utilizada no registro contbil deve expressar a essncia econmica da transao.

8.

9.

Os livros contbeis obrigatrios, entre eles o Livro Dirio e o Livro Razo, em forma no digital, devem revestir-se de formalidades extrnsecas, tais como: a) serem encadernados; b) terem suas folhas numeradas sequencialmente; c) conterem termo de abertura e de encerramento assinados pelo titular ou representante legal da entidade e pelo profissional da contabilidade regularmente habilitado no Conselho Regional de Contabilidade.

10.

Os livros contbeis obrigatrios, entre eles o Livro Dirio e o Livro Razo, em forma digital, devem revestir-se de formalidades extrnsecas, tais como: a) serem assinados digitalmente pela entidade e pelo profissional da contabilidade regularmente habilitado; b) serem autenticados no registro pblico competente.

11.

Admite-se o uso de cdigos e/ou abreviaturas, nos histricos dos lanamentos, desde que permanentes e uniformes, devendo constar o significado dos cdigos e/ou abreviaturas no Livro Dirio ou em registro especial revestido das formalidades extrnsecas de que tratam os itens 9 e 10. A escriturao contbil e a emisso de relatrios, peas, anlises, demonstrativos e demonstraes contbeis so de atribuio e de responsabilidade exclusivas do profissional da contabilidade legalmente habilitado. As demonstraes contbeis devem ser transcritas no Livro Dirio, completando-se com as assinaturas do titular ou de representante legal da entidade e do profissional da contabilidade legalmente habilitado.

12.

13.

Livro dirio e livro razo


14.

No Livro Dirio devem ser lanadas, em ordem cronolgica, com individualizao, clareza e referncia ao documento probante, todas as operaes ocorridas, e quaisquer outros fatos que provoquem variaes patrimoniais. Quando o Livro Dirio e o Livro Razo forem gerados por processo que utilize fichas ou folhas soltas, deve ser adotado o registro Balancetes Dirios e Balanos. No caso da entidade adotar processo eletrnico ou mecanizado para a sua escriturao contbil, os formulrios de folhas soltas, devem ser numerados mecnica ou tipograficamente e encadernados em forma de livro. Em caso de escriturao contbil em forma digital, no h necessidade de impresso e encadernao em forma de livro, porm o arquivo magntico autenticado pelo registro pblico competente deve ser mantido pela entidade. Os registros auxiliares, quando adotados, devem obedecer aos preceitos gerais da escriturao contbil. A entidade responsvel pelo registro pblico de livros contbeis em rgo competente e por averbaes exigidas pela legislao de recuperao judicial, sendo atribuio do profissional de contabilidade a comunicao formal dessas exigncias entidade.

15.

16.

17.

18.

19.

Escriturao contbil de filial


20.

A entidade que tiver unidade operacional ou de negcios, quer como filial, agncia, sucursal ou assemelhada, e que optar por sistema de escriturao descentralizado, deve ter registros contbeis que permitam a identificao das transaes de cada uma dessas unidades. A escriturao de todas as unidades deve integrar um nico sistema contbil. A opo por escriturao descentralizada fica a critrio da entidade. Na escriturao descentralizada, deve ser observado o mesmo grau de detalhamento dos registros contbeis da matriz. As contas recprocas relativas s transaes entre matriz e unidades, bem como entre estas, devem ser eliminadas quando da elaborao das demonstraes contbeis da entidade. As despesas e as receitas que no possam ser atribudas s unidades devem ser registradas na matriz e distribudas para as unidades de acordo com critrios da administrao da entidade.

21. 22. 23.

24.

25.

Documentao contbil
26.

Documentao contbil aquela que comprova os fatos que originam lanamentos na escriturao da entidade e compreende todos os documentos, livros, papis, registros e outras peas, de origem interna ou externa, que apoiam ou componham a escriturao. A documentao contbil hbil quando revestida das caractersticas intrnsecas ou extrnsecas essenciais, definidas na legislao, na tcnica-contbil ou aceitas pelos usos e costumes. Os documentos em papel podem ser digitalizados e armazenados em meio magntico, desde que assinados pelo responsvel pela entidade e pelo profissional da contabilidade regularmente habilitado, devendo ser submetidos ao registro pblico competente.

27.

28.

Contas de compensao
29.

Contas de compensao constituem sistema prprio para controle e registro dos fatos relevantes que resultam em assuno de direitos e obrigaes da entidade cujos efeitos materializar-se-o no futuro e que possam se traduzir em modificaes no patrimnio da entidade. Exceto quando de uso mandatrio por ato de rgo regulador, a escriturao das contas de compensao no obrigatria. Nos casos em que no forem utilizadas, a entidade deve assegurar-se que possui outros mecanismos que permitam acumular as informaes que de outra maneira estariam controladas nas contas de compensao.

30.

Retificao de lanamento contbil


31.

Retificao de lanamento o processo tcnico de correo de registro realizado com erro na escriturao contbil da entidade e pode ser feito por meio de: a) estorno; b) transferncia; e c) complementao.

32.

Em qualquer das formas citadas no item 31, o histrico do lanamento deve precisar o motivo da retificao, a data e a localizao do lanamento de origem. O estorno consiste em lanamento inverso quele feito erroneamente, anulando-o totalmente. Lanamento de transferncia aquele que promove a regularizao de conta indevidamente debitada ou creditada, por meio da transposio do registro para a conta adequada. Lanamento de complementao aquele que vem posteriormente complementar, aumentando ou reduzindo o valor anteriormente registrado. Os lanamentos realizados fora da poca devida devem consignar, nos seus histricos, as datas efetivas das ocorrncias e a razo do registro extemporneo.

33. 34.

35.

36.

CDIGO CIVIL Lei n 10.406/2002 CAPTULO IV Da Escriturao Art. 1.179. O empresrio e a sociedade empresria so obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou no, com base na escriturao uniforme de seus livros, em correspondncia com a documentao respectiva, e a levantar anualmente o balano patrimonial e o de resultado econmico. 1o Salvo o disposto no art. 1.180, o nmero e a espcie de livros ficam a critrio dos interessados. 2o dispensado das exigncias deste artigo o pequeno empresrio a que se refere o art. 970. Art. 1.180. Alm dos demais livros exigidos por lei, indispensvel o Dirio, que pode ser substitudo por fichas no caso de escriturao mecanizada ou eletrnica. Pargrafo nico. A adoo de fichas no dispensa o uso de livro apropriado para o lanamento do balano patrimonial e do de resultado econmico. Art. 1.181. Salvo disposio especial de lei, os livros obrigatrios e, se for o caso, as fichas, antes de postos em uso, devem ser autenticados no Registro Pblico de Empresas Mercantis. Pargrafo nico. A autenticao no se far sem que esteja inscrito o empresrio, ou a sociedade empresria, que poder fazer autenticar livros no obrigatrios. Art. 1.182. Sem prejuzo do disposto no art. 1.174, a escriturao ficar sob a responsabilidade de contabilista legalmente habilitado, salvo se nenhum houver na localidade. Art. 1.183. A escriturao ser feita em idioma e moeda corrente nacionais e em forma contbil, por ordem cronolgica de dia, ms e ano, sem intervalos em branco, nem entrelinhas, borres, rasuras, emendas ou transportes para as margens.

Pargrafo nico. permitido o uso de cdigo de nmeros ou de abreviaturas, que constem de livro prprio, regularmente autenticado. Art. 1.184. No Dirio sero lanadas, com individuao, clareza e caracterizao do documento respectivo, dia a dia, por escrita direta ou reproduo, todas as operaes relativas ao exerccio da empresa. 1o Admite-se a escriturao resumida do Dirio, com totais que no excedam o perodo de trinta dias, relativamente a contas cujas operaes sejam numerosas ou realizadas fora da sede do estabelecimento, desde que utilizados livros auxiliares regularmente autenticados, para registro individualizado, e conservados os documentos que permitam a sua perfeita verificao. 2o Sero lanados no Dirio o balano patrimonial e o de resultado econmico, devendo ambos ser assinados por tcnico em Cincias Contbeis legalmente habilitado e pelo empresrio ou sociedade empresria. Art. 1.185. O empresrio ou sociedade empresria que adotar o sistema de fichas de lanamentos poder substituir o livro Dirio pelo livro Balancetes Dirios e Balanos, observadas as mesmas formalidades extrnsecas exigidas para aquele. Art. 1.186. O livro Balancetes Dirios e Balanos ser escriturado de modo que registre: I - a posio diria de cada uma das contas ou ttulos contbeis, pelo respectivo saldo, em forma de balancetes dirios; II - o balano patrimonial e o de resultado econmico, no encerramento do exerccio. Art. 1.187. Na coleta dos elementos para o inventrio sero observados os critrios de avaliao a seguir determinados: I - os bens destinados explorao da atividade sero avaliados pelo custo de aquisio, devendo, na avaliao dos que se desgastam ou depreciam com o uso, pela ao do tempo ou outros fatores, atender-se desvalorizao respectiva, criando-se fundos de amortizao para assegurarlhes a substituio ou a conservao do valor; II - os valores mobilirios, matria-prima, bens destinados alienao, ou que constituem produtos ou artigos da indstria ou comrcio da empresa, podem ser estimados pelo custo de aquisio ou de fabricao, ou pelo preo corrente, sempre que este for inferior ao preo de custo, e quando o preo corrente ou venal estiver acima do valor do custo de aquisio, ou fabricao, e os bens forem avaliados pelo preo corrente, a diferena entre este e o preo de custo no ser levada em conta para a distribuio de lucros, nem para as percentagens referentes a fundos de reserva; III - o valor das aes e dos ttulos de renda fixa pode ser determinado com base na respectiva cotao da Bolsa de Valores; os no cotados e as participaes no acionrias sero considerados pelo seu valor de aquisio; IV - os crditos sero considerados de conformidade com o presumvel valor de realizao, no se levando em conta os prescritos ou de difcil liqidao, salvo se houver, quanto aos ltimos, previso equivalente. Pargrafo nico. Entre os valores do ativo podem figurar, desde que se preceda, anualmente, sua amortizao: I - as despesas de instalao da sociedade, at o limite correspondente a dez por cento do capital social;

II - os juros pagos aos acionistas da sociedade annima, no perodo antecedente ao incio das operaes sociais, taxa no superior a doze por cento ao ano, fixada no estatuto; III - a quantia efetivamente paga a ttulo de aviamento de estabelecimento adquirido pelo empresrio ou sociedade. Art. 1.188. O balano patrimonial dever exprimir, com fidelidade e clareza, a situao real da empresa e, atendidas as peculiaridades desta, bem como as disposies das leis especiais, indicar, distintamente, o ativo e o passivo. Pargrafo nico. Lei especial dispor sobre as informaes que acompanharo o balano patrimonial, em caso de sociedades coligadas. Art. 1.189. O balano de resultado econmico, ou demonstrao da conta de lucros e perdas, acompanhar o balano patrimonial e dele constaro crdito e dbito, na forma da lei especial. Art. 1.190. Ressalvados os casos previstos em lei, nenhuma autoridade, juiz ou tribunal, sob qualquer pretexto, poder fazer ou ordenar diligncia para verificar se o empresrio ou a sociedade empresria observam, ou no, em seus livros e fichas, as formalidades prescritas em lei. Art. 1.191. O juiz s poder autorizar a exibio integral dos livros e papis de escriturao quando necessria para resolver questes relativas a sucesso, comunho ou sociedade, administrao ou gesto conta de outrem, ou em caso de falncia. 1o O juiz ou tribunal que conhecer de medida cautelar ou de ao pode, a requerimento ou de ofcio, ordenar que os livros de qualquer das partes, ou de ambas, sejam examinados na presena do empresrio ou da sociedade empresria a que pertencerem, ou de pessoas por estes nomeadas, para deles se extrair o que interessar questo. 2o Achando-se os livros em outra jurisdio, nela se far o exame, perante o respectivo juiz. Art. 1.192. Recusada a apresentao dos livros, nos casos do artigo antecedente, sero apreendidos judicialmente e, no do seu 1o, ter-se- como verdadeiro o alegado pela parte contrria para se provar pelos livros. Pargrafo nico. A confisso resultante da recusa pode ser elidida por prova documental em contrrio. Art. 1.193. As restries estabelecidas neste Captulo ao exame da escriturao, em parte ou por inteiro, no se aplicam s autoridades fazendrias, no exerccio da fiscalizao do pagamento de impostos, nos termos estritos das respectivas leis especiais. Art. 1.194. O empresrio e a sociedade empresria so obrigados a conservar em boa guarda toda a escriturao, correspondncia e mais papis concernentes sua atividade, enquanto no ocorrer prescrio ou decadncia no tocante aos atos neles consignados. Art. 1.195. As disposies deste Captulo aplicam-se s sucursais, filiais ou agncias, no Brasil, do empresrio ou sociedade com sede em pas estrangeiro.

Abrao, Ilustres!

You might also like