You are on page 1of 14

03/05/13

www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_187/NT_475/UE_1816&DISCIPLINA_ID=187&NUCLEO_TEMATICO_ID=475&

Curso: Cursos do Programa Proficincia Nvel Superior - E Disciplina: Ateno Sade da Mulher: bases para o cuidado de Enfermagem - S V3

>> Ncleo Temtico 2 > Unidade de Estudo 2

O enfermeiro e a preveno do cncer cervicouterino


OBJETIVOS Identificar as aes prioritrias do enfermeiro para a preveno do cncer cervicouterino.

Caro colega, em nossa dedicao aos cuidados de enfermagem mulher, importante conhecer as aes prioritrias do enfermeiro para a preveno do cncer cervicouterino. Esse o nosso desafio nesta unidade, ento, vamos l.

Nesta unidade de estudo, falaremos da importncia da preveno, das aes do enfermeiro e do preparo da mulher para a realizao do exame citolgico.

O exame colpocitolgico um dos mais importantes exames para a sade da mulher. O exame simples e tem reduzido as mortes por cncer de colo de tero em 70%, desde sua criao pelo Dr. George Papanicolau em 1940. O sucesso do exame se deve deteco segura e rpida de clulas que predispem o cncer de colo uterino, alm de algumas doenas sexualmente transmissveis (DST).

O cncer de colo uterino uma das causas mais frequentes de morte na populao feminina na Amrica Latina e Caribe. Sua incidncia se encontra entre as mais altas do mundo, principalmente em pases em desenvolvimento (OPAS, 1985). O Ministrio da Sade, por meio do Instituto Nacional de Cncer (INCA), definiu que, no Brasil, o exame colpocitolgico deve ser realizado em mulheres de 25 a 60 anos de idade ou em mulheres com idade inferior a 25 anos, que etria. iniciaram a atividade sexual antes desta faixa

Entretanto, apesar de o exame colpocitolgico estar disponvel na rede de sade pblica do Brasil, a mortalidade por essa doena no registrou queda significativa e os altos ndices de prevalncia contrastam com os baixos ndices de cobertura de exames preventivos estimados em 8%, ao passo que a OMS estabelece 85% para a cobertura mnima de impacto epidemiolgico.

Fatores de risco
De acordo com o Instituto Nacional de Cncer (Inca) so vrios os fatores de risco identificados para o cncer do colo do tero, sendo que alguns dos principais esto associados s baixas condies socioeconmicas, ao incio da atividade sexual, multiplicidade de parceiros, ao tabagismo (diretamente relacionados quantidade de cigarros fumados), higiene ntima inadequada e ao uso prolongado de contraceptivos orais.

Estudos recentes mostram ainda que o vrus papiloma humano (

HPV) tem papel importante no

desenvolvimento da neoplasia das clulas cervicais e na sua transformao em clulas cancerosas. Este vrus est presente em mais de 90% dos casos de cnceres do colo do tero.

A preveno primria do cncer cervicouterino


www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_187/NT_475/UE_1816&DISCIPLINA_ID=187&NUCLEO_TEMATICO_ID=475&UNI 1/14

03/05/13

www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_187/NT_475/UE_1816&DISCIPLINA_ID=187&NUCLEO_TEMATICO_ID=475&

A preveno primria do cncer do colo do tero pode ser realizada atravs do uso de preservativos durante a relao sexual. Na consulta de enfermagem ginecolgica, como j foi discutido na unidade de estudo anterior, o enfermeiro alm da realizao do exame fsico e ginecolgico dever orientar a mulher sobre o estilo de vida sexual (uso de preservativos, sexo seguro, retardo do incio da vida sexual, sexo com parceiro nico e outros), enfatizando os riscos de cncer de colo-uterino e de doenas sexualmente transmissveis.

Todos os profissionais de sade engajados na rea da sade da mulher devero estar envolvidos no combate ao cncer cervicouterino, para que possa provocar um grande impacto sobre os mltiplos fatores que interferem nas aes de controle. importante que a ateno s mulheres esteja pautada em uma equipe multiprofissional e com prtica interdisciplinar.

Lembre-se

de que

a interdisciplinaridade

pressupe, alm das interfaces

disciplinares tradicionais, a possibilidade da prtica de um profissional se reconstruir na prtica do outro. Isso certamente faz a diferena, voc no acha?

Atribuio dos profissionais de sade


Atribuies comuns a todos os profissionais
a) Conhecer as aes de controle dos cnceres do colo do tero e da mama.

b) Planejar e programar as aes de controle dos cnceres do colo do tero, com priorizao das aes segundo critrios de risco, vulnerabilidade e desigualdade.

c)

Realizar aes colo de

de controle tero e de

do cncer que acomete mama) com vistas

a sade

da mulher preveno,

(principalmente

promoo,

rastreamento/deteco precoce, diagnstico, tratamento, reabilitao e cuidados paliativos.

d) (

Alimentar

analisar

dados

dos

Sistemas

de

Informao

em

Sade

Sistema de Informao da Ateno Bsica SIAB e outros), para planejar, programar e

avaliar as aes de controle do cncer.

e) Conhecer os hbitos de vida, valores culturais, ticos e religiosos das famlias assistidas e da comunidade.

f) Acolher as usurias de forma humanizada.

g) Valorizar os diversos saberes e prticas na perspectiva de uma abordagem integral e resolutiva, possibilitando a criao de vnculos com tica, compromisso e respeito.

h) Trabalhar em equipe, integrando reas de conhecimento e profissionais de diferentes formaes.

i) Prestar ateno integral e contnua s necessidades de sade da mulher, articulada com os demais nveis de ateno, com vistas ao cuidado ao longo do tempo.

www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_187/NT_475/UE_1816&DISCIPLINA_ID=187&NUCLEO_TEMATICO_ID=475&UNI

2/14

03/05/13

www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_187/NT_475/UE_1816&DISCIPLINA_ID=187&NUCLEO_TEMATICO_ID=475&

j) Identificar as usurias que necessitam de assistncia ou internao domiciliar (onde houver disponibilidade desse servio) e corresponsabilizar-se, comunicando aos demais componentes da equipe.

k) Realizar e participar das atividades de educao permanente, relativas sade da mulher, controle dos cnceres do colo do tero e da mama, DST, entre outras.

l) Desenvolver atividades educativas, individuais ou coletivas.

Atribuies do enfermeiro
a) Realizar ateno integral s mulheres.

b) Realizar consulta de enfermagem, coleta de exame preventivo e exame clnico das mamas, solicitar exames complementares e prescrever medicaes, conforme protocolos ou outras normativas tcnicas estabelecidas pelo gestor municipal, observadas as disposies legais da profisso.

c) Realizar ateno domiciliar, quando necessrio.

d) Supervisionar e coordenar o trabalho dos agentes comunitrios de sade e da equipe de enfermagem.

e) Manter a disponibilidade de suprimentos dos insumos e materiais necessrios para as aes do controle do cncer cervicouterino;

f) Realizar atividades de educao permanente junto aos demais profissionais da equipe.

Atribuies do Auxiliar/Tcnico de enfermagem


a) Realizar ateno integral s mulheres.

b) Conhecer a importncia da realizao da coleta do exame preventivo como estratgia segura e eficiente para deteco precoce do cncer do colo do tero.

c) Desenvolver atividades educativas relativas ao controle dos cnceres do colo de tero e de mama, de acordo com o planejamento da equipe.

d) Realizar ateno domiciliar, quando necessrio.

e) Manter a disponibilidade de suprimentos para a realizao do exame do colo do tero.

Segundo a OMS, preciso esclarecer a todas as mulheres, independentemente da escolaridade, que as mudanas nas condies de vida, hbitos e costumes acompanham o processo de industrializao e urbanizao no Brasil e no mundo. Essas mudanas somadas ao aumento progressivo da expectativa de
www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_187/NT_475/UE_1816&DISCIPLINA_ID=187&NUCLEO_TEMATICO_ID=475&UNI 3/14

03/05/13

www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_187/NT_475/UE_1816&DISCIPLINA_ID=187&NUCLEO_TEMATICO_ID=475&

vida so determinantes da exposio da populao feminina a fatores ambientais de risco, sendo passveis de modificaes, j que um tero dos casos de cncer pode ser evitado com preveno primria.

Para o sucesso na preveno do cncer cervicouterino imprescindvel que o enfermeiro conhea alguns conceitos, aspectos biolgicos e fatores que influenciam o surgimento da doena.

Vale destacar que as atividades educativas em sade no devem ficar voltadas apenas ao campo individual e cabe ao enfermeiro planejar, executar e avaliar programas de promoo sade e de preveno primria voltadas para a comunidade e/ou grupos sociais especficos.

preciso desmistificar o cncer e informar sobre as possibilidades de evit-lo. A incluso das aes preventivas na rotina do atendimento mulher importante para se obter resultados positivos durante a consulta.

A deteco precoce a primeira ao que deve ser implantada na tentativa de se descobrir a doena o mais cedo possvel, o que possvel atravs do exame Papanicolau e sua preveno por meio do conhecimento dos fatores de risco.

Entretanto, faz-se necessrio uma srie de aes para o sucesso na consulta de enfermagem ginecolgica, como: agendamento com atendimento humanizado, preenchimento correto de um formulrio especfico para o encaminhamento das lminas a serem enviadas ao laboratrio de anlises, proporcionar um ambiente tranquilo e manter a privacidade durante a realizao do exame. preciso, tambm, demonstrar sentimento de segurana, confiabilidade e respeito durante a consulta e exames. Principalmente, devemos ouvir as queixas e orientar a mulher de forma clara e precisa.

Houve um grande avano em relao ao combate do cncer cervicouterino. Antigamente, os resultados dos exames preventivos positivos para neoplasias eram agendados para direcionamento do tratamento. Hoje em dia, todas as mulheres de posse do resultado do Papanicolau realizam consulta ginecolgica para as devidas orientaes.

De acordo com os registros hospitalares do cncer, 80% das mulheres com cncer cervicouterino, tiveram a descoberta da doena tardiamente, quando a leso j estava alm do limite do tero, levando histerectomia. Embora o rastreamento dessa doena seja de fcil acesso e de fcil execuo, representa a segunda maior estimativa de incidncia de neoplasia maligna na populao feminina brasileira.

Portanto, para reforar, a preveno do cncer cervicouterino as aes devem ser baseadas no rastreamento da populao, no diagnstico preciso do grau da leso e no tratamento adequado. A populao a ser rastreada constitui-se em todas as mulheres que apresentem probabilidade de ter leses pr-cancerosas detectveis pelo exame citolgico.

No entanto, para que uma alta porcentagem da populao seja rastreada e, desta forma, realmente beneficiada pelo programa de preveno ao cncer cervicouterino, fundamental que os servios de sade estejam equipados e organizados para realizar o exame com regularidade e que as mulheres, por sua vez, manifestem o comportamento preventivo em sade.

Portanto, o cncer de colo uterino, diferentemente do cncer de mama, pode ser prevenido com medidas de fcil execuo e de baixo custo. No basta introduzir a oferta dos exames preventivos na
www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_187/NT_475/UE_1816&DISCIPLINA_ID=187&NUCLEO_TEMATICO_ID=475&UNI 4/14

03/05/13

www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_187/NT_475/UE_1816&DISCIPLINA_ID=187&NUCLEO_TEMATICO_ID=475&

rede bsica de sade, preciso articular e sensibilizar a populao feminina, investindo no treinamento dos recursos humanos e infraestrutura como, por exemplo, profissionais especializados para a leitura das lminas, bem como materiais, insumos, laboratrios equipados adequadamente.

Pesquisas mostram que a faixa etria das mulheres que so atendidas para a realizao do exame preventivo situa-se em torno de 25 a 34 anos (faixa etria reprodutiva), devido busca de servios prnatal e planejamento familiar. Isso mostra que grande parte da populao feminina que deveria realizar o exame, principalmente aquela cuja faixa etria varia de 35 a 60 anos, no o faz, mostrando assim a ineficcia da cobertura do exame.

O aspecto cultural em relao realizao do exame preventivo


Em relao ao exame colpocitolgico, muitas mulheres o evitam devido ao medo de descobrir que esto doentes, principalmente, de cncer. A vergonha de ter seu corpo desnudo e exposto leva ansiedade e ao constrangimento. Muitos profissionais no percebem esses sentimentos e acabam encarando o evento como algo corriqueiro, cotidiano, sem importncia, sem dar a ateno necessria cliente.

Durante as atividades dirias de atendimento nas consultas ginecolgicas, principalmente na realizao do exame colpocitolgico, nos deparamos com muitos imprevistos que se constituem em desafios. Como diz Zampieri et al. (2005, p.53) quando relata que:

atende mulheres que choram nas consultas, outras permanecem em silncio, clientes fazem perguntas de ordem pessoal, ou querem que se tome a deciso por elas.

Portanto, para que a consulta de enfermagem seja efetiva, preciso acolher a mulher, realizando uma consulta direcionada s suas necessidades, no fazer juzo de valores e garantir, conforme o Cdigo de tica, a privacidade e confidencialidade. Cabe destacar que de extrema importncia orientar a cliente, respeitando suas escolhas.

Quando o Ministrio da Sade implementou a Poltica Nacional de Humanizao (PNH) Humaniza SUS, sabia que seriam grandes os desafios, na defesa da vida com qualidade, alm de garantir o direito sade. Sem dvida, a postura e a prtica nas aes de ateno nas unidades de sade favorecem a construo de uma relao de confiana e compromisso dos usurios com as equipes.

O enfermeiro deve desenvolver suas atividades prticas em ambulatrios de ginecologia. Tratandose do grande nmero de programas de sade da famlia espalhados pelo Brasil, h uma grande oportunidade de atendimento sade da mulher. Portanto, a rede integrada se forma mulher & enfermeiro, pois teremos oportunidade de conhecer seus aspectos orgnicos (sade/doena), familiares, sociais, culturais, afetivos e espirituais.

Medidas de controle do cncer cervicouterino


J sabemos, portanto, que as aes de preveno e controle do cncer cervicouterino tm por finalidade evitar ou remover os fatores de risco, alm de realizar um diagnstico precoce, por meio do
www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_187/NT_475/UE_1816&DISCIPLINA_ID=187&NUCLEO_TEMATICO_ID=475&UNI 5/14

03/05/13

www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_187/NT_475/UE_1816&DISCIPLINA_ID=187&NUCLEO_TEMATICO_ID=475&

rastreamento clnico das leses pr-malignas ou malignas.

O diagnstico da citologia onctica


O exame citolgico tem sido utilizado como meio diagnstico indispensvel e empregado para triagem e preveno desse tipo de cncer. Possui inmeras vantagens para a sua realizao, entre elas, podemos destacar: baixo custo, fcil realizao tcnica e deteco rpida de leses precoces, possibilitando a cura. Entretanto, preciso esclarecer a populao feminina que o fato de realizar coletas citolgicas no o suficiente em um programa de controle do cncer de colo uterino.

O mtodo disponvel de diagnstico a citologia que tem por objetivo realizar o estudo das clulas descamativas esfoliadas no contedo cervicovaginal e visa a identificar as alteraes celulares que precedem o processo neoplsico.

No podemos esquecer que preciso obter os dados de identificao (endereo, telefone da mulher) em sua primeira visita ao servio, pois sabido que muitas realizam o exame e no retornam para o resultado e, certamente, tendo todos os dados de localizao facilitar o seguimento dos casos detectados. Portanto, realizao do somente a exame citolgico

no garante a preveno!

Cada servio de sade possui um instrumento prprio para atendimento na consulta ginecolgica, entretanto, dever obrigatoriamente realizar um inqurito ginecolgico antes da coleta de esfregao cervicovaginal.

Os itens que devem constar nesse inqurito so: Idade em que ocorreu a menarca. Durao do ciclo. Ciclo menstrual Intervalo. Data da ltima menstruao (DUM). Tipo. Mtodos anticoncepcionais Forma de uso. Quanto tempo de uso. Quem indicou. Efeitos colaterais. Nmero de gestaes. Nmero de partos (normal, cesreo). Histria obsttrica Nmero de abortos. Tipos de abortos (espontneo, provocado). H quanto tempo. Fluxo vaginal Cor, odor, quantidade, consistncia, prurido. Ocorrncias anteriores. Atividade sexual Idade de incio. Nmero de parceiros. Dor penetrao vaginal (dispareunia).

www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_187/NT_475/UE_1816&DISCIPLINA_ID=187&NUCLEO_TEMATICO_ID=475&UNI

6/14

03/05/13

www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_187/NT_475/UE_1816&DISCIPLINA_ID=187&NUCLEO_TEMATICO_ID=475&

Sangramento no coito (sinusiorragia). Cirurgias ginecolgicas Cauterizaes Cncer na famlia Qual. H quanto tempo. Quantas. H quanto tempo. Familiar. Em que local/tipo.
QUADRO 1 ANAMNESE/INQURITO GINECOLGICO

Na poca da realizao do exame, preciso explicar o motivo da demora do resultado para a cliente em mdia so agendados 60 dias para a busca do resultado j que as lminas so lidas fora da unidade bsica. A demanda grande para atender a um nmero elevado de solicitaes do municpio. Ao realizar o exame, se clinicamente for detectado alguma anormalidade no sistema genital, por exemplo, leucorreias, utiliza-se a Unidade de Sade. abordagem sindrmica1 para o diagnstico e a mulher j sai medicada da

preciso reforar para a populao que este tipo de cncer inicia-se a partir de uma leso prinvasiva - neoplasia intraepitelial I (tambm chamada de NIC I), que curvel em at 100% dos casos quando detectada precocemente. preciso saber que as leses intraepiteliais do colo uterino so consideradas precursoras do cncer cervical e esto restritas membrana basal. Quando ocorre a quebra desta barreira e as clulas malignas atingem o estroma, est caracterizada a forma invasora.

Para melhor entendimento, foi construdo um quadro sinptico com as condutas de controle, tratamento e seguimento do resultado citopatolgico.

RESULTADO CITOPATOLGICO Insatisfatrio Dentro dos limites de normalidade

CONDUTA Repetir o exame. Controle anual ou trienal. Tratar o processo inflamatrio;

Alteraes reativas

reavaliao clnica; controle anual ou trienal. Seguimento e reavaliao clnica

Atipias de significado indeterminado

(Colposcopia e bipsia; encaminhar ao nvel secundrio). Seguimento; tratamento de acordo com protocolo especfico. Tratar o processo associado; inflamatrio seguimento

Efeito citoptico compatvel com HPV

NIC-I (displasia leve)

geralmente trimestral.

NIC-II (displasia moderada)

Reavaliao clnica; encaminhar ao nvel secundrio; seguimento trimestral. Encaminhar para seguimento confirmao a critrio
7/14

NIC-III (displasia acentuada e Ca in situ)

diagnstica;

www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_187/NT_475/UE_1816&DISCIPLINA_ID=187&NUCLEO_TEMATICO_ID=475&UNI

03/05/13

www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_187/NT_475/UE_1816&DISCIPLINA_ID=187&NUCLEO_TEMATICO_ID=475&

mdico. Encaminhar (hospitalar). ao nvel tercirio

Carcinoma escamoso e adenocarcinoma

QUADRO 2- RESULTADO CITOPATOLGICO E CONDUTA DE CONTROLE

A coleta da amostra e o preparo prvio da mulher


Como j falado anteriormente, as amostras para a deteco do cncer de colo uterino podem ser colhidas por profissionais de sade treinados. importante orientar as mulheres que no podem: usar medicamentos ou duchas vaginais nem ter relaes sexuais nas 48 horas antecedentes; e estar menstruada, j que esses fatores podem alterar o resultado do exame.

Antes da coleta citolgica, preciso promover um ambiente confortvel e de privacidade para a mulher, utilizando biombos e, antes do exame propriamente dito, solicitar que a mulher esvazie a bexiga e coloque um avental com a abertura para frente.

preciso ter em mente que uma amostra adequada requer que a crvix seja exposta e, para isso, precisamos dos seguintes materiais: espculos estreis que podem variar de tamanho (P, M e G); luvas; esptula de Ayre; escovinha tipo Campos da Paz; lmina, de preferncia com extremidade fosca para que possa ser identificada com as iniciais da mulher e o nmero do pronturio; frasco transporte com fixador; impressos para registro da coleta e impresso diagnstica. Vale destacar que se utiliza o formulrio base do Instituto Nacional do Cncer na maioria dos servios de sade pblica.

importante realizar uma inspeo da vulva, perneo, colo uterino, secreo vaginal e parede vaginal. Para melhor entendimento, foi construdo um quadro subdividido em inspeo externa e interna (exame especular) do que deve ser visualizado para identificar possveis alteraes:

O QUE OBSERVAR? Distribuio dos pelos. Parede vaginal (elasticidade, colorao, integridade do clitris, do meato uretral, dos grandes e pequenos lbios). INSPEO EXTERNA Presena de secreo vaginal (cor, odor, aspecto e localizao). Sinais de inflamao (inclusive glndulas de Bartholin). Presena de veias varicosas. Ocorrncia de ectopia (forma e tamanho da leso). INSPEO INTERNA Presena de plipos (indicar tamanho e localizao). Presena de cistos de Naboth.
QUADRO 3 INSPEO DO APARELHO REPRODUTIVO: IDENTIFICAES DE ALTERAES

Exame da genitlia externa

www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_187/NT_475/UE_1816&DISCIPLINA_ID=187&NUCLEO_TEMATICO_ID=475&UNI

8/14

03/05/13

www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_187/NT_475/UE_1816&DISCIPLINA_ID=187&NUCLEO_TEMATICO_ID=475&

A insero dos pelos pubianos na mulher tem a forma de um tringulo com o vrtice para baixo; no homem o tringulo tem o vrtice para cima. A insero de pelos com padro masculino, associada a outros sinais, podem indicar desequilbrios hormonais. verificar a presena de ectoparasitas (chato); inspecionar aparentes, hipertrofias, observar vulvares; nus: hemorroidas. a a rea vulvar (leses uretral, vaginal); de varizes meato secreo presena

Tcnica da coleta do exame papanicolau e o exame da genitlia interna


Primeiramente, preciso explicar o procedimento mulher, demonstrando os instrumentos que sero utilizados (espculo, escovinha Campos da Paz e esptula de Ayre) e que quanto mais relaxada ela estiver, menos incomodo sentir. Instrua a mulher para esvaziar a bexiga e, de preferncia, o reto. Ateno, profissional! NO se esquea de lavar as mos antes e depois de cada procedimento. Instrua a mulher para que fique em posio ginecolgica, colocando os ps no estribo ou nos pedais de modo que os joelhos pendam para fora. Em seguida, cubra o seu abdmen e deixe a parte perineal exposta. O exame da genitlia interna realizado com as mos enluvadas. O exame com espculo feito em primeiro lugar permite verificar o estado da vagina e do colo antes de qualquer modificao pelo toque vaginal, permitindo tambm a coleta para exame citolgico antes de qualquer alterao. Escolher o espculo de acordo com as caractersticas da mulher a ser examinada (pequeno, mdio ou grande); no usar lubrificante (pode interferir da coleta do exame citolgico). O exame especular permite verificar: o estado da mucosa vaginal; a situao, forma e aspecto do colo do tero; o aspecto da secreo vaginal ou da leucorreia; o tipo e o estado da secreo cervical.

www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_187/NT_475/UE_1816&DISCIPLINA_ID=187&NUCLEO_TEMATICO_ID=475&UNI

9/14

03/05/13

www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_187/NT_475/UE_1816&DISCIPLINA_ID=187&NUCLEO_TEMATICO_ID=475&

Nulpara (sem filhos): observar crvice puntiforme.

Multpara: a crvice tem abertura em fenda

Colo de tero aps menopausa: note que a crvice mais fechada.

FIGURA 2 ESTRUTURA FSICA DO COLO DE TERO EM NULPARA, MULTPARA E APS A MENOPAUSA.

Alguns cuidados devem ser tomados no momento do exame especular: escolha do espculo de acordo com a histria ginecolgica e obsttrica da cliente e no usar lubrificante que pode interferir no esfregao.

Para a coleta do material, preciso expor o colo uterino para que se faa um raspado de dois locais diferentes de amostras de clulas epiteliais. Os locais so: ectocrvice (juno escamo-colunar) e endocrvice. A coleta deve ser dupla em uma nica lmina.

Para mulheres submetidas histerectomia total, recomenda-se a coleta de esfregao de fundo de saco vaginal. O exame preventivo pode ser realizado em gestantes, e pode ser feito em qualquer perodo da gestao, preferncialmente at o 7 ms, apenas a esptula de Ayre deve ser utilizada, sendo descartado o uso de escova de coleta endocervical.

ANIMAO 1 TCNICA DE COLOCAO DO ESPCULO VAGINAL

Para a coleta do material do fundo de saco vaginal ser utilizada a esptula de Ayre (parte arredondada); retire o material e coloque-o na lmina. Para a coleta do material da ectocrvice (juno escamo-colunar JEC) tambm ser utilizada a extremidade com reentrncia da esptula de Ayre. Fazer um raspado da ectocrvice, realizando um movimento rotativo de 360; distender todo o material sobre a

lmina de maneira delicada, uniforme, fina e sem maceraes. Para a coleta do material da endocrvice (canal cervical), introduzir a escovinha Campos da
www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_187/NT_475/UE_1816&DISCIPLINA_ID=187&NUCLEO_TEMATICO_ID=475&UNI 10/14

03/05/13

www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_187/NT_475/UE_1816&DISCIPLINA_ID=187&NUCLEO_TEMATICO_ID=475&

Paz sem forar dilatao no orifcio vaginal, realizando um movimento giratrio de 360; distender todo material sobre a lmina de maneira delicada, uniforme, fina e sem maceraes. Por ltimo, utilizar o material de fixao de acordo com o protocolo da unidade; pode ser o lcool a 96%, 3 a 4 gotas de polietilenoglicol ou spray fixador.

Alguns lembretes importantes!

Em gestantes, realizar a coleta dupla (fundo de saco e ectocrvice). A coleta da endocrvice pode desencadear o trabalho de parto. Identificar a lmina com as iniciais do nome da mulher e o nmero do pronturio a lpis. Preencher, com total clareza, a requisio mencionando sempre os achados relevantes inspeo, como corrimento e leses do colo.

QUADRO 3 LOCALIZAO DE LESO

O procedimento correto antes do exame Papanicolau, se houver secreo espessa ou purulenta, remover primeiramente a secreo com uma gaze presa a uma pina de Cheron ou esptula. O objetivo da remoo da secreo visualizar alteraes celulares sugestivas de cncer. Em caso de infeco, mesmo retirando toda a secreo previamente, o agente etiolgico ser identificado junto ao material coletado para o exame da lmina.

Saiba Mais
Aperfeioe seu conhecimento acessando em nossa sade. biblioteca on-line , manuais e

cartilhas do Ministrio da Sade. Eles podero ser um guia prtico para voc durante as suas aes de

Realizada a coleta do material, fique atento a forma correta de disposio na lmina:

www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_187/NT_475/UE_1816&DISCIPLINA_ID=187&NUCLEO_TEMATICO_ID=475&UNI 11/14

03/05/13

www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_187/NT_475/UE_1816&DISCIPLINA_ID=187&NUCLEO_TEMATICO_ID=475&

Ectocrvice
Ou juno escamocolunar (JEC). Com a extremidade com reentrncia da esptula. Fazer um raspado da ectocrvice (juno escamo-colunar), realizando um movimento rotativo de 360 em torno do orifcio cervical e colocar o material coletado na lmina.

Se for realizada a coleta de fundo de saco vaginal, o material coletado (parte arredondada da esptula) poder ser disposto abaixo do esfregao da ectocrvice.

Endocrvice
Ou canal cervical. Introduzir no canal cervical, se permevel, a escovinha e fazer um movimento giratrio de 360.

Fixao do material coletado


lcool a 96% 3 a 4 gotas de polietilenoglicol, deixar secar antes de acondicionar Spray fixador (citospray)

ATENO:

QUADRO 4 FIXAO DO MATERIAL COLETADO

Realizando o toque vaginal bimanual


www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_187/NT_475/UE_1816&DISCIPLINA_ID=187&NUCLEO_TEMATICO_ID=475&UNI 12/14

03/05/13

www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_187/NT_475/UE_1816&DISCIPLINA_ID=187&NUCLEO_TEMATICO_ID=475&

O toque vaginal bimanual o toque vaginal combinado com a palpao abdominal que permite examinar melhor o colo uterino, as modificaes de consistncia, forma e posio do tero, os anexos e at leses plvicas no genitais que estejam em contato com o aparelho genital interno.

Os dedos indicador e mdio de uma mo enluvada e lubrificada so inseridos na vagina. A outra mo usada no abdmen para determinar os contornos das estruturas plvicas profundas no exame bimanual. Comprimir firmemente a parede abdominal em direo aos dedos inseridos na vagina, para comprimir e mobilizar os rgos. O toque retal est indicado em caso de mulheres virgens ou com vaginite aguda, estenose vaginal, espasmo vaginal e como complemento da explorao em caso do cncer de colo e vagina.

Caractersticas do exame de toque vaginal


Estrutura Parede vaginal Impresso reas de consistncia firme. Possvel significado Tecido cicatricial antigo, traumatismo de parto. Crvice Firme uniformemente, mas sem rigidez, Caracterstica normal. com firme mobilidade. Amolecimento e alongamento do canal cervical. Consistncia rgida. Dor mobilizao. Fundo uterino Fixo pelve. Ultrapassa a pelve. Pode significar neoplasia. Infeco plvica. Endometriose ou neoplasia. Est aumentando de tamanho. Ovrios e tubas uterinas Ligeiramente dolorosos. Dor palpao.
QUADRO 5 EXAME FSICO GINECOLGICO

Gestao.

Caracterstica normal. Infeco nos anexos.

www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_187/NT_475/UE_1816&DISCIPLINA_ID=187&NUCLEO_TEMATICO_ID=475&UNI 13/14

03/05/13

www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_187/NT_475/UE_1816&DISCIPLINA_ID=187&NUCLEO_TEMATICO_ID=475&

Para ampliar seu conhecimento, no deixe de ler o material que o Instituto do Cncer disponibiliza Aes de Preveno Primria e Secundria no Controle do Cncer Cervicouterino.

Apesar do conhecimento do cncer cervicouterino ter avanado com grandes estudos e ser reconhecido universalmente, o Brasil com as suas polticas pblicas voltadas para a sade da mulher, tem oferecido o exame preventivo para toda a populao brasileira como uma das suas aes para o combate desta patologia.

Sem dvida alguma, o rastreamento a grande estratgia para reduzir a mortalidade. O enfermeiro, que atua na ateno bsica deve desenvolver aes coletivas que visem a orientar a populao sobre as medidas preventivas existentes, e deve tambm realizar a consulta de enfermagem procurando seguir as recomendaes do Ministrio da Sade e estudos baseados em evidncias cientficas.

Felizmente, aes de grande importncia como essas esto nas mos de profissionais dedicados como voc.

Referncias
BRASIL. Instituto Nacional de Cncer. Polticas Pblicas de Sade Captulo 3. Disponvel em: <http://www.inca.gov.br/enfermagem/docs/cap3.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2011. BRASIL. Ministrio da Sade. Agenda da mulher. Braslia, 2006.Disponvel em: <http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/agenda_mulher_capa.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2011. CNCER de colo uterino. Disponvel em: <http://www.inca.gov.br/pqrt/download/tec_int/cap1_p1.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2011. BRASIL. Ministrio da Sade. Fatores impeditivos prtica sistemtica da preveno do cncer cervicouterino um estudo realizado entre servidoras da rea de sade. Disponvel em: <http://www.hse.rj.saude.gov.br/profissional/revista/34c/post27.asp>. Acesso em: 13 abr.2011. FIGUEIREDO, N. M. A. de. Ensinando a cuidar da mulher, do homem e do recm-nascido Prticas de enfermagem. So Caetano do Sul: Yendis, 2005. OLIVEIRA, M. S de; FERNANDES, A.F. C.; GALVO, M.T. Mulheres vivenciando o adoecer em face do cncer cervicouterino. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/ape/v18n2/a06v18n2.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2011. PREVENO primria e secundria do cncer de colo do tero. Disponvel em: <http://www.inca.gov.br/enfermagem/docs/cap3.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2011. ZAMPIERI, M. de F. M. et al. Enfermagem na ateno primria sade da mulher. Textos fundamentais. v. 2. Santa Catarina, 2005.

www.jornadaead.com.br/aulas/aula.php?caminho_pq=../aulas/DISC_187/NT_475/UE_1816&DISCIPLINA_ID=187&NUCLEO_TEMATICO_ID=475&UNI 14/14

You might also like