You are on page 1of 4

IF GOIANO Campus Rio Verde

O que a Economia ?
Todos os seres humanos tm a necessidade de consumir um certo nmero de bens para garantir a sua sobrevivncia e a reproduo da espcie.

Economia e Valorao ambiental

A nossa necessidade de sobrevivncia, como indivduos e como espcie, um facto que se nos impe. No limite, podemos dizer que pela nossa sobrevivncia somos capazes de tudo...! Este o aspecto REAL da Economia. Podemos ento definir Economia como sendo toda a atividade humana realizada com o objectivo de garantir a nossa sobrevivncia como indivduos e como espcie.

Prof MSc. Haihani Silva Passos

O que a Economia ?
Mas os bens, ou os meios, ou seja, os recursos que utilizamos e consumimos com vista nossa sobrevivncia so Escassos. E alm do mais, tm usos Alternativos. Por isso cada sociedade se v na obrigao de definir um conjunto de normas que determinem a forma como esses recursos escassos so destinados a usos distintos e alternativos. Cada sociedade cria portanto o seu sistema formal de decises Sistema Econmico que se encontra encastrado num determinado universo social. Este o aspecto FORMAL da Economia. a Economia vista como o estudo dos modos como as sociedades destinam e aplicam os seus recursos escassos. Ou seja, a Economia vista como o conjunto de explicaes que os Economistas encontram para explicar este lado Formal.

O que a Economia ?
Assim, todas as sociedades fazem por encontrar respostas a algumas questes que lhes so bsicas, nomeadamente: 1. Que bens e servios devem ser produzidos para que a sociedade sobreviva e se reproduza ?

2. Como devem esses bens e servios ser produzidos ?

3. Como devem esses bens e servios, que so produzidos, ser distribudos entre os membros da sociedade ?

O que a Economia ?
Portanto, os Economistas tentam compreender:

E como se relaciona tudo isto com o Ambiente ?


Os Economistas dificilmente reconhecem uma dimenso fsica economia, e que esta dimenso mais no que uma permanente TRANSFORMAO da NATUREZA. Mas: A atividade econmica extrai da natureza os materiais que utiliza (recursos, escassos), e torna a lanar sobre esta os desperdcios que produz. Estamos no fundo afalando de um movimento, ou fluxo, que duplo: recursos NATUREZA desperdcios ATIVIDADE ECONMICA

1. Como as pessoas se comportam e como as instituies funcionam, quando produzem, trocam ou utilizam bens e servios; 2. Quais os mecanismos que permitem encorajar a eficincia na produo e uso de bens materiais, servios e recursos; 3. Como se pode criar e desenvolver um padro de distribuio de rendimentos que a sociedade no seu todo considere como aceitvel.

E como se relaciona tudo isto com o Ambiente ?


este duplo movimento que divide o estudo das relaes entre economia e ambiente em dois grande captulos: A ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS : que descreve os princpios segundo os quais se realiza a extrao dos recursos que, depois de transformados, originam os bens econmicos. A ECONOMIA AMBIENTAL : que descreve as modalidades segundo as quais podem ser geridos e atenuados os despejos e as poluies, ou seja, os desperdcios e as nocividades, provocados pela atividade econmica.

E o que o Ambiente ?
Pode-se dizer que um conjunto de coisas, naturais e artificiais, e de fenmenos localizados no espao. aquilo que rodeia. Esse espao exterior vida humana e s atividades humanas, mas no seu seio que elas se desenrolam. Isto implica que h relaes e interaes entre Homem e Ambiente. H uma esfera de influncia recproca entre humanos e o seu meio exterior. No confundir com outros termos como: Ecologia, Bitopo, Ecossistema, Biosfera.

Vejamos o que esses querem dizer


A Ecologia a disciplina cientfica que estuda as condies de existncia dos seres vivos, e todos os tipos de interaes existentes entre esses seres vivos e o seu meio. A ecologia desenvolveu o conceito de biocenose para designar o conjunto de espcies que vivem em interdependncia. E desenvolveu o conceito de bitopo para qualificar o meio fsico que contm essas espcies. O Ecossistema mais no que a reunio do bitopo e da biocenose. A Biosfera o conjunto dos ecossistemas. um conceito lato (inclui matria viva e no viva), e global ( escala do planeta).

Quando nasce a necessidade de relacionar Economia e Ambiente ?


Nasce com o desenvolvimento das atividades humanas, particularmente com o desenvolvimento da atividade econmica. Enquanto esse desenvolvimento no foi susceptvel de pr em causa as leis que governam a reproduo da biosfera, foi possvel considerar a natureza e a economia como dois universos distintos, possuindo cada um a sua lgica e as suas condies de reproduo. Deixou de ser assim quando o desenvolvimento da populao, da produo e das tcnicas comeou a ameaar destruir o meio que as suporta. A reproduo da biosfera deixou de poder ser pensada independentemente da reproduo da economia, e a reproduo da economia deixou de poder ser encarada sem relao com a biosfera.

Os Grandes Paradigmas
Foi a partir dos anos 70 do Sculo XX que se comeou de fato a dar ateno s relaes profundas entre Economia, Recursos Naturais e Ambiente.

Os Grandes Paradigmas
1 Uma atitude extremista, dita preservacionista, centrada na preservao integral da biosfera. Nada do que constitui a biosfera deve ser prejudicado pelos atos do homem. Salvo situaes de urgncia, este no tem direito algum sobre os recursos naturais. Os elementos no humanos da natureza possuem, em contrapartida, direitos que o homem deve respeitar. As consideraes ticas estendem-se portanto natureza inteira e so vlidas para toda a sucesso dos tempos futuros. Esta abordagem corresponde principalmente corrente dita da Deep Ecology.

Comearam a entender-se os problemas dos Recursos Naturais e do Ambiente derivados das atividades econmicas e, acima de tudo, isso comeou mesmo a ser tratado como Problema.

O estudo e o tratamento desse Problema deu origem a quatro grandes atitudes por parte da comunidade cientfica. Ainda que elas no devam ser consideradas como estanques e isoladas, olhemos abreviadamente para o fundamental de cada uma.

Os Grandes Paradigmas
2 Uma atitude dominada pela eficincia econmica e o seu instrumento privilegiado, a anlise custos-benefcios. Esta concepo fundamenta-se no utilitarismo e nos direitos de propriedade, a fim de permitir ao mercado regular a explorao dos recursos. Otimismo tecnolgico e possibilidades de substituio em funo dos preos deixam o campo livre explorao dos recursos naturais e do meio ambiente. Est ausente qualquer considerao tica, tanto intrageracional (respeitante repartio), como intergeracional.

Os Grandes Paradigmas
3 Uma atitude frequentemente chamada conservacionista, que v nos recursos e nos problemas ambientais uma barreira tamanha para o crescimento econmico que este, a bem ou a mal, dever parar. So os adeptos do crescimento zero ou do estado estacionrio. Trata-se de um ponto de vista antropocntrico, consequentemente distinto da primeira atitude. Diferencia-se igualmente da segunda abordagem pela sua preocupao em conservar uma base de recursos naturais. As consideraes ticas intergeracionais prevalecem todavia nitidamente sobre as preocupaes intrageracionais. Aquelas levam a sacrificar o crescimento presente em benefcio das geraes futuras.

Os Grandes Paradigmas
4 Uma atitude que v nos recursos e nos problemas ambientais um srio obstculo ao crescimento econmico, mas que pensa ser possvel um compromisso, com a ajuda de uma definio adequada das barreiras a respeitar e de uma utilizao hbil dos instrumentos econmicos de incentivo. Encontram-se aqui os mais fervorosos adeptos do Desenvolvimento Sustentvel. As consideraes ticas intra e intergeracionais so tomadas em conta de maneira equilibrada. Estas levam a no sacrificar o desenvolvimento atual, mas a alterar-lhe as caractersticas para permitir-lhe perdurar.

Os Grandes Paradigmas
Estas abordagens prendem-se profundamente s grandes concepes do universo desenvolvidas pela reflexo filosfica e/ou cientfica.

A fora explicativa destes grandes paradigmas to forte que determina as clivagens existentes no seio da anlise econmica e, como natural, no seio da economia dos recursos naturais e do meio ambiente.

Vejamos quais so, de forma sucinta, essas explicaes.

Os Grandes Paradigmas
1 Uma primeira explicao atribui o primado natureza. aquilo a que se pode chamar o universo naturicista. A natureza considerada como primeira e prevalece sobre o homem. A natureza , portanto, um conceito vasto e englobante, de essncia metafsica. Depende exclusivamente do qualitativo. No universo fsico, tudo vai pois derivar desta natureza. O homem deve submeter-se-lhe, inclusive nas suas atividades polticas, morais ou econmicas. 2

Os Grandes Paradigmas
Uma segunda explicao tem as suas razes na mecnica.

O universo mecanicista da resultante explica-se unicamente pelas dimenses da grandeza, da massa e do tempo. Este ltimo fundamentalmente reversvel. O universo s existe na medida em que quantificvel. A qualidade aqui rejeitada. O conhecimento racional que da resulta abre as portas ao sem limites do homem sobre o universo fsico. Esta racionalidade leva concepo de um modelo nico explicativo dos fenmenos fsicos, do vivo, do econmico e do social.

Os Grandes Paradigmas
3 Uma terceira explicao trata igualmente de compreender o universo atravs das leis da fsica, porm agora atravs das leis da termodinmica. A explicao proposta baseia-se fundamentalmente num tempo irreversvel. Esta caracterstica (a entropia), leva a considerar que a ao humana deve ter limites sobre o mundo fsico, em vez levar expanso infinita do homem. O modelo explicativo daqui resultante to determinista e racionalista como o anterior. Aplica-se tanto aos fenmenos fsicos como atividade econmica do homem e aos seus resultado. No explica corretamente o vivo e a sua evoluo. 4

Os Grandes Paradigmas
A quarta explicao reala a especificidade do vivo. Tende a resolver a contradio existente entre a estabilidade do mundo fsico expressa nas leis da mecnica e da termodinmica, e a evoluo do vivo, tal como esta ressai da teoria evolucionista de Darwin. Centrado mais na biologia do que na fsica, este paradigma insiste na instabilidade da vida face ao mundo fsico, na crescente complexidade do vivo, e na necessidade de organizar a coevoluo.

O que so os Recursos Naturais ?


Se so recursos, porque podem ter utilidade na satisfao das necessidades humanas, e no desenvolvimento da atividade econmica. Se so naturais, porque no foram feitos pela atividade humana. difcil defini-los. Por isso h muitas tentativas de descrevlos:
As principais classes de recursos naturais so as terras agrcolas e florestais e os seus mltiplos produtos e servios, as zonas naturais preservadas com um fim esttico, cientfico ou de lazer, as pescas em gua doce ou salgada, os recursos naturais energticos e no energticos, as fontes de energia solar, elica e geotrmica, os recursos de gua e a capacidade de assimilao de desperdcios pelo conjunto das partes do meio ambiente.
(Howe C. W. (1979) Natural Resource Economic; Issues, Analysis and Policy, John Wiley and Sons, New York)

O que so os Recursos Naturais ?


Os recursos naturais so muito numerosos e muito variados, e existem muitos modos diferentes de os agrupar, conforme o critrio de classificao usado: as suas caractersticas fsicas e biolgicas; o seu modo de produo e reproduo; o seu grau de apropriabilidade privada; o seu tempo de reconstituio; etc. Para um economista eles so, na melhor das hipteses, fatores de produo que, combinados com o trabalho, o capital e as matrias-primas, produzem bens e servios.

O que so os Recursos Naturais ?


O tempo um componente crucial na anlise econmica dos recursos naturais, pois permite distinguir diferentes tipos de recursos: um recurso renovvel um recurso natural que pode fornecer indefinidamente inputs a um sistema econmico. um recurso no renovvel um recurso natural esgotvel, com um stock finito ou uma oferta finita. Num sentido, todos os recursos so renovveis, e somente o seu tempo de reconstituio varia. Por outro lado a maioria dos recursos naturais pode ser esgotada, desde que seja possvel encontrar um ritmo de utilizao que provoque uma diminuio das suas disponibilidades at as anular.

Recursos Naturais e Economia dos Recursos Naturais


tnue a fronteira entre recursos renovveis e recursos esgotveis. A Economia dos Recursos Naturais (de que atrs j se falou) faz portanto a distino entre os recursos cujo esgotamento inelutvel e os outros: Teoria dos Recursos Esgotveis Economia dos Recursos Naturais Teoria dos Recursos Renovveis

You might also like