You are on page 1of 3

HOSPITAL DE BASE LUS EDUARDO MAGALHES (HBLEM)

PROJETO

INTRODUO DA COMISSO DE FARMCIA E TERAPUTICA NO HBLEM

JUNHO DE 2013 ITABUNA/BA

INTRODUO

Uma grande problemtica relacionada ao medicamento hoje, dentro de um hospital ou qualquer outra instituio de sade se configura basicamente no uso irracional e tambm em muitos casos na falta de acesso da populao determinados medicamentos. A influncia da propaganda sobre a prescrio e a introduo de novos produtos no mercado torna necessrio a seleo de novas tecnologias que tenham por objetivo otimizar a eficincia administrativa e a eficcia teraputica, alm de contribuir para a racionalidade da prescrio. A seleo de medicamentos que faro parte estoque medicamentoso nas unidades de sade, a primeira das etapas do ciclo Assistncia Farmacutica e talvez a mais importante, que se baseia na eficcia, segurana, qualidade e custo. O gestor da sade vai precisar de ferramentas que possam orient-lo para a tomada de deciso dos medicamentos que faro parte do seu elenco padronizado em sua instituio, desta forma torna-se necessria a criao de uma Comisso de Farmcia e Teraputica (CFT) que uma excelente estratgia, adotada em diversos pases desenvolvidos, sendo um instrumento importante para o gestor tomar decises baseadas em diretrizes. A funo da CFT vai alm da seleo e padronizao, abrange a educao permanente da equipe de sade e a promoo do uso racional de medicamentos. A CFT tambm possui como funes:

Estabelecer normas e procedimentos relacionados seleo, distribuio, produo, utilizao e administrao de frmacos e agentes diagnsticos; Padronizar, promover e avaliar o uso seguro e racional dos medicamentos prescritos no hospital; Redigir o formulrio farmacutico; Avaliar periodicamente o arsenal teraputico disponvel, promovendo incluses ou excluses segundo critrios de eficcia, eficincia clnica e custo; Normatizar procedimentos farmacoclnicos que se relacionam com a teraputica medicamentosa; Coordenar avaliaes clnicas e estudos de consumo de medicamentos em pesquisa ou recm-lanados; Sugerir medidas que possibilitem a disponibilidade de recursos materiais e humanos, assegurando a viabilidade da poltica de medicamentos dentro da instituio; Disciplinar a ao dos representantes da indstria farmacutica dentro do hospital; Estudar medicamentos sob o ponto de vista clnico, biofarmacutico e qumico, emitindo parecer tcnico sob sua eficcia teraputica como critrio fundamental de escolha; Divulgar informaes relacionadas a estudos clnicos relativos aos medicamentos includos e excludos do formulrio farmacutico; Fazer estudos e/ou revises bibliogrficas sobre medicamentos; Elaborar programas de notificao e acompanhamento de reaes adversas.

Para otimizar os trabalhos a comisso deve elaborar um regimento, definir as pautas das regies e documentar as aes e deliberaes. A equipe de sade deve ser rotineiramente comunicada das decises da Comisso de farmcia e teraputica (CFT). A partir desse e de outros objetivos serem melhor esclarecidos, percebe-se a necessidade de uma CFT no ambiente hospitalar, no s como uma forma de melhoria na prestao de servio ao paciente mais tambm a importncia administrativa para os seus gestores que tero mais uma ferramenta que facilitar bastante seu trabalho.

You might also like