You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHO CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BACABAL CURSO DE LETRAS

FRANCISCO SRGIO TOMAZ JUNIOR RAILDE BARBOSA DA SILVA FLAVIANE SANTOS ARAJO ANTONIA OLIVEIRA ALVES LIVIANNY KELLI SOUZA JARDIANE SAMPAIO

ATIVIDADE DA DISCIPLINA DE DIDTICA

BACABAL MA 2013

ANLISE DO FILME: ESCRITORES DA LIBERDADE

Qual a Didtica utilizada pela Professora?

Ela utilizou de dinmicas direcionadas a partir da problemtica dos alunos. Msicas do repertrio deles, livros que falavam de seu cotidiano (guangues, mortes, etc...), sugeriu que escrevessem um dirio contando algo que quisessem compartilhar. E com isso pde conhec-los mais profundamente. Mudou sua metodologia por outra que se encaixasse no perfil dos alunos, respeitando as diferenas, tornando-as mais eficazes. Usando em suas aulas a interao dos alunos, fazendo-os ver na escola motivao de aprender. Esses garotos compreenderam, enfim que o aprendizado no se separa da realidade da vida.

Quais as tcnicas que no funcionaram?

As tcnicas tradicionais usadas pela escola e preparadas pela professora G. Um exemplo era estudar A Odissia de Homero que es tava alm de suas compreenses. Os jovens tinham enormes problemas de acompanharem aulas desse tipo: Aulas sem motivao, preparadas pelo sistema sem visar o aprendizado do aluno, apenas para cumprir carga horria. E sem contar que pesava muito para os alunos as amarras de suas dificuldades pessoais, no vendo sentido em usar tal aprendizado para suas vidas to marginalizadas. A professora sendo novata apenas seguiu o contedo de acordo com a escola, mudando sua metodologia somente ao perceber que no estava tendo xito.

Qual a sua opinio em relao escola? A escola tinha uma boa estrutura. Tendo at sido considerada modelo. No entanto uma escola de mtodos tradicionais, fechada para o novo. No acreditava no potencial de seus alunos, no queria v-los crescer individualmente, mas eram usados como meio de adquirir vantagens e

prestgios para a escola. Tinha livros adequados na biblioteca, em contrapartida davam livros infantis para os alunos por considerarem incapazes de compreender e cuidar. A coordenao no incentivava metodologias inovadoras com as quais a professora desejava trabalhar com seus alunos, por no querer mudanas e achar o processo de incluso tudo de mais devastador que j existiu e que veio mexer nas bases de sua escola comportada.

Como voc avalia a direo da escola?

O sistema de ensino no dava fora para que a professora realizasse uma prtica pedaggica diferenciada. Geralmente vemos a direo de uma escola empenhada para formar bons alunos, coisa que no acontece no filme. A direo no acredita no potencial dos alunos, no deixam os professores utilizarem os objetos para aprendizagem na escola de novas metodologias e mesmo vendo que esto dando certo no aceitam. No entanto a professora no se rende vontade do sistema, ela busca campos de fuga, tticas para vencer a educao autoritria que querem que ela exera.

Explique a partir do filme como se desenvolve a relao professor-alunofamlia-sociedade.

Em um primeiro momento criar um elo entre as partes professor-aluno pode ser uma tarefa rdua. Caberia escola fortalecer este elo aps a conquista. O que no foi o caso, a escola no deu apoio ao professor para que ele atingisse tal objetivo. Apesar disso, com grande competncia a professora G. logrou xito nesta relao. Os alunos deram uma resposta positiva, levando essa conquista para suas famlias, mudando alguns comportamentos antes ignorados. A famlia tem um papel fundamental na escola de apoio e incentivo para os filhos e para os professores. muito fcil cobrar de um filho boas notas e um futuro diferente do seu, mas sem dar o devido apoio como famlia, todos perdem muito com isso. Um exemplo no filme foi o que aconteceu na reunio de pais, pois nenhum compareceu. A sociedade cobra dos professores cidados educados, de boa ndole mais ela prpria influencia a no cidadania quando

cruza os braos e fecha os olhos para a realidade, passando a mo na cabea do cidado enquanto aluno, deixando parecer que ele no vai fazer diferena nela. Esta sociedade que cega para com seus deveres perante o aluno e s sabe cobrar, no acredita sequer nos seus futuros cidados. O que ocorreu no filme que bastava o simples fato dos jovens estarem frequentando a escola, no havia um comprometimento da famlia para lan-los sociedade e desta sociedade em receb-los com a preocupao em recuper-los.

Qual o resultado do trabalho da professora?

Despertou o interesse desses alunos. Conseguiu que boa parte deles terminasse o segundo grau e outros ingressassem na universidade. Fez com que eles se sentissem parte da sociedade como cidados que fazem a diferena. O interesse de lutar e sonhar por aquilo que se quer. Enfim, deu uma cara nova para a escola e para os alunos. E a f de um futuro diferente daquele que eles estavam acostumados a ver.

Qual a minha opinio sobre o filme? Faa uma anlise critica.

O filme retrata de forma belssima as espectativas de uma professora em incio de carreira, que objetivava fazer a diferena na vida daqueles garotos. Traz na sua essncia o resgate e a valorizao da educao que possvel ser um educador sem ser ditador e que devemos inovar o ato de ensinar de acordo com a realidade e cultura dos alunos. Vejo que ela professora porque tem convico, por isso que ela luta tanto. E que tem professores que no acreditam na capacidade de seus alunos. Um dos pontos que me chama ateno o interesse que ela tem em conhecer seus alunos, saber o que acontece com cada um deles, para que assim possa entender o comportamento de cada um em sala de aula. E interessante como ela os incentiva, como tem prazer em estar com eles. A briga entre gangs exposta no filme como empecilho para a convivncia entre eles.

Um lado adverso do filme, com o qual no concordo, que ela pe a profisso frente de tudo, at mesmo do seu casamento, que acaba. O que no deveria ter acontecido, se ela no tivesse deixado seu marido sem ateno, pois eram as duas coisas que naquele momento era importante na sua vida. Enfim, certamente todos, ou uma grande parte dos acadmicos de letras, no sero mais os mesmos aps este filme porque nele foi possvel perceber o quanto faz diferena quando os alunos se sentem importante para uma escola, e at mesmo para uma sociedade.

You might also like