You are on page 1of 26

"O sistema, a cincia e a religio se combinaram para deixar bilhes cansados de viver, mas ao mesmo tempo com medo

de morrer."

QUERO TODA A TERRA E MAIS 5%


Tambm disponvel em English, Dansk, Deutsch, Espanhol, Polski e Russian

Fabian estava entusiasmado enquanto ensaiava mais uma vez o seu discurso que ia apresentar pela manh para a multido. Ele sempre desejou prestgio e poder, e agora seus sonhos iam se tornar realidade. Ele era um arteso que trabalhava com prata e ouro, fabricando jias e ornamentos, mas no estava contente por ter que trabalhar para viver. Ele precisava de entusiasmo, um desafio, e agora o seu plano estava pronto para comear.

Gerao aps gerao as pessoas utilizaram o sistema de escambo. Um homem mantinha sua famlia suprindo-a do necessrio para viver ou especializava-se em algum tipo de comrcio particular. Os bens excedentes de sua prpria produo eram trocados pelos excedentes de outras pessoas. Um dia no mercado era sempre ruidoso e poeirento; no entanto, as pessoas desejavam os gritos e as saudaes, assim como o companheirismo.

Costumava ser um lugar feliz, mas agora tinha gente demais, discusses demais. No havia tempo para uma boa conversa. Precisava-se um sistema melhor.

Normalmente, as pessoas eram felizes e desfrutavam os frutos do seu trabalho. Em cada comunidade, um governo simples tinha sido formado para garantir que as liberdades e os direitos das pessoas fossem protegidos, e que nenhum homem fosse forado por nenhum outro homem ou grupo de homens a fazer qualquer coisa contra a prpria vontade.

Este era o nico propsito do governo e cada governador era apoiado voluntariamente pela comunidade local que o havia eleito.
No entanto, o dia de mercado era um problema que no podiam solucionar. Uma faca valia uma ou duas cestas de milho? Uma vaca valia mais do que um carroa?... etc. Ningum havia pensado num sistema melhor. Fabian anunciou: "Tenho a soluo para nossos problemas de escambo, e convido todos para uma reunio pblica amanh". No dia seguinte houve uma reunio na praa da cidade e Fabian explicou para todos o novo sistema que ele chamou de "dinheiro". A idia parecia boa. "Como vamos comear?" perguntaram as pessoas.

"O ouro que eu uso em ornamentos e jias um metal excelente. No perde o brilho nem enferruja e vai durar muitos anos. Fundirei um pouco do meu ouro em moedas e vamos chamar cada moeda de "um dlar".

Ele explicou como esses valores iam funcionar, e que esse "dinheiro" seria realmente um meio para o intercmbio - um sistema muito melhor do que o escambo.
Um dos governadores questionou, "Algumas pessoas podem achar ouro e fazer moedas para si mesmas", disse ele. "Isso seria muito injusto", Fabian tinha pronta a resposta. "S as moedas aprovadas pelo governo podem ser utilizadas, e estas vo ter uma marca especial gravada nelas". Isso parecia razovel e foi proposto que se d a cada homem um nmero igual de moedas. "S eu mereo a maioria," disse o fabricante de velas, "Todos utilizam minhas velas". "No", disse o fazendeiro, "sem alimento no h vida, com certeza ns temos que ter a maior quantidade de moedas". E a discusso continuou. Fabian deixou eles discutirem durante algum tempo e finalmente disse, "Posto que nenhum de vocs pode chegar a um acordo, sugiro que cada um obtenha de mim a quantidade de que necessitam. No haver limite, exceto pela sua capacidade de devolv-las. Quanto mais dinheiro cada um obtiver, mais deve devolver no final do ano. "E qual o seu pagamento?" as pessoas perguntaram a Fabian. "Posto que estou lhes oferecendo um servio, ou seja, o suprimento de dinheiro, vocs me do direito a receber pagamento pelo meu trabalho. Vamos dizer que para cada 100 moedas que vocs obtm, devolvem-me

105 por cada ano que vocs mantm a dvida. As 5 vo ser meu pagamento, e vou chamar esse pagamento de "juros". No parecia existir outra maneira, e alis, 5% parecia pouco para um ano. "Voltem prxima sexta-feira e vamos comear". Fabian no perdeu tempo. Fez moedas noite e dia, e no final de semana j estava pronto. As pessoas fizeram fila para entrar na sua loja, e depois das moedas terem sido examinadas e aprovadas pelos governadores, o sistema passou a vigorar. Algumas pessoas pediram s umas poucas moedas e saram para experimentar o novo sistema.

Acharam o dinheiro maravilhoso, e rapidamente valoraram tudo em moedas de ouro ou dlares. O valor que puseram em cada coisa foi chamado de "preo" e o preo dependia principalmente da quantidade de trabalho requerida para produzir o bem. Se levava muito trabalho o preo era alto mas se o bem era produzido com pouco esforo o preo era baixo.

Em uma cidade morava Alan, que era o nico relojoeiro. Seus preos eram altos porque os clientes estavam ansiosos por pagarem para obter um dos seus relgios. Depois outro homem comeou a fazer os relgios e os ofereceu com um preo mais baixo para conseguir vendas. Alan foi forado a baixar seus preos e depois todos os preos caram, assim os dois homens se esforaram para dar a melhor qualidade com o menor preo. Essa era a genuna livre competio.

A mesma coisa aconteceu com os construtores, operadores de transportes, contadores, fazendeiros; na verdade, em cada empreendimento. Os clientes escolhiam sempre o que sentiam que era o melhor negcio, tinham liberdade de escolha. No havia proteo artificial tal como licenas ou tarifas que evitassem que outras pessoas entrassem em um determinado negcio. O padro de vida elevou-se e depois de pouco tempo as pessoas perguntaram-se como podiam ter vivido antes sem dinheiro.

No final do ano, Fabian saiu da sua loja e visitou todas as pessoas que lhe deviam dinheiro. Algumas possuam mais do que tinham pedido emprestado, mas isso significava que outras pessoas tinham menos, posto que inicialmente tinha sido distribuda s uma quantidade limitada de moedas. Os que possuam mais do que tinham pedido emprestado, devolveram o emprstimo e mais 5 adicionais para cada 100, mas tiveram que pedir emprestado novamente para poder continuar.

Os demais descobriram pela primeira vez, que tinham uma dvida. Antes de lhes emprestar mais dinheiro, Fabian tomou-lhes em hipoteca alguns de seus ativos e assim, cada um saiu mais uma vez para tentar conseguir essas 5 moedas extras que pareciam sempre to difceis de encontrar. Ningum se deu conta de que o pais como um todo jamais poderia sair da dvida at que todas as moedas fossem devolvidas, mas mesmo que isso fosse feito haviam ainda aquelas 5 adicionais para cada 100 que nunca tinham sido postas em circulao. Ningum alm de Fabian podia ver que era impossvel pagar os juros - o dinheiro extra nunca tinha sido posto em circulao, e portanto sempre faltaria para algum. Era verdade que Fabian gastava algumas moedas, mas ele sozinho no podia gastar tanto como os 5% da economia total do pais. Havia milhares de pessoas e Fabian era s um. Alm do mais, ele ainda era um ourives vivendo uma vida confortvel. Nos fundos da sua loja, Fabian tinha um cofre e as pessoas acharam conveniente deixar algumas de suas moedas com ele por segurana. Fabian cobrava uma pequena quantia, dependendo da quantidade e do tempo que o dinheiro permanecia com ele e dava ao dono das moedas um recibo por cada depsito.

Quando uma pessoa fazia compras, normalmente no levava muitas moedas de ouro. Essa pessoa dava ao mercador um dos recibos de Fabian segundo o valor das mercadorias que desejava comprar.

Os mercadores reconheciam o recibo como verdadeiro e aceitavam-no com a idia de lev-lo depois a Fabian para retirar uma quantidade equivalente em moedas. Os recibos passaram de mo em mo ao invs do prprio ouro. As pessoas confiavam totalmente nos recibos - elas os aceitavam como se fossem to bons quanto as moedas de ouro. Em pouco tempo, Fabian notou que era muito pouco freqente que uma pessoa pedisse de volta suas moedas de ouro.

Ele pensou: "Aqui estou eu, na posse de todo este ouro e continuo tendo que trabalhar duro como arteso. No faz sentido. H muitas pessoas que ficariam contentes de me pagar juros pelo uso deste ouro que est guardado aqui e cujos donos raramente pedem de volta. verdade que o ouro no meu, mas est no meu poder e o que interessa. Praticamente no preciso nem mais fazer moedas, posso utilizar algumas das que esto guardadas no cofre." No incio ele era muito precavido, emprestando umas poucas moedas de cada vez e somente quando tinha certeza da sua devoluo. Mas aos poucos adquiriu confiana e emprestou quantidades cada vez maiores. Um dia, pediram um emprstimo bastante grande. Fabian sugeriu, "Em vez de voc levar todas estas moedas podemos fazer um depsito em seu nome e ento eu lhe dou vrios recibos com o valor das moedas". A pessoa que pediu o emprstimo concordou e saiu com um mao de recibos. Ela tinha obtido um emprstimo, no entanto o ouro continuava no cofre de Fabian. Depois que o cliente se foi, Fabian sorriu. Ele podia ter seu bolo e ainda por cima com-lo. Ele podia "emprestar" o ouro e ainda mant-lo no seu poder. Os amigos, os estrangeiros e at os inimigos necessitavam de fundos para continuarem os seus negcios e desde que pudessem garantir a devoluo, podiam pedir emprestado tanto quanto necessitassem. Simplesmente escrevendo recibos Fabian podia "emprestar" vrias vezes o valor do ouro que havia em seu cofre, e ele nem sequer era o dono do dinheiro. Tudo era seguro, desde que os donos verdadeiros no pedissem a devoluo do seu ouro e a confiana das pessoas fosse mantida. Ele tinha um livro onde registrava os dbitos e os crditos de cada pessoa. De fato, o negcio de emprstimos estava se mostrando muito lucrativo.

Sua posio social na comunidade aumentava quase to rapidamente quanto sua riqueza. Ele estava se tornando um homem importante e requeria respeito. Em matria de finanas, sua palavra era como uma declarao sagrada. Os ourives de outras cidades ficaram curiosos sobre suas atividades e um dia chamaram-no para ter uma audincia com ele. Fabian disse-lhes o qu ele estava fazendo, mas ressaltou cuidadosamente a necessidade de manter o segredo.

Se o plano deles fosse exposto, o esquema falharia, assim todos concordaram em formar sua prpria aliana secreta. Cada um voltou sua cidade e comeou a trabalhar como Fabian tinha-lhes ensinado. As pessoas agora aceitavam os recibos como se fossem to bons quanto o ouro e muitos recibos foram depositados para mant-los em segurana da mesma maneira que as moedas. Quando um mercador desejava comprar mercadorias de um outro, ele simplesmente redigia uma nota curta dirigida a Fabian na qual o autorizava a transferir o dinheiro da sua conta para a do segundo mercador. Fabian gastava apenas alguns minutos para ajustar os nmeros no livro. Esse novo sistema se tornou muito popular e as notas com a instruo de transferncia foram chamadas de "cheques". Mais tarde, em uma noite, os ourives tiveram uma outra reunio secreta e Fabian revelou-lhes um novo plano. No dia seguinte, eles convocaram uma reunio com todos os governadores e Fabian comeou: "Os recibos que ns emitimos se tornaram muito populares. Sem dvida, a maioria de vocs, os governadores, esto usando-os e acham que so muito convenientes". Os governadores concordaram, embora se perguntassem qual era o problema. "Bem", continuou Fabian, "alguns recibos esto sendo copiados por falsificadores. Esta prtica deve parar". Os governadores se alarmaram: "O qu podemos fazer?" perguntaram. Fabian respondeu, "Minha proposta : primeiro de tudo, vamos fazer com que seja o trabalho do governo a impresso de novas notas em um papel especial com desenhos muito intricados. Cada nota ser assinada pelo principal governador. Ns ourives ficaremos felizes de pagar os custos da impresso, por que vai nos poupar o tempo que passamos redigindo nossos recibos". Os governadores pensaram, "Bem, o nosso trabalho proteger as pessoas contra falsificadores e este conselho de vocs parece certamente uma boa idia". Concordaram ento em imprimir as notas.

"Em segundo lugar," disse Fabian, "algumas pessoas tm feito escavaes e esto fazendo suas prprias moedas de ouro. Sugiro que vocs aprovem uma lei, para que qualquer pessoa que encontre pepitas de ouro, deva entreg-las. claro que essas pessoas vo ser pagas com notas e moedas". A idia parecia boa, e sem pensar muito nisso, imprimiram uma grande quantidade de notas novinhas em folha. Cada nota tinha um valor impresso nela de $1, $2, $5, $10 etc. Os pequenos custos de impresso foram pagos pelos ourives. As notas eram muito mais fceis de transportar e rapidamente foram aceitas pelas pessoas. Apesar da sua popularidade, essas notas e moedas eram usadas somente em 10% das transaes. Os registros mostraram que o sistema de cheques era utilizado em 90% de todos os negcios. A etapa seguinte do plano dele comeou. At agora, as pessoas estavam pagando a Fabian para guardar o dinheiro delas. Para atrair mais dinheiro ao seu cofre, Fabian ofereceu pagar aos depositantes 3% de juros sobre seus depsitos.

A maioria das pessoas acreditava que ele estava re-emprestando o dinheiro delas a quem pedisse um emprstimo, com 5% de juros, e que seu ganho era a diferena de 2%. Alis, as pessoas no lhe perguntaram muito, porque

obter 3% era muito melhor do que pagar para depositar o dinheiro em um lugar seguro. A quantidade das poupanas cresceu e com o dinheiro adicional nos cofres, Fabian podia emprestar $200, $300, $400 e as vezes at $900 para cada $100 em notas e moedas que ele mantinha em depsito. Ele teve que ter cuidado para no ultrapassar esta relao de 9 a 1, uma vez que uma pessoa de cada dez queria retirar suas notas e moedas para utiliz-las. Se no houvesse dinheiro suficiente quando requerido, as pessoas ficariam desconfiadas j que os livros de depsito mostravam o quanto elas tinham depositado. Ainda assim, sobre os $900 que os livros contbeis demonstravam que Fabian tinha emprestado redigindo cheques, ele podia cobrar at $45 de juros, ou seja, 5% de 900. Quando o emprstimo mais os juros eram devolvidos ($945), os $900 eram cancelados no livro de dbitos e Fabian ficava com os $45 de juros. Portanto, ele estava mais que contente de pagar $3 de juros sobre os $100 depositados originalmente, os quais nunca tinham sado do seu cofre. Isto significava que, para cada $100 que mantinha em depsito, era possvel obter um lucro de 42%, enquanto a maioria das pessoas pensava que ele s ganhava 2%. Os outros ourives estavam fazendo a mesma coisa. Criavam dinheiro do nada, apenas com suas assinaturas em um cheque, e ainda por cima cobravam juros sobre ele. verdade que eles no estavam fabricando dinheiro, o governo imprimia as notas e as entregava aos ourives para serem distribudas. O nico gasto de Fabian era o pequeno custo de impresso. No entanto, eles estavam criando dinheiro de crdito que vinha do nada e sobre o qual faziam incidir juros. A maioria das pessoas acreditava que a proviso de dinheiro era uma operao do governo. Acreditavam tambm que Fabian estava lhes emprestando o dinheiro que algum mais tinha depositado, mas era estranho que nenhum depsito decrescia quando Fabian emprestava dinheiro. Se todos tivessem tentado retirar seus depsitos ao mesmo tempo, a fraude teria sido descoberta. No havia problemas quando algum pedia um emprstimo em moedas ou notas. Fabian simplesmente explicava ao governo que o aumento da populao e da produo requeria mais notas, e ele as obtinha por pequeno custo de impresso. Um dia, um homem muito pensativo foi ver Fabian. "Esta cobrana de juros est errada", disse ele. "Para cada $100 que voc empresta, voc est pedindo $105 em retorno. Os $5 extras no podem ser pagos nunca, j que no existem. Os fazendeiros produzem comida, os industriais produzem bens e assim fazem todos os demais, mas somente voc produz dinheiro. Suponha que existam somente dois empresrios em todo o pais, e que ns empregamos o resto da populao. Pedimos-lhe emprestado $100 cada um, pagamos $90 em salrios e gastos e ficamos com $10 de lucro (nosso salrio). Isso significa que o poder aquisitivo total de toda a populao $90 + $10 multiplicado por dois, isto $200. Mas, para lhe pagar, ns devemos vender

toda a nossa produo por $210. Se um de ns tiver sucesso e vender toda a produo por $105, o outro homem s pode esperar obter $95. Alm disso, parte dos seus bens no pode ser vendida, j que no restaria mais dinheiro para compr-los. Tendo obtido s $95, o segundo empresrio ainda deveria a voc $10 e s poderia lhe pagar pedindo mais emprestado. Este sistema impossvel".

O homem continuou, "Certamente voc deveria emitir $105, ou seja 100 para mim e 5 para seus prprios gastos. Assim, haveria $105 em circulao e a dvida poderia ser paga". Fabian escutou em silncio e finalmente disse: "A economia financeira um assunto muito profundo meu amigo, requer anos de estudo. Deixe que eu me preocupo com estes assuntos e voc se preocupa com os seus. Voc deve se tornar mais eficiente, aumente sua produo, reduza seus gastos e tornese um melhor empresrio. Sempre vou estar disposto a ajud-lo nesses assuntos". O homem se foi sem se dar por convencido. Havia alguma coisa errada com as operaes de Fabian e ele sentiu que suas perguntas tinha sido evitadas. No entanto, a maioria das pessoas respeitava a palavra de Fabian -"Ele o perito, os demais devem estar errados. Olhem s como que o pais desenvolveu-se, como a nossa produo aumentou. melhor ns deixarmos que ele tome conta destas coisas". Para pagar os juros sobre os emprstimos que haviam pedido, os mercadores tiveram que elevar seus preos. Os assalariados queixaram-se de que os salrios eram muito baixos. Os empresrios negaram-se a pagar maiores salrios, dizendo que quebrariam. Os fazendeiros no podiam obter preos justos pela sua produo. As donas de casa queixavam-se de que os alimentos estavam muito caros.

E finalmente, algumas pessoas declararam-se "em greve", algo do qual nunca se tinha ouvido falar antes. Outros haviam sido afetados pela pobreza, e seus amigos e parentes no tinham dinheiro para ajud-los. A maioria tinha esquecido a verdadeira riqueza ao seu redor: as terras frteis, os grandes bosques, os minerais e o gado. S podiam pensar no dinheiro, que sempre parecia faltar. Mas nunca questionaram o sistema. Eles acreditavam que o governo o estava controlando. Alguns poucos tinham juntado seu dinheiro em excesso e formaram companhias de emprstimos ou "companhias financeiras". Podiam obter 6% ou mais, desta maneira, o que era melhor do que os 3% que Fabian pagava, mas s podiam emprestar o dinheiro que possuam - no tinham o estranho poder de criar dinheiro do nada simplesmente registrando nmeros em um livro. Estas companhias financeiras de alguma maneira preocupavam Fabian e seus amigos, ento eles logo formaram as suas prprias companhias. Na maioria dos casos, compraram as outras companhias antes de que comeassem suas operaes. Em pouco tempo, todas as companhias financeiras ou pertenciam a eles ou estavam sobre o controle deles. A situao econmica piorou. Os assalariados tinham certeza de que os patres estavam tendo muito lucro. Os patres diziam que os trabalhadores eram muito preguiosos e no estavam cumprindo honestamente seu dia de trabalho e todos culpavam a todos. Os governantes no podiam achar uma resposta, e alm disso, o problema imediato parecia ser combater a crescente pobreza. O Governo empreendeu ento esquemas de previdncia e fizeram leis forando as pessoas a contriburem com eles. Isto fez com que muitas pessoas ficassem irritadas - elas acreditavam na velha idia de ajudar o vizinho voluntariamente.

"Estas leis no so mais do que um roubo legalizado. Tirar uma coisa de uma pessoa contra sua vontade, independente do propsito para o qual vai ser usado, no diferente de roubar." Mas cada homem sentia-se indefenso e temia a ameaa de ir para a cadeia se falhasse em pagar. No inicio, estes esquemas de previdncia deram algum alvio, mas com o tempo o problema da pobreza agravou-se novamente e ento era preciso mais dinheiro para a previdncia. O custo destes esquemas elevou-se mais e mais e o tamanho do governo aumentou. A maioria dos governantes eram homens sinceros tentando fazer o melhor possvel. Eles no gostavam de pedir mais dinheiro ao seu povo e finalmente, no tiveram outra opo a no ser pedir dinheiro emprestado a Fabian e seus amigos. Eles no tinham idia de como fariam para pagar esse emprstimo. A situao piorou, os pais j no podiam pagar professores para seus filhos. No podiam pagar mdicos e as empresas de transporte estavam falindo. O governo foi forado a assumir o controle desses servios um por um. Professores, mdicos e muitos outros tornaram-se servidores pblicos. Poucas pessoas estavam satisfeitas com os seus empregos. Recebiam um salrio razovel mas perderam sua identidade. Converteram-se em pequenas engrenagens de uma maquinaria gigante. No havia espao para a iniciativa pessoal, muito pouco reconhecimento para o esforo, sua renda era fixa e somente podia-se ascender quando um superior se aposentava ou morria.

Desesperados, os governantes decidiram pedir o conselho de Fabian. Consideravam-no muito sbio e parecia saber como resolver assuntos de dinheiro. Fabian os escutou explicarem todos os seus problemas, e finalmente respondeu, "Muitas pessoas no podem resolver seus prprios problemas - eles precisam de algum que o faa por eles. Com certeza, vocs vo concordar que a maioria das pessoas tem direito a ser feliz e a ter o bsico para viver. Um de nossos grandes ditados populares "Todos os homens so iguais" - No verdade? Bem, a nica maneira de equilibrar as coisas tomar o excesso de riqueza dos ricos e d-lo aos pobres. Organizem um sistema de impostos. Quanto mais um homem tem, mais deve pagar. Arrecadem os impostos de cada pessoa segundo sua capacidade e dem a cada um segundo sua necessidade. As escolas e os hospitais devem ser gratuitos para aqueles que no puderem pag-los." Ele lhes deu uma longa palestra sobre grandes ideais e concluiu dizendo: "Ah, a propsito, no se esqueam de que me devem dinheiro. Estiveram me pedindo emprestado por muito tempo. O mnimo que posso fazer para ajudar, que vocs s me paguem os juros. Ns deixaremos o capital como dvida, apenas me paguem os juros". Saram, e sem pensar muito sobre as filosofias de Fabian, introduziram o imposto gradativo sobre a renda: quanto mais voc ganha, mais alta a sua dvida fiscal. Ningum gostou disso, mas ou pagavam os impostos ou iam para a cadeia. Os novos impostos foraram os comerciantes novamente a subirem os seus preos. Os assalariados exigiram salrios mais altos o que causou que muitas empresas falissem, ou que substitussem homens por maquinaria. Isso resultou em mais desemprego e forou o governo a introduzir mais esquemas de previdncia e mais seguros de desemprego.

Foram introduzidas tarifas e outros mecanismos de proteo para resguardar algumas indstrias, de maneira que mantivessem suas ofertas de emprego. Algumas pessoas perguntaram-se se o propsito da produo era produzir mercadorias ou simplesmente proporcionar empregos.

No entanto, as coisas ficavam cada vez piores. Tentaram o controle de salrio, o controle dos preos, e toda classe de controles. O governo tentou conseguir mais dinheiro com impostos sobre as vendas, os salrios, etc. Algum observou que no caminho desde a colheita do trigo at a mesa nos lares, havia cerca de 50 impostos sobre o po. Muitos "peritos" se apresentaram e alguns deles foram escolhidos para governar, mas depois de cada reunio anual voltavam sem ter alcanado quase nada, exceto pela notcia de que os impostos deviam ser "reestruturados", mas sempre a quantidade total de impostos aumentava. Fabian comeou a exigir seus pagamentos de juros, e uma poro cada vez maior do dinheiro dos impostos era necessria para pag-lo. Ento veio a poltica partidria - as pessoas discutiam sobre que grupo de governadores poderia solucionar da melhor maneira seus problemas. Discutiram sobre as personalidades, idealismo, os slogans... Sobre tudo exceto o problema real. Os Conselhos estavam com problemas.

Em uma cidade os juros da dvida excederam a quantidade de impostos que foram arrecadados em um ano. Em todo o pais os juros que no foram pagos continuaram aumentando - juros foi cobrado sobre os juros no-pagos. Gradualmente, muita da riqueza real do pais foi comprada ou controlada por Fabian e seus amigos e com isso veio um maior controle sobre as pessoas. No entanto, o controle ainda no estava completo. Eles sabiam que a situao no estaria segura at que cada pessoa fosse controlada. A maioria das pessoas que se opunha ao sistema era silenciada por presso financeira, ou sofria o ridculo pblico. Para atingir isto, Fabian e seus amigos compraram a maioria dos jornais, televiso e estaes de rdio. E escolheram cuidadosamente as pessoas que iam oper-las. Muitas destas pessoas tinham um desejo sincero de melhorar o mundo, mas nunca se deram conta de como eram usadas. Suas solues sempre lidavam com os efeitos do problema, nunca com a causa.

Havia vrios jornais diferentes - um para a ala direita, um para a ala esquerda, um para os trabalhadores, um para os patres, e assim por diante. No importava muito em qual voc acreditasse desde que voc no pensasse no problema real. O plano de Fabian estava quase no final - o pais inteiro devia-lhe dinheiro. Atravs da educao e da Mdia, ele tinha o controle da mente das pessoas. Podiam pensar e crer apenas no que ele queria que pensassem. Uma vez que um homem tem muito mais dinheiro do que ele pode gastar para seus prazeres, que desafio resta para excit-lo?. Para aqueles que tm uma mentalidade dominante, a resposta o poder poder puro e completo sobre outros seres humanos. Colocaram idealistas nos meios de comunicao e no governo, mas os controladores reais que Fabian procurava eram os que tinham mentalidade de classe dominante. A maioria dos ourives seguiram este caminho. Conheciam a sensao de grande abundncia mas j no os satisfazia. Precisavam de desafios e emoo e o poder sobre as massas converteu-se em um grande jogo. Acreditaram que eram superiores a todos os demais. " o nosso direito e nosso dever governar. As massas no sabem o que bom para elas.

Precisam serem dirigidos e organizados. Governar o nosso direito de nascimento". Por todo o pais Fabian e seus amigos possuam muitos companhias de emprstimos. Na verdade, eram de propriedade privada e de diferentes donos. Na teoria competiam umas com outras mas na verdade trabalhavam juntas. Despois de convencer alguns dos governadores, instalaram uma instituio que chamaram de Reserva Central de Dinheiro. Nem sequer usaram seu prprio dinheiro para fazer isto -criaram crdito contra uma parte dos depsitos das pessoas.

Esta instituio tinha a aparncia de regular a fonte do dinheiro e ser uma instituio pertencente ao governo, mas estranhamente no se permitiu a nenhum governador ou servidor pblico ingressar Junta Diretiva. O governo deixou de pedir emprestado diretamente de Fabian, mas comeou a usar um sistema de Bnus contra a Reserva Central de Dinheiro. A garantia oferecida era a renda estimada dos impostos do ano seguinte. Isto ajustavase com o plano de Fabian -afastar as suspeitas de sua pessoa e desviar a ateno para uma aparente instituio do governo. Por baixo do pano, ele ainda tinha o controle. Indiretamente, Fabian tinha tal controle sobre o governo que este era obrigado a seguir suas instrues. Fabian costumava gabar-se: "Deixem-me controlar o dinheiro de uma nao e no me importo com quem faz suas leis". No interessava muito que partido era eleito para governar. Fabian tinha o controle do dinheiro, o sangue vital da nao. O governo obtinha o dinheiro, mas o juros foram se acrescentado sempre em cada emprstimo. Cada vez mais se gastava dinheiro em esquemas de previdncia e em seguros de desemprego, e no muito tempo depois, o governo se viu com dificuldades at para pagar os juros, sem falar do capital. No entanto, havia mais pessoas que se perguntaram: "O dinheiro um sistema feito pelo homem. Com certeza pode-se ajustar o sistema para p-lo a servio das pessoas, e no que as pessoas estejam a servio do dinheiro". Mas cada vez havia menos pessoas que se faziam essa pergunta e suas

vozes se perderam na louca procura do dinheiro inexistente para pagar os juros. Os governos mudaram, os partidos polticos mudaram, mas as polticas de base continuavam. Sem importar que governo estava no "poder", o objetivo final de Fabian aproximava-se mais e mais cada ano. As polticas das pessoas no significavam nada. As pessoas pagavam com esforo os impostos, no podiam pagar mais. Amadurecia o momento para o movimento final de Fabian. Dez por cento do dinheiro ainda estava sob a forma de notas e moedas. Isto tinha de ser eliminado de tal maneira que no despertasse suspeitas. Enquanto, as pessoas utilizassem dinheiro de contado, seriam livres de comprar e vender como quisessem -as pessoas ainda tinham algum controle sobre suas prprias vidas.

Mas no era sempre seguro carregar notas e moedas. Os cheques no eram aceitos fora da comunidade local, e portanto, procurou-se um sistema mais conveniente. Fabian tinha a resposta outra vez. Sua organizao deu um pequeno carto plstico a cada um onde mostrava-se o nome da pessoa, a foto e um nmero de identificao.

En qualquer lugar onde esse carto fosse apresentado, o comerciante telefonaria para o computador central para controlar o crdito. Se tinha crdito, a pessoa poderia comprar o que desejasse; at certa quantidade. No incio, permitira-se que as pessoas gastassem uma quantidade pequena em crdito, e se ele era pago dentro do mesmo ms, no incidia juro nenhum. Isto estava bem para os assalariados, mas o qu aconteceria com os empresrios?. Eles tinham que instalar mquinas, fabricar as mercadorias, pagar os salrios etc. e vender todas suas mercadorias e logo depois pagar o crdito. Se excediam a um ms, eram taxados em 1,5% por cada ms que a dvida era acumulada. Isto chegava a 18% ao ano. Os empresrios no tinham nenhuma opo alis de acrescentar 18% sobre o preo de venda. Mas todo esse dinheiro ou crdito adicional (18%) no tinha sido emprestado a ningum. Em todo o pais os empresrios tinham a impossvel tarefa de pagar $118 por cada $100 que pediram emprestados -mas os $18 adicionais nunca tinham sido criados no sistema. No existiam. Fabian e seus amigos elevaram ainda mais sua posio social. Eram considerados pilares de respeitabilidade. Suas declaraes em finanas e economia eram aceitas com convico quase religiosa. Sob a carga de impostos cada vez maiores, muitas pequenas empresas derrubaram-se. Licenas especiais eram necessrias para vrias operaes, de maneira tal que para as empresas restantes fosse muito difcil participar. Fabian possua e controlava todas as grandes companhias que tinham centenas de subsidirias. Estes pareciam competir entre si, no entanto Fabian controlava todas elas. Eventualmente, todos os outros competidores foram forados a fechar suas portas. Os encanadores, os carpinteiros, os eletricistas e a maioria das indstrias pequenas sofreram igual destino -foram tragados pelas companhias gigantes de Fabian que tinham proteo do governo. Fabian queria que os cartes plsticos substitussem as notas e as moedas. Seu plano era que quando todas as notas fossem retiradas, somente os negcios que utilizassem o sistema de cartes ligados ao computador central poderiam funcionar. Ele planejou que se algum eventualmente perdesse seu carto, estaria impossibilitado de comprar ou vender qualquer coisa at que se demonstrasse sua identidade. Ele queria impor uma lei, que lhe desse um controle total -uma lei que obrigasse a todas as pessoas a terem seu nmero de identificao tatuado na mo. O nmero seria visvel somente sob uma luz especial, ligada a um computador. Cada um desses computadores estaria conectado ao computador central gigante e assim Fabian poderia saber tudo sobre todos. A propsito, a terminologia usada no mundo financeiro para este sistema "Reservas bancrias" (Fractional Reserve Banking). (NdoT: um sistema onde os bancos privados e o banco central tm o monoplio do poder para gerar moeda corrente. O valor total dos depsitos em um banco, e portanto a quantia total de moeda que pode ser gerada por um banco, est limitado por um mltiplo das suas reservas. O banco central supervisiona os bancos

privados para garantir que as reservas sero mantidas no nvel requerido ou por cima dele. A histria que voc acaba de ler, evidentemente, fico. Mas, se voc achar que preocupantemente real e quer saber quem Fabian na vida real, um bom comeo seria um estudo das atividades dos ourives ingleses nos sculos XVI e XVII. Por exemplo, o Banco da Inglaterra comeou em 1694. O rei Guilherme de Orange estava em dificuldades financeiras como resultado de uma guerra com a Frana. Os ourives "emprestaram-lhe" 1,2 milhes de libras (uma quantidade impressionante naqueles dias) sob determinadas condies: Os juros seriam 8%. Lembre-se que a Carta Magna indicava que cobrar juros era crime passvel de morte. O Rei devia conceder aos ourives uma carta para o Banco que lhes dava o direito de emitir crdito. Antes disso, suas operaes de emitir recibos por mais dinheiro do que tinham depositado eram totalmente ilegais. A carta do rei tornou-as legais. Em 1694 William Patterson obteve a carta para o Banco da Inglaterra. Larry Hannigan, Australia Citaes: Enciclopdia Britannica, 14 ed. "Os Bancos criam crdito. um erro pensar que o crdito dos bancos criado em parte pelos depsitos de dinheiro dentro dos Bancos. Um emprstimo realizado por um banco uma adio clara quantidade de dinheiro na comunidade". Lord Acton, Lord chefe de Justia da Inglaterra, 1875 "A batalha que vem se infiltrando sob os sculos e ter de ser lutada mais cedo ou mais tarde as Pessoas vs. os Bancos". Mister Reginald McKenna, presidente do Banco de Midland em Londres "Estou assustado, j que os cidados comuns no vo gostar de saber que os bancos podem gerar e destruir dinheiro a vontade. E que os bancos controlam o crdito da nao, controlam a poltica dos governos e tm nas suas mos o destino das pessoas". Sr. Phillip A. Benson, presidente da Associao dos Banqueiros Americanos, em 8 de junho de 1939 "No h maneira mais direta de se obter o controle de uma nao do que atravs de seu sistema de crdito (de seu dinheiro)". Revista do banqueiro dos EUA, de 25 de agosto de 1924 "O capital deve proteger-se a si mesmo de todas as maneiras possveis, por combinao e legislao. As dvidas, os bnus e hipotecas devem ser cobrados o mais rpido possvel. Quando pelos processos da lei, as pessoas perderem seus lares, elas se tornaro mais dceis e se governar mais facilmente sob a influncia do brao forte do governo, aplicado por uma potncia monetria central sob o controle dos principais financistas.

Esta verdade bem conhecida entre nossos principais homens agora empenhados em formar um imprio financeiro para governar o mundo. Dividindo os votantes atravs do sistema poltico partidrio, podemos fazer com que percam sua energia na luta por questes sem importncia real. Assim, por meio de aes discretas podemos assegurar para ns o que tem sido to bem planejado e executado com tanto sucesso". Sir Denison Miller durante uma entrevista em 1921, quando lhe preguntaram se ele, atravs do Banco da Commonwealth, havia financiado a Austrlia durante a primeira guerra mundial por $700 milhes, ele respondeu: "Assim foi, e eu teria podido financiar o pais por uma quantia semelhante e permitir que a guerra continuasse" Preguntado se essa quantidade de dinheiro estava disponvel para os propsitos produtivos nesta poca de paz, ele respondeu: "Sim". De "Entregue O Nosso Botim" (Hand Over Our Loot), No. 2, por Len Clampett: "H quatro coisas que devem estar disponveis para que o trabalho pago se realize: O trabalho a fazer. Os materiais para fazer o trabalho. A mo de obra para fazer o trabalho. O dinheiro para pagar o trabalho que vai ser feito. Se quaisquer dessas quatro coisas faltar, nenhum trabalho pago pode se realizar. um sistema naturalmente auto-regulador. Se h trabalho para fazer, o material est disponvel e as pessoas esto dispostas a faz-lo, tudo o que ns temos de fazer criar o dinheiro. Absolutamente simples". "Pergunte-se por que se sucederam as depresses econmicas. A nica coisa que faltava na comunidade era o papel-moeda para comprar mercadorias e servios. A mo de obra est disponvel. O trabalho para realizar ainda estava l. Os materiais no haviam desaparecido e as mercadorias estavam facilmente disponveis nos comrcios ou podiam ser produzidas em troca de dinheiro". Excerto de uma carta escrita por Rothschild Brothers de Londres a uma firma de banqueiros de Nova York em 25 de junho de 1863: "As poucas pessoas que podem entender o sistema (dinheiro em cheques e crditos) vo estar to interessados em seus benefcios ou vo ser to dependentes dele, que no faro a menor oposio. Por outro lado, a maioria das pessoas mentalmente incapaz de compreender a enorme vantagem que o capital extrai do sistema, carregar sua carga sem se queixar e talvez sem suspeitar que o sistema hostil (inimigo) a seus interesses". A seguinte citao foi reimpressa no "Idaho Leader", EUA em 26 de agosto de 1924, e foi lida em Hansard duas vezes: na primeira, por John Evans M.P. em 1926, e na segunda, por M.D. Cowan M.P., na sesso de 1930-1931. En 1891 uma circular confidencial foi enviada aos banqueiros americanos e a seus agentes, contendo as seguintes declaraes:

"Autorizamos nossos agentes de emprstimo nos estados ocidentais a emprestar nossos fundos com garantia de propriedades imobilirias, com vencimento em 1 de setembro de 1894, e no depois dessa data. Em 1 de setembro de 1894, no renovaremos nossos emprstimos sob nenhuma condio. Em 1 de setembro vamos exigir nosso dinheiro - executaremos as hipotecas e nos faremos credores em posse das terras. Podemos tomar duas teras partes das fazendas a oeste do Mississippi e milhares delas a leste do grande Mississippi tambm, fixando nosso prprio preo. Poderemos tambm tomar posse de trs quartos das fazendas do oeste e o dinheiro de todo o pais. Ento os fazendeiros vo ser arrendatrios, como na Inglaterra". (N.doT.: arrendar=alugar, os fazendeiros perdiam a posse de suas terras por meio desta manobra, e ficavam obrigados a "alugar" terras para trabalh-las, pagando o aluguel correspondente aos banqueiros). De "Entregue O Nosso Botim", No. 2 Nos Estados Unidos, a emisso de dinheiro controlada pela Junta da Reserva Federal. Este no um departamento do governo, mas uma Junta de Banqueiros Privados. A maioria de ns acreditaria que a reserva federal uma instituio federal do governo nacional... Isto no verdade... em 1913, o presidente Woodrow Wilson assinou o documento que criou a reserva federal, e condenou o povo norteamericano escravido por dvidas at que chegue o momento em que o povo acorde de sua letargia e derrube esta tirania viciosa"... "Para entendermos como funciona a emisso do dinheiro em uma comunidade, podemos exemplificar comparando o dinheiro em na economia com as passagens em um sistema ferrovirio. Os bilhetes so impressos por uma grfica que paga pelo seu trabalho. A grfica nunca reivindica a propriedade dos bilhetes... E no podemos imaginar que uma companhia ferroviria se negue a garantir a viagem a nenhum passageiro s porque no foram impressos a quantidade suficiente de bilhetes. Com o mesmo raciocnio, um governo nunca deveria negar s pessoas o acesso ao comrcio normal, excluindo-as da economia, dizendo "que no tem dinheiro suficiente". Suponha que o governo pea emprestado $10 milhes aos bancos. Aos banqueiros custa somente algumas centenas de dlares imprimir os fundos e uns poucos mais para fazer a contabilidade. Voc acha justo que nossos cidados devam lutar para conseguir cada centavo para manter seus lares e famlias juntas, enquanto os banqueiros engordam com estes benefcios? O credito gerado por um Banco do Governo melhor do que o crdito criado pelos Bancos Privados, porque no h necessidade de recuperar o dinheiro atravs do arrecadamento de impostos s pessoas e no h nenhum juro associado que aumente os custos. As obras pblicas feitas com o crdito do

Banco do Governo o ativo que substitui o dinheiro criado quando o trabalho finaliza. Nenhum dos nossos problemas vai desaparecer at que ns corrijamos a criao, distribuio e circulao do dinheiro. Uma vez que se solucione o problema do dinheiro, todas as peas vo encaixar no seu lugar. Cada um de ns pode ajudar a mudar o curso desta histria: A primeira coisa a fazer ensinar s pessoas. MUITO POUCAS sabem disto ou entendem esta informao ainda. Por favor, espalhe esta informao dentro e fora da Internet. Investigue este tema por conta prpria para aumentar a sua compreenso. Rena-se com outras pessoas que queiram devolver o controle do governo s pessoas. Lembre-se: No governo h SERVIDORES pblicos! Ns no somos seus serventes. Eles devem fazer NOSSA vontade, a vontade popular. Sem importar qual seu partido poltico, reclame ao seu representante local para que pesquise e corrija nosso sistema monetrio (provavelmente ele precisa ser educado neste assunto tambm!). Voc pode fazer isto por email, por carta, por telefone ou numa conversa pessoal. Os parlamentares recebem apenas uma mdia de 100 cartas sobre cada assunto em particular. Se voc escrever a sua opinio e se conseguir outras 25 pessoas para escrever 25 cartas, voc vai enviar uma forte mensagem a seu representante no Congresso. (Organize reunies para escrever cartas aos parlamentares). Fonte: Stephanie Relfe, Wholistic Kinesiologist

You might also like