You are on page 1of 3

CALOR ESPECFICO DE SLIDOS

EXPERINCIA 8

Objetivos da Experincia
Determinar experimentalmente, a capacidade trmica de um calormetro e o calor especfico do alumnio, cobre, lato e chumbo.

Lista de Material
Um kit por equipe contendo: 1 calormetro de mistura com agitador 1 termmetro amostras de cobre, alumnio, lato e chumbo Material de uso coletivo: 1 estufa o 1 termmetro para medir altas temperaturas da estufa (300 C ou mais) 2 balanas 1 microcomputador

Preparao do Experimento
1. Consulte a bibliografia e reveja os conceitos bsicos relacionados com o experimento: equilbrio trmico; parede adiabtica; capacidade trmica; calor especfico e calor especfico molar. 2. Dirija - se ao laboratrio no horrio combinado entre sua equipe e o tcnico de laboratrio. Procure manter o esquema de revezamento das atividades dentro do grupo de trabalho. Se for sua vez de escrever o relatrio, abra a ata, escreva o nmero e nome do experimento e a data em que foi realizada as discusses preliminares.

3. Discuta com sua equipe quais objetivos que vocs pretendem atingir com o experimento. Escreva esses objetivos diretamente em sua ata. 4. Verifique o procedimento bsico adotado no experimento no sentido de estabelecer a forma mais conveniente de realiz-lo, reduzindo os erros experimentais. 5. Para determinar a capacidade trmica do calormetro, pode-se proceder da seguinte forma: Coloca-se um pouco de gua dentro do calormetro e em seguida acrescenta-se mais um pouco de gua aquecida dentro do calormetro. Sabendo-se as temperaturas iniciais e as massas de gua quente e fria, deduza a expresso para calcular a capacidade trmica, sabendo-se a temperatura de equilbrio do sistema. Levando em conta que voc deseja um resultado com menor erro possvel, discuta em equipe, quais temperaturas iniciais so as mais adequadas, qual deve ser a relao entre as massas de gua e que quantidade mais conveniente. Faa uma anlise de erros. Escreva os resultados dessas discusses em sua ata, citando os aspectos tericos mnimos necessrios compreenso da discusso, os procedimentos que devem ser adotados e a anlise dos erros. 6. Suponha que um bloco de metal de calor especfico desconhecido e massa m seja aquecido a uma temperatura T e em seguida introduzido num calormetro de capacidade trmica C contendo uma determinada massa de gua mo a uma temperatura To . Mostre que o calor especfico, c dado pela relao:
1 1 1

c =
1

mo ca ( Tf To ) + C ( Tf To ) m ( T Tf )
1 1

onde ca o calor especfico da gua e C a capacidade trmica do calormetro. Sendo este o procedimento adotado no experimento, faa os mesmos tipos de questes feitas anteriormente em relao aos valores de massa e temperatura a serem usados na frmula. Por que no se coloca a amostra dentro do calormetro juntamente com um pouco de gua, tudo temperatura ambiente e em seguida acrescenta-se gua quente ao sistema? Faa uma anlise do erro na determinao do calor especfico. Escreva os resultados dessas discusses em sua ata. 7. Faa uma anlise de propagao de erros e deduza a expresso para o erro na medida de c . 8. Discuta em equipe a convenincia ou no de se programar no microcomputador, a frmula deduzida anteriormente, com a finalidade de facilitar os clculos. 9. Discuta as possveis vantagens e desvantagens de se usar leo em vez de gua na determinao do calor especfico dos slidos.
1

Execuo do Experimento
1. Reveja o procedimento a ser adotado no experimento, e cheque as propores e quantidades de gua a serem utilizadas em cada parte do experimento. Discuta tambm a questo da temperatura inicial. Voc se lembrou de abrir sua ata e registrar a data de realizao do experimento? 2. Execute o procedimento para determinar a capacidade trmica do calormetro. Anote todos os resultados diretamente em sua ata 3. Verifique o erro cometido na medida da capacidade trmica. No se esquea que voc deve escrever tudo que for necessrio e importante diretamente em sua ata. 4. Execute o procedimento para medir o calor especfico das amostras. Discuta antes, quais as possveis fontes de erro quando se coloca amostras com temperatura acima de 100 oC e quais as dificuldades que se tem quando a temperatura da amostra muito baixa. Mais uma vez, lembre-se de registrar seus resultados diretamente na ata. 5. Que tipo de curva voc deve obter se voc traar o grfico do calor especfico versus a massa molecular das amostras? Discuta essa questo em equipe, e se julgar necessrio para uma concluso mais detalhada, trace o grfico. No se esquea de colar o grfico na ata. 6. Faa as anlises que julgar necessrias para voc atingir seus objetivos e discuta os seus resultados. 7. Escreva em sua ata as suas concluses, quais as possveis fontes de erros nas medidas e as formas de aprimorar o experimento

You might also like