You are on page 1of 2

Anlise Crtica do Artigo A proposta de Vygotsky a psicologia scio-histrica

Aluna: Elaine Cristina Miguel de Andrade Curso: Extenso 30h: Redao e Pesquisa Cientfica Atividade no: 04

Data de envio: 28 de maio de 2013

O objetivo do texto realizar uma anlise crtica do artigo publicado na Revista Profesorado Currculum y formacin del profesorado no ano de 2006, sob o ttulo A proposta de Vygotsky a psicologia scio-histrica. O autor, Marcos Antonio Lucci1, professor. Formado em Pedagogia, ps-graduado em Psicopedagogia, mestre e doutor em Psicologia da Educao. O artigo tem como objetivo contribuir para a fundamentao do trabalho docente. Os principais pontos da psicologia scio-histrica proposta por Vygotsky esto apresentados organizadamente de forma para facilitar sua compreenso. O autor constri de forma clara e objetiva os principais fatores que capacitam o docente compreenso e apreenso da teoria de Vygotsky psicologia scio-histrica. Lucci monta didaticamente todos os pressupostos que Vygotsky estabelece para defender sua teoria. Define o objeto de estudo da psicologia scio-histrica, a conscincia.
A teoria histrico-cultural ou sociocultural do psiquismo humano de Vygotsky, tambm conhecida como abordagem sociointeracionista, toma como ponto de partida as funes psicolgicas dos indivduos, as quais classificou de elementares e superiores, para explicar o objeto de estudo da sua psicologia: a conscincia. (LUCCI, 2006, p. 7)

Expe de forma simples, porm compreensvel, os motivos que levam Vygotsky a acreditar e definir que a base para o estudo e compreenso da conscincia humana seriam as funes psicolgicas superiores. Em sntese, afirma que o desenvolvimento das funes psicolgicas superiores deve-se a interao do homem com o contexto cultural e histrico ao qual est inserido.

Informaes obtidas atravs de email enviado para o autor no dia 14/mai/13 renalucci@terra.com.br

Lucci, afirma que Vygostsky no ignora os processos biolgicos. Para isso, reserva trechos no texto para abordar este conceito. categrico em afirmar que, para Vygotsky, o produto final, o homem, a soma deste processo sociointerativo (dos processos biolgicos e das funes psicolgicas superiores), e que no podem existir separadamente.
As funes psicolgicas superiores, apesar de terem sua origem na vida sociocultural do homem, s so possveis porque existem atividades cerebrais. Ou seja, essas funes no tm sua origem no crebro, mas no existem sem ele, pois se utilizam das funes elementares que, em ltima instncia, esto ligadas aos processos cerebrais.(LUCCI, 2006, p.8)

Outro aspecto que se destaca no artigo, e que o autor desvela, atravs de exemplos prticos, organizados por itens, so os conceitos fundamentais para compreenso da teoria de Vygotsky, a filognese, a ontognese, a sociognese e a micrognese, conceitos esses que facilitam a compreenso da origem da espcie, da sociedade e do homem. Lucci prossegue o estudo, abordando sobre o papel da linguagem, da construo de instrumentos e signos, a mediao simblica, o processo de desenvolvimento, aprendizagem e a forma como o homem se apropria do mundo, modificando-o, ao mesmo tempo em que se transforma. Internalizando esses conhecimentos culturais e histricos. Todos esses conceitos so definidos e esclarecidos. O que necessrio para compreenso e prosseguimento da leitura do artigo. O autor sustenta o objetivo do artigo finalizando o texto abordando o conceito de zona de desenvolvimento potencial e zona de desenvolvimento proximal que apesar de no usar os termos tcnicos, a compreenso dos conceitos citados esclarecedor quanto ao seu significado. A zona de desenvolvimento potencial e a zona de desenvolvimento proximal so os campos em que o docente dever atuar para promover o processo de ensino-aprendizagem. Pois ao conhecer a zona de desenvolvimento proximal individual de cada indivduo, o docente ter subsdios para desenvolver uma proposta pedaggica realista e funcional. (LUCCI, 2006, p.10) Enfim, Lucci alcana o objetivo proposto e abre caminho para a continuidade da pesquisa da proposta de Vygotsky para a educao.

Referncias bibliogrficas LUCCI, Marcos Antonio. A proposta de Vygotsky a psicologia scio-histrica. Profesorado. Revista de currculum y formacin del profesorado, 10, 2: 2006. Disponvel em: < http://www.ugr.es/~recfpro/rev102COL2port.pdf>. Acesso em: 14.mai.13.

You might also like