You are on page 1of 3

CEGH Centro de Estudos de Geografia e Histria

Rio de Janeiro, 04 de maio de 2012.

Escravido e Resistncia dos Escravos na Colnia Trfico Negreiro A escravido africana era autorizada por Bula do Papa desde 1454. Havia trs tipos de Trfico Negreiro: O Assiento, cedido pela coroa; O Particular; O das Cia Privilegiadas de Comrcio. Os Sobas (chefes africanos), faziam guerra para capturar negros de outras tribos para negociar com os portugueses. Nos Tumbeiros (Navios Negreiros), de 10 a 30% dos escravos morriam; s vezes chegava a 50%. O escravo era trocado por cachaa, fumo, arma, etc. CONDIES E RESISTNCIA DOS ESCRAVOS Origem Muitos pertenciam a dois grupos tnicos: Bantos e Sudaneses. Dentre os sudaneses destacava-se os muulmanos da Guin. Cotidiano J na Amrica alguns morriam de tristeza ou melancolia, chamada de Banzo. Os castigos fsicos mais comuns eram: Tronco (em p: para o chicote; deitado: para prender pelas pernas). Bacalhau: chicote de couro cru (s vezes passavam sal nas feridas, o que piorava). Viramundo: Instrumento de ferro que prendia mos e ps juntos. Gargalhadeira: colar de ferro com hastes em forma de gancho.

Conflitos culturais Os escravos eram submetidos a se adaptar a uma nova cultura que lhe era imposta, tendo que: Comer uma comida que no era de seu costume. Vestir roupas de panos grossos de algodo. Aprender a lngua local.
1

CEGH Centro de Estudos de Geografia e Histria


Formas de Resistncia Suicdios, abortos, assassinatos, fugas eram constantes. Houve tambm quilombos e insurreies. A perda do escravo era prejuzo para seu dono, que nem sempre exagerava nos maus tratos. Dificuldades de organizao Falta de comunicao entre os engenhos dificultava uma organizao de negros de outras fazendas. Mistura de etnias rivais tribos que eram rivais na frica so colocados juntos para dificultar o entrosamento. Diferena na distribuio dos trabalhos - o escravo domstico tinha medo de voltar para a lavoura, denunciando qualquer tentativa de rebelio. Alforria como forma de dominao o escravo alforriado vivia em torno do seu antigo dono, e denunciava compls por medo de perder a liberdade. Quilombos Rebelies em fazendas - Aps uma revolta na fazenda os negros matavam seus senhores e fugiam para a floresta e formava uma comunidade. A coroa portuguesa considerava quilombo refgio com mais de 5 negros. Quilombo dos Palmares (Serra da Barriga - Alagoas) Maior e mais famoso do Brasil, surgiu nos fins do sc. XVI. Cresceu a partir da invaso holandesa em Pernambuco (1630). Foram vrias expedies para combat-lo, inclusive as primeiras foram holandesas. O primeiro lder, Ganga Zumba, foi convidado a fazer um acordo de paz e aceitou, se transferindo para a Bahia. Mais tarde acabou sendo assassinado. Zumbi e seus companheiros no aceitaram e continuaram em Palmares. O bandeirante e sertanista de contrato Domingos Jorge Velho foi contratado para combater Palmares. Com muito custo e quase derrota, Jorge Velho derrotou os palmarinos em 1695. Zumbi, que fugiu ferido, acabou sendo trado por um companheiro em troca de liberdade e foi assassinado. Insurreio Salvador havia grande quantidade de escravos de ganho, que viviam em situao scio-econmica precria. Escravos muulmanos foi introduzido em Salvador uma etnia de negros islamizados, que tinha um grande grau de cultura. Estes negros comearam a se organizar contra a escravido e explorao dos senhores coloniais.
2

CEGH Centro de Estudos de Geografia e Histria


Revolta dos Mals (1807 a 1835) Ocorreram neste perodo diversas rebelies liderados pelos negros da etnia Hau, sendo totalmente abafada somente quando o Brasil j era independente. Houve denuncias por cimes de mulheres dos grupos revoltosos. A ltima grande revolta foi em 1835, durante o perodo regencial (1831 a 1840). Esta revolta, porm, no tem ligaes polticas com o perodo citado, mas sim com a luta dos negros contra a escravido.

proibida a reproduo total ou parcial deste contedo, de qualquer forma ou por qualquer meio. A violao dos direitos de autoria (Lei n. 9.610/98) crime estabelecido pelo artigo 184 do Cdigo Penal.

You might also like