You are on page 1of 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

INSTITUTO DE CINCIAS HUMANAS E SOCIAIS

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

GEOGRAFIA DE MATO GROSSO

PESCA PREDATRIA EM MATO GROSSO

Docente: Prof. Msc. Neurozito Figueiredo Barbosa Discente: Marcelo Eduardo Pereira

Cuiab/Abril 2013

Introduo
Este trabalho abordar o tema pesca predatria em Mato Grosso, como ela realizada, exemplos desse tipo de pesca, os impactos ambientais que ela causa, quando ocorreu a primeira piracema, lei que normatiza a pesca profissional e alguns tipos de pesca.

Metodologia
Para realizar este trabalho foram feitas pesquisas em revista, apostilas e sites para aumentar meu conhecimento em relao pesca predatria no estado de Mato Grosso.

Pesca predatria em Mato Grosso


Pesca predatria o nome que se d ao hbito de pesca que burla a legislao brasileira. Praticada h muito tempo, a pesca predatria provocou e provoca a diminuio de populaes de peixes. Esta prtica est levando extino a profisso de pescador, em funo da queda de pescados, especialmente na bacia do Rio Cuiab, reduto tradicional de pesca predatria. A pesca predatria retira do ambiente aqutico mais do que ele consegue repor levando a consequncias desastrosas: pode limitar a produtividade pesqueira, com impacto social e comprometer o equilbrio ecolgico. Esta prtica compromete muito o ecossistema, por no respeitar o ciclo natural dos peixes e por tcnicas destrutivas como o uso de redes de malhas finas que varrem uma grande extenso de guas sem perdoar os filhotes, pondo em risco a extino de muitas espcies.

Exemplos de Pesca Predatria


.Pesca em poca proibida(defeso) Realizada normalmente no perodo de reproduo dos animais, acaba prejudicando o repovoamento do ambiente aqutico; .Pesca com rede de malha fina Um dos maiores problemas o uso de redes com malha menor do que o permitido. Com isso, captura-se seres muito jovens. Esta prtica leva, inevitavelmente, escassez de peixes e, a longo prazo, extino de vrias espcies, pois quando capturados muito jovens ainda no tiveram a oportunidade de reproduzir-se; .Pesca seletiva com descarte Algumas modalidades so incrivelmente seletivas e altamente predatrias. Captura-se o animal para obter uma pequena poro do seu corpo, descartando a maior parte de sua estrutura fsica no prprio local da pesca. Isso ocorre por exemplo com a retirada das barbatanas dos caes.

Piracema em Mato Grosso


Em Mato Grosso, a pesca regulamentada pela Lei estadual n 7.881, de 30.12.2002, que revogou a Lei n 7.155/99.

Neste Estado, a atividade de pesca j era alvo de normatizaes desde o Imprio. Um documento datado de 1831, oriundo da Cmara Municipal de Cuiab e encontrado durante pesquisas realizadas na Assemblia Legislativa de Mato Grosso, registra a existncia de algumas proibies relacionadas pesca com a rede de arrasto:

Tendo mostrado a experincia que as grandes redes que travesso os rios tem feito a falta daquela abundancia de peixe, e que jamais o peixe pode subir para fertilizar os povos do rio acima e que sendo pescado em cada lance hum muito grande nmero de peixe que metendo-se em serca denominada chiqueiro levo seis e mais dias a vend-lo ao povo, sendo que quando chega a ultimar a venda se chama amassado e corrupto alterando por isso a sade pblica he portanto que a Camara prohibe redes grandes que atravessam os rios, e s convm que se pesquem com redes pequenas cujas tero trinta braas e que os chiqueiros tero 20 palmos em quadra, e que todos que baterem agora no rio para correr com o peixe, sero multados por cada ves em trinta mil reis ou vinte dias de cadeia e todas as redes mais da marca sero multados em dose mil reis o dose dias de cadeia tornando os fiscais e juzes de Paz de tudo conhecimento para seguir a marcha da Ley.

A primeira piracema em Mato Grosso proibia apenas a pesca com rede e foi regulamentada pela Portaria Federal n 002 de 23 de setembro de 1970, pela extinta Superintendncia de Desenvolvimento da Pesca(Sudepe). Sua vigncia foi de 31 de outubro daquele ano a 31 de maio de 1971. Em regra, o perodo da piracema muito longo, pois o artigo 22 da Lei estadual de pesca estabelece que seu incio se d em novembro e seu trmino, em fevereiro, perodo que pode no corresponder ao exato momento de desova dos peixes. Entretanto, a Lei n 7.881/2002 dispe que este perodo poder ser alterado atravs de estudos tcnico-cientficos.

Alguns Tipos de Pesca


Em Mato Grosso, a Lei estadual n 7.881/02 caracteriza a pesca do tipo profissional como aquela praticada por pescadores autnomos que fazem da

pesca sua profisso ou principal meio de vida, podendo ou no estar vinculados Colnia local de pescadores. Lei estadual 7.881 de 30 de dezembro de 2002. Art.2 Para os efeitos desta lei consideram-se: II pesca cientfica: a exercida unicamente com fins de pesquisa por instituies ou pessoas devidamente habilitadas para esse fim; III pesca amadora ou desportiva: aquela exercida com finalidade de lazer ou desporto; V pesca de subsistncia: quando exercida com finalidade de complementar o suprimento alimentar de quem pesca.

Concluso
Mesmo com a fiscalizao dos rgos competentes, a pesca predatria em Mato Grosso continua ocorrendo, dizimando populaes de peixes e prejudicando a reproduo dos mesmos. Deveriam haver leis mais rigorosas e punitivas para quem praticasse pesca predatria, e os rgos competentes deveriam intensificar mais a fiscalizao nos rios de Mato Grosso, pois ela muito fraca.

Bibliografia
Revista RDM Semanal. Orgulho de ser mato-grossense. O Brasil do futuro passa por aqui. RDM 5 anos. Reportagem: A Hora da Pesca(Pginas 15 e 17). Cuiabano, Renata Maciel. Importncia do princpio da insignificncia diante da criminalizao da pesca profissional em Mato Grosso: Uma abordagem a partir da filosofia de Enrique Dussel. 205f. Dissertao(Mestrado em Direito) Setor de Cincias Jurdicas, Faculdade de Direito, Universidade Federal do Paran UFPR, 2003. (Pginas 99, 102 e 113). Universidade Federal de Mato Grosso. Instituto de Cincias Humanas e Sociais. Departamento de Geografia. Curso de Especializao em Gesto Ambiental. Anlise da Atividade da Pesca Amadora no Municpio de Santo Antnio do Leverger/MT. Autor: Leniel Cesar Vitorio. Cuiab/MT Fevereiro/2000. cppnorte.wordpress.com/?s=pesca+predatria www.mteseusmunicipios.com.br/NG/conteudo.php?sid=333&cid=11134

You might also like