You are on page 1of 5

O dzimo e a semente

11/10/2004

A SEMENTE: No mundo, somos um semeador. No fujas da


responsabilidade de semear. No digas que trabalhar no fcil, que o solo duro, spero, que chove pouco, que o sol queima, ou ainda que a semente no serve. No nossa funo julgar o trabalho, a terra, o tempo, nossa misso semear.

A SEMENTE ABUNDANTE: Um pensamento, um olhar, um sorriso,


uma fora de amor vinda do corao, um abrao, um copo dgua, um aperto de mo, um conselho, doao aos irmos, o trabalho da comunidade, a caridade, a partilha; so sementes que germinam e se multiplicam rapidamente.

CUIDADO AO SEMEAR: No semeeis descuidosamente, apenas para


cumprir uma misso. Semeie com f, amor, fidelidade, interesse, com ateno, com quem encontra nisso o motivo central do compromisso e felicidade!

A RECOMPENSA: E quando semeares, no pense: Quanto me dar?


Quanto tempo demorar a colheita? Penses que no semeias para enriquecer, aguardando a multiplicao; semeias porque no pode ficar inativo, porque no podes viver sem se doar, porque no podes servir ao Reino de Deus, sem amar e partilhar com os irmos!

A REFLEXO: s dono de ti mesmo, da vida e do universo! Tua


semente, pois, no cair no vazio. Sem esperar qualquer recompensa, recebers recompensa; sem sonhar em riquezas, enriquecers; sem almejar colheitas, teus bens se multiplicaro. E tudo porque semeias num Reino onde perder a vida encontra-l, doando e servindo aumentar ricamente a f, fidelidade e o amor.

TU S UM SEMEADOR: Semeies sempre, em todo terreno, a todo


instante, a boa semente com amor; com interesse, como se estivesse semeando seu prprio corao, seu prprio ser: Um por todos, todos por um. Lance sua semente e mesmo que seja pequena ou pouco, ela faz diferena e muito importante nas obras do Reino.

O DZIMO: Quando lanamos sua semente encontramos resistncias e


obstculos na busca do partilhar nosso corao e os bens. Entretanto, medida que se semeia, tambm se descobre seu sentido verdadeiro: O dizimo uma promessa, um desafio, fonte de bnos e prosperidade (Mal 3,10-12). Associado a isso enraza no corao do cristo a semente do desapego s coisas materiais e do apego as riquezas celestiais.

O LOUVOR: Ns te adoramos, ns te glorificamos, nosso Deus, nosso


Criador e nosso Pai. Ns te louvamos porque reparte conosco teus bens e nos pede para semear os nossos. Ns te bendizemos pela tua Palavra, que hoje nos orienta a sermos fiis partilha pelo DIZIMO. Ns te adoramos porque s nosso Deus e nos convida a construir contigo o Reino na Terra, neste semear. Que tu jamais deixes secar essa SEMENTE do nosso corao. Obrigado Senhor!

A SEMENTE PESSOAL PELA ORAO: Senhor, diante da sua


presena quero oferecer sempre o meu dzimo. Agradeo-lhe pelas graas, pelo dom da vida, por aquilo que sou, que tenho e me destes. Agradeo tambm porque me ensinastes a ser um cristo que aprendeu amar a Igreja e os irmos. Por isso, receba sempre Senhor minhas oferendas e que ela expresse o sinal de gratido e obedincia a Sua Palavra. Que todo dizimo que oferecer a ti Senhor, brote da f e venha de corao, cheio de amor, alegria, paz e justia. Que seja um verdadeiro agradecimento e reconhecimento da sua bondade para mim. Um ato de amor, vontade, sentir, querer, servir e partilhar. Por isso, ajudai-me a oferec-lo com fidelidade e alegria. Que ele seja um louvor - uma orao agradvel a ti Senhor e diante da dimenso e mistrio da partilha, posso buscar a perseverana, realizando as obras do seu Reino. Abenoai e protegei a mim, os fiis, os dizimistas, os leigos, os setores, as pequenas comunidades, nosso Proco, os missionrios e irms consagradas, as comunidades em geral, nossa Parquia, nossa Diocese, as Dioceses, o Clero, os Bispos, o Papa, enfim a nossa Igreja. Que eu seja sempre sinal e instrumento da f, amor, unidade, comunho, espiritualidade e partilha. Que seja eu digno das suas infinitas bnos. Bnos, e bnos, alm do necessrio, hoje e sempre. Amm!

A GRANDE SEMENTE: Este o meu mandamento: Amai-vos uns aos


outros, como eu vos amo. Ningum tem maior amor do aquele que d a sua vida pelos seus irmos (Jo 15,12-23). Devolver o dizimo com obedincia se resume tambm nisso: SERVIr, amOR e partilha do ser, do tempo e dos bens. Assim disse Jesus Convm lembrar: Aquele que semeia pouco, pouco ceifar. Aquele que semeia em profuso, em profuso ceifar (Lc 6,38; II Cor 9,6). " O dizimo amor: um dom, uma vocao, uma misso a servio de Deus, da Igreja e dos irmos".

Textos para evangelizao bsica do dizimo 09/08/2004 1 - O FUNDAMENTO DA PARTILHA E DO DZIMO A essncia da partilha - Gnese 1,1-31 - Criao do mundo de forma partilhado A lei do dzimo - Deut. 14,22-29; Lev. 27,28-33; Nmeros 15,1521 Dzimo, princpio de fidelidade entre a criatura e o criador ICrnicas 29,1-9 O dizimo esta na lei de Deus acerca de 1300 anos de Cristo Jesus no desprezou sua prtica Mateus 23,23; Lucas 11,42 O dizimo o quinto mandamento da nossa Igreja.

2 - O QUE DZIMO, OFERTA E ESMOLA? Dzimo : Levitico 27,28-32 Oferta : Deuteronmio 16,10; Eclesistico 35,1-20; Lucas 6,38 Esmola: Prov. 19,17; Prov. 22,9-16; Prov. 28,27

3 - COMO OFERTAR NOSSAS OFERENDAS? Os dzimos e as ofertas, devem ser levados ao Templo e entregues ao sacerdote (Heb 7,5) Dzimo (de forma mensal) e Ofertas (espontneas). Esmolas - Doao aos necessitados Eclesistico 29,11-16

4 - A OFERTA DAS NOSSAS PRIMICIAS Gnese 4,3-8 - Ofertas de Caim e Abel. Abel, ofertou o melhor de si. xodo 35,29 - Oferta espontnea ao Senhor Lucas 21,1-4 - A oferta da viva - de corao IICorintios 8,12 - A oferta de vir do corao

5 - COMUNIDADE CRIST: LOCAL DA PARTILHA, OFERTA E PARTICIPAO Deut 12,6.11-14 - A lei do Santurio nico Atos 2,42-47; Atos 4,32-35 - A vida das primeiras comunidades

6 - O DZIMO PARA MANUTENO DA IGREJA, DO TEMPLO E DO SACERDOTE Templo - Neemias 10,33-40 Sacerdote - Nmeros 18,20-32; ICor 9,13-14; Lucas 10,7-9 Dimenses: Religiosa, Social e Missionria - Hebreus 7,1-10

7 - O DZIMO PARA AJUDA AOS NECESSITADOS Tiago 2,14-26 - Tiago 5,1-6; Deut. 14,28-29; Deut 26,12-15; Mt 25,31-46

8 - A OFERTA DEVE VIR COM ALEGRIA IICor 9,6-12; Lc 21,1-4

9 - ACEITAR O DESAFIO: UMA ATITUDE DE F QUE NOS FAZ CRESCER A converso de Zaqueu - Lucas 19,1-10 Negar o dizimo no enriquece ningum Atos 5,1-11 O desafio, as promessas e as bnos de Deus - Malaquias 3,612

10 SOMOS ANUNCIADORES DO REINO DE DEUS Marcos 16,15; Mateus 28,16-20 Ide e Anunciai... Atos 6,1-7 - IICorintios 8,9-13

You might also like