You are on page 1of 4

PRODUO DE BIODIESEL ATRAVS DA TRANSESTERIFICAO DE LEO DE CASTANHA-DO-PRA

INTRODUO A maior parte de toda a energia consumida no mundo provm do petrleo, do carvo e do gs natural. Essas fontes so limitadas e com previso de esgotamento no futuro, portanto, a busca por fontes alternativas de energia de suma importncia. Neste contexto, os leos vegetais aparecem como uma alternativa para substituio ao leo diesel em motores de ignio sem a necessidade de nenhuma adaptao, sendo o seu uso testado j em fins do sculo XIX, produzindo resultados satisfatrios. Esta possibilidade de emprego de combustveis de origem agrcola em motores do ciclo diesel bastante atrativa tendo em vista o aspecto ambiental, por ser uma fonte renovvel de energia e pelo fato do seu desenvolvimento permitir a reduo da dependncia de importao de petrleo. A maior parte do biodiesel atualmente produzido no mundo deriva do leo de soja, utilizando metanol e catalisador alcalino, porm, todos os leos vegetais, enquadrados na categoria de leos fixos ou triglicerdeos, podem ser transformados em biodiesel. A produo de biocombustvel alternativo ao leo diesel, a partir de leos vegetais brutos, tem sido alvo de diversos estudos na ultimas dcadas. No Brasil, a instituio do Programa Nacional de leos vegetais (OVEG I) permitiu a realizao de testes com leos vegetais de composio qumica e grau de instaurao variados. Foi constatado, porm, que a aplicao direta dos leos vegetais nos motores limitada por algumas propriedades fsicas dos mesmos, principalmente sua alta viscosidade, sua baixa volatilidade e seu carter poliinsaturado, que implicam em alguns problemas nos motores, bem como em uma combusto incompleta. Assim, visando reduzir a viscosidade dos leos vegetais, diferentes alternativas tm sido consideradas, tais como diluio, microemulso com metanol ou etanol, craqueamento cataltico e reao de transesterificao com etanol ou metanol. Entre essas alternativas, a transesterificao tem se apresentado como a melhor opo, visto que o processo relativamente simples promovendo a obteno de um combustvel, denominado biodiesel, cujas propriedades so similares s do leo diesel. Como combustvel o biodiesel possui algumas caractersticas que representam vantagem sobre os combustveis derivados do petrleo, tais como virtualmente livre de enxofre e de compostos aromticos, alto nmero de cetano, teor mdio de oxignio, maior ponto de fulgor, menor emisso de partculas HC, CO e CO2, carter no txico e biodegradvel, alm de ser proveniente de fontes renovveis. .

Biodiesel De um modo geral, biodiesel foi definido pela National Biodiesel Board dos Estados Unidos como o derivado monoalquil ster de cidos graxos de cadeia longa, proveniente de fontes renovveis como leos vegetais ou gordura animal, cuja utilizao est associada substituio de combustveis fsseis em motores de ignio por compresso (motores do ciclo Diesel). Enquanto produto pode-se dizer que o biodiesel tem as seguintes caractersticas: (a) virtualmente livre de enxofre e aromticos; (b) tem alto nmero de cetano, (c) possui teor mdio de oxignio em torno de 11%; (d) possui maior viscosidade e maior ponto de fulgor que o diesel convencional; (e) possui nicho de mercado especfico diretamente associado a atividades agrcolas; (f) no caso do biodiesel de leo de fritura, se caracteriza por um grande apelo ambiental; e, finalmente, (g) tem preo de mercado relativamente superior ao diesel comercial. Entretanto, se o processo de recuperao e aproveitamento dos subprodutos (glicerina e catalisador) for otimizado, a produo de biodiesel pode ser obtida a um custo competitivo com o preo comercial do leo diesel, ou seja, aquele verificado nas bombas dos postos de abastecimento. Para a obteno de biodiesel, a reao de transesterificao de leos vegetais com lcoois primrios pode ser realizada tanto em meio cido quanto em meio bsico, conforme demonstrado no Esquema 2. A reao de sntese, geralmente empregada a nvel industrial, utiliza uma razo molar leo: lcool de 1:6 na presena de 0,4% de hidrxido de sdio ou de potssio, porque o meio bsico apresenta melhor rendimento e menor tempo de reao do que o meio cido. Por outro lado, o excesso de agente transesterificante (lcool primrio) faz-se necessrio devido ao carter reversvel da reao.

OBJETIVO Obteno de biodiesel a partir de leo de castanha-do-par.

METODOLOGIA A soluo de metxido de potssio foi preparada dissolvendo 1,5g de hidrxido de potssio (KOH) em 35mL de metanol com o auxlio de agitao e controle de temperatura (45oC) at a completa dissoluo de KOH. O volume de metanol e a massa de KOH para a reao de transesterificao tm por finalidade alcanar um melhor rendimento da produo do ster. A reao de transesterificao Em um balo de fundo chato (500 mL) foram adicionados 100 mL do leo de castanha-do-par. Esse material foi aquecido em banho-maria, sob agitao com o auxlio de uma barra magntica, at atingir a temperatura de 45oC. Em seguida, foi adicionada a soluo de metxido de potssio recentemente preparada, e a mistura reacional permaneceu 10 min a 45oC sob agitao. Elaborao do biodiesel Posteriormente, a mistura reacional foi transferida para um funil de separao para permitir a decantao e separao das fases: superior contendo biodiesel e inferior composta de glicerol, sabes, excesso de base e lcool (tempo de espera para separao das fases: 15 min). A fase inferior foi recolhida em uma proveta de 50 mL e o volume obtido foi anotado. Este material foi submetido destilao a 80 oC para recuperar o lcool que no reagiu. O volume de biodiesel (fase superior) foi medido utilizando-se uma proveta de 250 mL e ento retornado ao funil de separao para os procedimentos de lavagem: inicialmente com 50 mL da soluo aquosa de cido clordrico a 0,5% (v/v); em seguida, uma lavagem com 50 mL de soluo saturada de NaCl e, finalmente, com 50 mL de gua destilada. A ausncia do catalisador bsico no biodiesel pode ser confirmada atravs da medida do pH da ltima gua de lavagem, a qual deve estar neutra. Nos casos em que houve a formao de emulso, a mesma foi desfeita com auxlio de um basto de vidro, agitando-se lentamente a camada emulsificada. O tempo gasto para os procedimentos de lavagem foi de 1h30min. Para remoo dos traos de umidade o biodiesel foi filtrado utilizando-se sulfato de sdio anidro e transferido para uma proveta de 250 mL para medio do volume. O biodiesel aparece como um lquido lmpido de colorao amarela. Anlise do biodiesel

O produto final da reao foi analisado qualitativamente atravs de cromatografia em camada delgada (CCD), densidade, RMN1H e teste de combusto. Ambos, leo de soja e produto final, foram analisados por RMN1H. Sinais correspondentes presena de triacilglicerdeos no material de partida e a ausncia dos mesmos no produto, juntamente com o aparecimento do sinal que caracteriza os steres metlicos confirmam a obteno do biodiesel. Utilizou-se clorofrmio deuterado como solvente e tetrametilsilano como padro interno de referncia. O teste de combusto foi realizado utilizando cadinhos de porcelana contendo chumaos de algodo embebidos com leo de soja, biodiesel, metanol e glicerina. Como fonte de calor para promoo da combusto foi usado um palito de fsforo. A densidade dos produtos aferida utilizou-se um densmetro (Arba) de faixa 0,850 0,900.

REFERENCIA 1-GAMA, P. E; SAN GIL, R. A .S; LACHTER,E.R. Produo de biodiesel atravs da transesterificao in situ de sementes de girassol via catlise homognea e heterognea. Qumica nova. Rio de janeiro, vol. 33, n.9, pg. 1859-1862, 2010. 2-GERIS, R. ; SANTOS, N. A. C.; AMARAL, B. A.; MAIA, I. S.; CASTRO, V. D. ; CARVALHO, J. R. M. Biodiesel de soja- Reao de transesterificao para aulas de qumica orgnica. Qumica Nova. Salvador, vol. 30, n.5, p.1369-1373, 2007. 3-NETO, P. R. C; ROSSI, L. F. S. Produo de biocombustvel alternativo ao leo diesel atravs de transesterificao de leo de soja usado em fritura. Qumica Nova. Curitiba, 1999.

You might also like