You are on page 1of 5

A Histria marcada por acontecimentos discutidos em diversas reas do conhecimento.

. Poltica, guerras, artes, avanos na medicina e inovaes tecnolgicas, fatos que causam impacto e mudanas no comportamento das pessoas em determinados locais e pocas. O cinema foi um destes fatos marcantes, passando do que, a princpio seria s mais um elemento das artes, a algo bem maior do que se podia imaginar. O cinema tornou-se em pouco tempo objeto de fascnio, diverso, espanto. Odiado por alguns e amado por outros tantos. Foi visto como o porta-voz da vida moderna e das novidades, sendo usado como instrumento educador ou alienador, servindo mais tarde as grandes empresas e governo para divulgar produtos, criar tendncias, fazer denncias, para moldar as mentes favor de alguma guerra ou ideologia poltica. A partir da segunda metade do sculo XIX com as novas tcnicas de reproduo surgiram novas formas de arte e dentre elas o cinema. Na modernidade a importncia do cinema se refere s transformaes na experincia esttica e na percepo sensorial das coletividades humanas. Transformaes tambm ocasionadas pela vivncia do homem moderno nos grandes centros urbanos. O cinema pode ser visto como ponto de ruptura na sociedade moderna nos campos da arte, cultura, poltica e economia. Ele rene elementos de outras artes superando todos eles e mais importante, sendo compreensvel por muitos e de acesso a toda a populao. At ento, a pera era o pice das artes, porm no era algo de fcil acesso e compreenso das camadas mais baixas da populao. Os museus reuniam diversas obras de arte, pinturas e esculturas, porm como eram objetos de fruio, s podiam ser contemplados por uma pequena quantidade de pessoas por vez, diferente o cinema e seu poder de alcance, possibilitando diversas pessoas estar ao mesmo tempo em sala de exibio recebendo informaes, contemplando e interpretando o que veem. Diferente de uma montagem usada no panorama o cinema em seu princpio no recria a realidade. A realidade capturada pelas cmeras e reproduzida nas telas. como se as pessoas dentro das salas de projees estivessem dormindo de olhos abertos, sonhando com o cotidiano lembrando o que presenciam ou no e se emocionando com a situao. Acostumadas a lerem romances ou publicaes em jornais sensacionalistas, a populao viajava em pensamentos tentando construir os cenrios diante de seus olhos e se deliciam por estes serem como imaginavam, como se as ideias estivessem saindo do plano mental para o fsico.

O cinema juno do avano tecnolgico e das artes, surpreende e estimula as pessoas. A sequncia de imagens mostradas da representao dos atores apesar do movimento esttica. Diferente do que acontecia nos teatros, no permitido mudanas em funo da reao do pblico. Ao ser transportado das ruas para os estdios, os filmes passaram a recriar a realidade de acordo com a concepo do diretor e com isso pode mexer com o imaginrio do pblico e o levar a ter diferentes sensaes, fantasiar e at mudar a maneira como v o mundo. As pessoas passaram a prestar mais ateno ao que as rodeiam e se surpreendem quando veem nos filmes detalhes que nunca tinham parado para reparar. A populao foi crescendo de forma progressiva ao longo do sculo XVIII e com esse crescimento aumenta a carncia de novas tcnicas e melhorias para suprir as necessidades dessa gente. A todo o momento, em meados finais do sculo XIX, as pessoas so bombardeadas com imagens promovendo o progresso, vendendo produtos, em via de mo dupla oferta e procura, ao ponto das pessoas quererem tudo, mas no saberem exatamente para que sirva tal produto, apenas pelo desejo de ter, caindo em vazio existencial quando no conseguem obter e assim que conseguem comprar j esto se perguntando o que iro comprar em seguida. Em meados do sculo XIX, o cidado das grandes metrpoles era permanentemente confrontado com a multido. Seu modo de perceber o mundo e de ser afetado por ele transformava-se juntamente com a cidade moderna. Na vida moderna, a percepo humana orientou sua construo para o amortecimento dos constantes choques resultantes da fragmentao das relaes. Com as inovaes da tcnica, a experincia do choque teria se expandido, ocasionada por uma srie de invenes, dentre elas destacamos o cinema. O cinema inaugurou uma nova relao da arte com as multides. Na modernidade, o valor de objeto de culto que a obra de arte trazia da antiguidade foi substitudo pelo valor de exposio. Para o homem moderno as imagens cinematogrficas so infinitamente significativas. O cinema ao utilizar os aparelhos capazes de penetrar o mago da realidade, expande o mundo dos objetos dos quais tomamos conhecimento, tanto no campo visual, como sensorial, aprofundando a percepo humana. O cinema ampliou a capacidade perceptiva e onrica humana, mobilizando no apenas o olhar do espectador, mas o corpo em sua totalidade. Alm disso, a frmula bsica da percepo onrica descreve ao mesmo tempo o lado ttil da percepo artstica: tudo o que percebido e tem carter sensvel algo que nos atinge. A recepo do espectador de cinema tambm de ordem ttil, e atua pelo hbito. No mbito da recepo ttil a distrao fundamental, com base em uma superfcie perceptiva, ela capaz de evitar um acontecimento

traumtico ao espectador. Ao oferecer uma nova sensibilidade que se configura ao mundo moderno, o cinema, com suas mudanas bruscas de imagens, interrompe a associao de ideias do espectador e o bombardeia com fragmentos narrativos, como uma sequncia de choque. Atravs da distrao com base na percepo, a sensibilidade recebe continuamente os estmulos do mundo externo e produz uma nova forma de seleo desses estmulos com objetivo de proteger-se dos choques provocados pelo cinema. O cinema depois de seu advento surge como algo fascinante. A sociedade moderna est recebendo informaes de todos os lados e est sempre em busca de emoes, de novidades. Os filmes so capazes de estimular diferentes reaes nessas pessoas que cada vez mais esperam ser surpreendidas com algo novo e fantstico. Fortes emoes causam prazer, o que pode causar vcio e procura por mais, visto que esta gente no quer saber de memria longa, s quer o hoje. A racionalidade marca da modernidade e justamente por isso que sentem tanta necessidade de fuga, de sair do lugar comum onde vivem, algo que o cinema e seus filmes proporcionam com suas cenas rpidas, sua capacidade de chocar e criar um mundo novo, o que foi alvo de crticas daqueles acostumados com as pinturas e fotografias. A velocidade das imagens e suas transies de cenas e ngulos, o excesso de informaes a serem processadas fazia efeito semelhante aos cartazes e propagandas nas ruas. Tantas sequncias, tantas informaes e de forma to rpida que as pessoas no podiam parar para pensar, apenas recebiam, absorviam e reagiam a isto tudo. Seja em Nova Iorque ou em Paris, o que movia as pessoas e trazia retorno aos criadores eram os exageros, o novo, o sensacional(ismo), coisas que estimulavam e mexiam com a mente e costumes da sociedade. O capital estimulou o carter de mercadoria do contedo cinematogrfico, incentivou a conscincia corrupta das massas e favoreceu a utilizao de suas tcnicas por sistemas reacionrios como o fascismo e o comunismo. Ao promover a estetizao poltica o fascismo ofereceu s multides sua prpria destruio por um prazer esttico. Em contrapartida, o comunismo respondeu com a politizao da arte visando levar as massas a romperem com a auto-alienao. Esses seriam exemplos de como a apropriao dessa moderna forma de percepo que foi o cinema, satisfazia aos interesses de movimentos reacionrios, que materializavam na tela seus ideais. O cinema foi considerado o que melhor representava a modernidade, completando e sendo completado pelo que acontecia na sociedade. Porta-voz da modernidade com sua linguagem rpida e de fcil assimilao com grande poder de alcance, sendo utilizado para diversos objetivos e inovando ao longo do tempo. Da primeira exibio aos dias atuais continua fascinando e atraindo as pessoas para as salas de exibio.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade tcnica. In: BENJAMIN, Walter et al. Benjamin e a obra de arte: tcnica, imagem, percepo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012; CHARNEY, Leo. Num instante: o cinema e a filosofia da modernidade. In: CHANEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa. O cinema e a inveno da vida moderna. So Paulo: Cosac & Naif, 2001; SCHWARTZ, Vanessa. O espectador cinematogrfico antes do aparato do cinema: o gosto do pblico pela realidade na Paris fim-de-sculo. In: CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa. O cinema e a inveno da vida moderna. So Paulo: Cosac & Naif, 2001; SINGER, Ben. Modernidade, hiperestmulo e o incio do sensacionalismo popular. In: CHARNEY, Leo; SCHARTZ, Vanessa. O cinema e a inveno da vida moderna. So Paulo: Cosac & Naif, 2001; TOMAM, Cssio dos Santos. Cinema e Walter Benjamin: para uma vivncia da descontinuidade. In: Estudos de Sociologia. Araraquara, n16. P. 101-122, 2004.

You might also like