You are on page 1of 15

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDRIO

Decreto-Lei n. 139/2012, de 5 de julho

Prova Escrita de Geografia A


10. e 11. Anos de Escolaridade Prova 719/1. Fase
Durao da Prova: 120 minutos. Tolerncia: 30 minutos.
15 Pginas

2013

VERSO 1

Prova 719.V1/1. F. Pgina 1/ 15

Pgina em branco -

Prova 719.V1/1. F. Pgina 2/ 15

Na folha de respostas, indique de forma legvel a verso da prova (Verso 1 ou Verso 2). A ausncia dessa indicao implica a classificao com zero pontos das respostas aos itens de escolha mltipla. Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. Pode utilizar rgua e calculadora do tipo no alfanumrico, no programvel. No permitido o uso de corretor. Em caso de engano, deve riscar de forma inequvoca aquilo que pretende que no seja classificado. Escreva de forma legvel a numerao dos grupos e dos itens, bem como as respetivas respostas. As respostas ilegveis ou que no possam ser claramente identificadas so classificadas com zero pontos. Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se escrever mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas classificada a resposta apresentada em primeiro lugar. Para responder aos itens de escolha mltipla, escreva, na folha de respostas: o nmero do item; a letra que identifica a nica opo escolhida. As cotaes dos itens encontram-se no final do enunciado da prova.

ColorADD
CORES PRIMRIAS | BRANCO E PRETO

Sistema de Identicao de Cores

Prova 719.V1/1. F. Pgina 3/ 15

Na resposta a cada item dos Grupos I, II, III e IV, selecione a nica opo correta. Escreva, na folha de respostas, a letra que identifica a opo escolhida.

GRUPO I
A Figura 1 representa a distribuio da precipitao anual mdia, em ano mdio, no perodo de 1941/42 a 1990/91, na regio hidrogrfica do Norte, por isolinhas.
9 W 8 W 7 W

M i nh

18 0
22 00

42 N
00
0

42 N
2

220 0
Lima

40 0

00

18

00

10

o va d C 2

00

Y
Sa
bo
r

26

20
0
T m eg

1600

160

0
Tua

1400

1200 1000

800
Do ur o

20

0
0

14

00
1
0 120

0 16 0 0 80

41 N

41 N

ou g

600

C
a

Precipitao (mm)
1200

800
Mo n
de

go

00 10

20 km

9 W

8 W

7 W

Fonte: www.arhnorte.pt (adaptado) (consultado em novembro de 2012)

Figura 1 Distribuio da precipitao anual mdia, em ano mdio, de 1941/42 a 1990/91.

1. Os valores mais elevados de precipitao, na rea representada na Figura 1, ocorrem nas serras (A) da Peneda, Amarela e do Gers. (B) da Peneda, de Marvo e do Gers. (C) do Maro, Amarela e de Montejunto. (D) do Maro, de Montejunto e de Marvo.

Prova 719.V1/1. F. Pgina 4/ 15

2. As linhas que unem pontos com a mesma precipitao designam-se por (A) istimas. (B) isotrmicas. (C) isoietas. (D) iscronas. 3. Qual dos esquemas corresponde variao da precipitao ao longo do segmento XY, assinalado na Figura 1? (A) (B)

P (mm)

P (mm)

(C)

P (mm)

(D)

P (mm)

4. Os valores de precipitao registados no Noroeste do pas explicam que, nesta regio, (A) as barragens tenham como principal finalidade o abastecimento pblico. (B) a recarga dos aquferos seja facilitada pelo elevado escoamento superficial. (C) a variao do caudal dos rios ao longo do ano seja muito reduzida. (D) as disponibilidades hdricas sejam superiores s necessidades. 5. As diferenas de precipitao registadas entre o Noroeste e o Nordeste de Portugal continental, de acordo com a Figura 1, explicam-se pelo efeito do relevo, que (A) dificulta a progresso das massas de ar martimo para o interior. (B) provoca o aumento da precipitao nas vertentes orientadas a leste. (C) favorece a progresso do ar seco ibrico at prximo do litoral. (D) impede a progresso das perturbaes da frente polar para leste.

Prova 719.V1/1. F. Pgina 5/ 15

GRUPO II
As Figuras 2A e 2B representam duas formas de explorao dos recursos marinhos.

Fonte: http://marchadovapor.blogspot.pt (consultado em outubro de 2012)

Fonte: http://algarvepressdiario.blogspot.pt (consultado em outubro de 2012)

Figura 2A Pesca de arrasto em alto mar.

Figura 2B Aquicultura no litoral.

1. Os problemas associados s atividades econmicas representadas nas Figuras 2A e 2B so, entre outros, respetivamente, (A) a reduo da biodiversidade ocenica e o aumento do preo unitrio do produto. (B) a captura exclusiva de espcies selecionadas e o aumento do preo unitrio do produto. (C) a reduo da biodiversidade ocenica e o aumento da produo de efluentes. (D) a captura exclusiva de espcies selecionadas e o aumento da produo de efluentes.

2. A aquicultura contribui para a gesto racional dos recursos piscatrios, uma vez que (A) permite a preservao dos stocks de espcies pisccolas em perigo de extino. (B) garante o abastecimento dos mercados em espcies pisccolas de guas profundas. (C) assegura o cumprimento das quotas de pesca atribudas a cada pas. (D) impede a captura de espcies pisccolas por artes de pesca ilegais.

Prova 719.V1/1. F. Pgina 6/ 15

3. A afirmao o sector das pescas apresenta uma importncia estratgica para a Regio Autnoma dos Aores (A) falsa, porque a plataforma continental tem uma extenso reduzida e predomina a pesca costeira artesanal. (B) verdadeira, porque o sector incrementa o desenvolvimento da pesca turstica e evita a extino de espcies. (C) falsa, porque o tipo de costa no permite a existncia de portos de abrigo e os barcos so de pequeno calado. (D) verdadeira, porque o sector contribui para o abastecimento alimentar da regio e promove a criao de emprego.

4. O fenmeno do upwelling ao longo da costa ocidental portuguesa deve-se (A) ao aquecimento das guas, o que facilita a prtica de atividades de lazer associadas ao mar. (B) ascenso das guas frias, o que contribui para o aumento dos recursos pisccolas. (C) ao arrefecimento das guas, o que ajuda a preservar a fauna e a flora da plataforma continental. (D) subsidncia de guas quentes, o que favorece o crescimento rpido de espcies marinhas.

5. Portugal props, nas Naes Unidas, o alargamento da rea ocenica sob jurisdio nacional para alm das 200 milhas nuticas, o que, a concretizar-se, permitir (A) aumentar a rea de instalao de aerogeradores offshore. (B) garantir o controlo do trfego martimo em guas nacionais. (C) fomentar o comrcio, por via martima, entre Portugal e os pases americanos. (D) explorar uma maior diversidade de recursos naturais do fundo do oceano.

Prova 719.V1/1. F. Pgina 7/ 15

GRUPO III
A Figura 3 representa a localizao das cidades intervencionadas pelo Programa Polis, em Portugal continental, e trs exemplos que ilustram intervenes diferenciadas.

N
Viana do Castelo Guimares Vila do Conde Matosinhos
(2 projetos)

Chaves

Bragana

Vila Real Valongo Gondomar Vila Nova de Gaia

Porto

Aveiro

Viseu Guarda Covilh

Coimbra

Castelo Branco Marinha Grande Leiria Tomar

Santarm Torres Vedras Vila Franca de Xira Sintra Cacm Moita Costa Barreiro da Caparica Setbal

Portalegre Elvas

vora

Beja

INTERVENES POLIS

Concludas at 2009 Em execuo em 2009


0 40 km
Silves Albufeira Lagos Tavira

Fonte: www.parqueexpo.pt (adaptado) (consultado em outubro de 2012)

Figura 3 Cidades intervencionadas pelo Programa Polis.

1. As capitais de distrito da regio Norte que, no mbito do Programa Polis, tiveram intervenes concludas at 2009 so, de acordo com a Figura 3, (A) Aveiro, Chaves e Bragana. (B) Chaves, Porto e Guimares. (C) Aveiro, Guimares e Vila Real. (D) Bragana, Porto e Vila Real.

Prova 719.V1/1. F. Pgina 8/ 15

2. As intervenes urbanas representadas na Figura 3 tm como objetivo principal melhorar (A) a qualidade de vida urbana, atravs da implementao de novas funcionalidades, decorrentes da construo de centros comerciais e de pavilhes multiusos. (B) a qualidade de vida urbana, atravs de operaes integradas que valorizem os recursos locais, naturais e culturais. (C) a paisagem urbana, atravs da construo de novas urbanizaes e da dinamizao de atividades econmicas que fixem a populao. (D) a paisagem urbana, atravs do desenvolvimento de uma rede mais complexa de infraestruturas de transporte rodovirio e ferrovirio.

3. A rede urbana nacional caracteriza-se por ser (A) equilibrada, porque as cidades esto hierarquizadas demogrfica e funcionalmente. (B) equilibrada, porque as cidades de mdia dimenso apresentam uma distribuio espacial homognea. (C) desequilibrada, porque h um nmero reduzido de cidades com influncia regional. (D) desequilibrada, porque a localizao da capital no litoral gera assimetrias na distribuio das cidades.

4. A consolidao do sistema urbano nacional passa, entre outras estratgias, por (A) fomentar a complementaridade e as parcerias entre cidades, salvaguardando o respeito pela identidade local e regional de cada uma. (B) aumentar a competitividade entre cidades, apostando essencialmente na requalificao das reas suburbanas. (C) melhorar a qualidade ambiental das cidades portuguesas, respeitando as orientaes da Agenda 2000. (D) promover a circulao pedonal e a mobilidade urbana, respeitando os compromissos do Protocolo de Quioto.

5. A posio hierrquica das cidades europeias avalia-se atravs de indicadores como, por exemplo, (A) o nmero de habitantes com rendimentos muito elevados e o nmero de equipas de futebol de 1. Liga. (B) a presena de sedes de multinacionais e o nmero de feiras e de exposies internacionais. (C) a presena de sedes de multinacionais e o nmero de equipas de futebol de 1. Liga. (D) o nmero de habitantes com rendimentos muito elevados e o nmero de feiras e de exposies internacionais.

Prova 719.V1/1. F. Pgina 9/ 15

GRUPO IV
O mapa da Figura 4 representa a localizao das plataformas logsticas multimodais, por tipologia, em Portugal continental.
10W 8W 6W 4W

42N Viana do Castelo

Valena Chaves
Braga Bragana

42N

Maia/Trofa Leixes
Porto Vila Real

Aveiro

Aveiro/ Cacia

Viseu

Guarda Figueira da Foz


40N Leiria C. Branco Coimbra 40N

Plataformas logsticas multimodais


Portalegre

Santarm

Porturia
Elvas/Caia

Castanheira do Ribatejo
Lisboa

Regional Transfronteiria

Poceiro
vora

Urbana
Setbal
38N Beja 38N

Sines (Polos A e B)

Aeroporto Porto principal Porto secundrio Itinerrio principal

Tunes

Portimo 0
10W

Faro

50 km
8W 6W

Capital de distrito

Fonte: MOPTC, Plano Estratgico de Transportes 2008-2020, Lisboa, 2009 (adaptado)

Figura 4 Localizao das plataformas logsticas multimodais.

1. As plataformas logsticas que, de acordo com a Figura 4, se encontram localizadas a leste do meridiano 8 W so as (A) de Tunes e da Guarda. (B) de Chaves e da Guarda. (C) de Valena e de Tunes. (D) de Valena e de Chaves.

Prova 719.V1/1. F. Pgina 10/ 15

2. As plataformas logsticas caracterizam-se por possurem (A) terminais rodoferrovirios e atividades produtivas intensivas em mo de obra. (B) centros de investigao cientfica e atividades de apoio s cadeias de abastecimento. (C) centros de controlo do trfego nacional e servios de apoio aos veculos. (D) terminais de diferentes modos de transporte e servios de apoio s empresas.

3. A localizao das plataformas logsticas urbanas do Poceiro e da Maia/Trofa explica-se, entre outros fatores, pela proximidade (A) de grandes mercados consumidores e por se encontrarem no cruzamento de itinerrios principais. (B) de grandes mercados abastecedores e por serem servidas por linhas de caminho de ferro da rede principal. (C) dos principais portos e por estarem instaladas em terrenos no propcios prtica da atividade agrcola. (D) dos principais aeroportos e por existirem nas suas imediaes grandes parques industriais cuja produo se destina exportao.

4. Os portos representados na Figura 4 com movimento de passageiros so (A) o de Lisboa e o de Aveiro. (B) o de Leixes e o de Sines. (C) o de Lisboa e o de Leixes. (D) o de Aveiro e o de Sines.

5. A aposta na rede de plataformas logsticas, representada na Figura 4, tem como principais objetivos estratgicos (A) revitalizar a economia regional e melhorar a acessibilidade ao interior do pas. (B) captar investimento industrial espanhol e assegurar a coeso territorial ibrica. (C) dinamizar a economia do pas e fomentar a intermodalidade de transportes. (D) expandir o hinterland dos portos nacionais e garantir a coeso territorial nacional.

Prova 719.V1/1. F. Pgina 11/ 15

GRUPO V
O mapa da Figura 5 representa a distribuio da densidade populacional em pases da Europa, em 2010, por NUTS III.

Aores (PT)

Madeira (PT)

50 km

20 km

Canrias (ES)

Malta

100 km

10 km

Chipre

50 km

(hab./km2) < 50 50-100 100-135 135-170 170-500 500 Sem dados


0 200 400 600 800 km

Fonte: http://epp.eurostat.ec.europa.eu (adaptado) (consultado em novembro de 2012)

Figura 5 Distribuio da densidade populacional em pases da Europa, em 2010.

1. Mencione, a partir da anlise da Figura 5, duas das caractersticas da distribuio da populao em Portugal continental.

Prova 719.V1/1. F. Pgina 12/ 15

2. Apresente uma vantagem e uma desvantagem da representao da densidade populacional escala das NUTS III (Figura 5), relativamente representao escala das NUTS I.

3. Refira duas das caractersticas naturais que influenciam os valores mais baixos da densidade populacional observados no mapa da Figura 5. Uma das caractersticas deve referir-se Pennsula Ibrica e a outra Pennsula da Escandinvia.

4. Explique de que forma as desigualdades na distribuio da populao, evidenciadas no mapa da Figura 5, se relacionam com: as assimetrias de desenvolvimento socioeconmico do territrio europeu; a sustentabilidade dos recursos naturais. Em cada um dos tpicos, a explicao deve focar dois aspetos.

Prova 719.V1/1. F. Pgina 13/ 15

GRUPO VI
O mapa da Figura 6 representa a ocupao predominante da SAU, em Portugal continental, em 2009, por regio agrria.

Fonte: Recenseamento Agrcola 2009, INE, I.P., Lisboa, 2011 (adaptado)

Figura 6 Ocupao predominante da SAU, em Portugal continental, em 2009.

1. Identifique as duas regies agrrias de Portugal continental onde, de acordo com a Figura 6, predominam as culturas permanentes.

2. Apresente dois dos fatores, um natural e um humano, que explicam a predominncia de culturas temporrias na faixa litoral a norte de Lisboa, conforme est representado na Figura 6.

3. Mencione duas das alteraes na paisagem agrria do Alentejo decorrentes da construo da barragem do Alqueva.

4. Explique o aumento da competitividade que se tem registado em alguns sectores da agricultura portuguesa, como o da vinha, o do olival e o da horticultura, tendo em conta os tpicos de referncia seguintes: a reduo dos efeitos dos condicionalismos naturais; as caractersticas socioprofissionais dos jovens produtores agrcolas. Em cada um dos tpicos, a explicao deve focar dois aspetos.

FIM
Prova 719.V1/1. F. Pgina 14/ 15

COTAES GRUPO I
1. ............................................................................................................ 2. ............................................................................................................ 3. ............................................................................................................ 4. ............................................................................................................ 5. ............................................................................................................ 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 25 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 25 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 25 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 25 pontos 10 pontos 10 pontos 10 pontos 20 pontos 50 pontos 10 pontos 10 pontos 10 pontos 20 pontos 50 pontos TOTAL.......................................... 200 pontos

GRUPO II
1. ............................................................................................................ 2. ............................................................................................................ 3. ............................................................................................................ 4. ............................................................................................................ 5. ............................................................................................................

GRUPO III
1. ............................................................................................................ 2. ............................................................................................................ 3. ............................................................................................................ 4. ............................................................................................................ 5. ............................................................................................................

GRUPO IV
1. ............................................................................................................ 2. ............................................................................................................ 3. ............................................................................................................ 4. ............................................................................................................ 5. ............................................................................................................

GRUPO V
1. ............................................................................................................ 2. ............................................................................................................ 3. ............................................................................................................ 4. ............................................................................................................

GRUPO VI
1. ............................................................................................................ 2. ............................................................................................................ 3. ............................................................................................................ 4. ............................................................................................................

Prova 719.V1/1. F. Pgina 15/ 15

You might also like