You are on page 1of 15

1

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC CURSO DE TEC. EM GESTO DE RECURSOS HUMANOS

BRUNA AMARO GUSTAVO MACHADO KAROLINE RODRIGUES KATRINI LEMOS THAYSE RICKEN TURAZZI

MEIO AMBIENTE

CRICIMA, JUNHO DE 2013

BRUNA AMARO GUSTAVO MACHADO KAROLINE RODRIGUES KATRINI LEMOS THAYSE RICKEN TURAZZI

MEIO AMBIENTE

Trabalho solicitado pela disciplina Seminrios Temticos I, no Curso de Tecnologia em Gesto de Recursos Humanos da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. Professor: Jos Carlos Virtuoso.

CRICIMA, JUNHO DE 2013

SUMRIO

1INTRODUO..................................................................................................... 2 FUNDAMENTAO TERICA.......................................................................... 2.1 Sustentabilidade............................................................................................. 2.2 Tecnologias Sustentveis ............................................................................ 3 CONCLUSO..................................................................................................... REFERNCIAS......................................................................................................

04 05 05 06 12 13

1 INTRODUO

O tema sustentabilidade est em grande evidencia na atualidade, muito se fala em sustentabilidade, desenvolvimento sustentvel e sustentabilidade ecolgica. Contudo, poucos sabem e compreendem o termo sustentabilidade, muitos acreditam que seja apenas o ato de ter conscincia ambiental, porm vai alm disso. Este trabalho tem por objetivo definir o que sustentabilidade, mostrar sua importncia e projetos de sustentabilidade.

2 FUNDAMENTAO TERICA

2.1 Sustentabilidade

A palavra sustentvel deriva do latim sustentare (sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar). Este conceito comeou a ser discutido apenas em 1972 em Estocolmo, na Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente Humano. Contudo, apenas em 1983, quando a Organizao das Naes Unidas estabeleceu a Comisso Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento esta comisso tambm conhecida como Comisso de Brundtland publicou em 1987 um relatrio onde definia o desenvolvimento sustentvel como aquele que atende s necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das geraes futuras de atenderem s suas prprias necessidades. (Lima, 2006) Segundo Figueir (2001, p. 5) desenvolvimento sustentvel:
aquele que harmoniza o imperativo do crescimento econmico com a promoo da equidade social e preservao do patrimnio natural, garantindo assim que as necessidades das atuais geraes sejam atendidas sem comprometer o atendimento das necessidades das geraes futuras.

Sustentabilidade envolve tanto aspectos ambientais, como econmicos, sociais e culturais da sociedade, necessrio envolver todos estes aspectos para satisfazer as necessidades da sociedade sem superar a capacidade de carga da natureza. Um projeto sustentvel deve sempre ser ecologicamente correto, economicamente vivel, socialmente justo e culturalmente aceito. A sustentabilidade possui cinco dimenses: Sustentabilidade social: visa construo de uma civilizao com maior igualdade na distribuio de renda e de bens. Sustentabilidade cultural: busca aumentar o significado da cultura, pois a nossa cultura nos diz como lidamos com nossos recursos. Sustentabilidade espacial: deve ser dirigida para a obteno de uma configurao rural-urbana mais equilibrada e uma melhor distribuio territorial dos assentamentos humanos e das

atividades econmicas, com nfase na proteo da biodiversidade, na reduo da concentrao excessiva das reas metropolitanas. Sustentabilidade econmica: a capacidade de produo, distribuio e utilizao equitativa das riquezas produzidas pelo homem. Sustentabilidade ecolgica: intensificao do uso do potencial de recursos dos diversos ecossistemas, com um mnimo de danos aos sistemas de sustentao da vida.

Jacobi (2003) afirma que pelo fato de a maior parte da populao brasileira viver em cidades, nota-se uma grande deteriorao das condies de vida, vindo a refletir numa crise ambiental. Com isso, necessrio uma reflexo sobre as formas de agir em relao questo ambiental. E para que isso ocorre dever haver uma grande mudana de valores e comportamentos j enraizados na sociedade. O uso de aes de sustentabilidade iro garantir a mdio e longo prazo melhores condies de vida, do planeta e consequentemente garantindo recursos para as prximas geraes. 2.2 Tecnologias sustentveis humana. Assim

Hoje, muitas empresas j buscam criar produtos baseados em aspectos de sustentabilidade e ecologicamente corretos, dentre eles podemos citar:

a) Fontes de energias renovveis: segundo a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria), as fontes de energias renovveis so viveis econmica e tecnicamente, contudo deve ser feita uma anlise da regio, assim encontrando a melhor forma de otimizar seus recursos. Energia Solar: atravs de painis solares e clulas fotovoltaicas possvel uma produo de eletricidade.

Energia Elica: utilizada atravs de moinhos de vento, turbinas elicas ou cata-vento.

Energia Hdrica: utilizada a fora cintica das guas e convertida em energia com a rotao de uma turbina hidrulica. Pode-se tambm utilizar pequenas centrais hidreltricas (PCHI), em rios menores, comuns no centro-sul do pas.

Biomassa slida: sua fonte provem de resduos da agricultura (vegetais e animais), de resqucios das florestas e a frao biodegradvel dos resduos industriais e urbanos.

Biomassa Lquida: h biocombustveis lquidos com potencial de utilizao para

gerao de energia. So exemplos: o biodiesel, obtido a partir de leos; o etanol, produzido com a fermentao de hidratos de carbono (acar, amido, celulose); e o metanol, gerado pela sntese do gs natural.

Biomassa gasosa: encontrada nos efluentes agropecurios provenientes da agroindstria e do meio urbano, so constitudos por uma mistura de metano e gs carbnico. Esses materiais so submetidos combusto para a gerao de energia.

Hidrognio: uma fonte de energia renovvel, inesgotvel e no produzindo de gua e libertando que convertida

poluente. A energia do hidrognio a energia que se obtm da combinao do


hidrognio

com o

oxignio

vapor

energia

em eletricidade.

10

Energia geotrmica: se caracteriza pelo calor proveniente da Terra, a

energia calorfera gerada a menos de 64 quilmetros da superfcie terrestre, em uma camada de rochas, chamada magma, que chega a atingir at 6.000C. A emisso de gases poluentes (CO2 e SO2) praticamente nula, no intensificando o efeito de estufa, diferentemente dos combustveis de origem fssil.

b) Utilizao de Pneus para fabricao de Asfalto

11

Os materiais utilizados na pavimentao asfltica vm sofrendo modificaes ao longo dos tempos visando uma melhor adequao as atuais necessidades, tais como: maior durabilidade, resistncia, qualidade e reduo de custos. Portanto possvel agregar todos esses benefcios, acrescentando a preocupao com a sustentabilidade. Atravs do projeto asfalto borracha, uma mistura de betume com granulado de borracha de pneus tem sido empregada com o objetivo de melhorar a capacidade estrutural de pavimentos novos ou que precisam ser recuperados. tambm uma alternativa para o problema do depsito inadequado dos pneus usados. A composio produzida com pneu usado, triturado por meio de dois processos (ambiente e criognico), formando a borracha granulada que, adicionada ao asfalto, d origem ao asfalto-borracha. Primeiro passo para obteno do asfalto, independente do processo a ser utilizado, a retirada do nylon e da parte metlica que constitui o pneu, para isso, necessrio o emprego de uma mquina que realize este trabalho. Em seguida, o material deve ser triturado em outra mquina especfica para esse fim. Comparados composio convencional, os resultados mostraram que a incorporao da borracha no asfalto produz melhorias como aumento na resistncia fadiga e deformao da mistura asfltica. Melhora tambm a capacidade de retardar a propagao de trincas nos revestimentos asflticos.

12

13

A utilizao da mistura do betume com a borracha, e posteriormente com agregados, no uma tecnologia nova. Nos Estados Unidos utilizada h pelo menos 40 anos. No Brasil, a partir da dcada de 90, foram iniciados estudos sobre o assunto, mas o material ainda precisava de avaliaes do comportamento mecnico para prever seu uso como camada de revestimentos. As vantagens desse projeto que destina os pneus velhos, estima-se que cada quilmetro pavimentado com asfalto-borracha consuma, em mdia, 500

14

pneus, tambm tem como beneficio a facilidade de modelamento e maior durabilidade, ajuda a diminuir a proliferao de doenas como a dengue e a contribuio para a reduo de CO2 na atmosfera.

5 CONCLUSO

Conclui-se com este trabalho, que temos meios ecolgicos para um meio ambiente sustentvel, torna-se responsabilidade do ser humano no apenas criar mtodos sustentveis, mas tambm se conscientizar e coloc-los em pratica. Precisamos manter um meio ambiente sustentvel e adequado para as prximas geraes, e isso depende exclusivamente de ns humanos. Dentro do ambiente empresarial cabe ao gestor de Recursos Humanos junto com sua equipe desenvolver projetos de conscientizao dentro da empresa, pequenas atitudes j podem mudar a cultura da empresa e diminuir o consumo de exagerado de alguns produtos.

15

REFERENCIAS

AGENDA 21: conceitos bsicos o caminho para o desenvolvimento sustentvel. Florianpolis: EPAGRI, 2001. AZEVEDO, Adalberto M. M. (Org.). Gesto da sustentabilidade organizacional, volume 1: desenvolvimento de ecossistemas colaborativos. Campinas, SP: Centro de Tecnologia Copersucar, 2011. FIGUEIRO, Emilio. Meio ambiente e cincias sociais: interaes homem-ambiente e sustentabilidade. So Paulo: SENAC/SP, 2011.

You might also like