You are on page 1of 2

A redao composta por INTRODUO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSO.

. A introduo deve ter TRS argumentos, dos quais voc falar no desenvolvimento. Ento, deixe para explicar o assunto da introduo depois. Apenas coloque os argumentos, de forma conexa e, mais importante, apenas os coloque se tiver certeza de que falar sobre eles depois. O Desenvolvimento deve ter, no mnimo, dois pargrafos. Cada pargrafo deve ter entre 2 a 4 linhas. O ideal seria 3 linhas, pois quanto mais linhas tiver, maiores as chances de voc escrever algo confuso. Os pargrafos devem tratar dos trs argumentos apresentados na introduo. Cada pargrafo, ao menos, referente a um deles. A concluso no traz nenhum argumento novo. Ela ressalta o que j foi dito, ou traz uma POSSVEL soluo. Na dissertao NUNCA usamos: eu, ns, temos, devemos, podemos, iremos, sei, sabemos, e palavras conjugadas da mesma forma. Isto porque ela devem ser escritas na 3 pessoa do singular. O certo seria: sabe-se, devese, importante se faz, tem-se. "Todo mundo", "todo o planeta", "todas pessoas", "todos". Tais palavras devem ser evitadas, pois a dissertao no admite generalizao. Logo, devemos usar "a maioria", "grande parte", "parcela da populao", um significativo nmero" etc. "Com certeza", "obviamente", definitivamente". So palavras que tambm devem ser evitadas. A dissertao consiste numa argumentao, na qual se exposto um pensamento, o qual poder ser refutado por outro pensamento. Vamos para um exemplo ento. A dissertao a seguir a correo da redao de um usurio do prprio frum. O texto trata da reduo da menoridade no Brasil. A INTRODUO a seguinte: Na sociedade atual, muitos crimes vm sendo cometidos por infratores menores de dezoito anos. As penas a eles aplicadas so relativamente pequenas e no os inibem de praticar novos delitos. A maioria destes jovens, contudo, SO de regies perifricas e no tm o devido acesso educao. Lembra da regra dos trs assuntos da introduo? Ento... vamos ver quais sero os assuntos. Assunto 1: na sociedade atual, muitos crimes vm sendo cometidos por infratores menores de dezoito anos Assunto 2: As penas a eles aplicadas so relativamente pequenas e no os inibe de praticar novos delitos Assunto 3: A maioria destes jovens, contudo, so de regies perifricas e no tm o devido acesso educao Agora, vamos construir o texto, abordando cada assunto em um pargrafo do desenvolvimento. Na sociedade atual, muitos crimes vm sendo cometidos por infratores menores de dezoito anos. As penas a eles aplicadas so relativamente pequenas e no os inibem de praticar novos delitos. A maioria destes jovens, contudo, de regies perifricas e no TEM o devido acesso educao. de se notar que o crescente nmero de infraes realizadas por crianas e adolescentes, aparentemente, s tende a aumentar, tal como vem acontecendo. Crimes como roubo e trfico se mostram cada vez mais presente nas aes destes jovens. (assunto 1)

Se, por um lado, o nmero de crimes praticados por eles aumenta, por outro, diminui a severidade das penas. O grande problema de penas to brandas consiste no fato de estas no cumprirem um de seus importantes deveres, o de inibir a ocorrncia de novos delitos. (assunto 2) A falta de estudo e de condies sociais favorveis, certamente, um ponto que fortalece o envolvimento com aes criminosas. Dispersos, tratados com descaso e sem perspectiva, muitos jovens veem no crime a possvel soluo para seus problemas. (assunto 3) A necessidade de se diminuir a menoridade penal, nas condies atuais, de fato, se mostra gritante. Contudo, no dia que o pas investir em educao e no em formas de conter os efeitos gerados pela falta desta, talvez, sequer precisemos de penas. Viu como simples? Ter argumentos na hora de fazer uma redao, de fato, no fcil. Mas seguindo as regras da dissertao, basta deixar o texto claro e com coeso, que os argumentos surgem aos poucos.

Constantes erros de portugus... Concerteza - Esta palavra no existe. O certo "COM CERTEZA" Todo mundo - Esta juno de palavras no existe. Quando voc diz "todo mundo", est, na verdade, dizendo "todos OS mundos existentes", e no "todas as pessoas". O certo "todo O mundo". Mais - Adio, soma. "Eu MAIS voc". "Eu quero MAIS". Mas - Exprime a ideia de adverso. "Eu vou, mas no quero que ele v". "Mas e se eu for por outro caminho?" "Sem mais" - Acabou. "Sem mais doces". "Sem 'mas'" - Sem reclamao "Sem 'mas', e pare de me retrucar". Derrepente - Esta palavra no existe. O certo "DE REPENTE". Nenhum - Nada - "No h nenhum aqui". "Voc no comprou nenhum carro?" Nem um - Nem sequer um - "No h nem um suco aqui". "Voc no comprou nem um doce?" Em tese, as duas cabem nas mesmas frases. Mas deve-se observar a ideia que se quer passar. Aonde - Usado sempre que se referir a "ir". "Aonde voc vai?", "Aonde voc est indo?" Onde - Usando nos casos em que no se tratar de "ir". "Onde fica?" "Onde voc est?"

You might also like