You are on page 1of 3

UNIDADE DE ENSINO ESTUDO DAS INTERPRETAES

Universidade Estadual de Maring Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes CCH Departamento de Letras DLE Contedo: LEITURA Srie: 8 srie Carga horria: 50 minutos Professora: Justificativa (motivao): A escolha de uma charge para esta aula foi feita a fim de dar conta das necessidades de ampliar a competncia de leitura da turma, passando pelos trs nveis de leitura: decodificao, compreenso e interpretao, amparada pela Teoria dos Atos de Fala. A partir da leitura desta charge, espera-se que os alunos consigam chegar ao nvel da interpretao para que possam criar, a partir do texto, os vrios sentidos que ele possui.

Objetivos(s): 1. Despertar nos alunos o interesse pela leitura enfocando a Teoria dos Atos de Fala; 2. Contribuir para o desenvolvimento dos trs nveis da leitura: decodificao, compreenso e interpretao e

3. Desenvolver a competncia de leitura.

Metodologia: Interacionista

ATIVIDADES Leia atentamente a charge a seguir e responda as questes oralmente:

1- A professora obteve uma resposta satisfatria sua pergunta? Os alunos provavelmente respondero que no, que ela esperava que os alunos respondessem que a mudana que havia ocorrido era em relao reforma ortogrfica em que agora no se usa mais o trema. No entanto, quando se faz uma pergunta espera-se uma resposta, independente de seu contedo. Por esse ponto de vista a pergunta teve sucesso, pois o aluno a respondeu. 2- Como se pode comprovar com elementos do texto que a professora esperava algo diferente? possvel comprovar que a professora esperava outra resposta a partir do enunciado Reforma ortogrfica. 3- O que o aluno entendeu em relao pergunta da professora? O aluno entendeu que a professora estava perguntando em nvel de contedo da frase, que frequente o descaso com o ensino pblico e isso no muda.

4- Como so as condies fsicas dessa sala de aula? Essa sala de aula se encontra em uma situao muito precria: as paredes esto rachadas, a lmpada est queimada e at um rato aparece na imagem, colaborando para essa ideia de abandono.

5- Por que o aluno teve a possibilidade de fazer essa leitura? O aluno teve a possiblidade de fazer essa leitura pelo contexto em que est inserido: a sala de aula em que ele est, se encontra em uma situao precria, com as paredes descascando, com buracos em que at aparece um rato. Desta forma, ele prprio vive a situao de descaso com o ensino pblico e v que nada mudou nessa situao.

6- Se a sala fosse diferente, bonita, limpa, o que mudaria na interpretao da charge? Se mudasse a sala, o aluno poderia responder ao enunciado que a professora props no quadro frequente o descaso com o ensino pblico que no se usa mais o trema, considerando uma aula com a temtica a temtica da Reforma Ortogrfica.

You might also like