You are on page 1of 11

Antropologia 15.

03

Schiller A educao do esttico ao Homem. Ns somos no porque pensamos, queremos, sentimos. E pensamos, queremos o sentimos no porque somos. Ns sentimos, pensamos ou queremos porque alm de ns existe algo diverso. Tentar compreender as diferenas Tipologia das diferenas Tipologia dar nomos s coisas Antropologia tenta estabelecer tipologias para a diferena. Se conhecer bem as diferenas podemos conviver melhor com elas mas no somos obrigados a aceita-las. Ns mudamos consoante o conhecimento que temos. Alteridade de alter-ego. o contrrio de identidade. Identidade o que nos define a nos e a qualquer coisa. como o nosso nome e numero (dizendo quem somos e quem no somos). A alteridade o Outro (cultura, sujeito, sociedade). este par que define e diferencia os sujeitos. Para identificarmos diferenciamos da alteridade (diferente). A diferena estrutura a vida social mas tambm uma fonte de conflito social. Imaginando que na turma h pessoas que no conseguem trabalhar em equipa, essas pessoas tm de aceitar o facto da obrigao de o fazer, quer pela responsabilidade quer pela necessidade. Num estado o limite a que todos temos de obedecer so as leis e os valores. Os ministrios servem para controlar as diferenas. A identidade s existe porque h diferena. O objetivo das pessoas serem felizes, no entanto independentemente das suas diferenas no limite todos temos leis. No se sai para a tua de pijama, pois sabem que socialmente no funciona. Ser normalizado uma norma, seguir um padro relativamente a um tema , quando temos vrios perto dessa ideia (normalidade) e vrias pessoas que esto muito longe (anormalidade).

Sobre certas coisas da nossa vida temos ideias de censo comum, embora no tenham fundamento cientfico. Censo comum crenas Cultura ter conhecimentos (cultura erudita), com a evoluo e a histria, so formuladas caractersticas culturais. A cultura algo que s existe porque existe sociedade. um conjunto de caractersticas que define um grupo. Nomes, valores e modos de comportamento adotados por uma sociedade. algo universal, mas particular. Todas as culturas tm a sua economia e politica. Agentes sociais que passam cultura so geraes mais velhas. A aprendizagem da cultura a socializao, que dura a vida toda, transmitindo-nos as normas e os valores do nosso grupo. Para sermos socializados e integrados no grupo. Socializao que toda a gente se integre na cultura, permitindo a preservao da cultura. J que as geraes mais velhas que nos transmitem a cultura, porque mesmo que v mudando vai sendo mantida. Tendo elementos tradicionais que diferenciam as sociedades. H quatro elementos que caracterizam toda e qualquer cultura, sendo possvel dar-lhe identidade: Individuo (sujeito) Grupo Contexto (ambiente) caractersticas e condicionantes fsicas (territoriais), barragens, pontes, vias rpidas (alteraes no territrio) Tempo (maturao social dos indivduos) as culturas so o resultado de da acumulao de culturas anteriores.

---------------------------

22.03 Unidades elementares da cultura Relativismo cultural Unidade mnima de cultura trao cultural Complexo cultural conjunto de traos culturais configurao cultural Padro cultural modos de comportamento Padres culturais so um conjunto de regras que determinam modos de comportamento que podem ser observados e sancionados por um determinado grupo social. Apesar de existirem tantas diferenas como sujeitos, obrigatrio que existam denominadores comuns. A existncia de padres facilita a integrao social. Existem hierarquias na organizao social, possibilitando o funcionamento da sociedade. Funciona assim porque as culturas so sistemas. Um sistema um todo integrado, as culturas so sistemas porque so totalidades integradas. Uma cultura um conjunto de elementos interligados que so interdependentes. Se houver ma alterao numa parte, vai haver um efeito na totalidade da cultura. Cultura modo de vida do povo, em que acredita e o que defende. Globalizao quantidade e velocidade a que as culturas recebem. O dinamismo da cultura deve-se globalizao. Mas existem elementos que no so totalmente dinmicos, por forma a manter vivos traos complexos e padres culturais (monumentos so mantidos por muito que as culturas se alterem). Todas as culturas so simblicas, pois cada uma tem seu significado particular. E isso que permite que as culturas sejam transmitidas. Todas as culturas so sociais, pois resultam de um determinado grupo e esse grupo resulta de uma cultura e de uma dialtica. Todas as culturas so universais e regionais. Todas as culturas so constitudas por indivduos, grupos e factos especiais e temporais. O homem produz cultura como resposta s necessidades que cria na sua vida.

Todas as culturas so determinantes mas tambm so determinadas. Mudam os comportamentos das pessoas que a constituem e determinam o seu comportamento, mas resultam das necessidades que os sujeitos criam. Relativismo cultural importante para que no hajam tantos conflitos. Para nos compreendermos qualquer circunstncia social, seja mais prxima ou distante de ns, fundamental analisar esses elementos no seu contexto. Os sujeitos nascem sem cultura. Endoculturao processo de ajustamento de cada sujeito cultura que lhe vai sendo transmitida ao longo da vida. Sendo um processo consciente ou inconsciente, j que ao longo da vida vai acontecendo de formas diferentes. O processo de aprendizagem mais passivo quando somos pequenos, pois somos como recipientes. Infncia receber informao constantemente, passivo, processo de questionamento da cultura. Intermedio no h autonomia mas comea a haver um processo de questionamento Adultos maturidade social e autonomia financeira Idosos incapacidade de aprender coisas diferentes, passivo ---------------------

01.04

Aculturao : H casos em que as culturas dominantes impem modos de alimentao, educao e valores, por terem mais poder politico e econmico. Grande parte da cultura dominante imposta cultura recetora, gerando tenso e conflito. Existe tambm a cultura dominante mas que no tem fora suficiente para impor nada a outra cultura. Existem tambm casos de processos de trocas culturais em que a cultura recetora muito seletiva no que adota como seu. Processo de socializao processo de ensinamento aos novos elementos que a vo constituir de modo a possibilitar a sua integrao. Endoculturao modo como a aprendizagem foi interiorizada por cada individuo, que depende da aceitao ou no por parte dos sujeitos. Dela resulta: A preservao da sociedade quando todos os seres esto a melhor forma de viver nesta cultura.

O objetivo interiorizar como sua a aprendizagem que foi tendo, mas nem sempre isso acontece. Difuso cultural consiste na troca parcial de elementos culturais de uma cultura para outra. Como por exemplo: as logicas da unio europeia que so discutidas pelos vrios pases. Aculturao processo que resulta obrigatoriamente de processos de difuso cultural. Como por exemplo: a adoo da moeda. A difuso no resulta da aculturao. Cultura de massa para um longo espectro de pessoas. Para divulgar elementos culturais so utilizados os meios de comunicao (agente de difuso tm de ser adaptveis a vrios tipos de pessoas). Cultura popular elementos culturais que caracterizam um determinado povo. atravs da oralidade (historias e contos) que esta difundida. mais conservadora. Cultura erudita tem a ver com um nmero restrito de indivduos. uma cultura especializada. O agente desta cultura o educativo (como a universidade), no estando acessvel a todos os elementos da sociedade. Dois elementos fundamentais para manter elementos culturais numa sociedade so: Linguagem mais abrangente que a expresso verbal, como gestos e expresses. Principal meio de comunicao. Primeira coisa que comea a ser ensinada. Maior elemento de segregao. Representaes socias ver as coisas de um determinado modo. Conjunto de modos de ver e de pensar que so partilhados por todos os elementos de um determinado grupo. Traduzem uma conscincia coletiva.

Sendo que as representaes socio culturais correspondem ao conjunto de modos de ver e de pensar partilhado por todos os elementos de um grupo, significa que traduzem uma conscincia coletiva. -------------------------

12.04___19.04

O tempo O mundo humano individual e em grupo estrutura-se em dois grandes grupos: Tempo Espao

Estes funcionam como unidades mas de forma diferente pois funcionam como referencias, e podem ter significados diferentes de pessoa para pessoa. Tal significa que o modo como lemos o tempo e o espao so descries metafricas, que tm o mesmo significado base para todos os sujeitos. Quer para o tempo quer para o espao, a interpretao dos mesmos (como um mapa) s possvel se antes nos familiarizarmos com o significado reciproco de dezenas de sinais, convencionais, dispostos em padres que so lidos por todos (como um cdigo). fundamental compreender que a ordem que o tempo e o espao criam so necessrios a toda a vida, individual e de grupo.

A ordem subjaz cultura humana, uma progresso dinmica de conhecimentos segmentados, sujeitos ao tempo e a um local especfico. Exemplos: Dormir, levantar-se, cozinhar, comer So atividades desempenhadas em lugares diferentes, inter-relacionadas em conjuntos previsveis. A cada lugar cabe uma certa funo: no se cozinha na casa de banho nem se toma banho na cozinha. Mas a cada lugar podem corresponder funes diferentes, em tempos diferentes. A ideia de senso comum de tempo inerente ao ser-humano pois: Todos somos, em princpio, capazes de reconhecer e ordenar a ocorrncia dos acontecimentos percebidos pelos nossos sentidos. Contudo a perceo de tempo (inferida a partir dos nossos sentidos), afetada por processos psicossomticos e, por isso, vrias variveis muitas de origem puramente psicolgica influenciam o modo como se vive o tempo.

Em suma: O tempo foi sempre um conceito adquirido por vivncia. Exemplo: em todo o lado o dia tem 24 horas, mas se formos a Espanha temos de mudar a hora pois no igual. O calendrio atual tem origem no calendrio romano, e foi com o calendrio juliano que passou a existir o ano Bissexto (Jlio Cesar). Os fenmenos astrolgicos so instrumentos de medida do tempo que de certa forma funcionam como relgios, mas imprecisos. Tempo conceito complexo Este transcorrer de tempo no , no entanto, um tempo fsico como temos referido at aqui no um tempo determinado por instrumentos. Os relgios permitem ver intervalos de tempo iguais e que implicam uma medida repetitiva (este o tempo quantitativo). Tempos qualitativos sensao que o tempo provoca numa pessoa Individuais pode ser diferente a forma como os sujeitos reagem em certas situaes Coletivos Em que todos reagem maciamente aos mesmo fenmenos (exemplos: precipitao, temperatura, etc), o que origina diferentes organizaes sociais nos modos de vida de diferentes grupos culturais.

Contudo para manter a coeso e possibilidade de funcionamento existe outro tempo coletivo. Imposto pelo poder poltico e que uniformiza no limite, a noo de tempo de cada grupo (exemplos: calendrios religiosos(ac/dc), datas histricas vs feriados, datas da comunidade europeia, etc). Constate-se pois a existncia de um conceito de tempo cclico. O tempo solar cclico os calendrios so cclicos Esta ideia apareceu naturalmente em funo de inmeros fenmenos peridicos da Natureza: as mars, as estaes sazonais, os dias sucedendo as noites. Estes factos conduziram a que se considerasse que a Natureza evoluiria de forma a se repetir. Existe tambm a ideia de um tempo linear incorporada pelos cristos. Tempo de vida nascimento morte Tempo litrgico linear no s do nascimento morte, mas tambm na crena do nascimento na terra vida eterna no Alm. Tempo: fsico ou psicolgico Fsico: quantitativo, qualitativo, cclico, linear, individual, coletivo Psicolgico: individual, qualitativo Os significados de tempo para cada um so diferentes do tempo em si (ou seja do tempo fsico). Tempo psicolgico significado que cada individuo d ao tempo fsico. o que o tempo nos parece. Um dado intervalo de tempo parece mais longo quanto maior for o nmero e a complexidade dos eventos que o preenchem. Ou no, pois a partir de um nvel mximo, o aumento da complexidade atua em sentido inverso. Exemplo: um intervalo vazio ou superpovoado de tarefas parece longo e o tempo parece passar devagar. Em contrapartida, parece curto e o tempo passa depressa quando se veem a produzir-se nele alguns eventos (nem muitos nem poucos). Referimo-nos pois a um tempo psicolgico, que apreendido por cada um de acordo com as suas sensaes e que conservado na memria de cada um de maneiras diferentes. Em definio, tempo psicolgico: Diz respeito a uma perspetiva temporal individual inseparvel dos eventos percebidos inseparvel das recordaes que vm memria Tem intervalos desiguais e heterogneos

influencivel por estados afetivos.

A arquitetura temporal geograficante, diversificada e limitada. As atitudes mudam-se face ao tempo, criando diferentes perodos culturais e diferentes mensagens culturais: Tradio Modernidade Ps-modernismo

So representaes sociais com origem: Na histria da humanidade Na histria de cada cultura Nas necessidades socioculturais que ajustam as relaes sociais natureza

------------------

26.04 Categorias estruturantes do mundo humano: O tempo a. Tempo e os seus lugares: sagrado e profana b. Rituais, espetculos, jogos e festas, como modalidades de tempos suspensos Sagrado qualquer coisa especial, algo absolutamente diferente do profano. A esse acontecimento chama-se hierofania, ato da manifestao do sagrado. Exemplo: para os cristos a encarnao de Deus em Jesus Cristo Hierofania manifestao de algo diferente e que no faz parte do nosso quotidiano e no do mbito dos objetos que fazem parte integrante do nosso mundo natural (profano).

Quando o sagrado se manifesta por uma qualquer hierofania, no s h rutura na homogeneidade do tempo, mas h tambm a revelao de uma nova realidade. Na experiencia sagrada nada acontece sem uma orientao. A manifestao do sagrado fundo ontologicamente o mundo. A revelao de um tempo sagrado permite que se obtenha um ponto fixo (que fica retido na memria e permite portanto: Uma orientao Um fio condutor Uma marca O fundar o mundo e viver realmente

Na existncia profana, o tempo homogneo e neutro: nenhuma rutura diferencia quantitativamente as diferentes partes de um todo. A experiencia profana mantem a homogeneidade. J no possvel a orientao, porque o tal ponto fixo j no goza de um estatuto oncolgico nico. Aparece e desaparece segundo as necessidades dirias. Exemplos de tempos sagrados (e espaos, porque a ele associada a memria) Locais privilegiados, qualitativamente diferentes dos outros: A paisagem natal Lugares de namoro

Ou seja locais associados a data, que tm uma qualidade excecional nica. So os lugares sagrados do universo privado de cada um. O tempo sagrado no homogneo nem continuo. Existem: a. Intervalos de tempo sagrado: o tempo das festas (maioritariamente festas peridicas) b. Tempo profano: a durao temporal ordinria na qual se inscrevem os atos privados de significao religiosa. Entre a. e b. deve existir uma soluo de continuidade. Por meio de ritos o Homem pode movimentar-se da durao temporal ordinria para o tempo sagrado. Com cada festa peridica reencontra-se o mesmo tempo sagrado: o mesmo que se manifesta na festa do ano precedente ou na festa de h um sculo. Em sntese: O tempo sagrado um tempo circular, reversvel e recupervel. Uma espcie de eterno presente mstico que o homem reintegra periodicamente pela linguagem dos ritos.

No mundo moderno e ps-moderno: Nas sociedades europeias modernas, o homem a-religioso (no sentido tradicional) assume uma nova situao existencial: reconhece-se unicamente como sujeito agente da histria e recusa todo o apelo transcendncia. Contudo certo que o Homem moderno que se sente e se pretende a-religioso, dispe ainda de toda uma Mitologia camuflada e de numerosos ritualismos que se poderiam designar de degradadas (se comparados com os ritualismos tradicionais). Exemplos: Ano Novo, Natal, casamentos, batizados, nascimentos, obteno de novo emprego, etc. Mas existem muitos outros exemplos contemporneos da existncia do sagrado: Espetculos que prefere Livros que l graas leitura, o homem consegue obter uma saida do tempo profano Cinema esta fabrica de sonhos retoma e utiliza inmeros motivos mticos: a luta entre heri e monstro, etc

Profano Sequencial Continuo Homogneo No orientador Irreversvel Linear Existencial

Ritos e tempos festivos: Efetuam ligaes entre dois tempos

Sagrado Rutura Descontinuo Heterogneo Orientador Reversvel Cclico Oncolgico

You might also like