You are on page 1of 9

Lngua Portuguesa I

2 edio

Lngua Portuguesa I

Telma Ardoim

TROL

Lngua Portuguesa I

A coeso textual Os ns lingusticos do texto

A coeso referencial: os processos de substituio de elementos e de reiterao de elementos A coeso recorrencial: recorrncia de termos, parfrase, recursos fonolgicos, elipse A coeso sequencial: a condicionalidade, a causalidade, a implicao lgica e a explicao ou justificativa

106

Lngua Portuguesa I

Abordaremos ainda dentro da Coeso Textual os elementos coesivos, ou seja, o controle dos ns lingusticos atravs dos mecanismos coesivos. Um timo estudo para voc!

Objetivo(s) da Unidade: Levar os alunos a conhecer e aplicar os elementos coesivos de que dispomos em nossa lngua, a fim de produzir um texto coeso e coerente.

Plano da Unidade: A coeso referencial: os processos de substituio de elementos e de reiterao de elementos A coeso recorrencial: recorrncia de termos, parfrase, recursos fonolgicos, elipse A coeso sequencial: a condicionalidade, a causalidade, a implicao lgica e a explicao ou justificativa

Bons estudos!

107

Lngua Portuguesa I

Sendo a coeso uma das marcas fundamentais da textualidade, ela pode ocorrer atravs de alguns mecanismos que iremos abordar aqui. Temos trs tipos de coeso: a coeso referencial, a coeso recorrencial e a coeso sequencial . COESO REFERENCIAL: acontece quando um elemento da sequncia textual se remete a outro elemento do mesmo texto, substituindo-o. Ex.: Encontrei o livro que tanto procurava. Ele estava guardado na estante.

Ainda dentro da coeso referencial temos: 1.1 A substituio de um elemento por outro: d-se nas seguintes situaes:

Nas formas pronominais:

a) Pronomes pessoais de terceira pessoa. Ex.: Os meninos saram cedo da escola. Eles foram treinar para o torneio de futebol.

b) Pronomes indefinidos: Ex.: O aluno e a me foram chamados direo da escola, mas ningum compareceu.

c) Pronomes possessivos: Ex.: Cssio levou um livro de suspense para a escola, porm quis ler o meu .

d) Pronomes demonstrativos: Ex.: Mrcia experimentou uma saia azul escura, mas decidiu comprar aquela .

108

Lngua Portuguesa I

e) Pronomes Interrogativos: Ex. Celso, Ricardo e Tnia depuseram na Delegacia, entretanto quem disse a verdade? f) Pronomes Relativos: Ex. Todos os alunos que foram convocados compareceram reunio. Nas formas verbais: nesse caso, encontramos os verbos fazer e ser referindo-se a todo o predicado da frase; no somente ao verbo. Ex.: A professora de Portugus corrigiu todas as provas, mas a de Matemtica no pode fazer o mesmo. Nas formas adverbiais: substitui a circunstncia indicada pelo advrbio presente. Ex.: A garota saa cerca de trs vezes por ms; seu irmo, nunca . Nas formas numerais: so usadas para substituir tudo aquilo que pode ser mensurvel. Ex.: O pai premiou o filho com duas surpresas; a primeira delas era um computador novo.

J li trinta pginas desse livro, mas amanh pretendo ler o dobro . 1.2 Reiterao de elementos do texto: As repeties do mesmo termo:

a) De forma idntica: Ex.: Comprou um lindo carro, mas o carro no era novo.

b) Com um novo determinante: Ex.: Comprou um lindo carro, mas esse carro estava batido.

109

Lngua Portuguesa I

c) De forma abreviada: Ex. A Fundao Nacional do ndio quer combater os maus garimpeiros; portanto a FUNAI controla as terras indgenas.

d) De forma ampliada: Ex.: O IBGE divulgou ontem alguns grficos sobre a nossa economia; porm, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica no falou dos ndices de inflao.

e) Com palavra cognata: Ex.: Sabemos que passear timo e muitos passeios so, ao mesmo tempo, fonte de cultura.

Os sinnimos ou quase-sinnimos:

a) Uso de hipnimos: Ex.: Houve um acidente envolvendo trs veculos ; os carros tiveram que ser rebocados.

b) Uso de hipernimos: Ex.: Recebi um buqu de rosas amarelas; as flores estavam lindas!

c) Nomes genricos: Ex.: Comprei legumes, verduras, frutas e muitas outras coisas .

d) Termos-smbolos: Ex.: Durante o filme vimos os nazistas em ao; a cruz da sustica estava sempre presente.

110

Lngua Portuguesa I

Apostos: Ex.: Pel, rei do futebol, foi tambm Ministro dos Esportes.

2. A COESO RECORRENCIAL: tem como caracterstica a repetio de um elemento anterior como aluso a um mesmo referente. Esse tipo de coeso se d pela: 2.1 Recorrncia de termos: Ex.: Ricardo tremia, tremia, tremia...

2.2 Paralelismo: refere-se recorrncia da mesma estrutura sinttica. Ex.: Amor escondido, dinheiro no banco e sol na segunda-feira nos trazem insatisfao. 2.3 Parfrase: consiste na recorrncia de contedos semnticos marcada por expresses chamadas de introdutrias como isto ; ou seja; quer dizer; digo; ou melhor; em outras palavras etc. Ex.: Ele ainda no chegou at esse momento; isto , no deve vir mais. 2.4 Recursos Fonolgicos: faz uso de palavras que tenham sons idnticos, ou quase, para dar ideia de rima. Ex.: Os problemas do Brasil so a corrupo, a inflao, a falta de feijo e a alienao. 2.5 A elipse: a omisso de um termo que o contexto identifica com facilidade. Ex.: Tudo o que queremos no s o seu sucesso, mas a sua felicidade. ( Seria o mesmo que dizer: Tudo o que queremos no s o seu sucesso, como (queremos tambm) a sua felicidade ).

111

Lngua Portuguesa I

3. A COESO SEQUENCIAL: para esse tipo de coeso, fazemos uso de termos pertencentes ao mesmo campo semntico por meio de novos acrscimos ao texto. Estes se do atravs da: 3.1 Condicionalidade: Ex.: Caso ele aparea , mande-o me procurar.

3.2 Causalidade: Ex.: Todos se interessaram pelo livro, porque falava de um assunto dado em aula.

3.3 Implicao Lgica: Ex.: Existe apenas um jeito de conseguir novamente a sua confiana: falandolhe toda a verdade.

3.4 Explicao ou Justificativa: Ex.: A prova estava fcil, pois todas as questes foram comentadas em salade-aula.

Chegamos ao final desta unidade. Mas no paramos por aqui! Na prxima, falaremos sobre os sentidos das palavras. Vamos l?

112

Lngua Portuguesa I

Leitura complementar Aprofunde seus conhecimentos lendo: VALENTE, Andr Crim. A linguagem nossa de cada dia. Petrpolis: Vozes, 1997. GARCIA, Othon Moacir. Comunicao em prosa moderna. 18ed. Rio de Janeiro: FGV, 2001.

hora de se avaliar! No esquea de realizar as atividades desta unidade de estudo, presentes no caderno de exerccio! Elas iro ajud-lo a fixar o contedo, alm de proporcionar sua autonomia no processo de ensino-aprendizagem. Caso prefira, redija as respostas no caderno e depois as envie atravs do nosso ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Interaja conosco!

113

You might also like