You are on page 1of 2

PSICANLISE: SUA CONTRIBUIO EDUCAO.

1. Introduo

Sigmund Freud, o fundador da psicanlise, foi um mdico austraco, nascido em 1856, nas proximidades de Viena, onde estudou medicina, especializando-se em NEUROLOGIA (Parte da medicina que estuda as doenas do sistema nervoso).

Durante muitos anos, em Viena, Freud trabalhou com dedicao e persistncia, cuidando de doentes e observando pessoas ss. Assim, Freud tornou-se um grande conhecedor da mente humana.

Ento, publicou uma doutrina psicolgica completamente nova, explicando o funcionamento da mente e o desenvolvimento da personalidade. Essa doutrina foi chamada psico-anlise, hoje, psicanlise. A doutrina Freudiana difundiu-se por todo o mundo e influenciou vrios campos da atividade humana, principalmente a PSIQUIATRIA (parte da medicina que trata das doenas mentais). grande, tambm, o nmero de psicanalistas dedicados a aplicar a psicanlise educao da infncia. Vejamos alguns pontos da teoria psicanaltica que ajudam pais e professores a compreender melhor a infncia, aumentando sua capacidade de previso e controle do comportamento de seus filhos e alunos, respectivamente. Sigmund Freud (1856-1939) criou a escola de pensamento chamada PSICANALISE, tornando-se, talvez, a figura mais famosa da psicologia. Esse mdico vienense, durante o dia, tratava doentes com distrbios nervosos e, noite, escrevia suas observaes e pensamentos. Freud concluiu, dessas observaes, que todo o comportamento motivado, e que os motivos esto geralmente escondidos do individuo, o que leva muito comportamento a parecer irracional. A fonte bsica desses motivos a libido, ou impulso de busca do prazer.

Freud descreveu a personalidade como resultante de trs componentes: ID, EGO e SUPEREGO. Muito da ansiedade humana resulta do conflito interno entre esses trs componentes. Distrbios da personalidade adulta podem ser estudados e mostrarem que suas causas esto diretamente ligadas a ansiedade e traumas na infncia. 2. ELEMENTOS DA PERSONALIDADE Freud divide a personalidade humana em trs elementos:

a) ID: a parte irracional ou animal, biolgica, hereditria, que existe em todas as pessoas, sempre procurando satisfazer a libido, os impulsos sexuais. b) SUPEREGO: Desde que nascemos, vivemos em um grupo social do qual vamos recebendo influncias constantes. Desse grupo vamos absorvendo, aos poucos, idias morais, religiosas, regras de conduta etc., que vo constituir uma fora em nossa personalidade, a qual Freud chama de SUPEREGO. O ID e o SUPEREGO so foras opostas, em constante conflito.

c) EGO: O que procura manter o equilbrio entre essas foras opostas a nossa RAZO, a nossa inteligncia, qual Freud chama de EGO. O EGO tenta resolver o constante conflito entre ID e SUPEREGO. Numa pessoa normal, o conflito resolvido com xito.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA

Psicanlise: Sua contribuio educao BARROS, Clia Silva Guimares. Pontos de Psicologia escolar. So Paulo: Editora tica, 1991.

You might also like