You are on page 1of 4

Kssia Regina da Silva

CENTRO UNIVERSITRIO DE JOO PESSOA PR-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAO CURSO: ODONTOLOGIA

Histologia e embriologia oral: PERIODONTO DE PROTEO

PERIODONTO DE PROTEO
A GENGIVA

Gengiva: Originrio da mucosa oral. Epitlio Juncional: Originrio do Epitlio reduzido do rgo do esmalte. Diviso clnica da gengiva: 1. Gengiva Marginal ou LIVRE 2. Gengiva Papilar ou Interdentria 3. Gengiva Inserida A gengiva livre (marginal), no est inserida no osso alveolar. um colar em torno do dente. A gengiva papilar (interdentria) em formato triangular, a poro que est entre um dente e outro. A gengiva inserida est inserida no osso alveolar.

O aspecto em casca de laranja s aparece na criana aps os 6 anos.

Gengiva inserida: Recobre o processo alveolar em todos os seus lados. Apresenta depresses rasas alternadas entre elevaes (Que d o aspecto em casca de laranja) Epitlio paraqueratinizado (70%) e ortoqueratinizado (30%) Superfcie: O aspecto em casca de laranja da superfcie da gengiva inserida condicionado pelas projees papilferas serem largas e compridas, conferindo melhor adaptao para suportar as foras mastigatrias, diferentemente da superfcie lisa da gengiva livre, cujas papilas so curtas. Progees papilferas o mesmo que papilas corinicas. A consistncia firme da gengiva inserida deve-se a um crion de tecido conjuntivo denso, diferenciando da gengiva livre por ter crion menos fibroso com menor consistncia. Gengiva livre: Banda ou colar que rodeia o colo do dente no nvel do limite amelocementrio. A gengiva livre se subdivide em: Vertente externa Vertente interna Epitlio do sulco gengival Epitlio juncional

O limite amelocementrio o limite entre o esmalte e o dente. O sulco gengival ( Epitlio estratificado pavimentoso no queratinizado) o espao entre a gengiva e dente (regio por onde passa o fio dental). O epitlio Juncional o colar epitelial que circunda o dente e se estende da juno amelocementria at o fundo do sulco gengival. O comprimento vai de 1,5 e 2,0 mm. A constituio histolgica: 2 a 3 camadas celulares: Estrato basal e Estrato suprabasal. A interface do tecido conjuntivo plana.

Na erupo do dente, o epitlio reduzido se fusiona no epitlio da mucosa oral. O epitlio reduzido do rgo do esmalte formar o Epitlio Juncional.

Epitlio Juncional e aderncia epitelial: A aderncia epitelial o mecanismo de adeso do epitlio juncional ao dente. Protena de aderncia: A aderncia pode ser estabelecida com o esmalte, o cemento, a dentina radicular ou materiais restauradores. O epitlio juncional possui uma lmina basal que contnua desde a regio da lmina prpria at a superfcie do dente. O Epitlio Juncional possui a capacidade de se reconstituir. Apresenta-se bastante permevel. O fludo crevicular, age como proteo e limpeza, no caso de bactrias e toxinas quiserem penetrar. Sondagem gengival: preenchido por fludo crevicular, revestido por epitlio estratificado pavimentoso no queratinizado.

O epitlio do col estabelecido pelos epitlios juncionais em relao aos dois dentes adjacentes.

Gengiva papilar: Lmina prpria: Fibras principais da gengiva. Grupo de fibras dentogengivais Grupo de fibras dentoperiostais Grupo de fibras alveologengivais (Partem do cemento para o osso alveolar) Grupo de fibras circulares (Circula a gengiva) Grupo de fibras interpapilares Grupo de fibras transeptais (Do cemento de um dente para o cemento de outro dente).

Sindesmotomia: Desinserir a gengiva, afastar a gengiva.

Suprimentos vasculares: A gengiva altamente vascularizada. Vascularizao profusa arterial, venosa e linftica. As fibras mielnicas seguem o trajeto dos vasos.

Quando ocorre degradao das fibras principais inseridas no cemento, no caso de doena periodontal, o epitlio juncional pode migrar no sentido apical at encontrar as primeiras fibras intactas. Relao entre aspectos histolgicos e clnicos da gengiva: Cor: O tom plido da gengiva inserida est em funo do grau de queratinizao do seu menor suprimento vascular e do tecido conjuntivo mais fibroso em comparao a gengiva livre. Gengiva inserida: Tom rseo plido. Gengiva livre: Tom avermelhado.

You might also like