You are on page 1of 22

34 Encontro Anual da Anpocs

ST 03 - Cidades: dimenses, escalas e composies

Urbanizao de favelas: insero na cidade?


Luciana Teixeira de Andrade

Caxambu, outubro de 2010

Urbanizao de favelas: insero na cidade?1 Luciana Teixeira de Andrade2

Entre os vrios mitos sobre as favelas, um que mereceria maior investigao o que sustenta ser a favela uma inveno carioca. Apesar do uso do termo favela ter origem no Rio, a forma de morar que ele denomina, como j mostrou Lcia Valladares (2005), anterior at mesmo ao famoso Morro da Favella, que data de 1897. Ou seja, o Morro da Providncia, ou o Morro da Favella, no teria sido a primeira favela do Rio. Durante a ltima dcada do sculo XIX, j existiam registros na cidade de outros lugares muito semelhantes em relao ao tipo de moradia. No final do sculo XIX surge em Belo Horizonte formas de habitao extremamente precrias e situadas no interior da zona urbana da cidade planejada. Foram chamadas de aglomeraes de cafuas e barracos (Guimares, 1991), e, posteriormente, passaram a adotar o nome de favelas. Quando exatamente ocorreu essa mudana de nome um bom tema de pesquisa.3 As duas primeiras favelas de que se tem registro em Belo Horizonte surgiram durante o perodo da construo da cidade, entre 1893 e 1897, e ficaram conhecidas como Crrego do Leito e Alto da Estao. Apesar da falta de registros sobre a origem de seus habitantes, o mais provvel que tenham sido atrados em funo dos empregos proporcionados pela construo da nova capital. Durante esse perodo a Comisso Construtora precisou atrair mo de obra externa, uma vez que a existente no antigo arraial era insuficiente para a construo de uma cidade. Parte dessa mo de obra foi composta por imigrantes, principalmente italianos. Para se ter uma idia da intensidade da migrao, a populao do arraial que em 1890 contava com 600 habitantes, saltou para 2.615 em 1893 e 12.000 em 1897 (Guimares, 1991). Tudo isso poderia levar a crer
1

Este artigo fruto de uma pesquisa financiada pelo CNPq e ainda em andamento. A pesquisa de campo contou com a participao dos bolsistas de IC Leonardo Souza Silveira e Simone Marques de Moura. Claudinia Coura, mestre em Cincias Sociais, participou na sua fase inicial e agora participa tambm o bolsista de IC Matheus Coelho Torres Macedo. Como se trata da primeira tentativa de sistematizao de dados de uma pesquisa que recentemente terminou a sua fase de campo, este artigo ainda bastante descritivo e exploratrio. 2 Professora do Programa de ps-graduao em Cincias Sociais e pesquisadora do Observatrio das Metrpoles INCT/CNPq. 3 No fcil conceituar favela. Dizer que a denominao para uma forma peculiar de moradia, com certeza uma simplificao. Os aspectos fsicos so sabidamente insuficientes para descrev-la. Mas para efeitos do que se est procurando mostrar com essa introduo do texto, vou me valer desse sentido simplificador. No final essa discusso ser retomada.

que o surgimento das favelas nesse perodo era um fato provisrio, que logo depois se extinguiria, como ocorreu com as hospedarias de imigrantes. Mas no foi exatamente o que aconteceu, at porque no se planejou nenhum espao ou moradia para essa populao de mais baixa renda. Enquanto os funcionrios pblicos foram contemplados com um bairro s para eles, o Bairro dos Funcionrios, os trabalhadores no tiveram a mesma sorte. Aqueles que possuam maiores recursos foram habitar a zona suburbana da cidade, aos outros restaram as regies menos disputadas da cidade como os morros e as reas prximas dos crregos, dando origem s primeiras favelas. O interessante que apesar dos controles dos planejadores, as duas primeiras favelas surgem no interior da zona urbana, prximas do centro da cidade, uma na sua fronteira com a zona suburbana, o Alta da Estao, e outra na parte mais baixa da rea central, o Crrego do Leito. Cinco anos aps a inaugurao da cidade, em 1902, essas duas favelas foram removidas, mas nesse mesmo ano a cidade j contava como outra favela, a da Barroca. A histria dessa favela interessante, pois apesar de suas vrias remoes, ela reaparecer em outros lugares da cidade, mas mantendo o mesmo nome (Guimares, 1991 e Filgueiras, 2009). O que se pretende com essas primeiras colocaes mostrar como essa forma de morar, que veio a ser conhecida como favela, surge simultaneamente em pelo menos duas cidades brasileiras. E no se trata de um simples acaso. No final do sculo XIX comeava a se construir em Minas Gerais a nova capital do Estado segundo os preceitos de um urbanismo higienista e segregacionista, enquanto a cidade do Rio de Janeiro desencadeava uma guerra contra os cortios, o que, segundo alguns autores, fez com que sua populao comeasse a ocupar os morros da cidade. A reforma de Pereira Passos daria continuidade a essas iniciativas reformando o centro do Rio de Janeiro e promovendo mais expulso da populao pobre para os morros da cidade. Em Belo Horizonte a favela no resultado da expulso, mas de uma concepo de cidade que no pensou nos pobres enquanto seus habitantes, mas apenas como os seus construtores. O fato de Belo Horizonte ser uma cidade planejada derruba o mito de que as favelas so produtos da falta de planejamento. Essas aes simultneas, o planejamento da capital e o surgimento das favelas, evidenciam uma relao de ntima dependncia entre a cidade planejada ou formal e a favela, e no de anttese. A hiptese da necessidade e dependncia se fortalece na medida em que as favelas sobrevivem a vrios perodos da histria da cidade. As polticas de remoo parecem seguir a lgica da 3

valorizao imobiliria, enquanto isso no ocorria as favelas foram toleradas. Mas em Belo Horizonte, como no Rio, as polticas de remoo no foram suficientes para conter o aparecimento de novas favelas e o adensamento daquelas j consolidadas. 4 A partir da dcada de 1990 a maior nfase ser dada aos programas de urbanizao, ainda que as remoes permaneam at os dias atuais, muitas delas justificadas pelas necessidades de realizao de obras pblicas, como foi o caso da recente construo da Linha Verde ligando o centro da capital mineira ao novo Centro Administrativo do Estado e ao aeroporto (Lopes, 2010).

Belo Horizonte e suas favelas Em Belo Horizonte as favelas no so chamadas de comunidades, mas de vilas. J os conjuntos de favelas, de aglomerados. Essas denominaes, utilizadas tanto pelo poder pblico quanto pelos movimentos populares, visam atenuar os estigmas que sempre rondaram as favelas. Segundo dados de 2008, organizados pela Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte, Urbel, a cidade contava nesse ano com aproximadamente 174 favelas e 350.566 habitantes, distribudos em 97.012 domiclios (Filgueiras, 2009).5 Se tomarmos a populao estimada pelo IBGE para a cidade em 2008, ou seja, 2.434.642 habitantes, a populao que vive em favelas corresponde a 14,4% da populao da cidade. Para se ter uma referncia comparativa, a populao favelada do Rio de Janeiro corresponde a 18,7% da populao do municpio segundo os dados do Censo de 2000. A pesquisa que ser apresentada neste texto foi realizada no maior aglomerado de favelas da cidade, o Aglomerado da Serra, um conjunto de vilas situado na zona sul da cidade, que no caso de Belo Horizonte a regio que concentra os grupos de renda alta e mdia.

- H favelas em vrias outras cidades brasileiras, tomar o Rio de Janeiro como referncia justifica-se em funo do fato de que nessa cidade, assim como em Belo Horizonte, as favelas surgem num mesmo perodo, o que no parece ter acontecido, por exemplo, com So Paulo, onde os cortios se mantiveram por mais tempo, ocupando o lugar das favelas. Justifica-se tambm em funo do maior nmero de estudos sobre as favelas do Rio de Janeiro. 5 - O clculo da populao favelada em todo o Brasil um problema complexo. O dado apresentado, cuja fonte a Urbel, prximo do que foi apresentado em Caldas, Mendona e Carmo, 2008, cuja fonte tambm a Urbel. Segundo esse trabalho existiriam no municpio em 2004, 95.835 domiclios em favelas com 369.857 habitantes. Outras fontes, que apresentam dados mais altos, prximos de 500 mil habitantes, somam populao favelada aqueles residentes em conjuntos habitacionais precarizados. No zoneamento da cidade estes seriam as ZEIS-3 e as favelas ZEIS-1.

Esse aglomerado partilha o nome Serra com o bairro da Serra, um antigo bairro da cidade ocupado pelos estratos mdios e altos. Os outros bairros com os quais faz fronteira so: Santa Efignia, Paraso, So Lucas, Mangabeiras e Serra. Faz fronteira tambm com duas reas de preservao, a Mata da Baleia e o Parque das Mangabeiras. Internamente o aglomerado divide-se em sete vilas: Vila Fazendinha, Vila Nossa Senhora de Ftima, Vila Marola, Vila Novo So Lucas, Vila Santana do Cafezal, Vila Nossa Senhora Aparecida e Vila Nossa Senhora da Conceio.6 A ocupao do aglomerado comeou na dcada de 1920 por esta ltima vila. Atualmente ele conta com 46.086 habitantes.

As polticas de urbanizao de favela As experincias de urbanizao sero precedidas por muitas remoes e debates em torno do destino das favelas. E, se esse debate tem incio nos final dos anos 1960 (Machado da Silva, 1981, apud, Cardoso e Araujo, 2007), o incio na dcada de 1970 registra as primeiras aes de urbanizao que se intensificam nos anos 1980. Mas na dcada de 1990 que se consolidam os principais projetos de urbanizao de favelas no pas. Entre os casos mais estudados e divulgados esto o Favela-bairro do Rio de Janeiro e o Santo Andr Mais Igual. Uma das maiores virtudes desses programas a sua contraposio poltica de remoo, ou seja, o que ele deixa de fazer. Efetivamente a urbanizao atua sobre a infraestrutura da favela e em alguns casos pode envolver a reforma ou a construo de novas moradias. Mas isso no o caracteriza como uma poltica de proviso de novas unidades para novos moradores. A construo se justifica em funo da remoo de moradias que se encontravam em reas de risco ou porque as obras de urbanizao, como abertura de ruas e urbanizao de becos, assim exigiram. Simbolicamente, a urbanizao representa o reconhecimento do lugar da favela na cidade. Alis, no incomum que esses programas levem tambm remoo de algumas famlias das favelas, seja porque algumas preferem a indenizao e com ela adquirem moradias em outras partes da cidade, seja porque as novas unidades construdas, em geral apartamentos, no so suficientes para todos os moradores que perderam suas casas. A localizao das favelas em reas ngremes e/ou de
A Vila Fazendinha, apesar de fazer parte do Aglomerado, no foi contemplada pelas obras do Vila Viva por j possuir o processo de regularizao fundiria concludo por obras anteriores.
6

risco e o seu estado atual de adensamento, nem sempre favorecem a urbanizao sem remoo para lugares fora da favela. Apesar desses limites, os programas de urbanizao so conhecidos mais pelas suas virtudes, conseguindo grande apoio dos meios de comunicao, devido, em grande parte aos seus resultados mais visveis e tambm estticos. E, se eles se inserem entre as principais reivindicaes dos movimentos populares por moradia, juntamente com a regularizao fundiria e a produo de novas moradias (Cardoso, 2006), no est imune s crticas. A primeira delas refere-se ao fato deles no atacarem um dos principais problemas da moradia, o dficit habitacional. Ou seja, a urbanizao de favelas passa a ocupar a ateno da sociedade em detrimento da produo de novas moradias. Outra crtica refere-se ao objetivo principal e ltimo desses programas: a integrao da favela cidade. Em virtude da concentrao das aes no plano fsico-urbanstico, esse objetivo de natureza socioeconmica e tambm cultural no chega a ser alcanado. As polticas sociais e de incluso que acompanham esses programas ou so vistas como paliativas ou no so consideradas como muito efetivas. As outras crticas, ainda que relevantes, so mais difusas uma vez que visam aspectos particulares dos programas tais como a natureza da participao popular, o modelo de urbanizao, a mudana das casas para os apartamentos, a valorizao imobiliria que pode implicar na futura expulso dos atuais moradores, o baixo valor das indenizaes, os custos e as taxas provenientes da legalidade, entre outros. As motivaes dessas crticas so diversas, at porque as avaliaes desses programas no se circunscrevem aos relatrios tcnicos e produo acadmica (o que no significa que toda essa produo esteja necessariamente imune essas interferncias valorativas). Assim como os programas tornam-se emblemas de algumas administraes e/ou de alguns polticos, h, naturalmente, uma politizao do debate. No caso de Belo Horizonte, o programa de urbanizao de favelas, o Vila Viva, emblema da administrao do prefeito Fernando Pimentel e da sua campanha para senador, motivou um manifesto de alguns setores dos movimentos populares cujo ttulo Vila Viva ou Vila Morta??? As transformaes na arquitetura, na forma urbanstica da favela e nas suas moradias tambm reativam um outro imaginrio sobre a favela, a de um lugar criativo, seja do ponto de vista da produo artstico-cultural e da arquitetura vernacular, seja do

ponto de vista das estratgias de sobrevivncia amparadas num modo de vida prprio.7 Para aqueles que compartilham dessa concepo, os programas de urbanizao estariam impondo um modo de vida e um padro de moradia e de urbanizao contrrios as essas foras sociais criativas e necessrias sobrevivncia da populao favelada. O objetivo dessas breves consideraes foi mostrar que a urbanizao de favelas constitui hoje um campo de disputas de significados, atravessado por questes de natureza diversas.

O Vila Viva de Belo Horizonte Vrias favelas de Belo Horizonte j foram beneficiadas com algum tipo de poltica de urbanizao, mas nada que se compare ao escopo do atual programa batizado de Vila Viva. Sua execuo est a cargo da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel) e como os demais programas de urbanizao, seu objetivo principal a integrao das favelas cidade formal. Seu slogan : "Vila Viva: o programa que transforma favelas em bairros". Ainda que seja um programa para a cidade, seu projetopiloto foi iniciado no Aglomerado da Serra no ano de 2005. Antes da interveno, a prefeitura realiza um estudo denominado Plano Global Especfico (PGE). Este plano precede toda interveno em favelas e contempla os seguintes aspectos: diagnstico fsico, ambiental, jurdico-legal, socioeconmico e organizativo do territrio e dos seus moradores. Sua elaborao deve contar com a participao da populao e na sua parte final so hierarquizadas as propostas de urbanizao (PGE, 2000). Uma vez feito o diagnstico e definidas as prioridades de interveno, cabe Urbel a implementao do Vila Viva. No Aglomerado da Serra as obras iniciaram-se em 2005 e suas principais intervenes foram: obras de saneamento, erradicao de reas de risco, construo de novas unidades habitacionais, reestruturao do sistema virio, urbanizao de becos e implantao de parques e equipamentos para a prtica de esportes e lazer. Os recursos assegurados so da ordem de R$171,2 milhes, dos quais 113 milhes financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social

Exemplos, um pouco aleatrios, dessa abordagem podem ser verificados em Jacques, 2003, Libnio, 2004 e Abramo, 2008.

(BNDES) com contrapartida de 25% da prefeitura e R$58,2 milhes pelo governo federal atravs do Programa Saneamento para Todos.8 Segundo dados da Urbel (s/d.)9 o aglomerado conta com 13.462 domiclios. Destes, 2.266 (16,8%) foram atingidos pelas obras. Estes se dividem em imveis localizados em reas de risco e outros que precisaram ser demolidos em funo das obras. Para esses moradores existiam trs opes: a indenizao, a mudana para outra casa no prprio aglomerado ou a mudana para os apartamentos que seriam construdos dentro do aglomerado. Em geral, os que optaram pelos apartamentos foram aqueles cujos valores da indenizao eram inferiores aos valores de um outro imvel, seja porque residiam em reas de risco e em habitaes precrias, seja porque um mesmo imvel abrigava mais de uma famlia. Nesses casos a troca por mais de um apartamento revelouse mais vantajosa do que a indenizao. Uma vez que os apartamentos ainda no estavam prontos, os que tiveram suas casas demolidas aguardaram a finalizao das obras em uma casa de aluguel custeada pelo programa Bolsa-moradia. Estes que optaram pelos apartamentos somam 816 famlias,10 36% de todos os que perderam suas antigas moradias. Cada prdio conta com quatro andares e oito apartamentos. Os prdios diferenciam-se segundo os tipos de apartamentos, de dois e trs quartos. A pesquisa que ser apresentada neste artigo foi realizada com os moradores desses apartamentos. Essa escolha pautou-se pela avaliao de que foram eles os mais atingidos pela urbanizao, uma vez que a mudana para os apartamentos um fato bastante novo para eles. Outros que tambm poderamos considerar como tendo sido muito atingidos foram aqueles que saram da favela, mas em relao a esses no poderamos saber se a urbanizao modificou suas relaes com a vizinhana e com a cidade. A pesquisa teve incio com um primeiro contato com os tcnicos da Urbel que nos apresentaram o programa por meio de uma palestra e de uma visita guiada ao aglomerado. Posteriormente demos incio realizao das entrevistas com a intermediao de uma bolsista, estudante de jornalismo e residente no aglomerado. Comeamos tentando fazer as entrevistas marcando-as antecipadamente por telefone com algumas pessoas que essa bolsista conhecia e que residiam nos apartamentos. Essas
8

Projetos do Programa Vila Viva em outras favelas da cidade contaro agora com recursos do Plano de Acelerao do Crescimento (PAC). 9 Power Point. Vila Viva Aglomerado da Serra. Material que nos foi fornecido quando da visita ao aglomerado. S/d. 10 At este momento, setembro de 2010, foram entregues 684 apartamentos.

tentativas rapidamente revelaram-se pouco produtivas. As pessoas marcavam a entrevista, mas depois desistiam. Diante disso mudamos a estratgia e passamos a abordar as pessoas nas imediaes dos prdios ou nos prprios apartamentos. E foi assim at completarmos as 21 entrevistas. Algumas foram realizadas nas imediaes dos prdios, sem que pudssemos conhecer os apartamentos, outras foram realizadas no interior dos mesmos. Logo percebemos que os moradores mais dispostos a dar as entrevistas eram tambm aqueles que tinham uma posio mais favorvel ao programa, da o nosso cuidado e insistncia com aqueles que ao primeiro convite mostravam-se resistentes. Apesar de nos identificarmos como professores ou estudantes universitrios, e, portanto, como no pertencentes aos quadros da prefeitura e da Urbel, no acreditamos que isso fosse suficiente para a eliminao de um receio que no saberamos identificar muito claramente. Mas, uma vez iniciado o contato, a entrevista flua como uma conversao, at porque o foco era a percepo deles sobre as suas prprias rotinas. Uma segunda estratgia buscando diversificar o perfil dos entrevistados foi procurar homens e jovens. O fato de concentramos a realizao das entrevistas durante as tardes dos dias de semana, levou a uma predominncia de mulheres. Com a mudana nos horrios e dias da semana conseguimos perfis diferentes de entrevistados, que por sua vez apresentaram avaliaes e expectativas distintas. Ao fazer isso procuramos, como sugere Becker (2007), maximizar a chance de que opinies dissonantes pudessem surgir. Conscientemente evitamos as lideranas oficiais e dos movimentos populares, porque queramos ouvir o morador comum, ainda que entre esses que abordamos aleatoriamente alguns desempenhassem o papel de lideranas. As entrevistas foram gravadas e transcritas. A presena do gravador no foi um empecilho, ou seja, ningum recusou ter sua fala gravada. Em alguns momentos, principalmente quando os entrevistados abordavam o problema da segurana, foi comum abaixarem a voz e falarem de forma cifrada. A questo da segurana no foi um tema central da nossa entrevista, ela aparece no roteiro apenas no final e relacionada urbanizao, mas como o tema atravessa outras dimenses da vida social, no era incomum que ele aparecesse. O roteiro das entrevistas contava com uma parte inicial sobre o perfil dos moradores e do seu grupo familiar. J as perguntaras focavam na percepo deles sobre a antiga moradia e a nova; nas relaes com a vizinhana mais prxima, a do aglomerado, e a dos bairros vizinhos; nas percepes sobre o aglomerado; nas formas de associativismo e nos impactos da urbanizao sobre distintos aspectos de suas vidas, 9

desde as formas de sobrevivncia a possveis mudanas nas suas relaes com outras partes da cidade. Sendo uma pesquisa de natureza qualitativa, no h nenhuma pretenso de falar sobre o universo dos que foram transferidos para os apartamentos, o objetivo foi apenas o de tentar qualificar os impactos dessa mudana e a natureza dos conflitos que ela promoveu na perspectiva do cumprimento do objetivo desse programa, integrar a favela cidade. Das 21 pessoas entrevistadas, 10 eram mulheres e 11 homens. O nvel educacional mais alto encontrado foi o ensino mdio, nenhum tinha nvel superior. O padro familiar mais comum era o de famlias com filhos. Uma mudana que ocorreu com a transferncia para os apartamentos foi o desmembramento de famlias que residiam em um mesmo terreno uma vez que cada famlia teve direito a um apartamento. Quanto origem, 10 nasceram em Belo Horizonte, nove no interior e dois em outros estados. Dos 21 entrevistados, dezoito moravam no Aglomerado h mais de 10 anos. O que se observa nesse grupo uma vivncia tipicamente urbana, seja no aglomerado, seja em Belo Horizonte. Esse dado importante, pois em alguns fruns argumenta-se contra a mudana para os apartamentos em funo da origem rural desses moradores. Ainda que esses dados no possam ser estendidos para todo o universo, em favelas consolidadas e de ocupao mais antiga como o Aglomerado da Serra, o origem dos seus moradores no mais rural, mas urbana. Quanto ao tempo de moradia nos prdios, 4 moravam a menos de 11 meses, 10 entre 1 e dois anos e 7 entre dois e trs anos. Ou seja, um tempo que nos pareceu razovel para que eles j pudessem ter uma avaliao dessa mudana. Neste artigo vamos focar em dois pontos: a percepo da mudana e seu significado para a integrao social, ou insero na cidade.

A percepo da mudana Nesta parte abordaremos a percepo da mudana da casa para o apartamento contemplando, primeiro, as condies da antiga casa, depois as do apartamento e do prdio e, por fim, as relaes com os vizinhos e a percepo sobre a segurana. A primeira pergunta abordava a percepo desses moradores em relao casa antiga. Pelas entrevistas ficamos sabendo que a maioria dos entrevistados vivia em rea de risco ou em lugares muito precrios. Ainda que tivssemos perguntado apenas como 10

era a casa anterior, vrias pessoas as identificaram como moradias em reas de risco. Outras no falaram se a casa estava ou no em rea de risco, mas as descries mencionavam um estado de grande precariedade, tais como, uma parte era construda com madeira, a casa possua apenas um ou dois cmodos, proximidade com o esgoto, banheiro do lado de fora, falta de rea, muitas famlias juntas, acesso difcil, entre outros. As que falaram do risco se referiam especialmente s chuvas e proximidade com encostas e becos. Nesses casos elas tambm mencionam a presena de ratos e de mofo. Uma entrevistada relatou a instabilidade de sua casa: Quando chovia, a enxurrada passava dentro da minha cozinha, descia gua pela parede do quarto, no banheiro no podia ir nem tomar banho porque seno corria risco de morrer. Comeava as paredes todas a abrir. A gente passou a usar o banheiro do vizinho por conta de que o cho do banheiro andou tudo, e a laje tambm andou. A depois foi o cho da cozinha que andou todinho. (Entrevista 15)11 Outra famlia, com 10 pessoas, residia numa casa com apenas trs cmodos: Era pequena, a gente morava perto de esgoto, moravam umas dez pessoas. Eram trs cmodos. Era um quarto, um banheiro e uma cozinha. A gente fazia a sala de quarto (...). O povo da prefeitura ofereceu um apartamento de trs quartos. A ela [a me] falou o seguinte: me d dois apartamentos de dois quartos, a o povo da prefeitura aceitou. A minha me deu um pra mim. (Entrevista 7). H uma coincidncia entre as moradias em situao de risco, a sua localizao nos becos e a proximidade com o esgoto, mas tambm com locais de difcil acesso e, portanto, ponto de encontro daqueles que os entrevistados denominam como vagabundos: Ah, no gostava muito no. A casa ficava na beirada do beco, a tinha muito barulho, esses meninos vagabundos ficavam l gritando, a no dava pra dormir direito. (Entrevista 6). Apenas duas pessoas se referiram positivamente em relao casa antiga. Uma delas foi um garoto de 12 anos, que j mora ha um ano no prdio. Ele no lembra bem da casa antiga, mas sente saudades do lugar e dos amigos: No lembro muito no. L tinha cinco cmodos com o banheiro e um corredor. Era rebocada por fora e por dentro. Eu
11

Vamos nos referir aqui ora s pessoas entrevistadas, da a expresso no feminino, ora aos entrevistados. Nenhuma pessoa ser identificada nominalmente, uma vez que durante o processo de realizao das entrevistas explicamos no era nosso objetivo identificar individualmente as pessoas. Quando uma fala aparecer entre as aspas ser identificada apenas com o numero da entrevista, que foi como organizamos esse material.

11

gostava de morar nela. J conhecia todo mundo l. Eu jogava bola l no campo e numa praa que fica l perto. (Entrevista 9). A outra entrevistada que prefere a casa anterior, tem essa avaliao em virtude das suas atuais relaes com os vizinhos nos apartamentos: A casa tinha trs cmodos. O banheiro era do lado de fora. Pra mim era normal, tranquilo. Vizinho e tudo, tranquilo, vivia muito bem. Vivia tudo tranquilo no tinha nada a reclamar. S tinha que reclamar que eles me tiraram de l pra me jogar num buraco. Em outra parte do seu depoimento ela diz da sua insatisfao com os vizinhos: Elas acham que saem do quartinho de madeira, mora num predinho deste e ficou rico, ganhou no Toto Bola. No assim que a banda toca no. Tem pessoa que eu conheci aqui que morava num quartinho de madeira (...). Ento acha que mora numa manso agora. (Entrevista 16). Outra questo abordada foi se a antiga casa oferecia alguma fonte de renda, algum ativo. Duas entrevistadas mencionaram a presena do quintal onde podiam plantar, j no apartamento precisam comprar tudo. Outra entrevistada falou de uma possibilidade que alimentava em relao sua antiga casa, a construo de um cmodo para fazer salgados, sendo que no apartamento ela acha que isso impossvel. Todas as outras tinham a casa apenas como moradia, ou seja, no usufruam de aluguel ou de outra forma de uso que lhes pudesse retornar como renda. Sempre mantendo o cuidado de no generalizar, o que essas entrevistas mostram que nem toda moradia de favela tem um potencial econmico, seja porque seus moradores, por diversas razes, econmicas, vocacionais etc, no a exploram, seja porque esse potencial j havia sido explorado em seu limite, como mostra a fala a seguir: Na minha casa antiga moravam trs famlias, a minha, da minha filha que me desse menininho, ela o marido e a menininha e em cima o meu rapaz, que mora no prdio a da frente tambm. Ns criamos todos ali e no queramos separar, ento... Ah me, me deixaeu fazer em cima da sua laje a e tal, e eu deixei, a a outra arranjou marido tambm, um menino, ah me, no vou pagar aluguel no, t muito caro, a ns fomos dividindo. E os outros foram todos dentro de casa com a gente. No era acabada, sabe? Era uma casa assim, aquele negcio, s rebocada por dentro, com dois cmodos de laje, aquele negcio e por fora ela no era terminada, mas era murada tinham trs...quatro quartos embaixo, s meu, sala, cozinha... tinha um banheiro do lado de fora e uma copazinha bem pequena, assim, a repartio da casa. (Entrevista 5) Em funo de o lote abrigar trs famlias, cada uma foi contemplada com um apartamento:

12

Mas quando eles marcaram, eles marcaram trs casas. A dela que era nos fundos, que tinha sada independente, a minha com sada independente e a do meu filho que ele entrava pelo meu porto e subia as escadas dele. Ento eles me falaram que eu tinha direito de escolher, que podia ter direitos a trs apartamentos. A que deu, um pra Patrcia mais o Luiz, um pro Pedro, que na poca estava com uma moa, morando com dois meninos e eles deram pra ele e me deram o meu. (Entrevista 5. Nomes fictcios).

Em relao aos aspectos fsicos do prdio e dos apartamentos, as reclamaes centram-se, em primeiro lugar, no valor das contas de gua e luz que aumentaram consideravelmente e no tamanho da rea de servio, insuficiente para guardar material de limpeza, lixo, e ainda secar roupas. Alguns revelaram dificuldades de adaptao no incio: , tivemos um pouco de dificuldade sim, pra eu acostumar, era igual um leo na jaula, toda hora eu estava na janela. Pra eu acostumar foi difcil. Mas depois que acostuma... o que vale o querer da pessoa. (Entrevista 18). Outra j revela uma adaptao mais rpida: No, est normal. Para mim est a mesma coisa. S estranhei nos primeiros dias no mudar, mas isso normal, s nos primeiros dias. (Entrevista 17). Os aspectos positivos mais mencionados foram os quartos separados para as crianas (meninos e meninas); uma mudana no quadro de sade dos filhos, principalmente daqueles que viviam em reas de risco; a localizao melhor para aqueles que moravam nas partes mais ngremes; o aspecto esttico do apartamento que em geral eles consideram muito mais bonito do que as suas antigas casas. Em um dos casos a me resistiu ir para o apartamento, mas foi convencida pelas filhas que acham o apartamento muito melhor e mais bonito e se adaptaram mais fcil do que ela. Uma referncia mencionada em algumas entrevistas como facilitadora da adaptao foi o fato de algumas mulheres terem a experincia de trabalho como domsticas em apartamentos. A partir dessa experincia elas se diziam que de alguma forma j eram conhecedoras dessa forma de morar. Uma hiptese que pode explicar a predominncia de avaliaes positivas, pode ser as condies da moradia anterior, que, com raras excees, eram bem piores que as do apartamento. Os que dizem que no se adaptaram so os que tiveram problemas com os vizinhos, como mostraremos a seguir. Como as entrevistas foram feitas em prdios diferentes as avaliaes quanto a bagunas, barulhos etc, parecem no ser apenas

13

percepes diferenciadas, mas relaes de vizinhana e administrao dos prdios distintas. Sobre a relao com os vizinhos a maioria diz ter uma relao boa e tranqila, mas nesse aspecto, e no na parte fsica, que os conflitos ganham maior dimenso. Algumas mantiveram os mesmos vizinhos e as relaes em geral so avaliadas como positivas. Uma teve o azar de ter como vizinha uma pessoa com a qual j no se dava bem. Outra diz que so eles os que fazem a baguna: Ah, quase o mesmo que na casa, normal. Muita zoeira, muita baguna. A baguna quem faz at ns mesmos. O pessoal reclama da gente. Dos vizinhos ns no temos nada que reclamar no. A no ser aqueles que pegam muito no p da gente, mas normal. , porque s vezes ns passamos do limite, n? (Entrevista, 20). As razes dos conflitos so descritas como presena de barulho, falta de educao no trato pessoal, presena de drogas e falta de cooperao no cuidado com o prdio. Alguns desses conflitos so muito parecidos com os que ocorrem em prdios de outras partes da cidade, como mostra o depoimento dessa moradora: Olha, de princpio, sabe? Eu fiquei muito empolgada, n? Era tudo muito bonito, quando a gente veio olhar. Mas a veio realmente a realidade, da convivncia, de como cada vizinho . Ento eu passei por muitas dificuldades pra ficar aqui. Eu vim grvida pra c. Era muita baguna, sabe? Os meninos pulando aqui e ali, ento eu passei por muitas dificuldades mesmo. J aqui dentro, entre quatro paredes muito bom. Tem um quarto pra minha filha, separado, tudo arrumadinho. (Entrevista, 12). Outros depoimentos revelam situaes mais complexas, de prdios que no conseguiram eleger um sndico, prdios em que o sndico no tem autoridade e ainda prdios em que h presena de drogas e armas. Esse ltimo relato no se refere aos prdios nos quais essa pesquisa foi realizada, mas apareceu na fala de uma entrevistada referindo-se a um outro prdio: No adianta falar que tem que colocar os predinhos pra mudar a malandragem. Que malandragem tem em todo lugar, todo canto que voc pensa. Igual tem um predinho aqui em cima que s mora malandro, arma o dia todo. (Entrevista 16). A outra entrevistada reclama em primeiro lugar do valor das contas e, em seguida, dos conflitos: Eu no estou gostando daqui. Estou detestando aqui, primeiro porque as contas esto muito altas. A gente fica sem condies e chega no limite at de cortar, como est cortada. Depois fala da baguna: Ento uma baguna danada, com vrias pessoas misturadas. Tem gente de tudo quanto jeito, uma mistura danada. muita confuso e eu estou detestando mesmo. Quando pedimos para que ela explicasse

14

o tipo de baguna ela diz: briga, drogas, assim, bebida demais, falta de respeito, ningum aqui respeita ningum, palavro. Em relao ao espao ela tambm diz que no est suficiente pois a famlia cresceu Fica muito embolado, porque minha irm veio do interior pra morar, tem oito meses que ela est aqui, tem o meu netinho, esse que acabou de nascer (Entrevista 8). Por essas razes ela disse que pretende vender e voltar para a vila do aglomerado de onde veio. Em relao segurana os entrevistados referem-se a alguns aspectos dos prdios e do entorno que para eles passam uma sensao maior de segurana como a presena do porto, a localizao em uma rua e no em um beco, a altura que permite dormir com a janela aberta e o acesso mais fcil dos carros da polcia e do resgate. Mas talvez o mais importante seja um entendimento bastante abrangente desse termo. Para eles segurana no diz respeito apenas ao crime, como imaginamos ao fazer essa pergunta. Uma entrevistada mostrou as trincas no apartamento, outra se referiu presena das drogas, mas tambm falta de respeito, s brigas e aos palavres. Poucos se referiram apenas ao prdio, mas teceram comentrios em relao ao aglomerado como um todo, dentre eles alguns tenderam a relativizar a violncia, ao dizer que l no era diferente de outros lugares, era bem tranqilo, ou ento que coisa do destino: Ah, me sinto e no me sinto ao mesmo tempo. Voc pode estar passando na rua e sempre tem um camarada que no vai com a sua cara, sempre pode acontecer um tiroteio e voc estar passando na hora e tomar uma bala perdida. E segurana o seguinte, quem faz Deus (...) (Entrevista 20). Em outras fala os entrevistados tendem a considerar a insegurana como algo sobre o qual o indivduo deve ter controle, se tiver, no ser atingido. Essa uma tentativa de separao daqueles que eles consideram como os agentes da violncia. Na fala de uma entrevistada a insegurana no a afetava: Eu nunca tive problema com ningum, tipo de influncia com ningum. Tanto l em cima quanto l em baixo. E concluiu: Se cada um est no seu lugar, as pessoas sabem que tem que ficar tranquilo, por esse lado. (Entrevista, 14). Dentro dessa mesma concepo outra declarou: Bom, eu me sinto segura, eu no sou medrosa (Entrevista16). Eu nunca me senti sem segurana no, mesmo quando eu morei em um lugar sem segurana eu me senti. Porque quem faz o lugar o morador, porque se voc de bem, e aquela pessoa de mal voc no se mistura com aquela pessoa, voc no vai ser atingido (...) (Entrevista 21).

15

Um entrevistado falou da insegurana provocada pela polcia e como fazia para se defender: Eles at tiveram aqui, procurando um rapaz uma vez, eles socaram a porta de todo mundo. Eu falei: olha nega, no vou nem acender a luz, no vou levantar no. Eu atravesso um porrete desse tamanho atrs da porta, ento pra pessoa entrar ela tem que dobrar a porta no meio. (Entrevista 11). Como foi dito esse no era um tema central da pesquisa, mas interessante registrar que se os entrevistados falam com uma certa frequencia da presena do crime na favela, eles tambm tentam, de diversas maneiras mostrar que no um fato geral, na verdade uma ao de uma minoria. Nesse aspecto eles se aproximam das concluses de uma pesquisa realizada no Rio de Janeiro e cujos resultados esto em Vida sob Cerco (Machado da Silva, 2008). Ao contrrio da tese da conivncia com o crime, os moradores da favela no se identificam com os criminosos. Mas, uma vez que o estigma da favela como territrio do crime, atinge a todos, os favelados precisam, muito mais do qualquer outro grupo, provar constantemente que no so criminosos. Em contraste com o Rio de Janeiro, a polcia no representada da mesma maneira. A fala acima foi a nica que mencionou uma ao arbitrria da polcia, as outras insistiam no fato de que a urbanizao facilitava o acesso da polcia, o que para eles significava mais segurana.

O que mudou? Com relao insero da favela na cidade, cuja dimenso fsica e social, a abertura das ruas, o endereo com nome de rua e nmero de apartamento facilitaram a vida dos moradores uma vez que implicou um maior reconhecimento social: segundo eles, os prestadores de servios agora entram com mais facilidade e menos temor, as visitas tambm chegam com mais facilmente s casas e sentem-se mais seguras. O depoimento de uma moradora que precisou pegar um taxi em frente ao supermercado revelador: Igual quando eu fui pegar um txi em frente ao Epa, que eu precisei. Ele me perguntou: l dentro da favela? A eu falei: no, l na Vila. Sabe? Porque se for, eles no entram, eles no aceitam entrar. Nossa, por um lado est sendo bom pra gente. Por um lado o pessoal est trazendo a gente aqui. Antes no, antes era muito difcil um taxista entrar aqui dentro, agora voc v direto taxistas aqui (Entrevista, 12). A seguir um outro depoimento tambm envolvendo taxistas e a maior credibilidade do endereo para a obteno de crdito: Melhorou bastante para a gente porque quando voc fala

16

assim para o taxista: eu moro no beco ou moro l dentro da favela, ele falava no (...). Porque eles tinham medo de entrar e no tinham tambm condies de entrar porque no tinha rua, era num beco. At fazer um carto da loja agora ficou mais fcil, voc fala onde voc mora, a fica melhor para a gente. (Entrevista 15). Outros prestadores de servios tambm esto entrando mais no aglomerado: Se voc precisar de um gs voc ligar l, pro supermercado, eles te entregam aqui. Antigamente voc fazia a compra, tinha que por o saco de arroz nas costas e levar. Hoje eles j te entregam. Hoje eles at entregam pizza aqui, coisa que no faziam antes. Do Santa Efignia, dos bairros vizinhos aqui, da Serra mesmo. o interesse de quem abriu o comrcio, n? Pra atingir um outro pblico. (Entrevista 11). Outras entrevistas falam de visitas de pessoas de grupos sociais diferentes do seu e reforam o fato da urbanizao ter atuado sobre o medo que elas tinham de entrar no aglomerado. Alm dos servios, algumas falas reforam uma maior aceitao social: Mas quando eu falo no meu servio, que eu moro em um apartamento do Vila Viva, pra eles j mais organizado, do que um barraco mostrando os tijolos. Pra eles, a impresso que eles me passam essa, que mais organizado. (Entrevista 11). Quando esses moradores precisam dizer onde moram, as falas revelam situaes marcadas por muitas tenses e ambiguidades. Primeiro, eles evitam falar favela. Quase todos dizem vila, mas mesmo assim a tenso permanece, at porque vila diz pouca coisa. Belo Horizonte no tem bairros que so tambm chamados de vilas, o que leva sua traduo por favela, ou seja, trata-se de uma denominao que apenas adia a compreenso, como se pode ver nessa sequncia de falas. A primeira mostra como a denominao vila pouco esclarecedora: Olha, aqui a gente considerado como vila n? Houve uma mudana de favela para vila, ento eu acho assim, que vila. Porque a gente tem que falar que mora na vila e depois no bairro Serra, n? Porque seno eles vo procurar l na vila em outro lugar. (Entrevista 5). Essa outra fala situa a vila entre a favela e o bairro: S chamo aqui de vila, por causa que bairro pra gente rico (Entrevista 9). O nico que diz que mora na favela, tem que explicar que morar na favela no o mesmo que ser favelado: Quando uma pessoa pergunta onde eu moro, eu falo favela. Tipo assim, no no sentido assim, eu sou favelado, porque eu j acostumei em dizer que eu moro na favela, entendeu? Somente isso. Eu no vejo assim, por exemplo, se eu disser assim, eu moro no bairro Serra, ah, ento voc mora no Cafezal. Cafezal favela. Ento eu digo direto, eu moro na favela (Entrevista 20). 17

Os que dizem que moram na Serra sabem da sua ambigidade, pois ainda que ambos compartilhem esse nome, Aglomerado da Serra e bairro da Serra, eles sabem que, sendo um bairro de classe mdia alta, no adianta dizer que mora, tem que parecer que mora, e isso depende da posse de certos atributos que muitas vezes eles no tem. Diante da resposta Serra, o interlocutor levado a decidir, fazendo outra pergunta ou interpretando, se se trata do bairro Serra ou do Aglomerado da Serra. Caso contrrio a resposta pouco informar. Uma alternativa dizer que mora em Santa Efignia ou Paraso, bairros que abrigam estratos mais baixos da classe mdia: Eu falo que moro l no Santa Efignia, porque eles conhecem aqui como Cano. Eles vo achar que na favela mesmo, com o nome Cano. Pra mim esta reao ruim, porque a imagem que eles tem da favela no boa no. Pra meus professores eu falo que moro no Santa Efignia e em alguns momentos pra outras pessoas tambm. Eu acho que eles vem aqui como lugar que mora s pobre e pessoas que mexem com drogas. (Entrevista 9). Outra entrevistada revela um processo de revelao do lugar onde ela mora por partes: Porque se voc fala que mora na Serra, tem aquele negcio, ou ele rico ou ele pobre. Se voc for l pro lado da Rua do Ouro, quem mora ali tem uma condio melhor. Mas se voc mora no morro, voc pobre mesmo. Onde voc mora? - Moro no Santa Efignia. Aonde? - Nos apartamentos do Vila Viva. Ah! Aqueles que tem perto do Cano, no final da Mem de S. At o pessoal entende o final da Mem de S como Santa Efignia. Esse termo eu uso pra qualquer pessoa. (Entrevista 11). H alguns casos, como na descrio do comportamento da filha pela me, em que se evita essa ambigidade na interpretao do lugar mentindo sobre o endereo: Minha menina mesmo fala: eu no gosto da favela. Deixa eu falar pra voc, voc nasceu em uma casa pobre, para com isso! Ela no tem muita amizade no, so poucas amizades. Ento, nem endereo ela dava do meu barraco. No, no dava no. Dava o endereo da casa da minha patroa. (Entrevista 13) Outra entrevistada, ao se referir aos moradores de Santa Efignia, mostra como para eles a questo da fronteira importante, nesse caso eles precisam se distinguir da favela: Eles falam que aqui acima j favela. Desta rua para cima eles j no consideram como Santa Efignia, eles consideram como favela. (Entrevista 17). Em todas as falas, quando eles se referem s suas relaes com pessoas de fora da favela, sejam os vizinhos dos bairros ao redor, ou de outras partes da cidade, o tema da favela reaparece, inclusive na tentativa de expurgar o contedo negativo que essa 18

denominao carrega. nesse momento que a definio de favela como um tipo de moradia mostra-se limitada e, por conseqncia mostra tambm como limitado o alcance da urbanizao para a integrao social. Se a permanncia na favela uma garantia de um direito cidade, no se deve desconsiderar a natureza subalterna do gozo desse direito e da insero na sociedade. Sobre o primeiro aspecto - a favela como um direito cidade -, ao analisamos os locais de trabalho e as ocupaes dos entrevistados da pesquisa fica evidente como o lugar onde residem fundamental para a manuteno das suas relaes de trabalho. A maioria trabalha nos bairros vizinhos e se desloca a p para o trabalho. Os que trabalham mais longe, trabalham no Centro, e para isso dependem de um deslocamento de aproximadamente vinte minutos de nibus. O mesmo se observa em relao aos que estudam, a maioria no depende de nibus, at porque h uma boa oferta de escolas dentro do aglomerado e nos bairros vizinhos. Essa proximidade com os locais de estudo e trabalho um ativo desses bairros que a urbanizao conserva ao procurar manter no prprio bairro aqueles que perderam suas antigas casas. Mas quando analisamos as profisses o que se observa uma insero subalterna, todas so profisses de baixa qualificao, status e remunerao, tais como bordadeira, empregada domstica, reciclagem, servios gerais, ajudante de pedreiro, zeladora, comerciante, vendedora, jardineira, porteiro mecnico, garonete, carpinteiro, faxineira, pintor, armador, diarista e auxiliar de expedio, isso sem contar os desempregados.

Concluso O objetivo mais geral desta pesquisa foi investigar, a partir de um projeto de urbanizao, as possveis mudanas nas representaes e no lugar social da favela. Como relatado acima, h conquistas que no devem ser desconsideradas, mas h tenses que rondam e ameaam essas conquistas, o endereo tornou-se mais confivel, em especial nas relaes de natureza econmica, at porque, como mostrou um morador, eles tambm so consumidores. Mas, em diversos outros contextos, as tentativas de integrao envolvem um esforo de desvinculao do lugar social da favela. E, como se procurou mostrar, essa no uma operao simples que a urbanizao possa pretender resolver. Ela envolve um processo complexo de negociao de significados toda vez que eles

19

precisam dizer onde moram. Tudo isso refora a importncia dos territrios na cidade, assim como a compreenso das suas fronteiras. Se internamente eles relativizam a violncia e dizem que l tranqilo, que nada acontece com eles, quando se referem aos de fora sabem do receio que cultivam em relao ao aglomerado. Trata-se de um processo complexo de construo de identidade: seus relatos sobre quem so no so corroborados pelos outros. Como forma de se livrarem desse estigma eles tentam de todas as formas que a palavra favela seja mencionada e tambm que seus interlocutores no traduzam por favela as outras denominaes que eles lanam mo. No se trata de uma operao fcil, at porque lhes exige uma constante negociao com os seus interlocutores, negociao que leva em conta o que estes conhecem sobre a cidade e os significados de determinadas palavras. Uma entrevistada diz que na Bahia ela fala tranquilamente que mora numa vila, sem se dar conta que l vila no se traduz, como aqui, em favela. Outros j sabem que alguns nomes so reveladores de lugares da favela, como o caso de dizer que mora perto do Cano, ou ento dizer que mora no Cafezal. Das vilas do aglomerado essa a mais conhecida, principalmente pelas noticias veiculadas na mdia sobre o crime. Alguns entrevistados revelam as tenses dentro at da prpria casa. Se a proximidade da favela com os bairros de classes mdia e alta pode ser considerada um efeito vizinhana positivo no que toca as oportunidades de trabalho, do ponto de vista da integrao social, o que se observa uma sociabilidade bastante tensionada pela distncia social e pelo estigma. E o que os estudos sociolgicos e antropolgicos mostram que efeito de ambos tem sido sempre o fortalecimento das fronteiras sociais. E pelo que foi observado nas falas e nas atitudes desses moradores, as fronteiras sociais permanecem, mesmo quando as barreiras fsicas so eliminadas pela urbanizao.

20

Referncias ABRAMO, Pedro. A Cidade COM-FUSA: a mo inoxidvel do mercado e a produo da estrutura urbana nas grandes metrpoles latino-americanas. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (ANPUR), v. 5, p. 12-32, 2008. BECKER, Howard. Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro, Zahar, 2007. CALDAS, M. F., MENDONA J. G. e CARMO, L. N. (Coord.). Estudos urbanos. Belo Horizonte 2008. Transformaes recentes na estrutura urbana. Belo Horizonte, Prefeitura de Belo Horizonte, 2008. CARDOSO, A. L. ; ARAUJO, R. L. . A poltica de urbanizao de favelas no Rio de Janeiro. In: Adauto Lucio Cardoso. (Org.). Habitao Social nas metrpoles brasileiras. Porto Alegre: ANTAC, 2007, v. 1, p. 276-323. CARDOSO, A. Lucio. Gesto da poltica habitacional em municpios metropolitanos: uma avaliao. In: CARDOSO, Adauto Lucio; ABIKO, Alex Kenya. (Org.). Procedimentos de gesto habitacional para populao de baixa renda. Porto Alegre: ANTAC, 2006, v. 1, p. 76-115. FILGUEIRAS, GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulao da identidade deteriorada. Rio de Janeiro, Zahar, 1977. GUIMARES, Berenice Martins. Cafuas, barracos e barraces: Belo Horizonte, cidade planejada. 1991.323. f. Tese (Doutorado em Sociologia). Instituto Universitrio de Pesquisa do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1991. JACQUES, Paola Berenstein. Esttica da ginga: a arquitetura das favelas atravs da obra de Hlio Oiticica. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, RIOARTE, 2003. LIBNIO, Clarice de Assis. Guia cultural das vilas e favelas de Belo Horizonte. Belo Horizonte: Rona, 2004. LOPES, Erika. O Projeto Linha Verde e a remoo de cinco vilas: um estudo de caso da prtica de desfavelamento de novo tipo no espao urbano de Belo Horizonte. Dissertao de Mestrado. Departamento de Geografia da UFMG, 2010. Programa Vila-Viva ou Vila-Morta???. Disponvel http://brasil.indymedia.org/media/2008/10//429698.pdf. Acessado em 15/09/2010. em:

SILVA, L. A. M. (Org.) Vida sob cerco: violncia e rotina nas favelas do Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 2008. SILVA, L. A. M. . A Continuidade do Problema da Favela. In: Lucia Lippi de Oliveira. (Org.). Cidade: Histria e Dasafios. Rio de Janeiro: FGV, 2002, v. , p. 220-237. SILVA, L. A. M. ; LEITE, M. S. P. . Favelas e democracia: temas e problemas da ao coletiva nas favelas cariocas. In: Silva, L A Machado et alli.. (Org.). Rio, A democracia vista de baixo. Rio de Janeiro: Ibase, 2004, v. I, p. 25-32.

21

Urbel. Power Point. Vila Viva Aglomerado da Serra. Material fornecido quando da visita ao aglomerado. S/d. VALLADARES, Lcia do P. A inveno da favela: do mito de origem favela. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2005. Wanja Ribeiro dos Santos Filgueiras. Cidade Jardim fundos: a Vila Monte So Jos e as imagens sobre o lugar favela. Dissertao (Mestrado em Mestrado Em Cincias Sociais Gesto das Cidades). Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais, 2009.

22

You might also like