You are on page 1of 72

EXCELNCIA EM

gesto
Ano V | n 06 | Junho | 2013

por um brasil mais competitivo


os esforos para reduzir os custos sistmicos no brasil e alavancar a produtividade das organizaes e do pas

expediente

Este material foi impresso com papel oriundo de floresta certificada e outras fontes controladas, o que demonstra preocupao e responsabilidade com o meio ambiente.

Excelncia em Gesto

Publicao anual da Fundao Nacional da Qualidade (FNQ)

Ano V - Nmero 6
Junho de 2013 ISSN 2179-7919

Coordenao Geral

Jairo Martins Superintendente geral

Coordenao Editorial
Caterine Berganton NUVEM DE TAGS DESTA EDIO A nuvem de tags ou tag cloud identifica as palavras mais citadas nas matrias desta edio. Para defini-la, utilizamos a ferramenta Wordle (www.wordle.net). A quantidade de vezes que a palavra aparece apresentada proporcionalmente ao tamanho da fonte.

Produo Editora

Folie Comunicao Marisa Meliani - MTb 20435

Colaborao

Mirian Meliani

Reportagem e redao

Ana Paula Ramos, Frideriki Karathanos, Marisa Meliani, Tarcisio Alves

Direo de Arte Fotos

PaulaLyn Carvalho Andr Conti/ Acervo FNQ/ Divulgao

Ilustrao/Capa
Nossa capa A reduo dos custos sistmicos no Brasil uma das plataformas para aumentar a competitividade e a produtividade das organizaes e do Pas. Investimentos permanentes em infraestrutura, carga tributria mais justa e educao de qualidade so reivindicaes das nossas empresas, que a FNQ representa e reverbera nesta edio.

iStockPhoto/Retrorocket

Ilustraes iStockPhoto
Retrorocket | 8, 18, 22, 24, 27, 28, 34/35, 37, 38, 46, 55, 66, 67, 70 DrAfter | 16, 33, 44, 61, 69 AxIIII | 21

Impresso

Stilgraf Tiragem: 7 mil exemplares


2013- FNQ. Todos os direitos reservados. proibida a reproduo total ou parcial dos contedos desta publicao sem prvia autorizao da FNQ. www.fnq.org.br

NDICE

09

Editorial Viso sistmica e solues permanentes

10

Entrevista Luciano Coutinho Parcerias para o Brasil dar certo Anlise Amarras do Custo Sistmico

16

28

Pesquisas Como vai a nossa competitividade?

Em perspectiva Os entraves da alta carga tributria

34

40

Seminrio 21 SEBE - Riscos Futuros, Oportunidades no Presente: Inteligncia de risco nas organizaes

Entrevista Mario Sergio Cortella Crescer sem perder valores

64

motorenmano/ ISTOCKPHOTO

folie comunicao

a excelncia um alvo permanente


Qual o estgio da gesto em sua empresa? A resposta est ao seu alcance no programa de Autoavaliao Assistida da FNQ, uma metodologia de diagnstico baseada no Modelo de Excelncia da Gesto (MEG), tambm utilizada no Prmio Nacional da Qualidade (PNQ). O programa capacita multiplicadores e lideranas de sua organizao, para que obtenham o conhecimento necessrio do MEG e possam realizar a autoavaliao no ambiente de negcios atual e futuro. Ao final do processo, a sua empresa ter as prticas de gesto estruturadas e receber um Relatrio de Autoavaliao, com pontos fortes e oportunidades de melhoria, que servir de subsdio para o planejamento estratgico.

Conhea mais sobre a FNQ, seus produtos, treinamentos e servios. Acesse www.fnq.org.br

EDITORIAL

VISO SISTMICA E SOLUES PERMANENTES


Os gargalos da infraestrutura no Brasil so cotidianamente sentidos pelas organizaes em suas atividades. Logstica de transporte insuficiente e desatualizada, alta carga tributria e burocracia em excesso, falta de mo de obra qualificada e baixa qualidade na educao. Ao analisar as pesquisas e estudos sobre esses fatores que compem o Custo Sistmico no Brasil, um dos temas desta edio, constatamos um retrato da realidade que as empresas enfrentam. H uma espcie de paralisia histrica na gesto pblica de temas estratgicos, como educao, sade, transportes e segurana, que no deveriam estar sujeitos sazonalidade poltico-partidria. A inexistncia de uma abordagem sistmica, integrada e permanente na gesto da infraestrutura, por exemplo, depara-nos hoje com claros limites ao crescimento do Pas nas prximas dcadas. Sabemos onde esto os problemas e de que forma impactam nos custos de produo e na precificao. A carga tributria praticada no retorna com melhorias evidentes nos servios pblicos voltados populao, sem falar no gigantismo do Estado, na corrupo e at na segurana pblica ineficiente fatores que empurram para baixo os ndices de competitividade e produtividade das organizaes. Neste momento, celebramos as iniciativas do governo federal de lanar o Programa de Investimento em Logstica, apresentado, nesta edio, em entrevista com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e em matria analtica sobre o tema. Ao reconhecer a importncia da parceria com o setor privado, a gesto pblica fornece sinais de que, em conjunto com a sociedade, possvel encontrar solues para construir uma plataforma capaz de suportar o crescimento do Pas no mercado interno e no global. Nas prximas pginas, voc confere tambm uma sntese dos debates do 21 Seminrio Internacional Em Busca da Excelncia - Riscos Futuros, Oportunidades no Presente: Inteligncia de risco nas organizaes, realizado em maio de 2013, com as presenas de Eduardo Gianetti, economista, filsofo e professor do Insper, e de Leo Tilman, professor da Universidade de Columbia (EUA), entre outros representantes dos setores privado e pblico. Para concluir, trazemos uma reflexo com o filsofo Mario Sergio Cortella, que nos fala sobre crescimento econmico, tica e sustentabilidade. Boa leitura!

Jairo Martins Superintendente Geral da FNQ

ENTREVISTA

parcerias para o brasil dar certo


Em entrevista Revista Excelncia em Gesto, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, fala sobre as iniciativas do Governo Federal para impulsionar a competitividade e a produtividade no Pas. Otimista, ele conclama o setor privado a somar esforos com o setor pblico a fim de acelerar os investimentos e colocar o Brasil em um novo patamar de desenvolvimento econmico e social.

fotos: divulgao bndes

Luciano Coutinho, presidente do BNDES

FOTOS: DIVULGAo BNDES

ENTREVISTA

O crescimento consistente e sustentado do Brasil depende de respostas rpidas a grandes desafios de mdio e longo prazos: a modernizao da infraestrutura logstica e a reduo da carga tributria. Essas so as orientaes que movem a atuao do pernambucano Luciano Coutinho frente da presidncia do Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES). No cargo desde 2007, o economista e professor titular da Universidade de Campinas (Unicamp) conduz a instituio com a misso estratgica de fornecer apoio aos investimentos do Programa de Acelerao do Crescimento (PAC) do governo federal e, mais recentemente, do Programa de Investimentos em Logstica, lanado em 2012 pela presidente Dilma Rousseff. Coutinho refora que o governo tem atacado em vrias frentes para estimular o aumento da produtividade e da competitividade do Pas e das organizaes. Do ponto de vista sistmico, o governo est fazendo um grande esforo para melhorar a

posio relativa da taxa de cmbio, reduzindo os custos de capital em parte como consequncia da reduo da taxa de juros , diminuindo os custos de energia e promovendo a desonerao da folha de pagamentos em vrios setores, principalmente naqueles que demandam mo de obra intensiva, afirma o professor. Ele destaca, ainda, a oportunidade que o governo outorgou ao setor privado, por meio do programa de concesses e das PPPs (Parcerias Pblico-Privadas), com nfase nos servios de ampliao e modernizao da infraestrutura extremamente crtica para a competitividade. Refiro-me, especialmente, ao sistema logstico de modais rodovirios, ferrovirios, portos e aeroportos, que foram objeto de avanos na regulao e na estruturao, a fim de permitir que a iniciativa privada assuma a liderana do processo de investimentos. Sem dvida, essas medidas iro acelerar a melhoria significativa dos custos logsticos no Brasil, observa.

O desafio principal de competitividade para o Brasil associar a gesto pblica com o empenho do setor privado e avanar em qualidade e resultados. S assim encontraremos uma trilha nova para desenvolver a nossa indstria manufatureira e tornar nossos servios mais modernos.

At o dficit na infraestrutura e na logstica do nosso Pas pode se transformar em grande oportunidade. Esperamos que, com o apoio das lideranas do setor privado, os investimentos possam descortinar uma nova fronteira de crescimento.

Persistncia nos objetivos Com recursos da ordem de R$ 133 bilhes nos prximos anos, o Programa de Investimentos em Logstica est focado, primordialmente, nos grandes eixos que esto congestionados atualmente. Alm disso, segundo Coutinho, h o objetivo, no menos importante, de agregar s iniciativas os temas da eficincia e da qualidade nos servios de nossos portos e aeroportos. Ao atacar os gargalos e pontos de estrangulamento, poderemos ter resultados j nos prximos dois, trs anos. Contudo, isso demandar continuidade no processo de investimentos, para que as condies de logstica melhorem de maneira persistente nas prximas dcadas, adverte. O presidente do BNDES admite o atraso e o subdesenvolvimento da rede logstica brasileira, mas justifica com a grande extenso territorial do Pas e aposta na manuteno do programa de investimentos com viso de longo prazo. O relevante que a escolha do modelo deposita no setor privado a expectativa de que ele possa, com eficincia, acelerar o processo. Quanto ao setor pblico, espera-se uma regulao inteligente e estimulante, que possa alavancar o potencial de investimentos que o Brasil possui. Ou seja, temos uma carncia em logstica, uma deficincia

sim, mas a ela correspondem oportunidades rentveis. Precisamos tirar proveito desse fato. Ao assumir a liderana do BNDES, Coutinho aceitou o desafio de conduzir o banco em um momento especial do mercado global, quando preciso observar a importncia das inovaes e novas tecnologias. Desse desafio, segundo ele, originam-se outras iniciativas fundamentais para cumprir a agenda em busca da competitividade do Pas. Uma medida essencial a preparao de trabalhadores qualificados em todos os nveis. Na rea da educao, Coutinho destaca uma iniciativa que tambm vem sendo empreendida por meio de programas como o Pronatec (Programa Nacional do Ensino Tcnico) e do apoio ao Sistema CNI/SENAI. O objetivo dobrar o nmero de vagas e expandir os laboratrios e centros de formao nas reas tcnicas e tecnolgicas. Do ponto de vista de recursos humanos altamente qualificados, h tambm a multiplicao de oportunidades de treinamento no exterior com o Programa Cincia sem Fronteiras. Esse um conjunto de iniciativas de curto, mdio e longo prazos, que, mantido com afinco, descortinar um novo cenrio para a competitividade brasileira, assinala.

ENTREVISTA

excelncia da gesto no setor pblico Luciano Coutinho participa do Conselho Curador da Governana Corporativa da FNQ, representando o BNDES, e enxerga no Modelo de Excelncia da Gesto (MEG) da instituio um imperativo essencial para o futuro, especialmente da indstria e dos servios no Brasil. Participo da FNQ com muita honra, porque entendo que a busca da excelncia da gesto um dos grandes desafios que temos pela frente enquanto nao, ou seja, o de melhorar e aprofundar a eficincia nos processos de gesto e de administrao, comeando pelo setor privado, mas incluindo tambm o setor pblico. Para o professor, a busca pela melhoria exige a adoo de novos paradigmas tecnolgicos, com o aumento da utilizao de sistemas digitalizados e tecnologias de comunicao e informao, a fim de tornar os processos de produo, comercializao, gesto interna e das cadeias de fornecimento muito mais eficientes e integrados.

Com a agenda da inovao tecnolgica adotada em conjunto com outras iniciativas mencionadas reduo de juros, melhoria da taxa de cmbio, reduo do custo de energia, reduo de encargos sobre a folha de pagamento Coutinho acredita que ser possvel vencer a ameaa de desindustrializao. Da mesma forma, o economista defende o aperfeioamento dos sistemas de contabilizao e avaliao, no s das contas nacionais, mas tambm dos balanos e relatrios empresariais. Para ele, o desafio das mudanas climticas nas prximas dcadas refora a necessidade de desenvolver tecnologias que permitam s organizaes e ao Pas adotar sistemas mais transparentes e tecnicamente consistentes, para que a responsabilidade socioambiental seja explicitada na contabilidade empresarial e tambm na nacional. Trata-se de iniciativa relevante e creio que a FNQ, que sempre foi pioneira e inovadora nesse quesito, deve abraar essa causa de forma proativa, recomenda.

A busca da excelncia da gesto um dos grandes desafios que temos pela frente enquanto nao.
o papel das lideranas empresariais Luciano Coutinho faz questo de reiterar sua sensao de otimismo em relao ao futuro do Brasil. Em sua opinio, o Pas tem mostrado ao mundo, nas ltimas dcadas, um processo ativo de aperfeioamento institucional e poltico. Temos uma democracia estvel e instituies que funcionam. Observamos progressos expressivos na qualidade e no desempenho de muitas organizaes. Desenvolvemos, principalmente, um grau de compreenso a respeito de nossos diferenciais. O fato que temos mltiplas fronteiras de investimentos, diferentemente da maioria de outras economias no mundo. Isso um privilgio, enfatiza. O executivo aponta, ainda, o Pr-sal como uma grande indstria de leo e gs a ser estruturada na forma de cadeia produtiva e competitiva no Brasil, e o Agronegcio, que pode tirar proveito do crescimento na rea da logstica. Temos tambm a indstria de construo, inclusive a habitacional, com uma perspectiva saudvel e positiva, na medida em que se amplia o processo de incorporao da classe mdia ao circuito de renda, consumo e crdito. Por meio da combinao inteligente de planejamento de longo prazo, regulao eficiente, lideranas empresariais na execuo dos investimentos e a excelncia da gesto do setor privado brasileiro, haveremos de desdobrar uma nova perspectiva para a nossa indstria manufatureira e de servios modernos nas prximas dcadas, finaliza o presidente do BNDES.

O jeito eficaz de aprender sobre modelos de excelncia, praticando!

Com a Oficina de Gesto MEGplan, em 2,5 dias, sucessivos ou no, seus executivos desenvolvem a viso sistmica e aprendem, na prtica, tudo sobre o modelo de excelncia adotado*, sem pr-requisitos, gerando ao mesmo tempo um produto de alto valor para o CEO. A Oficina realiza uma avaliao profunda do sistema de gesto e de seus resultados, apoiada pelo software Sideral MEGplan, que usa a fuzzy logic para aumentar a preciso e a produtividade dos participantes.

O Resumo Executivo gerado pela metodologia inclui um ranking de problemas sistmicos, por fator de avaliao, e de problemas pontuais, por processo gerencial. Depois da Oficina, voc usa o Sideral MEGplan para gerir a evoluo dos planos de ao e obter a nova pontuao ou projetar a futura. Realizamos Oficinas ou capacitamos gratuitamente instrutores de modelos de excelncia a aplicar a Metodologia MEGplan. Incorpore-a no seu sistema de aprendizado.

www.compumax.com.br
* Disponvel para modelos de excelncia de 125, 250, 500, 750 e 1000 pontos. Imprescindvel para voc preparar seu Relatrio da Gesto, para qualquer Prmio.

compumax@compumax.com.br - (11) 5594-1592

Ajudamos organizaes a se tornar classe mundial

ANLISE

amarras do Custo sistmico


O que falta para o Brasil avanar mais rapidamente na transio para tornar-se um pas estratgico no mercado global? Em sntese, pode-se responder a essa indagao usando as palavras-chave que compem a razo de ser da Fundao Nacional da Qualidade (FNQ): excelncia, sustentabilidade, produtividade e competitividade.
Um dos aspectos que impactam negativamente o desempenho das organizaes em nosso Pas so os custos sistmicos. O conceito est relacionado ao conjunto de dificuldades estruturais, burocrticas, econmicas e ticas que encarecem o investimento, postergam o desenvolvimento e contribuem para o aumento do desemprego, do trabalho informal, da sonegao de impostos e da evaso de divisas. A relao simples: quanto mais altos os custos sistmicos, mais comprometidas ficam a produtividade, a eficincia e a competitividade das organizaes nos mercados nacional e global. Estradas em pssimas condies, portos e aeroportos congestionados, malha deficiente de ferrovias e hidrovias, desorganizao na distribuio urbana, enfim, toda essa complexidade que integra a logstica dos negcios e depende fundamentalmente de investimentos e iniciativas estatais compe os custos sistmicos. Alta carga tributria, juros altos, burocracia excessiva e corrupo complementam a definio desse arcabouo estrutural, que comea a ganhar a ateno dos governos e a merecer iniciativas louvveis. H muito por fazer. Com um mercado interno consumidor de 200 milhes de pessoas em franca expanso, que cresce para 300 milhes se juntarmos a Amrica Latina, a infraestrutura brasileira precisa de iniciativas slidas e permanentes, que contemplem no s a busca da excelncia da gesto, mas principalmente a atualizao tecnolgica e a inovao. Os investimentos realizados no presente sero altos, mas certamente retornaro com ganhos de competitividade para as empresas e o Pas, alm de melhorias nos servios voltados populao.

AN LISE AN LISE

Alguns nmeros de 2012 ilustram um pouco do significado dos custos sistmicos na produtividade das empresas. No incio de dezembro do ano passado, a Fundao Dom Cabral realizou um levantamento com representantes de 126 organizaes de diversos setores, que juntas representam 20% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Os resultados mostram que os gastos com logstica comprometem 13,1% da receita das empresas brasileiras e 12% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. Nos EUA, por exemplo, essa relao de

8% do PIB. Segundo Paulo Resende, coordenador do Ncleo de Infraestrutura e Logstica da Fundao Dom Cabral, a pesquisa mostra que a nossa situao bastante preocupante porque temos uma relao entre demanda e oferta de infraestrutura muito desequilibrada. Ele observa que, nos ltimos 20 anos, desconsiderando os perodos de crise, o Brasil registrou um crescimento constante e todos os indicadores apontam para a continuidade deste processo , mas sem o devido investimento no setor. Ao comparar com o histrico de outros pases, que experimentam taxas de crescimento sustentado no longo prazo, como ndia, China e EUA, tambm de dimenses continentais, Resende observa que entre eles houve contrapartida em infraestrutura logstica. A China, nesses ltimos 20 anos, tem investido uma mdia de 4% do seu PIB no setor, para alcanar um crescimento que corresponde a 2,5 vezes esse valor. Nos momentos de auge econmico, a China chegou a alcanar uma taxa de crescimento de 10% a 12%, tendo investido 5%, quase 6% do PIB, em infraestrutura logstica, afirma o professor. No mesmo perodo, contudo, o Brasil investiu, em mdia, apenas 0,8% de seu PIB anualmente, ou seja, cinco a seis vezes menos. Isso tem levado o Pas a uma situao de infraestrutura muito perigosa, pois podemos chegar ao ponto de produzir e no ter como escoar a produo. Os custos logsticos comeam a interferir negativamente na competitividade do Pas frente ao mundo inteiro, refora Resende.

A busca da excelncia no universo das organizaes determinante para alcanar bons resultados e at mesmo sobreviver no mercado. Contudo, essa tarefa, contnua e permanente, est sujeita a variveis polticas e econmicas da sociedade em que a empresa atua.

O professor Manoel de Andrade Silva Reis, cooordenador do GVCelog Centro de Excelncia em Logstica e Cadeias Produtivas da Fundao Getlio Vargas (FGV) informa que o Celog est iniciando pesquisa semelhante e alguns dados do estudo j apontam para um custo logstico superior aos 12% do PIB apurados pela Dom Cabral. O Brasil apresenta srias falhas em seus processos operacionais, que contribuem para a baixa competitividade. Todo o problema, no fundo, est relacionado falta de planejamento, um fator crnico no Pas que, somado aos interesses e presses de alguns grupos, torna o entrave ainda maior, diz. Para o professor da FGV, somente agora o governo vem se debruando sobre a questo da infraestrutura, mas existe uma defasagem enorme em relao aos investimentos que deveriam ter sido feitos em logstica, transporte, educao e na melhoria de processos. Os incentivos que o governo tem dado ainda so muito focados e representam uma tentativa de ajudar um e outro segmento da indstria, mas que no produzem

resultados para o conjunto do setor. Ele cita, ainda, a falta de investimentos na educao que resulta em falta de mo de obra qualificada e o entrave das questes burocrticas e tributrias que precisam ser enfrentadas seriamente. Tendo que investir em educao, as empresas aumentam seus custos, que so repassados aos produtos, tornando-os menos competitivos. Isso tambm tem afetado as Micro e Pequenas Empresas (MPES). Na raiz da deficincia brasileira na oferta de infraestrutura de qualidade h uma sequncia de opes nacionais. A principal vem da dcada de 1950, quando o governo centralizou sua estratgia de crescimento na atrao da indstria automobilstica mundial para o Pas, que acabou impulsionando o movimento em torno da produo e participao do Brasil no mercado mundial de petrleo, com a instalao de refinarias e a grande importao de leo bruto. Refinarias produzem petrleo, leo diesel, gasolina e tambm asfalto. Carro e combustvel precisam de estradas e isso desembocou na construo de rodovias. O problema no est na construo de estradas, mas na opo de substituir ferrovias pelas rodovias, explica Paulo Resende. Nos demais pases desenvolvidos no houve a substituio de um modal por outro. Neles, a ferrovia complementa a rodovia, em convivncia que reduz o custo do transporte. o que chamamos de multimodalidade, esclarece o especialista da Fundao Dom Cabral.

Receita comprometida com custo logstico por setor


Bens de capital - 22,69% Construo - 20,88% Qumico - 6,29%

Principais razes para o aumento do custo logstico


Estradas em m condio - 54,5% Burocracia governamental - 51,2% Restrio de carga e descarga nos grandes centros urbanos - 49,6% Falta de concorrncia de modais - 48,3%
* Fonte: Pesquisa Custos Logsticos no Brasil, Fundao Dom Cabral, 2012

ANLISE

aes do governo
Na tentativa de redirecionar a viso de futuro e recuperar o atraso, o governo da presidente Dilma Rousseff anunciou medidas na rea de infraestrutura, como a construo de novas ferrovias, portos e aeroportos. A principal delas, relacionada ao PAC (Programa de Acelerao do Crescimento), foi o lanamento do Programa de Investimento em Logstica Rodoviria e Ferroviria, em agosto de 2012. Por meio dele, o governo mudou a forma de remunerao do investimento privado, de modo a atrair capitais nacionais e internacionais com oportunidades de bom retorno nos prximos anos. A previso de investimentos da ordem de R$ 209 bilhes, divididos em: ferrovias (R$ 91 bi), rodovias (R$ 42 bi), portos (R$ 57 bi) e aeroportos (R$ 19 bi). Para tanto, o governo federal criou a Empresa de Planejamento e Logstica (EPL), com a finalidade de estruturar e qualificar, por meio de estudos e pesquisas, o processo de planejamento integrado de logstica no Pas, interligando rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias. Na opinio de Paulo Resende, as medidas so positivas e mostram que o governo tem adotado uma viso moderna e no ideolgica, ao tratar o tema da infraestrutura como questo estratgica para a economia e a competitividade dos produtos nacionais. Mas meu otimismo conservador e apreensivo. Um dos principais pontos que me leva a ter esperana o reconhecimento do governo federal de que o oramento da Unio no capaz de sustentar investimentos permanentes nas rodovias brasileiras, e que somente a iniciativa privada tem condies de investir o necessrio. A ampliao dessa parceria d uma mostra de modernizao, avalia.

atrs do tempo perdido


Segundo o governo federal, o Programa de Investimento em Logstica Rodoviria e Ferroviria pretende reduzir o custo do transporte e tornar a economia mais competitiva, alm de oferecer bens e servios pblicos mais eficientes populao. Os investimentos em logstica, incluindo os pacotes lanados em 2012 e as obras j previstas no PAC, devem chegar a R$ 52 bilhes por ano nos prximos cinco anos. No caso das ferrovias, h estudos para concesses de 5 mil quilmetros de novas linhas, alm das anunciadas em 2012, com investimentos adicionais de R$ 30 bilhes.

RAIO X DAS RODOVIAS BRASILEIRAS

A malha rodoviria no Brasil, em 2011, possua 1,6 milho de quilmetros de extenso (de estradas pavimentadas e no pavimentadas). Apenas 13% das rodovias eram pavimentadas (214 mil Km). Mais da metade das estradas se localiza nas regies Sul e Sudeste, que concentram 73% do PIB nacional.

Cerca de 80% das rodovias (1,3 milho de quilmetros) esto sob jurisdio municipal. O restante responsabilidade do governo federal (76 mil km) e dos governos estaduais (220 mil km).

Silva Reis tambm aprova as iniciativas. um mrito desse governo abordar um conjunto de sistemas de forma integrada. So aes que pensam o Pas como um todo e que, se colocadas em prtica, podero criar um sistema de logstica competente. S temo que no saia do papel, afinal temos uma histria pregressa que nos frustrou tremendamente, a exemplo do PAC, que se revelou um insucesso por incapacidade de gesto de pessoas, de processos e de recursos, critica o professor da FGV. E como garantir as medidas na prtica e em velocidade adequada? necessrio um planejamento integrado, com cobrana em relao a prazos de entrega e forte punio aos que no cumpriram as regras. Silva Reis lembra que, at pouco tempo, essas regras no estimulavam o investidor. Com as novas medidas anunciadas pelo ministro da Fazenda Guido Mantega, que elevam a taxa de retorno das concesses de rodovias para 16% a 20%, espera-se que a iniciativa privada, enfim, invista. Empresa nenhuma, em nenhum lugar do mundo, vai investir se no tiver lucro. Logicamente, preciso ter bom senso e combater o lucro excessivo, mas com regras claras e aceitveis. A expanso e duplicao da rodovia Rgis Bittencourt so um exemplo de processo mal conduzido. A concesso foi dada a uma empresa espanhola que no est capacitada e apresenta condies muito aqum daquelas que foram estabelecidas pelo governo federal. Ento, no

ensino superior
Segundo estudo da Confederao Nacional do Transporte (CNT), de 95,7 mil quilmetros de estradas brasileiras avaliadas, 62,7% esto em condies de trafegabilidade pssimas, ruins ou regulares. Na ndia, mesmo com um tero do territrio brasileiro, a malha rodoviria pavimentada 7 vezes maior do que a do Brasil.

Nos EUA, cuja rea territorial equivalente do Brasil, a malha rodoviria pavimentada 20 vezes maior do que a nossa. So 4,3 milhes de rodovias, sendo 99,5% delas asfaltadas.

ANLISE

O objetivo do governo chegar em 2025 com uma matriz de transportes mais diversificada e menos dependente das rodovias que so as mais poluentes, caras e congestionadas.
se pode fechar um negcio, firmar uma concesso, sem antes checar todos os itens, controlar, fiscalizar e punir adequadamente. A regulao sadia e o seu cumprimento garante que os processos, os prazos e os termos sejam atendidos a contento, ressalta. Outro item levantado pelo professor a exigncia da capacidade comprovada de gesto, dando como exemplo o sistema de concesso de rodovias em So Paulo, que, embora oneroso para a populao, funciona com qualidade. Caminhando nesse sentido e de forma gil, poderemos colher os primeiros resultados em um prazo de 3 a 4 anos, mas soluo mesmo s daqui a 30, 40 anos, prev Silva Reis.

concesso prev baixas tarifas


No novo formato de concesso de rodovias, o governo estipulou que o vencedor de cada trecho ser aquele que oferecer a tarifa mais baixa de servios. Antes era escolhido o que pagasse mais pelo direito de explorar o servio (outorga). O objetivo do sistema atual induzir o concessionrio a baixar tarifas e, para que o retorno seja viabilizado, necessrio realizar grande volume de obras no menor tempo possvel ou seja, obter ganho de escala. O montante de investimentos exigidos para as rodovias, de R$ 42 bilhes, ser dividido em R$ 23,5 bilhes at 2017 e R$ 18,5 bilhes entre 2018 e 2042. Quando pelo menos 10% das obras estiverem concludas, ser permitida a cobrana de pedgio.

maior prejuzo do agronegcio


O impacto da precariedade das rodovias na competitividade e produtividade do Pas pode ser medido por meio de alguns dados. Um deles, aceito mundialmente, segundo Paulo Resende, mostra que um caminho rodando um quilmetro em estrada com situao ruim ou pssima tem um acrscimo de custo de 30% em relao a rodovias em bom estado. So custos relacionados a desgaste e manuteno de pneus, reposio de peas, servios de manuteno e combustvel, no considerando a vida til do veculo. O setor de transporte tambm afetado pelo problema da segurana, tendo que escoltar os veculos, o que gera custos adicionais. De acordo com o professor da Fundao Dom Cabral, o setor do agronegcio o mais prejudicado, j que as nossas fronteiras agrcolas caminham do Centro-Oeste em sentido s regies Norte e Nordeste do Brasil, onde as condies das rodovias so ainda mais precrias, quando comparadas malha rodoviria do Sul e Sudeste. Isso acontece, principalmente, porque a dependncia das rodovias para o transporte de carga em longas distncias muito grande, pois no temos ferrovias atendendo a essas regies. A transferncia de cargas para eixos ferrovirios ou hidrovirios, como ocorre no rio Madeira, reduz o custo do transporte. Mas esse exemplo exceo e no regra no Pas. A regra o escoamento da produo por meio de rodovias e por longas distncias, em estradas precrias. Ou seja, uma equao perversa, que recai sobre uma carga de baixo valor agregado, as commodities, elevando de maneira significativa o custo final do produto, explica o professor. Depois do agronegcio, o setor mais prejudicado o de bens de consumo no durveis, que so alimentos e produtos de higiene e limpeza, com maior prejuzo aos produtos perecveis.

ferrovias: a soluo adiada O novo programa de explorao de ferrovias apresentado pelo governo federal tambm o da Parceria Pblico-Privada (PPP). Nele, esto previstos o Modelo de Direito de Passagem quebra do monoplio de uso dos trechos licitados das estradas de ferro e mecanismos de reduo de tarifas. Caber estatal VALEC a contratao do projeto e fiscalizao da concesso. Ela tambm dividir com o setor privado a construo e a operao de algumas ferrovias. O montante de investimentos exigidos de R$ 91 bilhes (R$ 56 bilhes at 2017 e R$ 35 bilhes de 2018 a 2042). Em relao s ferrovias, Resende enxerga avanos com a quebra de monoplio, que permitir a compra do acesso de embarque a todos os setores da economia. At o momento no funcionava assim. A maioria das concessionrias de ferrovia no Brasil, com exceo da ALL (Amrica Latina Logstica), est ligada ao minrio de ferro, e essa conexo gera uma distoro no modelo, ao dar prioridade ao embarque da carga da concessionria. Agora, o governo comprar toda a capacidade de carga da ferrovia e vender quele que fizer a melhor oferta. Na teoria, esse modelo moderno e foi inspirado no sistema alemo, que funciona muito bem, avalia.

raio X das ferrovias no brasil


Malha ferroviria atual: aproximadamente 30 mil quilmetros, quase metade da existente na Frana, cujo territrio equivale ao tamanho de Minas Gerais Cerca de 75% do total de carga transportada composta por minrio de ferro, em detrimento de outras cargas Representa 23% de toda a carga brasileira, com mais de 435 milhes de toneladas transportadas Em 2010, os investimento foram em torno de R$ 4,6 bilhes Frete 20% mais barato do que o transporte rodovirio Em 2011, as trs maiores empresas do setor no Brasil (Vale, MRS e ALL) obtiveram faturamento maior do que R$ 10 bilhes

ANLISE

Segundo o Ministrio dos Transportes, somadas as obras porturias aos investimentos em estradas e ferrovias, dever haver uma reduo superior a 20% no valor do frete no Pas.
modernizao de Portos Aps a aprovao pelo Congresso da Medida Provisria 595/2012, conhecida como MP dos Portos, as aes em torno do aumento da capacidade e da eficincia porturia traro benefcios sociedade brasileira, que poder contar com a reduo de tarifas e melhoria da eficincia operacional. A MP estabelece novos critrios para a explorao e arrendamento iniciativa privada de terminais de movimentao de carga em portos pblicos, por meio de contratos de cesso. O aperfeioamento do sistema exigir esforos para recuperar erros de planejamento. O primeiro deles elaborar uma logstica que atenda a todas as regies do Pas, dada a grande concentrao da atividade porturia na regio Sudeste (mais de 85%), se for desconsiderado o movimento de minrio de ferro do Porto de So Luiz do Maranho, restrito s atividades da Vale. Desses 85%, mais de 60% esto concentrados no Sudeste e, desses 60%, mais da metade est no Porto de Santos, que rene um volume impressionante de cargas. A concentrao porturia leva ineficincia operacional e da distribuio lgica das cargas movimentadas. Paulo Resende defende o deslocamento do eixo de escoamento da produo agrcola, principalmente dos granis, para o Norte. Isso traria uma eficincia logstica muito grande, uma vez que as fronteiras agrcolas esto mais prximas dos portos do Norte e do Nordeste.

INFRAESTRUTURA HIDROVIRIA O Brasil possui cerca de 21 mil km de vias economicamente navegveis em seis principais bacias hidrogrficas: Tocantins-Araguaia, So Francisco, Paran-Tiet, Paraguai e Amaznica. Embora o transporte hidrovirio seja uma opo menos poluente e mais barata, nunca esteve entre as prioridades das iniciativas estatais. Para fomentar investimentos pblicos e privados nessa rea nos prximos cinco anos, a Agncia Nacional de Transportes Aquavirios (Antaq), ligada ao governo federal, lanou, em 2013, o Plano Nacional de Integrao Hidroviria (PNIH) (veja box). Agora, com a aprovao da MP dos Portos, ser permitida a explorao de terminais indstria, espaos externos aos portos pblicos que serviro para movimentao exclusiva de carga das empresas autorizadas a operar um terminal desse tipo. Nas TUPs ou portos privados, ser autorizada a movimentao de carga de terceiros. A MP mantm a licitao para escolha da empresa concessionria ou arrendatria, e os contratos dentro de portos pblicos tero prazo de 25 anos, com direito a prorrogao uma nica vez, desde que a empresa invista na modernizao e expanso das instalaes porturias. Maior capacidade de movimentao de carga, menor tarifa ou menor tempo de movimentao de carga esto entre os critrios para vencer as licitaes que, em princpio, sero de responsabilidade da Antaq, bem como a fiscalizao do cronograma e adoo de sanes. Para financiar os investimentos privados nos portos, o crdito ser oferecido pelo BNDES. Segundo o governo, haver, ainda, aes para profissionalizar a gesto. Todo o planejamento do setor porturio passar a ser centralizado na Secretaria de Portos, de maneira integrada com o Ministrio dos Transportes, a fim de unificar os planos nacionais de logstica.

Plano Nacional de Integrao Hidroviria (PNIH)


Investimentos pblicos e privados previstos: R$ 54,2 bilhes no setor porturio (R$ 31 bi at 2015, e R$ 23,2 bi at 2017) Do total, devem ser investidos: R$ 28,6 bi na regio Sudeste, nos portos do Esprito Santo, Rio de Janeiro, Itagua e Santos R$ 11,92 bi na regio Nordeste, nos portos de Cabedelo, Itaqui, Pecm, Suape, Aratu e Porto Sul/Ilhus R$ 7,51 bi na regio Sul, em Porto Alegre, So Francisco do Sul, Itaja e Rio Grande R$ 5,96 bi na regio Norte, em Porto Velho, Santana, Manaus, Santarm, Vila do Conde e Belm Alm dos R$ 54,2 bi, o PNIH prev R$ 6,4 bi at 2017 na melhoria e ampliao dos acessos aquavirios e terrestres aos portos, com obras includas no PAC

AN LISE AN LISE

Infraestrutura aeroporturia brasileira


720 aerdromos pblicos, entre eles aeroportos sob domnio de estados e municpios ou outorgados iniciativa privada, como Braslia, Guarulhos e Viracopos 31 aeroportos com voos regulares, que atendem as capitais 98 aeroportos regionais para voos de aviao regular

gargalo nos aeroportos No setor aeroporturio, o desafio separar as necessidades imediatas das necessidades futuras. No podemos pensar os aeroportos brasileiros somente para os eventos da Copa do Mundo e das Olimpadas, ressalta Paulo Resende. preciso ter dois planos: um de emergncia, para garantir a realizao dos eventos, mas com menos investimentos por ser demanda sazonal; e um segundo de longo prazo, que acelere ainda mais a participao da iniciativa privada e aumente a capacidade de atendimento e movimentao de passageiros, principalmente nos dez principais aeroportos do Brasil. Resende diz, ainda, que necessrio estimular a movimentao de passageiros tambm nos aeroportos regionais. Hoje existe uma concentrao muito grande de passageiros em alguns aeroportos, provocando um cruzamento daqueles que esto se deslocando em voos de curta distncia com aqueles que esto se deslocando a longa distncia. Ao incentivar o incremento da rede de aeroportos regionais, no s aliviaramos os de maior porte, que tm vocao para abrigar voos internacionais de longas distncias, como geraramos maior demanda para os de menor porte, afirma. Ele cita, ainda, a criao dos chamados HUBs, comuns nos EUA e Europa, que so aeroportos ou terminais destinados movimentao de passageiros em trnsito, como terminais de escala. O reconhecimento de que o governo federal no pode ter o monoplio de gesto dos terminais aeroporturios chega como outro avano. Nos aeroportos mais modernos do mundo dada a concesso de gesto iniciativa privada, cabendo ao governo cobrar das empresas a boa prestao de servio aos usurios. J na Copa do Mundo, veremos melhorias na gesto dos aeroportos que for concedida iniciativa privada. No teremos tempo para aumentar, de fato, a capacidade dos aeroportos, mas teremos a impresso de que houve aumento da capacidade por conta da melhoria da gesto, diz.

principais medidas do governo


Investimentos em Aeroportos No final de 2012, a presidente Dilma Rousseff lanou um conjunto de medidas para melhorar a infraestrutura e a qualidade dos servios aeroporturios no Brasil. Com investimentos de mais de R$ 7,3 bilhes na expanso da aviao regional, o Programa de Investimentos em Logstica: Aeroportos pretende ampliar a oferta de transporte areo populao brasileira. Concesso de dois aeroportos: Galeo (RJ) e Confins (MG) Criao da Infraero Servios, uma subsidiria da Infraero, que, em parceria com um operador internacional, ir oferecer servios de planejamento, consultoria, administrao, apoio operao, treinamento de pessoal e outros relacionados explorao de aeroportos no Brasil e no exterior Fortalecimento e ampliao da aviao regional por meio de investimentos e incentivos Autorizao para aeroportos dedicados aviao geral Como j acontece nos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Braslia, a Infraero ser acionista com 49% do capital social Os aeroportos concedidos sero fiscalizados pela ANAC (Agncia Nacional de Aviao Civil), que tambm gestora dos contratos O leilo dever ocorrer no segundo semestre de 2013

PESQUISAS

como vai a nossa competitividade?


confira alguns estudos e pesquisas que mostram um perfil do brasil diante de seus concorrentes internacionais.

Ao trip estabilidade, crescimento e incluso social, que forma a base do modelo de desenvolvimento no Brasil, o governo federal incorporou a palavra competitividade, definindo-a como uma nova atitude. Significa baixar custos de produo e baixar preos de produtos para gerar emprego e renda. Mas, para chegar a, preciso melhorar a infraestrutura, avanar na produo de tecnologia e aprimorar os vrios nveis de educao, saber e conhecimento, afirmou a presidente Dilma Rousseff, em pronunciamento nao, em 2012. E como anda a competitividade do Brasil? A percepo geral, confirmada por pesquisas e estudos, demonstra que o Pas melhorou vrios aspectos de sua infraestrutura, mas em ritmo lento. Outras naes concorrentes no mercado global evoluem mais rapidamente. O ranking de competitividade global elaborado pelo World Economic Forum (WEF), divulgado em setembro de 2012, mostra que o Brasil saiu do 53 para o 48 lugar e foi o nico entre os integrantes dos BRICS que avanou no estudo global. Entre os mercados emergentes, a China lidera, mas caiu trs posies em relao a 2011, passando da 26 para a 29 posio.

A frica do Sul ocupa, atualmente, o 52 lugar, seguida pela ndia (59) e pela Rssia (67). A lder do ranking continua sendo a Sua, seguida por Cingapura, Finlndia, Sucia, Holanda, Alemanha, EUA, Reino Unido, Hong Kong e Japo. O ranking de competitividade do WEF (ou Frum Econmico Mundial) elaborado a partir de entrevistas para detectar a opinio e a percepo de 15 mil empresrios (185 no Brasil), em 142 pases no mundo (98% da economia global).

Ampliar as concesses e solues de mercado nas reas de infraestrutura, principalmente nos setor de transporte, um caminho para melhorar a qualidade dos servios e aumentar a capacidade dos sistemas.
Pesquisa ABDIB Utilizando a base de dados acumulada de 2005 a 2011 da pesquisa do WEF, a ABDIB (Associao Brasileira de Infraestrutura e Indstrias de Base) produziu um estudo comparando os resultados obtidos no perodo (veja quadros 1 e 2 na pgina 30). O ndice geral de competitividade do Brasil evoluiu 5,9%. O da China, 11,9%, da Colmbia, 7,7%, e do Peru, 15,7%. Os EUA retraram -7,3%. Com relao infraestrutura, o estudo mostra melhoria de 18,7% no Brasil, superando a Rssia, mas ficando atrs do Peru, China, Colmbia, ndia e Mxico. Nas concluses da ABDIB, a leve melhora da infraestrutura brasileira garantiu a 53 posio no ranking. No perodo, o Brasil avanou mais rpido do que a mdia das economias latinoamericanas e tambm dos BRICS somente em dois atributos: telefonia mvel e estradas. Para o presidente da ABDIB, Paulo Godoy, a posio que ocupamos nesses rankings e o ritmo que temos evoludo mostram que as solues que estamos empregando no tm sido suficientes para melhorar a qualidade e o acesso aos servios de infraestrutura na velocidade adequada, tanto para reduzir os gargalos quanto para atender a demanda reprimida e crescente. Ampliar as concesses e solues de mercado nas reas de infraestrutura, principalmente no setor de transporte, um caminho para melhorar a qualidade dos servios e aumentar a capacidade dos sistemas, o que promover consequentemente a competitividade da economia brasileira com mais intensidade e velocidade, afirma.

PESQUISAS

confiana e sustentabilidade
A pesquisa do WEF, segundo a ABDIB, traz elogios ao Brasil pelo uso cada vez mais intenso de tecnologias da informao e comunicao, alm do acesso a financiamentos para projetos de investimentos. Contudo, a confiana em polticos baixa (121 no ranking especfico do tema), assim como a eficincia do governo (111), em razo do excesso de regulao governamental (144) e do desperdcio em gastos (135). Os incentivos s micro e pequenas empresas so reconhecidos, mas a alta carga tributria vista como obstculo aos novos empreendedores. Apesar de o Brasil demonstrar desempenho geral razovel na rea de sustentabilidade, os entrevistados apontam a desigualdade social como preocupante.

percepo da qualidade em sistemas de servios brasileiros em relao aos pases da amostra web/ABDIB
Portos brasileiros: entre os 20 piores sistemas Servios aeroporturios: entre os 30 piores Qualidade das estradas brasileiras: entre os 30 piores Qualidade das ferrovias: entre os 50 piores Insero do servio de telefonia mvel: entre os 70 melhores Telefonia fixa: entre os 60 melhores Suprimento de energia eltrica: entre os 70 melhores

Pesquisa FNQ
A pesquisa Custos sistmicos e a competitividade nas organizaes brasileiras, realizada pela FNQ, em 2012, ouviu executivos de 127 empresas filiadas ou associadas a instituies parceiras da Fundao. Veja algumas concluses, ao lado. Na tabela abaixo, confira os principais entraves para o aumento da competitividade nas empresas, apontados pelos entrevistados (nessa pergunta, eles puderam indicar mais de uma resposta). 97% dos entrevistados consideraram os custos sistmicos muito altos 70% dos executivos afirmaram que a ausncia de aes do governo no mdio e longo prazos impediu que a empresa realizasse investimentos Os setores de transporte, servios, energia, agricultura e tecnologia foram descritos como os mais prejudicados pelo alto custo sistmico no Pas

principais entraves para o aumento da competitividade das empresas brasileiras apontados pela Pequisa FNQ
Tributao Infraestrutura Educao Corrupo Burocracia Legislao Trabalhista Saneamento Bsico Sistema Bancrio Segurana Pblica Sade 2% 2% 3% 1 % 1% 11% 11% 13% 13% 15% 26%

Poltica Econmica Vigente

PESQUISAS

quadro 1

Brasil, BRIC e Amrica Latina: o quanto cada um avanou entre 2005 e 2011 em alguns itens - Pesquisa abdib
VARIAO AL
ndice de competitividade Infraestrutura em geral Estradas Ferrovias Portos Aeroportos Energia Eltrica Telefonia mvel Telefonia fixa 7,4% 22,9% 11,8% 15,4% 22,6% 5,2% 2,9% 5,7% 16,1%

(1-7)
4,0 3,9 3,6 1,8 3,9 4,5 4,2 105 17

VARIAO BRIC
6,0 21,9 10,1 7,4 11,1 -6,3 10,2 12,2 7,5

(17)
4,4 3,8 3,3 3,8 3,7 4,1 4,4 98 19

VARIAO BRASIL
5,9% 18,7% 17,2% 1,6% -2,1% -29,3% 1,9% 15,9% -3,0%

(1-7)
4,3 3,6 2,8 1,9 2,7 3,3 4,8 104 22

Nota: Para cada item, os empresrios foram entrevistados e deram notas de 1 a 7, que foram tabuladas e sintetizadas em uma nica nota. Todos os pases foram avaliados de acordo com a mesma metodologia, permitindo comparao. O levantamento da ABDIB avalia a evoluo da qualidade percebida para cada item entre 2005 e 2011 para cada pas. Para telefonia mvel e fixa, o indicador mensura a quantidade de linhas a cada 100 pessoas, e no notas de 1 a 7. Para estradas, h dados disponveis somente a partir de 2006. Para telefonia celular, somente a partir de 2010.

quadro 2

classificao do Brasil entre 142 pases em alguns itens - quanto o pas evoluiu entre 2005 e 2011 - PESQUISA ABDIB
Competitividade Infraestrutura em geral Estradas Ferrovias Portos Aeroportos Energia eltrica Telefonia mvel Telefonia fixa 53 5,9%

104 18,7% 118 91 130 122 69 1,6% -2,1% -29,3% 1,9% 15,9% 17,2%

66 57 -3,0% -14,2% -11,0% -2,8%

Desperdcio recursos pblicos 136 Flexibilidade trabalhista 128

Peso regulao governamental 142 Incentivo da tributao Tempo abrir negcio Tributao sobre lucro

142 22,2% 138 133 -3,8% 21,1%

CENRIO ECONMICO
No levantamento Competitividade Brasil 2012, feito pela Confederao Nacional da Indstria (CNI), o Brasil aparece somente frente da Argentina em uma lista que compara a competitividade de 14 pases com economia semelhante brasileira. O Pas manteve a mesma posio de 2010, ocupando a 13 entre integrantes dos BRICS (Rssia, ndia, China e frica do Sul), alguns pases da Amrica do Sul e outros como Mxico, Polnia, Espanha e Austrlia. O Canad o mais competitivo, seguido pela Coreia do Sul. Segundo Flvio Castelo Branco, gerente-executivo da Unidade de Poltica Econmica (PEC) da Confederao Nacional da Indstria (CNI), a perda de espao da indstria brasileira ocorre tanto no mercado interno quanto nos mercados internacionais. Ocorre em ambos, mas nos ltimos anos de maneira crescente no mercado domstico. um processo que vem de meados na dcada passada e que se acentuou na ps-crise global, afirma. Segundo o gerente da CNI, h uma perda de mercado nos produtos manufaturados atribuda ao crescimento do custo de produo, ou custos sistmicos, em um mundo de forte competio global e de valorizao da moeda brasileira. O Brasil se tornou um pas caro e a falta de avanos na reduo dos custos sistmicos tem restringido a capacidade de competio das empresas brasileiras, adverte, complementando que a falta de investimentos, especialmente em inovao, a deficincia na infraestrutura e a baixa qualidade da educao so fatores que determinam o baixo crescimento industrial. Na avaliao da CNI, essas so reas crticas para a retomada e determinao do grau de competitividade do setor e do Pas. So determinantes com dimenso temporal mais longa. A educao exige, s vezes, o tempo de uma gerao para mostrar impactos mais expressivos. Mas precisamos encurtar esse tempo com aes mais ambiciosas e efetivas. A melhora da infraestrutura pode gerar resultados em prazo menor, tanto pelos efeitos diretos dos investimentos na cadeia produtiva, como pelo impacto de reduo de custos, ressalta Castelo Branco. Por essa razo, as expectativas da CNI com o novo programa de concesses do governo grande. Apenas no ano passado tivemos uma melhor compreenso na sociedade e no governo das dificuldades de competio da indstria e da necessidade de atacar o problema da competitividade. As medidas j adotadas so positivas, mas ainda no suficientes. Temos outras questes a solucionar na esfera tributria, na logstica, no excesso de burocracia, no custo do trabalho, entre outras. Mas j h percepo de que muito mais precisa ser realizado para reduzir o custo de produo no Brasil a fim de retomar o dinamismo da indstria, finaliza.

BOA NOTCIA
Uma boa notcia no estudo da CNI que, no quesito tecnologia e inovao, o Brasil ocupa a 7 posio no ranking de 14 pases. Apenas as empresas da Coreia do Sul, China, Canad e Austrlia so mais inovadoras do que as brasileiras. Em contrapartida, a qualidade da educao empurra o Pas para a 8 posio entre as 10 naes que possuem informaes comparveis no quesito.

EMPERSPECTIVA

os entraves da alta carga tributria


Estudo mostra que a carga tributria no brasil, em 2012, atingiu o recorde de 36,27% do Produto Interno Bruto (PIB). o peso excessivo dos tributos um dos principais fatores apontados por lideranas empresariais para a baixa competitividade das organizaes e do pas.

Uma das queixas frequentes no meio empresarial quando se aborda a competitividade das organizaes e do Pas a alta carga tributria praticada nas trs esferas do governo brasileiro: municipal, estadual e federal. Outra queixa o excesso de burocracia no sistema tributrio vigente, que resulta em um sistema que dificulta o empreendedorismo e gera, em alguns casos, at mesmo bitributao. Estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributrio (IBPT), em maro de 2013, mostra que, em 2012, os impostos no Brasil chegaram a 36,27% do PIB, um recorde em relao aos anos anteriores. O IBPT analisou, ainda, a relao entre a carga tributria e o retorno dos recursos populao em termos de qualidade de vida. Para isso, mensurou os dados de 2011 dos 30 pases da OCDE com as mais elevadas arrecadaes tributrias em relao ao PIB, e comparou com o IDH 2012 (ndice de Desenvolvimento Humano) da PNUD (Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento). Pela quarta vez consecutiva, o Brasil ficou entre as 30 naes com as maiores cargas tributrias do mundo. Ao mesmo tempo, ocupou o ltimo lugar como provedor de servios pblicos de qualidade populao, como sade, educao, segurana, transporte e outros.

EMPERSPECTIVA

maiores arrecadaes tributrias em 2012 em relao a 2011 (ESTUDO IBPT) INSS: alta de R$ 30,73 bilhes (11,31%) ICMS: alta de R$ 28,48 bilhes (9,45%) Cofins: alta de R$ 16,39 bilhes (10,37%) Imposto de Renda: R$ 14,33 bilhes (5,74%)

arrecadao tributria no brasil (ESTUDO IBPT) R$ 1,59 trilho* em 2012, contra R$ 1,49 trilho em 2011. Cada brasileiro pagou, em mdia, R$ 8.230,31 em impostos em 2012, ou 5,93% a mais em relao a 2011. No acumulado dos ltimos 10 anos, aumento de 3,63%. De toda a arrecadao tributria: Tributos federais representam: 69,96% Tributos estaduais: 24,71% Municipais: 5,33%
*H um componente nos nmeros do quadro acima que positivo, pois reflete o aumento do nmero de empregos com carteira assinada e de profissionais que contribuem com os programas de seguridade social como autonmos.

A arrecadao tributria no Brasil, segundo o IBPT, atingiu R$ 4,36 bilhes por dia, ou R$ 50,5 mil por segundo.
Na comparao com os concorrentes, o Brasil apresenta a maior carga tributria do BRIC (neste caso, a frica do Sul no foi includa entre os emergentes), de acordo com um estudo realizado em 2012, pela UHY, rede mundial de auditorias e contabilidade representada no Brasil pela UHY Moreira-Auditores. Os pases de alto crescimento praticavam, em mdia, 28% do PIB em impostos. No caso do G8, os EUA, Canad, Japo e Rssia possuam carga tributria mais baixa do que a do Brasil, em torno de 29%. A China, por exemplo, investe pesadamente os impostos arrecadados na infraestrutura do pas, ou seja, em estradas, ferrovias, rodovias e outros equipamentos que impulsionam a queda nos custos da produtividade das empresas, o que explica, em parte, suas altas taxas de crescimento econmico nos ltimos anos. Os portos, aeroportos, estradas e infraestrutura urbana da China foram totalmente remodelados para dar vazo aos produtos e locomoo das pessoas. No Brasil, infelizmente, os aeroportos tiveram uma gesto desastrada, a maioria de nossas estradas so precrias e o sistema pblico de atendimento, embora tenha melhorado, ainda deficitrio. H tambm o problema da corrupo, bastante srio. Ressalvo, contudo, que o brasileiro tem competncia e, quando h planejamento, as coisas funcionam, afirma o professor Manoel de Andrade Silva Reis, da FGV. Ele classifica a nossa carga tributria trabalhista como crtica, com leis ultrapassadas e benefcios em excesso, sobretudo para os funcionrios pblicos. Essa questo passou por algumas mudanas, mas ainda compromete a sade de muitas empresas e empurra vrias outras para operar na ilegalidade ou na informalidade. preciso repensar o sistema, a partir de uma viso mais moderna e integrada, observa o professor.

Tempo para preparar, registrar e pagar tributos anualmente* 2.600 horas no Brasil 227 horas nos parceiros 179 horas nos desenvolvidos 255 horas nos emergentes 338 horas na China
* Fonte: Banco Mundial, citado no estudo da DECOMTEC/FIESP

encargos sobre o trabalho


Em 2013, a UHY divulgou estudo que avalia a carga tributria imposta aos empregadores sobre cada funcionrio, a partir de dados de 25 pases, incluindo os membros do G7 (EUA, Reino Unido, Frana, Alemanha, Itlia, Canad e Japo) e as economias emergentes (Brasil, Rssia, ndia e China). Para o clculo, foi considerado o valor dos pagamentos, alm dos salrios, que uma empresa deve realizar, tais como contribuies sociais. No Brasil, segundo a pesquisa, o empregador mdio paga 57,6% de impostos sobre o valor bruto do salrio anual de um trabalhador em impostos e contribuies sociais. Esta a maior carga tributria trabalhista em comparao com a mdia global: 22,5% dos salrios brutos. Os pases com os custos trabalhistas mais baixos so EUA, Dinamarca, ndia e Canad. Os empregadores mdios do G7 tm que pagar 24,2% adicionais sobre um salrio bruto de US$ 30 mil e 20,4% sobre salrios de US$ 300 mil. Para os empregadores mdios nos pases do BRIC, os custos de emprego so, respectivamente, de 28,3% e 18,9%.

Para Flvio Castelo Branco, da CNI, os tributos elevados e os custos acessrios de cumprir as obrigaes fiscais so um grande fardo para as empresas. Assim, alm das altas taxas, a burocracia para pagar os encargos tambm criticada pelos representantes da indstria. O estudo Custo Brasil e Taxa de Cmbio na Competitividade da Indstria de Transformao Brasileira, realizado pelo Departamento de Competitividade e Tecnologia (DECOMTEC) da Federao das Indstrias do Estado de So Paulo (FIESP), lanado em maro de 2013, registra um pouco da complexa estrutura regulatria dos impostos e contribuies. No relatrio, o depoimento de uma empresa industrial com atuao internacional mostra que, enquanto nos EUA apenas duas pessoas so responsveis pela rea tributria, no Brasil so necessrias mais de duas centenas. Outra empresa divulgou que mantinha, at 2007, no Brasil, um

EMPERSPECTIVA

departamento de administrao tributria com 25 pessoas, o dobro do pessoal necessrio para as mesmas funes nas filiais da Argentina, Mxico, Venezuela e Chile juntas. Entre os fatores que requerem tal estrutura burocrtica dedicada ao pagamento de tributos pelas empresas no Brasil, a FIESP destaca: Uma empresa de mdio porte no Brasil precisa atender a 3.207 normas tributrias (IBPT, 2008) So editadas 46 normas tributrias por dia til no Pas (IBPT, 2008) A cada 26 minutos, a Receita Federal cria uma nova regra (Dirio Oficial, 2010)

Os resultados do estudo da FIESP indicam que o Custo Brasil e a valorizao cambial explicam o fraco desempenho da indstria de transformao, repercutindo em baixo nvel de investimento e crescimento do PIB, muito aqum do necessrio para o desenvolvimento do Pas. Segundo a FIESP, tanto a reduo dos custos sistmicos como a desvalorizao cambial so condies fundamentais, no excludentes, para a retomada da competitividade da indstria de transformao brasileira. A anlise da Federao conclui que as deficincias do ambiente de negcios no podem ser compensadas por melhorias nas estratgias empresariais. E conclui: a eliminao ou reduo do Custo Brasil pressupe polticas de Estado.

diferencial de preos internos de produtos da indstria de transformao brasileira ante importados, por grupo de pases
38,0% 34,7

34,2% 30,8%

parceiros

desenvolvidos

emergentes

china

Segundo a FIESP, os valores para diferencial de preos internos de produtos da indstria de transformao brasileira ante importados refletem unicamente: o Custo Brasil; o desvio da taxa de cmbio do real ante o dlar; os tributos indiretos brasileiros, incidentes na produo local e importao; o imposto de importao, fretes e seguros. Fonte: DECOMTEC/ FIESP

SAIBA MAIS SOBRE NS

REAS DE ATUAO QUALIDADE DA GESTO: Excelncia em Gesto Integrada por meio da implementao da Gesto por Processos-BPM e suas derivaes. ANLISE DE DADOS: Inteligncia aplicada transformao de informaes em conhecimento focado na maximizao da efetividade do Processo Decisrio. GESTO DE VENDAS COMPLEXAS: Melhoria da performance das reas comerciais por meio de Metodologia e Software de Gesto de Vendas Complexas. gauss@gaussconsulting.com.br Rua Guapor, 208 , Santa Maria, 09560 390, So Caetano do Sul, SP

MOTIVAO E COMPORTAMENTO HUMANO DEDIQUE UM TEMPO PARA A PESSOA MAIS IMPORTANTE DA SUA VIDA > VOC!

CONHEA NOSSOS TREINAMENTOS


OT1 AWAKE - ENFRENTE O SEU PIOR INIMIGO: VOC MESMO! OT2 RISING - EM BUSCA DE SUA PERFEIO! CAC - CURSO DE ANLISE COMPORTAMENTAL OT CORPORATE - O IMPACTO QUE SUA EMPRESA PRECISA TESTE EQ-MAP CREDENCIAMENTO PARA INTERPRETAO

SAIBA MAIS > WWW.OLHODETIGRE.COM.BR | 11 4220 2515 | CONTATO@OLHODETIGRE.COM.BR

SEMINRIO

Fotos: Andr conti

Wilson Ferreira Junior, presidente do Conselho Curador da FNQ, durante abertura do Seminrio

21 Seminrio Internacional em Busca da Excelncia Riscos Futuros, Oportunidades no Presente: Inteligncia de risco nas organizaes

Excelncia operacional e

gesto de riscos
organizaes que implementam boas prticas de governana corporativa e de inteligncia de risco obtm diversos ganhos, inclusive a valorizao de suas aes. trata-se de um fator crtico capaz de determinar a sobrevivncia, o sucesso e a relevncia das empresas diante das transformaes no sculo 21.
A crise econmico-financeira ainda em curso nos Estados Unidos e na zona do Euro obrigou as organizaes a repensar a solidez de suas instituies e a mapear riscos, tanto para proteger seus ativos da instabilidade, como para buscar novas oportunidades. Para refletir sobre a importncia desse ambiente na competitividade das organizaes no Brasil, a Fundao Nacional da Qualidade (FNQ) realizou o 21 Seminrio Internacional em Busca da Excelncia, com o tema Riscos Futuros, Oportunidades no Presente: Inteligncia de risco nas organizaes. Realizado no dia 9 de maio de 2013, em So Paulo, o evento contou com as presenas de Eduardo Gianetti, economista, filsofo e professor do Insper, e de Leo Tilman, professor da Universidade de Columbia (EUA), entre outros representantes dos setores privado e pblico. O presidente do Conselho Curador da FNQ e presidente do Grupo CPFL Energia, Wilson Ferreira Junior, destacou na abertura do evento a disposio da Fundao de compartilhar com a sociedade, por meio do Seminrio Internacional e de outras ferramentas de disseminao do conhecimento, a discusso sobre os grandes temas do Pas e as mais inovadoras prticas de gesto. Fizemos isso em outros momentos, quando abordamos os temas da tica, da Sustentabilidade, da Educao e, agora, da Gesto de Risco. Cada um desses elementos fundamental para construir a competitividade das organizaes, disse. Ferreira Junior lembrou que, sob os efeitos da crise mundial, o valor e as estratgias das empresas mudaram. Precisamos nos questionar sobre quais riscos no foram avaliados antes desse cenrio? As empresas que identificam e aceitam as variveis apresentadas na gesto de risco, preparando-se antecipadamente por meio de planos de ao, conseguem mitigar e at neutralizar os efeitos negativos de uma situao no futuro, observou. Com mais de 300 participantes, o 21 Seminrio concluiu que h uma estreita relao entre a busca da excelncia operacional e a incorporao da gesto de risco. Para isso, apresentou e debateu algumas situaes prticas no cotidiano das organizaes, por meio de representantes convidados das organizaes Deloitte, Anglogold Ashanti Brasil, BNDES, Embraer, Petrobras, Elektro, Ita e Controlar. Em seguida, confira uma sntese das participaes dos convidados ao debate.

SEMINRIO

Perspectivas do cenrio macroeconmico brasileiro

Na primeira palestra do Seminrio internacional, o economista Eduardo Gianetti definiu risco como a contingncia, o futuro certo, o mundo do provvel, do possvel e das coisas que nem sempre sairo exatamente de acordo com aquilo que imaginamos ou gostaramos que fosse.
O economista, filsofo e professor do Insper, Eduardo Gianetti, iniciou sua palestra Perspectivas do cenrio macroeconmico brasileiro, lembrando a dificuldade de se prever o futuro na economia, mesmo aps alguns sculos de criao da disciplina. Ele costuma brincar com seus alunos dizendo que ela funciona como a meteorologia: as previses esto condicionadas complexidade perturbadora das pequenas variaes que compem a base de dados e estudos. E provocou: A cincia da economia tem na prpria meteorologia um insumo relevante para a previso. Quem trabalha com energia eltrica sabe do que estou falando. Para complicar um pouco mais, a economia uma meteorologia em que a previso do tempo afeta o prprio tempo. Se as pessoas acreditarem que um determinado fenmeno vir, a exemplo de uma crise econmica que no aconteceria, elas perdem a confiana e agem de acordo com a mudana da expectativa nos agentes econmicos. Ou seja, a prpria previso do futuro pode mudar o futuro, como uma profecia autorrealizvel.

Perspectivas do cenrio macroeconmico brasileiro


Segundo Eduardo Gianetti, uma ao bem sucedida de gesto de risco incorpora trs elementos fundamentais: a anteviso, a estratgia e a implementao

O economista, filsofo e professor do Insper, Eduardo Gianetti, apresentou a palestra Perspectivas do cenrio macroeconmico brasileiro.
Ele lembrou que o prprio macroambiente um dos elementos de risco para os negcios e se props a refletir sobre o conceito-chave do Seminrio. Risco a contingncia, o futuro certo, o mundo do provvel, do possvel e das coisas que nem sempre sairo exatamente de acordo com aquilo que imaginamos ou gostaramos que fosse, sintetizou. Segundo o professor, uma ao bem sucedida de gesto de risco incorpora trs elementos fundamentais: a anteviso, a estratgia e a implementao. Gianetti questionou a dificuldade de s e prever o futuro na economia, mesmo aps alguns sculos de criao da disciplina. Para comparar, ele lanou mo das cincias naturais. A meteorologia e a astronomia tm ferramentas de observao muito precisas, mas capacidade de previso distintas. Um astrnomo pode prever com detalhes um fenmeno que ocorrer muito tempo depois, como um eclipse solar ou a passagem de um meteoro. J o meteorologista incapaz de prever se vai chover no prximo vero ou se um tufo acontecer com efeitos devastadores na prxima semana, mesmo com instrumentos tecnolgicos de ponta, exemplificou. Gianetti costuma brincar com seus alunos dizendo que a economia funciona como a meteorologia: as previses esto condicionadas complexidade altamente perturbadora da variaes muito pequenas. Para comear, a cincia da economia tem na prpria meteorologia um insumo relevante para a previso econmica. Quem trabalha com energia eltrica sabe do que estou falando. Para complicar um pouco mais: a economia uma meteorologia em que a previso do tempo afeta o prprio tempo. Se as pessoas acreditarem que um determinado fenmeno vir, a exemplo de uma crise econmica que no aconteceria, elas perdem a confiana e agem de acordo com a mudana da expectativa nos agentes econmicos. Ou seja, a prpria previso do futuro pode mudar o futuro, como uma profecia autorrealizvel, observou.

SEMINRIO

CENRIO GLOBAL Aps o que o professor chamou de prefcio metodolgico para manter a adequada cautela diante das previses econmicas, Gianetti abordou o cenrio mundial, referindo-se ao quinto ano da crise global que ainda no mostra sinais de desfecho. Dois fatos importantes de 2012, segundo ele, mostram os novos elementos da dinmica do cenrio. Primeiro, a mudana de postura do Banco Central Europeu, que admitiu fazer o necessrio para salvar o Euro, reduzindo-se o grau de incerteza em relao possibilidade de uma crise como a que aconteceu no episdio Lehman Brothers nos EUA. Essa nova postura virou a pgina e no vejo o risco de uma crise financeira grave, bancria ou de dvida soberana na zona do Euro. No obstante, no vejo tambm a perspectiva de os pases europeus, em curto perodo de tempo, voltarem normalidade do crescimento. A recesso europeia parece ser crnica, o desemprego atinge nveis alarmantes, ao redor de 20% na mdia, com alguns casos superando 50% na populao jovem. Portanto, o risco pondervel na Europa de fadiga poltica, que leve a mudanas de polticas econmicas e a outro cenrio com situaes emergenciais que podem se materializar, afirmou. J os EUA apresentam um quadro bem mais animador.

A economia norte-americana mais sensvel, com maior capacidade de vigor e recuperao. Vem vindo a uma extraordinria revoluo energtica, que o Shale Gas (leo de Xisto), que trar um enorme impulso, inclusive rea industrial, e que j comea a se refletir em baixo custo na energia, diminuio do desemprego e um ambiente de recuperao econmica a partir de 2014. O segundo fato relevante de 2012 apontado pelo economista permitiu encaminhar a anlise para a economia brasileira. Os pases emergentes que mantinham nveis de crescimento satisfatrios, mesmo no ps-2008, apresentaram um processo de desacelerao e o Brasil faz parte desse quadro. Houve uma queda expressiva do crescimento em 2011 e especialmente 2012, no s no Brasil, mas tambm na China, ndia, Indonsia, Rssia e frica do Sul. A perda do dinamismo nos emergentes resulta de uma combinao de fatores de acordo com a realidade de cada pas: cenrio incerto, baixo crescimento do comrcio internacional (especialmente em funo da queda da demanda europeia) e problemas domsticos de restries internas ao movimento de desenvolvimento sustentvel, no qual o Brasil se insere.

RISCOS BRASIL Na abordagem mais ampla, Gianetti destacou trs elementos estruturais distintos da economia brasileira que sero parte do ambiente de negcios e riscos futuros. O primeiro a robustez da macroeconomia, relativo nossa capacidade de absorver o ambiente externo adverso. No incio dos anos 1990 e incio dos 2000, o Brasil repercutia com hipersensibilidade o ambiente internacional. Em 2008 foi diferente e continua sendo assim. H um desapontamento em relao ao nosso desempenho, mas no nada parecido com aquele quadro emergencial de colapso que vivamos ao longo de tantos anos, assinalou. Ainda nessa abordagem, ele citou fatores determinantes para o Pas ter passado ao largo da crise internacional a um custo relativamente baixo: a virada das contas externas, em que o Brasil usou com muita prudncia os anos de ouro da economia mundial (quando os preos das commodities estavam elevados), reduzindo passivos externos, acumulando reservas cambiais e no mais dependendo de financiamento externo para honrar seus compromissos; o dinamismo do mercado interno que deu sustentao s atividades; e a transferncia de forma serena do poder do segundo mandato de FHC para o primeiro de Lula, o que permitiu a continuidade das polticas

macroeconmicas e a base para atravessar a crise. Destacaria ainda a autonomia do Banco Central, mantida como grata surpresa nos dois mandatos do governo Lula. um enorme alvio estar em um pas que no entrou no peloto do populismo que contaminou a Amrica Latina, ironizou o professor. O segundo elemento estrutural da nossa economia foi a mudana da sociedade com a ascenso da chamada nova classe mdia. Essa mobilidade social, prosseguiu Gianetti, aconteceu de maneira relativamente rpida nos ltimos anos. No perodo de dez anos, de 2002 a 2012, 37 milhes de brasileiros mudaram de categoria de renda, como incio de um movimento de correo da desigualdade. Estamos falando de famlias com renda mensal entre R$ 1.000 a R$ 4.000, ressaltou o economista, acrescentando que esse avano no deve ser creditado somente s polticas assistencialistas, mas tambm universalizao do acesso ao ensino fundamental ainda na dcada de 1990, ao aumento da formalizao do emprego e s mudanas institucionais que deram mais segurana jurdica s relaes econmicas e aos contratos de crdito para milhes de famlias brasileiras.

Ao lado de Wilson Ferreira Junior, presidente do Conselho Curador da FNQ, Eduardo Gianetti abordou questes da macroeconomia brasileira e fez projees futuras

SEMINRIO

DIVIDENDO DEMOGRFICO O terceiro aspecto estrutural apontado por Gianetti o momento atual, nico em nossa histria, que ele classifica de dividendo demogrfico. Segundo o professor, a demografia est a nosso favor e representa uma oportunidade e tambm um risco ao futuro da nao, se no soubermos aproveit-la. Gianetti explica: o Brasil triplicou sua populao em 45 anos, passando de 50 milhes de habitantes no incio da dcada de 1950 para 150 milhes em 1994. Ao mesmo tempo, caiu de maneira veloz e acentuada a taxa de fecundidade, ou seja, o nmero mdio de filhos por mulher durante a vida reprodutiva, passando de 5 a 6, logo aps a Segunda Guerra Mundial, para um nmero hoje inferior a 2. Esses aspectos somados geram uma dinmica populacional extraordinria. Formou-se uma bolha de crianas na base da pirmide etria, que subiu ao longo do tempo at alcanar a idade produtiva dos 15 aos 64 anos. Essa bolha agora est exatamente no meio, ilustrou. Neste momento atual, a taxa de dependncia extremamente baixa, pois h poucas crianas entrando na base e uma proporo relativamente pequena de idosos no topo da pirmide. um momento mgico da demografia que representa a nossa chance de acelerar o desenvolvimento e criar as bases da prosperidade

econmica. importantssimo saber que as condies favorveis atuais no vo durar para sempre. uma questo de tempo para que essa mesma bolha produtiva se torne o topo da pirmide. E a, o que era uma pirmide vai virar um cogumelo (risos). Como vamos gerar renda para financiar o topo da pirmide?, questionou. Na viso de Gianetti, esses so os grandes riscos e desafios da sociedade brasileira. Se no criarmos uma base de capital humano e fsico para aumentar a produtividade do trabalho, de modo que um nmero menor de brasileiros trabalhando gere uma renda maior, teremos um problema gravssimo daqui a 15, 20 anos, quando o dividendo demogrfico virar o contrrio, ou seja, um nus demogrfico, alerta. Como exemplo, ele citou a mdia de produtividade de um trabalhador de um pas desenvolvido. Em um ano, ele gera uma riqueza quatro vezes maior do que um cidado de um pas de renda mdia, como o Brasil, porque trabalha com um estoque de capital fsico e humano muito maior. Trata-se da diferena entre trabalhar com uma enxada ou um trator. De ser um analfabeto funcional ou um PhD, capaz de inovar e gerar conhecimento. Se o Brasil no se capitalizar nesse perodo de dividendo demogrfico, no teremos uma populao razoavelmente prspera.

As aes que demandam longo prazo, como infraestrutura e educao, exigem do governo uma viso estratgica e capacidade de planejamento. O Brasil, infelizmente, privilegia o microgerenciamento.
cenrio brasileiro atual Na opinio de Eduardo Gianetti, o Brasil atual vem desapontando em sua capacidade de gerar crescimento sustentado. Embora o ano de 2010 tenha mostrado uma tima recuperao cclica, com uso do estoque de capital humano e de produo, hoje esse expediente j no funciona e h sinais de desaquecimento. Para continuar crescendo, disse o economista, s h uma soluo: aumentar a capacidade produtiva. preciso investir e formar capital fsico (mquinas, equipamentos, infraestrutura). necessrio tambm formar capital humano, com educao de qualidade no ensino mdio, tcnico e superior. Sem isso, sempre que o Brasil tenta passar da recuperao cclica para o crescimento sustentvel, a roda emperra, porque a nossa capacidade de transferir valores do presente para o futuro e a nossa poupana so baixas. O governo Dilma Rousseff, desapontado com o crescimento aqum at mesmo do nosso potencial, em um primeiro momento, imaginou repetir a frmula vitoriosa da primeira resposta crise de 2008 com medidas de estmulo ao consumo. Adotou, ento, uma srie de medidas e a economia no reagiu. Por qu? Porque o nvel de investimento, principal fator que explica o baixo PIB brasileiro, no s parou de crescer como caiu em 2012. Outras medidas equivocadas do governo so os estmulos setoriais e o microgerenciamento da economia, contando com a retomada dos investimentos pelo setor privado e isso, na verdade, aumenta as incertezas. Quando se comea a mudar muito as regras do jogo marco regulatrio, tarifas de comrcio exterior, sistema tributrio, condies de acesso ao crdito e uso intensivo do BNDES, nem sempre com critrios muito claros sobre os beneficiados gera-se um fenmeno que chamo de espiral intervencionista, no meio da qual estamos neste momento. Essa espiral cria distores em pontos da economia e preciso tomar medidas sucessivas para san-las, o que promove rudos e ineficincia na alocao de recursos. No final das contas, acaba sendo mais vantajoso para o empresrio investir na negociao com o governo, para obter favores, subsdios ou benefcios, do que propriamente investir na excelncia da gesto, na produtividade e na tecnologia. Gianetti disse no saber por quanto tempo ainda permaneceremos enredados nesse caminho, mas acredita haver possibilidades de retomar um crescimento da ordem de 3% ao ano, que considera muito baixo para um pas que conquistou uma macroeconomia robusta.

Para finalizar, o professor identificou o principal ncleo do baixo crescimento do Pas e onde realmente importante mudar para liberar o potencial de maior crescimento. Est na carga fiscal, com a alta drenagem de recursos do setor privado para custear gastos correntes do setor pblico. A magnitude disso que o Estado retm 36% do PIB brasileiro como carga tributria bruta, incluindo estados e municpios. Possui um custo alto de previdncia, em torno de 12%, e um gasto corrente elevado, por conta da estrutura pesada da Unio, 27 estados e 5.565 municpios. Por outro lado, entrega apenas 2,4% em investimentos de capital fsico (mdia dos ltimos quatro anos). Essa distoro reduz drasticamente a nossa capacidade de investir no futuro. um problema de primeirssima ordem e que precisa ser enfrentado com muito desassombro, se o Brasil quiser aproveitar esse momento do dividendo demogrfico e crescer de forma sustentada nos prximos anos, finalizou o economista.

S E M I N R IO

ENTREVISTA

investimentos exigem excelncia


Eduardo Gianetti fala Revista Excelncia em Gesto sobre a importncia de investir em infraestrutura e educao com ateno qualidade e planejamento de longo prazo.

Eduardo Gianetti: preciso ter critrios mais exigentes na obteno de graus educacionais

Excelncia em Gesto Como recuperar o atraso na infraestrutura brasileira? Eduardo Gianetti Para que o padro de formao de capital nessas reas seja consistente, preciso reduzir os gastos correntes do governo e buscar investimentos no setor privado. No incio, o governo Dilma era contra, principalmente em relao aos aeroportos. Quando ela era ministra da Casa Civil, no governo Lula, a tentativa de avanar na privatizao dos aeroportos foi barrada. Depois ela virou presidente e, no incio, tambm relutava em aceitar que o setor privado fizesse os aportes de capital. At que se deu conta de que no h outro jeito. O Estado no tem recursos e competncia gerencial para fazer e administrar as obras de infraestrutura. Ento, o governo aceitou a parceria com o setor privado por meio dos planos de concesso. S que, num primeiro momento, quis impor regras to desfavorveis ao investimento, tabelando margem de rentabilidade, que o setor privado se retraiu. Agora, finalmente, o governo entendeu que, para animar os empresrios, tem que aceitar uma rentabilidade adequada e criar um marco regulatrio que permita esse investimento acontecer. Mas ainda est faltando coordenao poltica. Essa questo do marco regulatrio dos Portos, por exemplo, demonstrou uma grande incapacidade do governo de liderar dentro do Congresso uma reforma importantssima para a economia brasileira.

O problema da educao no Brasil, em grande medida, no simplesmente gastar mais, e sim ter um sistema mais exigente de cobrana de resultados.

EG E como recuperar o atraso na educao? Gianetti Antes de tudo fundamental exigir excelncia no processo educacional. No adianta multiplicar credenciais de educao sem nenhum lastro ou contrapartida de qualidade. O problema, em grande medida, no simplesmente gastar mais, e sim ter um sistema mais exigente de cobrana de resultados. O Estado brasileiro j gasta com educao uma proporo do PIB no muito diferente da que prevalece nos pases de renda mdia como o Brasil. Ocorre que o nosso gasto muito direcionado ao topo do sistema, que o ensino superior, e relativamente pouco direcionado base do sistema, o ensino fundamental e a pr-escola. Ento, boa parte do gasto pblico no setor acaba sendo capturado por pessoas que poderiam pagar sua educao. EG A universalizao do ensino para crianas a partir dos quatro anos uma iniciativa positiva? Gianetti A nica maneira de atenuar a desvantagem para uma criana em uma famlia desestruturada assisti-la desde muito cedo. E o investimento pblico na ampliao do acesso pr-escola, creche e preparao para o ensino fundamental sempre muito favorvel. Mas preciso olhar antes com muito cuidado a estrutura para atender esse pblico. O Brasil fez um esforo grande para ampliar a cobertura do acesso aos graus educacionais, especialmente o fundamental. Praticamente completamos esse movimento na dcada de 1990. No final do perodo, o Brasil estava com cerca de 98% das crianas frequentando o ensino fundamental. Se quisermos uma comparao, os EUA fizeram a universalizao

com um sculo de antecedncia. Ns demoramos um sculo a mais e ela veio acompanhada de uma deteriorao da qualidade. EG - O ensino superior est passando por isso... Gianetti: Tambm houve um aumento muito rpido, especialmente no segmento privado, mas com um nvel muito baixo de exigncia da qualidade. O grande desafio resgat-la do quantitativo. Eu faria um esforo para recuperar a credibilidade das credenciais educacionais. Ou seja, ter um nvel de exigncia ao final do curso em que a pessoa precise realmente demonstrar que adquiriu as competncias e conhecimentos de um determinado curso. Por que no final do ensino fundamental no temos um exame que evidencie se as crianas de fato adquiriram as competncias? A nova classe mdia brasileira tem uma enorme demanda de credenciais educacionais, mas com uma viso muito pragmtica, exigindo-as somente para o acesso ao mercado de trabalho e a melhores condies de vida. Cabe ao setor pblico, nesse processo, garantir que a demanda por educao corresponda a uma real formao de capital humano, estabelecendo critrios mais exigentes de obteno de graus educacionais, com mais rigor e algum tipo de evidncia pblica que no seja somente um ttulo. EG - possvel contar com avanos nessas reas estratgicas em um prazo razovel? Gianetti - Diria que as coisas caminham lentamente, mas ainda no d para ter uma garantia de que acontecero em tempo hbil. O tempo est passando e o jogo est difcil.

49

SEMINRIO

O professor norte-americano, Leo Tilman, em palestra no 21 Seminrio em Busca da Excelncia da FNQ

o valor da Inteligncia de Risco para as organizaes

Professor da Universidade de Columbia, nos EUA, Leo M. Tilman defende que as organizaes adotem a inteligncia de risco para monitorar ameaas, agir rpido em situaes de crise e, ainda, sair no lucro.
Aprender a ficar com o radar ligado e construir um padro de reao para uma eventual crise, seja ela de que natureza for fruto do estouro da bolha financeira de outro pas ou da publicao de uma norma local que vai impactar o seu negcio. E esse radar tem que ter uma tela bem ampla, capaz de detectar ameaas em potencial, bem como uma equipe capaz de identific-las, colhendo dados sobre elas e abastecendo o board da empresa para enfrent-las de forma imediata e eficaz. a chamada inteligncia de risco, capacidade de uma organizao reagir rapidamente a qualquer situao inesperada, evitando perdas e, ao mesmo tempo, mantendo-se relevante no mercado. O criador dessa teoria o americano Leo M. Tilman, professor da Universidade de Columbia e autoridade reconhecida quando os assuntos so estratgia corporativa, riscos e mercados financeiros. Ele esteve no 21 Seminrio Internacional Em Busca da Excelncia e apresentou a palestra Inteligncia de Risco Corporativo Como obter desempenho superior e resilincia em um mundo em transformao. A viso de Tilman pretende complementar as solues de longo prazo que as organizaes adotam e com as quais buscam se fortalecer diante de eventuais cenrios de crise. Para o terico, autor do livro Darwinismo Financeiro (2008, no publicado no Brasil), o melhor caminho introduzir no DNA da empresa a nova competncia, por ele batizada de inteligncia de risco. Ela se forma a partir dos quadros de liderana

e pensa a organizao de uma maneira holstica, sempre tendo em vista o risco e a incerteza de mercados cada vez mais interligados e competitivos, explicou o professor. Isso garante uma tomada de decises muitas vezes ousadas, mas que, por sua vez, determinaro a sobrevivncia, o sucesso e a relevncia da empresa, prosseguiu ele, destacando que esse movimento cria uma espcie de ciclo vicioso do bem. Por causa do desempenho econmico sustentvel da empresa, a sociedade em que ela est inserida tambm ser beneficiada. Aplicar a inteligncia de risco na organizao, porm, no to simples. Mais do que o domnio de ferramentas e conceitos de projees de riscos

futuros, o processo envolve uma mudana na filosofia corporativa, com a integrao holstica das principais atividades da empresa. A companhia tem que estar completamente alinhada, no s no que diz respeito s estratgias, mas s pessoas, cultura organizacional e comunicao, destacou Tilman. Ele acrescentou que a liderana tem um papel-chave no processo. O lder tem que dizer sua equipe: Ns estamos em um negcio de administrao de riscos. Com isso, os colaboradores mudaro a percepo sobre suas prprias funes e estaro atentos aos sinais de alerta, reportando-os de forma sistemtica aos lderes. Isso torna o trabalho mais dinmico e cria-se uma cultura de observar o ambiente e reagir a ele.

necessrio ter uma estrutura estratgica abrangente, que suporte decises eficazes atravs dos ciclos de vida da empresa e de suas principais iniciativas.
O futuro j aconteceu As crises vm quando menos se espera, e de maneira rpida. Temos conscincia de que o futuro j aconteceu?, perguntou Tilman, tomando como exemplo o caso da Apple, gigante da tecnologia consagrada durante anos pelo seu carter visionrio e inovador, mas que, dias antes, amargara a primeira queda no lucro trimestral em uma dcada. Isso aconteceu no apenas pela entrada de outros players no mercado, e sim porque Wall Street continuava valorizando a companhia como uma fabricante de hardware tradicional, em vez de elenc-la, tambm, como produtora de software rea em que, atualmente, empresas tm mais visibilidade e atraem investidores em busca de maiores ganhos. A percepo do mercado em que a Apple se encontra mudou, disse o consultor, reforando que os modelos de negcios precisam evoluir, assim como as organizaes tm de ter a capacidade de se adaptar e se reinventar num mundo em constante transformao. No seu entender, comandar uma empresa como pilotar um jato em meio a uma turbulncia: sem uma boa viso do ambiente externo que repleto de oportunidades e tambm de riscos e sem dispor de um painel de controle devidamente abastecido com dados relevantes vindos de um radar calibrado, fica difcil tomar o rumo certo. Foi o que aconteceu com muitas companhias com o estouro da crise financeira nos EUA, que abalou os mercados de forma global no segundo semestre de 2007. De acordo com o autor americano, as empresas no quiseram enxergar um mundo paralelo ao de seus negcios (o mundo dos riscos) e, a partir da, houve um ciclo vicioso que perdurou por dois anos. Demonstrando averso a riscos, os mercados entraram em estado de choque. Houve liquidaes foradas (inclusive de ativos lquidos), inadimplncia, restrio de acesso a capital e novas perdas que, no fim das contas, s fizeram reforar o estado de choque dos mercados. As empresas, por sua vez, no souberam responder s presses e, por no fazerem um planejamento estratgico para a gesto dos riscos de ento, se sentiram beira do caos. A perspectiva de alta volatilidade nos mercados, baixo crescimento e aumento do desemprego tornou vrios modelos de negcios inviveis, quando na verdade, estavam em um s negcio: administrar riscos, os quais no foram detectados, pontuou Tilman.

SEMINRIO
no DNA da empresa Segundo Tilman, aps a crise econmica, as empresas (sobretudo as instituies financeiras) passaram a desenvolver uma maior percepo da necessidade de gerir riscos. Mesmo assim, a prtica ainda restrita muito por culpa da miopia das lideranas e s vai se tornar uma vantagem competitiva caso as organizaes faam a passagem da administrao de risco para a chamada inteligncia de risco, mediante a sua incluso no modelo de negcios. O risco visto, em geral, como algo a ser evitado, mas, se voc diz: nosso negcio servir os clientes e, tambm, administrar riscos vai promover uma mudana de mentalidade que permear toda a organizao, garantiu. a que a inteligncia de risco pode ajudar as empresas a encarar qualquer crise, pois elas se tornam mais sustentveis, valorosas e dinmicas. Basta, para isso, que a equipe esteja alinhada e atenta a dados relativos no s aos produtos ou servios que a organizao oferece, mas tambm a movimentos externos, proporcionando um quadro de anlise para a rpida tomada de decises e transformando crises em oportunidades. Tilman vive em Greenwood Village, cidadezinha do estado americano do Colorado com 15 mil habitantes. Ao mesmo tempo, mantm escritrio em Nova York. Ento, ao passo que lida com grandes conglomerados financeiros, cujas aes esto listadas em Wall Street e outras importantes bolsas do planeta, o consultor no deixa de olhar para a realidade de empresas mais modestas, que atuam localmente e, em sua maioria, no esto com o radar ligado em um ambiente global. Mas, independentemente do tamanho, o professor assegurou que o radar de uma organizao que ambiciona se manter sustentvel nos dias de hoje deve estar apto a captar tanto riscos estratgicos do negcio em si quanto a iminncia de uma catstrofe ambiental, ou mesmo de uma guerra nuclear. E, antecipadamente, desenhar planos de ao ou seja, por em prtica a inteligncia de risco. Tenho visto cada vez mais empresas fazendo essa escolha, pois entendem que administrar riscos vai fazer parte do seu valor agregado. E isso independe do quo grande elas so ou de quais capacidades, ferramentas e recursos dispem, concluiu Tilman.

S E M I N R IO

ENTREVISTA

Inteligncia de risco a habilidade organizacional de pensar holisticamente a respeito de risco e incerteza, falar uma linguagem comum e, efetivamente, usar as ferramentas de viso de longo prazo para tomar decises melhores, aliviando ameaas, capitalizando oportunidades e criando valor duradouro.
fotos: andr conti

Em entrevista Revista Excelncia em Gesto, o consultor norte-americano Leo Tilman afirma que a adoo da inteligncia de risco na estratgia das organizaes um processo em andamento e em diferentes estgios. As corporaes financeiras lideram o movimento, que crescente, mas as pequenas e mdias empresas esto atentas e precisam se alinhar rapidamente iniciativa. Confira, a seguir.

S E M I N R IO

ENTREVISTA

Quanto mais complexa e global uma companhia, mais crticos tornam-se os papis da gesto de uma crise pela inteligncia de risco, somada coordenao organizacional e comunicao permanente.
Excelncia em Gesto - Quais so os princpios de uma estratgia corporativa que previna riscos? Leo Tilman - Temos que pensar nas escolhas que, em geral, so feitas pelas organizaes diante dos riscos: 1. No entendemos nada sobre riscos; 2. Entendemos e vamos elimin-los; 3. Entendemos e no vamos fazer nada a respeito; 4. Entendemos e vamos administr-los. A primeira escolha catastrfica. A segunda neutra, porque, ao eliminar riscos, voc elimina pontos positivos da empresa e no consegue atingir objetivos. A terceira interessante, porque, apesar de o mercado mudar, voc decide manter sua conduta e sinaliza que capaz de suportar riscos. A quarta categoria estamos no negcio para administrar riscos. uma forma dinmica de administrao que cria valor econmico para os acionistas. Tenho visto cada vez mais empresas fazendo essa escolha, pois entendem que administrar riscos vai fazer parte do seu valor agregado. um processo vagaroso, mas est acontecendo. EG - As empresas tendem a associar riscos a perdas. Como reverter essa questo em algo positivo e faz-las enxergar oportunidades? Tilman - Esta a razo de renomear a administrao de risco e cham-la de inteligncia de risco. Porque riscos so associados a perdas, enquanto a inteligncia de risco associada a polticas corporativas. Se olharmos por essa tica, veremos que os riscos, na verdade, podem gerar tanto fatores negativos quanto positivos. O importante entender que a inteligncia de risco ajuda a descrever o modelo de negcio, por meio de questes como: A que tipos de riscos estamos expostos? ou Que decises devemos tomar diante de riscos?. A incluso dessa competncia permite uma navegao em diferentes nveis, de forma a melhorar os desempenhos e criar valores mais durveis. EG - Em poucas palavras, como uma empresa deve mudar sua cultura de administrao de crises numa cultura de inteligncia de risco? Tilman - O primeiro passo deve ser uma declarao da liderana: Ns estamos em um negcio de administrao de riscos. Se os lderes dizem isso sua organizao, os colaboradores vo mudar a percepo que tm a respeito de suas prprias funes e de como os riscos devem ser evitados. Vo perceber que precisam estar atentos aos sinais de alerta e report-los aos lderes. Isso torna o trabalho mais dinmico e cria-se uma cultura de observar e de reagir ao ambiente. Por outro lado, se voc diz: Nosso negcio satisfazer nossos clientes e a satisfao deles a nica coisa que importa, no est falando de cultura de risco. S estaria falando se dissesse: Nosso negcio servir os clientes, entender os riscos a que nos expomos a cada deciso e administr-los. A, sim, cria-se um ambiente totalmente diferente dentro da organizao, em que todos os indivduos so responsveis. No se trata de um processo educacional ou cultural somente, mas da correta implementao dessa mentalidade no modelo de negcios.

EG - Qual o principal problema na implementao dessa mentalidade? Tilman - a traduo da viso global de um grande quadro para o que, de fato, ele significa para as pessoas, nos diferentes nveis em que esto na organizao. Supondo que eu queira ser o maior banco no Brasil, preciso traduzir isso em questes como: De que maneira devo atender meus clientes?. na traduo para atividades especficas que a meta se torna real. Em geral, as empresas no traduzem a grande viso em questes operacionais e, dessa forma, no se preparam para os impactos que podem afetar a organizao. Reforando, esse um papel da liderana.

A inteligncia de risco fornece subsdios para que a liderana da empresa tenha novas formas de ver, das quais emergem novas formas de pensar sobre estratgia, comunicao e desenho organizacional.
EG - possvel saber quantas empresas j adotam a inteligncia de risco em suas estratgias? Tilman - um processo em andamento e em diferentes estgios. No h nmeros, mas asseguro que mais e mais empresas tm agido dessa forma. As corporaes financeiras encabeam o movimento, que crescente. As pequenas empresas ainda falam uma lngua diferente e pensam de forma antiga: Como posso fazer meu negcio prosperar? ou Como consigo atingir meu pblico-alvo?. Isso as torna distantes da administrao de risco. Trata-se de um processo educacional vagaroso e os gestores ainda no conseguem perceber e precisam ver que o mundo de riscos. As empresas pequenas so influenciadas pela economia e deveriam se perguntar: Como esto nossos fornecedores na China? ou Qual o impacto que um deslocamento no mercado de energia causaria?. Esse o grande desafio: mudar a mentalidade e perceber a criao de valor. EG - Se um nmero cada vez maior de empresas adotar a inteligncia de risco, que ambiente de negcios iramos criar? As crises seriam reduzidas? Tilman - Certamente, no eliminaramos as crises. Mas reduziramos comportamentos destrutivos, como desligar os motores da empresa diante de presses. A inteligncia de risco pode ajudar as organizaes a encarar qualquer crise, sendo capaz de reagir com todas as ferramentas e informaes de que dispem. E quanto mais rpido reagirem, mais o negcio ser sustentvel. Com relao aos cenrios externos, nenhum ser humano capaz de prever crises, mas d para identificar problemas relacionados, por exemplo, infraestrutura do pas e ao seu baixo crescimento. D para projetar como um dficit de oramento vai impactar o seu negcio. Pode-se fazer um acompanhamento constante desses cenrios e continuar a operao, sem sofrer grandes consequncias.

SEMINRIO

Da esq. para a dir., Jairo Martins, Ronaldo Fragoso, Helcio Guerra e ngela Silva Fernandes

Inteligncia de risco os desafios da integrao e o papel da governana

Aps as palestras, o primeiro painel do 21 Seminrio Internacional reuniu Ronaldo Fragoso, scio-lder da rea de Consultoria em Gesto de Riscos empresariais da Deloitte, Helcio Guerra, presidente da Anglogold Ashanti Brasil, e ngela Silva Fernandes, superintendente do BNDES. Jairo Martins, superintendente geral da FNQ, fez a moderao do debate sobre os desafios de integrar na prtica as diversas perspectivas da gesto de risco em uma organizao.
ngela Fernandes apresentou a estrutura organizacional do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social), composta pelo Conselho de Administrao, que controla a rea de Auditoria; Diretoria; e Superintendncias, sendo Gesto de Risco uma delas. O banco tambm conta com a Secretaria de Validao, que atua no apoio s operaes.

Por se tratar de um rgo vinculado ao governo federal e regulado pelo Banco Central do Brasil (BCB), o Planejamento Estratgico do BNDES submetido ao BCB e Controladoria Geral da Unio (CGU). Entre suas funes, realiza anlises sobre nichos de mercado, gerenciamento de capital e dos riscos envolvidos, entre outras. Para garantir a atuao integrada dos setores, incluindo o de Risco, o BNDES conta com equipes de especialistas capacitadas e um sistema de compartilhamento de informaes, que, segundo ngela Fernandes, tem garantido um grau de sofisticao maior anlise de riscos. O ponto de partida para a integrao se deu por meio de forte investimento em Pessoas, com grande carga de treinamento e capacitao, alm de investimento em gestores. O BNDES entende ser fundamental que os profissionais olhem para o mercado e o mundo, sem perder de vista o papel da instituio. O risco entendido como parte do negcio. Saber que riscos so esses e at aonde se pode ir ponto fundamental. Tendo claras essas questes, precisamos confiar na sensibilidade e na experincia das pessoas, declarou. Otimista em relao ao cenrio atual e futuro, ngela disse que o BNDES enxerga mais oportunidades do que riscos em suas operaes.

extrao de ativos Terceira maior empresa de minerao de ouro do mundo, com operaes em 10 pases, cinco deles no continente africano, trs nas Amricas e Austrlia, o risco inerente aos negcios da Anglogold. O fato de lidarmos com um recurso natural, cuja extrao se d, em muitas ocasies, em reas de grande profundidade, coloca-nos em uma situao bastante delicada diante da possibilidade de risco ambiental, observou Helcio Guerra, presidente da empresa. Por outro lado, prosseguiu o executivo, trata-se de uma atividade bastante valorizada pela sociedade, seja pelo fato de o ouro ser um dos ativos mais procurados pelas pessoas em tempo de crise, ou por ser, em muitos casos, a nica possibilidade de emprego e renda nas comunidades onde a Anglogold atua. Considerando os dois aspectos, diria que nosso relacionamento com as comunidades bastante tranquilo. Procuramos estar presente e desenvolver aes que alinhem os interesses das pessoas aos da

mineradora. Essa proximidade j nos rendeu alguns prmios de Responsabilidade Social no estado de Minas Gerais, onde estamos, frisou Guerra. Para lidar com o risco, tanto ambiental quanto de negcio, a empresa conta com um Comit de Risco e a atuao de equipes multidisciplinares em vrias instncias, em cada um dos pases em que opera. Na formulao do Planejamento Estratgico anual da companhia, o Comit se rene para analisar, ponderar e tratar as questes de risco que envolvem a extrao e a comercializao do ouro. A atuao procura ser integrada e se d tanto de forma proativa quanto reativa. A gesto do risco um aspecto importante do negcio e merece ateno especial em cada uma das etapas do processo, sinalizou. Assim como em diversos setores da indstria, Guerra apontou a necessidade de um marco regulatrio para a atividade de minerao e de investimentos em infraestrutura para garantir a competitividade do Pas no setor.

tecnologias de gesto O cenrio ps-crise de 2008 tem influenciado o modo de atuao das empresas, avaliou Ronaldo Fragoso, da Deloitte. Hoje, os temas da governana corporativa e da gesto de risco fazem parte da pauta dos conselhos de administrao e das diretorias executivas, que buscam maneiras eficazes e sustentveis para o caso de enfrentamento de situaes de contingncia, assinalou. Em decorrncia disso, o desenvolvimento de tecnologias que auxiliem na mensurao dos riscos vem se sofisticando a cada dia, com o objetivo de apoiar as reas de risco na antecipao de ocorrncias que impactem o negcio de forma negativa. Quantificar e transformar dados em anlises j no bastam. importante que a rea de inteligncia de risco no apenas antecipe os fatos como transforme as informaes em valor para os acionistas. Gerar valor um dos principais desafios dos executivos de gesto de risco nesse momento, pontuou Fragoso. O debate em torno dessas questes nas organizaes tem contribudo para a mudana da cultura interna. Quanto aos aspectos relacionados a educao e infraestrutura, levantados durante o debate, Fragoso disse que, sem dvida, impactam de modo negativo os negcios. O Risco Brasil tem afastado os investidores e, com isso, estamos perdendo a chance de estar frente dos pases emergentes, concluiu.

SEMINRIO

Da esq. para a dir., Gustavo Utescher, Renato Suplicy, Antonio Gomes Moura e Mario Filipini

Prticas de Sucesso em gesto de risco


Integrado por Mario Filipini, diretor de Riscos e Controles Internos da Embraer, Antonio Gomes Moura, gerente de Planejamento Financeiro e Gesto de Risco da Petrobras, e Renato Suplicy de Lacerda Neto, secretrio-coordenador do Comit de Risco da Elektro, o segundo painel apresentou iniciativas de sucesso em gesto de risco e informou como as reas esto estruturadas nas organizaes. A moderao foi feita por Gustavo Utescher, gerente de Capacitao e Premiao da FNQ.
O segundo painel contou com a participao do pblico do Seminrio, por meio de uma pesquisa em tempo real sobre gesto de risco e como ela tratada nas empresas de origem. A votao eletrnica demonstrou que o tamanho do desafio grande, j que 47,5% dos participantes disseram que a organizao em que trabalham no segue nenhuma metodologia para a avaliao de riscos, embora considerem a medida importante (ver pg. ao lado). Na sequncia, Antonio Moura enfatizou que a atividade da Petrobras por si s implica riscos. Por isso, a rea bem estruturada em cada uma das gerncias que compem as unidades de negcio: Explorao e Produo; Abastecimento e Distribuio; Gs e Energia; e Mercado Internacional. H ainda uma gerncia de riscos ligada rea financeira e outra para a rea de Segurana, Meio Ambiente e Sade, que tm grande importncia por influir diretamente na imagem da empresa. A conexo entre as gerncias de risco efetiva e ocorre h vrios anos na Petrobras, bem antes de o tema ganhar o destaque que tem hoje. O trabalho que fazemos, desde a concepo, exatamente detectar as reas que possuem uma gesto de risco integrada e agir proativamente, afirmou Moura. Com relao aos riscos ambientais, o gerente garantiu que a Petrobras trabalha antecipadamente para prevenir impactos negativos do negcio. Desde 2000, a companhia enfrentou dois grandes acidentes e iniciou um programa robusto de preveno e minimizao de acidentes com impactos ambientais. Existe um acompanhamento desde a alta administrao desses processos, que incluem bases espalhadas pelo Pas, principalmente na costa do litoral, com exigncia de tempo mnimo de atendimento ocorrncia a fim de evitar o agravamento das ocorrncias, concluiu Moura.

gesto integrada Estruturada desde 2005, a rea de gesto de risco da Elektro passou por evolues anuais e, em 2012, ganhou uma reformulao mais ampla para se adequar ao modelo de negcio e de gesto da organizao. O processo contou com a participao ativa da liderana na definio das estratgias da companhia e incluiu a palavra integrada em seu escopo. Apesar de estar diretamente vinculada Diretoria Financeira, mais especificamente rea de Planejamento e Anlise Financeira, a gesto de risco na Elektro conta com o apoio de um Comit de Risco, formado por representantes de todas as diretorias e com atuao multidisciplinar. Essa estrutura garante maior penetrao em todas as esferas da organizao e imprime mais agilidade rea, garantindo a antecipao dos riscos e a formulao de um plano de contingncia, no caso de uma ocorrncia, informou Renato Suplicy. A rea produz mensalmente um mapeamento dos riscos, que so discutidos pela alta gesto, de forma a conferir segurana companhia na tomada de deciso. Alm disso, a Elektro realiza trimestralmente uma reviso da matriz de risco e discute o tema com as demais companhias que compem o grupo a fim de identificar riscos que por ventura no foram listados pela empresa no Brasil. Como suporte a essa estrutura, a Elektro conta com duas polticas de risco, uma voltada aos processos e outra definida pela diretoria e validada pelo corpo administrativo do grupo, em mbito mundial.

Alguns resultados da votao eletrnica* 54,9% das empresas representadas no possuem um comit de risco ou rea equivalente 69,6% no divulgam os riscos do negcio s partes interessadas 57,1% trabalham o risco de forma integrada e no planejamento estratgico 59,6% das empresas que medem o risco fazem isso para auxiliar na tomada de deciso
* Cerca de 170 respondentes entre o pblico total do 21 Seminrio internacional

riscos locais e globais Finalizando o painel, Mario Filipini afirmou que, por se tratar de uma empresa globalizada, a Embraer demanda um processo maduro de gesto de risco. Esta conduzida pela Diretoria Financeira e pelo CFO do Brasil, em parceria com o Comit de Auditoria e Risco. Esse comit est ligado diretamente ao Conselho de Administrao, formado por pessoas preparadas que fazem uma anlise bastante ampla e aprofundada do mercado e dos riscos implcitos no negcio da companhia. Segundo Filipini, a anlise vem contribuindo para gerar valor e novas oportunidades para a empresa aqui e no exterior. Para tanto, o comit leva em considerao a tica dos executivos que esto locados na China, EUA, Frana e Portugal, como tambm daqueles que atuam internamente. Como resultado, assinalou o diretor, a Embraer tem consolidada a configurao de um mapa de riscos calcado em uma metodologia consistente. Esse instrumento tem garantido empresa uma atuao slida e expressiva no mercado internacional, garantiu Filipini. A rea vem passando por um processo de reformulao para garantir uma maior integrao entre os setores, gerar valores quantitativos para a empresa e atrair um nmero maior de investidores nacionais e internacionais.

SEMINRIO

Da esq. para a dir., Hermann Ponte, Marcos Brando e Alexandre Yuji Shiraishi

prticas de sucesso em Eficincia operacional


O terceiro e ltimo painel do 21 Seminrio contou com as presenas de Marcos Brando, diretor operacional da Controlar, e Alexandre Yuji Shiraishi, superintendente de Engenharia de Processos e Qualidade do Banco Ita. O mediador foi Hermann Ponte, diretor administrativo da FNQ. Eles abordaram as relaes existentes entre a busca da eficincia operacional e a gesto de risco nas estratgias das empresas.
Alexandre Yuji Shiraishi iniciou sua palestra lembrando que a busca da eficincia operacional fundamental para cumprir a viso do Banco Ita, definida em dois mandamentos: ser lder em performance sustentvel e garantir a satisfao dos clientes. Isso significa ter rentabilidade, eficincia, produtividade, controle de risco e qualidade dos servios. So as pessoas que colocam em prtica um conjunto de projetos e programas para melhorar o nvel do sistema de excelncia operacional do Ita, sempre de maneira contnua, destacou o superintendente. O Ita desenvolveu um programa de excelncia, por meio de benchmarking em empresas de sucesso, entre elas a Embraer, e participao em seminrios na Europa e EUA, a fim de conhecer a prtica de outros bancos e metodologias de inovao. Uma das primeiras iniciativas do programa, descreveu Shiraishi, foi trazer pessoas de referncia do mercado para a instituio e despertar nas equipes a possibilidade de fazer um trabalho diferenciado, com excelncia alm da esperada. Aprofundamos os conceitos de liderana com o intuito de gerar e multiplicar a transformao. Assim como no modelo da Embraer, criamos clulas de excelncia, nas quais acompanhamos todos os processos da rea e principais indicadores de risco. O processo de melhoria contnua passou a a ser multiplicado dentro

das clulas e da organizao, afirmou, reiterando que a matria-prima para melhorar a performance e avaliar oportunidades a gesto de risco. O segundo ponto do programa de excelncia do Ita foi a criao de uma arquitetura de tecnologia, com sistemas capazes de suportar a reviso e construo da cultura organizacional, alm do bom nvel de eficincia operacional para evitar riscos futuros e possveis gargalos que impeam o crescimento da organizao. No terceiro ponto, Shiraishi ressaltou a frase que o Ita est utilizando em sua publicidade: O mundo muda e o Ita muda com voc. Nesse sentido, o banco procura implementar projetos especficos para a proposta do valor do cliente e a entrada de novos produtos e segmentos de negcios. Trabalhando com pessoas, processos de excelncia e arquitetura de tecnologia, podemos manter e melhorar o nvel de eficincia operacional do Ita, concluiu.

inspeo veicular A Controlar uma concessionria de inspeo ambiental veicular, que atua como empresa regulada de acordo com as legislaes do governo federal, do IBAMA e da Secretaria do Meio Ambiente do municpio de So Paulo, onde atua desde 2008. Segundo Marcos Brando, a excelncia em uma empresa de propsito especifico precisa partir do posicionamento estratgico da alta direo, alinhado ao relacionamento com o cliente. A Controlar tem 4 milhes de clientes, com os quais temos, em mdia, 22 minutos de relacionamento no ano: quatro para o agendamento no site e cerca de 18 no processo de inspeo veicular, explicou o diretor operacional da empresa. So quase mil colaboradores em 16 centros de inspeo, que realizam, hoje, 13 mil vistorias dirias, com projeo para 22 mil a partir de agosto. Trazer excelncia operacional para uma empresa como a Controlar, observou Brando, implica conhecimento de todos os colaboradores do risco poltico do

negcio. Desde 2009, aprendemos que a excelncia operacional era a forma de proteo das discusses polticas. E ela teria de vir alinhada a uma proposta de valor, a uma padronizao que faz o nosso cliente perceber o mesmo tratamento em qualquer um dos centros de inspeo. Sem essa percepo na cultura organizacional, a empresa no sobreviveria. A Controlar possui as certificaes ISO 9001, 14001 e 18001. Em 2012, aplicou 62 mil horas de treinamento entre capacitao, desenvolvimento de lideranas, treinamento tcnico e em tecnologia. Com o objetivo de incentivar a melhoria continua na empresa, tambm no ano passado, a Controlar criou o PEG (Prmio de Excelncia em Gesto) e estabeleceu indicadores de desempenho para os nveis estratgico e operacional. Os processos so mapeados em trs partes: negcio, gesto e apoio. O programa de gesto inclui a anlise, preveno estabelecida em um cdigo de conduta, deteco de riscos e de oportunidades.

SEMINRIO

principais Concluses do 21 Seminrio internacional da fnq


Gerar valor PARA A EMPRESA, CLIENTES E ACIONISTAS um dos principais desafios dos executivos de gesto de risco nesTe momento. H casos em que as contingncias representam TAMBM a possibilidade de novos negcios. NO CENRIO MACROECONMICO, vivemos UM MOMENTO MGICO DE DIVIDENDO DEMOGRFICO NO pas que pode transformar risco em oportunidade. Esses foram alguns dos consensos do SEMINRIO INTERNACIONAL.
O tema da Gesto de Riscos relativamente recente. Por isso, ainda so poucas as organizaes que possuem reas ou processos formalizados e profissionais especializados para identificar, abordar e prevenir as contingncias diversas que podem afetar a continuidade dos negcios ou coloc-los sob cuidados especiais. Riscos podem estar relacionados desde aos cenrios econmicos dos mercados local e global, a exemplo da crise econmico-financeira que atinge os EUA e os pases da zona do Euro, efeitos das mudanas climticas e fatores polticos, at fraudes, falhas de equipamentos, acidentes ambientais, entre outras questes internas aos negcios. Com a contribuio de especialistas do meio acadmico e empresarial, o 21 Seminrio Internacional da FNQ abordou algumas hipteses de cenrios macro e prticas de gesto de risco no dia a dia das organizaes. Uma das concluses do evento mostrou que o Brasil precisa aproveitar a oportunidade histrica do dividendo demogrfico, como apontou o professor e economista Eduardo Gianetti em sua palestra sobre cenrio macroeconmico e futuro, afirma Jairo Martins, superintendente geral da FNQ. Pela primeira vez, o Pas conta com um contingente de crianas e idosos em menor nmero do que o de pessoas em produtividade ativa. Com isso, a riqueza gerada, se bem administrada, poder ser direcionada populao em formao. Trata-se de um risco e da oportunidade de construir um futuro prspero que no podemos desprezar, ressalta Martins. Com relao aos riscos de negcios, o consultor e professor de Finanas da Universidade de Columbia (EUA), Leo Tilman, apresentou o seu conceito de inteligncia de risco. Segundo ele, precisamos renovar as prticas da gesto de risco tradicional, tornando-as mais alinhadas viso sistmica da organizao e realidade contempornea, marcada pelas incertezas e volatilidade da economia, resume o superintendente da FNQ.

sntese dos consensos


Nas palestras e painis de debates, os convidados apresentaram exemplos de prticas de inteligncia e gesto de risco, com relevncia para as seguintes concluses: Inteligncia de risco uma nova maneira de observar, gerenciar e tomar as melhores decises para o negcio. parte da linguagem e da estrutura que unifica a organizao. Portanto, precisa estar formulada no planejamento estratgico anual e integrar a cultura corporativa. As lideranas, a alta direo e os conselhos de administrao precisam conhecer os riscos e se antecipar ao futuro de forma visionria, alinhando toda a organizao s estratgias formuladas. A estratgia e o modelo de negcio devem refletir uma proposta de valor diferenciada para a marca e o relacionamento com as partes interessadas, tanto do ponto de vista econmico quanto emocional. necessrio gerenciar todos os riscos corporativos de maneira integrada, com equipes multidisciplinares e altamente treinadas, mantendo nfase em gestores multiplicadores. A gesto deve estar equipada com ferramentas e sistemas de avaliao para quantificar os dados e transform-los em anlises de risco. Prticas de eficincia operacional esto relacionadas gesto de riscos, bem como a identificao de novas oportunidades para melhorar a performance e desenvolver o negcio. O que pode ser letal para o negcio: Modelo de negcios equivocado ou esttico Lideranas sem compromisso com a gesto de risco e governana ineficaz Gesto de risco isolada e desalinhada da cultura corporativa Falta de proposta de valor para o negcio e partes interessada Gesto de crises sem planejamento

A busca da excelncia da gesto estratgica para conhecer e prevenir os riscos envolvidos em cada rea ou atividade do negcio. Esse conceito manifestado pela FNQ em seu Modelo de Excelncia da Gesto (MEG), uma metodologia de avaliao, autoavaliao e reconhecimento da gesto, estruturada em Fundamentos e Critrios, dentro dos modernos princpios da identidade empresarial e do atual cenrio do mercado. H muito tempo tratamos de questes que representam riscos para as organizaes e tambm oportunidades de negcios. Destaco a busca da sustentabilidade e da tica, o papel da liderana, as estratgias e planos alinhados aos novos cenrios, a valorizao das pessoas e o relacionamento com clientes, entre outros aspectos, finaliza Jairo Martins.
Diagrama do Modelo de Excelncia da Gesto (MEG)

ENTREVISTA

raul Jr.

O filsofo Mario Sergio Cortella fala sobre a desejada conciliao entre crescimento econmico, sustentabilidade e tica.

crescer sem perder valores


Mario Sergio Cortella daqueles intelectuais que encantam seus interlocutores, no s pela reconhecida inteligncia, mas tambm pela sensatez nos argumentos. Filsofo, autor de vrios livros e renomado palestrante, ele concilia essas atividades com as aulas na Ps-Graduao em Educao da PUC-SP, onde atua h 35 anos, sendo 30 deles tambm no Departamento de Teologia e Cincias da Religio. Ao abordar o crescimento econmico do Brasil, lana mo de imagens e conceitos filosficos que nos ajudam a refletir sobre a fase de transio que vivemos. Segundo ele, a questo central como seguir rumo ao desenvolvimento sem abrir mo da tica e da sustentabilidade. Uma meta impossvel? No para Cortellla, que nos oferece vrias pistas de um caminho vivel.
O Brasil coleciona desafios e nmeros gigantescos. Um pas com 8,5 milhes de km de superfcie, 194 milhes de habitantes, 7.367 km de litoral, 12% de toda a gua no planeta, a maior floresta tropical, enfim, um quase continente privilegiado pela natureza. Tal riqueza tambm marca a nossa identidade cultural. Formado por vrios povos que aqui chegaram e se estabeleceram, o Brasil unido por uma mesma lngua, em que todos falam e se entendem, de Norte a Sul, a despeito dos sotaques regionais.

ENTREVISTA

Somos hoje a stima economia do mundo e estamos em ritmo de crescimento, lento, mas constante. Ganhamos relevncia dentro de blocos econmicos influentes no mercado mundial, como os que renem as naes latinoamericanas e os BRICS, nome dado aos pases emergentes: Brasil, Rssia, ndia, China e frica do Sul. Mas os desafios tambm se apresentam em grandes propores. Buscar o crescimento no mercado global em plena crise sistmica econmicofinanceira e, ao mesmo tempo, erigir um modelo sustentvel e tico uma meta possvel, dentro de nossas tradies culturais? Temos a capacidade como indivduos, empresas e nao de garantir a manuteno de valores to essenciais? O filsofo Mario Sergio Cortella costuma afirmar, em suas palestras, que o impossvel no um fato, mas uma opinio. Para provar sua tese, ele utiliza vrios relatos capazes de demonstrar que o que parece bvio hoje nem sempre se confirma no futuro.

Estamos no caminho desejado? Cortella faz uma analogia entre o momento que vivemos e a mecnica que rege o fenmeno dos buracos negros, uma lio da natureza para ns. Como os astrofsicos descobriram, esses gigantes do espao resultam do colapso de uma grande potncia estelar. Uma estrela poderosa e brilhante que, em determinado momento de sua trajetria, precisa gastar mais energia do que consegue produzir e, dessa forma, comea a acumular um dficit, pois no se sustenta naquela condio. Ao faz-lo, entra em processo entrpico de autofagia, sofre uma exploso momentnea, brilha de maneira intensa e colapsa, isto , cai para dentro. Em outras palavras, o buraco negro resulta do esplendor anterior, que criou encantamento com sua hiperdimenso e potncia, mas no cuidou de dar sustentao ao crescimento. Entrou no processo que, se na astrofsica acontece na trajetria do buraco negro, na biologia pode ser comparado ao movimento responsvel pela evoluo, explica o professor, fazendo uma ressalva. Nem Charles Darwin usava a palavra evoluo com o sentido de melhoria, e sim com o que vem do grego: mudana. Encantamo-nos muito, no final do sculo 19, com as palavras progresso e desenvolvimento, que quase no existiam no vocabulrio. A palavra

progresso dos anos 1860 e designa o encantamento com as mquinas, com aquilo que parece a redeno da humanidade, ou seja, com o aproveitamento contnuo dos resultados de nossa capacidade sem fim. No incio do sculo 21, no entanto, deparamo-nos com duas realidades: primeiro, que a maravilha pode ser aterrorizante e, segundo, que no sem fim a nossa capacidade. Ao contrrio, podemos, como se diz em medicina, evoluir para o bito. Transportando a reflexo para o terreno da economia, seria necessrio pensar como podemos afastar a possibilidade de colapso, sem perder flego em relao ao movimento do desenvolvimento econmico. Difcil? Sim, mas no impossvel. Alm da astrofsica e da biologia, o professor utiliza a histria em sua anlise. As sociedades que criaram sustentao ao longo do tempo so as milenares, cuja caracterstica principal a pacincia. Pacincia a capacidade de maturar processos. O escritor Nikos Kazantzakis fala sobre o momento certo para a borboleta sair do casulo. Ela at pode sair antes da hora e ter um breve momento de alegria, mas perecer rapidamente. Um pas, tal como a borboleta, tem o tempo certo para se desenvolver por completo.

Qual a hora certa? Cortella acredita que a hora do desenvolvimento pleno aquela em que conseguimos, como bons alpinistas, escalar o prximo degrau, firmando com segurana o prego anterior. O objetivo no cair no clssico erro do combate militar: a vanguarda distanciar-se da retaguarda. Em sua opinio, o Brasil possui uma condio indita no cenrio internacional. Somos a quinta maior nao do planeta em territrio. Embora menores que a Rssia, China, Canad e EUA, estamos em primeiro lugar em terras aproveitveis. No temos desertos e geleiras, e sim a maior bacia hidrogrfica do planeta essencial para a gerao de energia, transporte e vida. Possumos, ainda, as maiores reservas de minrios no explorados, observa. Alm disso, para o professor, apesar da baixa escolarizao da populao brasileira frente a outros pases latinoamericanos, houve por aqui uma educao no formal baseada fortemente no domnio

da tecnologia digital. Segundo ele, isso nasceu dos altos ndices de inflao do passado, de 4 ou 5 mil por cento ao ano, que levaram informatizao precoce do setor bancrio nacional, tornando cotidiano o uso de senhas e teclados complexos. Isso, de certa forma, nos habituou ao mundo digital. Ele lembra, ainda, que o Brasil o pas com maior ndice de consumo de celulares do planeta e o nico a realizar eleies totalmente digitalizadas. Isso significa que, se a escolaridade baixa nos prejudica, a educao digital traz relativa vantagem competitiva. Nosso operrio, por exemplo, mesmo com pouca escolarizao, no apresenta tantas dificuldades no manejo de mquinas e operatrizes, afirma, complementando que no se deve confundir tcnica com tecnologia. Tecnologia so os modos de inventar, enquanto que a tcnica o manejo da inveno. Desse ponto de vista, temos sim um fundamento positivo, conclui.

O impossvel no um fato, o impossvel apenas uma opinio.


O que pode dar errado? Para Cortella, tudo pode dar errado se o Pas se render a trs ameaas: a ganncia, o autoencantamento e a iluso mtica. A primeira o principio tico malvolo que substitui a virtude da ambio por um vcio fatal, a ganncia. Uma pessoa ambiciosa a que quer mais, a gananciosa a que quer s para si a qualquer custo. Ns, empresrios e cidados, precisamos ser ambiciosos como nao, mas nunca gananciosos. A segunda ameaa o Brasil assumir uma postura de encantamento com o prprio crescimento e adotar o lema perverso do fazemos qualquer negcio, pois a sim as condies de existncia coletiva entram em processo de deteriorao. A crise de 2008, por exemplo, ao contrrio do que alguns supem, no uma crise de crdito e sim de credibilidade ou os bilhes de dlares e euros despejados no mercado j teriam resolvido o problema, afirma. A terceira a iluso mtica de um destino manifesto e de que somos o pas do futuro. Isso nos anima, mas no pode nos iludir. Lidamos com recursos finitos e precisamos trabalhar com os limites que existem aqui e em todo o planeta.

ENTREVISTA

De acordo com Cortella, a possibilidade de o Brasil destacar-se no mercado global e na geopoltica vem da somatria de diferentes fatores. Entre eles, a nossa unidade idiomtica, a falta de confrontos internos, as condies histricas, territoriais, populacionais, nossa biodiversidade e antropodiversidade. Toda essa gama de influncias certamente aumenta o nosso repertrio de solues. Mas ele alerta que isso no automtico. O processo de crescimento, a consolidao econmica e o aumento da renda individual no podem ser resultado da vitimizao de pessoas, comunidades, do patrimnio ambiental ou de outras naes. O Brasil precisa superar esse impasse, pois apesar de ocupar o posto de stima economia do planeta, outros indicadores demonstram que o desenvolvimento no converge da mesma forma para todos os cidados. Somos o 30 pas em consumo de mquinas de lavar loua. O que esses nmeros nos dizem? Como essa nao poderosa, que est entre as sete

maiores economias, mas cujo povo no necessita de mquinas de lavar loua?, questiona. E responde: No precisamos delas, pois algum lava a loua por ns. Portanto, precisamos fazer uma distino: na democracia, a qualidade social precisa estar ao alcance de todos, seno privilgio. Em relao ao planeta, Cortella acha que estamos radicalizando de tal forma a nossa incapacidade de convivncia que ou mudamos o modo de proteo ao sistema vida ou entramos em colapso. Somos uma espcie, do ponto de vista da histria natural, sem qualquer relevncia. O professor cita um experimento de Stephen Jay Gould, paleontlogo e bilogo evolucionista norte-americano, que pegou hipoteticamente uma balana fictcia e colocou num dos pratos todos os seres humanos e, no outro, todas as bactrias do planeta. A balana pendeu para o lado das bactrias, ou seja, nem no quesito volume somos to importantes. A nossa autoimagem no corresponde realidade, conclui.

Ns, empresrios e cidados, precisamos ser ambiciosos como nao, mas nunca gananciosos.
Como estabelecer um novo patamar tico? Segundo Cortella, quando se pensa em tica, preciso considerar que ela est ligada a trs grandes trilhas: aquilo que natural, o que normal e o comum. Natural o que est na natureza, temos poucas chances de mudar. Normal o que est na norma, escrita ou subentendida. Comum um critrio de frequncia. Em nosso Pas, muita gente acha que a corrupo natural. Mas no , ela uma escolha. Depois, h quem ache que normal. J foi. Hoje, ela mais comum e h uma coisa boa quando passamos a classific-la dentro do critrio de frequncia: temos condies de diminuir sua incidncia. Portanto, possvel melhorar nossas condies ticas. Por outro lado, extremamente nociva a ideia de que a corrupo faz parte da vida, pois beira a complacncia e entra no circuito da inrcia, pondera o professor. Para ilustrar, ele conta que, certo dia, estava em um debate sobre educao com empresrios, quando um deles perguntou: Professor, como fazemos para acabar com a corrupo em nosso Pas? Ser uma questo de educao nas escolas? O filsofo respondeu: No, mas tambm .

Hoje, as plataformas digitais desmascaram qualquer tipo de conduta cnica. A questo tica tornou-se um valor de mercado. Ser decente est relacionado qualidade de uma empresa.

Qual o papel do consumidor? Com relao ao consumidor, mais uma vez, Cortella nos remete a uma clssica frase: os ausentes nunca tm razo. Por isso, fundamental no estabelecer uma relao cnica com o consumo, ou seja, evitando tudo o que ofensivo sustentao da comunidade, do produto e do ambiente. Outra medida fundamental prestar ateno ao conjunto da cadeia produtiva. Por exemplo, no adianta firmar compromisso de no poluir o meio ambiente e contratar um fornecedor que o faa. Algumas organizaes, hoje, tm regras claras e obrigam seus fornecedores a assinar termos de compromisso que demonstram no haver explorao de trabalho infantil e/ou escravo, destruio ambiental, entre outras aes, de maneira que haja, no conjunto da cadeia produtiva, a disseminao da percepo desses valores. Do lado dos cidados, h um estado de alerta por meio de grupos de presso no cotidiano, junto ao Judicirio e ao Legislativo, para que o Executivo cumpra seus compromissos com a sustentabilidade. As autoridades precisam ser capazes de fazer cumprir a legislao que vem avanando nessa rea. uma atividade de mutiro, nunca isolada. Embora exista o poder do indivduo, ele limitado. A autoridade pblica, o cidado ativo e as empresas decentes produzem, sim, a possibilidade de uma vida futura com qualidade, acredita o professor.

Sempre existe um ponto de partida e devemos coloc-lo exatamente onde estamos no momento. Querem terminar com a corrupo? No corrompam, porque a corrupo feita com dinheiro e ele est na mo do setor econmico, empresarial, e no s estatal. Se voc no corrompe, o corrupto no ter como ser corrompido. Cortella refora que tica no cosmtica, no fachada que se usa apenas para decorar nem tampouco acessrio que ornamenta a qualidade. Por isso, no basta implantar uma poltica de sustentabilidade para buscar o reconhecimento externo. preciso merecer um atestado de decncia, adquirido com a manuteno da credibilidade junto sociedade, ao longo dos anos. Assim, necessrio ser coerente e verdadeiro, fazer de fato o que se anuncia e, ao mesmo tempo, no esconder aquilo que ameaa a transparncia.

ENTREVISTA

Construir o futuro usar a inteligncia estratgica. A empresa que no o fizer estar sendo tola porque poder obter sucesso momentneo, mas no perenidade.

Ainda d tempo? Sem ser catastrfico ou triunfalista, o professor recorre sabedoria de Guimares Rosa, que dizia duas coisas: a primeira, que no convm fazer escndalo de comeo, pois s aos poucos o escuro torna-se claro. Ainda no temos toda a clareza em relao aos passos que precisamos dar em direo ao desenvolvimento com sustentabilidade e tica, mas no podemos perder a inteno de prosseguir neles. A segunda coisa que Guimares dizia que o sapo pula no por boniteza e sim por preciso. Como exemplo, cita o surgimento de movimentos ticos organizados em nosso Pas, no estritamente ligados convico, mas necessidade de impedir a utilizao generalizada da regra do fazemos qualquer negcio, situao capaz de repercutir negativamente na vida de todos. Diante disso, Cortella se diz extremamente otimista. Ele lembra que o pensador Karl Marx, no sculo 19, afirmou que a humanidade nunca se coloca questes que j no tenha condies de resolver. O mesmo ambiente que gera a conscincia do problema tambm gera ferramentas tericas ou prticas para sua soluo. Quando comeou a poluio? Desde sempre. O que faz um copo transbordar, a primeira gota ou a ltima? Todas elas. Se eu tirar uma delas, ele no transborda. A questo que no tnhamos, h 40 anos, percepo clara do dano causado ao ambiente. Agora temos. No podemos fingir, imaginar que, fechando os olhos no meio de um tiroteio, no seremos atingidos, compara. Segundo ele, a grande pergunta hoje : como vamos viver para que aqueles que vm depois de ns tambm consigam viver? um projeto que precisamos abraar como humanidade. H uma frase em latim que precisa ser deixada de lado, carpe diem, ou simplesmente, aproveite o dia. Essa ideia, embora atraente, perigosa, pois nega tanto a nossa conscincia histrica quanto o nosso compromisso com o futuro, finaliza.

Excelncia da gesto: estratgia para responder aos desafios globais

Conhea o Programa de Excelncia da Gesto (PEG)


O PEG oferece uma viso sistmica da sua empresa e traz resultados para promover a melhoria da gesto. O processo pode ser aplicado em uma organizao, em um grupo setorial ou uma cadeia de valor.
mediaphotos/ istockphoto
folie comunicao

www.fnq.org.br Filie-se FNQ. H mais de 20 anos transformando sua gesto em excelncia.

Estamos presentes em todos os municpios do pas e chegamos a mais de 50 milhes de domiclios diariamente. Mas queremos ir ainda mais longe. Estamos trabalhando para ser uma empresa de classe mundial, altura dos sonhos e desaos deste pas que mudou e vai continuar mudando. Seja qual for o seu projeto, seja qual for o seu plano, v mais longe. E conte com a certeza de que os Correios estaro sempre perto de voc. Bem-vindo ao primeiro dos nossos prximos 350 anos.

You might also like