You are on page 1of 5

Arquivos de etiquetas: Sahlins. Antropologia Nativa. Cosmologia Ocidental.

Tristeza da Doura
FICHAMENTO A TRISTEZA DA DOURA OU A ANTROPOLOGIA NATIVA DA COSMOLOGIA OCIDENTAL 07/10/2011 9:31 PM Fichamento elaborado com base em: - SAHLINS, Marshall. Cultura na prtica; traduo Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Ed UFRJ, 2004. (p. 563 617).

A TRISTEZA DA DOURA OU A ANTROPOLOGIA NATIVA DA COSMOLOGIA OCIDENTAL

So estruturas culturais nativas de longa durao que ainda habitam a antropologia acadmica assim como outras cincias sociais do Ocidente e corrompem nossa compreenso de outros povos. No s as exposies das idias centrais so sempre esquemticas, em geral idiossincrticas e possivelmente errneas, como tambm insuficiente ateno prestada s tradies alternativas. Autores do sexo masculino que falaram, sobretudo, sobre homens e para homens, o que disseram sobre a humanidade, no seria desejvel substituir ele por ela e nem sequer falar em ele ou ela. Na queda de Ado pecamos todos: punvel tornou-se a vida humana e hostil o mundo. Com isso, a humanidade ficou sujeita a uma dupla dissimulao da realidade, social e natural. Cobrindo-se de vergonha, homens e mulheres introduziram a impostura em toda a comunicao. As relaes entre sociedades foram marcadas pela incompreenso e discrdia. O homem fora condenado a uma ignorncia to profunda quanto sua

corrupo. A finitude humana era a raiz de todos os males. Tanto a causa quanto o crime consistiam na natureza do homem como criatura imperfeita, repleta de carncias e necessidades. A ANTROPOLOGIA DA NECESSIDADE O Homem Econmico dos tempos modernos continuava a ser Ado. Essa mesma criatura da necessidade movida pela escassez, sobreviveu tempo suficiente para se tornar o principal protagonista de todas as cincias humanas. A rigor, as necessidades humanas passaram a ser a prpria razo da sociedade: Por ser o homem socivel, as pessoas concluram que ele bom. Mas se iludiram. Os lobos formam sociedades e, no entanto, no so bons (.), a sociabilidade efeito da carncia. Os homens congregam-se em grupos e estabelecem relaes sociais porque lhes vantajoso faze-lo, ou por descobrirem que os outros homens podem servir de meios para seus prprios fins. A ANTROPOLOGIA DA BIOLOGIA No momento em que o capitalismo e a Revoluo Industrial estavam prestes a cair sobre eles, os filsofos europeus consumaram sculos de culpa na descoberta de que as exigncias da carne aumentavam com o progresso da sociedade. Necessariamente o progresso era a Razo a servio das necessidades. Somente Rousseau percebeu a contradio que ainda vivemos por um lado um progresso que supostamente representava a vitria do esprito humano sobre o corpo, a fuga de nossa natureza animal e, por outro, a dependncia desse feliz resultado em relao a uma conscincia crescente da aflio corporal mais necessidade. Em nossa experincia subjetiva, a cultura epifenmeno de uma economia do alvio das dores corporais. O determinismo biolgico uma percepo mistificada da ordem cultural, sustentada particularmente pela economia de mercado.

Na percepo existencial das pessoas, formas culturais de toda sorte so produzidas e reproduzidas como objetos ou projetos de suas sensaes corporais. O sistema da sociedade percebido como representando os fins do indivduo. Para Durkheim o homem duplo, h nele dois seres: um ser individual, que tem sua base no organismo e um ser social, que representa a mais alta realidade da ordem intelectual e moral que podemos conhecer por meio da observao refiro-me sociedade. A natureza humana, tal qual como conhecemos, foi determinada pela cultura, logo, a suposta precedncia temporal da biologia humana em relao cultura incorreta. O corpo humano um corpo cultural, o que tambm significa que a mente uma mente cultural. No que o Homo sapiens seja desprovido de necessidades e impulsos corporais, mas a descoberta crucial da antropologia foi a de que as necessidades e impulsos humanos so indeterminados no que concerne seu objeto, porque as satisfaes do corpo especificam nos e pelos valores simblicos e o fazem de maneira variada nos diferentes esquemas cultural-simblicos. A ANTROPOLOGIA DO PODER Para Santo Agostinho a condio humana depois da queda, era to detestvel e angustiada quanto a vida do homem no estado de natureza hobesiano, pois h to -somente falso prazer, nenhuma certeza de alegria, um medo torturante, uma cobia gananciosa e uma tristeza devastadora. O remdio foi instituio do Estado. O Estado perpetuou a corrupo que suprimia, uma vez que usou como sano legal da ordem o medo que os homens tinham de perder sua vida, sua propriedade e sua liberdade. Quando o interesse prprio a natureza do indivduo, o poder a essncia do social. Motivados pela idia do social como controle do indivduo, os filsofos ocidentais no raro fizeram a origem da sociedade confundir-se com a origem do Estado.

O poder est em toda parte na sociedade. Est investido nas estruturas e nas clivagens da vida cotidiana e onipresente nos regimes cotidianos de saber e verdade. A ANTROPOLOGIA DA PROVIDNCIA A noo devota de uma Providncia Divina englobadora j pressuponha uma percepo deprimente da condio humana. Em especial a labuta a que o homem est sujeito: a Providncia o complemento positivo do mal humano. Constata-se que Deus ama aqueles que amam a si mesmo. Escolas antropolgicas como o estrutural-funcionalismo e o materialismo cultural manifestam uma espcie de confiana ingnua numa ordem social benfica e auto-reguladora, que determina um bem ou utilidade em toda e qualquer prtica costumeira. como se, na sociedade e na cultura, tudo se desse para melhor. Para os estrutural-funcionalistas, a sociedade projetada de tal modo que qualquer costume, ou relao particular, por mais pernicioso ou conflituoso que seja, promove misteriosamente o bem geral, isto , mantm o sistema social tal como constitudo. A ANTROPOLOGIA DA REALIDADE A realidade so as impresses sensoriais que podemos obter do mundo no decorrer do envolvimento prtico com ele. O que existe o complemento metafsico de nossos prazeres e dores corporais. O pressuposto lgico-histrico do entendimento emprico o Ado decado, indivduo limitado e sofredor, carente do objeto, que assim passa a conhec-lo sensorialmente, atravs dos empecilhos ou vantagens que ele oferece a sua felicidade. A tristeza da doura O corpo, portanto, teve de sustentar as estruturas da sociedade de maneira particularmente intensa e notavelmente dolorosa. Tudo se reduziu simples e triste idia da vida como um movimento em direo s coisas que fazem o sujeito sentir-se

bem e para longe daquelas que o ferem. Digo triste porque qualquer um que defina a vida como a busca da felicidade tem de ser cronicamente infeliz. CONSIDERAES FINAIS Sahlins comea o texto apontando que a viso de mundo que sempre tivemos vem exclusivamente do pensamento masculino, como conhecimento dominante. Isto leva certas implicaes na formao do pensamento terico da antropologia, pelo fato de ter sido pensado tambm pelas mulheres, principalmente o pensamento ocidental, desde o estruturalismo at o funcionalismo. As teorias antropolgicas esto carregadas de teses que falam da misria humana em busca da felicidade, pois a natureza do homem como criatura imperfeita, est repleta de carncias e necessidades. Tambm faz uma crtica na maneira quer o ocidente faz a explicao cientfica do mundo, por fim, fala que a sociedade moderna e capitalista fruto das idias originrias do mito admico e das idias religiosas que formam a viso de mundo, de maneira que o Homem Econmico dos tempos modernos continua a ser Ado. A tristeza da doura est no fato de que a nossa sociedade construda por idias tristes, e isto, leva o homem a uma busca inesgotvel pela felicidade.

Por Elias Terncio da Silva

You might also like