You are on page 1of 7

5 mil anos de viagem

O homem tem uma longa histria de convivncia com psicotrpicos - h milnios eles so usados desde em ritos indgenas at animadas festas romanas. Conhea a trajetria das principais drogas na nossa cultura
Texto Marco Antnio Lopes

H cerca de 5 mil anos, uma tribo de pigmeus do centro da frica saiu para caar. Alguns deles notaram o estranho comportamento de javalis que comiam uma certa planta. Os animais ficavam mansos ou andavam desorientados. Um pigmeu, ento, resolveu provar aquele arbusto. Comeu e gostou. Recomendou para outros na tribo, que tambm adoraram a sensao de entorpecimento. Logo, um curandeiro avisou: havia uma divindade dentro da planta. E os nativos passaram a venerar o arbusto. Comearam a fazer rituais que se espalharam por outras tribos. E so feitos at hoje. A rvore Tabernanthe iboga, conhecida por iboga, usada para fins lisrgicos em cerimnias com adeptos no Gabo, Angola, Guin e Camares. H milnios o homem conhece plantas como a iboga, uma droga vegetal. O historiador grego Herdoto anotou, em 450 a.C., que a Cannabis sativa, planta da maconha, era queimada em saunas para dar barato em freqentadores. "O banho de vapor dava um gozo to intenso que arrancava gritos de alegria." No fim do sculo 19, muitos desses produtos viraram, em laboratrios, drogas sintetizadas. Foram estudadas por cientistas e mdicos, como Sigmund Freud. Somente no sculo 20 que comearam a surgir proibies globais ao uso de entorpecentes. Primeiro, nos EUA, em 1948. Depois, em 1961, em mais de 100 pases (Brasil entre eles), aps uma conveno da ONU. Segundo um relatrio publicado pela entidade em 2005, h cerca de 340 milhes de usurios de drogas no planeta. Movimentam um mercado de 1,5 trilho de dlares. "Ao longo da histria, as drogas tiveram usos mltiplos que alimentaram e espelharam a alma humana", diz o professor da USP Henrique Carneiro, autor de Pequena Enciclopdia da Histria das Drogas e Bebidas. Elas deram origem a religies, percorreram o planeta com o comrcio, provocaram guerras, mudaram a cultura, msica e moda. Acompanhe agora uma viagem pela histria das substncias mais famosas.

Ayahuasca ndios da bacia Amaznica tomam esse ch alucingeno h mais de 4 mil anos um hbito que chamou a ateno de portugueses e espanhis assim que eles desembarcaram por aqui, no sculo 16. Ao chegarem Amaznia, padres jesutas escreveram sobre o ch da "poo diablica" e as cerimnias que os indgenas realizavam depois de consumir o ayahuasca. Durante todo esse tempo, a bebida provavelmente teve a mesma receita: um cozido base de pedaos do cip Banisteriopsis caapi.

O nome quem deu foram os ndios quchuas, do Peru. Ayahuasca quer dizer "vinho dos espritos" segundo eles, o ch d poderes telepticos e sobrenaturais. Mas os quchuas so apenas um dos 70 povos na Amrica Latina que tomam o ch com freqncia. Na maioria dos casos, o ch visto como uma divindade. Mas a ayahuasca tambm serve ao prazer: ao final dos rituais, muitos ndios transam com suas parceiras. No sculo 20, a fama do ch correu o mundo. Escritores viajavam para a Amrica do Sul, enfrentavam o calor e a umidade e dormiam em aldeias para ter experincias alucingenas. Entre os pirados estavam o poeta beatnik William Burroughs. Burroughs esteve no Brasil e na Colmbia, em 1953. Quando voltou aos EUA escreveu o livro Cartas do Yag (yag outro nome do ch, tomado na periferia de Bogot). "Uma onda de tontura me arrebatou. Brilhos azuis passavam em frente de mim", escreveu. Depois, recomendou a bebida ao amigo Allen Ginsberg, que veio para a Amaznia em 1960. Hoje o ch to divulgado na internet (mais de 400 mil sites) que existem at pacotes tursticos vendidos por entidades clandestinas. A pessoa paga hotel, avio e visitas a tribos que fazem o culto. O custo: entre 1 000 e 1 300 dlares.

Cacto peiote Cerca de 10% das mais de 50 espcies de cacto tm propriedades alucingenas. A mais conhecida a Lophophora williamsi, que brota em desertos no sul dos EUA e norte do Mxico. usada em rituais h 3 mil anos e cerca de 50 comunidades indgenas a consideram sagrada. Os huichois, do norte do Mxico, chegam a fazer uma peregrinao anual de mais de 400 km para colh-la. Quando a encontram, fazem um ritual: em silncio, agem como se estivessem diante de um cervo, at lanarem uma flecha na planta. Quando voltam com o peiote para a tribo, organizam rituais e celebraes sob efeito da droga. Algumas tribos da regio, no entanto, descobriram os poderes do peiote somente no sculo 19. "Depois da Guerra Civil Americana, os ndios comanches e os navajos viveram uma terrvel crise com o extermnio dos seus bfalos e os massacres que sofreram", conta o pesquisador da USP Henrique Carneiro. Para amenizar a fase difcil, "aderiram ao consumo religioso do peiote". Numa das cerimnias, chamada "dana fantasma", os ndios danavam alucinados e diziam se comunicar com os mortos. O escritor ingls Aldous Huxley tomou a mescalina, substncia do cacto. Descreveu as viagens no livro As Portas da Percepo: "Foi como tirar frias qumicas do mundo real". Mas nem s o underground era seduzido pela droga. O fsico ingls Francis Crick que em 1953 descobriu a estrutura do DNA provou o peiote vrias vezes e gostou. Em 1967, quando lanou o livro Of Molecules and Men ("Sobre Molculas e Homens", sem traduo em portugus), o cientista colocou na epgrafe a frase "Este o poderoso conhecimento, sorrimos com ele", tirada do poema Peyote Poem, do escritor e doido Michael McClure.

Cocana

Quando chegaram Amrica, os espanhis perceberam que os ndios da regio tinham adorao pela folha da coca. Pragmticos, passaram a distribu-la aos escravos para estimular o trabalho. Acontece que os brancos tambm tomaram gosto pela coisa. E as folhas foram parar na Europa. No Velho Continente, a planta era utilizada na fabricao de vinhos. Um deles, o Mariani, criado em 1863, era o preferido do papa Leo 13, que deu at medalha de honra ao produtor da bebida. Foi nessa mesma poca que o qumico alemo Albert Niemann isolou o alcalide cloridrato de cocana. Como tantos outros cientistas que voc vai conhecer nesta reportagem, ele usou o corpo como cobaia: aplicou a droga na veia e sentiu a fora do efeito. O psicanalista Sigmund Freud investigou o uso da droga. Achava que ela serviria como remdio contra a depresso e embarcou na experincia: "O efeito consiste em uma duradoura euforia. A pessoa adquire um grande vigor". At que um dos pacientes, Ernst Fleischl, extrapolou e morreu de overdose. Freud, ento, abandonou a droga. Era normal laboratrios fazerem propaganda sobre a cocana. Dizia-se que era "excelente contra o pessimismo e o cansao" e, para mulheres, dava "vitalidade e formosura". Somente no comeo do sculo 20 que polticos puritanos comearam a lutar pela proibio da droga, que praticamente sumiu do pas. S voltaria no fim da dcada de 1970, quando a cocana refinada na Bolvia e Colmbia entrou nos EUA. E, mesmo proibida, no saiu mais.

Crack Feita pela mistura da pasta de cocana com bicarbonato de sdio, leva em segundos a um estado de euforia intenso que no dura mais do que 10 minutos. Assim, quem usa quer sempre repetir a dose. O nome crack vem desse efeito rpido, que surge como estalos para o usurio. O consumo de crack explodiu no meio dos anos 80, como alternativa barata cocana. Mas a droga aparecia tambm em festas de universitrios e at de polticos. Um desses casos ficou famoso. Em janeiro de 1990, o prefeito de Washington, Marion Barry, foi preso numa operao do FBI quando estava num quarto de hotel com uma antiga namorada, cooptada pelos policiais. Assim que ele comeou a usar crack, os agentes entraram no lugar e o prenderam. Barry renunciou e ficou detido por 6 meses numa priso federal. Em So Paulo, o crack ainda hoje a droga mais vendida em favelas e entre os semteto. No Rio, demorou muito mais para circular. "A disseminao do crack fruto de ao do vendedor de cocana no varejo, que produz as pedras em casa. No Rio, a estrutura do trfico no permitia essa esperteza", afirma Myltainho Severiano da Silva, autor de Se Liga! O Livro das Drogas. Quem vendia crack era assassinado. Mas, em crise por causa de apreenses de drogas pela polcia, os chefes do trfico passaram a permitir a venda de crack no Rio no fim da dcada de 1990.

Cogumelos Existem cerca de 30 mil tipos de cogumelos no mundo, mas s 70 provocam viagens. So os cogumelos alucingenos, com alcalides que, quando ingeridos, do barato. Um segredo, alis, h tempos conhecido pelo homem: 5 mil anos atrs o cogumelo Amanita muscaria j era colhido ao p de carvalhos no norte da Europa e na Sibria. Quando no o encontravam, os nativos da regio bebiam at a urina de renas que comiam o cogumelo, para assim conseguir o efeito entorpecente. No Imprio Romano, o cogumelo utilizado era outro, o caesarea, consumido com vinho em festas que terminavam em orgias. Outra espcie, Claviceps pupurea, que nasce de parasitas do centeio, fez sucesso por acaso em regies da Itlia durante a Idade Mdia. Em algumas aldeias, os pes eram feitos com farinha do centeio onde o fungo crescera. Sob o efeito do cogumelo, as pessoas danavam sem parar em festas. Os sbios, que no sabiam que era o po que dava barato, diziam que a euforia era causada pela picada de uma aranha. Deram a essa sensao o nome de "tarantismo" (de tarntula). Dessas festas teria surgido uma dana famosa a tarantela. No hemisfrio sul, a variedade mais comum o psilocybe que nasce nas fezes do gado. A mesma espcie aparece na Amrica Central, onde arquelogos encontraram esculturas em forma de cogumelo misturadas com figuras humanas. Datam de 500 a.C. e esto em El Salvador, Guatemala e Mxico.

Maconha A Cannabis sativa, originria da sia Central, consumida h mais de 10 mil anos. Os primeiros sinais de uso medicinal do cnhamo, outro nome da planta, datam de 2300 a.C., na China, numa lista de frmacos chamada Pen Tsao Ching um estudo encomendado pelo imperador Chen Nong (a maconha servia tanto para priso de ventre como para problemas de menstruao). Na ndia, por volta de 2000 a.C., a Cannabis era considerada sagrada. A planta apareceu no Brasil com escravos africanos, que a usavam em ritos religiosos. O socilogo Gilberto Freyre anotou isso no clssico Casa Grande & Senzala, de 1933: "J fumei macumba, como conhecida na Bahia. Produz a impresso de quem volta cansado de um baile, mas com a msica nos ouvidos". No Brasil, at 1905, podia-se comprar uma marca de cigarros chamada ndios. Era maconha com tabaco. Na caixa, um aviso curioso: "Servem para combater asma, insnia e catarros". No sculo 19, a erva foi receitada at para a rainha inglesa Vitria. Ela fez um tratamento base de maconha contra clicas menstruais, indicado pelo mdico do palcio. Hoje, h uma cultura em torno da droga que se mantm com revistas especializadas, sites e ongs defendendo seu uso. A maconha tem at torneio anual, na Holanda: a Cannabis Cup, que avalia a qualidade da droga de todos os continentes. O

pas, alis, no permite o comrcio livre da erva. A droga pode ser vendida apenas nos coffee shops e o limite por pessoa de 5 gramas suficiente para 5 cigarros.

Haxixe A pasta formada pelas secrees de THC, princpio ativo da maconha, consumida h milnios na sia na China, foram encontrados registros de seu uso medicinal em 2500 a.C. Mas foi o comrcio de especiarias que fez do haxixe uma droga "global". Acreditase que por volta de 2 d.C. a substncia seguiu para o norte da frica e Oriente Mdio pelas mos de comerciantes que iam ao Oriente em busca de especiarias. Eles recebiam haxixe como cortesia nas operao de compra e venda. O nome, no entanto, vem do rabe hashish significa "erva seca". Ficou conhecido assim quando Hassan bin Sabbab, lder de uma seita xiita da Prsia no sculo 11, reuniu seguidores numa fortaleza para matar soldados das Cruzadas. Antes de entrar em ao, usavam a droga. Os homens de Hassan, conhecido como Velho da Montanha, eram chamados de aschinchin algum sob influncia do haxixe. Da derivou a palavra assassin, ou assassino. A droga se espalhou pela Europa no sculo 18. O poeta francs Charles Baudelaire e seus amigos escritores Alexandre Dumas e Victor Hugo se reuniam para fum-la. Baudelaire gostava tanto de haxixe que fazia parte de uma ordem, a Club des Haschichiens. Nos encontros, alm de usar haxixe, os participantes tinham um estranho ritual: exaltar Hassan bin Sabbab. Todos vestiam roupas rabes e um dos integrantes era eleito o Velho da Montanha.

Ecstasy Em 1912, um qumico que investigava moderadores de apetite para a empresa alem Merck desenvolveu uma droga de nome impronuncivel: metilenedioxianfentamenia, ou MMDA. Experimentou, sentiu uma leve euforia, mas arquivou a descoberta. Na dcada de 1960, o cientista americano Alexander Shulguin procurava um remdio que estimulasse a libido. Encontrou os papis da pesquisa da Merk e incluiu o MMDA na lista de mais de 100 substncias que ele testou em tratamentos psiquitricos. A que fez mais sucesso foi justamente a MMDA, que ganhou a fama de "droga do amor". Os pacientes diziam que ela os ajudava a ser mais carinhosos hoje, sabe-se que a droga estimula a produo de serotonina no crebro, responsvel pela sensao de prazer. No surpreende, portanto, o nome que fez a substncia famosa: "ecstasy", de xtase mesmo. Em 20 anos, as pastilhas da droga estavam circulando nas ruas. Eram combinadas com o som da msica eletrnica em festas chamadas raves, que atravessavam o dia e s terminavam tarde. Em 1988, o cstasy foi a febre no vero ingls, que acabou batizado de Summer of Love, ou "vero do amor" , mesmo nome que os hippies deram ao ano de 1967, quando eles se entupiram de LSD. A comparao no era exagerada: as duas drogas estiveram por trs de boa parte da produo cultural jovem de suas pocas.

Herona A substncia foi descoberta em 1874, a partir de um aprimoramento na frmula da morfina. Os trabalhos de pesquisa nessa rea j haviam levado, por exemplo, inveno da seringa, criada em 1853 por um cientista francs que procurava maneiras de melhorar a aplicao da morfina. Batizado de herona, o novo remdio comeou a ser vendido em 1898 para curar a tosse. A bula dizia: "A dose mnima faz desaparecer qualquer tipo de tosse, inclusive tuberculose". O nome fazia referncia s aparentes capacidades "hericas" da droga, que impressionou os farmacuticos do laboratrio da Bayer. Logo descobriram tambm que, injetada, a herona uma droga de efeito veloz, poderoso e que provoca dependncia rapidamente. Viciados em crise de abstinncia tm alucinaes, clicas, vmitos e desmaios. Assim, a herona teve sua comercializao proibida em 1906, nos EUA. Em 1913, o fabricante alemo parou de produzi-la, mas ela manteve intensa circulao ilegal na Europa e, principalmente, na sia. A droga voltou a aparecer nos EUA somente no comeo dos anos 70, quando soldados servindo na Guerra do Vietn comearam a consumi-la com asiticos. Estima-se que cerca de 10% dos veteranos voltaram para casa viciados. .

LSD O qumico alemo Albert Hofmann trabalhava no laboratrio Sandoz, em 1938, investigando um medicamento para ativar a circulao. Testava a ergotamina, princpio ativo do fungo do centeio, que ele sintetizou e chamou dietilamida. Tomou uma dose pequena e sentiu um efeito sutil. Somente em 19 de abril de 1943 Hofmann resolveu testar uma dose maior. O qumico, ento com 37 anos, voltou para casa de bicicleta. Teve a primeira viagem de cido de que se tem notcia: "Vi figuras fantsticas de plasticidade e colorao", contou. Apresentou o LSD (iniciais em alemo de cido lisrgico) a amigos mdicos. Hofmann hoje tem 100 anos e um dos integrantes do comit que escolhe o Prmio Nobel. O americano Timothy Leary se encarregou de ser um dos embaixadores do LSD pelo mundo. Doutor em psicologia clnica de Harvard, ministrava a droga para seus pacientes e a recomendava a alunos do campus at ser expulso pela universidade, em 1963. Na poca a cidade de So Francisco comeava a se tornar capital da cultura hippie. Uma das principais atraes eram shows de rock para uma platia encharcada de cido fabricado em laboratrios clandestinos. Os freqentadores pregavam o amor livre, a vida em comunidade e veneravam religies orientais. O lema deles voc conhece: "paz e amor". Em 1967, o movimento era capaz de reunir at 100 mil pessoas num parque. As farras lisrgicas muitas vezes acabavam em sexo coletivo. No toa que o ano tenha entrado para histria como Summer of Love, o "vero do amor".

pio O suco leitoso tirado da papoula branca consumido h cerca de 5 mil anos no sudoeste da sia, em ilhas do Mediterrneo e no Oriente Mdio. Fez parte at da mitologia grega era usado para venerar a deusa Demeter. A lenda dizia que, aps ter sua filha Proserpina raptada, Demeter passou a procur-la. Encontrou e comeu sementes de papoula, diminuindo a dor da perda. A imagem da deusa, ento, ficou ligada papoula e rituais em sua homenagem incluram o uso da droga. O nome pio vem do grego opin, ou suco. A chegada da civilizao romana no diminuiu a sua popularidade, inclusive para fins medicinais. "O pio era a aspirina de seu tempo. No ano 312, havia na cidade de Roma 793 estabelecimentos que o distribuam", afirma Antonio Escohotado, em O Livro das Drogas. Na poca das navegaes, a Inglaterra chegou a monopolizar a venda mundial de pio. Entre os principais importadores estava a China, apesar de o produto ser proibido l desde 1729. A luta contra o contrabando levou a um conflito militar entre os dois pases, que durou de 1839 a 1842 e ficou conhecido como Guerra do pio. Os ingleses venceram e obrigaram a China a permitir o comrcio da droga. Ficaram tambm com o territrio de Hong Kong, que s foi devolvido em 1997.

Pequena Enciclopdia da Histria das Drogas e Bebidas - Henrique Carneiro, Elsevier, 2005 O Livro das Drogas - Antonio Escohotado, Dynamis, 1995 Se Liga! O Livro das Drogas - Myltainho Severiano da Silva, Record, 1997 lcool e Drogas na Histria do Brasil - Org. Renato Pinto Venncio e Henrique Carneiro, Alameda e PUCMinas, 2005 http://www.neip.info/ http://www.erowid.org/psychoactives/psychoactives.shtml

You might also like