You are on page 1of 32

Instrumentao e Analtica para processos industriais, Sistemas de Pesagem Siemens One Stop Shop

automao DE PROCESSOS

Introduo

Solues completas e rentveis em instrumentao de campo e analtica para processos industriais

A vantagem competitiva na indstria de processos depende da habilidade em tornar os processos mais rpidos, exveis, ecientes e, acima de tudo, mais rentveis. Os processos corporativos, da produo at o escritrio, precisam estar perfeitamente sincronizados, coordenados e otimizados de forma global e em todos os nveis da empresa. Isso permite melhorar signicativamente a utilizao e a qualidade das suas instalaes e alavancar grandes oportunidades de racionalizao, atravs da integrao de novos sistemas. A Siemens um parceiro competente para assisti-lo no atendimento desses requisitos. Muitas dcadas de experincia na medio, anlise e controle de processos industriais representam a base da habilidade insupervel em todas as reas da engenharia de processo. Em cromatograa de gases, medio de nvel e posicionadores inteligentes, somos lderes globais de mercado, assim como temos a liderana tecnolgica em vrias outras reas.

Atravs de inovaes contnuas e desenvolvimento do portflio de produtos, a Siemens est capacitada a oferecer solues conveis e rentveis para todas as aplicaes de automao de processos. Se a aplicao exigir produtos individuais customizados ou uma soluo de sistema completa, o nosso conceito da plataforma Totally Integrated Automation (TIA) proporciona total integrao no gerenciamento de dados, comunicaes, congurao e programao. Voc se beneciar da versatilidade de nossa soluo completa para suas aplicaes de processo, bem como do fato de os sistemas serem abertos, o que se deve interface padro de comunicao PROFIBUS ou HART para fcil integrao de componentes existentes e futuros. Acrescente a isso um conjunto abrangente de servios, desde o estudo, planejamento e consultoria tcnica competente at a manuteno e treinamento de operadores, passando pelo comissionamento e assistncia durante os processos de validao e homologao do sistema. Em resumo, em instrumentao de campo e analtica para automao de processos industriais, a Siemens o seu parceiro one stop shop.

Pacotes completos para instrumentao de campo e analtica para processos industriais.


Transmissores para presso, temperatura, vazo e nvel Posicionadores para atuadores pneumticos lineares e rotativos Controladores e registradores de processo Cromatgrafos e analisadores de gases de processo Componentes para sistemas de pesagem, balanas dosadoras, integradoras e medidores de uxo de slidos Dispositivos para proteo de processos Comunicao e software para controle, manuteno e diagnose. Engenharia de integrao e padronizao de instrumentao de campo e solues completas para analtica de processos.

Contedo

Instrumentao de campo

Analtica

Sistemas de Pesagem

Indstrias

No campo da instrumentao, analtica de processos e sistemas de pesagem, a Siemens concentra-se em uma quantidade de indstrias chave, tais como: Qumica e petroqumica Saneamento leo e gs Alimentos e bebidas Farmacutica Minerao e cimento Papel e celulose Metalurgia e siderurgia Outras

Instrumentao de Processos

A Siemens oferece um portflio abrangente de instrumentao aplicada a processos industriais para medio de presso, temperatura, vazo e nvel. Posicionadores de vlvula pneumtica, controladores e registradores de variveis de processo e dispositivos para proteo de processo completam o leque de famlias de produtos. Se voc precisar de um instrumento individual ou de um pacote de instrumentao completo, a Siemens estar ao seu lado como fornecedor prossional e preferencial para qualquer projeto.

Instrumentao para Medio de Presso

SITRANS P uma famlia completa de instrumentos para medio de presso manomtrica, diferencial e absoluta. Alm da alta preciso de medio e robustez de projeto, o seu sistema modular proporciona facilidade de uso, amplas funcionalidades e um perfeito conceito de segurana integrada.

A famlia SITRANS P: SITRANS P MPS


Transmissor submersvel para medio de nvel por presso hidrosttica alcance de at 20 mca, preciso 0.25%. O transmissor SITRANS P, srie MPS, usado para medies hidrostticas de nvel. Ele imerso no meio a ser medido mediante suspenso por cabo. O sensor tem uma caixa de ao inoxidvel, sendo adequado para aplicaes desde gua potvel at lquidos corrosivos.

SITRANS P Compact
Transmissor compacto para necessidades especiais nas indstrias de alimentos, farmacutica e de biotecnologia. Permite a medio de presso manomtrica e absoluta, com alcance de at 40 bar e preciso 0.25%, com diversos tipos de conexes ao processo e selos sanitrios disponveis. O projeto atende os requisitos de higiene do EHEDG, FDA e GMP. As crescentes exigncias de higiene so atendidas por uma ampla gama de conexes de processo de ao inoxidvel ascticas, bem como caixas de ao inoxidvel. Os procedimentos de limpeza e esterilizao (CIP, SIP) so executados sem problema.

SITRANS P Z
Mini-transmissor de presso manomtrica e absoluta, alcance de at 400 bar, preciso 0.25%. Dois tipos de sensor de presso so usados na srie Z: um de ao inoxidvel e um com diafragma de cermica. Uma verso da srie Z, com caixa de lato, foi projetada para as exigncias da indstria de bombas e compressores.

SITRANS P300
A unidade de referncia em caixa de ao inoxidvel. O SITRANS P300 apresenta preciso de medio e robustez e, principalmente um conceito operacional avanado. O SITRANS P300 propicia esses benefcios para a indstria de alimentos e bebidas, bem como para os processos farmacuticos. um componente integrante da famlia SITRANS P e, como resultado, possui desvio mximo de 0.075%, alcance de at 400 bar, ampla rangeabilidade, caixa de ao inoxidvel com placa de classicao e a comprovada facilidade operacional local do SITRANS P DS III. Limpeza e esterilizao (SIP) do processo durante o modo de medio so

SITRANS P ZD
Transmissor de presso manomtrica e absoluta, com indicador digital congurvel, rangeabilidade 1:10, caixa em ao inox e alcance de at 400 bar, com preciso 0.25%. Tanto a caixa como a conexo de processo so fabricadas em ao inoxidvel. O indicador digital est disponvel em montagem radial ou axial em relao conexo do processo.

SITRANS P MPS

SITRANS P Z

SITRANS P ZD

executadas sem desvios, sob uma faixa de temperatura especca de at 150C. Voc pode avaliar os seus processos de limpeza pelos registros, que indicam os valores mximos e mnimos da temperatura do sensor. Voc pode ler a varivel de processo atravs de uma interface HART ou PROFIBUS PA. O SITRANS P300 est disponvel combinado com clulas de medio de presso absoluta ou manomtrica. Os tipos de conexes de processo atendem as indstrias de alimentos, de bebidas, farmacutica e de papel, desde conexes especiais at as verses clssicas roscadas ou angeadas.

Esto disponveis verses prova de exploso. O alto nvel de segurana est documentado por certicados mundialmente reconhecidos, incluindo ATEX, SIL, CENELEC, FM, CSA, Inmetro e NAMUR. Existem, ainda, diversas verses de selos remotos. Esquea a sua chave de fendas e outros instrumentos ao ajustar o zero, faixa de operao, amortecimento, etc. Os ajustes so realizados usando trs botes de presso e o indicador digital local. Isso j tem sido padro com o SITRANS P por um longo tempo: a versatilidade para cada aplicao. Seja operao HART ou manual, ou operao via SIMATIC PDM.

SITRANS P DSIII
Transmissores digitais com funo de diagnose integral, comunicao HART e PROFIBUS PA e conveniente operao por teclado e indicador digital local. Operando na faixa de 1 a 400 bar, a linha SITRANS P DSIII no oferece problemas com relao a meios qumicos agressivos, cargas mecnicas extremas ou inuncias eletromagnticas. Existem funes adicionais de segurana integrada, tais como monitorao operacional e prpria diagnose de falhas e sinalizao sobre o momento da prxima calibrao. A funo de auto-teste nica para operao fail-safe. As clulas de medio podem ser substitudas rapidamente, o que signica que os reparos no campo so rpidos, simples e econmicos. Adicionalmente conveniente operao local, os transmissores do SITRANS P possuem interface para comunicao, utilizando o protocolo PROFIBUS PA, Foundation Fieldbus ou HART. O SITRANS P DSIII foi projetado para presses nominais at PN 420. As partes midas so fabricadas em ao inoxidvel, Tntalo, Hastelloy e Monel.

SITRANS P Compact

Selos remotos
As possibilidades de medio da linha SITRANS P so ampliadas por uma ampla faixa de selos remotos. Estes so utilizados na medio de meios com alta temperatura, corrosivos, viscosos ou cristalizantes. Os seguintes tipos de selos remotos esto disponveis: Flange de acordo com E_N, ASME, etc. com conexo rgida ao transmissor ou capilar exvel Diversos lquidos de enchimento para temperaturas do meio, at 750C Vrios materiais de diafragma disponveis Verses especiais para indstrias especcas p.ex. alimentos e bebidas
SITRANS P Compact

SITRANS P300

Hastelloy marca registrada pela Haynes International. Monel marca registrada pela Special Metals Corporation.

SITRANS P DSIII

Selos remotos

Instrumentao para Medio de Temperatura

Os instrumentos na linha SITRANS T so adequados para medies de temperatura, mesmo sob condies extremas. Sejam temperaturas altas ou baixas, em reas de risco, o SITRANS T, com capacidade de comunicao, atende todas as exigncias de diversos setores.

SITRANS TW

Se voc necessita de um transmissor para montagem em trilho, montagem em campo ou em cabeote de sensores, ou mesmo um ponto completo de medio com sensor e transmissor, a Siemens oferece pacotes completos e componentes separados. Os transmissores SITRANS T oferecem alta preciso em todas as aplicaes e podem ser rpida e facilmente conectados a termopares ou a termoresistncias. Com o uso do pacote de software SIMATIC PDM, a parametrizao feita sem erros e em poucos minutos. Esto disponveis as seguintes unidades: SITRANS TW Transmissor universal para montagem em trilho DIN 35 mm, funes de diagnstico, com interface HART, parametrizvel via PC com software SIMATIC PDM. SITRANS TF Transmissor universal para instalao no campo, indicador digital congurvel (opcional), diagnstico integrado, grau de proteo IP68, com interface de comunicao HART. Tambm pode ser usado como indicador digital remoto sem transmissor, para qualquer sinal de 4 a 20 mA. Disponveis na verso intrinsecamente segura (Ex i) e prova de exploso (Ex d). SITRANS TF2 Transmissor para instalao no campo, indicador digital congurvel, caixa em ao inoxidvel com grau de proteo IP65,

poo termomtrico e termoresistncia PT-100 integrada. Congurao com trs teclas e indicador digital local. No requer software de parametrizao. Transmissores para montagem em cabeote. SITRANS TH100 Transmissor PT100 compacto e de baixo custo, congurvel usando software de parametrizao SIPROM T. SITRANS TH200 Transmissor universal congurvel usando software de parametrizao SIPROM T. SITRANS TH300 Transmissor universal HART, congurvel usando software de parametrizao SIMATIC PDM ou terminal de programao HART. Diagnose e simulao remota ou local. SITRANS TH400 Transmissor universal com interface Foundation Fieldbus. SITRANS T3K PA Transmissor universal para montagem em cabeote tipo B, funes de diagnstico, interface PROFIBUS-PA, parametrizvel via software de parametrizao SIMATIC PDM. Todos os transmissores tambm esto disponveis na verso intrinsecamente segura (Ex i).

SITRANS TH100

SITRANS TH200

SITRANS TH300/400

PROCESS FIELD BUS

SITRANS T3K PA

SITRANS TF2

SITRANS TF

Sensores de Temperatura Seleo do sensor de temperatura correto. Muitos modelos diferentes de termmetro e termopar esto disponveis para uso na indstria de processos. Os materiais, conexes de processo, projeto e acessrios so adequados para uma ampla faixa de aplicaes em processos. Alm disso, recomendamos selecionar os materiais apropriados para poos de proteo ou outros tipos de montagem. Para tubulaes e tanques: Termmetros de resistncia de rosquear, soldar ou para conexo por ange, com variedade de poos de proteo para condies de mximo esforo mecnico. Para unidades de combusto e fornos: Termopares diretos e termmetros de resistncia de gs de combusto. Para aplicaes com rigorosas exigncias de higiene de acordo com recomendaes sanitrias EHEDG: Termmetros de resistncia para instalao em tubos com conexes de processo higinicas. Termmetros de resistncia de xao externa podem ser adaptados sem interferir com a operao do processo, sem zona morta.

Para ambientes com muita umidade: Sensor de temperatura ambiente modelo PT100. Para condies de instalao limitadas: Termopares encamisados com cabo acoplado, conector ou cabeote. Acessrios: Medio de insero e cabeotes de conexo, para a sua estratgia de sobressalentes. No encontrou o que precisa? No setor de medio de temperatura industrial, existem aplicaes que exigem dispositivos adaptados. Teremos satisfao em ajud-lo com solues customizadas.

Termmetro de resistncia para aplicaes nas indstrias de alimentos, bebidas, farmacutica e biotecnologia.

Sensores para tubulaes e tanques

Sensores para caldeiras e fornos

10

Instrumentao para Medio de Vazo

A escolha do medidor de vazo correto para a aplicao pode melhorar signicativamente o resultado nal. Seja qual for a indstria, a Siemens oferece uma seleo completa de medidores de vazo eletromagnticos, mssicos (Coriolis), ultra-snicos, ou mesmo os mecnicos de pisto rotativo, indicados para medio de todos os tipos de vazo e meios de processo.

SITRANS F M medidores de vazo eletromagnticos


Os medidores de vazo SITRANS F M medem a vazo de uidos eletricamente condutivos. Medio de gua, produtos qumicos, alimentos e bebidas, lamas, lodo, pastas, matriaprima para papel e lamas de minerao com partculas magnticas. A famlia de produtos SITRANS F M est dividida em trs tipos de medidores eletromagnticos:

Medidor de gua eletrnico a bateria


MAG 8000, em tamanhos de 1 a 24 (DN 25 a DN 600) Projetado para o segmento da guas, a srie MAG 8000 uma soluo a bateria que facilita a medio de gua virtualmente em qualquer lugar. Sem partes mveis Vida til da bateria at 10 anos Caixa IP68 (NEMA 6P) para o sensor, bem como transmissor, em verso compacta ou remota.

MAG 5100 Water

Medidor de vazo eletromagntico de corrente contnua, pulsada


SITRANS FM MAGFLO em tamanhos de 1/12 a 78 (DN 2 a DN 2000) Diversidade de transmissores MAG 5000/ MAG 6000/MAG 6000 I Ex, montagem compacta ou remota. Conjunto com grau de proteo IP67 (IP68, opcional), preciso 0.25%, vrias opes de materiais para revestimento do tubo sensor e dos eletrodos, a m de atender as exigncias do processo, funes de autodiagnstico integradas. Variedade de entradas e sadas, bem como mdulos de comunicao PROFIBUS PA/DP, HART e Modbus RTU, entre outros. Sensor MAG 1100 para indstrias de processo em geral. Sensor MAG 1100 F para indstrias de alimentos, bebidas e farmacutica Sensor MAG 3100/MAG 3100 Ex, para exigncias severas da indstria qumica. Sensor MAG 5100 W, projetado para aplicaes em gua e saneamento.

Medidor de vazo eletromagntico de alta potncia


Transmag 2 em tamanhos de a 40 (DN 15 a DN 1000) Especialmente projetado para lamas de minerao pesadas, com ou sem partculas magnticas em suspenso, bem como para as mais difceis aplicaes no mbito da indstria de papel e celulose e de minerao. Ampla escolha de materiais de revestimento resistentes corroso Caixa industrial para servio pesado Sem partes mveis que podem sofrer desgaste ou quebrar

MAG 6000 Industry

MAG 8000

SITRANS F C medidor de vazo mssica (Coriolis)


O medidor de vazo SITRANS F C Coriolis uma das tecnologias de medio de vazo mais exatas, medindo a vazo real de massa sem inuncia de variaes de presso, temperatura, densidade, condutividade eltrica e

MAG 1100 Food

Modbus marca registrada pela Schneider Electric.

11

viscosidade. Trata-se de um dispositivo multivarivel, que fornece informao convel sobre vazo de massas, de volumes, temperatura, densidade, concentrao (p. ex. Brix ou Baume) e frao. Os medidores de vazo SITRANS F C medem com preciso os lquidos ou gases em diversas aplicaes, sem calibrao especial. Conversores oferecem exibilidade e alto desempenho Com os conversores de processamento de sinal MASS 6000, a Siemens deu um grande avano na tecnologia Coriolis. Os transmissores exveis, projetados para alto desempenho, operao fcil e baixa manuteno, asseguram longa vida til com baixo custo de propriedade. Variedade de caixas de conversores E/S mltiplas, como padro Ampla seleo de mdulos de comunicao: PROFIBUS PA/DP, Modbus RTU, HART Unidade de memria SENSOPROM, contendo todos os dados de calibrao e ajustes do usurio, facilitando o real plug & play. Diagnose avanada para fcil manuteno Rpido processamento de sinais, permitindo dosagem rpida

Os sensores oferecem: Conector mltiplo para rpida instalao Vrias opes de conexes ao processo Partes midas disponveis em ao inoxidvel ou Hastelloy

MASS 21 00 DI 1.5 0 65 Kg/h (0-143 lb/h):


Ideal para medio em aplicaes de baixa vazo de lquidos ou gases.

FC300 DN 4 0 350 Kg/h (0-772 lb/h):


Sensor de baixa vazo, compacto e de fcil integrao.

MASS 2100 DI 3 DI 40 0 a 52.000 kg/h (0 a 114,600 lb/h):


Sensores de faixa mdia de vazo para aplicaes gerais.

MC1 DN 50 DN 150 0 a 510.000 Kg/h (0 a 1.124.300 lb/h):


Sensores grandes que oferecem a harmonia ideal entre tamanho e capacidade mxima de vazo.

SITRANS F US medidores de vazo ultra-snicos


Os medidores de vazo ultra-snicos SITRANS F US so usados em lquidos condutivos e no condutivos. Alm da vazo em volume, os medidores ultra-snicos fornecem informao sobre a qualidade e temperatura do meio. As calibraes do medidor podem ser certicadas para padres industriais.

Sensores que atendem os desaos mais difceis


O excelente desempenho de medio obtido atravs de uma concepo de sensor inteligente com forte foco na segurana, repetibilidade e qualidade, possibilitando alta preciso de 0,1% do valor nominal, com ampla rangeabilidade. Sensores com capacidade de algumas lb/h a 1.124.300 lb/h (poucas g/h at 510.000 kg/h), cobrindo aplicaes que vo de miniinstalaes at carga de massa.

Para aplicaes industriais, SITRANS F US,


em tamanhos de 2 a 48 (DN 50 A DN 1200). Disponibilidade de sensores a 2 e 4 os, em conjunto com os transmissores SONO 3000 Ex, com montagem compacta ou remota. Sensores disponveis em ao carbono ou ao inoxidvel. Troca dos transdutores sem interromper a operao.
MASS 2100 DI 1.5

SITRANS FC300

MASS 2100 e MASS 6000 Exd

MC1

12

Instrumentao para Medio de Vazo

Alimentado com bateria, para empresas pblicas


Os medidores de vazo a 2 os SITRANS FUS380/FUE380 foram projetados para medir vazes de gua em instalaes de aquecimento distritais, redes de distribuio, estaes de caldeiras, sub-estaes e outras aplicaes gerais de gua.
SONO 3300 Industry

Medidores de vazo ultra-snicos tipo clamp-on


Fornecem medio de alta preciso de lquidos e gases, minimizando tempos de instalao e despesas de manuteno. Instalao fcil: sem necessidade de cortar o tubo ou interromper o uxo Manuteno mnima: transdutores externos no requerem limpeza peridica Sem partes mveis para estragar ou desgastar Sem queda de presso ou perda de energia Ampla rangeabilidade

Aprovado para aplicaes de transferncia de custdia, no mbito do aquecimento distrital. Alimentado por bateria ou energia da rede pblica, o que permite instalao em qualquer lugar que for necessrio. Vida til da bateria superior a 6 anos.

SITRANS F R medidores de pisto rotativo


Usados para medir a vazo de lquidos condutivos e no condutivos. Meios altamente viscosos, cidos e concentrados de base alcolica so registrados com preciso. Mesmo medies sujeitas a calibrao podem ser efetuadas. No h necessidade de uxo de entrada ou de sada.

Medidor de vazo intrusivo, SONOKIT (para retrotting de instalaes)


SITRANS FUE380

O sistema SONOKIT foi projetado para retrotting mido em todas as tubulaes existentes, um medidor de vazo do tipo intrusivo com duas ou quatro sondas para ser adaptado a tubulaes desde DN 200 at DN4000, classe de presso PN40 e permite a montagem em tubulaes vazias e sob presso (hot-tap), sem interrupo do processo. A robusta verso pode ser enterrada e resiste a enchentes constantes. Preciso excepcional: quanto maior o tubo, mais exato ser o resultado.

SITRANS F O Fluxmetros de orifcio


Medio de vazo universal para lquidos, gases e vapores. Tambm fornecem resultados exatos, mesmo com grandes perfuraes, altas temperaturas e presses extremas.

SITRANS FUP1010 Clamp-on

SITRANS FUS1010 Clamp-on

SONOKIT

SITRANS F R

SITRANS F O

13

Instrumentao para Medio de Nvel

Soluo convel para medio e deteco de nvel, os instrumentos da Siemens para medir nveis atendem a indstria de processos em mbito mundial, incluindo: gua e saneamento, agregados, cimento, minerao, armazenagem de slidos a granel, qumica e petroqumica, leo e gs, alimentos e bebidas, farmacutica, entre outros. Um amplo portflio de produtos e tecnologias proporciona a escolha da soluo correta para a sua aplicao. DETECO DE NVEL Ultra-snico
Pointek ULS 200 uma chave de nvel ultra-snica com dois pontos de comutao, eciente em slidos a granel e pastas semiuidas, sendo ideal para materiais viscosos.

Eletromecnicas
As nossas robustas chaves eletromecnicas so construdas para ambientes severos e abrasivos. Elas detectam nvel alto ou baixo de ps de baixa densidade e slidos granulados com baixa densidade. SITRANS LPS200 chave de ps rotativas para deteco de slidos com densidades baixas, como 35 g/l (2,19 lb/ft) SITRANS LVS200 chave para deteco de slidos com densidade baixa como p.ex. 20 g/l (1,3 lb/ft)
Pointek CLS 100

Capacitiva
As chaves de nvel da srie Pointek da Siemens utilizam uma aproximao tecnologia de capacitncia baseada em freqncia inversa, que proporciona medio exata, convel e com repetio, mesmo em ambientes com presena de poeiras, turbulncia, vapores ou em situaes onde ocorre incrustao de produto. Como mesmo uma pequena variao de nvel gera uma grande variao da freqncia, os nossos instrumentos fornecem uma melhor resoluo e excedem o desempenho de dispositivos convencionais. A Siemens oferece uma seleo abrangente de chaves para determinao de nvel e interface de slidos, lquidos, lamas e espuma. Pointek CLS 100 chave compacta a 2 os para deteco de nvel em espaos apertados. Pointek CLS 200 chave verstil com alto nvel de resistncia qumica. Pointek CLS 300 chave de nvel para condies exigentes de alta e baixa presso, alta temperatura e materiais corrosivos e abrasivos. Pointek CLS 500 chave de nvel para condies crticas de temperatura e presso extremas.

MEDIO CONTNUA DE NVEL Sonic Intelligence


A nossa tecnologia de processamento de sinais Sonic Intelligence, patenteada, foi desenvolvida com base no conhecimento adquirido por nossos engenheiros e tcnicos de campo, usando dados de silos, vasos e tanques em aplicaes reais. Os instrumentos Siemens oferecem a vantagem exclusiva dessa tecnologia de processamento do sinal. Sonic Intelligence diferencia entre ecos verdadeiros do material e ecos falsos de obstrues ou rudo eltrico. O software sosticado atualizado continuamente e suportado por dados operacionais obtidos de mais de 500.000 aplicaes de medio de nvel por radar e ultra-snicas. Esse profundo conhecimento e experincia est sintetizado nos algoritmos avanados do software, que proporcionam o processamento inteligente de pers de ecos. O resultado uma medio com repetibilidade, rpida e convel.

Pointek CLS 200

SITRANS LPS200

Pointek marca registrada pela Siemens Milltronics Process Instruments Inc.

SITRANS LVS200

14

Instrumentao para Medio de Nvel

SITRANS Probe - transmissores de nvel a radar e ultra-snicos a 2 os


SITRANS Probe LU e SITRANS Probe LR estabelecem o novo padro para medies de nvel contnuas ultra-snicas e a radar. Esses transmissores lhe oferecem maior conabilidade para aplicaes de nvel, volume e vazo. SITRANS Probe LU foi desenvolvido a partir do premiado The Probe. Possui transdutor inovador e vrios tipos de antenas, capacidade de comunicao e dezenove patentes. O resultado uma maior exatido e conabilidade para suas medies contnuas de nvel. Com uma preciso de 0.15%, o SITRANS Probe LU imbatvel nas medies de nvel ultra-snicas. A verso ultra-som (LU), a 2 os, possibilita a medio de nvel, volume e vazo de lquidos e pastas em tanques de armazenagem, alcance de 8/12 metros, possui algoritmos para clculo de volume de tanques, bem como a medio/ totalizao de vazo em canal aberto (Calha Parshall). J a verso Radar (LR), a 2 os, permite a medio de nvel e volume em tanques e vasos de processo, alcance de at 20 metros, possui algoritmos para clculo de volume de tanques com diferentes geometrias, podendo ser usada em aplicaes com produtos agressivos em atmosferas gasosas e em altas presses e temperaturas. As conguraes e a anlise do perl de ecos realizada localmente, usando um programador porttil com interface por infravermelho ou via software de parametrizao SIMATIC PDM da Siemens.

A Siemens oferece opes de modelos de radar para atender necessidades de aplicaes especcas: radar de pulso a 2 os, radar de pulso a 4 os e radar FMCW de longo alcance, at 100 metros. Os dispositivos SITRANS a radar oferecem auto-supresso de eco falso, uma tcnica que detecta e suprime automaticamente ecos falsos provenientes de obstrues do recipiente, tanque ou vaso de processo. Isso garante alto desempenho e facilidade de implementao, usando apenas algumas entradas na interface local ou no software de parametrizao SIMATIC PDM. Tambm esto disponveis nas verses com interface de comunicao HART ou PROFIBUS PA SITRANS Probe LR transmissor radar a 2 os, com alta relao sinal-rudo, para monitorao de nvel/volume de lquidos e lamas em recipientes de armazenagem e em vasos de processo. SITRANS LR 200 oferece aprovaes de segurana para reas de risco, incluindo prova de exploso e intrinsecamente seguro. Com projeto modular e uma conexo antena/processo patenteada, blindada e hermeticamente selada feita de polipropileno, ideal para aplicaes em fbricas de processamento qumico, farmacutico e de hidrocarbonetos. SITRANS LR 300 transmissor de nvel de pulso a radar, para lquidos e pastas semiuidas em recipientes de processo em condies extremas ou de risco. SITRANS LR 250 transmissor de nvel tipo radar a 2 os e 25 GHz para monitoramento contnuo de lquidos e misturas em vasos de armazenamento e processo, incluindo aplicaes de alta temperatura e presso, em um range de medio de 20 m.

SITRANS Probe LU/LR

Radar
A tecnologia de radar sem contato exige pouca manuteno, praticamente no sofre efeitos da atmosfera do processo e proporciona medio de nvel contnua e convel para aplicaes de curto e longo alcance.

SITRANS LR 200

Sonic Intelligence marca registrada pela Siemens Milltronics Process Instruments Inc.

SITRANS LR 250

SITRANS LR 300

15

SITRANS LR 400/460 Esse transmissor radar FMCW de alta potncia oferece uma relao sinal-rudo muito convel. Ele aplicvel em silos de at 50/100 m e proporciona medio de nvel contnua e convel, mesmo na presena de poeira extrema de cimento, clnquer, p de forno, cinza em suspenso, ps e outros materiais com baixa constante dieltrica. O equipamento vem com um dispositivo direcionador Easy Aimer de ao inoxidvel, para adaptao a todos os tipos de superfcie.

Capacitivos
Todos os transmissores de nvel de capacitncia contnua da Siemens utilizam a exclusiva tecnologia de capacitncia baseada em freqncia inversa. Isso proporciona medies precisas, conveis e com repetibilidade, mesmo em ambientes agressivos. Tendo em vista que mesmo uma pequena alterao no nvel gera uma grande alterao na freqncia, os nossos instrumentos fornecem melhor resoluo e superam regularmente os dispositivos convencionais. Esses transmissores de nvel tm uma blindagem ativa (Active Shield) patenteada, para assegurar medies de nvel e interface contnuas conveis, mesmo sob condies com umidade, vapor ou incrustao de produto. SITRANS LC 300 transmissor de nvel de alta preciso, para aplicaes como: alimentos e bebidas, fbricas de rao e slidos a granel. SITRANS LC 500 monitorao de nvel e interface sob condies extremas e crticas, tais como leo e gs-lquido, txicos e produtos qumicos agressivos: presso de at 525 bar (7665 psi), faixa de temperaturas desde - 200C (-328 F) at 400 C (725F).

SITRANS LR 400

Ultra-snico
A Siemens lder mundial em tecnologia de nvel ultra-snica e oferece transmissores de nvel compactos, como o SITRANS Probe LU e uma variedade de sistemas de controle de nvel. Sistemas ultra-snicos compostos por transdutores sem contato conectados a controladores so uma opo econmica para uma ampla faixa de aplicaes. MultiRanger - Controlador para aplicaes de 1 ou 2 pontos, com alcance de at 15 m (50 ft). HydroRanger 200 - Controlador de nvel para o segmento de saneamento. SITRANS LUC500 - Controlador para estao elevatria dupla para o segmento de saneamento. SITRANS LU - Monitorao de nvel at 10 pontos com alcance de at 60 m (200 ft). Os robustos transdutores de ultra-som Echomax foram construdos para ambientes agressivos. So imunes a poeiras, umidade, corroso, vibrao, inundao e temperaturas severas. So fceis de instalar e dispensam manuteno. Esto disponveis em vrios modelos desenvolvidos para pequenas e grandes aplicaes em lquidos e slidos.

SITRANS LR 460

Hidrosttico
Medies de nvel de baixo custo para montagem direta ou montagens com selos remotos em tanques e outros recipientes. O SITRANS P MPS e o SITRANS P DS III podem operar com cargas qumicas e mecnicas extremas, bem como interferncia eletromagntica. Eles so amplamente usados na indstria qumica e petroqumica.
SITRANS MPS

Gravimtrico
A medio de nvel gravimtrica com tecnologia de pesagem SIWAREX proporciona medies altamente exatas sem contato com o material, independente da temperatura do meio, forma do tanque, partes internas e caractersticas do material.

MultiRanger marca registrada pela Siemens Milltronics Process Instruments Inc.

SITRANS LC 500

Conversor MultiRanger com transdutores Echomax

SITRANS LUC500

SITRANS P

16

Posicionadores

Quando o assunto controle com preciso de vlvulas em vrias indstrias e aplicaes, o SIPART PS2 a primeira escolha graas ao seu desempenho robusto, controle de qualidade e facilidade de uso. O processador integrado garante ao SIPART PS2 vantagens e benefcios em relao a produtos convencionais.

O posicionador eletropneumtico inteligente SIPART PS2 tem tudo que um lder desse segmento exige. O posicionador inteligente oferece sensveis vantagens e benefcios sobre dispositivos convencionais. Alguns exemplos: o controle atravs de conexes de 4 a 20 mA, HART, PROFIBUS PA ou Foundation Fieldbus permite exibilidade nas aplicaes. Verses intrinsecamente seguras e prova de exploso ampliam a faixa de aplicaes. O SIPART PS2 tambm pode ser usado para atuadores lineares e rotativos. A fcil operao local est assegurada por botes de presso e um indicador digital LCD, instalao rpida, devido a uma caracterstica de comissionamento automtico com zero e span auto-ajustados. Funes de diagnose integrada fornecem informaes sobre o status tanto da vlvula como do atuador.
SIPART PS2

SIPART PS2
O posicionador SIPART PS2 est disponvel nos seguintes modelos: Controle atravs de sinal de 4 a 20 mA (padro) e HART (opcional) Comunicao PROFIBUS PA ou Foundation Fieldbus Para aplicaes de risco ou normais, disponvel como dispositivo intrinsecamente seguro (Ex ia/ib) ou em caixa prova de exploso (Exd). Caixa de plstico, alumnio ou ao inoxidvel. Mdulos de encaixe plug-in opcionais para alarmes, sinal de realimentao (feedback) da posio da vlvula em 4-20 mA e transdutores de posio externos. Certicao SIL 2 (IEC 6 1508/IEC 61511)

Com a certicao SIL no modelo bsico, no h custos adicionais para obter maior segurana. Uma confortvel funo de Partial Stroke Test (impacto parcial) aumenta a segurana da fbrica quando SIPART PS2 operado com vlvulas shut-off e shut-down. Para aplicaes importantes quanto segurana, o SIPART PS2 oferece certicaes SIL-2, de acordo com IEC 61 508 e IEC 61511.

SIPART PS2

SIPART PS2 (EEx d)

SIPART PS2 (EEx d)

17

Dispositivos para Proteo do Processo

Detecte para proteger o seu processo. Detecte problemas de vazo, obstrues, falhas em ltros tela, cavitao em bombas. Os dispositivos de proteo de processo podem compor um sistema de advertncia em tempo hbil para evitar custos com interrupes nos processos e panes nos equipamentos. A construo robusta torna-os insensveis a poeira, impurezas e formao de umidade.

SENSORES ACSTICOS E DE MOVIMENTO


Os sensores acsticos sem contato e de movimento detectam mudanas no movimento e velocidade de mquinas transportadoras, de reverso e rotativos.

SENSORES ACSTICOS Sensores acsticos para monitorao de bomba


Mesmo os menores vazamentos em vlvulas de recalque em bombas de deslocamento positivo oscilante (p. ex. bombas a pisto) podem ser detectados atravs de medio da cavitao. O dispositivo de diagnose acstica SITRANS DA400 consiste de sensores de cavitao e uma unidade de anlise, a qual alimenta os sensores com energia eltrica e detecta, ltra e avalia o sinal medido e emite um sinal de alarme sobre ultrapassagem de um valor limite pr-denido.

MFA 4p, com sondas MSP ou XPP


Este sensvel sensor de simples ponto de ajuste de movimento pode ser utilizado mesmo sob condies de risco, de alta temperatura e severas, graas ao projeto de suas sondas de sensibilidade superior. O sistema protege o equipamento detectando falta de movimento, bem como situaes de sub e sobre velocidades.

Milltronics Millpulse 600

Millpulse 600
O sensor de movimento a 2 os para servio pesado fornece uma sada estado slido para PLCs ao monitorar velocidade de rotao de equipamento rotativo, de reverso ou transportador.

Sensores acsticos para monitorao de vazo de material


Os sensores acsticos sinalizam condies de presena/ausncia de uxo ou uxo alto/baixo, mediante deteco de emisses acsticas de alta freqncia inaudveis, geradas por frico e impacto de materiais em movimento. O sensor acstico SITRANS AS 100 detecta emisses acsticas de alta freqncia causadas pela frico ou impacto de poeira, ps, granulados e outros slidos em movimento. Ele tem construo compacta em ao inoxidvel para ambientes severos e montagem no evasiva. Ele conectado ao conversor SITRANS CU 02, o qual processa sinais vindos do sensor, fornecendo sadas de rel e analgicos para interface com sistemas de automao.

Milltronics ZSS

ZSS
Essa chave de alarme robusta de velocidade zero detecta ausncia ou presena de movimento em equipamento de reverso, rotativos ou transportador.

Milltronics MFA 4p com sondas MPS ou XXP

SITRANS DA400

SITRANS AS 100

SITRANS CU 02

18

Controladores de Processo

A srie SIPART DR mostrou o seu valor mais de 250.000 vezes no controle de todo tipo de processos industriais e tambm na engenharia mecnica e de sistemas, alm de outras reas industriais. Os controladores compactos e com sada de sinal contnua, ou sada de contato escalonado (ligadesliga), foram projetados especialmente para montagem em painel com pouco espao.

Alm da sua conabilidade, os controladores SIPART DR se sobressaem devido sua facilidade de uso. Esto disponveis vrios pacotes de software, para tornar o seu manuseio fcil e intuitivo, alm de ampliar a sua faixa de aplicao. A verso-padro j oferece hardware de controlador abrangente. Pode ser ampliado rpida e facilmente para aplicaes especcas, com um grande nmero de mdulos de entrada e sada. Tambm esto disponveis mdulos de encaixe tipo plug-in para comunicaes atravs de RS 232/RS 485 ou PROFIBUS DP. Esto disponveis as seguintes verses do SIPART DR, para diferentes campos de aplicao:

SIPART DR21
A soluo ideal com funes de indicao abrangentes, para todas as tarefas-padro. Diversas funes de controle e mensagens de estado operacional.

SIPART DR22
Resolve complexas tarefas de controle de malha fechada ou regulatrio, com funes computacionais adicionais na faixa de entrada.

SIPART DR24
A unidade multi-malhas para todas as tarefas especcas de processo, tais como clculos matemticos, operaes de lgica, controles malha aberta (open-loop) controlados por tempo. At quatro malhas de controle independentes.

SIPART DR19
SIPART DR19

Formato 3,8 x 3,8 polegadas (96 x 96 mm), para aplicao em engenharia mecnica e de sistemas, para processos trmicos, na indstria do ao e de cermica, na produo de tintas, tratamento de gua ou envasadoras de produtos.

SIPART DR21

SIPART DR22

SIPART DR24

19

Registradores de Processo

Processos altamente complexos na indstria, pesquisa e desenvolvimento exigem requisitos rigorosos quanto a visualizao e anlise. A srie de registradores de processo SIREC oferece solues orientadas para o futuro em qualquer aplicao de registro e monitorao de medio.

Os registradores de processo SIREC so usados em vrios segmentos industriais, com aplicaes cobrindo todas as indstrias e reas mais importantes, incluindo proteo do meio ambiente. Se as tarefas incluem monitorao de quantidades em processos, manuteno da fbrica, otimizao de processo ou eliminao de falhas, as unidades SIREC oferecem uma linha completa de solues competentes. O amplo leque de produtos pode realizar qualquer tarefa. Isso verdade para o novo registrador com tela grca TFT SIREC D, bem como para a linha contnua comprovada, registradores por pontos e hbridos da srie SIREC P/L E Variograph. Todas as unidades SIREC D tm uma porta padro Ethernet, para comunicao em tempo real atravs da Internet ou Intranet. OS REGISTRADORES COM DISPLAY SIREC D200 De 3 a 12 canais analgicos e at 8 canais digitais, painel frontal 5,7 x 5,7 polegadas (144 x 144 mm), com tela grca TFT colorida de 5 polegadas. SIREC D300 At 16 canais analgicos e 16 canais digitais, painel frontal 5,7 x 5,7 polegadas (144 x 144 mm), com tela grca TFT colorida de 5,5 polegadas.

SIREC D400 At 48 canais analgicos e 48 canais digitais, painel frontal 11,8 x 11,8 polegadas (300 x 300 mm), com tela grca TFT colorida de 12,1 polegadas. REGISTRADORES DE CARTA DE QUALIDADE COMPROVADA SIREC P/PA Registrador por pontos, com ou sem impresso alfanumrica. SIREC L/LA Registrador de baixo custo com interface frontal de PC, 1, 2 ou 3 canais analgicos, dois canais digitais, com ou sem impresso alfanumrica. SIREC PU Registrador verstil com funes matemticas, 6 canais analgicos, indicador digital, relgio em tempo real. SIREC Variograph 3521 3, 6 canais de medio analgicos e 6 digitais sem distoro, simultaneamente no mesmo grco. SIREC Variograph 3590 3 ou 6 canais analgicos + 6 digitais, ou at 12 canais analgicos em um grco maior. SIREC Variograph 3560 6 canais digitais, at 12 analgicos, em comprimento de grco de visualizao melhorada.

SIREC D200

SIREC D300

SIREC PU

SIREC D400

20

Analtica para Processos Industriais

Siemens Instrumentao Analtica a lder no fornecimento de analisadores e sistemas de anlise de processo. Ns oferecemos aos nossos clientes no mundo inteiro as melhores solues para suas aplicaes baseadas em tecnologias de anlise inovadoras, sistemas customizados, conhecimento nos processos e suporte prossional. E com o conceito Totally Integrated Automation (TIA), a Siemens Instrumentao Analtica seu parceiro qualicado para solues ecientes, onde integramos os sistemas de anlise ao sistema de automao das indstrias de processo.

21

Analisadores de Gs Contnuos

Desde o monitoramento de emisses em incineradores e indstrias de energia at sistemas de anlise de gases na indstria qumica e o monitoramento de fornos na indstria de cimento, os analisadores altamente precisos e conveis da Siemens sempre desempenham sua funo com maestria.

A tecnologia utilizada nos analisadores de processo estado-da-arte determinada pelas necessidades especcas de cada aplicao. Os equipamentos precisam levar em considerao os custos, serem funcionais, inteligentes, economizar espao e energia e devem atender exatamente necessidade do cliente. A Instrumentao Analtica da Siemens oferece um portflio amplo e inovador, projetado para atender as expectativas dos usurios em produtos e solues abrangentes. Combinamos a experincia no desenvolvimento de equipamentos analticos de alto desempenho, com o profundo know-how de aplicao de quase todos os processos. A operao do analisador baseada em menu de opes, estando de acordo com as recomendaes de NAMUR. Os analisadores permitem fcil integrao no conceito SIMATIC de Totally Integrated Automation (TIA), bem como parametrizao usando o software de parametrizao SIMATIC PDM e interfaces PROFIBUS DP e PA.

ANALISADORES DE GS DE PROCESSO EXTRATIVO ULTRAMAT 23


O ULTRAMAT 23 um analisador de baixo custo, para medio de at 3 gases sensveis a infravermelho, usando o princpio NDIR mais O2 e uma clula de medio de oxignio eletroqumica. O ULTRAMAT 23 indicado para uma ampla faixa de aplicaes-padro, tais como monitoramento de emisses, monitoramento de atmosferas em recintos fechados, etc. A calibrao, utilizando ar ambiente, elimina a necessidade de usar gases de calibrao.

ULTRAMAT 23

SRIE 6
A srie de analisadores de gs 6 consiste de analisadores high-end que atendem uma faixa completa de requisitos:
CALOMAT 6

CALOMAT 6
O CALOMAT 6 para alojamento em rack de 19, ou para montagem em campo, usa o mtodo de condutibilidade trmica para medir com preciso a composio e concentrao de gases de processo. Ele foi projetado para a medio de hidrognio em concentraes de gs inerte, em gs de alto-forno e misturas de dixido de carbono, entre outras.

22

OXYMAT 6
O OXYMAT 6 um analisador de oxignio, com opo de montagem em gabinete padro 19 ou em uma robusta carcaa de campo para instalao em reas classicadas. O escopo de aplicaes compreende todas as reas, desde a medio de emisses, ao uso no controle de processos de produo e qualidade assegurada. Devido sua resposta ultra-rpida, o OXYMAT 6 perfeito para monitorar fbricas relevantes quanto segurana. O seu design prova de corroso torna o OXYMAT 6 o analisador escolhido para anlise na presena de gases altamente corrosivos.

ULTRAMAT/OXYMAT 6
Algumas unidades da srie 6 podem ser combinadas em um rack de 19, para formar um analisador multicomponente, como o ULTRAMAT 6 e OXYMAT 6. Isso proporciona, com a menor ocupao possvel de espao, um canal infravermelho para a medio de at dois componentes IR e um canal paramagntico para medio de oxignio.

FIDAMAT 6
Para a medio do teor total de hidrocarbonetos no ar THC, ou mesmo em misturas de gs em ebulio, o FIDAMAT 6 ostenta um amplo escopo de aplicaes. Ele cobre praticamente todas as exigncias, desde a deteco de traos de hidrocarbonetos na anlise de gs puro, at a medio total de altas concentraes de hidrocarbonetos, mesmo na presena de gases corrosivos.

OXYMAT 61
OXYMAT 6 para montagem em campo

O OXYMAT 61 um analisador de oxignio de baixo custo, para aplicaes-padro. Pode trabalhar com ar ambiente como gs de referncia, o qual alimentado por uma bomba interna que alimenta o analisador.

Analisadores prova de exploso


Uma unidade adicional de purga transforma os analisadores de gs CALOMAT 6, OXYMAT 6 e ULTRAMAT 6 em analisadores de campo indicados para instalao em reas classicadas. As medies podem incluir tanto gases inamveis como no inamveis.

ULTRAMAT 6
Analisador para montagem em gabinete padro 19 ou para montagem em campo. Com ele possvel a medio de at quatro componentes com uma nica fonte de emisso de infravermelho. Pode ser usado em todas as aplicaes, desde a medio de emisses at o controle de processos, mesmo na presena de gases altamente corrosivos.

Srie 6 para uso em reas classicadas

OXYMAT 61

ULTRAMAT/OXYMAT 6

FIDAMAT 6

23

Analisadores de Gs

Sonda para amostra de gs FLK


Uma sonda de extrao especialmente projetada para fornos rotativos de cimento com refrigerao lquido-ar. A sonda refrigerada usando-se um lquido refrigerante especial, que permite temperatura do gs at 392F (200C) e, portanto, ca acima do ponto de orvalho do gs de combusto. Evita tambm o acmulo de produtos condensados e o tempo parado devido manuteno freqente.

SERVIO E MANUTENO SIPROM GA


O software da ferramenta SIPROM GA foi projetado para aplicaes de servio e manuteno com todos os analisadores de gs de processo. SIPROM GA capaz de controlar e monitorar todas as funes dos analisadores, como unidades independentes e em rede. A integrao na Ethernet permite servio remoto e diagnoses em longas distncias.

ANLISE DE GS DE PROCESSO IN-SITU LDS 6


O analisador de gs com o princpio de laser diodo LDS 6 capaz de medir vrios tipos de gases, mesmo sob condies extremas. So obtidos resultados precisos e conveis, mesmo a 2.732F (1.500 C) ou quando a concentrao de particulados muito alta. O LDS6, por exemplo, mede in-situ concentraes de O2, O2 e Temperatura, NH3, HCI, HF H2O, CO ou CO2, em gases de combusto, eletroltro etc. Existem muitas aplicaes possveis na indstria qumica e petroqumica, de ao e metais, bem como em fbricas de cimento e de papel.

Display

FLK Sonda de Amostragem de Gases

LDS 6

24

Cromatgrafos de Gases de Processo

A experincia da Siemens e as tecnologias inovadoras no campo de cromatograa de gases de processo sero muito mais que vantagens para voc. Neste campo, o MicroSAM a materializao de uma completa e nova dimenso. Pequeno, compacto e poderoso, o MicroSAM capaz de realizar um ampla variedade de tarefas de medio nos mais diversos setores industriais.

MicroSAM
o menor cromatgrafo de gases de processo on-line fabricado pela Siemens. O estado-da-arte em componentes micromecnicos de silcio permite, ao mesmo tempo, a miniaturizao e o aumento de desempenho. O MicroSAM to fcil de usar e to robusto e pequeno que pode ser montado diretamente no ponto de amostragem. Seu perl de desempenho expressivo: Reduz drasticamente os tempos de amostragem, provendo melhor informao sobre o processo. Injeo de amostra em estado natural sem vlvula e chaveamento de coluna. Deteco mltipla para vericao de resultados de medio. Capacidade de conjunto: mltiplos analisadores podem ser conectados em paralelo para muitas correntes de amostras, resultando em mais informao por unidade de tempo, alto grau de conabilidade no caso de um dos sistemas falhar e fcil implementao de sistemas redundantes. Economia nos custos de instalao, devido ao pequeno espao ocupado e nos custos de manuteno.

MAXUM edition II
muito apropriado para uso em ambientes industriais severos e atende a uma ampla gama de aplicaes nas indstrias qumica, petroqumica e em renarias. A seleo de colunas e detectores permite uma anlise altamente sensvel e seletiva de diversos componentes de processo. O MAXUM edition II tambm destaca-se pelas seguintes propriedades: Conceito de anlise exvel, temperatura programvel e economia de energia em conguraes simples e dual. Injeo de amostra direta sem vlvula e chaveamento de coluna. Cromatograa em paralelo permite quebrar uma simples anlise em mltiplas correntes. Arquitetura aberta com TCP/IP e Ethernet para comunicao com computadores pessoais, outros cromatgrafos ou mesmo com um Sistema de Controle de Processo.

MicroSAM

MAXUM edition II

25

Solues Customizadas em Sistemas de Anlise de Gases

Os requisitos de nossos clientes apontam para solues. Oferecemos a voc um projeto completo, desde o ponto de amostragem para o condicionamento da amostra a completos painis de analisadores para aplicaes transportveis ou para instalaes em grandes shelters de analisadores. Isso inclui tambm o processamento de sinal e a comunicao com a sala de controle e com os sistemas de controle de processo.
Para oferecer solues que atendam suas necessidades de aplicao, ns recorremos aos muitos anos de experincia mundial em automao de processos e engenharia e ao acmulo de conhecimento especializado obtido em diversas indstrias e setores industriais. Isto assegura que voc ter a qualidade Siemens com uma garantia funcional para todo o sistema. Voc pode contar com o nosso portflio de servios: Consultoria de prossionais experientes desde a fase de especicao ao comissionamento. Suporte durante a fase de aprovao. Planejamento preliminar e detalhado com ferramentas de engenharia e documentao. Montagem do sistema e testes em fbrica (nos Estados Unidos, Alemanha e Cingapura). Experincia com todas as normas locais e internacionais relevantes. Comissionamento executado por tcnicos especializados. Teleservice, manuteno local, fornecimento de peas de reposio e treinamento dirigido. Nossas referncias falam por ns.

26

Sistemas de Pesagem

No campo da automao de processos, a Siemens a nica empresa que oferece um programa completo de sistemas de pesagem e dosagem, alm do portflio de instrumentao e analtica para processos industriais. A Siemens pode fornecer, por exemplo, solues para medio de nvel baseadas em tecnologias de nvel tradicionais, em medio de presso diferencial e, tambm, em sistemas de pesagem sem nenhum contato com o meio do processo. Em muitas indstrias, os sistemas de pesagem e dosagem tm um papel cada vez mais importante na automao de processos.

27

Sistemas de Pesagem e Dosagem

Sistemas de pesagem e dosagem desempenham um papel importante em todos os setores produtivos e de engenharia. As clulas de carga e os mdulos eletrnicos SIWAREX para sistemas de pesagem, juntamente com as balanas integradoras, dosadoras e medidores de uxo para slidos, proporcionam sistemas de pesagem otimizados para quase a totalidade das aplicaes na indstria.

Sensores e Dispositivos
As clulas de carga e os dispositivos podem ser usados em diferentes setores. Eles atendem aos requisitos das indstrias pesada e de base, tendo provado ser indicados para as indstrias de alimentos e bebidas, qumica e petroqumica.

Balanas Integradoras
Pontes de pesagem patenteadas e tecnologia nica em clulas de carga, para medio exata e convel de vazo, peso totalizado, carregamento da correia e velocidade do transportador. Esto disponveis modelos para alta preciso, light-loading, modelos compactos e para servios pesados.

Clulas de carga e elementos de montagem


6 faixas de clulas de carga esto disponveis para as mais diversas aplicaes. As clulas de carga tm caractersticas excepcionais: Alta preciso Ampla faixa de medio, de 6 kg a 280 t (13,2 lbs a 276 ton) Seladas hermeticamente, vida til extremamente longa Indicadas para aplicaes em locais de risco Material: ao inoxidvel

Balanas Dosadoras
Sistemas de dosagem dimensionados para cada aplicao, permitindo controle de taxas de alimentao de slidos a granel. Os modelos incluem alimentadores de baixa, mdia e alta capacidade, com uma grande variedade de larguras de correia, conguraes de entrada, bocais de alimentao e materiais para construo.

Medidores de uxo para slidos


Medidores de uxo totalmente enclausurados para produtos granulados e poeiras nas. Combinam medio exata com conteno do produto e reduo do p.

Clulas de carga

Medidores de uxo para slidos

Balanas Dosadoras

Balanas Integradoras

28

Integradores Dinmicos de Pesagem


Os mdulos BW500 e SF500 exibem leituras instantneas da taxa e do total do uxo de material para medidores de fluxo, ou taxa, da carga total e velocidade para balanas integradoras e dosadoras.

Tipos de Balana
As seguintes balanas podem ser projetadas, usando-se mdulos SIWAREX: Balanas com depsito, balanas para silos, dosadoras, balanas integradoras (correia), medidores de uxo para slidos, balanas tipo loss-in-weigh, balanas no automticas de acordo com OIML R-76, balanas automticas para pesagem conforme OIML R-61, balanas automticas para pesagem individual conforme OIML R-51, balanas automticas para totalizao de acordo com a OIML R-107. Adequados s exigncias, os mdulos SIWAREX tm obtido aprovaes e certicados para a Unio Europia e tambm para vrios pases fora da UE. Os mdulos tambm podem ser usados para medies de fora.

Mdulos de pesagem SIWAREX, para sistemas de automao SIMATIC


Mdulos eletrnicos SIWAREX

As vantagens adicionais resultam da completa integrao dos mdulos de pesagem SIWAREX na plataforma do sistema SIMATIC. Usando componentes padro do SIMATIC, simples adaptar o sistema de pesagem s suas necessidades individuais. Adicionalmente, interfaces padronizadas, com funes totalmente integradas e ferramentas uniformes permitem congurao ecaz.

Resumo SIWAREX
Mdulos eletrnicos SIWAREX

Caractersticas de desempenho
Integrado no SIMATIC como mdulo funcional (FM) Alta preciso Vericao inline com OIML Escopo classicado de funes Indicado para locais de risco

Software de Aplicao
Projetos SIMATIC pr-denidos Getting Started esto disponveis para todos os mdulos SIWAREX novos. Eles simplicam muito o comissionamento de uma aplicao especca no SIMATIC. Pacotes adicionais de software fornecem aplicaes completas SIWAREX MULTIFILL para unidades de envase e SIWAREX MULTISCALE para unidades de dosagem.

Ambiente do sistema SIMATIC


Software Aplicativo

Integrao em S7-300/400, com vrios pacotes de software. Probus usando ET200M ou ET2005 Integrao no PCS 7 Integrao no S7-200. Como um mdulo de extenso (EM), SIWAREX tambm pode ser usado para vrias aplicaes em pequenas automaes.

Integrador BW500

Integrador SF500

29

Comunicao e Software

O conceito de plataforma de automao integrada Totally Integrated Automation (TIA) torna realidade a interao perfeita de todos os componentes e funes no processo. O pr-requisito um poderoso pacote de software como o SIMATIC PDM, que prov excelente suporte para o comissionamento, a manuteno e diagnose de todos os dispositivos de campo inteligentes. Esta seguramente a nica maneira possvel de manter de forma rentvel, ou mesmo aumentar, o valor da planta, um benefcio conhecido mais comumente sob o termo Asset Management Gerenciamento de Ativos.

SIMATIC PDM
O SIMATC PDM (Process Device Management) uma ferramenta universal, independente do fabricante, usada para o planejamento, congurao, parametrizao, comissionamento, diagnose e manuteno de dispositivos de campo inteligentes (sensores e atuadores) e componentes de campo (unidade de E/S remotas, multiplexadores, dispositivos de manuteno, reguladores compactos). Mais de 1200 dispositivos de processo de cerca de 100 fabricantes so suportados pelo SIMATIC PDM. A concepo e funcionalidade dos dispositivos pode ser descrita usando-se a Linguagem de Descrio de Dispositivo Eletrnico (EDDL), baseado na norma lder internacional EDD (Descrio Eletrnica do Dispositivo; IEC 61 804). O SIMATIC PDM utiliza essa base para criar automaticamente uma interface do usurio fcil de usar, com a correspondente informao sobre os dispositivos do processo. A extenso e padronizao do EDDL para Nveis de Implementao 1 e 2 signica uma ampla faixa de importantes funes no EDD, incluindo a arquitetura unicada OPC. A comunicao com os dispositivos do processo realizada via HART, PROFIBUS ou protocolos alternativos.

HART Protocolo de Comunicao Operacional


O padro de comunicao HART amplamente utilizado para dispositivos de campo. Os dispositivos HART so denidos pela HFC (HART Communication Foundation). O padro HART amplia sinais de 4 a 20 mA analgicos para sinais HART digitais modulados, com qualidade industrial. A vantagem a combinao da transferncia do valor de medio validado e testado e comunicao digital simultnea, com a transferncia de dados acclica e bidirecional. Isso permite a transferncia das informaes de diagnose, manuteno e processo dos dispositivos de campo para sistemas de nvel mais alto. Conjuntos de parmetros padronizados podem ser usados para a operao de dispositivos HART independentes do fabricante. As descries de dispositivos HART (EDD) so usadas para incorporar dispositivos HART no SIMATIC PDM. Isso garante operao e comissionamento simples dos dispositivos de campo, mesmo em locais isolados.

PROCESS FIELD BUS

30

SIMATIC PDM

SIMATIC PCS 7 Engineering Station with STEP 7, WinCC, etc. with SIMATIC PDM Device on the Workbench SIMATIC PDM

System bus
S7-400 SIMATIC PDM

S7-400

Workstation computer with SIMATIC PDM

SITRANS F SIMATIC PDM

PROFIBUS DP fieldbus

up to 12 Mbit/s

HART protocol
RS 232/ RS 485

ET 200iS DP/PA Link ET200 M (IM 153-2 with HART modules) SIMOCODE HART

SIPOS 5 Flash

HART multiplexer SIPART DR

PROFIBUS PA

SIMATIC PDM

SIMATIC PDM

HART device Gas analysis device SITRANS T3K SITRANS P SITRANS LR SITRANS F SIPART PS2

PROFIBUS
Solues de automao descentralizadas baseadas em barramentos de campo abertos so normalmente padro em muitas reas da indstria de processos. As vantagens da comunicao digital s podem ser totalmente utilizadas em conexo com barramentos de campo, incluindo uma resoluo mais alta de valores medidos, opes de diagnose e parametrizao remota. Atualmente, o PROFIBUS o barramento de

campo aberto de maior sucesso, proporcionando uma plataforma exvel para uma variedade de aplicaes. Baseado na norma IEC 61158, representa um investimento convel e adequado para comunicao rpida na produo e na automao de processos. o primeiro barramento de campo e atende os requisitos de ambos os segmentos, com o mesmo desempenho na comunicao. O PROFIBUS PA feito para atender as exigncias da indstria de processos.

31

Comunicao

ASSET MANAGEMENT
O Asset Management compreende todas as atividades e medidas que servem para manter ou aumentar o valor de uma instalao fabril. Inclui fundamentalmente a manuteno e assistncia tcnica para conservar e aumentar o valor (Gerenciamento de Ativos especcos da fbrica), adicionalmente administrao dos negcios, do processo e otimizao de processo. O SIMATIC PDM especialmente indicado para o gerenciamento de ativos especcos da fbrica, devido sua funcionalidade abrangente para o planejamento, congurao, parametrizao, comissionamento, diagnose e manuteno de dispositivos e componentes de campo inteligentes. Para fornecer resultados signicativos e conveis, os Sistemas de Gerenciamento de Ativos exigem grandes quantidades de informao bsica. O SIMATIC PDM pode fornecer os dados de dispositivos relevantes para o sistema de Gerenciamento de Ativos especco de fbrica e transferir para os Sistemas de Gerenciamento de Ativos de nvel mais alto em formato XML, atravs de uma interface uniforme. Baseia-se nas descries de dispositivo (EDD) que so independentes do

sistema operacional. A extrao de informao e a interpretao de resultados independem do tipo de dispositivo, ou seja, irrelevante se o dispositivo um atuador ou um sensor, um dispositivo PROFIBUS ou um HART. Contudo, o SIMATIC mais que um simples registrador de dados para sistemas de gerenciamento de ativos de nvel mais alto. Ele oferece um grande nmero de funes de Asset Manegement Perfeita cooperao entre todos os componentes e funes. A plataforma de automao Totally Integrated Automation (TIA) da Siemens oferece um conjunto de produtos e sistemas para a indstria de processos. O ncleo o sistema de controle de processo SIMATIC PCS 7. Componentes padro e pacotes de software do SIMATIC S7, para tpicas funes de automao de processo, fornecem a base para a funcionalidade do SIMATIC PCS 7. As caractersticas que denem o conceito TIA so sua exclusiva uniformidade. Assim, o SIMATIC PCS 7 oferece: Administrao uniforme de dados Comunicao uniforme Software uniforme para congurao e programao

O seu parceiro Siemens em mbito mundial

Para informaes complementares: www.siemens.com/processinstrumentation www.siemens.com/processanalytics www.siemens.com/weighing-technology

Siemens Ltda. Av. Mutinga, 3800 05110-901 - So Paulo - SP Central de Atendimento Siemens 0800 11 94 84 e-mail atendimento@siemens.com.br www.siemens.com.br
As informaes aqui contidas correspondem ao estado atual tcnico e esto sujeitas a alteraes sem aviso prvio. A&D / 2354-CA Impresso em Setembro/07

You might also like