You are on page 1of 4

3 - um tipo de vrus que produz, dentro das clulas, cpias de DNA (cido desoxirribonuclico) a partir do seu RNA (cido

o ribonuclico); para isso, o vrus utiliza sua enzima transcriptase reversa. Essa cpia de DNA levada at o ncleo da clula, sendo integrada ao DNA celular, podendo ficar desta forma latente por anos. Quando a clula ativada, este DNA gera RNA alterado, que origina mais vrus, perpetuando a infeco e muitas vezes destruindo a clula. So exemplos de retrovrus: os vrus da imunodeficincia humana (HIV-1 e HIV-2), o vrus da leucemia de bovinos (BLV), o vrus da imunodeficincia de felinos (FIV), o vrus linfotrpico humano tipo I e II (HTLV-I/II - Human T Lymphotropic Virus Type I/II).

4 - Reproduo das Bactrias Bipartio ou cissiparidade A reproduo mais comum nas bactrias assexuada por bipartio ou cissiparidade. Ocorre a duplicao do DNA bacteriano e uma posterior diviso em duas clulas. As bactrias multiplicam-se por este processo muito rapidamente quando dispem de condies favorveis (duplica em 20 minutos). A separao dos cromossomos irmos conta com a participao dos mesossomos, pregas internas da membrana plasmtica nas quais existem tambm as enzimas participantes da maior parte da respirao celular. Repare que no existe a formao do fuso de diviso e nem de figuras clssicas e tpicas da mitose. Logo, no mitose.

Esporulao Algumas espcies de bactrias originam, sob certas condies ambientais, estruturas resistentes denominadas esporos. A clula que origina o esporo se desidrata, forma uma parede grossa e sua atividade metablica torna-se muito reduzida. Certos esporos so capazes de se manter em estado de dormncia por dezenas de anos. Ao encontrar um ambiente adequado, o esporo se reidrata e origina uma bactria ativa, que passa a se reproduzir por diviso binria. Os esporos so muito resistentes ao calor e, em geral, no morrem quando expostos gua em ebulio. Por isso os laboratrios, que necessitam trabalhar em condies de absoluta assepsia, costumam usar um processo especial, denominado autoclavagem, para esterilizar lquidos e utenslios. O aparelho onde feita a esterilizao, a autoclave, utiliza vapor de gua a temperaturas da ordem de 120C, sob uma presso que o dobro da atmosfrica. Aps 1 hora nessas condies, mesmo os esporos mais resistentes morrem. A indstria de enlatados toma medidas rigorosas na esterilizao dos alimentos para eliminar os esporos da bactria Clostridium botulinum. Essa bactria produz o botulismo, infeco frequentemente fatal.

Reproduo sexuada Para as bactrias considera-se reproduo sexuada qualquer processo de transferncia de fragmentos de DNA de uma clula para outra. Depois de transferido, o DNA da bactria doadora se recombina com o da receptora, produzindo cromossomos com novas misturas de genes. Esses cromossomos recombinados sero transmitidos s clulas-filhas quando a bactria se dividir. A transferncia de DNA de uma bactria para outra pode ocorrer de trs maneiras: por transformao,transduo e por conjugao.

Transformao Na transformao, a bactria absorve molculas de DNA dispersas no meio e so incorporados cromatina. Esse DNA pode ser proveniente, por exemplo, de bactrias mortas. Esse processo ocorre espontaneamente na natureza. Os cientistas tm utilizado a transformao como uma tcnica de Engenharia Gentica, para introduzir genes de diferentes espcies em clulas bacterianas.

Transduo Na transduo, molculas de DNA so transferidas de uma bactria a outra usando vrus como vetores (bactrifagos). Estes, ao se montar dentro das bactrias, podem eventualmente incluir pedaos de DNA da bactria que lhes serviu de hospedeira. Ao infectar outra bactria, o vrus que leva o DNA bacteriano o transfere junto com o seu. Se a bactria sobreviver infeco viral, pode passar a incluir os genes de outra bactria em seu genoma.

Conjugao Na conjugao bacteriana, pedaos de DNA passam diretamente de uma bactria doadora, o "macho", para uma receptora, a "fmea". Isso acontece atravs de microscpicos tubos proticos, chamados pili, que as bactrias "macho" possuem em sua superfcie. O fragmento de DNA transferido se recombina com o cromossomo da bactria "fmea", produzindo novas misturas genticas, que sero transmitidas s clulas-filhas na prxima diviso celular.

Conjugao bacterian mostrando o pili sexual.

6 - Os prons, em ltima anlise, so molculas de protenas normais (PrPc) produzidas nas clulas dos mamferos, atravs de controle dos genes. Quando a molcula adquire uma configurao diferente (PrPSc), ela se torna patognica. Essa configurao pode ocorrer devido existncia de um gene mutante no indivduo, que eventualmente desenvolve a doena, neste caso hereditria.

8 - Clulas Procariontes
As clulas procariontes ou procariticas, tambm chamadas de protoclulas, so muito diferentes das eucariontes. A sua principal caracterstica a ausncia de carioteca individualizando o ncleo celular, pela ausncia de alguns organelas e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de no possurem compartimentos membranosos originados por evaginao ou invaginao. Tambm possuem DNA na forma de um anel no-associado a protenas (como acontece nas clulas eucariticas, nas quais o DNA se dispe em filamentos espiralados e associados histonas). Estas clulas so desprovidas de mitocndrias, plastdeos, complexo de Golgi, retculo endoplasmtico e sobretudo cariomembrana o que faz com que o DNA fique disperso no citoplasma. A este grupo pertencem seres unicelulares ou coloniais:

Bactrias Cianofitas (algas cianofceas, algas azuis ou ainda Cyanobacteria) PPLO ("pleuro-pneumonia like organisms") ou Micoplasmas

Clulas Eucariontes
As clulas eucariontes ou eucariticas, tambm chamadas de euclulas, so mais complexas que as procariontes. Possuem membrana nuclear individualizada e vrios tipos de organelas. A maioria dos animais e plantas a que estamos habituados so dotados deste tipo de clulas. altamente provvel que estas clulas tenham surgido por um processo de aperfeioamento contnuo das clulas procariontes. No possvel avaliar com preciso quanto tempo a clula "primitiva" levou para sofrer aperfeioamentos na sua estrutura at originar o modelo que hoje se repete na imensa maioria das clulas, mas provvel que tenha demorado muitos milhes de anos. Acredita-se que a clula "primitiva" tivesse sido bem pequena e para que sua fisiologia estivesse melhor adequada relao tamanho funcionamento era necessrio que crescesse. Acredita-se que a membrana da clula "primitiva" tenha emitido internamente prolongamentos ou invaginaes da sua superfcie, os quais se multiplicaram, adquiriram complexidade crescente, conglomeraram-se ao redor do bloco inicial at o ponto de formarem a intrincada malha do retculo endoplasmtico. Dali ela teria sofrido outros processos de dobramentos e originou outras estruturas intracelulares como o complexo de Golgi, vacolos, lisossomos e outras.

Quanto aos cloroplastos (e outros plastdeos) e mitocndrias, atualmente h uma corrente de cientistas que acreditam que a melhor teoria que explica a existncia destes orgnulos a Teoria da Endossimbiose, segundo a qual um ser com uma clula maior possua dentro de s uma clula menor mas com melhores caractersticas, fornecendo um refgio menor e esta a capacidade de fotossintetizar ou de sintetizar protenas com interesse para a outra.

9 - Algumas bactrias no so apenas teis. So essenciais vida. Fertilizantes orgnicos so transformados pelas bactrias em material que pode ser usado nas plantas. Vegetais decompostos e matria animal so transformados em nutrientes que so absorvidos pelas razes de outras plantas. Muitas espcies de bactrias do solo ajustam o nitrognio, isto , elas convertem o nitrognio da atmosfera em nitratos, compostos que so prontamente absorvidos pelas plantas. Algumas dessas bactrias vivem em colnias nas razes de legumes como ervilhas, cravos e alfafas. Vrios processos comerciais dependem das bactrias. Bactrias anaerbicas que fermentam certas substncias so usadas na produo de vinagre e alguns medicamentos, e no processo de envelhecimento de queijos. Algumas bactrias produzem refugos teis aos humanos. Um desses refugos o cido lctico, que produzido pela bactria intestinal, promove a digesto em humanos e est presente em certos alimentos, como o iogurte. A bactria tambm usada para quebrar quimicamente o tecido duro da linhaa, da juta, do cnhamo e do coco. Mtodos modernos de drenar a gua dos dejetos usam as bactrias para decompor as perdas orgnicas. Em um processo conhecido como bioremediao, bactrias so adicionadas gua ou ao solo para converter poluentes txicos, como pesticidas e leo, em sustncias inofensivas. Apesar da engenharia gentica, as bactrias foram desenvolvidas para bioremediao e tambm para produzir drogas e outros qumicos,

You might also like