You are on page 1of 24

Os

Dons do Esprito
5 lies
Ildo Mello

PAULO
"A respeito das coisas pertencentes ao Esprito, no quero, irmos, que sejais ignorantes. (I CORNTIOS 12: 1)

Os Dons do Esprito

5 lies sobre dons espirituais


Preparadas por: Bispo Jos Ildo Swartele de Mello

Lio 1 "PNEUMTICA" MINISTRIOS DO ESPRITO


MEDITAO DIRIA Segunda-feira - UNIDADE NO CORPO DE CRISTO - Ef. 4 Tera-feira - 0 DEVIDO USO DE DONS ESPIRITUAIS - RM 12.3-8 Quarta-feira - 0 DOM PARA SERVIR - 1 Pe. 4:7-11 Quinta-feira - DIAKONIA - Lc. 10:40; 17:8; 22:26s; At.6:2 e Ef. 4:12 Sexta-feira - COMUNHO E HUMILDADE - Fl 2:1-11 Sbado - VIDA PLENA DO ESPRITO - CI 3:12-17 Para Estudar: 1 Cor. 12, 13 e 14. TEXTO BSICO: "A respeito das coisas pertencentes ao Esprito, no quero, irmos, que sejais ignorantes.(I CORNTIOS 12: 1) QUESTES INTRODUTRIAS PARA DISCUSSO E ESTUDO: 1. Quem verdadeiramente espiritual? 2. Como possvel testar coisas e pessoas espirituais? 3. Pode a Igreja de Corinto servir de modelo de espiritualidade para ns? Por qu? 4. Em 1 Corntios de 12 a 14 Paulo apresenta as respostas s questes referentes s coisas espirituais. Temos, portanto, as solues, quais seriam, ento, os problemas?

1 - A CIDADE DE CORINTO

Das cidades gregas, a menos grega era por esse tempo a menos romana das colnias romanas. Era uma cidade em que gregos, latinos, srios, asiticos, egpcios e Judeus, compravam e vendiam, trabalhavam e folgavam, brigavam e se divertiam juntos, na cidade e nos seus portos, como em nenhuma outra parte da

Os Dons do Esprito 3 Grcia. Era um ponto de parada natural na rota de Roma para o Oriente. Corinto era populosa e prspera. Era um lugar muito cosmopolita e importante. Era moralmente corrupta e os seus habitantes eram profundamente propensos a satisfazer os seus desejos, fossem de que espcies fossem. Nas palavras de Von Dobschutz: "0 ideal dos Corntios era o atrevido desenvolvimento do indivduo. 0 negociante que conseguia lucro por todos e quaisquer meio, o amante de prazeres que se entregava a toda luxria, o atleta acerado para todos os exerccios corporais e orgulhoso de sua fora fsica, so os verdadeiros tipos corntios, num mundo em que o homem no reconhecia nenhum superior e nenhuma lei, seno os seus desejos.

2 - A IGREJA DE CORINTO
A Igreja de Corinto atravessava inmeras dificuldades: divises, contendas, imoralidades (A igreja estava no mundo, como tinha de estar, mas o mundo estava na igreja, como no devia estar), carnalidades de toda espcie, heresias (alguns negavam a f na ressurreio), ignorncia e abuso dos dons espirituais, individualismo, presuno espiritual, orgulho, inveja, confuso e desordem nos cultos. Os crentes de Corinto, de acordo com suas pretenses e seu esprito altivo, usavam os dons ou imitavam-nos em determinadas ocasies, a fim de se exaltarem pessoalmente, e no a fim de glorificarem a Cristo. No esperavam um pelo outro e nem respeitavam os prprios irmos. Todos falavam ao mesmo tempo e faziam esforo para ocupar o centro do palco, onde se focalizava a ateno de todos. Em resumo, foi uma igreja que deu muita dor de cabea ao Apstolo Paulo.

3 - PNEUMTICA
A) Paulo roga aos leitores no incio da passagem (12:1), A respeito de pneumtica, no quero que sejais ignorantes.O termo grego sublinhado define o tpico em considerao. Em 1 Corntios ele trata de uma srie de assuntos, introduzidos pela observao feita em 7: 1, "Quanto ao que me escrevestes..." O assunto do casamento discutido em 7:1-24. Um tratamento corolrio comea em 7:25: "Com respeito as virgens..." Um novo tpico introduzido em 8:1, usando uma frmula similar: "No que se refere s coisas sacrificadas aos dolos.... Outra considerao apresentada em 12.1, usando-se a mesma frmula introdutria: "A respeito de pneumatika..." E o final (tratado brevemente) introduzido em 16:1, usando-se novamente a frmula: "Quanto coleta para os santos..." Nesta carta, Paulo est tratando de uma srie de variados assuntos que foram levantados pela correspondncia mencionada em (7: 1) e pela comunicao recebida da igreja de Corinto (1:11). Cada tratamento coerente

Os Dons do Esprito

dentro de si, e discreto; o contexto circundante serve como pano de fundo. 0 tratamento de pneumtica abrange os captulos 12 a 14, estes trs captulos funcionam como uma unidade, desenvolvendo um tpico comum. B) 0 termo grego usado para identificar o tpico usualmente traduzido: "dons espirituais". Pneumtica, contudo, mais inclusivo que charismata, que o termo escolhido quando se refere especificamente aos "dons" (ver 12.4, 3 1). A raiz do termo pneuma, que significa vento ou esprito. 0 resto do termo grego (tika) desinncia, como, por exemplo, em portugus "-tico" acrescentado ao radical "pneuma" tornar-se pneumtico. 0 sentido da desinncia semelhante ao portugus. 0 termo grego pneumtica neutro plural, referindo-se s coisas ou matrias que so caractersticas do Esprito ou pertencentes ao mesmo. C) "A respeito das coisas pertencentes ao Esprito...". A discusso inclui dons, mas como parte de uma agenda mais ampla. 0 amor central, como matria de significao vital em qualquer considerao das "coisas pertencentes ao Esprito". vital tambm a edificao da igreja, a ordem no culto e ministrio. Esses no so dons espirituais em si, mas cruciais obra do Esprito na igreja. D) "No quero que sejais ignorantes a respeito dessas coisas", declara Paulo. A ignorncia espiritual, qualquer que seja (desinteresse, falta de estudo, confuso ou medo) deve ser eliminada da igreja. As conseqncias, inclusive anemia espiritual e ineficincia ministerial, so debilitantes. Pior ainda, ignorncia gera ignorncia (espiritual), da qual nascem diversas doutrinas erradas. Temos que estudar diligentemente as "coisas pertencentes ao Esprito". 0 nosso prprio bem-estar espiritual e o estabelecimento da nossa igreja dependem desse estudo.

CONCLUSO

Esta lio uma introduo a PNEUMTIKA, tema desenvolvido, de maneira brilhante, pelo apstolo Paulo, nos captulos 12 a 14. Em nenhum outro lugar da Bblia se d uma ateno Cio especial a este assunto de vital importncia para vida da igreja, como aqui, nestes trs captulos, que por esta razo se revestem de inigualvel importncia para a compreenso das "coisas pertencentes ao Esprito". indispensvel o conhecimento do contexto histrico, geogrfico e social da cidade de Corinto, bem como das caractersticas e do perfil daquela igreja. E, a partir da, tendo em mos os escritos de Paulo, procurar reconstruir as circunstncias que motivaram as "respostas" de Paulo nestes 3 captulos, que esto perfeitamente conectados e formam uma unidade sobre o mesmo tema: - pneumtica. E por isto no podem ser estudados como se fossem independentes um do outro. 0 que Paulo escreve a seguir visa instruir e trazer luz a um assunto de vital importncia para a igreja, onde a ignorncia pode levar a uma srie de erros.

Os Dons do Esprito 5

LIO 2 CHARISMATA DONS DO ESPRITO


MEDITAO DIRIA: Segunda-feira - A Sabedoria do Esprito Santo - 1 Corntios 2:6-16 Tera-feira - A unidade entre Cristo e o Esprito - 2 Cor. 3:17, 18 Quarta-feira - A misso do Esprito - Jo. 14:16-23, 26 Quinta-feira - 0 Esprito veio para dar testemunho de Cristo - Jo. 15:26 Sexta-feira - Veio para glorificar e anunciar a Cristo - Jo. 16:7-15 Sbado - Deus soberano - 1 Tm. 6:15 e Ap. 1:5-8 PARA ESTUDAR: 1 Corntios 12: 1 -11 TEXTO BSICO: "Ora, os dons so diversos, mas o Esprito o mesmo." (I Cor. 12:4).

INTRODUO

QUESTES INTRODUTRIAS PARA DISCUSSO EM CLASSE 1. Os dons do Esprito so recompensas por um esforo feito? 2. Quais os propsitos dos dons espirituais? 3. Os corntios davam proeminncia a dons mais extraordinrios, como o dom de lnguas, em detrimento dos outros dons. Por qu? Quais eram as suas motivaes? Quais foram as conseqncias desta atitude? 4. correto pensar que o Esprito Santo leva a pessoa alm daquilo que ela tem "meramente" em Jesus Cristo, ao invs de levar precisamente a Ele (v.3)? Ou, seria exato concluir que o Esprito leva os cristos para cima e alm da "maioria dos cristos" e doutras pessoas, ao invs depara eles no servio e no ministrio? 5. Devemos nos sentir superiores, ou considerar outros superiores simplesmente baseados na posse deste ou daquele dom? 6. Em sua opinio, por que h diversidade de dons e servios no ministrio cristo?

1 - CHARISMATA
A concepo paulina de dons mais dinmica do que o nosso uso moderno. Ns temos essencialmente um s meio disponvel de nos referir aos "dons os quais qualificamos como "dons espirituais" ou "dons do Esprito". Paulo usa

Os Dons do Esprito

diversas descries, as quais no s esclarecem o conceito bblico, mas tambm nos ajudam a definir "dons". 0 termo chave, usado com referncia especfica aos dons espirituais, charismata (12.4, 31; Rm. 12.6). 0 termo est na forma plural; o singular "charisma" (carisma). A raiz do termo, "charis", a palavra que no Novo Testamento significa "graa. A conexo com graa vital ao entendimento correto de dons espirituais, como se v em Efsios 4:7: 'E a graa foi concedida a cada um...E em Romanos 12.6, que semelhantemente apresenta uma "lista" de dons relacionando-os com graa: "tendo, porm, diferentes charismata segundo a charis que nos foi dada..." A desinncia tem a nuana de algo dado. Assim, dons so descritos como diversas ddivas da graa, ddivas dadas a cada crente por Deus.

2 - OUTROS TERMOS
Paulo tambm usa outros termos para descrever os dons, os quais so chamados "ministrios" ou "servios" na igreja (12:5, 10, 11). Vrias vezes (1 2:6, 11; Efsios 4:16), usada a raiz grega da qual se deriva a palavra "energia". Esta uma palavra composta (en-ergia), que significa "em-trabalhando". Ela descreve os dons espirituais como as operaes de Deus nas pessoas individuais e atravs delas, Deus trabalhando dentro da sua igreja. Finalmente, notamos a frase descritiva usada em 12:7, onde Paulo declara: "A cada um, porm, dada a manifestao do Esprito para o proveito comum (isto , para edificao da igreja)."O verbo sendo dado" est no presente, descrevendo ao contnua, no um evento singular; semelhantemente, "manifestao" tem substantivo como desinncia que indica processo. Assim, os dons so definidos como os meios contnuos atravs dos quais Deus revela sua Pessoa e obra na igreja (ver 14: 24-25). Um carisma ou graa definido por Paulo, em primeiro lugar, como um "servio" (diaconia, v.5). No , portanto, primariamente um privilgio espiritual para o indivduo, para sua prpria edificao, prazer, ou distino. Como um servio, a graa dada em prol dos outros; est presente para o bem da igreja. Os variados servios das graas-dons visam, todos eles "um fim proveitoso segundo vimos acima.

3 - SENHORIO DE CRISTO

No v.3, Paulo v a obra caracterstica do Esprito Santo na confisso inteligvel e simples de que Jesus Senhor. 0 Esprito leva os homens a atriburem senhorio a Cristo. 0 que no significa que impossvel a um descrente dizer as palavras: Jesus o Senhor". Obviamente ele pode dizer isso com zombaria. Mas somente sob a influncia do Esprito Santo aquelas palavras podem ser ditas de forma

Os Dons do Esprito 7 sincera e cheia de significado. s atravs do Esprito que uma pessoa pode conhecer a Jesus como seu Senhor e Salvador. Entre os textos para meditao diria esto: 2 Cor. 3:17,18; Jo 14:16-23, 26; Jo 15:26; Jo 16:7-15, que falam do ministrio do Esprito Santo em relao a pessoa de Jesus Cristo. No primeiro captulo de I Corntios, Paulo fala sobre tudo aquilo que os corntios j tm. Observe que tudo o que os corntios j tm, o tm "em Cristo". Foi a preocupao de Paulo em todo o decurso das epstolas aos corntios ver o Esprito na mais ntima conexo com o Senhor e, portanto, com Deus (2 Cor 13:15). Note que os vs. 4,5 e 6 nos ensinam a trindade: "0 Esprito o mesmo..."; "... mas o Senhor (JESUS) o mesmo."; "... mas o mesmo Deus quem opera tudo em todos. "Resumindo, o Esprito no veio para concorrer com Cristo, ou para ir alm de Cristo, mas para conduzir a Cristo, exaltando a Cristo como Senhor.

4 - DIVERSIDADE

Pauto nos ensina que: "os dons so diversos% "H diversidade nos servios" e h "diversidade nas realizaes". Vimos que a obra central do Esprito honrar a Jesus, e esta obra no , em sentida algum, montona ou de uma s forma. 0 Esprito rico na variedade de suas manifestaes, da o trplice emprego da palavra "diversidade. H diferentes modos de servir sob a uno do Esprito, mas as diferenas no so importantes, pois o Senhor o mesmo. Os dons so diferentes, mas isto no deve nos dividir, porque um e o mesmo Deus que outorga os Charismata em toda a sua diversidade. Paulo est muito preocupado com a unidade da Igreja. Trataremos de um modo especial deste assunto na prxima lio. Em seguida, Paulo descreve uma lista de dons espirituais. Alm desta lista existem outras em Romanos 12:6-8; 1 Cor. 12:28-30; Efsios 4:7, 8, 11-13 e 1 Pe 4:9-11. 0 professor ou o aluno pode estudar sobre cada um deles consultando bons comentrios e dicionrios bblicos e comparando cada definio, "examinando tudo e retendo o que bom". Terminamos esta lio comentando brevemente o v.11: "Mas um e o mesmo Esprito realiza todas estas coisas, distribuindo-as como lhe apraz, a cada um individualmente. Ensinando, mais uma vez, que dons divergentes no visam a propsitos divinos divergentes, pois o mesmo Esprito que d todos estes dons. "A cada um individualmente lembra-nos que Deus nos trata como indivduos. Ele leva em considerao a nossa personalidade, nossas caractersticas e habilidades pessoais que "os so natas, como tambm nossa capacidade. (ver parbola dos talentos em Mt. 25). E, para finalizar, nos ensina que os dons no so outorgados segundo queremos. No segundo a do homem, mas segundo a vontade do Esprito: Como lhe apraz. Os dons tm ntida relao com nossa posio no corpo de Cristo, isto , com a nossa funo ou ministrio. Esto em conexo com as boas obras as quais Deus preparou de antemo para que andssemos nelas (Ef. 2: 10).

Os Dons do Esprito

CONCLUSO

A concepo bblica de "dons" mais rica e amplamente definida do que a nossa: a nossa parece muito limitada e estril pela comparao (como ela se reflete dentro do vocabulrio usado). Alm do mais, a concepo bblica mais dinmica. Ns falamos de 9, 12 ou 21 dons (o nmero varia), e os designamos s categorias especficas (estas tambm variam), de acordo com classe ou funo ou um outro esquema (que tambm varia). Biblicamente, os dons so simplesmente um meio de descrever a obra de Deus dentro e atravs do seu povo. Paulo ensina que a obra do Esprito exaltar a Cristo como Senhor. E que o Esprito rico e criativo em suas manifestaes visando a edificao do corpo de Cristo, onde no h lugar para divises e interesses mesquinhos.

LIO 3 "ECLESIA" IGREJA EM FOCO


MEDITAO DIRIA Segunda-feira - Somos um s corpo - 1 Cor. 10:16, 17. Tera-feira - A Igreja - Corpo de Cristo - Ef. 1:22, 23. Quarta-feira - Unidos pela cruz de Cristo - Ef. 2:11-22 Quinta-feira - Unidade do Esprito - Ef. 4:3-16 Sexta-feira - A fim de que todos sejam um - Jo 17:11-26 Sbado - Nada faais por partidarismo - Fl. 2:1-11 Para Estudar: 1 Corntios 12:12-31 TEXTO BSICO: Para que no haja - ia diviso no corpo; pelo contrrio, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros. - (I Co 12:25).

INTRODUO:

Quando esteve no Brasil, Dr. Bush, numa de suas mensagens, contou a seguinte ilustrao: Dois homens trabalhavam quebrando pedras na construo de um grande edifcio. Foi feita a mesma pergunta a cada um deles: 0 que voc est fazendo? 0 primeiro respondeu: Ora, estou quebrando pedras; mas o segundo respondeu: Estou ajudando a construir um grande edifcio!

Os Dons do Esprito 9 PARA DISCUSSO E ESTUDO


1. 2. 3. Quais as lies prticas que podemos tirar da ilustrao acima para a vida da igreja? Qual a relao existente entre esta ilustrao e o tema da aula de hoje? Por que Paulo dedica um quarto do seu estudo sobre PNEUMATIKA questo da unidade da igreja? (Os 20 versculos deste pargrafo correspondem aproximadamente 1/4 dos 84 versculos dedicados a PNEUMATIKA). Cimes, rivalidades, arrogncia, pretenses, estrelismos, individualismo, menosprezo pelos dons considerados no to interessantes, busca de satisfao pessoal, exaltao do "eu", e negligncia para com os frutos do Esprito eram Caractersticas da igreja de Corinto. 0 que fazer para no incorrermos nos mesmos erros?

4.

1 ECLESIA

0 vocbulo grego "eclesia" significa, basicamente, "os chamados para fora", dando a entender um grupo distinto, selecionado e tirado para fora de algo, era empregado para indicar "assemblia", "reunio convocada pelo arauto", "assemblia legislativa". Portanto, a "assemblia" pode ser poltica, social ou religiosa. usada para indicar a igreja crist, um culto cristo, mas nunca o mero edifcio das reunies ou templo. E pode ser muito bem traduzida por: "CONGREGAO REUNIDA". Grande parte da natureza espiritual da igreja pode ser percebida atravs dos seus ttulos que so encontrados nos seguintes textos: Ef. 1:4, 22e 23; Ef. 3; Ef. 2:15, 19, 21 e 22; Ef. 5:26, 27; 2 Cor. 3:18; Rm 8:17, 29 e 30; Rm 7:1-6; Mc 2:19, 20; 2 Cor. 11:2; Mt 5:48. 0 ministrio da igreja , essencialmente, a continuao do ministrio do prprio Senhor Jesus Cristo. A vontade de Deus unir todas as coisas em redor de Cristo, harmoniosamente (ver Ef. 1:10). No seio da igreja, Deus demonstra como isso pode ser feito, atravs da unidade do Esprito (Ef. 4:3). E o trecho de Ef. 1:23, ensina-nos que Deus utilizar-se- da igreja como um instrumento para realizar tal plano.

2 - A ECLESIA EST EM FOCO


O termo grego ECLESIA ou igreja aparece por nove vezes em 1 Corntios 14 (vs. 4, 5, 12, 19, 23, 28, 33, 34 e 35) e uma vez em 1 Corntios 12:28. No pargrafo 12:12-31, Eclesia definido como "0 CORPO DE CRISTO" (o vocbulo "corpo" aparece dezessete vezes neste trecho). Paulo defende que os dons espirituais s podem ser entendidos dentro do contexto da IGREJA. Os dons foram dados a cada um individualmente visando o bem comum, isto , a edificao do CORPO DE CRISTO. A "IGREJA" est em foco.

3 - A ANALOGIA DO CORPO
Intimamente entrelaada com a considerao Paulina de "dons" est realidade da igreja. Em 1 Cor. 12, Paulo toma o corpo humano como metfora e elabora a sua aplicabilidade igreja. Ele mostra que os dons espirituais, como os diferentes

10 Os Dons do Esprito

membros do corpo, so diversos em qualidade e funo - mas cada um tem importante e necessria contribuio a fazer ao corpo inteiro. Todos so indispensveis. Assim, os dons so individualizados, mas sempre ligados igreja. Os dons so divinamente dados, no primariamente para abenoar a vida do recipiente individual, mas para o benefcio da igreja. 0 dom no dado para nosso deleite pessoal ou para obtermos vantagens sobre os outros, mas para servimos aos demais crentes.

4 - UNIDADE E HARMONIA

Os dons no so dados para diviso, mas para a unidade do corpo. A igreja de Corinto estava a ponto de dividir-se e rachar-se entre o "ESPIRITUAL" e o "CRISTO", como se os dois fossem distintos entre si. Paulo inicia esta carta aos corntios fazendo uma forte exortao unidade (1 Cor. 1: 10- 13) e, no captulo 3. Paulo repreende a carnalidades, as divises, cimes e contendas que havia entre eles. E, em 11:17-34, Paulo afirma estar informado de que h divises e partidos entre os corntios. Observe que a palavra chave deste texto "UM". Releia o texto mais uma vez e responda: Quantas vezes ela aparece? Num corpo existem rgos com mais ou menos destaque; mas estas diferenas no Corpo de Cristo so meramente funcionais, no so qualitativas nem espirituais. Nenhuma parte deve sentir-se inferior ou superior com base nos seus dons ou na sua posio dentro do corpo, porque Deus mesmo foi quem disps os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprove. (v. 18). As diversas partes do corpo no esto em feroz concorrncia entre si, mas sim, se completam harmoniosamente, por amor da totalidade, segundo a orientao da Cabea. Compare esta passagem com a de Ef. 4, onde tambm Paulo est tratando de Dons espirituais: "Suportando-vos uns aos outros em amor, esforando-vos diligentemente por preservar a unidade do Esprito no vnculo da paz: H um s corpo e um s Esprito... Um s Senhor... A graa foi concedida a cada um de ns segundo a proporo do dom de Cristo... E concedeu dons aos homens... Para encher todas as coisas... E Ele mesmo concedeu uns para apstolos, outros para... Com vistas ao aperfeioamento dos santos para o desempenho do seu servio, para a edificao do corpo de Cristo, at que todos cheguemos unidade da f. Em 1 Cor. 12:25, o apstolo fala do propsito de Deus ao dar dons aos membros da igreja. Confira. Qual o resultado da ao do Esprito Santo na vida dos primeiros cristos? (At. 2:44ss). Em Joo 17:11, 21-23, Jesus orou para que fssemos um, para que fssemos aperfeioados em unidade. S assim a igreja ser bem sucedida em sua misso aqui no mundo.

Os Dons do Esprito 11 V. 11 - "Um s e o mesmo Esprito - sublinha a verdade de que os dons divergentes no visam a propsitos divinos divergentes. Os membros diferem, mas as suas diferenas no afetam o fato de que h uma unidade fundamental.

5 - CONFORME SEU SOBERANO PROPSITO


V. 28 - Paulo ensina que no corpo natural Deus dispe, estabelece as partes (vs. 18 e 24). O mesmo se d com o corpo de Cristo. No so as pessoas que escolhem se vo ser apstolos, profetas... Ou... Etc, mas Deus quem os estabelece na igreja. Paulo classifica estes vrios dons para igreja em ordem de honra (comparar com a lista de Ef. 4: 11). significativo que o dom de lnguas, que os corntios tinham em to alta estima, seja mencionado por ltimo. Cada um de ns tem uma funo, um ministrio no Corpo de Cristo, aquelas "boas obras as quais Deus preparou de antemo para que andssemos nelas" (Ef. 2:10). Deus dar, a cada um individualmente, os dons necessrios para que cada um possa estar capacitado par executar bem os seus servios e ministrios j designados por Deus. Vs. 15 e 16 - 0 p pode muito bem ter ficado desalentado por sua incapacidade para exercer as complicadas funes da mo, mas "nem por isso deixa de ser do corpo". Os corpos precisam de p como de mos, de ouvidos como de olhos. Por melhor que sejam os olhos, o que seria do corpo se todos os seus; membros fossem olhos? Observe que Paulo coloca "0 TODO" no mais alto nvel. Os membros no esto dispostos no corpo por acaso (vs. 6, 7, 11, 18, e 28). Vs. 29 e 30 - Todas as perguntas destes dois versculos esperam um "NO" como resposta. 0 que nos ensina que nenhum dom em particular destinado a todos os cristos. Nem todos so apstolos, nem todos profetizam, nem todos falam em lnguas. Estes versculos so suficientes para provar que o dom de lnguas no o nico sinal de que algum foi batizado como Esprito Santo. Mesmo naquela poca, nem todos os que eram batizados no Esprito Santo falavam em lnguas. Os dons so dados como Deus quer, como lhe apraz e no como ns queremos.

CONCLUSO
Paulo tratou dos membros mais humildes da igreja, que achavam que, por lhes faltarem dons espetaculares, poderiam ser postos fora do corpo. Tratou tambm da questo dos membros que, por possurem dons de maior destaque, menosprezavam os seus irmos menos dotados, chegando soberba ao pensar que podiam funcionar bem, sem as "insignificantes" contribuies dos outros no to "espirituais" e bem dotados quanto eles. Barcley afirmou: "Sempre que comeamos a pensar em nossa importncia pessoal na igreja, esvai-se a possibilidade de uma obra realmente crist".

12 Os Dons do Esprito

Os dons no so dados por acaso, a revelia ou conforme a nossa prpria vontade, e nem visam interesses mesquinhos e pessoais. Deus concedeu dons com o propsito de nos capacitar para os servios, funes ou ministrios que Ele mesmo estabeleceu e designou para ns, visando a edificao e a unidade da Igreja. Entendendo melhor a IGREJA ser mais fcil compreender os dons espirituais, bem como o seu uso e propsito na igreja.

LIO 4 AGPE O AMOR COMO O SUPREMO DOM DO ESPRITO

MEDITAO DIRIA: Segunda-feira - Uma dvida eterna - Rm 13.8-14 Tera-feira - 0 fruto do Esprito amor - Gl. 5:23-26 Quarta-feira - 0 amor derramado nos coraes pelo Esprito - Rm. 5:5-8 Quinta-feira - A essncia do Evangelho - I Jo 3:11-24 Sexta-feira - Deus amor - I Jo 4:7-21 Sbado - Amor fraterno - Rm. 12.9-21 PARA ESTUDAR: 1 Corntios 13.1-13 TEXTO BSICO: "Ainda que eu fale as lnguas dos homens e dos anjos, se no tiver amor, serei como o bronze que soa, ou como o cmbalo que retine.(I Cor. 13:1).

INTRODUO

As aparncias enganam. 0 ser humano facilmente seduzido pela forma. A embalagem atrai e leva o homem a perder de vista o mais importante: "0 CONTEDO". Mas Deus no se deixa enganar. Ele v o corao, o ntimo, os motivos. Os grandes feitos e o bom desempenho podem impressionar a muitos, mas o que conta diante de Deus a pureza de inteno. No tanto o que fazemos, mas como fazemos, com que corao realizamos at mesmo as mais simples tarefas. "Porm o Senhor disse a Samuel: No atentes para a sua aparncia, nem para a sua altura, porque o rejeitei, porque o Senhor no v como v o homem. 0 homem v o exterior, porm o Senhor, o corao.(1 Sm 16:7) "E eu passo a mostrar-vos ainda um caminho sobremodo excelente:"

Os Dons do Esprito 13

PARA ESTUDO E DEBATE



1. 2. 3. 4. 5. 6. Por que, destes trs captulos destinados ao estudo das coisas pertencentes ao Esprito Santo, Paulo reserva um captulo inteiro para a questo do amor? E porque este captulo se encontra localizado exatamente nomeio dos outros dois? Haveria algum motivo especial? Com relao as coisas espirituais, qual foi a nfase de Cristo e das epstolas apostlicas? E qual tem sido a nfase nos nossos dias? possvel a manifestao de dons espirituais sem o elemento bsico da vida crist, o amor? Como distinguir entre o falso e o verdadeiro? pelos seus dons que se conhece um homem genuinamente espiritual? Como o amor de Deus? Como atua ele? Como se evidencia ele entre ns?

1 AGPE O Dom maior


AMOR - No grego, "AGPE", derivao da forma verbal "AGAPAO ". No se usava comumente antes do Novo Testamento, mas os cristos se apossaram do termo e fizeram dele a sua palavra caracterstica para amor. Enquanto que o melhor conceito de amor antes do Novo Testamento era o de amor pelo melhor ser que se conhece, os cristos pensavam no amor como aquela qualidade demonstrada na cruz. amor pelos totalmente indignos, amor que procede de um Deus que amor. Amor prodigalizado a outros sem que se pense se eles so dignos para receb-lo ou no. Provm antes da natureza daquele que ama, que de qualquer mrito do ser amado. 0 cristo que experimentou o amor de Deus por ele, embora ainda pecador, foi transformado pela experincia. Agora, em certa medida, v os homens como Deus os v. Ele os v como objetos do amor de Deus, como aqueles por quem Cristo morreu. Conseqentemente, a sua atitude para com eles de amor, do "AGPE" que o leva a dar-se. Vem a praticar o amor que nada busca para si, mas somente o bem da pessoa amada. 0 amor aquele elemento que d sabor a todas as demais atividades e lhes empresta significao, sendo assim, o amor o grande princpio Cristo de toda a ao e a base de toda demonstrao de espiritual idade, pelo que o amor deve governar os dons espirituais, servindo de solo onde os dons sejam cultivados.

2. A SUPREMACIA DO AMOR

Amor "o caminho sobremodo excelente". 0 centro do tratamento Paulino de coisas pertencentes ao Esprito amor. Sem amor, "dons espirituais" oferecem pouco benefcio igreja e "lnguas" se tomam disfuncionais. gape chave para harmonia, ordem e crescimento na igreja. 0 amor mais importante do que qualquer dos dons, inclusive I nguas; na verdade, ele mais importante do que qualquer combinao de dons, ou todos os dons juntos.

14 Os Dons do Esprito

No captulo doze, Paulo vinculou o pensamento da igreja acerca de coisas espirituais graa; no captulo treze, Paulo vincula as coisas espirituais ao amor. Nesse captulo, Paulo ensina o modo segundo o qual as graas divinas discutidas no captulo doze devem ser expressas humanamente. Nem o falar em lnguas (13.1), nem a profundidade do saber (v.2), nem o sacrifcio (v.3) so, por si s, nem substitutos para o amor cristo, nem sequer componentes necessrios deste amor. 0 amor uma graa mais bsica e menos espetacular do que todas as demais. Sem ele, as graas crists so desgraadas. V.1 - Paulo ensina que falar em lnguas (de qualquer espcie) sem o acompanhamento do amor, isto , sem ter por finalidade a edificao da igreja, sem ter por propsito ajudar a outro, no passa de um rudo, que pode ter motivo a auto-glorificao. Aquele que no tem o amor de Deus a encher o seu corao como um vago vazio, que desce violentamente por uma colina; faz muito barulho porque nada tem dentro. V.2 - So aqui frisados os dons da profecia, da sabedoria, do conhecimento e da f. So dons pedaggicos, importantssimos e maravilhosos, mas "se no tiver amor"... Observe que o dom importa menos do que a maneira de seu uso. Se o indivduo que o possui, faz uso dele sem amor, nada ser! Tenhamos por exemplos as experincias de Balao e de Sanso, ambos possuam dons sobrenaturais; porm, moralmente falando, eram homens degradados. E a derrota recaiu sobre ambos. Existem muitos que tem apenas o CHARISMA, mas no tem o carter. V.3 - Aqui so aludidos os dons de "socorros". At mesmo o indivduo que se tome conhecido como muito humanitrio, cujas obras sociais e de socorro sejam abundantes, se lhe falta a motivao apropriada do amor cristo, a preocupao sincera pelo alvio da misria alheia, nada ser ele. Pois possvel realizar todas estas obras visando a auto-exaltao e a vanglria. Sem amor, nem mesmo um sacrifcio supremo obtm coisa alguma para aquele que o realiza. A dedicao suprema nada significa sem a motivao do amor.

3 - A NATUREZA DO AMOR
Para entendermos corretamente 1 Corntios 13, devemos conservar em mente o contexto dentro do qual a descrio do amor foi dada por Paulo: o contexto do problema referente s coisas espirituais na igreja de Corinto. V.4 - " paciente" - "Espera pelo tempo divino para a realizao de seus propsitos graciosos e providenciais sem murmurar ou impacientar-se, suportando suas prprias fraquezas, bem como as fraquezas alheias, com santa e humilde submisso vontade de Deus."(Adam Clark); - " Benigno"- til, gentil, prestativo, busca oportunidades para fazer o bem, cheio de bons frutos que vem do alto (ex. o bom samaritano). - "No arde em cimes"- 0 amor no tem inveja. A inveja um dos pecados mais mortais e destrutivos. Esta foi a causa do primeiro crime na histria da humanidade. O amor no se deixa entristecer porque outra pessoa possui maior poro de bnos terrenas, intelectuais ou espirituais. Pois ama o prximo como a si mesmo. - "No se ufana e nem se ensoberbece".

Os Dons do Esprito 15 Vanglria, auto-exaltao, fanfarronice, orgulho, pretenso, esprito altivo e desejo de ser estrela , aparecer e estar no centro do palco" eram caractersticas de muitos em Corinto. 0 amor impede a pessoa de inflar-se com o senso de sua prpria importncia. (Pv. 16:18). V.5 - "No inconveniente - no arrogante ou rude. 0 amor tem boas maneiras, cheio de tato. 0 amor no deixa ningum em situao embaraosa, no faz ningum passar vergonha. 0 amor moderado, observa o verdadeiro decoro. 0 amor reverente e ordeiro. - "No procura os seus interesses" - 0 amor no procura as suas prprias coisas. Esta definio torna-se importante para a compreenso do captulo 14, especialmente o quarto versculo. 0 amor no busca a sua prpria vantagem. Notemos no captulo 12, o carter tipo "DIAKONIA"(SERVIR AOS OUTROS) e "proveito para todos"das graas. Em suma, o amor no insiste nos seus prprios direitos. - "no se exaspera - "no se ressente do mal - No se deixa provocar, no se irrita, no perde a compostura, no se amargura, no se lembra do mal. 0 amor perdoa, esquece e paga o mal com o bem. V.6 - "No se alegra com a injustia, mas regozija-se com a verdade. V.7 - "Tudo sofre - 0 amor sustenta todo o sofrimento. Quando olhamos para a cruz, vemos o maior de todos os exemplos de como o amor pode suportar todo o sofrimento. - "Tudo cr"- Essas palavras no significam que OS Crentes devam ser crdulos, a ponto de serem enganados por charlates e falsos profetas. No entanto, o amor acredita no lado melhor das pessoas e no procura expandir os seus defeitos, conforme procuram fazer os bisbilhoteiros. 0 amor encoraja o que h de melhor na outra pessoa. 0 amor permanece como amigo, e ama a despeito do que sabe a seu respeito; v o seu potencial, encoraja-o a cumprir os seu ideal. - "Tudo espera"0 amor no se desespera. Est pronto para tudo. E se recusa a tomar o fracasso como final. otimista. como um soldado que, mesmo no grosso da batalha, no fraqueja, no se deixa vencer, sejam quais forem as dificuldades. - "0 amor tudo suporta".

4 - 0 FRUTO DO ESPRITO

Em Glatas 5:22, aprendemos que o fruto do Esprito Santo : AMOR. Quando o Esprito Santo vem a ns o AMOR de Deus derramado nos nossos coraes (Rm 5:5). Em 1 Cor. 12:28-30 Paulo ensina que nenhum dom em especial inerente aos cristos, isto , nem todos os cristos profetizam, nem todos so mestres... E assim por diante. Mas o mesmo no se d no caso do AMOR, pois o amor fruto, e o fruto inerente rvore. Todo cristo autntico precisa e naturalmente produzir os frutos do Esprito. "Todo ramo que, estando em mim, no der fruto, Ele o corta; e todo o que d fruto, limpa, para que produza mais fruto ainda.(Jo 15:2).

16 Os Dons do Esprito

0 amor o sinal do cristo. "Pelo amor conhecido o cristo". Jesus no ensinou: "Pelos seus dons os conhecereis, mas sim: "Pelos seus frutos os conhecereis" (Mt. 7:15-23). E segue: "Nem todo o que me diz: 'Senhor, Senhor!' entrar no reino dos cus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que est nos cus. Muitos naquele dia, ho de dizer-me: Senhor, Senhor! porventura, no ternos ns profetizado em Teu nome, e em Teu nome no expelimos demnios, e em Teu nome no fizemos muitos milagres? Ento lhes direi explicitamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqidade." Mc 11:12-14, a questo da figueira sem fruto. Quando Jesus examina uma rvore, Ele busca nela os seus frutos. Parece que no h desculpas para no frutificarmos. A igreja dos corntios exemplo de que "dons no , necessariamente, sinnimo de espiritual idade" (vida cheia do Santo Esprito de Deus). Vejamos: Em 1:7 - somos informados que aos corntios no faltava dom algum. Dons eles Possuam, mas em 1: 11; 11-4,16-18; 4:18; 5-1 a 13; 6:1, 5 a 11, 15 a 19; 10: 14, 21, 22; 11: 17 a 22 e 30; 15:33, 34, observamos o quanto eles eram carnais. E hoje em dia corremos o mesmo perigo de nos concentrarmos nos dons e nos esquecermos do fruto, que o elementar. comum ouvirmos dizer: Olha, vamos l e assistir. Veja como aquela pessoa espiritual Ela possui este ou aquele dom!... E incorre-se no mesmo erro de julgar ou de se Conhecer o grau de espiritualidade baseado em tal falsa premissa. Deixa-se enganar pela aparncia. Dons podem at impressionar multides, mas se no tiver amor... No dia do juzo final o que realmente importa o amor. Tudo mais passar, mas o amor permanece para sempre. : Nisto em ns aperfeioado o amor, para que no dia do juzo tenhamos confiana... (I Jo 4:17 e 18). Ainda sobre este tema, meditar em Jo 15, Mt 25:31-46.

CONCLUSO
As virtudes do amor, com sua humildade, pacincia, altrusmo e considerao devem ser o veculo das manifestaes especiais do Esprito Santo no seio da igreja. Sem esta base, tudo nada. Nestes dois primeiros captulos, Paulo tambm est preparando os corntios para receberem de maneira positiva as firmes exortaes, correes e orientaes do captulo 14. Que o tema da nossa ltima lio.

Os Dons do Esprito 17

LIO 5 GLOSSAI O DOM DE LNGUAS


MEDITAO DIRIA: Segunda-feira - No dia de Pentecostes - Atos 2.1-47 Tera-feira - Culto racional - Rm. 12.1-2 Quarta-feira - Como usar os dons espirituais - Rm. 12.3-8 Quinta-feira - Julgar e provar as profecias - 1 Ts. 5: 19-21; I Jo 4:1 e Jr. 23. Sexta-feira - Perigos Deut. 13.1-5 e Deut. 18:20-22 Sbado - No buscar o que seu, mas o que dos outros - Ef. 2.4, 21. PARA ESTUDAR: 1 Corntios 14:1-40 TEXTO BSICO: "0 que fala em outra lngua a si mesmo se edifica, mas o que profetisa edifica a igreja.(1 Cor. 14:4). PARA ESTUDO E DEBATE
1. 2. Como os dons espirituais devem ser expressos nas reunies congregacionais? Como conciliar: "Onde est o Esprito do Senhor, a h liberdade com as diretrizes estabelecidas por Paulo quanto ordem de culto? (ver especialmente os versculos 19, 23, 26 a 33) Em outras palavras, liberdade de culto e necessidade de ordem no culto so conflitantes? Por que o apstolo diz que temos que julgar as profecias? Voc acha isto importante para os nossos dias? A questo: "0 que diro os de fora?" deve nos preocupar? (v.23) (Ler com ateno 2 Cor. 6:3, que um versculo muito importante para a compreenso deste tpico). A preocupao do apstolo Paulo com o uso dos dons na igreja. Voc lembra qual a concepo neotestamentria do termo grego eclesia? Ento, como isto afeta nossa interpretao de 1 Cor. 14? Quando Paulo menciona lnguas entre os dons espirituais, est ele se referindo s lnguas humanas estrangeiras ou s elocues estticas que so ininteligveis? Por que o dom de profecia superior ao dom de lnguas? Por que o que fala em lnguas deve se calar se no houver quem interprete?

3. 4. 5.

6. 7.

INTRODUO
Lnguas (GLOSSAI) tm sido um meio entre muitos que Deus tem escolhido para se revelar. No o meio mais importante e, apesar de ser classificado por Paulo como o ltimo dos dons (12:28), Paulo falou mais tempo sobre ele que sobre qualquer outro, pois, desde aqueles dias, este assunto tem sido mal entendido, com distores na nfase e na pratica deste dom nas igrejas, chegando a ser motivo de diviso. para esclarecer dvidas, corrigir erros e orientar igreja de Corinto quanto ao uso dos dons espirituais, em particular o dom de lnguas, que Paulo dedica um captulo inteiro, com 40 versculos.

18 Os Dons do Esprito

Existem diferentes interpretaes com respeito definio de lnguas bblicas. difcil decidir entre elas. Uns resolveriam o problema insistindo que as lnguas dos corntios eram lnguas estrangeiras, visto que as de Atos 2 o eram. Para outros, inclusive nossos estudiosos da Bblia, parece patente que as lnguas de 1 Corntios 12-14 no eram lnguas humanas inteligveis. Os argumentos baseados no texto gregos no resolvem o problema. 0 termo glossai (Inguas; singular glossa) usado nos textos de Atos e Corntios, mas no necessariamente no mesmo sentido. 0 contexto essencial para a prpria interpretao e traduo de cada uso de uma palavra, mesmo quando o termo grego fundamental o mesmo. simplesmente incorreto assumir ou afirmar que, porque glossa descreve linguagem humana em Atos 2, onde quer que o termo seja usado ele significa o mesmo. Em Marcos 7:33, 35, o texto grego diz que Jesus tocou a "glossa" do mudo: a palavra aqui obviamente se refere a lngua fsica; seria sem sentido traduzida: "lngua (idioma)". Semelhantemente, em Lucas 1:54, Deus tocou a "glossa" de Zacarias: o sentido intentado provavelmente "boca" e no idioma. Finalmente, em I Jo 3:18, ns somos exortados: "no amemos de palavra, nem de GLOSSA aqui a traduo lngua pode ser usada, mas o sentido comunicado melhor pela traduo usual, "discurso". Da mesma maneira, devemos estudar contextualmente cada instncia de "glossa" em Atos e Corntios. Em alguns textos, o sentido exato no claro: no podemos estar certos se as "lnguas" em Atos 10 e 19 consistem em fala inteligvel ou ininteligvel. Em tais casos, dogmatismo (de qualquer lado, com a excluso de outros pontos de vista) parece no s infundado, mas injustificado.

QUAL 0 SENTIDO DE GLOSSAI EM 1 COR. 12-14?


Como de se esperar, os estudiosos diferem nas suas respostas, refletindo usualmente suas afiliaes teolgicas e eclesisticas. Para um nmero crescente de variadas tradies, contudo, a seguinte concluso parece assegurada: enquanto que as lnguas de Atos 2 foram lnguas estrangeiras inteligveis, as "glossai" em I Cor. 12-14 consistem em elocues humanamente ininteligveis. Esta concluso est baseada nos dados especficos. Pentecostes, como se acha relatado em Atos 2, foi um evento miraculoso. Naquele dia, quando o Esprito de Deus foi derramado, os discpulos falaram lnguas (glossai) que eles no entenderam. De outro lado, os ouvintes, um auditrio misto de visitantes de muitos pases diferentes, entenderam o que foi dito. Eles se maravilharam, todavia, que os discpulos - todos "galileus" - estavam falando para eles, "que os ouvimos falar cada um na prpria lngua em que nasceu" (2.8). A palavra grega traduzida lngua ali e em 2:6 "dialect", descrevendo lngua particular nativa dos ouvintes. A lista dos nomes de lugares identifica algumas das regies geogrficas especficas representadas. Todas as lnguas dessas vastas regies no eram evidentemente conhecidas aos discpulos galileus iletrados (At. 4:13). No obstante, as "glossai" faladas foram inteligveis aos ouvintes; nenhuma interpretao foi necessria.

Os Dons do Esprito 19 A situao que Paulo descreve em 1 Corntios 12-14 completamente diferente. A mensagem falada em lnguas era no s ininteligvel quele que falava que (ver 14:14), mas tambm aos ouvintes: Porque o que fala em lngua no fala aos homens, mas a Deus... Ningum (isto , nenhum ser humano) o entende; porque em esprito fala mistrios. Porque tais elocues so ininteligveis, Paulo argumenta, sem interpretao, elas so sem sentido e no edificam a igreja durante suas reunies. 0 fato de a "interpretao" ser considerada um dom espiritual faz crer que o dom espiritual de lnguas mencionado em 1 Corntios no era de idiomas conhecidos, que pudesse ser entendido por algum em algum lugar do mundo. Outra espcie de "glossai" pode estar sendo sugerida em 1 Corntios 13:1: "Ainda que eu falasse as lnguas dos homens e dos anjos..." Aqui Paulo muda para alm das fronteiras da lngua humana, para abranger outra esfera de comunicao. No contexto, a sua idia que, ainda que uma pessoa possa comunicar em muitas lnguas humanas e tambm com o esprito de anjo... Sem amor, a fala resultaria somente em muito rudo. Na lista dos "dons", deve-se notar que "glossai" est sempre no plural e acompanhado de "espcies de..." 0 grego que salienta este qualificador fornece o termo cientfico gnero. Usado em biologia, um gnero, a subdiviso principal da famlia e incluiu uma ou mais espcies. Este o sentido que este qualificador acrescenta a "lnguas". Em essncia, Paulo parece reconhecer diversas espcies de glossai, inclusive lnguas humanas, mas tambm "celestes". Todas so de Deus, e dadas segundo a sua escolha.

COMPARAO ENTRE PROFECIA E LNGUAS

Paulo estima os dons por sua capacidade de ajudar aos homens (Vs. 1 a 5). medida que Paulo usa para fazer esses juzos de valor est claramente identificada: 0 QUE EDIFICA A IGREJA? 0 que profetiza, fala aos homens, edificando, exortando e consolando (v.3). 55. Est frase importante define a profecia. A "edificao" (oikodome) passa, ento, a ser a chave para o entendimento desde captulo(vv. 3, 4, 5, 12, 17, 26). Assim como Deus a fonte das "graas" (cap.12), e assim como o amor o modo delas (cap. 13), assim tambm a "edificao" o alvo delas (cap. 14). Paulo no negava que falar em lnguas fosse um dom, mas nunca ensinou as igrejas a buscarem tal dom, mas recomendou com insistncia a busca dos "melhores dons" no captulo 12; do amor, no captulo 13, e comparou o dom de profecia ao dom de lnguas, no captulo 14, provando a superioridade do primeiro, chegando a afirmar: "Contudo, prefiro falar na igreja cinco palavras com o meu entendimento, para instruir outros, a falar dez mil palavras em outra lngua." (v. 19). Pois quem fala em lnguas no edifica a igreja, mas somente a si mesmo (v.4). E em 1 Cor. 13.5, aprendemos que o amor "no procura suas

20 Os Dons do Esprito

prprias coisas". Sendo assim, Paulo declara definitivamente: "visto que desejais dons espirituais, procurai progredir, para edificao da igreja" (v.12). Paulo deseja ver os dons espirituais tomar-se em servio (cap. 12), o amor tomar o centro de nossas atenes (cap. 13), e a igreja ser edificada (cap. 14). Enquanto o que fala em lnguas edifica apenas a si mesmo, o que profetiza edifica a igreja. A profecia tambm serve para exortar (encorajar, fortalecer) e consolar os homens (v.3); tambm um meio de transmitir revelaes e doutrinas (v.6); a profecia faz "soar" aquele toque da mensagem crist que leva o crente a preparar-se para a batalha espiritual (v. 8); a profecia uma voz clara, em um mundo de vozes confusas (v. 10) e a profecia uma maneira de ensinar (v. 31). A inferioridade de "lnguas" manifesta, pois este dom no "d proveito" aos ouvintes. Paulo diz que a fala ou inteligvel, ou no nada mais do que falar ao ar (v. 9), pois tudo que se visa com um idioma, com uma linguagem comunicar sentido a quem deve. A fala um efetivo instrumento de comunicao, mas a fala que no for compreendida, no ter poder nenhum (v.11). Agora, se as "lnguas" forem interpretadas, os ouvintes sero edificados, caso em que no h grande diferena da profecia. "Se eu orar em lnguas, o meu esprito ora de fato, mas a minha mente fica infrutfera." (v. 14 b). No faz uso da mente, no acrescenta ao intelecto, ao conhecimento. Paulo no est argumentando em prol de um intelectualismo estril, pois certo que a vida crist bem mais do que exerccio mental, h lugar para fervor e emoo, mas, como vemos no v. 15, a orao e o canto devem ser tais, que os adoradores possam envolver-se nelas integralmente, com a mente e com o esprito. (Obs.: Muitssimas vezes as oraes so elevadas numa espcie de jargo emocional, e os hinos so escolhidos com base em melodias atraentes, em vez de em slida doutrina.) "No sejais meninos" (v.20) - Parai de ser meninos no entendimento. Na verdade, caracterstico da criana preferir o divertido ao til, o brilhante ao slido. E isso que faziam os corntios com o seu assinalado gosto pela "glossolalia" (glossolalia - falar em lnguas). Portanto, "sde homens amadurecidos."

UMA CONSIDERAO EVANGELSTICA


Numa reunio da igreja o efeito do falar em lnguas sobre os de fora ou incrdulos adverso. Diz o apstolo Paulo que eles pensaro que os crentes esto loucos (v.23). Pois os corntios tinham o costume de falarem lnguas todos ao mesmo tempo. (Sobre este tpico, ler tambm 11 Cor 6:3) Paulo sempre se preocupou com a imagem da igreja diante dos de fora. Em Atos 2:47, vemos que a igreja primitiva contava com a simpatia de todo o povo em derredor, "enquanto isto, acrescentava-lhes o Senhor, dia-dia, os que iam sendo salvos." No podemos perder de vista a nossa maior misso. Obs: Parece haver uma contradio entre o v. 22 e os vs. 24e25. Mas preciso levar em considerao o contexto do v. 22, que est baseado num texto do Antigo Testamento (Is 28:11, 12), onde os incrdulos so os que ouviram a palavra e a

Os Dons do Esprito 21 rejeitaram. Para eles, as "lnguas" valem por um sinal do juzo de Deus sobrevindo a eles. J em 24 e 25 se est pensando naqueles que nunca ouviram a palavra. Para estes, "lnguas" no so mais que um sinal de loucura, mas a profecia os conduz a Deus.

QUESTES DE ORDEM E DECNCIA NA IGREJA

A preocupao corolria a ordem na igreja. Paulo no s considera a ordem como princpio dirigente - a palavra com que ele conclui o tratamento extensivo deste assunto (ver 14:40) - mas sublinha-a pesadamente no pargrafo final. J no captulo 12, ele tem caracterizado a igreja como uma entidade unida, composta por Deus "para que no haja diviso"(12:25). Em 14:26-39, ele fala de modo particular sobre a aplicao deste princpio s reunies da igreja. Quando vos reunis (v.26) H vrios ingredientes no culto, mas a regra orientadora "Seja tudo feito para edificao" (v.26). Limites so estabelecidos tanto para lnguas (com interpretao) quanto para profecias (vs. 27 a 29) - "no mais que trs" - "e isto sucessivamente" (v.27), nunca todos falando em lnguas ao mesmo tempo (v.23), mas, sim, um aps o outro e haja quem interprete. Mas e se no houver intrprete? Resposta: "fique calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus" (v.28). E com relao profecia, necessrio que haja julgamento.. "Se, porm, vier revelao a outrem que esteja assentado, cale-se o primeiro " (v.30). E para os que dizem que no podem se controlar diante da ao do Esprito, Paulo rebate dizendo: "Os espritos dos profetas esto sujeitos aos prprios profetas; porque Deus no Deus de confuso... " (vs. 32,33). Note-se, antes de tudo, que Paulo cr no domnio prprio e o defende (ver tambm vv. 28, 30 e 34). Isto de se esperar, porque o fruto do Esprito "... domnio prprio" (Glatas 5:22). Para que o culto seja edificante e executado em ordem, necessrio que se possa ouvir enquanto algum est falando (vv. 29, 31, 34, 35). Uma congregao individual no simplesmente livre para fazer o que bem entende. Paulo mostra sua exasperao com a congregao de Corinto quando ele pergunta: Porventura foi de vs que partiu a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vs?"(1 4:36). Estas perguntas servem como um forte lembrete da interconexo da igreja. Finalmente, Paulo Naca a rolha", e exerce a plena autoridade do seu ofcio apostlico: "as coisas que vos escrevo so mandamentos do Senhor" (14:37). Esta palavra dirigida ao que se pensa "espiritual" o qual trazido fortemente sob a autoridade da liderana eclesistica, ordenada por Deus.

22 Os Dons do Esprito

JULGAR, PROVAR E DISCERNIR

V.29 - "Tratando-se de profetas, falem apenas dois ou trs e os outros julguem" (ver questes introdutrias a esta lio). A Bblia a Palavra de Deus e nenhuma mensagem proftica pode ir contra os seus ensinos (Hb 1: 1-2; 2Trn 3:16, 11 Pe 1: 19-21 e Deut 29:29). Devemos fazer como os cristos de Beria, que eram nobres no modo de receberem a Palavra: "examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram de fato assim." (At. 17:11). E devemos atentar para os seguintes perigos: a) Deut 13: 1 -5 b) 1 Rs 13:1-30 0 Jr 23:13-40 A Bblia diz que nosso dever julgar, provar e discernir, portanto no sejamos acanhados ou negligentes neste ponto: 1 Tm 4: 1; 1 Jo. 4: 1; 1 Cor 14:29; Hb 5:13, 14: Hb 4:12-13; 1 Cor 2:15; 11 Cor 11: 13-15; At 5:1-11; Mt 7:15-20, Glatas 1: 6- 9 e 2Ts 2.1-3

CONCLUSO
A Bblia ensina sobre os dons espirituais e nenhum versculo, inclusive 1 Cor. 13: 10 pode ser usado para justificar ou prever o fim destes dons. Nesta passagem, a Segunda Vinda de Cristo est sob considerao como aquele acontecimento que terminaria os dons (o que se v claramente em 1 Cor. 13:12). Mas a mesma Bblia que nos fala sobre os dons espirituais tambm nos ensina "como" e "com que propsito" devem ser usados nas nossas reunies congregacionais. Muitos, hoje em dia, tm desacreditado nos dons, devido s distores e abusos com que eles esto sendo praticados. Se quisermos ser bblicos, devemos obedecer s orientaes, aos princpios e as diretrizes que o apstolo Paulo claramente determinou para o uso dos dons na ECLESIA. Sabendo que no se trata de mandamento de um homem, mas de Deus (1 Cor. 14:37). E nunca devemos nos esquecer que os dons so divinamente dados, no primariamente para abenoar a vida do recipiente individual, mas para o benefcio da eclesia. Se a igreja deve ser edificada atravs do exerccio dos diversos ministrios de todos os membros, tudo deve ser feito descentemente e com ordem" (14:40). "Porque Deus no Deus de confuso, mas sim de paz" (14:33)' Neste captulo, como nos anteriores, a preocupao de Paulo no com o chamado uso privado dos dons. A inteira discusso focaliza o que acontece "na igreja" (na reunio dos crentes), como vemos em 14:19, 28 e 35. 0 valor de "glossai" na congregao menosprezado, no ultimamente proibido (14:39), desde que haja intrprete: "E SE algum falar em lnguas, ou no caso de algum falar em outra lngua, que no sejam mais do que dois ou quando muito trs, e isto sucessivamente, e haja quem interprete, mas no havendo intrprete, fique calado na igreja". (14:27 e 28a.), mas repetidamente desencorajado (ver todo o captulo). 0 discurso inteligvel exaltado como muito mais til e apropriado

Os Dons do Esprito 23 (v.19), porque a manifestao do Esprito muito mais imediatamente evidente, no s congregao dos crentes mas tambm aos descrentes (14:24, 25).

CONCLUSO GERAL
NOSSOS VALORES PRIMORDIAIS COMO METODISTAS LIVRES 1. A CENTRALIDADE DE SANTIDADE. Ns estamos convencidos que santidade (definida como amor perfeito) a viso integrante do Novo Testamento. Este amor se expressa em nosso relacionamento para com Deus e para com os prximos. 2. A UNIDADE DA IGREJA. Enquanto que a nossa igreja comeou como um movimento reformista, ns no somos sismticos. Ns valorizamos a unidade do corpo de Cristo, o bem comum. Ns ficamos magoados com desunio e contenda. Unidade essencial para testemunho e misso. 3. BBLIOCENTRISMO. Somos cristos bblicos. Ficamos apreensivos com qualquer doutrina ou prtica carente de apoio claro da Bblia. 4. NOSSAS RAZES. Ns apreciamos a nossa tradio. Ns temos a verso em alterar o que essencial nossa identidade. 5. NOSSA MISSO. Ns cremos que estamos aqui para um propsito e esse propsito reflete fielmente o impulso central do Novo Testamento. Existimos para proclamar o perdo e a santidade para trazer os outros comunho do corpo de Cristo, e para equipar e envi-los para fora como cristos produtivos que do testemunho. Esta convico est no centro do nosso sistema e atividades institucionais.

A OBRA DO ESPRITO
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

Com referncia obra do Esprito, o consenso entre os metodistas livres contm os seguintes elementos:
A santidade crist tem ascendncia sobre qualquer dom especfico. 0 testemunho do Esprito interno e no acompanhado necessariamente de qualquer manifestao particular. (Rm. 8:16) Os dons espirituais so soberanamente distribudos pelo Esprito Santo e dados com o propsito de edificar a igreja. 0 fruto do Esprito, cuja essncia o amor santo, aparecer em cada vida entregue a Deus. 0 Esprito d poder para vida vitoriosa. 0 poder da obra do Esprito evidenciada em vidas transformadas e servio efetivo. 0 propsito do Esprito edificar a igreja em unidade.

24 Os Dons do Esprito

LNGUAS E SANTIDADE

Ns rejeitamos a sugesto de que qualquer um dos dons seja o sinal ou a evidncia de que uma pessoa foi batizada com o Esprito Santo. No concordamos com a posio que afirma que o dom de lnguas o sinal necessrio da plenitude do Esprito Santo. Alm do mais, questionamos, baseados em nosso entendimento, da Escritura, a proeminncia geralmente dada, pelos pentecostais, prtica de falar em lnguas. Em nossa estimativa, a posio acima delineada coloca-nos no centro do que significa ser uma Igreja do Novo Testamento. Ns no descristianizamos os que no compartilham as mesmas convices nossas em cada ponto. Pelo contrrio, ns refletimos o grande corao de Wesley que disse, "No destruamos a obra de Deus por opinies ou palavras" (O carter de um Metodista). Os metodistas livres consideram que a doutrina do amor perfeito reflete o corao da vida crist. 0 nosso fundador, Benjamim Titus Roberts, considerou esta doutrina da santidade crist como "claramente ordenada na Palavra de Deus, e como constitutiva do real reforo e poder para o bem da Igreja de Cristo " (Cristo Fervoroso, 1, pp. 1, 5). Concordamos. Portanto, recomendamos que:
1. 2. Afirmemos os Pargrafos 122 e 308 do Livro de Disciplina; Continuemos a insistir,como o fez o apstolo Paulo, que oculto seja realizado em lngua inteligvel pelo povo e de desencorajar a prtica ou a promoo de falar em lnguas no culto pblico; e Reafirmemos a prioridade de nossa misso de proclamar o perdo e santidade em Jesus Cristo. Unamo-nos para introduzir o Novo Dia debaixo de Deus.

3.

BIBLIOGRAFIA
Canon Leon - M.SC., M. TH., PH.D.. I Corntios, Introduo e Sociedade Religiosa Edies Vida Nova e Associao Religiosa Editora Mundo Cristo - Terceira Edio, 1986. (So Paulo, SP, Brasil) Champlin, Russel Norman -PH.D. O Novo Testamento Interpretado Versculo por Versculo, I Corntios 12-14 - Milenium Distribuidora Cultural Ltda. Foulkes, Francis - Efsios, Introduo e Comentrio - Associao Religiosa Edies Vida Nova e Associao Religiosa Editora Mundo Cristo. So Paulo, SP, Brasil 1986 Bruce, F.F. - MA., D.D. - Romanos, Introduo e Comentrio - Srie Cultura Bblica - Edies Vida Nova e Editora Mundo Cristo - So Paulo, SP, Brasil, Frederick Dale - Teologia do Esprito Santo - Sociedade Religiosa Edies Vida Nova - So Paulo, SP, Brasil, 1989 Graham Billy - 0 Esprito Santo (ativando o poder de Deus em sua vida) Edies Vida Nova - So Paulo, SP, Brasil, 1980. Knight, John A, - 0 que a Bblia Diz Acerca de Falar em Lnguas Casa Nazarena de Publicaes So Paulo, SP, Brasil, 1989

Leia tamb m: http://www.scribd.com/doc/28802862/Batismo-com-oEspi%CC%81rito-Santo-e-o-Dom-de-Li%CC%81nguas

You might also like