You are on page 1of 2

http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=11875 http://www.conjur.com.

br/2009-set-09/conceito-responsabilidade-civil-danos-indenizaveis Bibliografia:
LEITE, Ravnia Mrcia de Oliveira. A responsabilidade civil e os danos indenizveis. Disponvel em <http://www.conjur.com.br/2009-set-09/conceitoresponsabilidade-civil-danos-indenizaveis>.

http://www.melhoradvogado.com.br/responsabilidade-civil

Responsabilidade Civil:
Responsabilidade civil a obrigao de reparar o dano que uma pessoa causa a outra. Em direito, a teoria da responsabilidade civil procura determinar em que condies uma pessoa pode ser considerada responsvel pelo dano sofrido por outra pessoa e em que medida est obrigada a repar-lo. A reparao do dano feita por meio da indenizao, que quase sempre pecuniria. O dano pode ser integridade fsica, aos sentimentos ou aos bens de uma pessoa.

Responsabilidade contratual e delitual


A teoria da responsabilidade civil distingue entre a obrigao do devedor no sentido de cumprir o que estipulou com o credor (num contrato) e a obrigao de reparar o dano causado por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia (em direito civil, o chamado "delito"). D-se ao primeiro caso o nome de responsabilidade contratual ou ex contractu e ao segundo, responsabilidade delitual, aquiliana (devido a Lex Aquilia, uma lei romana de 286 a.C. sobre o assunto), extra-contratual ou ex delictu. a) Contratual: deriva de devedores inadimplentes de um acordo de vontade, de uma responsabilidade contratual. b) Delitual: conhecida como Aquiliana . Se origina do descumprimento frontal da lei (artigos 168 e 927 do Cdigo Civil Brasileiro ) No h nenhum vnculo jurdico anterior entre as partes (ao contrrio da resp. Contratual, antes dela existe um vnculo jurdico entre as partes).

Diferena entre Responsabilidade Civil e Penal


a) Responsabilidade Penal: o delinquente infringe uma norma de direito pblico, ocorrendo uma reao do ordenamento jurdico, pois o interesse lesado da sociedade. E o delinquente responde pela privao da liberdade b) Responsabilidade Civil: o interesse diretamente lesado do interesse privado, a responsabilidade civil patrimonial, o patrimnio do devedor quem responde por suas obrigaes. O interesse da vtima, se permanecer inerte ou resignar a seu direito, nenhuma consequncia haver para o causador do dano. Para se configurar um caso de responsabilidade civil, os doutrinadores entenderam necessrios alguns elementos ou pressupostos gerais: - conduta ou ato humano - este pressuposto possui por ncleo a noo de voluntariedade, podendo ser positiva ou negativa (ao ou omisso). Na voluntariedade, a pessoa consciente daquilo que faz (exceo ao sonambulismo, atos reflexos e hipnose, entre outras formas similares). A conduta deve ser ilcita, mas tambm pode haver responsabilidade civil decorrente de ato lcito, e por esse motivo, a ilicitude no pode ser elemento geral.

A responsabilidade civil pode ser ato prprio como pode ocorrer tambm por ato de terceiro ou por fato da coisa ou do animal, chamada responsabilidade civil indireta. Neste ltimo caso haver conduta humana mesmo que por omisso. As presunes de culpa no mais constam do Cdigo Civil Brasileiro sendo substituda, na maioria das vezes, pela responsabilidade objetiva. - nexo de causalidade - constitui o vnculo ou liame que une a conduta humana ao resultado de dano. As teorias que tratam do nexo de causalidade so: 1 - Equivalncia de condies, tambm conhecida como "conditio sine qua non": para essa teoria todos os antecedentes fticos que contriburem para o resultado so causa dele. Deve ser limitada para no levar o intrprete ao infinito. Bending diz que, ao levar a teoria ao infinito, poderia se cometer o absurdo de condenar o marceneiro que fez a cama onde foi cometido um adultrio. No foi adotada pelo Cdigo Civil Brasileiro. 2 - Causalidade adequada: criada por Von Kreies, tal teoria entende que causa o antecedente causal abstratamente idneo realizao do resultado segundo um juzo de probabilidade. Tambm no foi adotada pelo Cdigo Civil Brasileiro. 3 - Causalidade direta e imediata: para outros autores, como Gustavo Tepedino e Pablo Stolze, foi adotada pelo Cdigo Civil Brasileiro e afirma que a causa serviria apenas o antecedente ftico ligado necessariamente ao resultado danoso como uma consequencia direta e imediata. - dano ou prejuzo - consiste na leso a um interesse jurdico tutelado, material ou moral. Para que um dano seja indenizvel so necessrios alguns requisitos: violao de um interesse jurdico material ou moral, certeza de dano, mesmo dano moral deve ser certo e haver a subsistncia do dano.

Responsabilidade subjetiva e Responsabilidade objetiva


A teoria clssica da responsabilidade civil aponta a culpa como o fundamento da obrigao de reparar o dano. Conforme aquela teoria, no havendo culpa, no h obrigao de reparar o dano, o que faz nascer a necessidade de provar-se o nexo entre o dano e a culpa do agente. Mais recentemente, porm, surgiu entre os juristas uma insatisfao com a chamada teoria subjetiva (que exige a prova da culpa), vista como insuficiente para cobrir todos os casos de reparao de danos: nem sempre o lesado consegue provar a culpa do agente, seja por desigualdade econmica, seja por cautela excessiva do juiz ao aferi-la, e como resultado muitas vezes a vtima no indenizada, apesar de haver sido lesada. O direito passou ento a desenvolver teorias que preveem o ressarcimento do dano, em alguns casos, sem a necessidade de provar-se a culpa do agente que o causou. Esta forma de responsabilidade civil, de que exemplo o art. 21, XXIII, d, da Constituio Federal do Brasil, chamada de teoria objetiva da responsabilidade civil ou responsabilidade sem culpa.

You might also like