You are on page 1of 3

Tpicos de Direito Constitucional (J.J.

Gomes Canotilho)

AS FUNES DA CONSTITUIO

QUESTES BSICAS
Para que serve uma constituio? Haver funes universais das constituies?

1. Talvez mais do que saber o que uma constituio, interessa responder a esta pergunta: para que serve uma constituio? Quais as funes de uma lei fundamental? J sabemos que a constituio The fundamental and paramount law of the nation, para utilizarmos as palavras sistematicamente citadas nos quadrantes jurdico-constitucionais norte-americanos. Destacam-se, desde j, as duas grandes funes: (1) a funo de lei suprema (lex suprema) dentro de uma ordem jurdica estadual; (2) a funo de ordenao jurdica fundamental, desde logo para limitar o prprio poder do Estado.

2. Em termos mais analticos, dir-se- que uma das funes bsicas de uma constituio garantir a liberdade e autodeterminao dos indivduos. E garante e protege a liberdade funo de proteco atravs de trs dimenses nucleares legitimao do poder, limitao do poder, defesa contra o poder. A legitimao diz respeito justificao dos governantes quanto ao seu ttulo (porque que mandam ou governam), a limitao, como j vimos, articular-se com a sujeio do poder ao direito (ideia de Estado de direito), com a diviso e separao dos poderes, pois o poder pra o poder. A defesa postula a ideia de que o indivduo deve ter instrumentos ou remdios de defesa contra os actos agressivos do poder (responsabilidade dos poderes, nulidade dos actos, mecanismos sancionatrios disciplinares).

3. Recordar-se- que a constituio um estatuto do poltico. Melhor: um estatuto jurdico do poltico. Neste contexto, ela tem uma funo de controlo e de

racionalizao. Dirige, regula as confrontaes polticas numa comunidade. Disciplina a formao da vontade dos actos do Estado e do governo. Neste sentido se afirma, em termos clssicos, que ela instrument of government.

4. A constituio tem ou deve ter uma funo de integrao. Integrao atravs da constituio significa desde logo colocar todos os cidados num plano de igualdade livre e de liberdade igual dentro dos quadros jurdico-constitucionais. Integrao significa, em segundo lugar, implementao de uma ordem comunitria inclusiva, onde caibam as maiorias e minorias, igrejas e religies, partidos e associaes conflituantes. Integrao significa, em terceiro lugar, coeso econmica e social de vrios estratos sociais e regies dentro do Estado constitucional.

5. A constituio serve para conformar juridicamente o Estado. No interessa discutir aqui se a constituio d fundamento ao Estado (funda o Estado) ou se organiza simplesmente uma entidade poltica (o Estado) que lhe preexistente. Esclareceremos alguns destes problemas quando se abordar o Estado. De qualquer modo, pertence a uma lei fundamental transportar os princpios polticos e jurdicos conformadores da organizao estadual. a constituio, por exemplo, que afirma o princpio da juridicidade de toda a aco estatal (princpio do Estado de direito). a constituio que postula a legitimao democrtica dos titulares do poder poltico (princpio do Estado democrtico). a constituio que fixa a estrutura territorial do Estado (princpio do Estado unitrio).

6. questionvel se as constituies tm todas as mesmas funes. Por outras palavras: haver uma funo universal das constituies? A resposta tem de ter em conta o facto de as constituies transportarem projectos polticos para determinadas sociedades concretas. Por outro lado, h que tomar em considerao a constituio real, pois a constituio no faz, por si mesma, uma sociedade. Em terceiro lugar, as constituies podem desempenhar funes particulares e especficas ligadas a determinados condicionalismos histricos, sociais, econmicos e particulares (independncia nacional, criao de um novo regime poltico, reunificao territorial, abolio de privilgios, unificao tnica). Neste sentido, se as constituies tendem a desempenhar funes equivalentes, nem por isso abdicam da

finalidade de atingir finalidades e objectivos especficos de acordo com momentos constitucionais particulares da comunidade poltica.

7. As funes de uma constituio no devem compreender-se de uma forma esttica. Elas esto associadas dinamicidade poltico-constitucional. Assim, por exemplo, a Constituio Portuguesa de 1976 tinha como objectivo alcanar "uma sociedade sem classes". Hoje, pretende ser uma constituio aberta comunidade europeia supranacional. A Lei Fundamental de Bona de 1949 procurava ser uma constituio transitria at unificao alem. Hoje , ela prpria, a constituio estabilizadora da Alemanha unificada. Esta nota explica que as funes variam com as transformaes da prpria constituio.

You might also like