You are on page 1of 2

Resumo de Biologia P2/T3 Ribossomos uma organela celular responsvel pela sntese de protenas composta por RNA ribossmico

co e protenas. Presena: em todas as clulas, tanto procariontes como eucariontes. Localizam-se no hialoplasma (livres) ou no retculo endoplasmtico rugoso (aderidos membrana). S possvel visualizar os ribossomos no microscpio eletrnico.

Peroxissomo a organela responsvel pela desintoxicao celular. Contm as enzimas catalase e peroxidase que iro retirar produtos que prejudicaro a clula, como o H2O2 e o H+ (conhecidos como radicais livres). Est presente somente em clulas eucariticas.

Lisossomos Organela celular originada do Complexo de Golgi, responsvel pela digesto intracelular. Basicamente, uma vescula contendo hidrolases (enzimas digestivas). Esto presentes somente em protozorios, fungos e eucariontes. Da digesto que o lisossomo pode realizar, existem trs tipos: Heterofagia: quando digerida uma partcula externa clula, como um slido ou lquido (fagocitose e pinocitose). Autofagia: quando o lisossomo digere partes internas da clula, como organelas. Isso pode ocorrer quando se est em jejum prolongado (para obter energia), quando h uma organela velha ou quando elas existem em excesso. Autlise: processo que ocorre quando a membrana do lisossomo rompida e suas enzimas acabam digerindo toda a clula, gerando morte celular (isso pode ocorrer quando agentes externos perfuram essa membrana, como os cristais de slica, que penetram na clula). Apoptose: uma autlise programada, quando necessrio que algumas clulas desapaream, onde o corpo digere as prprias clulas (por exemplo, o tero aps o parto, que precisa diminuir de tamanho).

Mitocndrias So organelas em forma de bastonete que funcionam como usinas energticas da clula, realizando o processo de respirao. Esto presentes somente em clulas eucariticas. O nmero de mitocndrias dentro de uma clula varia conforme a funo e necessidade da clula. As mitocndrias possuem DNA, RNA e ribossomos prprios*. (estudar a localizao das cristas e da matriz). Teoria da endossimbiose O que se acredita que as mitocndrias eram bactrias primitivas que se associaram s clulas em uma relao mutualstica, onde a mitocndria recebia proteo e alimento, e a clula um processo energtico eficiente. Por isso a organela possui DNA prprio (que se assemelha muito ao de bactrias primitivas).

Fermentao o processo de quebra parcial da glicose que ocorre na ausncia de oxignio. Em tpicos: Quebra parcialmente a molcula de glicose. um processo anaerbico (que no utiliza oxignio). Libera pouca energia: apenas 2 ATP. Rompe poucas ligaes qumicas. A fermentao, dependendo do ser em que ocorre, pode ser de dois tipos: Alcolica: libera etanol como produto e feita por fungos como leveduras. Glicose -> 2 etanol + 2CO2 + 2ATP Ltica: libera cido ltico como produto, feita pelas bactrias. Glicose -> cido ltico + CO2 + 2ATP A cibra pode ser resultado de uma falta de oxignio no msculo, que onde ele faz a fermentao ltica e gera a dor depois de um tempo. Estudar esquema da fermentao do caderno. Respirao o processo de quebra da molcula da glicose com a participao do oxignio (mais completo que a fermentao). Em tpicos: um processo exotrmico, pois libera energia para nosso corpo. Tem a participao do oxignio. Ocorre em mais de um local. A gliclise ocorre no hialoplasma; o ciclo de Krebs na matriz mitocondrial; a cadeia respiratria nas cristas mitocondriais. Quebra totalmente a glicose Rompe muitas ligaes qumicas. Tem alto rendimento energtico: 38 ATP. Equao geral: C6H12O6 + 6O2 -> 6CO2 + 6H2O + Energ. Estudar o esquema no caderno: Ciclo de Krebs, Cadeia respiratria e gliclise. Contrao muscular Os msculos so os tecidos responsveis pela locomoo no nosso corpo, e correspondem a quase 85% da nossa massa total.

Existem trs tipos de msculos em nosso corpo: Msculo liso

Sua clula composta apenas por um ncleo central. No possui estrias. O movimento que realiza involuntrio, lento e fraco. Um local que est presente no esfago (levando o alimento at o estmago). Msculo estriado esqueltico

A clula composta por vrios ncleos perifricos (pois pode atingir grandes comprimentos). Possui estrias transversais. Seu movimento voluntrio, rpido e forte. Todos os msculos locomotores so estriados esquelticos. Msculo estriado cardaco

A clula composta por, geralmente, um ou dois ncleos centrais. Tambm possui estrias transversais. Seu movimento involuntrio, forte e ritmado (corao). O nico local que possui esse tecido o corao. Estudar o ltimo esquema de um sarcmero (ver para entender o texto abaixo). Sarcmero: como acontece a contrao. O sarcmero composto pelas protenas actina (a mais externa) e a miosina (a mais interna). A contrao ocorre quando os ganchos da miosina puxam a actina, mas para isso necessrio o impulso nervoso. O impulso nervoso transmitido do crebro at a clula muscular. Quando chega ao neurnio, o impulso eltrico lanado na clula muscular. Ele percorre toda a membrana plasmtica at entrar no tbulo T. Ali, o retculo endoplasmtico libera Ca2+ por causa do impulso. O Ca se dirige ao sarcmero e desativa a barreira que impede a actina de puxar a miosina, onde ento ocorre o deslizamento (contrao).

You might also like