You are on page 1of 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof.

Rodrigo Renn Aula 02

Aula 2: Estado, Governo e Sociedade

Ol pessoal, tudo bem? Na aula de hoje iremos cobrir os seguintes itens: Estado, Governo e Sociedade: conceito e evoluo do Estado contemporneo; aspectos fundamentais da formao do Estado brasileiro; teorias das formas e dos sistemas de governo. Irei trabalhar com muitas questes da ESAF, mas incluirei algumas questes da FGV, da Cespe ou da FCC quando no tiver questes da ESAF do tema trabalhado, ok? Espero que gostem da aula!

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

1 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

Sumrio
Estado, Governo e Sociedade. .................................................................... 3 Definio de Estado............................................................................. 3 Evoluo Histrica do Estado .................................................................. 4 Principais Tericos ......................................................................... 10 Tipos de Estado ............................................................................... 16 Estado Moderno ............................................................................ 18 Estado Liberal .............................................................................. 22 Estado do Bem-Estar Social ou Welfare State ............................................ 24 Crise do Estado do Bem-estar Social ..................................................... 26 O Estado Regulador ........................................................................ 27 Poltica e Administrao. ..................................................................... 32 Teoria das Formas de Estado e das Formas de Governo....................................... 33 Formas do Estado ............................................................................. 33 Estado e Governo .......................................................................... 33 Trs Poderes do Estado .................................................................... 34 Estado Simples e Estado Composto ....................................................... 34 Estado Unitrio e Estado Federal .......................................................... 35 Formas de Governo ........................................................................... 38 Conceito de Administrao Pblica .......................................................... 40 Sistemas de Governo ............................................................................ 43 Presidencialismo de Coalizo ................................................................ 46 Lista de Questes Trabalhadas na Aula. ........................................................ 53 Gabarito .......................................................................................... 61 Bibliografia ...................................................................................... 61

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

2 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

Estado, Governo e Sociedade.


Definio de Estado
Pode-se dizer que o conceito do termo Estado foi aparecendo aos poucos. De certa forma, um fenmeno histrico1. Ou seja, seu significado foi evoluindo ao longo do tempo e das experincias humanas. Apesar de este conceito ser utilizado desde a antiguidade para designar status (a situao atual de poder em uma sociedade), muitos autores consideram que o conceito atual de Estado foi utilizado pela primeira vez por Maquiavel. Este autor define Estado como2: sociedade poltica organizada, o que exige uma autoridade prpria e de regras definidas para permitir a convivncia de seus membros. O pensamento poltico de Maquiavel sinalizou uma mudana no conceito tradicionalista e inaugurou a noo de Estado laico, ou seja, um Estado independente da religio3. Foi o incio da concepo de Estado Moderno, que veremos adiante. De acordo com De Cicco e Gonzaga4, o conceito de Estado abrange instituio organizada de forma poltica, social e jurdica, que ocupa territrio definido e tem sua lei predominante, geralmente, estabelecida nos termos expressos na denominada Constituio. O Estado dirigido por governo soberano reconhecido, no mbito interno e externo ao territrio, que tem a responsabilidade pelo Estado, detendo a prerrogativa legtima do uso da fora e da coero. Desse modo, existem alguns elementos que so essenciais para que possamos justificar a existncia do Estado5. Estes elementos so:

1 2 3 4 5

(Matias-Pereira, 2009) (Maquiavel, 1513) apud (Paludo, 2010) (Matias-Pereira, 2009) (De Cicco e Gonzaga, 2008) apud (Farias Neto, 2011) (Matias-Pereira, 2009)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

3 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

Povo um aglomerado de indivduos que est subordinado ao Estado. Aqui cabe diferenciar povo de populao. Um americano pode estar presente no momento no Brasil, por exemplo. Esta pessoa est, no momento, dentro de nosso territrio, portanto est inserida em nossa populao. Entretanto, no faz parte de nosso povo, ou seja, no cidado brasileiro; Territrio rea geogrfica que delimita a soberania do Estado. Naquele espao, o poder uno, ou seja, o Estado no divide sua soberania com nenhum outro; Poder Poltico ou Soberano o Estado o instrumento pelo qual a sociedade se organiza e desenvolve politicamente. Desta forma, o Estado tem o poder final sobre os assuntos internos. Outros autores consideram como elemento o Governo, ou seja, o corpo decisrio do Estado. Alm destes trs elementos, alguns autores consideram que deve existir mais um a independncia. J vi uma questo da ESAF em um concurso do MPOG em 2002 que cobrou este conceito. Vejam abaixo: 1 - (ESAF MPOG / EPPGG 2002) Um Estado caracterizado por quatro elementos: povo, territrio, governo e independncia. A questo foi considerada correta. Desta forma, para a ESAF, a independncia faz parte dos elementos do Estado. Cabe aqui diferenciar um Estado de uma Nao. Existem Estados que englobam diversas naes. J existem Naes que no tm nenhum Estado (como os Curdos ou os Judeus antes da Segunda Guerra Mundial). Quando dizemos que algum pertence a uma Nao, estamos nos referindo a sua identificao com uma cultura, uma maneira de vida e seus costumes6.

Evoluo Histrica do Estado


H diversas teorias que abordam as origens dos Estados. Uma delas toca nos aspectos histricos. De acordo com Azambuja7, existem trs modos histricos de formao dos Estados:

6 7

(Dias, 2010) (Azambuja, 2008)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

4 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

Originrios: em que a formao inteiramente nova, nasce diretamente da populao e do pas, sem derivar de outro Estado preexistente. Secundrios: quando vrios Estados se unem para formar um novo Estado, ou quando um se fraciona para formar outros. Derivados: quando a formao se produz por influncias exteriores, de outros Estados. Exemplos de Estados formados de modo originrio seriam o Japo ou a Frana, pois foram formados em decorrncia da ocupao de um territrio que no pertencia anteriormente a nenhum Estado. Atualmente, como no existe mais nenhuma rea da terra que no esteja ocupada, seria impossvel um Estado se formar deste modo. J o modo secundrio bastante comum. Ele pode ocorrer se dois ou mais Estados se unem (como foi o caso dos Estados Unidos da Amrica) ou quando um Estado de divide em dois ou mais Estados (como foi o caso de diversos Estados que se separaram da antiga Unio Sovitica). De acordo com Azambuja8, o modo derivado que ocorre por influncia externa foi o que levou ao Estado brasileiro. Desta forma, atravs da colonizao portuguesa da Amrica do Sul iniciou-se um processo que acabou por levar independncia brasileira e, por consequncia, ao Estado brasileiro. Portanto, a colonizao das Amricas, bem como a criao do Estado de Israel (criado aps a segunda guerra mundial por influncia externa) so exemplos de criao de Estados pelo modo derivado. Vamos ver uma questo que toca neste ponto? 2 - (ESAF CGU / AUDITORIA - 2008) Indique a opo que completa corretamente as lacunas das frases a seguir: H trs modos pelos quais historicamente se formam os Estados: Os modos ______________ em que a formao inteiramente nova, o Estado nasce diretamente da populao e do pas; os modos _____________, quando a formao se produz por influncias externas e os modos ______________, quando vrios Estados se unem para formar um novo Estado ou quando um se fraciona para formar um outro. a) originrios derivados secundrios b) derivados contratuais originrios

(Azambuja, 2008)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

5 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

c) contratuais derivados naturais d) naturais originrios derivados e) secundrios naturais originrios Questo bem tranqila, no mesmo? Vejam que a banca se baseou na mesma definio do Azambuja. Desta forma, a ordem seria: originrios, derivados e secundrios. A letra A est correta. As outras opes tratam de modos de criao contratuais e naturais, que no esto englobadas nas formas histricas de criao do Estado. Vamos ver agora estas outras teorias?

Teoria Familial Esta teoria baseada na crena de que os Estados se formaram naturalmente pela extenso das famlias, ou seja, de que o crescimento das famlias aos poucos acabou levando ao aparecimento do Estado. Estas teorias so as mais antigas e, atualmente, so pouco adotadas pelos principais autores9. Isto decorre do fato de que, apesar das famlias serem obviamente o ncleo da sociedade, a maioria dos autores no aceita a tese de que o Estado nasce do crescimento natural das famlias. Alm disso, esta teoria no pde ser comprovada historicamente at o momento.

Teoria Natural Para que possamos entender esta teoria de origem dos Estados, devemos fazer a distino entre poder poltico e Estado10. Desta forma, muitas comunidades j tinham um poder estabelecido antes de existir a noo de Estado. O problema que as sociedades humanas primitivas eram nmades. Ou seja, no se estabeleciam em um local determinado, mas vagavam procura de alimento. Com o desenvolvimento da agricultura, as sociedades tornaram-se mais sedentrias, ou seja, fixaram-se em um territrio especfico (um dos

9 10

(Azambuja, 2008) (Azambuja, 2008)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

6 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

elementos necessrios para a existncia de um Estado). Para esta teoria, este desenvolvimento levou criao dos Estados. Desta forma, a vida sedentria e o estabelecimento da vida urbana possibilitaram a constituio de Estados. De acordo com Azambuja11: Quando as sociedades primitivas, compostas j de inmeras famlias, possuindo uma autoridade prpria que as dirigia, se fixaram em um territrio determinado, passaram a constituir um Estado. Este nasce, portanto, com o estabelecimento de relaes permanentes e orgnicas entre os trs elementos: a populao, a autoridade ou poder poltico e o territrio.

Teoria Contratualista Estas teorias baseiam-se na noo de que o Estado apareceu como uma conveno entre os membros de uma sociedade, ou seja, de que existiu um momento anterior (chamado de estado de natureza) ao Estado e que as pessoas, de livre e espontnea vontade, decidiram se unir quando surgiu o Estado. Desta forma, os homens decidiram ceder seus direitos naturais a este poder. Alm disso, este contrato no poderia ser nunca rompido, pois resultaria na volta da sociedade anarquia do estado de natureza. Seus principais tericos so: Hobbes, Locke, Rousseau, Grotius e Spinoza. De acordo com Hobbes12: ante a tremenda e sangrenta anarquia do estado de natureza, os homens tiveram de abdicar em proveito de um homem ou de uma assemblia os seus direitos ilimitados, fundando assim o Estado, o Leviat, o deus mortal, que os submete onipotncia da tirania que eles prprios criaram. J de acordo com Locke13: o contrato, e portanto o Estado, baseado no consentimento de todos, que desejavam criar um rgo para fazer justia e manter a paz.

11 12 13

(Azambuja, 2008) (Hobbes) apud (Azambuja, 2008) (Locke) apud (Azambuja, 2008)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

7 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

De acordo com Bobbio, o contrato social se divide em dois tipos de pactos: o de associao e o de submisso. O pacto de associao aparece em todos os trabalhos destes autores. J o pacto de submisso no aceito por todos os autores. De acordo com o autor14: Antes de tudo, h uma distino preliminar entre dois tipos de contrato, que foi especialmente aprofundada pelos juristas Althusius e Pufendorf: temos, por um lado, o "pacto de associao" entre vrios indivduos que, ao decidirem viver juntos passam do estado de natureza ao estado social; por outro, o "pacto de submisso" que instaura o poder poltico e ao qual se promete obedecer. O primeiro cria o direito, o segundo instaura o monoplio da fora; com o primeiro nasce o direito privado, com o segundo o direito pblico. Portanto, contratualistas: existem elementos comuns a todas as teorias

A existncia de um estado de natureza anterior; A existncia de direitos prvios existncia do Estado; Indivduos capazes de fazer escolhas racionais; Um pacto de associao. Estas teorias contratualistas sobre as origens do Estado, de acordo com Azambuja, so ainda mais desacreditadas dos que as outras. De acordo com o autor15: pura fantasia, no constitui sequer uma lenda ou mito das sociedades antigas. Isto decorre do fato de que, se a formao de um Estado fosse baseada na associao espontnea, qualquer indivduo poderia a qualquer momento deixar o Estado. Isto seria uma porta aberta para a anarquia social, no mesmo? Vamos ver mais umas questes? 3 - (ESAF MPOG / EPPGG - 2008) Um dos objetos de grande ateno do pensamento e da teoria poltica moderna a constituio da ordem poltica. Sobre essa temtica, uma das tradies de reflexo mais destacadas sustenta que a ordem tem origem contratual. Todos os elementos abaixo so comuns a todos os pensadores da matriz contratualista da ordem poltica, exceto: a) o estado de natureza.

14 15

(Bobbio, Matteucci, & Pasquino, 1998) (Azambuja, 2008)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

8 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

b) a existncia de direitos previamente ordem poltica. c) a presena de sujeitos capazes de fazer escolhas racionais. d) um pacto de associao. e) um pacto de subordinao. Como j vimos, nem todos os autores contratualistas aceitam a tese de que ocorreu um pacto de submisso ao Estado. Entre os autores que no subscrevem deste pensamento podemos citar o prprio Rousseau, que acredita que todos os indivduos devam ter direitos iguais. Portanto, o nosso gabarito a letra E, pois o pacto de subordinao (ou submisso) no era uma unanimidade entre os autores. 4 - (ESAF MPOG / PSS - 2008) Um dos temas centrais da discusso em torno da formao do Estado Moderno, sobre o qual existem algumas correntes tericas bem definidas, a origem da autoridade e os fundamentos da obedincia. Entre as teorias existentes, destaca-se aquela que defende a formao contratual do Estado. Identifique, entre os enunciados abaixo, aquele que no caracterstico dessa vertente terica. a) Uma generalizada condio de liberdade, entendida como independncia, domnio de si prprio. b) Uma histria e uma cultura comuns, como fundamento dos pactos entre os homens. c) A capacidade dos homens de realizar escolhas racionais. d) Uma situao de vida coletiva. e) Uma generalizada capacidade de uso da fora, que torna os homens relativamente iguais. A alternativa A est correta. Antes do estabelecimento do Estado, os homens viviam no estado de natureza, ou seja, em liberdade. J a opo B est incorreta, pois a noo de que os homens formaram o Estado atravs de uma histria e cultura comuns no faz parte das teorias contratualistas. Esta ideia est presente na teoria familial da origem do Estado. Portanto, o nosso gabarito a letra B. J a letra C est correta, pois a noo de que os homens deveriam ter capacidade de tomar decises racionais pertence a estas teorias. A letra D tambm est correta. Claramente, a vida em comunidade, ou seja, a vida coletiva necessria para a formao de qualquer Estado. Da mesma forma, uma generalizada capacidade de uso da fora estava Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

9 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

presente nos homens em seu estado de natureza. Assim, o gabarito mesmo a letra B.

Principais Tericos Maquiavel Maquiavel considerado por muitos autores como o pai da Cincia Poltica. Ao analisar os governos de sua poca (sua obra mais conhecida O prncipe de 1513), procurou descrever como os governantes se comportam, e no como deveriam se comportar16. Desta maneira, ele fez uma diferenciao da moral individual para a moral poltica. Ou seja, separou a poltica da moral e da religio. Com ele, a fora pode e deve ser utilizada para se manter o poder. Os fins justificam os meios! As decises e o comportamento do governante deveriam ento ser analisados de acordo com o benefcio destes para a manuteno do Estado e do bem pblico. De acordo com este terico, melhor ser temido do que amado. Os seres humanos seriam todos, em qualquer lugar, ambiciosos e egostas, s deixando de fazer o mal se coagidos pela lei17. De acordo com Maquiavel18: o Estado moderno deve-se fundar no terror. Para Maquiavel, existem duas principais formas de governo: o principado (ou monarquia) e a repblica19. Alm disso, o sucesso de um governante seria derivado de dois fatores: a virtu (virtude - as caractersticas pessoais do lder) e a fortuna (a situao em que se encontra). Devemos nos lembrar de que Maquiavel viveu em uma Itlia fragmentada e fragilizada perante seus pares. Diversos pequenos reinos viviam em guerra uns com ou outros e em uma situao de constante instabilidade. Assim, para ele a principal preocupao de um Estado seria o de manter a ordem, pois sem ordem os homens nunca teriam paz e prosperidade viveriam na barbrie.

16 17 18 19

(Matias-Pereira, 2009) (Magalhes, 2005) (Maquiavel, 1513) apud (Matias-Pereira, 2009) (Bobbio, Matteucci, & Pasquino, 1998)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

10 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

Hobbes Hobbes buscou revitalizar com sua teoria o domnio absolutista. A antiga crena na origem divina do poder dos reis para comandar seus sditos no mais se sustentava. Assim, ele nos trouxe o conceito do nascimento do Estado atravs de um contrato atravs de seu livro O Leviat. De acordo com ele, antes do Estado, os homens viviam no estado da natureza como animais, em eterna guerra20. A viso de Hobbes deste estado da natureza bastante negativa seria o caos, a barbrie e a guerra. O Estado nasceria para possibilitar aos homens prosperar e ter paz. Para ele, ao entrar neste Estado, os homens fariam um pacto de associao e submisso21. Ou seja, cederiam seus poderes ao Estado (representado pelo monarca) e no poderiam depois retroceder. Desta maneira, deixariam o estado de natureza (negativo) e entrariam na sociedade civil, atravs do Estado22. Este Estado deveria ser todo poderoso, de forma que conseguisse manter a ordem e a paz que seria impossvel sem este ente superior. O Leviat seria ento este ente supremo o Estado que teria poder de pacificar a vida na terra. S este Estado poderia tambm garantir o direito propriedade individual. No estado de natureza, tudo pertenceria a todos, sem existir a propriedade individual.

Locke Locke considerado um dos autores mais importantes Liberalismo. Desta maneira, foi um crtico das teorias de Hobbes. do

Sua obra mais importante foi: Segundo tratado sobre o governo civil. Nesta obra, Locke defendeu a importncia da limitao do poder da autoridade dos governantes.

20 21 22

(Matias-Pereira, 2009) (Magalhes, 2005) (Dias, 2010)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

11 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

Assim, Locke postulava que o monarca no poderia ter poder ilimitado sobre seus sditos. Ou seja, era contra o absolutismo e o conceito de um poder inato e de origem divina23. Para Locke, o Estado tambm nasce de um contrato (ou seja, ele tambm um terico contratualista), mas ele no tinha uma viso negativa do estado de natureza anterior. Neste estado de natureza, todos os homens seriam livres e iguais, mas egostas. Assim, o poder que deveria ser concedido ao governante deveria ser limitado, de modo que este no usurpasse de seus poderes para dominar a sociedade24. Por meio do contrato, estes homens transmitiriam ao Estado o poder de aplicar as leis e preservar os direitos naturais do homem25. Dentre estes direitos, temos: a vida, a liberdade e a propriedade. Para ele, a propriedade seria derivada do trabalho, e ningum poderia retirar do homem os frutos de seu trabalho. Portanto, o direito propriedade seria natural e anterior ao Estado, mas no inato26. Para defender estes direitos, os homens criaram a sociedade civil atravs de um contrato entre homens livres e iguais. Nesta sociedade civil, as leis seriam criadas e aprovadas pelo mtuo consentimento (no parlamento) e seriam aplicadas por juzes imparciais, de modo a preservar a harmonia social. Ao contrrio de Hobbes, Locke acredita que os indivduos tem o poder de se insurgir contra o Estado se este se mostra desptico e abusa do poder concedido. Deste modo, o governante (e seu governo) teria seu poder limitado pelo parlamento comandado e escolhido pela sociedade. O poder Legislativo seria ento o poder supremo27.

Rousseau Para Rousseau, o estado da natureza totalmente positivo. Sua obra mais importante Do Contrato Social trouxe a noo do bom selvagem que viveria em um jardim do den28.

23 24 25 26 27 28

(Magalhes, 2005) (Dias, 2010) (Matias-Pereira, 2009) (Magalhes, 2005) (Dias, 2010) (Dias, 2010)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

12 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

Entretanto, no estado da natureza, o homem no conseguia satisfazer todas as suas necessidades. Com isso, eles se associaram e, atravs da vontade geral, estabeleceram o Estado. Tal contrato social teria sido livremente estabelecido e a vontade do Estado refletiria a dos indivduos29. Para o autor, a liberdade to importante que somente com ela o homem pode ser considerado homem. De acordo com Rousseau30, o problema fundamental : encontrar uma forma de associao que defenda e proteja a pessoa e os bens de cada associado com toda a fora comum, e pela qual cada um, unindo-se a todos, s obedece contudo a si mesmo, permanecendo assim to livre quanto antes. Mas, para isso, deve existir igualdade. Ou seja, s existiria liberdade quando associada igualdade. De acordo com ele, os homens no podem renunciar a estes dois bens essenciais sua condio humana: a liberdade e a igualdade31. Entretanto, para Rousseau, a propriedade privada foi a causa das desigualdades e dos conflitos que levaram instituio da sociedade civil (que seria inerentemente corrupta)32. Assim, foram os ricos e poderosos que criaram a sociedade civil para proteger seus interesses e propriedades e, dessa forma, manter sua dominao sobre os pobres. Esta sociedade civil seria o reflexo da situao em que se encontrava a sociedade no momento em que ele escrevia. Ou seja, no contexto das monarquias absolutistas. Assim, para ele, a sociedade civil foi um passo intermedirio entre o estado de natureza e a criao do novo Estado atravs do contrato social. O resultado disso seria a construo de um Estado democrtico de direito33. Entretanto, em suas ltimas obras, Rousseau passou a defender a propriedade privada como sagrada (eu sei que no muito coerente, mas fazer o qu?), mas que todavia seria funo do Estado evitar as grandes desigualdades.

29 30 31 32 33

(Matias-Pereira, 2009) (Rousseau, 1997) apud (Dias, 2010) (Matias-Pereira, 2009) (Magalhes, 2005) (Dias, 2010)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

13 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

Montesquieu A principal obra de Montesquieu (Charles-Louis de Secondat Baro de Montesquieu) Do esprito das leis. Nesta obra, ele enumera as formas possveis de governo e apresenta a teoria da separao dos poderes34. De acordo com ele, existiriam trs formas de governo: a repblica, a monarquia e o despotismo. Ele classificou estas formas atravs de dois parmetros: a natureza do governo (sua estrutura e base poltica) e o princpio do governo (sua motivao). Para ele, as caractersticas de cada forma seriam35: Repblica Se adaptaria melhor a Estados pequenos em rea. Deve existir uma relativa igualdade entre seus membros. As leis emanam da vontade popular. Podem ser divididas em: democracia (soberania do povo) e aristocracia (soberania de alguns); Monarquia Se adequa melhor a Estados com territrio mdio. Deve haver uma desigualdade em favor da nobreza. As leis so originadas no Rei (que, entretanto, tem limites); Despotismo mais recomendado por ele para Estados imensos. Existe certa igualdade, pois so todos escravos do dspota. As leis derivam da vontade e humor do dspota. J a teoria da repartio dos poderes foi concebida tendo em mente a tendncia humana de usurpar dos poderes concedidos, se possvel. Assim, os poderes seriam divididos em trs partes36: Poder Legislativo responsvel por criar as leis; Poder Executivo das coisas que dependem do direito das gentes faz a paz e a guerra, envia e recebe embaixadas, estabelece a ordem, entre outras funes (seria o Poder Executivo atual); Poder Executivo das coisas que dependem do direito civil pune os crimes e julga os conflitos entre as partes (seria o Poder Judicirio atual).

34 35 36

(Magalhes, 2005) (Bobbio, Matteucci, & Pasquino, 1998) (Magalhes, 2005)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

14 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

Desta maneira, Montesquieu acreditava que se um poder buscasse usurpar de seu alcance seria contido pelos outros dois os poderes seriam assim limitados pelos uns pelos outros. Vamos agora analisar uma questo recente? 5 - (FMP TCE-RS AUDITOR 2011) Com relao s diferentes abordagens acerca da formao e conceituao do Estado moderno, assinale a Incorreta: A Maquiavel sugere que h basicamente 2 respostas anarquia decorrente da natureza humana e do confronto entre os grupos sociais: o Principado e a Repblica. B Para Hobbes, a propriedade j existe no estado de natureza e, sendo uma instituio anterior sociedade, um direito natural do indivduo que no pode ser violado pelo Estado. C Para Locke, o livre consentimento dos indivduos para o estabelecimento da sociedade, o livre consentimento da comunidade para a formao do governo, a proteo dos direitos de propriedade pelo governo, o controle de Executivo pelo Legislativo e o controle do governo pela sociedade so os principais fundamentos do estado civil. D Montesquieu vai considerar 2 dimenses do funcionamento poltico das instituies: a natureza e o princpio do governo. A natureza do governo diz respeito a quem detm o poder: na monarquia, um s governa, atravs de leis fixas e instituies; na repblica, governa o povo no todo ou em parte; no despotismo, governa a vontade de um s. E Para Rousseau, no processo de legitimao do pacto social, o fundamental a condio de igualdade das partes contratantes. Esta questo busca analisar se o candidato conhece os trabalhos dos principais autores desta rea. A nica alternativa incorreta a letra B. A definio atribuda a Hobbes na verdade de Locke. Para Hobbes, o Estado seria todo poderoso, e no teria seu poder limitado. Alm disso, lembre-se de que, para Hobbes, o direito de propriedade s seria possvel dentro do Estado, e no no estado da natureza (em que existiria a guerra eterna). Hobbes era defensor do absolutismo, em que os governantes tinham total domnio sobre seus sditos, portanto poderiam at lhes retirar a propriedade, se assim julgassem justo. O gabarito a letra B.

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

15 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

Tipos de Estado
A definio mais utilizada dos tipos de Estado a de Bobbio37. Segundo o autor, existiram quatro tipos principais: Estado feudal, Estado estamental, Estado absoluto e Estado representativo. De acordo com o autor: O Estado feudal uma forma de Estado em que h uma fragmentao do poder em mltiplos agregados sociais e, por outro lado, a concentrao de diferentes funes diretivas nas mos das mesmas pessoas. No feudalismo, os nobres que detinham grandes propriedades rurais os senhores feudais mantinham grande autonomia e poder sobre os habitantes dos seus feudos. O rei mantinha o poder central e cabia a ele organizar o exrcito contra ameaas externas e administrar os eventuais conflitos entre os senhores feudais. Entretanto, estes nobres limitavam a atuao deste rei em seus territrios. J no caso do Estado estamental, Bobbio afirma: Por Estado estamental entende-se a organizao poltica na qual se foram formando rgos colegiados que renem indivduos possuidores da mesma posio social, precisamente os estamentos, e enquanto tais fruidores de direitos e privilgios que fazem valer contra o detentor do poder soberano atravs das assemblias deliberantes como os parlamentos. Aqui cabe diferenciar uma separao de uma populao por classe social e por estamentos. Quando existe uma separao de pessoas por classe social, estamos diferenciando as pessoas de acordo com sua renda e patrimnio, ou seja, entre ricos e pobres. No caso da diferenciao das pessoas por estamentos, o importante no a situao econmica, e sim o pertencimento ou no a uma determinada casta, ou seja, o prestgio ou status destas pessoas. Assim, uma pessoa que nascesse de um nobre da corte portuguesa, por exemplo, seria considerada integrante de um estamento, mesmo que no tivesse mais sua riqueza intacta. J uma pessoa que nascesse de um grande comerciante, por mais dinheiro que possusse, no seria reconhecida como participante deste

37

(Bobbio) apud (Costin, 2010)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

16 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

estamento dominante, nem teria a mesma influncia nos assuntos polticos. Aos poucos, os monarcas foram buscando se livrar deste controle por parte dos estamentos dominantes sobre seus atos e implementam o que se conhece como Estado absolutista. Bobbio o define como: A formao do Estado absoluto ocorre atravs de um duplo processo paralelo de concentrao e de centralizao do poder num determinado territrio. No Estado absoluto, o monarca assume um papel de total dominncia sobre seus sditos. Ele tem agora o poder de ditar as leis, de uso da fora interna e externa, de administrar a justia, de arrecadar impostos, entre outros. Desta maneira, o poder que os antigos senhores feudais ou estamentos detinham de se contrapor s decises do rei deixa de existir e ocorre uma concentrao de poder na figura do rei. Com a Independncia Americana e a Revoluo Francesa, que ocorreu em 1789, uma mudana total feita no sentido da compreenso de quem o destinatrio do poder. A noo de que o Estado deve refletir os anseios da coletividade e ser controlado por ela passa a existir. Com isso, novas instituies passam a ser necessrias, principalmente o parlamento. Os parlamentares passariam a ser escolhidos pelos cidados-eleitores, que, desta forma, seriam representados nas principais decises e no estabelecimento das leis. O Estado representativo, de acordo com Bobbio: surgiu sob a forma de monarquia constitucional e depois parlamentar, na Inglaterra aps a grande rebelio, no resto da Europa aps a revoluo francesa, e sob a forma de repblica presidencial nos Estados Unidos da Amrica aps a revolta das treze colnias contra a ptria-me. De acordo com Costin38, um dos avanos histricos do Estado representativo foi a introduo da ideia de que o indivduo precede o Estado. Desta forma, os indivduos (inicialmente somente os proprietrios) detm direitos naturais que nem o Estado poderia desrespeitar. Vamos ver uma questo sobre este tpico: 6 - (ESAF MPOG / EPPGG - 2005) Do ponto de vista histrico podemos verificar vrias definies de Estado, com caractersticas especficas. Indique a opo correta.
38

(Costin, 2010)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

17 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

a) O Estado feudal caracteriza-se por uma concentrao de poder, em um determinado territrio nacional, na figura do rei. b) O Estado estamental caracteriza-se por uma diviso de classes entre os detentores, ou no, dos meios de produo. c) O Estado socialista caracteriza-se por desconcentrar o poder entre a populao por meio de um sistema multipartidrio. d) O Estado absolutista caracteriza-se por um duplo processo de concentrao e centralizao de poder em um determinado territrio. e) O Estado representativo caracteriza-se por ser exclusivo a sociedades democrticas modernas, no existindo em monarquias. A primeira alternativa est errada, pois no Estado feudal no existe a concentrao de poder na figura do rei, mas sim uma fragmentao deste poder nos senhores feudais. A letra B tambm est equivocada, pois no Estado estamental a diviso no ocorre entre as classes sociais (quem detm ou no os meios de produo), mas entre os participantes ou no dos estamentos. Esta diviso entre estamentos feita pelo status, pelo prestgio que cada estamento tem (comerciantes so menos valorizados que nobres, por exemplo). A letra C est incorreta, pois os Estados socialistas (como o Estado cubano na atualidade) no se caracterizam pelo sistema multipartidrio em que diversos partidos disputam o poder em eleies. Nestes Estados, o modelo o de partido nico, ou seja, s existe um partido (como o partido comunista cubano) e as eleies, quando existem, so apenas um instrumento pro - forma para simular uma representatividade e uma democracia inexistentes. A letra D est certa e uma definio correta do Estado absoluto. J a letra E est incorreta, pois o Estado representativo no exclusivo de sociedades democrticas modernas. Este Estado existe em monarquias. Desta forma, o nosso gabarito a letra D.

Estado Moderno As origens do Estado moderno podem ser relacionadas com o perodo renascentista. Este Estado, no conceito que conhecemos atualmente, foi desenvolvido durante um longo processo. Um dos

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

18 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

aspectos mais importantes foi a separao entre a esfera privada e a esfera pblica39. Alm disso, o poder do divino da Igreja - passa a ser diferenciado do poder mundano, ou poltico. Desta forma, o Estado passa a ser laico, ou seja, distante dos aspectos religiosos que dominavam o mundo medieval. De acordo com Bobbio: A distino entre o espiritual e o mundano, inicialmente introduzida pelos papas para fundamentar o primado da igreja, desencadeou agora sua fora na direo do primado e da supremacia da poltica. Outro aspecto que diferencia este Estado foi uma concentrao de poder dentro de um territrio especfico. Anteriormente, o poder era fragmentado, seja internamente com os diversos lordes feudais, seja externamente com a Igreja, por exemplo. Assim, o Estado absolutista foi sua primeira verso moderna. Este Estado surge com a ideia de soberania, ou seja, de que, dentro de um territrio especfico, o poder uno, sem se submeter a nenhum outro poder. Com o passar do tempo, foi necessrio conter este poder absoluto do Estado, e o Estado liberal aparece. De acordo com Heller40: O moderno Estado soberano nasce da luta dos prncipes territoriais para a consecuo do poder absoluto dentro do seu territrio, contra o imperador e a Igreja, no exterior, e com os poderes feudais organizados em estamentos (modos de estar), no interior. De acordo com Weber, as caractersticas que so necessrias ao Estado Moderno so: uma ordem legal, a burocracia, a jurisdio compulsria sobre um determinado territrio e o monoplio do uso legtimo da fora. Assim, os senhores feudais deixam de poder administrar a justia em seus domnios, bem como perdem o direito ao uso da fora contra outros indivduos. Somente o Estado (inicialmente na figura do monarca, e aps certo tempo, atravs das normas jurdicas, ou seja, o que se chama de Estado de direito) passa a ter este poder de fora, pois se baseia em uma legislao aceita e reconhecida pela sociedade.

39 40

(Dias, 2010) (Heller, 1968) apud (Dias, 2010)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

19 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

Claro que este processo no ocorreu de forma fcil. De um lado, o Estado privou estes antigos senhores feudais de poder, mas ao mesmo tempo, necessitava de apoio financeiro e material destes mesmos senhores para pagar sua mquina administrativa e organizar o exrcito contra inimigos externos. Estas tenses foram moldando as evolues do modelo, de forma que inicialmente o poder era dividido entre estes senhores e o monarca. Com o tempo, o monarca passa a contar com a burguesia para o financiamento do Estado. Dessa forma, a nobreza vai perdendo seus privilgios (como a no tributao) e a burguesia comea a ganhar espao. O sistema de tributao, por exemplo, fica mais justo. Vamos ver mais algumas questes? 7 - (ESAF MPOG / EPPGG - 2008) A formao do Estado moderno, entre os sculos XII/ XIII e XVIII/XIX, consistiu em um longo e complexo processo que levou normatizao das relaes de fora por meio do exerccio monopolstico do poder pelo soberano. Todos os enunciados abaixo sobre a formao do Estado esto corretos, exceto: a) alm do desenvolvimento do Estado territorial institucional, a formao do Estado moderno envolveu a passagem do poder personificado do prncipe para o primado dos esquemas universalistas e abstratos da norma jurdica, que mais tarde daria origem ao Estado de Direito. b) o processo de formao do Estado foi marcado pela tenso entre, de um lado, a expropriao dos poderes privados locais; e, de outro, a necessidade do soberano de recorrer s categorias ou camadas sociais para dispor de fundos para criar e manter seu quadro administrativo e um exrcito permanente. c) alm da distino entre o espao pblico e o privado, a formao do Estado implicou em substituir gradualmente a supremacia da dimenso individual do senhor feudal e do prncipe pelo princpio das categorias sociais como ncleos da sociedade civil, novos interlocutores do soberano. d) a delimitao de um espao das relaes sociais, gerenciado de forma exclusivamente poltica, tornou-se possvel graas conquista, pelo prncipe, do apoio da esfera financeira luta contra os privilgios, inclusive fiscais, da aristocracia. e) a distino entre o mundo espiritual e o mundano, sobre a qual se assentava o primado da Igreja e de sua concepo universalista da repblica crist, acabou por fundamentar a supremacia da poltica.

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

20 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

A primeira alternativa est correta. O desenvolvimento do Estado Moderno inicia-se no poder absoluto dos monarcas e evolui para o domnio das normas jurdicas e para o Estado de direito atual. A letra B tambm est certa. Na formao do Estado Moderno existiram tenses, pois ao mesmo tempo em que os poderes da nobreza foram reduzidos, o Estado necessitava das diversas categorias para o financiamento do Estado. J a letra C est errada, pois no existiu a substituio. O que ocorreu foi exatamente o contrrio. Logo que o Estado passou a ser soberano no domnio da fora, trocou a interlocuo com as categorias para passar a lidar diretamente com os indivduos. Ou seja, o soberano passou a deter o poder que camadas sociais anteriormente detinham. Este , portanto, o nosso gabarito. A letra D est correta, pois o apoio da burguesia foi fundamental para que o soberano rompesse com a nobreza e mudasse o padro de relacionamento poltico. Desta forma, os privilgios desta categoria passam a ser eliminados aos poucos. Finalmente, a letra E um ctrl-c ctrl-v da definio de Bobbio, que afirma que passa a existir a separao entre o plano espiritual e o plano poltico. O gabarito mesmo a letra C. 8 - (FGV CAERN SOCILOGO - 2010) Max Weber define o Estado Moderno no pelos seus fins, mas pelos seus meios. Qual das dimenses abaixo NO caracteriza o Estado Moderno para o autor? A) Territrio delimitado. B) Monoplio do uso legtimo da fora. C) Democracia. D) Racionalizao do direito. E) Administrao racional. Como vimos acima, Weber considera como elementos essenciais ao Estado Moderno os seguintes: uma ordem legal, a burocracia, a jurisdio compulsria sobre um determinado territrio e o monoplio do uso legtimo da fora. Assim sendo, no considera necessrio que este Estado seja democrtico. Naturalmente, ainda hoje temos diversos Estados que no so democrticos.

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

21 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

O Estado representativo foi uma evoluo histrica do Estado Moderno. Desta maneira, a alternativa C est incorreta e o nosso gabarito. 9 - (ESAF MPOG / APO 2008) Na civilizao ocidental, os diversos aspectos do Estado moderno s apareceram gradualmente, quando a legitimidade passou a ser atribuda ao conjunto de normas que governava o exerccio da autoridade. So caractersticas essenciais do Estado moderno todas as que se seguem, exceto: a) um ordenamento jurdico impositivo. b) a cidadania: relao de direitos e deveres. c) o monoplio do uso legtimo da violncia. d) um quadro administrativo ou uma burocracia. e) a jurisdio compulsria sobre um territrio. Vejam como este tema recorrente. Novamente a definio de Weber solicitada. Vamos ento relembrar? Para Weber, os elementos essenciais de um Estado Moderno so: uma ordem legal, a burocracia, a jurisdio compulsria sobre um determinado territrio, o monoplio do uso legtimo da fora. Desta maneira, s sobrou a letra B, que se refere cidadania. Esta uma pegadinha para os incautos, pois o termo Estado Moderno leva muitas pessoas a imaginar que somente esto englobados os Estados mais recentes, que se baseiam na representao e no conceito de cidadania. Entretanto, o Estado Moderno tambm abrange o Estado Absolutista, em que o soberano se impunha aos seus sditos. Desta forma, s com a criao do Estado representativo (que ocorreu com a Revoluo Francesa) que a ideia de cidadania, j existente na Grcia antiga, volta a predominar. Assim, o nosso gabarito mesmo a letra B.

Estado Liberal A construo do Estado liberal se inicia com a experincia histrica inglesa e o iluminismo. Sua ideia principal a da liberdade dos homens. Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

22 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

Desta forma, o Estado deve ser controlado para que no afronte as liberdades individuais. Este Estado veio substituir o absolutismo e foi construdo com base nas Declaraes de Direitos Humanos das Revolues francesa e americana. De acordo com Dias41: nelas se define, basicamente, o mbito da liberdade que ser exercida sem interferncia do poder poltico. Para impor limites ao poder poltico, de modo que no possa se constituir em ameaa s liberdades individuais, ao lado da Proclamao dos Direitos do Homem, foram estabelecidas duas outras garantias para que a prtica dessa liberdade fosse respeitada: a separao dos poderes e o Estado de direito. Assim, ambos surgem como mecanismos de controle do poder poltico, com a finalidade de garantir a liberdade individual. Desta forma, a preocupao principal do Estado Liberal com a liberdade, ou seja, a no-interferncia do Estado na esfera privada. Assim, menos importante do que quem mandava era como mandava. Assim, muitos Estados liberais se mantinham monarquistas, desde que o monarca respeitasse estas liberdades individuais. Entretanto, aos poucos, o Estado passa a ser demandado em outras reas e passa a deter um poder e uma importncia na organizao da coletividade que no mais se encaixam no modelo liberal. O que ocorre que o Estado liberal, que no deixa de ser uma evoluo do absolutismo, no consegue integrar social e economicamente a parcela da populao mais pobre. Com a democratizao dos Estados liberais, passa a existir uma demanda cada vez maior para uma atuao mais firme e incisiva do Estado na produo de bens (buscando um desenvolvimento nacional) e na construo de uma rede de proteo social. Este maior papel do Estado na sociedade passa a se chamar de Estado de Bem-estar Social ou Welfare State. Outra importante mudana foi a introduo do primado do pblico, em troca do primado do privado. Ou seja, a importncia concedida s liberdades individuais vai cedendo espao preocupao com a coletividade. Podemos ver isto bem claro na nossa constituio, que analisa a propriedade privada, por exemplo, pelo prisma da funo social. Ou

41

(Dias, 2010)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

23 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

seja, que pode ser usurpada pelo Estado em busca do benefcio da coletividade (como no caso das reformas agrrias). De acordo com Bobbio: O primado do pblico assumiu vrias formas segundo os vrios modos atravs dos quais se manifestou, sobretudo no ltimo sculo, a reao contra a concepo liberal do Estado e se configurou a derrota histrica, embora no definitiva, do Estado Mnimo. Ele se funda sobre a contraposio do interesse coletivo ao interesse individual e sobre a necessria subordinao, at a eventual supresso, do segundo ao primeiro, bem como a irredutibilidade do bem comum soma dos bens individuais, e portanto sobre a crtica de uma das teses mais correntes do utilitarismo elementar.

Estado do Bem-Estar Social ou Welfare State O Estado Liberal, apesar de ter fomentado um crescimento econmico importante, tinha uma caracterstica concentradora de renda. Com a industrializao e o crescimento das cidades, as condies de trabalho tornaram-se degradantes. Jornadas imensas de trabalho, a falta de regulamentos trabalhistas (que causavam acidentes de trabalho), a falta de atendimento mdico e a falta de institutos de previdncia geravam conflitos entre os empregados e empregadores. Naquela poca, no existia a ideia de que o Estado deveria construir uma rede de segurana social para que os menos favorecidos pudessem ter condies mnimas de qualidade de vida. Isto vai se tornando uma preocupao para os Estados mais desenvolvidos, que comeam a instituir estes servios pblicos. A ameaa do comunismo no comeo do sculo XX e a grande depresso mundial da dcada de 30 foram tambm grandes impulsionadores deste tipo de Estado. Basicamente, a ideia por trs do Estado de Bem-estar Social a de diminuir as desigualdades econmicas e sociais entre os indivduos. A preocupao com a liberdade aos poucos abre espao para a preocupao com a igualdade. O coletivo passa a ter predominncia ao individual. De certa forma, o principal conceito atrelado ao Estado Social o de que todas as pessoas devem ter acesso a uma srie de servios, sendo o Estado o garantidor deste fornecimento. Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

24 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

Assim, estes servios englobariam desde a educao para todos, o atendimento mdico, o seguro desemprego, uma renda mnima (como o Programa Bolsa-Famlia) etc. De acordo com Costin42, Predomina, no Estado social, a preocupao de proteger o homem do prprio homem e, para tal, o Estado deve ser o ator redutor de diferenas sociais, praticando uma verdadeira justia distributiva. O Estado de Bem-estar Social tem seus primeiros momentos no Brasil com o primeiro governo de Vargas. Aos poucos, Vargas vai inserindo direitos trabalhistas e sociais. Ele tenta, de certo modo, controlar o conflito entre capital e trabalho, dentro da esfera do Estado. Ou seja, os direitos so concedidos dentro de condies especificadas pelo Estado. No caso brasileiro, o foco so os trabalhadores formais. Desta maneira, existe o que se chama de cidadania regulada43 ou seja, o sujeito s cidado quando tem uma carteira de trabalho assinada - um trabalhador formal e passa a ter seus direitos. Este modelo chamado de tipo corporativo. Entretanto, aos poucos, os direitos passam a ser concedidos de forma universal para todas as pessoas. A Constituio Federal de 1988 foi o momento em que a maioria dos direitos sociais passa a ter um direcionamento universal44. Assim, o Estado passa a ser cada vez mais importante na induo do crescimento econmico e no fornecimento de condies mnimas de educao, renda e atendimento social, no como favores, mas como uma obrigao do Estado e um direito de todos os cidados. Para Bobbio, o Estado de bem-estar pode ser definido como: O Estado do bem-estar (Welfare state), ou Estado assistencial, pode ser definido, primeira anlise, como Estado que garante "tipos mnimos de renda, alimentao, sade, habitao, educao, assegurados a todo o cidado, no como caridade mas como direito poltico". Assim sendo, podemos ver a instalao do Estado de bem-estar como uma reao dos Estados liberais s novas condies sociais trazidas pela industrializao e urbanizao ocorridas no sculo 1945.

42 43 44 45

(Costin, 2010) (Santos, 1987) (Matias-Pereira, 2009) (Dias, 2010)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

25 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

Alm disso, tambm pode ser analisada como uma resposta das economias capitalistas aos novos Estados comunistas que ofereciam uma maior igualdade e um modelo econmico que, na poca, se mostrava promissor. De acordo com Gomes46: A definio de welfare state pode ser compreendida como um conjunto de servios e benefcios sociais de alcance universal promovidos pelo Estado com a finalidade de garantir uma certa harmonia entre o avano das foras de mercado e uma relativa estabilidade social, suprindo a sociedade de benefcios sociais que significam segurana aos indivduos para manterem um mnimo de base material e nveis de padro de vida, que possam enfrentar os efeitos deletrios de uma estrutura de produo capitalista desenvolvida e excludente.

Crise do Estado do Bem-estar Social O Estado do Bem-estar Social reduziu enormemente os conflitos sociais e aumentou a legitimidade dos diversos governos de pases desenvolvidos que implantaram este modelo. Durante dcadas, servios pblicos foram criados e ampliados para dar conta de uma srie de direitos antes inexistentes: segurodesemprego, licenas maternidade, programas de renda mnima etc. Da dcada de 40 at a dcada de 70, a economia mundial cresceu muito, incentivando o constante aumento desta rede de segurana social. O modelo de desenvolvimento tambm era impulsionado pelo Estado, com a criao de diversas empresas estatais e o controle de diversas reas de produo. Entretanto, a crise do petrleo dos anos 70 trouxe um componente de dificuldade inesperado. A economia deste perodo estagnou em muitos pases e estes se viram com uma balana de pagamentos deficitria, dvidas crescentes e empresas pblicas pouco eficientes. Ou seja, estava difcil manter os gastos relativos aos servios pblicos que a populao demandava e ao mesmo tempo induzir o crescimento da economia atravs de empresas estatais cada vez mais deficitrias.

46

(Gomes, 2006)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

26 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

Com esse cenrio, muitos Estados iniciaram um conjunto de reformas pr-mercado, que muitos autores identificam como neoliberais. Estas reformas buscaram transferir para o mercado diversos setores antes administrados pelo Estado (como o caso da telefonia e da siderurgia no Brasil) buscando um aumento de eficincia destes mercados e uma recuperao da situao fiscal destes governos. Desse modo, estamos vendo o que se chama de crise do modelo do Estado de Bem-estar Social. Os Estados esto tendo cada vez mais dificuldades de financiar todos estes servios pblicos. As dificuldades econmicas e a desacelerao econmica levaram a diversos dficits e ao aumento das dvidas dos Estados. Alm disso, com a dcada perdida de 1980 e a crise dos pases comunistas, o Estado deixou de ser visto como resposta para todos os males da sociedade. Com isso, passou a ser considerado certo retorno ao liberalismo chamado de neoliberalismo por alguns que foi derivado da preocupao de reformar o Estado e prepar-lo para este novo cenrio. A este Estado que buscou passar mais funes iniciativa privada de certa forma deixar de ser executor para regulador da atividade econmica chamamos de Estado Regulador.

O Estado Regulador Com a crise do modelo de Bem-estar Social, o Estado teve de reorientar suas prioridades. No tinha mais capacidade financeira de, ao mesmo tempo em que sustentava uma srie de servios pblicos, continuar a induzir o crescimento econmico nacional e administrar centenas de empresas pblicas em diversos setores distintos (como foi o caso brasileiro). No Brasil, existiu um processo formal de vendas de empresas estatais (Programa Nacional de Desestatizao, de 1990). Estas empresas variavam de siderrgicas at empresas especializadas em reparos de motores de avio. Entretanto, muitas empresas atuavam em reas em que o Estado era anteriormente monopolista ou que prestavam servios pblicos, como o abastecimento de gua, de luz, e o setor de telecomunicaes. Desta forma, o Estado deixa de ser o Estado provedor ou produtor para entrar em outro modelo: o Estado regulador. Se no iria mais executar o trabalho diretamente, o Estado deveria acompanhar o trabalho destes novos operadores privados para que a qualidade do servio efetivamente melhorasse e para que as margens de lucro fossem mantidas em nveis razoveis. Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

27 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

Portanto, o Estado deve instituir normas e regulamentos que limitem as externalidades negativas (como a poluio), garantam a qualidade e propiciem um ambiente que favorea os investimentos privados47. Cabe aqui comentar uma mudana na mentalidade da atuao do Estado nesta transio. O Estado como regulador de um setor deve buscar o equilbrio entre os diversos atores que atuam, desde empresas at os consumidores. Ou seja, as Agncias Reguladoras devem equilibrar os interesses privados (respeito aos contratos, estabilidade de regras, lucratividade etc.) com os interesses pblicos (universalizao do servio, preos adequados, aumento dos investimentos, etc.). Esta reverso de um Estado provedor de todos os servios pblicos para um Estado regulador leva a srios desafios. Um deles a preservao da qualidade (ou sua melhoria) destes servios pblicos. Alm disso, deve ser buscada uma maior concorrncia entre estes provedores privados, de modo que no se utilizem de formas de explorao dos cidados. Este cenrio mostra-se ainda mais complexo quando imaginamos um contexto de fora cada vez maior dos grupos econmicos nacionais e internacionais (que operam em diversos continentes) em comparao com os poderes dos Estados. Vamos ver mais algumas questes? 10 - (ESAF MPOG EPPGG - 2002) O crescimento do Estado de Bem-Estar leva a um aumento da autonomia do Estado em relao s diversas foras polticas e atores sociais internos. Ocorreu exatamente o contrrio. Com o crescimento do Estado de Bem-estar Social, as diversas foras polticas e atores sociais foram aumentando suas demandas e no as reduzindo. Portanto, no ocorreu esta autonomia entre o Estado e estes agentes. No caso brasileiro, fica patente esta dinmica analisando-se o relacionamento entre o Estado e os sindicatos e ONGs, por exemplo. O gabarito questo errada. 11 - (ESAF MPOG / EPPGG - 2005) A primazia do pblico sobre o privado, como assinalam Bobbio e outros autores, se manifestou, sobretudo no sculo XX, como reao concepo liberal do Estado e como derrota histrica, ainda que no definitiva, do

47

(Matias-Pereira, 2009)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

28 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

Estado Mnimo. Em relao s afirmativas abaixo, assinale a opo correta. I - Essa primazia baseia-se na contraposio entre interesse coletivo e privado com a necessria subordinao do segundo ao primeiro. II - Essa primazia admite a eventual supresso do interesse privado em benefcio do interesse coletivo. III - Essa primazia implica irredutibilidade do bem comum soma dos bens individuais. IV - A primazia do pblico significa o aumento da interveno estatal na regulao coativa do comportamento dos indivduos e dos grupos infra-estatais. a) Esto todas corretas. b) Esto todas incorretas. c) Apenas a I est correta. d) Apenas a II est correta. e) Apenas a III est correta. Esta questo baseia-se na definio de Bobbio que citamos acima sobre a primazia do pblico sobre o privado. Como podemos ver, ao comparar com o texto original, as trs primeiras alternativas esto corretas. Em relao opo nmero IV, ela est correta. Realmente, esta primazia do pblico sobre o privado acarretou um aumento da interveno estatal na sociedade. Isto ocorreu seja por causa de um aumento na carga tributria (necessria para bancar os diversos servios pblicos que foram demandados) bem como por causa de uma maior regulao dos diversos comportamentos individuais. Desta maneira, o nosso gabarito a letra A. 12 - (ESAF MPOG / EPPGG - 2005) Originado nos anos quarenta, na Inglaterra, o Estado de Bem-estar (Welfare state) foi adotado por diversos pases durante dcadas. Indique a opo que expressa o princpio fundamental desse modelo assistencialista. a) Independentemente de sua renda, todos os cidados, como tais, teriam direito de ser protegidos por meio do pagamento de dinheiro ou com servios pblicos.

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

29 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

b) Apenas os cidados pertencentes s classes menos favorecidas teriam o direito de ser protegidos com o pagamento de dinheiro. J os servios pblicos eram de livre acesso a todas as classes. c) Independentemente de sua renda, todos os cidados, como tais, teriam direito de ser protegidos apenas por meio de servios pblicos, como os das reas de sade, educao e segurana. d) Somente os cidados desempregados teriam direito de ser protegidos com o pagamento de dinheiro ou com servios. O conceito de ajuda ao cidado estava pautado em uma noo calvinista do trabalho. e) Somente os contribuintes empregados, indivduos incapazes e/ou aposentados teriam direito ajuda do Estado. A poltica do pleno emprego restringia a assistncia a desempregados. A ESAF nesta questo buscou saber se o candidato tinha domnio sobre as principais caractersticas do Estado de Bem-estar Social. A primeira opo est correta, pois engloba todos os principais aspectos. J a opo B est incorreta, pois neste Estado, os servios pblicos e a rede de proteo social so direitos de todos! Desta forma, no so restritos aos mais desfavorecidos. Se o Silvio Santos for a um hospital pblico, conveniado ao SUS, ser atendido, no verdade? Esta a ideia por trs deste modelo. A letra C est com um pequeno erro. A ajuda do Estado pode se dar de outras formas. Ou seja, pode se dar alm dos servios pblicos descritos na questo. O programa Bolsa-famlia um exemplo, pois as pessoas recebem um valor monetrio e no um servio pblico. A letra D tambm est errada. Esta questo imita a letra B, ao restringir aos desempregados os direitos do Estado de Bem-estar Social. O mesmo ocorre na letra E. Desta forma, o nosso gabarito mesmo a letra A. 13 - (CESPE SGA-AC / ASSISTENTE SOCIAL - 2007) O termo estado de bem-estar em geral designa um sistema de organizao social que assegura aos cidados condies mnimas de bemestar, ou aquele que proporciona aos cidados servios pblicos, tais como educao, sade, renda em caso de necessidade (desemprego, enfermidade, aposentadoria) ou outras prestaes e servios sociais. Questo perfeita. A ideia do Estado de Bem-estar Social a de que TODOS os cidados devem receber do Estado condies mnimas de sade, segurana, educao, entre outras. O gabarito questo certa. Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

30 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

14 - (CESPE SGA-AC / ASSISTENTE SOCIAL - 2007) As polticas sociais do estado de bem-estar datadas no sculo XX assemelham-se s do sculo anterior por manterem o foco de suas aes direcionadas para a pobreza extrema, desvinculada da concepo de cidadania e dos direitos sociais. Esta questo est toda errada. Para comear, a banca mais uma vez tenta restringir o pblico-alvo dos direitos sociais. No Estado de Bem-estar Social, os direitos sociais so garantidos a TODOS! Alm disso, este modelo no desvinculado da concepo de cidadania e dos direitos sociais, muito pelo contrrio! Existe uma vinculao bvia entre estes conceitos e este Estado. O gabarito questo errada. 15 - (CESPE SEMAD-ES / ASSISTENTE SOCIAL - 2008) O Welfare State ou Estado Social tem conotao histrica e institucional cujas polticas possuem forte identificao com o conceito de cidadania. Agora sim! Vejam que, nesta questo, o CESPE j liga o conceito de cidadania com o Welfare State. Desta forma, o Estado de Bem-estar Social foi realmente uma evoluo histrica do Estado liberal para lidar com uma realidade social cada vez mais complexa decorrente da industrializao e de um avano dos pases comunistas. O gabarito questo correta. 16 - (CESPE TCU / ACE - 2008) A transio de Estado provedor para regulador impe srios desafios, entre os quais se destacam o reforo da funo regulatria em face do avano da privatizao, o fortalecimento da defesa da concorrncia diante da abertura comercial e as exigncias da competitividade em um contexto dominado por grandes conglomerados internacionais. Como vimos acima, o Estado Regulador deve buscar manter a qualidade e um custo razovel destes servios privatizados. Desta forma, o Estado deixa de ser provedor para passar a ser regulador da atividade econmica. O gabarito questo correta. 17 - (CESPE SGA-AC ASSISTENTE SOCIAL - 2007) Na perspectiva liberal, o papel do Estado consiste em fornecer a base Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

31 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

legal com a qual a sociedade pode maximizar os benefcios aos homens. Perfeito. O papel do Estado, dentro do prisma liberal, o de criar um ambiente de respeito aos direitos individuais, bem como dos contratos, que possibilite a maximizao dos benefcios dos homens. O gabarito questo correta.

Poltica e Administrao.
O relacionamento entre a poltica e a Administrao estudado em diversos modelos de Administrao Pblica, como os modelos burocrticos e gerenciais ou ps-burocrticos. De certa forma, estes modelos fazem uma diviso clara de funes entre o papel dos polticos (relacionado com a definio da agenda de polticas pblicas) e o papel da Administrao (que deve implementar e executar estas polticas pblicas).48 Entretanto, vrias diferenas existem entre os diferentes modelos de Administrao Pblica. Estes modelos tratam tanto o relacionamento da mquina estatal com os agentes polticos quanto com a populao em geral de modo diverso. Desta maneira, os modelos burocrtico e gerencial ainda fazem uma distino muito clara entre a poltica e a Administrao Pblica. A diferena que existe entre estes dois modelos que no gerencialismo a responsabilidade sobre os resultados das polticas pblicas recai sobre os ombros dos polticos49. Entretanto, o modelo da Governana Pblica, com sua preocupao em envolver a sociedade organizada e a burocracia no processo de elaborao e controle das polticas pblicas, acaba por suavizar esta diferenciao entre a poltica e a Administrao Pblica. Com relao ao contexto da autonomia dos agentes pblicos e da centralizao de poder, a burocracia se caracteriza por uma desconfiana inata em relao aos agentes pblicos. Para Hood50:

48 49 50

(Secchi, 2009) (Secchi, 2009) (Hood, 1995) apud (Secchi, 2009)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

32 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

evitar a discricionariedade de gestores pblicos sempre foi uma marca caracterstica da administrao pblica burocrtica. J os modelos ps-burocrticos, como o gerencialismo e o movimento da governana pblica, tm uma viso mais positiva dos agentes pblicos. Com isso, enfatizam uma mudana na tica do controle. Estes modelos reforam a necessidade de que o que deve ser controlado so os resultados, ao invs dos procedimentos. A preocupao apenas com a estrita legalidade deixa de ser o objetivo do agente pblico para alcanar tambm a eficincia e a efetividade das aes governamentais.

Teoria das Formas de Estado e das Formas de Governo


Formas do Estado

Estado e Governo Estado e Governo no so a mesma coisa. Normalmente, podemos identificar o governo com um conjunto de rgos que so responsveis por uma orientao poltica do Estado. Ou seja, a maneira como o Estado gerido para a consecuo de seus objetivos51. Isto , o Estado exerce seu poder atravs do Governo. Mas o Estado estvel (em teoria), enquanto o Governo transitrio. Assim, o Governo um instrumento pelo qual o Estado atua na arena pblica. Desta maneira, um ente tangvel, enquanto o Estado um ente intangvel. De acordo com Dias52: O governo constitui-se no sujeito principal da ao poltica. Podemos defini-lo como o conjunto de rgos estveis que atualizam, coordenam, instrumentam e orientam a ao poltica que se expressa como fins do Estado e que se desenvolve

51 52

(Paludo, 2010) (Dias, 2010)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

33 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

no exerccio de suas funes bsicas: executiva, legislativa e jurdica.

Trs Poderes do Estado O Estado moderno composto por trs poderes: o poder Executivo, o poder Legislativo e o poder Judicirio. Desta forma, a ideia que exista um mecanismo de freios e contrapesos, ou seja, que nenhum destes poderes consiga se tornar forte demais a ponto de dominar os demais. Assim sendo, quem legisla (cria as leis) no julga. Quem julga, no cria as leis. E, por fim, quem est executando as normas no poderia criar estas normas ou julgar seus administrados. Esta diviso de poderes segue os preceitos de Montesquieu, que, com sua obra O esprito das leis de 1748, buscava criar uma situao em que o Estado fosse controlado e no pudesse avanar por sobre os direitos individuais e coletivos53.

Estado Simples e Estado Composto Os Estados podem ser classificados em simples e compostos. O Estado simples o mais comum em nossa sociedade e pode ser dividido em Estado Unitrio e Estado Federal. De acordo com Farias Neto54, um Estado simples est constitudo sob uma s soberania em uma determinada nao, apresentando a sua populao homognea, o seu territrio delimitado e o seu poder pblico constitudo por uma nica entidade expressa como governo nacional. J os Estados compostos so formados pela juno de dois ou mais Estados, com uma coexistncia de soberanias55. o caso das confederaes ou das comunidades de naes.

53 54 55

(Dias, 2010) (Farias Neto, 2011) (Farias Neto, 2011)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

34 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

Estado Unitrio e Estado Federal O termo federal derivado do latim foedus, que significa pacto ou unio . Desta forma, o federalismo um sistema poltico que se afasta do centralismo do Estado unitrio. Assim, um Estado federal busca garantir uma autonomia para os Estados subnacionais dentro de uma mesma nao.
56

Ao contrrio do Estado federal, um Estado unitrio aquele em que todo o poder se concentra em um s ente. Dentre alguns exemplos de Estados unitrios, por exemplo, temos Portugal. At mesmo por sua pequena dimenso territorial, no se fez necessria para o Estado portugus a descentralizao do poder. Desta forma, toda a estrutura normativa (sistema jurdico) nica (ou seja, no existe justia federal e estadual, como no Brasil). De acordo com Mendes57, um governo unitrio aquele no qual o controle das decises governamentais est nas mos do governo nacional. No h governos estaduais ou municipais com poderes constitucionais, mas apenas agncias locais sob o comando do governo central. J um sistema confederado aquele em que os estados membros mantm sua soberania, sendo mais fortes politicamente do que a confederao. Foi o caso dos Estados Unidos at o ano de 1787. Atualmente, podemos ver um processo semelhante se formando na Unio Europeia. A lgica deste sistema a individualidade dos Estados (pois, tm suas leis prprias), mas estes abrem mo de certos poderes para terem uma legislao comum com os outros entes da confederao, buscando assim vantagens relativas a esta unio sem ter de abrir mo de sua soberania poltica58. De acordo com o exemplo que citei acima, a Unio Europeia (com a exceo de alguns pases, como a Inglaterra e a Dinamarca) tem sua prpria moeda, o Euro. Assim, diversos pases europeus abandonaram suas antigas moedas pelo privilgio de adotar uma moeda mais forte e utilizada em todo o mundo.

56 57 58

(Matias-Pereira, 2009) (Mendes, 2004) (Mendes, 2004)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

35 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

Entretanto, o sistema de governo federal tem um grau de unificao maior do que a confederao e menor do que no governo unitrio. De acordo com Matias-Pereira59: no sistema federativo, a soberania enquanto poder supremo, uno e indivisvel prerrogativa exclusiva da Unio, a quem cabe gerir os assuntos de interesse geral. Aos Estados federados so garantidas aquelas competncias e autonomias necessrias gesto e deciso sobre assuntos locais e a eleio de seus governantes. Segregao

Agregao

Associao de Estados Unitrios

Confederao

Federao

Estado Unitrio

Figura 1 - Formas de Estado

De acordo com a tipologia de Acir60, existem trs tipos de federalismos: 1. Federalismo Dual neste tipo, existe uma diviso clara de competncias e um alto nvel de autonomia dos entes. Desta forma, os assuntos de mbito nacional so deixados ao encargo da Unio enquanto os assuntos de mbito regional so tratados pelos estados. Cada ente arrecada e administra seus prprios recursos; Federalismo Centralizado neste tipo, o poder fica centralizado na Unio. Assim, os Estados tornam-se quase que agentes locais de um governo central, que arrecada praticamente todos os tributos e controla boa parte das verbas oramentrias;

2.

59 60

(Matias-Pereira, 2009) (Acir, 1981) apud (Almeida, 2005)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

36 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

3.

Federalismo Cooperativo caracteriza-se por uma ao conjunta entre os entes polticos. Nesta situao, os Estados mantm autonomia decisria e capacidade de arrecadar seus recursos e administr-los. Entretanto, h uma cooperao e integrao maior do que no Federalismo Dual. As principais polticas pblicas necessitam de uma coordenao entre os governos para funcionar. De acordo com a literatura, este o sistema em que se encontra o Brasil.

De acordo com Abrucio61, duas condies levam formao de uma federao. A primeira a existncia de heterogeneidades dentro da nao. Estas podem ser derivadas de diferenas geogrficas (por exemplo, regies em reas tropicais tero necessidades e desejos diferentes de regies em reas de clima frio), tnicas, lingusticas, scio-culturais (reas mais desenvolvidas economicamente do que outras) e polticas (forma de desenvolvimento e origem de sua elite poltica e sua relao com outras lideranas), dentre outras. A outra condio, de acordo com o autor, a existncia de um discurso e uma prtica defensores da unidade na diversidade. Desta maneira, as diferenas so aceitas e compreendidas, mas se busca a unio para que todos sejam beneficiados. Assim, existe uma autonomia local, mas a integridade territorial conservada. De certa forma, o federalismo um sistema que permite que grupos com diferentes culturas, religies e caractersticas possam conviver em um mesmo pas em harmonia62. Por exemplo, o Canad mantm-se at hoje unido, apesar de conter em seu territrio populaes que foram colonizadas por diferentes pases (Frana e Inglaterra) e que falam lnguas diferentes. De acordo com Elazar63, Em essncia, um arranjo federal uma parceria, estabelecida e regulada por um pacto, cujas conexes internas refletem um tipo especial de diviso de poder entre os parceiros, baseada no reconhecimento mtuo da integridade de cada um e no esforo de favorecer uma unidade especial entre eles.

61 62 63

(Abrucio, 2005) (Mendes, 2004) (Elazar, 1987) apud (Abrucio, 2005)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

37 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

Formas de Governo
O governo o conjunto de instituies e agentes que existe para que a gesto dos poderes, recursos e funes que o Estado deve cumprir possa ocorrer. Ao contrrio do Estado, que a princpio uma entidade permanente, o governo por natureza uma instituio provisria64. Uma classificao das formas de governo muito conhecida a de Aristteles. De acordo com ele, as formas de governo podem ser boas (puras ou que visam beneficiar toda a coletividade) ou desvirtuadas (impuras ou que visam beneficiar apenas os governantes). De acordo com Aristteles, as formas de governo poderiam ser classificadas em relao ao nmero de governantes. O governo em que predomina apenas um governante seria a monarquia. J o governo em que predomina um grupo de governantes seria a aristocracia, ao passo que o governo em que o povo como um todo o que predomina seria denominado democracia. De acordo com ele, todas estas formas de governo poderiam ser voltadas para o bem comum ou para o benefcio de poucos. Um governo em que predomina um governante poderia ento ser uma monarquia (se voltado para o bem comum) ou uma tirania ou despotismo (se o governante fosse centrado em beneficiar a si mesmo e seus parentes e amigos). J o governo em que predominam poucos governantes poderia ser uma aristocracia (se voltada para o bem comum) ou uma oligarquia (se estes governantes estiverem focados em beneficio prprio). Finalmente, um governo em que o povo como um todo predomine poderia ser uma democracia (se voltado para o bem da coletividade) ou uma demagogia (se o governo fosse impuro ou desvirtuado). Abaixo poderamos ver um diagrama com estes conceitos:

64

(Farias Neto, 2011)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

38 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

Predomnio de Um Governante

Puro - Monarquia

Impuro - Tirania ou Despotismo

Predomnio de Poucos Governantes

Puro - Aristocracia

Impuro - Oligarquia

Predomnio do Povo

Puro - Democracia
Figura 2 - Classificao de Aristteles

Impuro - Demagogia

Atualmente, as duas formas de governo mais comuns so a monarquia e a repblica. A monarquia, como j vimos, o governo em que predomina uma pessoa. Entretanto, nos Estados modernos, as monarquias no funcionam mais assim. Nas monarquias constitucionais, o Rei no governa mais sozinho (como ocorria nas monarquias absolutistas). De acordo com Farias Neto65, a monarquia teria trs caractersticas principais: Vitaliciedade Como o prprio nome diz, a vitaliciedade significa que o mandato do governante no tem prazo determinado. O governante segue governando at no ter condies fsicas para governar ou at que venha a falecer; Hereditariedade O mandato passado de pai para filho. Ou seja, o governo mantido dentro da linha de sucesso de uma famlia definida; Irresponsabilidade O Rei no tem responsabilidade sobre seus atos. Assim, no tem a necessidade de justificar, motivar ou responder pelas suas decises e atos governamentais. J a repblica teria, de acordo com o mesmo autor, as seguintes caractersticas principais:

65

(Farias Neto, 2011)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

39 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

Temporariedade Nesta forma de governo, o mandato do governante tem um prazo determinado. Eventualmente, este governante pode se reeleger. Entretanto, deve existir uma barreira a reeleies sucessivas, para que o mesmo no se perpetue no poder; Eletividade O governante eleito pela populao. No existe uma linha de sucesso como na monarquia, nem o governante tem o poder de, sozinho, definir que ser seu sucessor sem a participao popular; Responsabilidade o governante deve responder por seus atos e decises. Desse modo, seus atos devem ser justificados e os motivos devem ser esclarecidos para a populao que o elegeu. Desse modo, a repblica caracteriza-se pela alternncia do poder. Em teoria, nenhum grupo de interesses poderia eternizar-se no comando do governo. Dessa forma, a repblica poderia ser definida, de acordo com Rui Barbosa66, a forma de governo em que alm de existirem os trs poderes constitucionais, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio, os dois primeiros derivem, realmente, de eleio popular. Os pesos e contrapesos so fundamentais nesta forma de governo, para que nenhum poder domine os demais.

Conceito de Administrao Pblica


A Administrao Pblica pode ser definida de vrias formas. De acordo com a cincia da Administrao, refere-se ao ramo da Administrao aplicado gesto dos diversos entes pblicos e da administrao direta e indireta. De acordo com a cincia jurdica, trata-se do conjunto de funes e rgos institudos para a consecuo dos objetivos do governo. De acordo com Meirelles, a Administrao Pblica: em sentido formal o conjunto de rgos institudos para consecuo dos objetivos do Governo. Em sentido material, o conjunto das funes necessrias para os servios pblicos em geral...pratica atos de execuo, vinculada lei

66

(Rui Barbosa) apud (Azambuja, 2008)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

40 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

ou norma tcnica, com maior ou menor autonomia funcional, de acordo com a competncia do rgo ou agente. Assim, no sentido amplo, abrange os rgos do governo, que exercem a funo poltica, mas tambm os rgos e agentes que exercem funes administrativas67. Desta forma, a Administrao Pblica um conjunto de rgos e agentes pblicos que devem executar as polticas pblicas e as funes estatais. Poderamos definir as funes polticas como as principais diretrizes de um governo, suas principais polticas de atuao na sociedade. J ao corpo tcnico a burocracia cabe a funo de executar estas polticas definidas pelos agentes polticos. Assim sendo, estes agentes tm a responsabilidade tcnica mas no poltica de executar as funes estatais. Imagine que um governador decida ampliar o horrio escolar em todas as instituies de ensino de seu estado. Assim, ele imagina que esta deciso ampliar os conhecimentos dos alunos e proporcionar um melhor futuro a estes jovens. Esta , portanto, uma deciso poltica. Entretanto, para que se torne realidade, depender de uma srie de atos administrativos e de um trabalho de gesto para que esta deciso possa ser executada de acordo com os objetivos do governo. De acordo com Alexandrino e Paulo: O como fazer, o estabelecimento das prioridades na execuo, o detalhamento dos programas de ao, tudo isso atividade administrativa em sentido amplo, vale dizer, atividade poltica, para o exerccio da qual o Poder Pblico, embora subordinado lei e ao direito, dispe de ampla discricionariedade. Vamos dar uma olhada em algumas questes que cobram isso? 18 - (FGV BADESC ANALISTA ADM - 2010) Com relao ao funcionamento da administrao pblica, analise as afirmativas a seguir. I. A administrao pblica, em sentido formal, o conjunto de rgos institudos para a consecuo dos objetivos do governo. II. A administrao pblica executa, tcnica e legalmente, os atos de governo.

67

(Alexandrino & Paulo, 2009)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

41 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

III. A administrao pblica executa, com responsabilidade constitucional e poltica, os projetos governamentais. Assinale: (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente a afirmativa II estiver correta. (C) se somente a afirmativa III estiver correta. (D) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas. A primeira frase est correta. Na segunda afirmativa, cabe uma diferenciao entre os atos de governo (polticos) com os atos de execuo - executados pela Administrao Pblica. Desta forma, a segunda frase est errada, pois os atos de governo so executados pelos agentes polticos. A terceira frase tambm est incorreta, pois a Administrao Pblica executa seus atos sem a responsabilidade constitucional e poltica, somente tcnica. Ou seja, no responsvel pela definio das leis e das polticas governamentais. O nosso gabarito , portanto, a letra A. 19 - (CESGRANRIO CAPES ANALISTA - 2008) Em sentido formal, a Administrao Pblica pode ser conceituada como o (a) a) conjunto de funes necessrias aos servios pblicos em geral. b) conjunto de rgos institudos para a consecuo dos objetivos do Governo. c) expresso poltica de comando e de fixao de objetivos do Estado. d) unio dos Poderes de Estado com funes atribudas com precipuidade. e) unio de trs elementos originrios e indissociveis: Povo, Territrio e Governo soberano. Vejam como a banca somente copiou a definio de Administrao Pblica do Meirelles. De acordo com o autor, a Administrao Pblica conjunto de rgos institudos para a consecuo dos objetivos do Governo. Assim sendo, o gabarito a letra B.

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

42 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

Sistemas de Governo
Os principais tipos de sistema de governo so: o presidencialismo e o parlamentarismo. Antes de qualquer coisa, no podemos cair na pegadinha mais comum deste tpico: as bancas adoram confundir a cabea dos candidatos trocando as formas de governo (ex: monarquia, repblica) com os sistemas de governo (presidencialismo e parlamentarismo). De certo modo, um sistema de governo est ligado ao modo em que os poderes estatais (principalmente o poder executivo e o poder legislativo) se relacionam. De certa forma, podemos diferenciar os sistemas de acordo com o papel do Poder Executivo. Se esse poder totalmente autnomo do Poder Legislativo, temos o presidencialismo. Quando o contrrio ocorre, ou seja, o Poder Executivo totalmente dependente do Poder Legislativo, temos o que chamado de governo de assembleia ou diretorial. Este tipo de sistema de governo pouco comum (ocorreu historicamente na Frana revolucionria) e, atualmente, s temos o exemplo da Sua como pas em que existe este modelo68. Em uma situao intermediria, em que o Poder Executivo no subordinado ao Poder Legislativo, mas necessita de sua confiana, aparece o parlamentarismo. Vamos ver melhor quais as presidencialismo e o parlamentarismo? principais diferenas entre o

De acordo com Azambuja69, o trao fundamental do sistema presidencialista que o Poder Executivo exercido de maneira autnoma pelo Presidente da Repblica. Este sistema nasceu na criao dos Estados Unidos. Os americanos tinham tido uma experincia negativa como uma colnia da Inglaterra e buscavam um novo modelo. Aps analisar as teorias propostas por alguns autores (como Montesquieu e sua separao de poderes), eles criaram um sistema em que o Poder Executivo era totalmente separado do Poder Legislativo. No presidencialismo, de acordo com Dias70,

68 69 70

(Azambuja, 2008) (Azambuja, 2008) (Dias, 2010)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

43 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

Existe uma independncia recproca entre os dois rgos institucionais: o presidente no est sujeito ao voto de censura do Congresso, e nem este pode ser dissolvido pelo Executivo. Este sistema depois foi disseminado por muitos pases da America Latina, com apenas algumas diferenas. o modelo brasileiro. Neste sistema, os ministros so escolhidos, em tese, por vontade exclusiva do presidente. O chefe do poder executivo eleito diretamente pela populao. Ele tambm o chefe de Estado ao mesmo tempo em que o chefe do governo. De acordo com Magalhes71, no presidencialismo, teramos as seguintes condies: Separao entre os Poderes - No Presidencialismo prevalece a rgida separao de competncias entre Executivo e Legislativo. Uma mesma pessoa ocupa simultaneamente as funes de Chefe de Estado e de Chefe de Governo. Sistema de freios e contrapesos mantm cada Poder nos limites de sua respectiva competncia, e lhe permite fiscalizar o cumprimento das funes do outro. Durao do mandato do titular da Chefia de Governo - O tempo do mandato do Presidente, como Chefe de Governo c Chefe de Estado, fixo, somente podendo ser interrompido ou prorrogado em circunstncias excepcionais. A maioria das repblicas presidencialistas impe limites possibilidade de reconduo consecutiva do Presidente. Responsabilidade - O Presidente escolhe livremente seus Ministros, que no respondem perante o Parlamento. O Chefe de Estado e de Governo no responde ao Parlamento, salvo em crimes de responsabilidade legal e restritivamente enumerados. Muitos autores argumentam que o presidencialismo positivo para situaes de crise, pois fornece uma unidade de comando, com decises mais rpidas e de acordo com uma posio s (sem a necessidade de consensos em torno de cada questo). Enquanto isso, o parlamentarismo seria frgil (pois ocorreriam sucessivas crises de apoio parlamentar e os governos parlamentaristas cairiam em cadeia). Entretanto, existem tambm crticas ao presidencialismo, pois este poderia gerar uma ditadura com prazo de expirao. Isto decorre do

71

(Magalhes, 2005)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

44 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

fato que extremamente difcil demover o presidente de seu cargo (s ocorre em situaes extremas como um impeachment que tivemos com o presidente Collor de Mello nos anos 90). De acordo com Dallari72, A favor do presidencialismo argumenta-se que as decises so tomadas e postas em prtica com rapidez, em virtude da unidade de comando e do fortalecimento do executivo. Contrariamente, argumenta-se que esse regime, em que o presidente eleito por prazo certo e sem responsabilidade poltica, constitui uma ditadura a prazo fixo, ressaltando-se que quando o Executivo mais forte que o Legislativo aquele obtm tudo o que quer deste e, quando se d o inverso, o Executivo no consegue agir com eficcia, acarretando-se a ineficincia do Estado. Ao contrrio do presidencialismo, o parlamentarismo foi gerado atravs de avanos histricos na relao entre os soberanos e a populao atravs de seus representantes. Alguns autores o chamam de governo de gabinete. Neste sistema, o chefe de Estado (que pode ser o Rei ou o Presidente da Repblica) no governa. O chefe do Governo (chamado de primeiro ministro) escolhido entre os representantes do parlamento. Aps as eleies desses representantes, as foras majoritrias (os partidos vencedores da eleio) juntam-se e formam um governo. O primeiro ministro , geralmente, o lder do partido com um nmero maior de representantes. No parlamentarismo, de acordo com Magalhes73, os principais aspectos so: Separao entre os Poderes - No Parlamentarismo a separao entre os Poderes menos ntida. O Parlamento eleito escolhe um Primeiro-Ministro para desempenhar as funes de Chefe de Governo, constituindo um Poder Executivo, enquanto o Chefe de Estado pode ser um Presidente eleito ou um Monarca, cujas funes costumam ser mais ou menos cerimoniais. Em caso de impasse entre o Primeiro-Ministro (que costuma ser o lder da bancada mais numerosa) e o Parlamento, o Chefe de Estado pode ser chamado a dissolver a Cmara e convocar novas eleies.

72 73

(Dallari, 2001) apud (Gaspardo, 2009) (Magalhes, 2005)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

45 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

Durao do mandato - O mandato do Chefe de Governo no tem durao definida, em tese continuando enquanto o Primeiro Ministro dispor da confiana do Parlamento, entendida como uma base partidria majoritria ou uma coalizo em tomo de seu nome. Pode permanecer no poder alguns dias ou muitos anos. Responsabilidade - O Chefe de Governo responde perante o Parlamento, no tendo um mandato de tempo fixo e podendo "cair" por um voto de desconfiana, assim como seus auxiliares diretos (Ministros ou Secretrios), que devem responder individual ou coletivamente ao Parlamento. Uma grande diferena do parlamentarismo em relao ao presidencialismo que, naquele, no h prazo fixo para que o chefe de governo permanea no poder. Alm disso, este chefe de governo sempre representar uma grande parcela do eleitorado. Com isso, se perder o apoio dos representantes, poder ser retirado do cargo. De acordo com Dallari74, Os defensores do parlamentarismo consideramno mais racional e menos personalista, porque atribui responsabilidade poltica ao chefe do executivo e transfere ao Parlamento, onde esto representadas todas as grandes tendncias do povo, a competncia para fixar a poltica do Estado, ou, pelo menos, para decidir sobre a validade da poltica fixada. Desta maneira, o parlamentarismo um sistema em que o Poder Executivo depende mais do apoio do Poder Legislativo.

Presidencialismo de Coalizo
Em um sistema presidencialista normal, os ministros so escolhidos diretamente pelo presidente, sem nenhuma conexo com o Poder Legislativo. No Brasil, por exemplo, muitos ministros so deputados ou senadores, escolhidos por presso da base de apoio no Congresso. Por que ocorre isso? De acordo com Srgio Abranches75,

74

(Dallari, 2001) apud (Gaspardo, 2009)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

46 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

O Brasil o nico pas que, alm de combinar a proporcionalidade, o multipartidarismo e o presidencialismo imperial, organiza o Executivo com base em grandes coalizes. A esse trao peculiar da institucionalidade concreta brasileira chamarei, falta de melhor nome, presidencialismo de coalizo. Como as eleies dos deputados e senadores no obrigam ao eleitor escolhas coerentes (um indivduo pode eleger um presidente do PT e, ao mesmo tempo, eleger um senador do DEM um partido com uma ideologia oposta), o Presidente da Repblica muitas vezes percebe que seu partido minoritrio no Congresso. Alm disso, temos uma infinidade de partidos concorrendo. Normalmente, a consequncia a de que o partido mais votado no alcana um grande percentual de congressistas. Para poder governar, o presidente deve montar uma base de apoio de partidos que contenham deputados e senadores que deem condio ao Poder Executivo de aprovar suas leis. Isso seria ento a coalizo. um acordo entre os partidos e lideres polticos para dar sustentao no Congresso ao chefe do Poder Executivo. Em troca, estes partidos cobram a indicao de quadros do partido para cargos no governo e uma influncia em polticas pblicas que lhe interessam. Abranches afirmava que a coalizo tinha dois aspectos: o partidrio e o regional e que isso tornava mais complexo ainda o sistema brasileiro. De acordo com ele, A lgica da formao de coalizes tem, nitidamente, dois eixos: o partidrio e o regional (estadual), hoje como ontem. isso que explica a recorrncia das grandes coalizes, pois o clculo relativo base de sustentao poltica do governo no apenas partidrio-parlamentar, mas tambm regional. Assim sendo, para ele o presidencialismo de coalizo seria diferente dos outros sistemas por este aspecto o regional. O fato de que o pas imenso, com quase trinta estados (e seus governadores), com uma grande diferena (heterogeneidade) social e cultural entre os estados e os habitantes deve ser levada em considerao na formao da coalizo pelo chefe do Executivo.

75

(Abranches, 1988) apud (Limongi, 2006)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

47 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

Para Abranches, esse sistema seria ineficiente e no forneceria uma base sustentvel e consistente de apoio ao presidente da repblica no Congresso, dificultando a governabilidade. J outros autores, como Limongi76, percebem o cenrio de um lado mais positivo. De acordo com ele, o poder do presidente concedido pela nova constituio lhe d uma capacidade de manter a base coesa e aponta as experincias dos ltimos governos como prova disso (a base de apoio dos presidentes Fernando Henrique e Lula sempre se situaram acima dos 70%). De acordo com o autor, A forma como o processo decisrio organizado, mais especificamente, o poder de agenda conferido ao Executivo, garante que o governo brasileiro opere em bases similares s de grande parte das democracias existentes. Nesse aspecto particular, a Constituio de 1988 alterou radicalmente as bases institucionais sobre as quais se estruturam as relaes entre o Poder Executivo e o Legislativo. Desta forma, o presidencialismo de coalizo brasileiro, apesar de seus problemas (como a fragmentao dos partidos, o fisiologismo, dentre outros) possibilitou uma ampla base de apoio parlamentar ao chefe do Executivo. De acordo com Limongi, o modo de operar do governo brasileiro o mesmo da maioria das demais democracias contemporneas. O Executivo controla a agenda legislativa, logrando aprovar a maioria de suas proposies porque ancorado por slido e consistente apoio partidrio. Outro aspecto evidenciado por Limongi o da fidelidade dos deputados aos seus lderes. Apesar de no existir uma obrigao de seguir a posio do partido, em grande maioria estes deputados seguem essa determinao. Com isso, o que apresentado pelo Executivo tem grandes chances de ser aprovado no parlamento. De acordo com Limongi, A disciplina mdia da base do proporo de deputados filiados a receberam pastas ministeriais que acordo com a indicao expressa governo partidos que votaram em do lder do

76

(Limongi, 2006)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

48 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

governo de 87,4% nas 842 votaes ocorridas no perodo. A variao entre presidentes pequena: a menor mdia foi registrada sob Sarney, com 78,4%, e a maior, 90,7%, no segundo governo de Fernando Henrique. O governo Lula, para dissipar falsas imagens, contou com apoio mdio de 89,1% dos deputados da base do governo em 164 votaes. Dessa maneira, o presidencialismo de coalizo no se mostrou danoso governabilidade no Brasil. Vamos ver algumas questes agora? 20 - (ESAF MPOG APO - 2002) Na tipologia dos sistemas de governo leva-se em conta a estrutura de poder e as relaes entre os vrios rgos dos quais a constituio solicita o uso do poder. A seguir so apresentadas afirmaes sobre os principais sistemas de governo. Selecione a sentena que define de forma correta os referidos sistemas. a) O presidencialismo um sistema de governo republicano que, assentado em rigorosa separao de poderes, atribui ao Presidente da Repblica grande parte da funo governamental e a plenitude do poder executivo e parte do legislativo (regulamentaes e decretos) e judicirio. b) No sistema parlamentar de governo o poder legislativo assume as funes do poder executivo, criando um conselho de ministros entre os seus membros para a administrao do Estado. O presidente ou monarca tem apenas o papel de chefe-de-Estado, representando o pas perante outras naes. c) O princpio ou doutrina da separao dos poderes baseia a diviso dos poderes do governo em critrios funcionais e noterritoriais, pressupondo no s a existncia de funes distintas de governo, como tambm o seu desempenho por diferentes autoridades. d) No sistema parlamentar de governo o poder executivo exercido pelo chefe-de-Estado (monarca ou presidente) e por um governo cujo chefe, geralmente chamado de primeiro-ministro, nomeado pelo chefe-de-Estado, sendo o monarca, ou presidente, responsvel perante o parlamento. e) Um trao comum entre o presidencialismo e o parlamentarismo o poder que tem o governo de dissolver o Parlamento. A letra A est errada, pois no presidencialismo o chefe do Poder Executivo no tem, em seu estado puro, ingerncias no Poder Judicirio ou no Poder Legislativo. o princpio da separao dos poderes. O Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

49 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

presidente tem governamental.

sim

atribuio

de

grande

parte

da

funo

A letra B tem uma pegadinha. No que, no parlamentarismo, o Poder Legislativo assumiria as funes do Poder Executivo. O que ocorre que o chefe deste poder escolhido pelo parlamento. Mas o Poder Executivo continua com suas funes, naturalmente. J a letra C est correta, porque a diviso de poderes feita realmente por funo, e no por territrio ou qualquer outro elemento. Entretanto, a letra D est errada, pois embaralhou tudo. No parlamentarismo, o Poder Executivo exercido pelo chefe de governo. O chefe de Estado pode ser o presidente ou algum monarca. Finalmente, a letra E est errada, pois a possibilidade de dissoluo do parlamento ocorre apenas no Parlamentarismo. O gabarito , assim, a letra C. 21 - (ESAF SET-RN AFTE 2005) Sistema de governo pode ser definido como a maneira pela qual se d a instituio do poder na sociedade e como se d a relao entre governantes e governados A banca utilizou a famosa pegadinha de trocar forma de governo com sistema de governo. Um sistema de governo est ligado com o modo de relacionamento entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo. A descrio da banca a das formas de governo (monarquia, repblica, etc.). O gabarito , portanto, questo errada. 22 - (ESAF SET-RN AFTE 2005) O presidencialismo a forma de governo que tem por caracterstica reunir, em uma nica autoridade, o Presidente da Repblica, a Chefia do Estado e a Chefia do Governo Mais uma vez vemos a pegadinha. O Presidencialismo um sistema de governo e no uma forma de governo. O resto da frase est correto. Neste modelo, o Presidente acumula as posies de chefe de Estado e de governo. O gabarito questo errada. 23 - (ESAF MPOG APO 2010) Srgio Abranches consagrou o termo 'Presidencialismo de Coalizo' para se referir ao sistema poltico brasileiro em artigo de 1988. Nessa perspectiva, o Poder Executivo se fortalece politicamente com base em grandes coalizes no Parlamento. Para alguns autores, como Fernando Limongi & Argelina Figueiredo, que seguem uma linha mais Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

50 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

institucionalista, a Relao de Poderes, no Sistema Poltico, apresenta as caractersticas citadas a seguir, as quais so decisivas para a compreenso do funcionamento do sistema poltico brasileiro. Assinale a opo que corresponde ao pensamento de Fernando Limongi & Argelina Figueiredo. a) O sistema partidrio brasileiro caracteriza-se por ser multipartidrio e fragmentado, com partidos frgeis e incapazes de dar sustentao poltica s propostas do governo. b) H falta de governabilidade no Brasil, com o governo dando mostras de ser incapaz de governar. c) O Parlamento o centro das decises do sistema poltico brasileiro, de onde provm as orientaes e inclusive a origem das polticas pblicas que sero adotados pelo Poder Executivo, que subordinado ao Poder do Parlamento. d) Os Deputados atuam de forma pessoal, reforando o carter Personalista do sistema poltico brasileiro, no seguindo a orientao dos lderes partidrios. e) H um predomnio do Executivo sobre a produo legislativa. O Poder Executivo bem-sucedido na arena legislativa porque conta com o apoio slido de uma coalizo partidria. A disciplina partidria a norma no Parlamento brasileiro. A letra A est errada, pois apesar do cenrio partidrio ser mesmo de fragmentao isto no os impediu de fornecer uma base consistente de apoio ao Poder Executivo. A letra B tambm est incorreta porque essa falta de governabilidade no aconteceu na prtica. No caso da letra C, o erro est nessa suposta subordinao do Poder Executivo ao parlamento. Isto no acontece. O Poder Executivo tem a iniciativa e o poder de agenda. A letra D est tambm errada, pois de acordo com Limongi, os deputados tm seguido sim a indicao das lideranas. A disciplina dentro da base de apoio a norma. Finalmente, a letra E est de acordo com o pensamento dos autores e o nosso gabarito. 24 - (ESAF MPOG EPPGG 2009) O termo "presidencialismo de coalizo" usado para designar o arranjo poltico estabelecido no Brasil em funo das relaes entre Executivo e Legislativo. A expresso pertinente porque o sistema poltico brasileiro tem caractersticas hbridas do presidencialismo e do parlamentarismo, entre as quais: 1. O Presidente da Repblica conta com recursos de poder como a execuo do oramento, que no de aplicao compulsria. Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

51 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

2. O Executivo necessita do apoio do Legislativo para ter sua agenda aprovada e para governar. 3. o Presidente tem a prerrogativa de editar Medidas Provisrias com fora de lei, mas a iniciativa legislativa exclusividade do Congresso. 4. o Presidente impe sua agenda legislativa porque as lideranas partidrias so frgeis e suas orientaes raramente so seguidas por seus liderados. Os enunciados acima so: a) todos verdadeiros. b) todos falsos. c) verdadeiros o 3 e o 4. d) verdadeiros o 1 e o 2. e) verdadeiros o 2 e o 4. A primeira afirmativa est correta. O fato de que o oramento votado pelo parlamento autorizativo, mas no compulsivo (ou seja, autoriza o gasto, mas no obriga ao presidente que gaste o recurso), d um grande poder ao chefe do Poder Executivo. A segunda frase tambm est certa e bem simples. Para governar, o presidente realmente necessita de uma grande base de apoio no Congresso. J a terceira frase est errada. Vejam que a frase no faz muito sentido. Se o presidente tem a prerrogativa de lanar Medidas Provisrias, o parlamento no tem exclusividade da iniciativa legislativa, no mesmo? Finalmente, as lideranas tm sim grande impacto na base de deputados e estes, normalmente, seguem seus lderes. O gabarito , assim, a letra D.

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

52 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

Lista de Questes Trabalhadas na Aula.


1 - (ESAF MPOG / EPPGG 2002) Um Estado caracterizado por quatro elementos: povo, territrio, governo e independncia. 2 - (ESAF CGU / AUDITORIA - 2008) Indique a opo que completa corretamente as lacunas das frases a seguir: H trs modos pelos quais historicamente se formam os Estados: Os modos ______________ em que a formao inteiramente nova, o Estado nasce diretamente da populao e do pas; os modos _____________, quando a formao se produz por influncias externas e os modos ______________, quando vrios Estados se unem para formar um novo Estado ou quando um se fraciona para formar um outro. a) originrios derivados secundrios b) derivados contratuais originrios c) contratuais derivados naturais d) naturais originrios derivados e) secundrios naturais originrios 3 - (ESAF MPOG / EPPGG - 2008) Um dos objetos de grande ateno do pensamento e da teoria poltica moderna a constituio da ordem poltica. Sobre essa temtica, uma das tradies de reflexo mais destacadas sustenta que a ordem tem origem contratual. Todos os elementos abaixo so comuns a todos os pensadores da matriz contratualista da ordem poltica, exceto: a) o estado de natureza. b) a existncia de direitos previamente ordem poltica. c) a presena de sujeitos capazes de fazer escolhas racionais. d) um pacto de associao. e) um pacto de subordinao. 4 - (ESAF MPOG / PSS - 2008) Um dos temas centrais da discusso em torno da formao do Estado Moderno, sobre o qual existem algumas correntes tericas bem definidas, a origem da autoridade e os fundamentos da obedincia. Entre as teorias existentes, destaca-se aquela que defende a formao contratual do Estado. Identifique, entre os Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

53 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

enunciados abaixo, aquele que no caracterstico dessa vertente terica. a) Uma generalizada condio de independncia, domnio de si prprio. liberdade, entendida como

b) Uma histria e uma cultura comuns, como fundamento dos pactos entre os homens. c) A capacidade dos homens de realizar escolhas racionais. d) Uma situao de vida coletiva. e) Uma generalizada capacidade de uso da fora, que torna os homens relativamente iguais. 5 - (FMP TCE-RS AUDITOR 2011) Com relao s diferentes abordagens acerca da formao e conceituao do Estado moderno, assinale a Incorreta: A Maquiavel sugere que h basicamente 2 respostas anarquia decorrente da natureza humana e do confronto entre os grupos sociais: o Principado e a Repblica. B Para Hobbes, a propriedade j existe no estado de natureza e, sendo uma instituio anterior sociedade, um direito natural do indivduo que no pode ser violado pelo Estado. C Para Locke, o livre consentimento dos indivduos para o estabelecimento da sociedade, o livre consentimento da comunidade para a formao do governo, a proteo dos direitos de propriedade pelo governo, o controle de Executivo pelo Legislativo e o controle do governo pela sociedade so os principais fundamentos do estado civil. D Montesquieu vai considerar 2 dimenses do funcionamento poltico das instituies: a natureza e o princpio do governo. A natureza do governo diz respeito a quem detm o poder: na monarquia, um s governa, atravs de leis fixas e instituies; na repblica, governa o povo no todo ou em parte; no despotismo, governa a vontade de um s. E Para Rousseau, no processo de legitimao do pacto social, o fundamental a condio de igualdade das partes contratantes. 6 - (ESAF MPOG / EPPGG - 2005) Do ponto de vista histrico podemos verificar vrias definies de Estado, com caractersticas especficas. Indique a opo correta. a) O Estado feudal caracteriza-se por uma concentrao de poder, em um determinado territrio nacional, na figura do rei. b) O Estado estamental caracteriza-se por uma diviso de classes entre os detentores, ou no, dos meios de produo. Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

54 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

c) O Estado socialista caracteriza-se por desconcentrar o poder entre a populao por meio de um sistema multipartidrio. d) O Estado absolutista caracteriza-se por um duplo processo de concentrao e centralizao de poder em um determinado territrio. e) O Estado representativo caracteriza-se por ser exclusivo a sociedades democrticas modernas, no existindo em monarquias. 7 - (ESAF MPOG / EPPGG - 2008) A formao do Estado moderno, entre os sculos XII/ XIII e XVIII/XIX, consistiu em um longo e complexo processo que levou normatizao das relaes de fora por meio do exerccio monopolstico do poder pelo soberano. Todos os enunciados abaixo sobre a formao do Estado esto corretos, exceto: a) alm do desenvolvimento do Estado territorial institucional, a formao do Estado moderno envolveu a passagem do poder personificado do prncipe para o primado dos esquemas universalistas e abstratos da norma jurdica, que mais tarde daria origem ao Estado de Direito. b) o processo de formao do Estado foi marcado pela tenso entre, de um lado, a expropriao dos poderes privados locais; e, de outro, a necessidade do soberano de recorrer s categorias ou camadas sociais para dispor de fundos para criar e manter seu quadro administrativo e um exrcito permanente. c) alm da distino entre o espao pblico e o privado, a formao do Estado implicou em substituir gradualmente a supremacia da dimenso individual do senhor feudal e do prncipe pelo princpio das categorias sociais como ncleos da sociedade civil, novos interlocutores do soberano. d) a delimitao de um espao das relaes sociais, gerenciado de forma exclusivamente poltica, tornou-se possvel graas conquista, pelo prncipe, do apoio da esfera financeira luta contra os privilgios, inclusive fiscais, da aristocracia. e) a distino entre o mundo espiritual e o mundano, sobre a qual se assentava o primado da Igreja e de sua concepo universalista da repblica crist, acabou por fundamentar a supremacia da poltica. 8 - (FGV CAERN SOCILOGO - 2010) Max Weber define o Estado Moderno no pelos seus fins, mas pelos seus meios. Qual das dimenses abaixo NO caracteriza o Estado Moderno para o autor? A) Territrio delimitado. B) Monoplio do uso legtimo da fora. C) Democracia. D) Racionalizao do direito. Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

55 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

E) Administrao racional. 9 - (ESAF MPOG / APO 2008) Na civilizao ocidental, os diversos aspectos do Estado moderno s apareceram gradualmente, quando a legitimidade passou a ser atribuda ao conjunto de normas que governava o exerccio da autoridade. So caractersticas essenciais do Estado moderno todas as que se seguem, exceto: a) um ordenamento jurdico impositivo. b) a cidadania: relao de direitos e deveres. c) o monoplio do uso legtimo da violncia. d) um quadro administrativo ou uma burocracia. e) a jurisdio compulsria sobre um territrio. 10 - (ESAF MPOG EPPGG - 2002) O crescimento do Estado de BemEstar leva a um aumento da autonomia do Estado em relao s diversas foras polticas e atores sociais internos. 11 - (ESAF MPOG / EPPGG - 2005) A primazia do pblico sobre o privado, como assinalam Bobbio e outros autores, se manifestou, sobretudo no sculo XX, como reao concepo liberal do Estado e como derrota histrica, ainda que no definitiva, do Estado Mnimo. Em relao s afirmativas abaixo, assinale a opo correta. I - Essa primazia baseia-se na contraposio entre interesse coletivo e privado com a necessria subordinao do segundo ao primeiro. II - Essa primazia admite a eventual supresso do interesse privado em benefcio do interesse coletivo. III - Essa primazia implica irredutibilidade do bem comum soma dos bens individuais. IV - A primazia do pblico significa o aumento da interveno estatal na regulao coativa do comportamento dos indivduos e dos grupos infraestatais. a) Esto todas corretas. b) Esto todas incorretas. c) Apenas a I est correta. d) Apenas a II est correta. e) Apenas a III est correta.

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

56 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

12 - (ESAF MPOG / EPPGG - 2005) Originado nos anos quarenta, na Inglaterra, o Estado de Bem-estar (Welfare state) foi adotado por diversos pases durante dcadas. Indique a opo que expressa o princpio fundamental desse modelo assistencialista. a) Independentemente de sua renda, todos os cidados, como tais, teriam direito de ser protegidos por meio do pagamento de dinheiro ou com servios pblicos. b) Apenas os cidados pertencentes s classes menos favorecidas teriam o direito de ser protegidos com o pagamento de dinheiro. J os servios pblicos eram de livre acesso a todas as classes. c) Independentemente de sua renda, todos os cidados, como tais, teriam direito de ser protegidos apenas por meio de servios pblicos, como os das reas de sade, educao e segurana. d) Somente os cidados desempregados teriam direito de ser protegidos com o pagamento de dinheiro ou com servios. O conceito de ajuda ao cidado estava pautado em uma noo calvinista do trabalho. e) Somente os contribuintes empregados, indivduos incapazes e/ou aposentados teriam direito ajuda do Estado. A poltica do pleno emprego restringia a assistncia a desempregados. 13 - (CESPE SGA-AC / ASSISTENTE SOCIAL - 2007) O termo estado de bem-estar em geral designa um sistema de organizao social que assegura aos cidados condies mnimas de bem-estar, ou aquele que proporciona aos cidados servios pblicos, tais como educao, sade, renda em caso de necessidade (desemprego, enfermidade, aposentadoria) ou outras prestaes e servios sociais. 14 - (CESPE SGA-AC / ASSISTENTE SOCIAL - 2007) As polticas sociais do estado de bem-estar datadas no sculo XX assemelham-se s do sculo anterior por manterem o foco de suas aes direcionadas para a pobreza extrema, desvinculada da concepo de cidadania e dos direitos sociais. 15 - (CESPE SEMAD-ES / ASSISTENTE SOCIAL - 2008) O Welfare State ou Estado Social tem conotao histrica e institucional cujas polticas possuem forte identificao com o conceito de cidadania. 16 - (CESPE TCU / ACE - 2008) A transio de Estado provedor para regulador impe srios desafios, entre os quais se destacam o reforo da funo regulatria em face do avano da privatizao, o fortalecimento da defesa da concorrncia diante da abertura comercial e as exigncias da Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

57 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

competitividade em um contexto dominado por grandes conglomerados internacionais. 17 - (CESPE SGA-AC ASSISTENTE SOCIAL - 2007) Na perspectiva liberal, o papel do Estado consiste em fornecer a base legal com a qual a sociedade pode maximizar os benefcios aos homens. 18 - (FGV BADESC ANALISTA ADM - 2010) Com relao ao funcionamento da administrao pblica, analise as afirmativas a seguir. I. A administrao pblica, em sentido formal, o conjunto de rgos institudos para a consecuo dos objetivos do governo. II. A administrao pblica executa, tcnica e legalmente, os atos de governo. III. A administrao pblica executa, com responsabilidade constitucional e poltica, os projetos governamentais. Assinale: (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente a afirmativa II estiver correta. (C) se somente a afirmativa III estiver correta. (D) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas. 19 - (CESGRANRIO CAPES ANALISTA - 2008) Em sentido formal, a Administrao Pblica pode ser conceituada como o (a) a) conjunto de funes necessrias aos servios pblicos em geral. b) conjunto de rgos institudos para a consecuo dos objetivos do Governo. c) expresso poltica de comando e de fixao de objetivos do Estado. d) unio dos Poderes de Estado com funes atribudas com precipuidade. e) unio de trs elementos originrios e indissociveis: Povo, Territrio e Governo soberano. 20 - (ESAF MPOG APO - 2002) Na tipologia dos sistemas de governo leva-se em conta a estrutura de poder e as relaes entre os vrios rgos dos quais a constituio solicita o uso do poder. A seguir so apresentadas afirmaes sobre os principais sistemas de governo. Selecione a sentena que define de forma correta os referidos sistemas. Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

58 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

a) O presidencialismo um sistema de governo republicano que, assentado em rigorosa separao de poderes, atribui ao Presidente da Repblica grande parte da funo governamental e a plenitude do poder executivo e parte do legislativo (regulamentaes e decretos) e judicirio. b) No sistema parlamentar de governo o poder legislativo assume as funes do poder executivo, criando um conselho de ministros entre os seus membros para a administrao do Estado. O presidente ou monarca tem apenas o papel de chefe-de-Estado, representando o pas perante outras naes. c) O princpio ou doutrina da separao dos poderes baseia a diviso dos poderes do governo em critrios funcionais e no-territoriais, pressupondo no s a existncia de funes distintas de governo, como tambm o seu desempenho por diferentes autoridades. d) No sistema parlamentar de governo o poder executivo exercido pelo chefe-de-Estado (monarca ou presidente) e por um governo cujo chefe, geralmente chamado de primeiro-ministro, nomeado pelo chefe-deEstado, sendo o monarca, ou presidente, responsvel perante o parlamento. e) Um trao comum entre o presidencialismo e o parlamentarismo o poder que tem o governo de dissolver o Parlamento. 21 - (ESAF SET-RN AFTE 2005) Sistema de governo pode ser definido como a maneira pela qual se d a instituio do poder na sociedade e como se d a relao entre governantes e governados 22 - (ESAF SET-RN AFTE 2005) O presidencialismo a forma de governo que tem por caracterstica reunir, em uma nica autoridade, o Presidente da Repblica, a Chefia do Estado e a Chefia do Governo 23 - (ESAF MPOG APO 2010) Srgio Abranches consagrou o termo 'Presidencialismo de Coalizo' para se referir ao sistema poltico brasileiro em artigo de 1988. Nessa perspectiva, o Poder Executivo se fortalece politicamente com base em grandes coalizes no Parlamento. Para alguns autores, como Fernando Limongi & Argelina Figueiredo, que seguem uma linha mais institucionalista, a Relao de Poderes, no Sistema Poltico, apresenta as caractersticas citadas a seguir, as quais so decisivas para a compreenso do funcionamento do sistema poltico brasileiro. Assinale a opo que corresponde ao pensamento de Fernando Limongi & Argelina Figueiredo. a) O sistema partidrio brasileiro caracteriza-se por ser multipartidrio e fragmentado, com partidos frgeis e incapazes de dar sustentao poltica s propostas do governo. Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

59 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

b) H falta de governabilidade no Brasil, com o governo dando mostras de ser incapaz de governar. c) O Parlamento o centro das decises do sistema poltico brasileiro, de onde provm as orientaes e inclusive a origem das polticas pblicas que sero adotados pelo Poder Executivo, que subordinado ao Poder do Parlamento. d) Os Deputados atuam de forma pessoal, reforando o carter Personalista do sistema poltico brasileiro, no seguindo a orientao dos lderes partidrios. e) H um predomnio do Executivo sobre a produo legislativa. O Poder Executivo bem-sucedido na arena legislativa porque conta com o apoio slido de uma coalizo partidria. A disciplina partidria a norma no Parlamento brasileiro. 24 - (ESAF MPOG EPPGG 2009) O termo "presidencialismo de coalizo" usado para designar o arranjo poltico estabelecido no Brasil em funo das relaes entre Executivo e Legislativo. A expresso pertinente porque o sistema poltico brasileiro tem caractersticas hbridas do presidencialismo e do parlamentarismo, entre as quais: 1. O Presidente da Repblica conta com recursos de poder como a execuo do oramento, que no de aplicao compulsria. 2. O Executivo necessita do apoio do Legislativo para ter sua agenda aprovada e para governar. 3. o Presidente tem a prerrogativa de editar Medidas Provisrias com fora de lei, mas a iniciativa legislativa exclusividade do Congresso. 4. o Presidente impe sua agenda legislativa porque as lideranas partidrias so frgeis e suas orientaes raramente so seguidas por seus liderados. Os enunciados acima so: a) todos verdadeiros. b) todos falsos. c) verdadeiros o 3 e o 4. d) verdadeiros o 1 e o 2. e) verdadeiros o 2 e o 4.

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

60 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

Gabarito
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. C A E B B D C C B 10. E 11. A 12. A 13. C 14. E 15. C 16. C 17. C 18. A 19. B 20. C 21. E 22. E 23. E 24. D

Bibliografia
Abrucio, F. L. (Jun de 2005). A coordenao federativa no Brasil: a experincia do perodo FHC e os desafios do governo Lula. Revista de Sociologia Poltica, V. 24, 41-67. Alexandrino, M., & Paulo, V. (2009). descomplicado. So Paulo: Forense. Direito administrativo

Almeida, M. H. (Junho de 2005). Recentralizando a Federao? Revista de Sociologia Poltica, V. 24, 29-40. Azambuja, D. (2008). Introduo Cincia Poltica. So Paulo: Globo. Bobbio, N., Matteucci, N., & Pasquino, G. (1998). Dicionrio de Poltica. Braslia: Editora UNB. Costin, C. (2010). Administrao Pblica. Rio de Janeiro: Elsevier. Dias, R. (2010). Cincia Poltica. So Paulo: Atlas. Farias Neto, P. S. (2011). Cincia Poltica: Enfoque integral avanado. So Paulo: Atlas. Gaspardo, M. (2009). O Parlamento e o Controle do Poder Poltico. So Paulo: Universidade de So Paulo.

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

61 de 62

Administrao Pblica p/ STN Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 02

Gomes, F. G. (Mar-Abr de 2006). Conflito Social e Welfare State: Estado e desenvolvimento social no Brasil. Revista de Administrao Pblica, V. 40(2), 201-36. Limongi, F. (Nov de 2006). A Democracia no Brasil: Presidencialismo, coalizo partidria e processo decisrio. Novos Estudos, 17-41. Magalhes, J. F. (2005). Cincia Poltica. Braslia: Vestcon. Matias-Pereira, J. (2009). Curso de Administrao Pblica: foco nas instituies e aes governamentais (2 ed.). So Paulo: Atlas. Mendes, M. (2004). Federalismo fiscal. In: P. R. Arvate, & C. Biderman, Economia do Setor Pblico no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier. Paludo, A. V. (2010). Administrao pblica: teoria e questes (1 ed.). Rio de Janeiro: Elsevier. Secchi, L. (Mar/Abr de 2009). Modelos organizacionais e reformas da Administrao Pblica. Revista de Administrao Pblica, 347-69.

Por hoje s pessoal! Estarei disponvel no e-mail abaixo para qualquer dvida. Bons estudos e sucesso! Rodrigo Renn rodrigorenno@estrategiaconcursos.com.br http://www.facebook.com/rodrigorenno99 http://twitter.com/rrenno99 Conhea meus outros cursos atualmente no site! Acesse http://www.estrategiaconcursos.com.br/professores/2800/cursos

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

62 de 62

You might also like