You are on page 1of 32

Primeiros Socorros

Introduo ao socorro
OBJETIVOS Conhecer os principais aspectos do comportamento e da conduta de um profissional de sade que presta um atendimento de primeiros socorros, Conhecer os aspectos legais do socorro, conhecer as 4 fases do socorro e saber realizar um exame primrio e um secundrio. INTRODUO Toda pessoa que estiver realizando o atendimento de primeiros socorros deve, antes de tudo, atentar para a sua prpria segurana. O impulso de ajudar a outras pessoas no justifica a tomada de atitudes inconsequentes, que acabem transformando-o em mais uma vtima. A seriedade e o respeito so premissas bsicas para um bom atendimento de primeiros socorros. Para tanto, evite que a vtima seja exposta desnecessariamente e mantenha o devido sigilo sobre as informaes pessoais que ela lhe revele durante o atendimento.

Conceitos aplicados aos primeiros socorros


Primeiros Socorros: So os cuidados imediatos prestados a uma pessoa cujo estado fsico coloca em perigo a sua vida ou a sua sade, com o fim de manter as suas funes vitais e evitar o agravamento de suas condies, at que receba assistncia mdica especializada. Socorrista: Atividade regulamentada pelo Ministrio da Sade, segundo a portaria n 824 de 24 de junho de 1999. O socorrista possui um treinamento mais amplo e detalhado que uma pessoa prestadora de socorro. Urgncia: Estado que necessita de encaminhamento rpido ao hospital. O tempo gasto entre o momento em que a vtima encontrada e o seu encaminhamento deve ser o mais curto possvel. Emergncia: Estado grave, que necessita atendimento mdico embora no seja necessariamente urgente. Acidente: Fato do qual resultam pessoas feridas e/ou mortas que necessitam de atendimento. Incidente: Fato ou evento desastroso do qual no resulta pessoas mortas ou feridas, mas que pode oferecer risco futuro. Sinal: a informao obtida a partir da observao da vtima. Sintoma: informao a partir de um relato da vtima. OMISSO DE SOCORRO Segundo o artigo 135 do Cdigo Penal, a omisso de socorro consiste em "Deixar de prestar assistncia, quando possvel faz-lo sem risco pessoal, criana abandonada ou extraviada, ou pessoa invlida ou ferida, em desamparo ou em grave e iminente perigo; no pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pblica.

Pena - deteno de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Pargrafo nico: A pena aumentada de metade, se da omisso resulta leso corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta em morte. Importante: O fato de chamar o socorro especializado, nos casos em que a pessoa no possui um treinamento especfico ou no se sente confiante para atuar, j descaracteriza a ocorrncia de omisso de socorro. DIREITOS DA PESSOA QUE ESTIVER SENDO ATENDIDA O prestador de socorro deve ter em mente que a vtima possui o direito de recusa do atendimento. No caso de adultos, esse direito existe quando eles estiverem conscientes e com clareza de pensamento. Isto pode ocorrer por diversos motivos, tais como crenas religiosas ou falta de confiana no prestador de socorro que for realizar o atendimento. Nestes casos, a vtima no pode ser forada a receber os primeiros socorros, devendo assim certificar-se de que o socorro especializado foi solicitado e continuar monitorando a vtima, enquanto tenta ganhar a sua confiana atravs do dilogo. Caso a vtima esteja impedida de falar em decorrncia do acidente, como um trauma na boca por exemplo, mas demonstre atravs de sinais que no aceita o atendimento, fazendo uma negativa com a cabea ou empurrando a mo do prestador de socorro, deve-se proceder da seguinte maneira: No discuta com a vtima. No questione suas razes, principalmente se elas forem baseadas em crenas religiosas. No toque na vtima, isto poder ser considerado como violao dos seus direitos. Converse com a vtima, informe a ela que voc possui treinamento em primeiros socorros, que ir respeitar o direito dela de recusar o atendimento, mas que est pronto para auxili-la no que for necessrio. Arrole testemunhas de que o atendimento foi recusado por parte da vtima. No caso de crianas, a recusa do atendimento pode ser feita pelo pai, pela me ou pelo responsvel legal. Se a criana retirada do local do acidente antes da chegada do socorro especializado, o prestador de socorro dever, se possvel, arrolar testemunhas que comprovem o fato. O consentimento para o atendimento de primeiros socorros pode ser formal, quando a vtima verbaliza ou sinaliza que concorda com o atendimento, aps o prestador de socorro ter se identificado como tal e ter informado vtima de que possui treinamento em primeiros socorros, ou implcito, quando a vtima esteja inconsciente, confusa ou gravemente ferida a ponto de no poder verbalizar ou sinalizar consentindo com o atendimento. Neste caso, a legislao infere que a vtima daria o consentimento, caso tivesse condies de expressar o seu desejo de receber o atendimento de primeiros socorros. O consentimento implcito pode ser adotado tambm no caso de acidentes envolvendo menores desacompanhados dos pais ou responsveis legais. Do mesmo modo, a legislao infere que o consentimento seria dado pelos pais ou responsveis, caso estivessem presentes no local.

AS FASES DO SOCORRO
AVALIAO DO AMBIENTE A primeira atitude a ser tomada no local do acidente avaliar os riscos que possam colocar em perigo a pessoa prestadora dos primeiros socorros. Se houver algum perigo em potencial, deve-se aguardar a chegada do socorro especializado. Nesta fase, verificase tambm a provvel causa do acidente, o nmero de vtimas e a gravidade das mesmas e todas as outras informaes que possam ser teis para a notificao do acidente. Proceda da seguinte forma: a. Mantenha a vtima deitada, em posio confortvel, at certificar-se de que a leso no tem gravidade; b. Investigue particularmente a existncia de hemorragia, envenenamento, parada respiratria, ferimentos, queimaduras e fraturas; c. D prioridade ao atendimento dos casos de hemorragia abundante, inconscincia, parada cardiorrespiratria, estado de choque e envenenamento, pois EXIGEM SOCORRO IMEDIATO. d. Verifique se h leso na cabea, quando o acidentado estiver inconsciente ou semiconsciente. Havendo hemorragia por um ou ambos os ouvidos, ou pelo nariz, PENSE em fratura de crnio; e. No d lquidos a pessoas inconscientes; f. Recolha, em caso de amputao, a parte seccionada, envolva-a em um pano limpo para entrega IMEDIATA ao mdico; g. Certifique-se de que qualquer providncia a ser tomada no venha a agravar o estado da vtima; h. Chame o mdico ou transporte a vtima, SE NECESSRIO. Fornea as seguintes informaes: Local, horrio e condies em que a vtima foi encontrada; Quais os Primeiros Socorros a ela prestados. i. Inspire confiana - EVITE O PNICO j. Comunique a ocorrncia a autoridade policial local. SOLICITAO DE AUXLIO Solicite se possvel outra pessoa que pea auxlio chamando o socorro especializado comunicando a provvel causa do acidente, o nmero de vtimas, a gravidade das mesmas e todas as outras informaes que ele precisar. Estas informaes voc ter obtido anteriormente, durante a fase de avaliao do ambiente. SINALIZAO Efetuar, sempre que necessrio, a sinalizao do local para evitar a ocorrncia de novos acidentes. Pode ser feita com cones, fita zebrada, ou qualquer objeto que chame a ateno de outras pessoas para o cuidado com o local, na falta destes recursos, pode-se pedir para que uma pessoa fique sinalizando a uma certa distncia. 3

ATENDIMENTO Ao iniciar o atendimento, deve-se ter em mente o que fazer e o que no fazer. Manter o autocontrole imprescindvel nesta fase. No minta para a vtima. Procure expressar segurana e confiana no que faz. No atendimento, a pessoa que estiver prestando os primeiros socorros deve realizar os dois exames bsicos: exame primrio e exame secundrio. EXAME PRIMRIO O exame primrio consiste em verificar:

se a vtima est consciente; se a vtima est respirando; se as vias areas esto desobstrudas; se a vtima apresenta pulso.

Este exame deve ser feito em 2 minutos ou menos. Se a vtima no estiver respirando, mas apresentar batimentos cardacos (pulso), iniciar a respirao artificial conforme o procedimento. Caso no haja sinal de pulso, iniciar a RCP segundo o procedimento. EXAME SECUNDRIO Consiste na verificao de: Avaliar o nvel de conscincia. Escala de Coma de Glasgow. Avaliar os 4 sinais vitais: pulso. respirao. presso arterial (PA), quando possvel. temperatura. Avaliar os 3 Sinais Diagnsticos:

tamanho das pupilas; enchimento capilar (perfuso sanguneas das extremidades); cor da pele.

Realizar o exame fsico na vtima:


pescoo; cabea; trax; abdmen; pelve; membros Inferiores; membros Superiores; dorso.

O que o prestador de primeiros socorros deve observar ao avaliar o pulso e a respirao Pulso:

Frequncia: aferida em batimentos por minuto, podendo ser normal, lenta ou rpida. Ritmo: verificado atravs do intervalo entre um batimento e outro. Pode ser regular ou irregular. Intensidade: avaliada atravs da fora da pulsao. Pode ser cheio (quando o pulso forte) ou fino (quando o pulso fraco).

Respirao:

Frequncia: aferida em respiraes por minuto, podendo ser: normal, lenta ou rpida. Ritmo: verificado atravs do intervalo entre uma respirao e outra, podendo ser regular ou irregular. Profundidade: Deve-se verificar se a respirao profunda ou superficial.

Remoo do Acidentado
A remoo da vtima do local do acidente para o hospital tarefa que requer da pessoa prestadora de primeiros socorros o MXIMO DE CUIDADO E CORRETO DESEMPENHO. ANTES DA REMOO: TENTE controlar a hemorragia. INICIE a respirao de socorro. EXECUTE a massagem cardaca externa. IMOBILIZE as fraturas. EVITE o estado de choque, se NECESSRIO. Para o transporte da vtima podemos utilizar meios habitualmente empregados - maca ou padiola, ambulncia, helicptero ou de RECURSOS IMPROVISADOS: Ajuda de pessoas. Maca. Cadeira. Tbua. Cobertor. Porta ou outro material disponvel.

COMO PROCEDER Vtima consciente e podendo andar: Remova a vtima apoiando-a em seus ombros. Vtima consciente no podendo andar: Transporte a vtima utilizando dos recursos aqui demonstrados, em casos de: - Fratura, luxaes e entorses de p. - Contuso, distenso muscular e ferimentos dos membros inferiores. - Picada de animais peonhentos: cobra, escorpio e outros.

Vtima inconsciente: Como levantar a vtima do cho SEM AUXLIO DE OUTRA PESSOA:

Como levantar a vtima do cho COM A AJUDA DE UMA OU MAIS PESSOAS

Vtima consciente ou inconsciente

Como Remover Vtima de Acidentados Suspeitos de Fraturas de Coluna e Pelve: - Utilize uma SUPERFCIE DURA - porta ou tbua (maca improvisada). - Solicite ajuda de pelo menos cinco pessoas para transferir o acidentado do local encontrado at a maca. - Movimente o acidentado COMO UM BLOCO, isto , deslocando todo o corpo ao mesmo tempo, evitando mexer separadamente a cabea, o pescoo, o tronco, os braos e as pernas.

Como Remover Acidentado Grave No Suspeito de Fratura de Coluna Vertebral ou Pelve, Em Decbito Dorsal: - Utilize macas improvisadas como: portas, cobertores, cordas, roupas, etc.; IMPORTANTE: EVITE paradas e freadas BRUSCAS do veculo, durante o transporte; PREVINA-SE contra o aparecimento de DANOS IRREPARVEIS ao acidentado, movendo-o o MENOS POSSVEL SOLICITE, sempre que possvel, a ASSISTNCIA DE UM MDICO na remoo de acidentado grave. NO INTERROMPA, em hiptese alguma, a RESPIRAO DE SOCORRO e a MASSAGEM CARDACA EXTERNA ao transportar o acidentado.

Leses Musculares
CONTUSO Leso produzida nos tecidos por uma pancada, sem que haja rompimento da pele. COMO SE MANIFESTA Dor e edema (inchao) no local. COMO PROCEDER Evite movimentar a regio atingida e aplique compressas frias ou saco de gelo no local atingido. 8

Procure o mdico se necessrio. Importante: uma contuso pode acarretar em hemorragia interna, fraturas ou outras leses graves. NO PERCA TEMPO. DISTENSO MUSCULAR a leso provocada no msculo, por movimento brusco e violento. COMO SE MANIFESTA Dor intensa movimentao e contratura da musculatura atingida. COMO PROCEDER Evite movimentar a regio lesada, aplique compressas geladas ou saco de gelo no local. Procure o mdico se necessrio. CIMBRA a contrao abrupta, vigorosa, involuntria e dolorosa de um msculo, podendo ocorrer no exerccio ou em repouso. COMO SE MANIFESTA Dor e contratura no local. COMO PROCEDER Promova o alongamento do msculo atingido e aplique compressas quentes no local. Faa uma suave massagem no local. Procure o mdico se necessrio.

Leses Articulares
LUXAES o deslocamento da extremidade de um osso em sua articulao. COMO SE MANIFESTA Dor VIOLENTA, deformao local, edema, hiperemia e impossibilidade de movimentao. COMO PROCEDER Mantenha a vtima em repouso e evite movimentar a regio lesada.

Imobilize o local usando tbua, papelo, jornal ou revistas dobradas, travesseiro, manta e tiras de pano. Proteja a regio lesada usando algodo ou pano, afim de evitar danos pele. Faa a imobilizao de modo que o aparelho atinja as duas articulaes prximas leso Amarre as talas com ataduras ou tiras de pano com firmeza, SEM APERTAR, em 4 pontos:

ACIMA e ABAIXO DO LOCAL DA REGIO LESADA. ACIMA e ABAIXO das articulaes prximas regio lesada.

Remova a vtima para o hospital mais prximo, aps a imobilizao. Importante: No tente colocar o osso no lugar. ENTORSES a separao MOMENTNEA das superfcies sseas na articulao. COMO SE MANIFESTA Dor intensa movimentao e edema (inchao) local. COMO PROCEDER Evite movimentar a regio atingida e aplique compressas geladas ou saco de gelo no local lesado, at posterior orientao mdica. Imobilize o local usando tbua, papelo, jornal ou revistas dobradas, travesseiro, manta e tiras de pano. Proteja a regio lesada usando algodo ou pano, afim de evitar danos pele Faa a imobilizao de modo que o aparelho atinja as duas articulaes prximas fratura Amarre as talas com ataduras ou tiras de pano com firmeza, SEM APERTAR, em 4 pontos:

ACIMA e ABAIXO DO LOCAL DA LESO. ACIMA e ABAIXO das articulaes prximas regio leso.

Remova a vtima para o hospital mais prximo, aps a imobilizao Importante: No use compressas quentes nas primeiras 24 horas. No faa frico nem procure "esticar" a regio lesada. O entorse um traumatismo que sempre exige orientao mdica.

10

Leses sseas
FRATURAS a ruptura do osso. O PRIMEIRO SOCORRO consiste em impedir o deslocamento das partes quebradas, evitando assim o agravamento da leso. AS FRATURAS PODEM SER

Fechadas - quando o osso quebrado no perfura a pele. Exposta - quando o osso quebrado rompe a pele.

COMO SE MANIFESTA Dor e edema (inchao) local, Dificuldade ou incapacidade de movimentao, Posio anormal da regio atingida. H uma sensao de atrito das partes sseas no local da fratura, em fratura expostas h a rotura da pele com exposio do osso fraturado. COMO PROCEDER Fratura Fechada

Mantenha a vtima em repouso, evite movimentar a regio atingida e o estado de choque. Aplique compressas geladas ou saco de gelo no local lesado, at posterior orientao mdica. Imobilize o local usando tbua, papelo, jornal ou revistas dobradas, travesseiro, manta e tiras de pano. Proteja a regio lesada usando algodo ou pano, a fim de evitar danos pele, faa a imobilizao de modo que o aparelho atinja as duas articulaes prximas fratura. Amarre as talas com ataduras ou tiras de pano com firmeza, SEM APERTAR, em 4 pontos:

ACIMA e ABAIXO DO LOCAL DA LESO. ACIMA e ABAIXO das articulaes prximas regio leso.

Remova a vtima para o hospital mais prximo, aps a imobilizao. IMPORTANTE: No tente reduzir a fratura (colocar o osso quebrado no lugar) 11

Fratura Exposta

Mantenha a vtima em repouso, evite movimentar a regio atingida. Estanque a HEMORRAGIA e faa um curativo protetor sobre o ferimento, usando compressas, leno ou pano limpo. Evite o estado de choque, aplique compressas geladas ou saco de gelo no local lesado, at posterior orientao mdica. Imobilize o local usando tbua, papelo, jornal ou revistas dobradas, travesseiro, manta e tiras de pano. Remova a vtima para o hospital mais prximo, aps a imobilizao. IMPORTANTE: No tente reduzir a fratura (colocar o osso quebrado no lugar). FRATURA DE CLAVCULA

COMO SE MANIFESTA Dor intensa no local da fratura e o acidentado no consegue movimentar o brao do lado afetado e sustento com o outro brao na altura do cotovelo para diminuir a dor.

12

COMO PROCEDER

Mantenha a vtima em repouso. Evite movimentar a regio atingida. Coloque um chumao de algodo ou pano dobrado entre o brao lesado e o trax (regio axilar). Fixe o brao de encontro ao trax, usando duas faixas de pano. Ampare o antebrao com uma tipoia (leno triangular ou tira). PROCURE UM MDICO.

FRATURA DE BRAO (mero) COMO PROCEDER


Mantenha a vtima em repouso Evite movimentar a regio atingida Coloque um chumao de algodo ou pano dobrado entre o brao lesado e o trax (regio axilar) Proteja a face externa do brao com uma tala, do ombro ao cotovelo. Fixe o brao assim protegido de encontro ao trax, usando duas faixas de pano. Ampare o antebrao com uma tipoia (leno triangular ou tira) PROCURE UM MDICO

FRATURA DE ANTEBRAO (rdio e ou ulna) COMO PROCEDER


Mantenha a vtima em repouso. Evite movimentar a regio atingida. Dobre o antebrao, mantendo o polegar voltado para cima. Proteja a regio a ser imobilizada com algodo ou pano limpo. Coloque duas talas nas faces interna e externa ULTRAPASSANDO o cotovelo e os dedos. Ampare o antebrao com uma tipoia (leno triangular ou tira). PROCURE UM MDICO.

do

antebrao,

FRATURA DE PUNHO COMO PROCEDER


Mantenha a vtima em repouso. Evite movimentar a regio atingida. Dobre o antebrao, mantendo o polegar voltado para cima. Proteja a regio a ser imobilizada com algodo ou pano limpo. Coloque duas talas nas faces interna e externa ULTRAPASSANDO o cotovelo e os dedos. Ampare o antebrao com uma tipoia (leno triangular ou tira). PROCURE UM MDICO.

do

antebrao,

13

FRATURA DE COXA (fmur)

COMO SE MANIFESTA

Dor intensa agravada pela movimentao. Dificuldade ou incapacidade de movimentao. Posio anormal da regio atingida, podendo ocorrer a rotao do p

COMO PROCEDER

Mantenha a vtima em repouso e em decbito dorsal (deitada de costa). Proteja todo o membro com um pano ou algodo. Imobilize o membro fraturado na posio ENCONTRADA. Coloque duas talas, uma ao longo de toda a face externa, do tornozelo at a axila (na falta de uma tala use cabo de vassoura, guarda-chuva, ripa ou tbua) e a outra na face interna, do tornozelo a virilha. PROCURE UM MDICO.

FRATURA DE PATELA COMO PROCEDER


Mantenha a vtima em repouso e em decbito dorsal (deitada de costa). Proteja todo o membro com um pano ou algodo, preenchendo o vo do joelho para firmar a articulao. Coloque uma tala na face posterior (atrs) da perna, do calcanhar at parte superior da coxa (na falta da tala use ripa ou tbua). PROCURE UM MDICO.

FRATURA DE PERNA (tbia e fbula) COMO SE MANIFESTA


Dor intensa agravada pela movimentao. Edema (inchao) local. Deformao ou no ao nvel da leso.

14

COMO PROCEDER

Mantenha a vtima em repouso e em decbito dorsal (deitada de costa). Proteja todo a perna com um pano ou algodo. Imobilize a regio fraturada na posio ENCONTRADA. Coloque duas talas nas faces internas e externas da perna, ULTRAPASSANDO o joelho e o p (na falta de talas use cabo de vassoura, guarda-chuva, ripa ou tbua). PROCURE UM MDICO.

FRATURA DE TORNOZELO

COMO PROCEDER

Imobilize como se fosse fratura de perna.

FRATURA DO P

15

COMO PROCEDER

Remova (se possvel) cuidadosamente o calado da vtima. Proteja a regio atingida, at o meio da perna, com pano ou algodo. Imobilize o p e parte da perna, utilizando o prprio sapato, revista, tbua ou travesseiro. PROCURE UM MDICO.

FRATURA DE CRNIO (cabea)

COMO SE MANIFESTA

Perda de sangue pelas narinas ou ouvidos. Inconscincia ou no. Nuseas e vmitos podem surgir imediatamente ou horas aps o acidente.

COMO PROCEDER

Mantenha a vtima em repouso e recostada. Aplique compressas geladas ou sacos de gelo na regio atingida. Estanque a HEMORRAGIA. Evite o ESTADO DE CHOQUE. Inicie a respirao de socorro boca-a-boca, em caso de parada respiratria. Execute a massagem cardaca externa, associada a respirao de socorro boca-aboca, se a vtima apresentar ausncia de pulso e pupilas dilatadas. Envolva o pescoo da vtima com pano at oferecer apoio cabea e coloque lateralmente travesseiros ou almofadas, a fim de impedir movimentos para os lados. Remova IMEDIATAMENTE a vtima para o hospital mais prximo.

IMPORTANTE: Toda a vtima com traumatismo de crnio NECESSITA de assistncia mdica IMEDIATA. NO PERCA TEMPO.

16

ESCALA DE COMA DE GLASGOW (ECG)


A escala de coma de Glasgow um instrumento de avaliao e diagnstico, servindo para acompanhamento do estado neurolgico da vtima, uniformizando padres clnicos mundiais sobre a vtima. Para tanto, so atribudos valores numricos s seguintes respostas da vtima: abertura ocular, resposta verbal e resposta motora. A pontuao somada em cada um destes itens reflete o status neurolgico da vtima. A pontuao mnima 03 e a mxima 15, quanto menor a pontuao mais grave a leso, quanto maior a pontuao melhor o estado da vtima. Pontuao menor ou igual a 08, a vtima considerada em estado de coma.
Parmetros Resposta Espontnea ABERTURA OCULAR Ao comando verbal dor Sem resposta Pontos 4 3 2 1 O que significa Olhos abertos e piscando. Abre os olhos s quando se fala com a pessoa. Abre os olhos s com algum estmulo doloroso. No abre os olhos de forma alguma.

Orientada MELHOR RESPOSTA VERBAL Confusa Palavras desconexas Emite sons Sem resposta

5 4 3 2 1

Sabe o nome, a idade, o dia da semana, onde mora,... Confuso de ideias. Ainda responde a alguma pergunta. Articula palavras inteiras mas sem sentido algum. No fala nenhuma palavra apenas sons ou rudos. No emite nenhuma palavra ou som.

Obedece a comandos MELHOR RESPOSTA Localiza a dor Flexo normal

6 5 4

Diante de um pedido, consegue erguer um membro. No move o membro, mas sabe onde est doendo. Diante de um estmulo doloroso, afasta o membro deste. Decorticao: braos dobrados por cima do corpo. Descerebrao: corpo envergado. Punhos para fora. Nenhuma reao motora.

MOTORA

Flexo anormal Extenso anormal Sem resposta

3 2 1

17

Fratura de Coluna Vertebral (espinha)

COMO SE MANIFESTA

Dor local aps forte traumatismo. Dormncia nos membros.

COMO PROCEDER

Mantenha a vtima em REPOUSO ABSOLUTO. Evite o ESTADO DE CHOQUE. Utilize uma SUPERFCIE DURA, maca, tbua, porta, etc., para o transporte do acidentado. Solicite ajuda de pelo menos cinco (05) pessoas, totalizando com voc seis (06) pessoas, para transferir o acidentado, do local onde foi encontrado, para a maca. Movimente o acidentado COMO UM BLOCO, isto , desloque todo o corpo ao mesmo tempo, evitando mexer separadamente a cabea, o pescoo, o tronco, os braos e as pernas. Imobilize o acidentado em decbito dorsal (deitado de costa) ou em decbito ventral (deitado de barriga para baixo), preenchendo as curvaturas do corpo com panos dobrados, a fim de evitar a movimentao da coluna. Evite paradas bruscas do veculo, durante o transporte. SOLICITE, sempre que possvel, a ASSISTNCIA DE UM MDICO na REMOO da vtima.

IMPORTANTE: A movimentao inadequada poder causar ao acidentado DANOS IRREPARVEIS (leso Medular). Fratura de Costela COMO SE MANIFESTA Dor local agravado com os movimentos respiratrios. COMO PROCEDER Mantenha a vtima em repouso em posio confortvel. PROCURE UM MDICO. Fratura de Pelve (bacia) 18

COMO SE MANIFESTA

Dor local aps forte traumatismo, que se agrava com a movimentao.

COMO PROCEDER Mantenha a vtima em REPOUSO ABSOLUTO e em decbito dorsal. Utilize uma SUPERFCIE DURA, maca, tbua, porta etc., para o transporte do acidentado. Solicite a ajuda de pelo menos cinco (05) pessoas para transferir o acidentado, do local em que foi encontrado, para a maca. Movimente o acidentado COMO UM BLOCO, isto , desloque todo o corpo ao mesmo tempo, evitando mexer separadamente a cabea, o pescoo, o tronco, os braos e as pernas. Proteja lateralmente a bacia, usando travesseiros, almofadas ou cobertores dobrados. Coloque entre as pernas um pano dobrado (um palet, por exemplo). Imobilize a bacia com faixa de pano bem larga ou lenol, fixando o acidentado maca. Amarre com uma faixa de pano o trax, os joelhos e tornozelos, para maior firmeza na imobilizao. Evite o ESTADO DE CHOQUE. Remova IMEDIATAMENTE a vtima para o hospital mais prximo IMPORTANTE: A fratura de pelve pode ocasionar perfurao de rgos internos, hemorragia e consequentemente estado de choque. EVITE A MOVIMENTAO DESNECESSRIA DO ACIDENTADO.

Hemorragias
a perda de sangue provocada pelo rompimento de um vaso sanguneo, podendo ser arterial, venosa ou capilar. Toda hemorragia deve ser controlada IMEDIATAMENTE. A hemorragia abundante e no controlada pode causar a morte de 3 a 5 minutos. HEMORRAGIA EXTERNA COMO PROCEDER Mantenha a regio que sangra em posio mais elevada que o resto do corpo. Use uma compressa ou um pano limpo sobre o ferimento, pressionando-o com firmeza, a fim de estancar o sangramento. Comprima com os dedos ou com a mo os PONTOS DE PRESSO, onde os vasos so mais superficiais, caso continue o sangramento. Dobre o joelho - se o ferimento for na perna; o cotovelo - se no antebrao, tendo o cuidado de colocar POR DENTRO da parte dobrada, bem junto da articulao, um chumao de pano, algodo ou papel. Aplique o TORNIQUETE somente em casos de hemorragia grave, que no "possa" ser dominada por outros meios - brao ou perna amputados, esmagados ou dilacerados.

19

Para fazer o torniquete proceda do seguinte modo:


Use uma tira de pano resistente e largo, um leno, fralda, gravata etc., para fazer o torniquete. Coloque um rolo de pano no provvel trajeto do vaso que sangra. Passe a tira ao redor do brao ou da perna (duas vezes), logo acima do ferimento, prendendo o rolo de pano. D um meio n (como o primeiro n da amarrao do tnis), coloque um pedao pequeno de madeira no meio do n (lpis, por exemplo) e d um n completo sobre a madeira. Tora o pedao de madeira at parar a hemorragia, quando parar fixe o pedao de madeira. Marque na testa da vtima ou em lugar visvel, a hora e os minutos da aplicao do torniquete. Mantenha o torniquete a descoberto e em observao. Desaperte gradualmente a cada 10 ou 15 minutos. Conserve-o frouxo no lugar, quando cessada a hemorragia. Aperte-o novamente, se necessrio.

IMPORTANTE: No use arame, corda, barbante ou material muito fino para fazer o torniquete. Evite o ESTADO DE CHOQUE. Remova IMEDIATAMENTE a vtima para o hospital mais prximo.

Desmaios e Estado de Choque


o conjunto de manifestaes que resultam de um desequilbrio entre o volume de sangue circulante e a capacidade do sistema vascular, causados geralmente por: choque eltrico, hemorragia aguda, queimadura extensa, ferimento grave, envenenamento, exposio a extremos de calor e frio, fratura, emoo violenta, distrbios circulatrios, dor aguda e infeco grave. TIPOS DE ESTADO DE CHOQUE: Choque Cardiognico: Incapacidade do corao de bombear sangue para o resto do corpo. Possui as seguintes causas: infarto agudo do miocrdio, arritmias, cardiopatias; Choque Neurognico: Dilatao dos vasos sanguneos em funo de uma leso medular. Geralmente provocado por traumatismos que afetam a coluna cervical; Choque Sptico: Ocorre devido a incapacidade do organismo em reagir a uma infeco provocada por bactrias ou vrus que penetram na corrente sangunea liberando grande quantidade de toxinas; Choque Hipovolmico: Diminuio do volume sanguneo. Possui as seguintes causas: Perdas sanguneas - hemorragias internas e externas. Perdas de plasma - queimaduras e peritonites. Perdas de fludos e eletrlitos - vmitos e diarreias. 20

Choque Anafiltico: Decorrente de severa reao alrgica. Ocorrem as seguintes reaes: Pele: urticria, edema e cianose dos lbios; Sistema respiratrio: dificuldade de respirar e edema da rvore respiratria; Sistema circulatrio: dilatao dos vasos sanguneos, queda da presso arterial, pulso fino e fraco, palidez. COMO SE MANIFESTA A pele fica fria e pegajosa, aumenta a sudorese (transpirao abundante) na testa e nas palmas das mos, a face fica plida com expresso de sofrimento. A pessoa tem uma sensao de frio, chegando s vezes a ter tremores. A pessoa pode sentir nuseas e vmitos, a ventilao fica curta, rpida e irregular. Perturbao visual com dilatao da pupila, perda do brilho dos olhos, o pulso fica fraco e rpido e a pessoa pode ficar parcialmente ou totalmente inconsciente. COMO PROCEDER Realize uma rpida inspeo na vtima, combata, evite ou contorne a causa do estado de choque, se possvel. Mantenha a vtima deitada e em repouso, controle toda e qualquer hemorragia externa, verifique se as vias areas esto permeveis, retire da boca, se necessrio secreo, dentadura ou qualquer outro objeto. Execute a massagem cardaca externa associada respirao de socorro boca-a-boca, se a vtima apresentar ausncia de pulso, dilatao das pupilas e parada respiratria. Afrouxe a vestimenta da vtima, vire a cabea da vtima para o lado caso ocorra vmito. Eleve os membros inferiores cerca de 30 cm, exceto nos casos de choque cardiognicos (infarto agudo do miocrdio, arritmias e cardiopatias) pela dificuldade de trabalho do corao. Procure aquecer a vtima. Remova IMEDIATAMENTE a vtima para o hospital mais prximo.

Queimaduras, Insolao e Intermao.

21

QUEIMADURAS a leso dos tecidos produzida por substncia corrosiva ou irritante, pela ao do calor ou emanao radioativa. A gravidade de uma queimadura no se mede somente pelo grau da leso (superficial ou profunda), mas tambm pela extenso da rea atingida. CLASSIFICAO DAS QUEIMADURAS 1 Grau: Leso das camadas superficiais da pele, com: Eritema (vermelhido). Dor local suportvel. Inchao. 2 Grau: Leso das camadas mais profundas da pele, com: Eritema (vermelhido). Formao de Flictenas (bolhas). Inchao. Dor e ardncia locais, de intensidades variadas. 3 Grau: Leso de todas as camadas da pele, comprometendo os tecidos mais profundos, podendo ainda alcanar msculos e ossos. Estas queimaduras se apresentam secas, esbranquiadas ou de aspecto carbonizadas. Pouca ou nenhuma dor local. Pele branca escura ou carbonizada. No ocorrem bolhas. Queimaduras de 1, 2 e 3 graus podem apresentar-se no mesmo acidentado. O risco de vida (gravidade do caso) no est no grau da queimadura, e sim, na EXTENSO da superfcie atingida. QUANTO MAIOR A REA QUEIMADA, MAIOR A GRAVIDADE DO CASO. AVALIAO DA REA QUEIMADA Use a "regra dos nove" correspondente a superfcie corporal: Genitlia 1%. Cabea 9%. Membros superiores 18%. Membros inferiores 36%. Trax e abdmen (anterior) 18%. Trax e regio lombar (posterior) 18%.

22

Considere: Pequeno queimado - menos de 10% da rea corprea; Grande queimado - Mais de 10% da rea corprea; IMPORTANTE: rea corprea para crianas: Cabea 18% Membros superiores 18% Membros inferiores 28% Trax e abdmen (anterior) 18% Trax e regio lombar (posterior) 13% Ndegas 5% COMO PROCEDER Afaste a vtima da origem da queimadura e retire sua veste, se a pea for de fcil remoo. Caso contrrio abafe o fogo envolvendo-a em cobertor, colcha ou casaco. Lave a regio afetada com gua fria (1grau), mas no esfregue a regio atingida, evitando o rompimento das bolhas. Aplique compressas frias utilizando pano limpo. No aplique unguentos, graxas, leos, pasta de dente, margarina etc, sobre a rea queimada. Mantenha a vtima em repouso e evite o estado de choque. PROCURE UM MDICO. IMPORTANTE: Nas queimaduras por CAL SODADA (soda custica),devemos limpar as reas atingidas com uma toalha ou pano antes da lavagem, pois o contato destas substncia com a gua cria uma reao qumica que produz enorme quantidade de calor. INSOLAO uma perturbao decorrente da exposio DIRETA e PROLONGADA do organismo aos raios solares. COMO SE MANIFESTA Pele quente e avermelhada. Pulso rpido e forte. Dor de cabea acentuada. Sede intensa. Temperatura do corpo elevada. Dificuldade respiratria. Inconscincia. COMO PROCEDER Remova a vtima para um lugar fresco e arejado, afrouxe as vestes da vtima. Mantenha o acidentado em repouso e recostado, aplique compressas gelada ou banho frio se possvel. Procure o hospital mais prximo 23

INTERMAO Perturbao do organismo causada por excessivo calor em locais mido e no arejados. COMO SE MANIFESTA Dor de cabea e nuseas. Palidez acentuada. Sudorese (transpirao excessiva). Pulso rpido e fraco. Temperatura corporal ligeiramente febril. Cimbra no abdmen ou nas pernas. Inconscincia. COMO PROCEDER Remova a vtima para um lugar fresco e arejado, afrouxe as vestes da vtima. Mantenha o acidentado deitado com a cabea mais baixa que o resto do corpo.

Asfixia e Afogamento
ASFIXIA Dificuldade ou parada respiratria, podendo ser provocada por: choque eltrico, afogamento, deficincia de oxignio atmosfrico, obstruo das vias areas (boca, nariz e garganta) por corpo estranho, envenenamento, etc. A falta de oxignio pode provocar sequelas dentro de 3 a 5 minutos, caso no seja atendido convenientemente. COMO SE MANIFESTA Atitudes que caracterizem dificuldade na respirao. Ausncia de movimentos respiratrios. Inconscincia. Cianose (lbios, lngua e unhas arroxeadas). Midrase (pupilas dilatadas). COMO PROCEDER Encorajar a vtima a tossir. Realizar a manobra de Heimlich: - Consciente. - Inconsciente. - Obeso ou Grvida. - Beb e criana pequena. Executar a respirao de socorro boca-a-boca. Em caso de parada cardiorrespiratria, executar a reanimao crdio pulmonar (RCP). Procure o hospital mais prximo. 24

AFOGAMENTO Asfixia provocada pela obstruo do aparelho respiratrio por lquidos. Geralmente ocorre por uma cimbra, mal jeito, uma onda mais forte, inundao ou enchente e por quem se lana na gua sem saber nadar. COMO SE MANIFESTA Agitao. Dificuldade respiratria. Inconscincia. Parada respiratria. Parada cardaca. COMO PROCEDER Tentar retirar a vtima da gua utilizando material disponvel (corda, boia, remo, etc). Em ltimo caso e se souber nadar muito bem, aproxime-se da vtima pelas costas, segure-a e mantenha-a com a cabea fora d"gua. Se a vtima estiver inconsciente, inicie IMEDIATAMENTE a respirao de socorro boca-a-boca ainda dentro d gua. Coloque a vtima deitada em decbito dorsal com a cabea mais baixa que o corpo quando fora d"gua. Insista na respirao de socorro se necessrio. Execute a massagem cardaca externa se a vtima apresentar ausncia de pulso e midrase (pupilas dilatadas). Friccione vigorosamente os braos e as pernas da vtima, estimulando a circulao. Remova a vtima para o hospital mais prximo.

Ressuscitao Crdio Pulmonar (RCP)


Conjunto de medidas emergenciais que permitem salvar uma vida pela falncia ou insuficincia do sistema respiratrio ou cardiovascular. Sem oxignio as clulas do crebro morrem em 10 minutos. As leses comeam aps 04 minutos a partir da parada respiratria. CAUSAS DA PARADA CARDIORRESPIRATRIA Asfixia. Intoxicaes. Traumatismos. Afogamento. Eletrocusso (choque eltrico). Estado de choque. Doenas. COMO SE MANIFESTA Perda de conscincia. Ausncia de movimentos respiratrios. 25

Ausncia de pulso. Cianose (pele, lngua, lbulo da orelha e bases da unhas arroxeadas). Midrase (pupilas dilatadas e sem fotorreatividade). COMO PROCEDER Verifique o estado de conscincia da vtima, perguntando-lhe em voz alta: "Posso lhe ajudar". Trate as hemorragias externas abundantes. Coloque a vtima em decbito dorsal sobre uma superfcie dura. Verifique se a vtima est respirando. Realize a hiperextenso do pescoo. Esta manobra no dever ser realizada se houver SUSPEITA DE LESO NA COLUNA CERVICAL - neste caso realize a trao da mandbula, sem inclinar e girar a cabea da vtima. Verifique se as vias areas da vtima esto desobstrudas aplicando-lhe duas insulflaes pelo mtodo boca-a-boca. Verifique se a vtima apresenta pulso, caso negativo inicie a massagem cardaca externa. Posicione as mos sobre o externo, 02 cm acima do processo xifide. Mantenha os dedos das mos entrelaados e afastados do corpo da vtima. Mantenha os braos retos e perpendiculares ao corpo da vtima. Inicie a massagem cardaca comprimindo o peito da vtima em torno de 03 a 05 cm. Realize as compresses de forma ritmada procurando atingir de 80 a 100 compresses por minuto. Caso esteja desacompanhado deve intercalar duas insulflaes a cada 15 compresses. Se estiver acompanhado de outra pessoa com o devido treinamento, deve intercalar uma insuflao a cada 05 compresses. Dificuldade ou parada respiratria, podendo ser provocada por: choque eltrico, afogamento, deficincia de oxignio atmosfrico, obstruo das vias areas (boca, nariz e garganta) por corpo estranho, envenenamento, etc. A falta de oxignio pode provocar sequelas dentro de 3 a 5 minutos, caso no seja atendido convenientemente.
RCP 01 prestador de socorro 02 prestadores de socorro INSULFLAES 02 COMPRESSES 15

01

05

Aps 04 ciclos monitorar novamente os sinais vitais NO INTERROMPA A RCP, MESMO DURANTE O TRANSPORTE, AT A RECUPERAO DA VTIMA OU A CHEGADA DO MDICO.

26

CASOS ESPECFICOS Ao executar a massagem cardaca externa em adolescentes, pressione o trax com uma das mos e em crianas, apenas com a ponta dos dedos. Respirao de Socorro Mtodo de Silvester (Modificado) Este mtodo aplicado nos casos em que no pode se empregar o mtodo boca-a-boca (traumatismos graves de face, envenenamento por cianureto, cido sulfrico, cido clordrico, soda custica, fenol e outras substncias custicas). O MTODO SILVESTRE permite no s o restabelecimento dos MOVIMENTOS RESPIRATRIOS como os DO CORAO. COMO PROCEDER Desobstrua a boca e a garganta da vtima, fazendo trao da lngua e retirando corpos estranhos e secreo. Coloque a vtima em decbito dorsal. Eleve o trax da vtima com auxlio de um travesseiro, cobertor dobrado, casaco ou pilha de jornal, inclinando sua cabea para trs. Ajoelhe-se, colocando a cabea da vtima entre suas pernas. Segure os punhos da vtima, trazendo seus braos para trs e para junto de suas pernas. Volte com os braos da vtima para frente, cruzando-os sobre o peito (parte inferior do externo). Pressione o trax da vtima 05 vezes seguidas. Volte os braos da vtima para a posio inicial e reinicie o mtodo.

Equipamentos para Socorros de Urgncia


Prepare sua caixa de primeiros socorros antes de precisar dela, uma vida poder depender de voc. Algodo hidrfilo Tesoura Soro fisiolgico Atadura de gase Vlvula para RCP Xilocana spray Atadura de crepom Talas variadas gua oxigenada Bandagem Luva de procedimentos Lquido antissptico Gase esterilizada Pina hemosttica Barra de sabo Leno Triangular Colar cervical Papel e caneta Compressas limpas Cotonete Garrote Esparadrapo Telefones teis

27

ATIVIDADES
1. Existem alguns conceitos aplicados aos primeiros socorros que so os cuidados imediatos prestados a uma pessoa cujo estado fsico coloca em perigo a sua vida ou a sua sade, com o fim de manter as suas funes vitais e evitar o agravamento de suas condies, at que receba assistncia mdica especializada. Alm desse quais so os outros conceitos para os primeiros socorros? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 2. Segundo o artigo 135 do Cdigo Penal, a omisso de socorro consiste em "Deixar de prestar assistncia, quando possvel faz-lo sem risco pessoal, criana abandonada ou extraviada, ou pessoa invlida ou ferida, em desamparo ou em grave e iminente perigo; no pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pblica. O que descaracteriza a omisso de socorro? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 3. O prestador de socorro deve ter em mente que a vtima possui o direito de recusa do atendimento. No caso de adultos, esse direito existe quando eles estiverem conscientes e com clareza de pensamento. Isto pode ocorrer por diversos motivos, tais como crenas religiosas ou falta de confiana no prestador de socorro que for realizar o atendimento. Nestes casos, a vtima no pode ser forada a receber os primeiros socorros, devendo assim certificar-se de que o socorro especializado foi solicitado e continuar monitorando a vtima, enquanto tenta ganhar a sua confiana atravs do dilogo. Cite 5 maneiras de como o socorrista deve proceder a deparar-se com uma situao como essa. ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

28

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 4. A primeira atitude a ser tomada no local do acidente avaliar os riscos que possam colocar em perigo a pessoa prestadora dos primeiros socorros. Se houver algum perigo em potencial, deve-se aguardar a chegada do socorro especializado. Nesta fase, verificase tambm a provvel causa do acidente, o nmero de vtimas e a gravidade das mesmas e todas as outras informaes que possam ser teis para a notificao do acidente. Cite 5 maneiras de como o prestador de socorro deve proceder. ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 5. O que devemos fazer ao iniciar o atendimento de uma vtima de acidente ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 6. Em que consiste o exame primrio em uma vtima e em quanto tempo esse exame deve ser feito? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 7. Em que consiste o exame secundrio, quais os 3 sinais diagnsticos que devemos verificar e quais os exames fsicos que podemos fazer na vtima? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 29

8. O que o prestador de primeiros socorros deve observar ao avaliar o pulso e a respirao de uma vtima de acidente? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 9. A remoo da vtima do local do acidente para o hospital tarefa que requer da pessoa prestadora de primeiros socorros o mximo de cuidado e desempenho correto. O que devemos fazer antes da remoo de uma vtima? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 10. Para o transporte da vtima podemos utilizar meios habitualmente empregados maca ou padiola, ambulncia, helicptero ou de recursos improvisados como por exemplo: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 11. Existem 3 tipos de leses musculares. Quais so elas, como se manifestam e como devemos proceder. ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 12. Quais os tipos de leses articulares? Fale um pouco sobre elas. ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 30

13. Fratura a ruptura do osso. O primeiro socorro consiste em impedir o deslocamento das partes quebradas, evitando assim o agravamento da leso. Podem ser fechadas e expostas. Como devemos proceder em cada uma delas. ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 14. Hemorragia a perda de sangue provocada pelo rompimento de um vaso sanguneo, podendo ser arterial, venosa ou capilar. Toda hemorragia deve ser controlada imediatamente. A hemorragia abundante e no controlada pode causar a morte de 3 a 5 minutos. Como devemos proceder em uma vtima com hemorragia externa? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 15. Desmaio ou estado de choque o conjunto de manifestaes que resultam de um desequilbrio entre o volume de sangue circulante e a capacidade do sistema vascular, causados geralmente por: choque eltrico, hemorragia aguda, queimadura extensa, ferimento grave, envenenamento, exposio a extremos de calor e frio, fratura, emoo violenta, distrbios circulatrios, dor aguda e infeco grave. Quais os tipos de estado de choque, como se manifestam e como proceder. ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 31

16. Queimadura a leso dos tecidos produzida por substncia corrosiva ou irritante, pela ao do calor ou emanao radioativa. A gravidade de uma queimadura no se mede somente pelo grau da leso (superficial ou profunda), mas tambm pela extenso da rea atingida. So classificadas em 1, 2 e 3 grau. Queimaduras de 1, 2 e 3 graus podem apresentar-se no mesmo acidentado. O risco de vida (gravidade do caso) no est no grau da queimadura mas sim na.............. ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 17. ASFIXIA: Dificuldade ou parada respiratria, podendo ser provocada por: choque eltrico, afogamento, deficincia de oxignio atmosfrico, obstruo das vias areas (boca, nariz e garganta) por corpo estranho, envenenamento, etc. A falta de oxignio pode provocar sequelas dentro de 3 a 5 minutos, caso no seja atendido convenientemente. Como devemos proceder em uma situao como essa? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 18. Afogamento a asfixia provocada pela obstruo do aparelho respiratrio por lquidos. Geralmente ocorre por uma cimbra, mal jeito, uma onda mais forte, inundao ou enchente e por quem se lana na gua sem saber nadar. Como o afogamento se manifesta? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 19. Ressuscitao Crdio Pulmonar (RCP) o conjunto de medidas emergenciais que permitem salvar uma vida pela falncia ou insuficincia do sistema respiratrio ou cardiovascular. Sem oxignio as clulas do crebro morrem em 10 minutos. As leses comeam aps 04 minutos a partir da parada respiratria. O que voc faria se tivesse em suas mos uma vtima de parada respiratria? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 32

You might also like