You are on page 1of 15

Notas sobre a importncia do trabalho na ontologia de Georg Lukcs

Notes on the importance of work in Georg Lukcs's ontology Rone Eleandro dos Santos (Mestrando em Filosofia pela UFMG - Viosa-MG) roneeneandro@yahoo.com.br
Resumo: O artigo busca verificar o lugar da noo de trabalho na ontologia lukacsiana. Para isso foi preciso, em primeiro lugar, destacar a capital influncia exercida pela concepo ontolgica de Karl Marx e como, seguindo este ltimo, Lukcs tambm coloca o trabalho como sendo a categoria fundante do ser social. Afirmar isto significa dizer que a gnese da categoria do trabalho corresponde ao surgimento de uma nova esfera de ser e que fornece o modelo genrico da prxis humana e social. O trabalho o elemento fundante da vida humana, tanto que Lukcs chega a afirmar junto com Friedrich Engels que o trabalho, por si mesmo, criou o homem. A caracterstica que estabelece a distino fundamental entre o trabalho da produo realizada pelo animal consiste em seu carter consciente e livre, elementos significativos da passagem do ser orgnico para o ser social. O carter consciente da atividade produtiva do homem se revela na capacidade que este possui de antecipar em sua mente o resultado da ao que visa executar. A ao laborativa do ser humano tem a particularidade de ser a conformao objetiva de um fim que foi previamente ideado, o que Lukcs chama de pr teleolgico. Devido fundamental aliana entre inteligibilidade, conscincia e operatividade o ser humano o nico ser da natureza capaz de agir de forma teleolgica. Foi por meio dessa atividade posta conscientemente que o homem se afirmou no mundo como sujeito e imprimiu na natureza as marcas indelveis de seu poder. Palavras-chave: Georg Lukcs; Trabalho; Ser Social; Pr teleolgico.

Abstract: The article tries to verify the place of the notion of work in the lukacsiana ontology. For the first time it was necessary to point out the fundamental influence exerted for Karl Marxs ontological conception, and Lukcs also places the work as the fundamental category of the social being. To affirm it means to say that the genesis of the work category corresponds to the rising of a new sphere of being that provides the generic model of the human and social praxis. The work is the fundamental element of human beings life. Thus both Lukcs and Friedrich Engels affirm that the work, by itself, created the man. The characteristic that establishes the basic distinction between the work and the production accomplished by the animal consists in its conscious and free character. They are significant elements from the passage of the organic to social being. The conscious character of the productive activity of the man reveals the capacity that he possesses of anticipating in his mind the result of the action that he aims at executing. The labourative action of the human being has the particularitity of being the objective resignation of an end that previously was idealized what Lukcs calls: bring teleological. Due to the basic alliance among intelligibility, conscience and operability the human being is the only one in the nature that is able to act in a teleological form. The man affirmed himself in the world as individual and printed his indelible marks of his power in the nature through this consciously activity. Key-words: Georg Lukcs; Work; Social Being; Bring teleological.
Revista Estudos Filosficos n 2 /2009 verso eletrnica ISSN 2177-2967 http://www.ufsj.edu.br/revistaestudosfilosoficos DFIME UFSJ - So Joo del-Rei-MG Pg. 86 100

1. Consideraes iniciais Guido Oldrini e Nicolas Tertulian, dois dos maiores interpretes e estudiosos do pensamento de Georg Lukcs (1885-1971) afirmam que a fase madura do pensamento deste ltimo teve incio por volta de 1930, ano de sua entrega aos estudos sobre a arte tendo por vis analtico o pensamento de Karl Marx.1 Valendo-se do testemunho de pessoas que vivenciaram este momento de maior importncia na vida intelectual do filsofo hngaro,2 Oldrini declara o quanto estas tm insistido com nfase particular na importncia histrica da virada dos anos 1930, no fato de que sem sombra de dvida exatamente ali, em Moscou, que se forma o Lukcs maduro (OLDRINI, 2002, p. 52-53). Em meados dos anos 30 Lukcs ficou durante um tempo exilado em Moscou onde tomou contato com os manuscritos juvenis de Marx. A leitura dos manuscritos redigidos por Marx em Paris modificou a relao de Lukcs com o marxismo, como ele mesmo relata numa de suas vrias entrevistas:

Quando estive em Moscou, em 1930, Riazanov [editor que cuidava da edio da MEGA e dos Manuscritos] me mostrou os manuscritos de Marx elaborados em Paris em 1844. Voc pode imaginar meu excitamento: a leitura desses manuscritos mudou toda a minha relao com o marxismo e transformou minha perspectiva filosfica. (LUKCS, 1981, p. 49).

Essa transformao a que Lukcs se refere est ligada sua busca pelos fundamentos ontolgicos presentes na obra de Marx. Para Lukcs a ontologia marxiana buscou executar duas tarefas principais, a saber: estabelecer uma crtica ao empreendimento especulativo e idealista de Hegel e, por outro lado, sob influncia de Feuerbach tomar a objetividade como sendo essencialmente a categoria pela qual se busca compreender o lugar ontolgico de todo e qualquer ser.

1 Verificar os seguintes textos: OLDRINI, G. Em busca das razes da ontologia (marxista) de Lukcs in Lukcs e a Atualidade do Marxismo. So Paulo: Boitempo Editorial, 2002, pp.49-75. TERTULIAN, N. Lukcs Hoje. in Lukcs e a Atualidade do Marxismo. So Paulo: Boitempo Editorial, 2002, pp.27-48. 2 Guido Oldrini est se referindo ao crtico sovitico Michail Lifschitz e aos hngaros Istvn Hermann (que foi um dos primeiros alunos de Lukcs) e Lszl Szikai (diretor do Arquivo Lukcs de Budapeste). Revista Estudos Filosficos n 2 /2009 verso eletrnica ISSN 2177-2967 http://www.ufsj.edu.br/revistaestudosfilosoficos DFIME UFSJ - So Joo del-Rei-MG Pg. 86 100

No este o local para efetuarmos uma anlise detalhada sobre a influncia de Hegel sobre o pensamento marxiano, mas faz-se necessrio abrir um parntese para mencionar (mesmo que de forma rpida) a influncia de Ludwig Feuerbach sobre o jovem Marx. Influncia que no deve ser tomada como uma alegao que de Marx foi um feurbachiano. Quanto a isso, Jesus Ranieri afirma de maneira enftica na Apresentao aos Manuscritos econmico-filosficos: Marx nunca foi feurbachiano. A assertiva , sem dvida, uma forte provocao, mas a leitura atenta destes manuscritos (tambm denominados Manuscritos de Paris) mostrar o lugar que ocupa, em seu sistema, uma nascente teoria da economia humana. (RANIERI, 2006, p. 11). Ainda segundo Ranieri preciso verificar que:

A crtica materialista de Feuerbach filosofia especulativa e religio, ainda que proceda sem uma base forte no que diz respeito atividade humana enquanto produtora efetiva da histria une-se, em Marx, a uma concepo em que essa atividade o elemento primordial, ou seja, a apresentao do objeto enquanto percurso de exposio da verdade, nesse caso, a percepo hegeliana de atividade. (RANIERI, 2006, p. 12).

De acordo com Lukcs, a virada filosfica de Marx para o materialismo acaba levando-o a uma guinada em direo a uma reflexo sobre os processos econmicos: Mas o fato de que a economia seja o centro da ontologia marxiana no significa, absolutamente, que sua imagem do mundo seja fundada sobre o economicismo (LUKCS, 1979, p. 15). O prprio Lukcs atesta que no possvel precisar at que ponto Feuerbach foi decisivo no processo de virada de uma reflexo materialista para um exame apurado sobre o sistema econmico capitalista. Mas, possvel afirmar sem sombra de dvida que certo que Marx ps-se imediatamente de acordo, em princpio, com as idias de Feuerbach acerca da ontologia da natureza e com sua atitude anti-religiosa (LUKCS, 1979, p. 15). Se Marx permanecesse preso somente nas reflexes feurbachianas, ele certamente no teria sido to complexo e original como foi, razo pela qual ele posicionou-se de forma crtica frente a estas reflexes e foi alm de Feuerbach. E um dos pontos mais decisivos de sua crtica diz
Revista Estudos Filosficos n 2 /2009 verso eletrnica ISSN 2177-2967 http://www.ufsj.edu.br/revistaestudosfilosoficos DFIME UFSJ - So Joo del-Rei-MG Pg. 86 100

respeito tradicional separao entre sociedade e natureza feitas por algumas correntes filosficas.
No que se refere filosofia da natureza, ele (Marx) rechaou, de modo cada vez mais decidido, a tradicional separao entre natureza e sociedade, que se mantivera insuperada tambm em Feuerbach, e considerou sempre os problemas da natureza predominantemente do ponto de vista de sua interrelao com a sociedade. (LUKCS, 1979, p. 15).

Ento preciso ressaltar que estas filosofias buscam enfatizar de maneira radical as diferenas existentes entre o mbito da sociedade e o mbito da natureza, colocando em posies opostas o reino da liberdade e o reino da necessidade (como teria acontecido com Kant e seus seguidores ou como pensam os neopositivistas). Ou, por outro lado, estas filosofias acabam diluindo ou negando as particularidades inerentes ao ser social, estabelecendo uma completa identificao entre os dois planos do ser (o social e o orgnico). Seguindo o pensamento de Marx, Lukcs tambm coloca o trabalho como sendo a categoria fundante do ser social. No contexto da ontologia lukacsiana isto significa que, por um lado, a gnese da categoria do trabalho corresponde gnese de uma nova esfera de ser, de uma nova substancialidade radicalmente distinta do ser apenas natural. Por outro lado, tambm existe a caracterstica de que o trabalho fornece a protoforma, o modelo genrico da prxis humana e social. Vejamos isso com mais detalhes no tpico seguinte.

2. Trabalho e natureza: do ser orgnico ao ser social Na concepo lukacsiana, retirada de sua leitura de Marx, no existiria ser social sem uma base orgnica e inorgnica. Em As Bases Ontolgicas do Pensamento e da Atividade do Homem, Lukcs, ao referir-se sobre ontologia do ser social, faz a seguinte ressalva: (...) no seremos capazes de captar sua especificidade (do ser social) se no compreendermos que um ser social s pode surgir e se desenvolver sobre a base de um ser orgnico e que esse ultimo pode fazer o mesmo apenas sobre a base do ser inorgnico, (LUKCS, 1978, p. 03).
Revista Estudos Filosficos n 2 /2009 verso eletrnica ISSN 2177-2967 http://www.ufsj.edu.br/revistaestudosfilosoficos DFIME UFSJ - So Joo del-Rei-MG Pg. 86 100

Sendo assim, na ontologia marxiana-lukacsiana os homens somente podem oferecer condies para a existncia de sua vida se continuamente realizarem transformaes concretas sobre a natureza na qual esto inseridos. Ao mesmo tempo em que transformam objetivamente a natureza, o homem transforma-se a si mesmo enquanto sujeito. Lukcs faz uma ressalva que deve ser levada em considerao:

(...) no podemos obter um conhecimento imediato e preciso dessa transformao do ser orgnico em ser social. O mximo possvel um conhecimento post festum atravs da aplicao do mtodo marxiano, segundo o qual a anatomia do homem a chave para a anatomia do macaco, e segundo o qual, portanto, o estgio mais primitivo pode ser reconstrudo intelectualmente a partir do superior, de sua orientao e tendncias evolutivas, (LUKCS, 2004, p. 57).

No possvel captar a essncia do processo de passagem do ser inorgnico ao ser orgnico e do ser biolgico ao ser social apesar de haver elementos causais que a cincia conseguiu em grande parte desvendar e quantificar. Entretanto, o salto de qualidade de um estgio a outro ainda continua sendo um salto ontologicamente necessrio de um nvel de ser a outro, qualitativamente necessrio, (LUKCS, 2004, p. 57). No captulo sobre trabalho de Para uma Ontologia do Ser Social, Lukcs enfatiza o mrito de Friedrich Engels de ter colocado o trabalho como categoria central do processo de humanizao do homem. por meio da atividade laborativa que o filsofo e colaborador de Marx concebe a idia de desenvolvimento do homem de um estgio pr-homindeo para a noo de humanidade. Nas palavras de Engels, o trabalho a condio fundamental de toda a vida humana; e o num grau to elevado que, num certo sentido, pode-se dizer: o trabalho, por si mesmo, criou o homem, (ENGELS, 1979, p. 215). nesse sentido que, segundo Lukcs, pode-se considerar que foi Engels quem forneceu de forma decisiva os princpios que estabelecem os principais lineamentos quanto ruptura do processo de reproduo entre homem e natureza, (LUKCS, 2004, p. 60). A passagem do estado mais primitivo para o de humanidade no ocorre em um processo linear e sem sobressaltos. A elevao para uma etapa superior de evoluo, segundo a concepo engelsiana acontece permeada por descontinuidades: entre o processo
Revista Estudos Filosficos n 2 /2009 verso eletrnica ISSN 2177-2967 http://www.ufsj.edu.br/revistaestudosfilosoficos DFIME UFSJ - So Joo del-Rei-MG Pg. 86 100

reprodutivo dos animais e o processo reprodutivo humano existe uma ruptura que difcil de ser detectada com clareza. Ora, esta teoria da descontinuidade est muito prxima da noo de salto ontolgico lukacsiana de que falamos anteriormente. J na acepo de Marx, o conceito de trabalho somente pode ser aplicado em ltima instncia ao trabalho humano. Tal afirmao pode parecer errnea visto que qualquer pessoa pode argumentar que outros animais tambm realizam atividades de caractersticas laborativas. De fato existem alguns animais que so capazes de realizar alguma produo, contudo esse ato produtivo no pode ser tomado como trabalho em sentido estrito. A caracterstica que estabelece a distino fundamental entre o trabalho da produo realizada pelo animal consiste em seu carter consciente e livre. Enquanto a produo animal dirigida pelos instintos naturais mais primitivos, o homem empreende sua ao de forma deliberada e consciente. Nos Manuscritos de 1844, Marx assinala a especificidade da atividade vital realizada pelo homem:

O animal imediatamente um com sua atividade vital. No se distingue dela. ela. O homem faz de sua atividade vital mesma um objeto da sua vontade e da sua conscincia. Ele tem uma atividade vital consciente. Esta no uma determinidade [Bestimmtheit] com a qual ele coincide imediatamente. A atividade vital consciente distingue o homem imediatamente da atividade vital do animal, (MARX, 2006, p. 84).

Logo na seqncia deste trecho, Marx prossegue assinalando qual essencialmente a diferena entre a produo animal e a atividade produtiva humana:

verdade que tambm o animal produz. Constri para si um ninho, habitaes, como a abelha, o castor, a formiga etc. No entanto, produz apenas aquilo de que necessita imediatamente para si ou sua cria; produz unilateral[mente], enquanto o homem produz universal[mente]; o animal produz apenas sob o domnio da carncia fsica imediata, enquanto o homem produz mesmo livre da carncia fsica, e s produz, primeira e verdadeiramente, na [sua] liberdade [com relao] a ela; o animal s produz a si mesmo, enquanto o homem produz a natureza inteira; [no animal], o seu produto pertence imediatamente ao seu corpo fsico,
Revista Estudos Filosficos n 2 /2009 verso eletrnica ISSN 2177-2967 http://www.ufsj.edu.br/revistaestudosfilosoficos DFIME UFSJ - So Joo del-Rei-MG Pg. 86 100

enquanto o homem se defronta livre[mente] com o seu produto, (MARX, 2006, p. 85).

Mais tarde, no livro primeiro de O capital, Marx retomar com algumas modificaes o que anteriormente apontamos sobre as diferenas entre a atividade produtiva eminentemente humana daquela concernente aos animais.

Uma aranha executa operaes semelhantes s do tecelo, e a abelha supera mais de um arquiteto ao construir sua colmia. Mas o que distingue o pior arquiteto da melhor abelha que ele figura na mente sua construo antes de transform-la em realidade. No fim do processo do trabalho aparece um resultado que j existia antes idealmente na cabea do trabalhador, (MARX, 1998, p. 211-212).

A construo ideal do produto na cabea antes de colocar em andamento as etapas que culminaro no produto previamente visualizado uma caracterstica somente humana. Por extrapolar os limites estabelecidos pelas leis naturais que fixam os seres

vivos na ordem da competio biolgica e da sobrevivncia, o trabalho humano pode ser tido como essencialmente diferente do trabalho animal. Para Lukcs

O momento essencialmente separatrio constitudo no pela fabricao de produtos, mas pelo papel da conscincia, a qual, precisamente aqui, deixa de ser mero epifenmeno da reproduo biolgica: o produto, diz Marx, um resultado que no incio do processo existia j na representao do trabalhador, isto , de modo ideal, (LUKCS, 1978, p. 4, grifo do autor).

O carter consciente da atividade produtiva do homem se revela na capacidade que ele possui de antecipar em sua mente o resultado da ao que visa executar. Devido fundamental aliana entre inteligibilidade, conscincia e operatividade que somente o homem possui ele o nico ser da natureza capaz de agir de forma teleolgica. Foi por

Revista Estudos Filosficos n 2 /2009 verso eletrnica ISSN 2177-2967 http://www.ufsj.edu.br/revistaestudosfilosoficos DFIME UFSJ - So Joo del-Rei-MG Pg. 86 100

meio dessa atividade posta conscientemente que o homem se afirmou no mundo como sujeito e imprimiu na natureza as marcas indelveis de seu poder.3 Seguindo a reflexo marxiana, Lukcs designa o homem como um ser eminentemente social e tambm coloca a categoria do trabalho como sendo aquela que fundamenta o ser social. No contexto da ontologia lukcsiana esta afirmao acarreta em duas observaes. Primeiramente preciso dizer que a gnese da categoria do trabalho corresponde gnese de uma nova esfera de ser, de uma elevao a uma nova substancialidade extremamente distinta do ser apenas natural. Por outro lado, o trabalho fornece a protoforma do carter de sociabilidade do homem, ou seja, fornece um modelo genrico da prxis humano-social. O trabalho tem a peculiaridade de ser a categoria pela qual se deve pensar quando se deseja chegar compreenso das especificidades do ser social de um ponto de vista ontolgico. Sendo assim, no podemos perder de vista que, considerado em sua forma originria, o trabalho deve ser tomado como a pea chave do intercmbio entre o homem e a natureza. Contudo, ainda preciso dizer que todo ato laborativo concreto no acontece sem que antes ocorra a prvia concepo das etapas, do material, e das ferramentas necessrias para que ele possa ser executado com eficincia. Isso significa que o homem antes de colocar em ao qualquer etapa do trabalho, anteriormente projeta em seu pensamento aquilo que deseja produzir, estabelece a maneira mais adequada de execuo do objeto almejado, alm de efetuar a escolha do material mais adequado para esse fim. Todas essas fases compem o momento de uma prvia ideao que antecede o ato real e concreto da atividade laborativa, posto que, nenhum processo produtivo pode prescindir do conhecimento objetivo do sistema causal dos objetos.

De fato, segundo Leandro Konder, sem essa experincia que lhe permite prefigurar o seu tlos (o ponto onde quer chegar), o sujeito humano no seria sujeito, ficaria sujeitado a uma fora superior sua e permaneceria to completamente preso a uma dinmica objetiva como uma folha levada por um rio caudaloso (KONDER, Leandro. O futuro da filosofia da prxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992, p.106). Revista Estudos Filosficos n 2 /2009 verso eletrnica ISSN 2177-2967 http://www.ufsj.edu.br/revistaestudosfilosoficos DFIME UFSJ - So Joo del-Rei-MG Pg. 86 100

Ao colocar idealmente um fim objetivo que deseja alcanar com seu trabalho, o homem insere na realidade material algo totalmente novo que nela no existia anteriormente. Quando faz isso ele rompe o processo de causalidade da natureza e implanta nela um novo fim teleolgico antes inexistente. Nesse aspecto, atravs do trabalho, o homem o nico ente natural capaz de, atravs sua ao, criar algo qualitativamente e radicalmente novo ao colocar no mesmo processo o pr teleolgico e a causalidade.

3. O trabalho como pr teleolgico O sentido teleolgico do trabalho foi ao longo da histria humana compreendido, como manifesto, tanto em sua insero na vida ordinria dos homens em geral como nas diversas teorias cientficas e filosficas ou nas criaes mticas e religiosas. Mas h uma tendncia a extrapolar a teleologia do domnio do trabalho humano e estend-la a outras esferas como se viu ocorrer mesmo entre grandes filsofos. Enquanto Aristteles eleva a teleologia a uma categoria csmica, Hegel faz dela o motor da histria. J Kant buscou romper com essa idia filosoficamente arraigada da existncia de um sentido teleolgico na natureza e na vida, de maneira que definiu esta ltima como finalidade sem objetivo. Contudo, o filsofo de Knigsberg no estabeleceu um maior aprofundamento da reflexo denunciada pelo referido enunciado, talvez em conseqncia da sua preferncia fundamental pelas questes epistemolgicas. Contrrio a estes filsofos mencionados, Lukcs, seguindo de perto Marx, pensa que a atividade humana tem o carter determinante e especfico de ser a nica na esfera natural que uma atividade posta. Como j acentuamos anteriormente, isso significa que a ao laborativa do ser humano tem a particularidade de ser a conformao objetiva de um fim que foi previamente ideado. exatamente isso que Lukcs chama de pr teleolgico. Assim, o trabalho passa a ser entendido como a unidade entre o pr efetivo de uma determinada objetividade e a atividade ideal prvia diretamente regida e mediada por uma finalidade especfica. Se a atividade humana tem a caracterstica de colocar em andamento uma atividade antes inexistente, Lukcs acaba definindo o resultado final do trabalho como uma causalidade posta. Em linhas gerais, isso significa que se trata de uma causalidade

Revista Estudos Filosficos n 2 /2009 verso eletrnica ISSN 2177-2967 http://www.ufsj.edu.br/revistaestudosfilosoficos DFIME UFSJ - So Joo del-Rei-MG Pg. 86 100

que foi posta em movimento pela mediao de um fim humanamente idealizado e conformado. Ora, temos aqui algo que pode parecer uma relao paradoxal a princpio, mas que dentro da ontologia lukacsiana e marxiana demonstra no ser to absurda assim. Na atividade laborativa a teleologia e a causalidade embora sendo antagnicas e heterogneas acabam formando uma unidade no interior do complexo do trabalho. Sendo assim, sob a forma de uma determinao reflexiva, a causalidade posta e o pr teleolgico compem o fundamento ontolgico que demonstra o carter dinmico de complexos inerentes ao homem e somente a ele. Como somente o trabalho humano consciente pode realizar um novo comeo e dar incio a um novo processo de nexos causais, verdadeiro tambm que a teleologia uma categoria existente somente no mbito do ser social e humano. Seguindo o ponto de vista at agora exposto podemos afirmar que o trabalho escapa a qualquer forma de denominao histrico-espacial laborativa especfica, ou seja, de uma sociedade especificamente delimitada, num contexto localizado particular. preciso afirmar de maneira irrestrita que quando o trabalho tomado em sua especificidade de produto da conscincia (portanto, produto social pr-ideado) deve tambm, ao mesmo tempo, ser considerado como elemento fundante da sociabilidade humana. O trabalho o ponto basilar do desenvolvimento da complexificao entre o plo do gnero (o indivduo enquanto gnero) e o da individualidade (o gnero posto singularmente, mas de forma sociabilizada). Partindo dessa perspectiva fica sustentado que o entrelaamento entre indivduo e sociedade obedece a uma determinao que perpassa estas duas esferas. Tal determinao somente ganha fora atravs do desenvolvimento do universo do indivduo dentro de seu ambiente social, onde a humanizao ocorre devido ao processo iniciado pelo trabalho. no contexto teleolgico que o trabalho expressa a humanidade em sua integralidade, ou seja, no seu aspecto espiritual, consciente, corpreo ou objetivo, o ato laborativo s pode ser posto em movimento, fundamentalmente, por posies que buscam finalidades. Nesse sentido, Lukcs afirma que todo trabalho tem em sua raiz formativa uma posio teleolgica que, a todo instante inicia uma nova srie causal;

Revista Estudos Filosficos n 2 /2009 verso eletrnica ISSN 2177-2967 http://www.ufsj.edu.br/revistaestudosfilosoficos DFIME UFSJ - So Joo del-Rei-MG Pg. 86 100

Ao contrrio da causalidade, que representa a lei espontnea na qual todos os movimentos de todas as formas de ser encontram a sua expresso geral, a teleologia um modo de pr posio sempre realizada por uma conscincia que, embora guiando-as em determinada direo, pode movimentar apenas sries causais. [...] Decisivo aqui compreender que se est em face de uma duplicidade: numa sociedade tornada realmente social, a maior parte das atividades cujo conjunto pe a totalidade em movimento certamente de origem teleolgica, mas a sua existncia real e no importa se permaneceu isolada ou se foi inserida num contexto feita de conexes causais que jamais e em nenhum sentido podem ser de carter teleolgico. (LUKCS, 1978, p.6, grifo do autor).

Para distinguir entre o trabalho e o conjunto muito amplo das prxis sociais que no operam a transformao material da natureza, Lukcs denominou o primeiro de posio teleolgica primria e o segundo de posies teleolgicas secundrias. Na esfera das posies teleolgicas primrias o conjunto de finalidades buscadas tem condies mais prximas de apreenso universal das conseqncias possveis, levando reduo do nmero genrico de alternativas a serem escolhidas. Isso possvel porque esta a esfera de intercmbio entre homem e natureza, um complexo ainda rudimentar pertencente ao espao mais reduzido da ao decisria. Mesmo assim preciso ressaltar que ao sujeito que pe em andamento um ato laborativo no seja colocado com toda a clareza aquele conjunto de circunstncias produtoras de uma dada situao que precisa ser solucionada. Nas prticas superiores temos o predomnio de posies teleolgicas

fundamentalmente distintas. Tais posies no objetivam mais a atividade que privilegia a natureza como objeto. Agora o foco e finalidade primeira so levar outros homens a desempenhar funes especficas. O que difere as duas posies teleolgicas o objeto sobre o qual exercem suas respectivas aes. As posies teleolgicas prprias da atividade laborativa atuam de forma imediata sobre um dado objeto ou elemento natural, enquanto as posies teleolgicas secundrias tm como finalidade a conscincia de outros homens, ou seja, visam levar outros homens a assumir determinadas posies teleolgicas concretas. Caracterstica prpria das posies teleolgicas secundrias o fato de que estas so mais

Revista Estudos Filosficos n 2 /2009 verso eletrnica ISSN 2177-2967 http://www.ufsj.edu.br/revistaestudosfilosoficos DFIME UFSJ - So Joo del-Rei-MG Pg. 86 100

desmaterializadas, posto que se distanciam de qualquer relao direta com a materialidade da prtica social. No entanto, considerando de forma mais criteriosa a questo, no podemos afirmar que as posies teleolgicas secundrias constituem um fato novo, algo que aparece apenas com os processos superiores da prtica social. O prprio desenvolvimento e complexificao da atividade laborativa acaba levando ao surgimento das posies teleolgicas, isto devido prpria dinmica interna dos prprios procedimentos necessrios execuo do trabalho.

4. Consideraes finais As reflexes sobre o carter ontolgico do ser humano expressam o amadurecimento dos escritos tericos de Lukcs ao apontar o trabalho como categoria fundante do ser social. Mas, ao mesmo tempo em que atravs do trabalho o homem modifica a natureza e por isso um ser que no se reduz a ela , ele tambm cria novas necessidades que antes no existiam. Desta forma, podemos dizer que um dos fatores que distingue o homem das demais espcies a ausncia de um sistema fixo de necessidades. Baseado nestas afirmaes plausvel afirmar que para alm de ser um ser do trabalho o homem um ser da prxis. nessa linha que Lukcs, retomando o conceito de Marx segundo o qual os homens fazem sua prpria histria, porm no nas condies que escolheram (Marx, 1997, p. 21), empreende a definio de que o homem um ser que d respostas:

Um ser que d respostas um ser que reage somente s alternativas que lhe so colocadas pela realidade objetiva. Mas, fazendo isso, este ser abstrai certas tendncias contidas no processo espontneo para transform-las em perguntas e encontrar para elas uma resposta. Por isso, esta reao no puramente espontnea. Um leo, ao devorar um antlope, constitui um processo puramente biolgico, no qual no est presente qualquer alternativa. Quando, ao contrrio, o homem, atravs de seu trabalho, eleva abstrao sua relao de intercmbio com o ambiente para fazer dela um problema ao qual deve ser dada uma resposta, esta alternativa inserida no processo histrico. (LUKCS, apud ABENDROTH et al: 1969, p. 132).
Revista Estudos Filosficos n 2 /2009 verso eletrnica ISSN 2177-2967 http://www.ufsj.edu.br/revistaestudosfilosoficos DFIME UFSJ - So Joo del-Rei-MG Pg. 86 100

Se o homem um ser que d respostas significa que ele um ser dotado de praticidade suficiente para reagir ao que a realidade objetiva lhe impe. Um ser capaz de colocar-se diante das alternativas que lhe so colocadas, e num processo de interatividade, reter conhecimentos suficientes, formular novas perguntas s quais buscar as respostas mais adequadas. A sucessiva execuo deste processo de formulao de perguntas e elaborao de novssimas respostas transforma e forma paulatinamente os diversos nveis de mediaes que impem assim maior complexidade atividade humana, ao mesmo tempo em que a transformam e enriquecem. Somente atravs do trabalho o homem pode executar este complexo intercmbio com a realidade objetiva, razo pela qual a atividade laborativa a caracterstica fundante do ser social. Nesse procedimento retroativo de perguntas e respostas vai sendo formada a conscincia criativa do homem. Ou seja, ao mesmo tempo em que cumpre sua finalidade laborativa de maneira objetiva, o ser humano tambm processa as etapas de formao de sua subjetividade. Neste sentido torna-se oportuno mencionar a reflexo feita por Marx nos Manuscritos econmico-filosficos sobre esse aspecto. Para o filsofo:

O ser objetivo atua objetivamente e no atuaria objetivamente se o objetivo [Gegenstndliche] no estivesse posto em sua determinao essencial. Ele cria, assenta apenas objetos, porque ele assentado mediante estes objetos, porque , desde a origem, natureza [weil es von Haus aus Natur ist]. No ato de assentar no baixa, pois, de sua pura atividade a um criar do objeto, mas sim seu produto objetivo apenas confirma sua atividade objetiva, sua atividade enquanto atividade de um ser natural objetivo, (MARX, 2006, p. 127).

Sendo assim, pode ser afirmado que o objeto somente pode ser passvel de desvendamento porque o critrio ontolgico, que em sua origem funda-se na esfera do trabalho e das posies ontolgicas anteriormente vistas, independe de qualquer embasamento epistemolgico. Essa caracterstica demonstra a gnese dos percursos histricos sociais da totalidade da produo humana nos seus mais variados nveis, alm de
Revista Estudos Filosficos n 2 /2009 verso eletrnica ISSN 2177-2967 http://www.ufsj.edu.br/revistaestudosfilosoficos DFIME UFSJ - So Joo del-Rei-MG Pg. 86 100

ressaltar, por exemplo, que qualquer meio investigativo ou produo terica obedecem irrestritamente a uma necessidade surgida do prprio corpo social. Muito alm da busca de uma correta formulao estabelecida a partir da relao entre sujeito e objeto (metodologia), a pesquisa gentica objetiva realizar a decomposio dos nexos que originaram ou originam a soluo gnosiolgica. Ao fazer isso estabelece uma hierarquizao das maneiras como devem ser realizados os procedimentos cientficos, de modo que este seja feito dentro da realidade concreta e da totalidade do ser social. Para finalizar preciso ressaltar que a preocupao de Lukcs com a prtica laborativa humana e a ontologia do ser social demonstram, no fundo, a importncia de se discutir os problemas ticos e o quanto estes esto relacionados com os alicerces da vida humana. No se pode perder de vista que sua ontologia fazia parte de um projeto de embasamento ontolgico para uma tica do ponto de vista marxista. Pela ontologia Lukcs estava certo que compreenderia em sua complexidade o papel fundamental que o trabalho tem nas questes ticas. Razo pela qual a adequada reflexo ontolgica, segundo Lukcs, pode estabelecer de maneira precisa o processo evolutivo do ser social para planejar quais devem ser as aes necessrias e as respostas promotoras da emancipao do ser humano.

Referncias: ABENDROTH, W., HOLZ, Hans H. e KOFLER, L. Conversando com Lukcs. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969. ENGELS, Friedrich. A Dialtica da Natureza. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. KONDER, Leandro. O futuro da filosofia da prxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. LUKCS, G. As Bases Ontolgicas da Atividade e do Pensamento do Homem. Revista Temas, So Paulo: Cincias Humanas, n 4, 1978. ______. Ontologia do Ser Social - Os Princpios Ontolgicos Fundamentais de Marx. So Paulo: Livraria Editora Cincias Humanas, 1979. ______. Democracia Burguesa, Democracia Socialista e outras questes. Nova Escrita/Ensaio, So Paulo: Escrita, ano IV, n 8, 1981. ______. Ontologia del Ser Social: El Trabajo textos ineditos en castellano. Buenos Aires: Ediciones Herramienta, 2004.
Revista Estudos Filosficos n 2 /2009 verso eletrnica ISSN 2177-2967 http://www.ufsj.edu.br/revistaestudosfilosoficos DFIME UFSJ - So Joo del-Rei-MG Pg. 86 100

MARX, Karl. O Dezoito Brumrio de Lus Bonaparte. So Paulo: Paz e Terra, 1997. ______. O capital. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1998. Livro I, vol. 1. _______. Manuscritos econmico-filosficos. So Paulo: Boitempo Editorial, 2006. OLDRINI, G. Em busca das razes da ontologia (marxista) de Lukcs. in Lukcs e a Atualidade do Marxismo. So Paulo: Boitempo , 2002. RANIERI, Jesus. Apresentao. In: MARX, Karl. Manuscritos econmico-filosficos. So Paulo: Boitempo, 2006. TERTULIAN, N. Lukcs Hoje. In: Lukcs e a Atualidade do Marxismo. So Paulo: Boitempo , 2002. Data de registro: 11/08/2008 Data de aceite: 07/05/2009

Revista Estudos Filosficos n 2 /2009 verso eletrnica ISSN 2177-2967 http://www.ufsj.edu.br/revistaestudosfilosoficos DFIME UFSJ - So Joo del-Rei-MG Pg. 86 100

You might also like