You are on page 1of 9

Guia do Cliente BasicCare

ndice
> Bem-vindo(a) > Como funciona o seu Carto BasicCare > Quando pode comear a usar o seu Carto BasicCare? > Como usar a Rede BasicCare 1. Escolha o mdico/laboratrio/hospital 2. Faa a marcao 3. Quando for consulta ou exame Urgncias Consultas ao domiclio Servios que precisam de certificao prvia > Como pedir uma certificao > Como tratar os assuntos relacionados com o seu Carto BasicCare 2 3 5 5 5 6 6 9 9 9 11 11 > Quais os servios de sade que a modalidade do seu carto lhe permite utilizar? 3

Bem-vindo(a)
O seu Carto BasicCare d-lhe acesso rpido e directo, a preos controlados, a uma vasta Rede privada de servios de sade. Este Guia de Cliente vai ajud-lo a familiarizar-se com o seu Carto BasicCare. Leia-o atentamente, assim como os dois outros documentos que estabelecem as condies de funcionamento do seu carto as Condies Gerais e Especiais e as Condies Particulares.

NELES VAI ENCONTRAR RESPOSTAS PARA QUESTES COMO:


> Quais os servios de sade que a modalidade do meu carto me permite utilizar? > Quando posso comear a us-lo? > Como funcionam os pagamentos? > Como fao para marcar uma consulta? > H Servios que necessitam de certificao: Quais so? Como posso obt-la?

Guia do Cliente BasicCare | pag. 2

QUAIS OS SERVIOS DE SADE QUE A MODALIDADE DO SEU CARTO LHE PERMITE UTILIZAR?
Os Cartes BasicCare disponibilizam um conjunto de servios de sade, de acordo com a modalidade que comprou. Consulte as Condies Particulares, as Condies Gerais e Especiais para saber mais sobre os servios de sade garantidos pelo seu Carto BasicCare. Alguns servios precisam de uma certificao Alguns dos servios de sade necessitam de uma certificao prvia. Veja nas pginas 9 a 11 deste Guia quais so esses servios e como obtida a referida certificao. > BasicCare P: esta modalidade de carto dirigida s mulheres porque uma excelente soluo para situaes em que a gravidez surge no decurso do perodo de carncia de parto (num seguro tradicional), ou simplesmente se pretender que o parto se realize numa Unidade Privada da Rede BasicCare disponvel, beneficiando dos preos negociados. Se adquirido antes/durante a gravidez este carto permite ainda o acesso a consultas e exames.

COMO FUNCIONA O SEU CARTO BasicCare


Dependendo da modalidade do seu Carto BasicCare, aceda rpida e facilmente a um alargado leque de servios de sade:

> BasicCare S: uma modalidade vocacionada para o mercado snior, com um leque de servios no mbito da Assistncia Domiciliria.

> BasicCare A: se esta a modalidade do seu carto, vai poder utilizar os denominados servios de Ambulatrio da Rede BasicCare disponvel consultas, exames e tratamentos.

> BasicCare S+: esta modalidade muito semelhante ao Carto BasicCare S, com um conjunto de servios mais alargado uma vez que permite a utilizao de servios de Estomatologia e de Ambulatrio.

> BasicCare E: permite-lhe utilizar servios de Estomatologia na Rede BasicCare disponvel e beneficiar dos preos negociados, inclusive em implantes e ortodncia.

> Algumas modalidades do tambm acesso utilizao dos servios de apoio domicilirio e assistncia domiciliria. > Consulte as Condies Particulares para verificar quais destes servios esto disponveis na modalidade do seu Carto BasicCare. > Na utilizao dos servios da Rede BasicCare, o pagamento feito directamente por si, a preos previamente acordados. > Para saber quanto vai pagar pelo servio utilizado, contacte directamente o prestador que seleccionou.

> BasicCare AE: se optou por um carto desta modalidade vai poder utilizar os servios de Ambulatrio - consultas, exames e tratamentos - e os servios de Estomatologia que abrangem tambm os implantes e a ortodncia.

pag. 3 | Guia do Cliente BasicCare

Guia do Cliente BasicCare | pag. 4

QUANDO PODE COMEAR A USAR O SEU CARTO BasicCare?


Pode comear a utilizar o seu Carto BasicCare para qualquer dos servios includos na modalidade contratada, logo que o receba e desde que j tenha pago a respectiva anuidade.

2. Faa a marcao
Na maior parte dos casos no necessrio contactar os Servios MultiCare antes de fazer a sua marcao. Basta contactar o mdico, hospital ou laboratrio da Rede BasicCare que preferir e marcar directamente. No entanto, h servios de sade (como o parto e algumas consultas e exames) que s podem ser usados aps certificao dos Servios MultiCare. Saiba quais so em Servios que precisam de certificao prvia nas pginas 9 e 10. Antes de fazer a marcao, verifique se precisa de uma certificao.

QUANDO PODE ALTERAR A MODALIDADE OU ANULAR O SEU CARTO BasicCare?


Pode alterar a modalidade escolhida para o seu Carto BasicCare na data do final da anuidade do carto. O pedido de alterao deve ser feito com 90 dias de antecedncia. Caso queira anular o carto, poder faz-lo a qualquer momento, devendo comunicar essa inteno MultiCare com 30 dias de antecedncia, no mnimo.

3. Quando for consulta ou exame


> Identifique-se como Cliente BasicCare Antes da consulta ou exame, ser-lhe- pedido o seu Carto BasicCare e outro documento pessoal com fotografia. Para confirmar os seus dados, a pessoa que o atender passa o seu carto num leitor que faz a ligao aos nossos Servios. No se esquea do seu Carto BasicCare porque ele imprescindvel no acesso aos Servios da Rede BasicCare disponvel. Os custos dos servios so pagos por si na totalidade. No se esquea de solicitar sempre os recibos dos pagamentos efectuados, para que os possa incluir na sua declarao anual de IRS.

COMO USAR A REDE BASICCARE 1. Escolha o mdico/laboratrio/hospital


Em www.basiccare.pt, clique em Rede BasicCare e faa a sua pesquisa seleccionando a regio, concelho e tipo de servio que pretende. > No seu telemvel Pode tambm consultar os Servios da Rede BasicCare atravs do seu telemvel. Em caso de dvida consulte a informao sobre este novo servio em www.basiccare.pt BasicCare Mobile. > Atravs do Servio de Apoio ao Cliente Se por qualquer motivo no puder aceder Internet, pode ligar para o Servio de Apoio ao Cliente atravs do nmero de telefone impresso no verso do seu Carto BasicCare.

CAPITAL DIRIO POR INTERNAMENTO HOSPITALAR


No prazo de 30 dias aps o incio da hospitalizao, dever enviar para os Servios da MultiCare a documentao comprovativa e justificativa do internamento: > Documento emitido pela unidade hospitalar onde se indiquem as causas e as datas de incio e termo da hospitalizao;

pag. 5 | Guia do Cliente BasicCare

Guia do Cliente BasicCare | pag. 6

> Participao da ocorrncia descrevendo as suas circunstncias, caso se trate de um acidente; > Atestado passado pelo mdico responsvel pela hospitalizao, indicando a causa e natureza da doena ou acidente, e no primeiro caso com o detalhe da seguinte informao: > a doena que causou a hospitalizao; > a data em que se manifestaram os respectivos sintomas; > a data do diagnstico; > a data em que foi recomendada a hospitalizao e a durao prevista; > outros elementos de interesse para apreciao.

PARTO
Se o seu Mdico(a) pertencer Rede BasicCare: Quando programar a data para a realizao do seu parto e porque o seu mdico pertence Rede BasicCare, os Servios do hospital/mdico asseguraro com os Servios todos os procedimentos para que na data marcada tudo corra com a maior facilidade e conforto. Quando lhe for solicitado que assine um impresso para iniciar o processo, no se esquea de inscrever o seu nmero de telemvel, para que a possamos informar de toda a situao, por SMS. Se o seu Mdico(a) no pertencer Rede BasicCare: Quando programar a data para a realizao do seu parto e porque o mesmo vai ocorrer num hospital/clnica da Rede BasicCare, contacte previamente o Servio de Apoio ao Cliente para que lhe enviemos o impresso que o seu mdico deve preencher completamente. Depois de preenchido pelo mdico, no se esquea de o assinar e de incluir o seu nmero de telemvel para que a possamos informar de toda a situao, por SMS. Envie o impresso por: Fax: 21 323 78 93 Email: atendimento@basiccare.pt Correio: Av. 5 de Outubro, 175 7, 1050-053 Lisboa.

> Recomendamos que este procedimento seja realizado com pelo menos 5 dias teis de antecedncia, face data programada para o parto. > Em caso de dvida contacte o Servio de Apoio ao Cliente. > Na data marcada s tem de comparecer no hospital conforme as instrues do seu mdico e viver o momento to importante para si e para a sua famlia.

pag. 7 | Guia do Cliente BasicCare

Guia do Cliente BasicCare | pag. 8

Se o Parto ocorrer antes de ter iniciado o processo de certificao: Deve contactar o Servio de Apoio ao Cliente logo que seja possvel e seguir as indicaes que ento lhe forem transmitidas para rapidamente regularizar a situao.

ESTOMATOLOGIA
Com o Carto BasicCare E, AE e S+, pode efectuar todos os tratamentos necessrios utilizando o seu carto. O seu carto funciona tambm para situaes de Ortodncia ou Implantologia. Para isso apenas tem de obter previamente uma certificao que lhe garante o acesso aos preos acordados.

> Meios invasivos de diagnstico e teraputica em cardiologia > Meios invasivos de diagnstico e teraputica vascular > Polissonografia > Ressonncia magntica nuclear > Tratamentos do foro da Medicina Fsica e de Reabilitao > Medicina nuclear > Hemodilise > Radioterapia > Ortodncia > Implantes > Psiquiatria No caso de parto, no se esquea que deve solicitar a respectiva certificao com pelo menos 5 dias teis de antecedncia. Depois pode utilizar o seu carto sem qualquer limite.

URGNCIAS
Numa situao de urgncia utilize o nosso site www.basiccare.pt, ou se isso no for possvel, o Servio de Apoio ao Cliente (veja o nmero na parte de trs do seu carto) para identificar o hospital ou clnica da Rede BasicCare mais prximo de si.

CONSULTAS AO DOMICLIO
Se quiser que um mdico v a sua casa, contacte o Servio de Apoio ao Cliente, caso tenha um carto BasicCare A, AE, P, S ou S+.

SERVIOS QUE PRECISAM DE UMA CERTIFICAO PRVIA


Alguns dos servios includos no seu Carto BasicCare tm de ser previamente validados pelos Servios: > Parto, cesariana e interrupo involuntria da gravidez > Consultas de gentica > Consultas domicilirias

pag. 9 | Guia do Cliente BasicCare

Guia do Cliente BasicCare | pag. 10

COMO PEDIR UMA CERTIFICAO


Contacte o Servio de Apoio ao Cliente atravs do nmero de telefone impresso na parte de trs do seu carto. Ser-lhe- pedido que envie por fax, correio ou email, a prescrio mdica ou impresso prprio, conforme o acto mdico que ir realizar. Se o seu mdico pertencer Rede BasicCare, podero ser os Servios do Mdico/Hospital a assegurar o processo, cabendo-lhe a si apenas assinar o respectivo impresso e inscrever o seu nmero de telemvel. Mas o processo tambm poder ser iniciado por si, enviando o pedido de certificao para o Servio de Apoio ao Cliente. Envie-nos o seu pedido de certificao por: Fax: 21 323 78 93 Email: atendimento@basiccare.pt Correio: Av. 5 de Outubro, 175 7, 1050-053 Lisboa.

ACOMPANHE O ANDAMENTO DO SEU PEDIDO DE CERTIFICAO:


Para lhe enviarmos as informaes sobre o seu processo por SMS, no se esquea de indicar o seu nmero de telemvel no impresso de pedido de certificao.

PARA QUALQUER ASSUNTO RELACIONADO COM O SEU CARTO BasicCare


Para tratar dos assuntos relacionados com o seu carto com total segurana, comodidade e rapidez, visite o nosso site em www.basiccare.pt. A poder, velocidade de um clique: > conhecer os servios disponibilizados pela modalidade que adquiriu; > escolher os mdicos/laboratrios/clnicas da Rede BasicCare; > obter os impressos necessrios para solicitar uma certificao. Pode tambm contactar o nosso Servio de Apoio ao Cliente atravs do nmero de telefone impresso no verso do seu Carto BasicCare.

HORRIO DE ATENDIMENTO:
Pedidos de esclarecimento e informaes de 2 a 6 feira das 8h s 24h e aos Sbados das 8h s 14h. Urgncias 24h por dia/365 dias por ano.

pag. 11 | Guia do Cliente BasicCare

www.basiccare.pt

MultiCare Seguros de Sade, S.A. Av.5 Outubro 175-7 1050-053 Lisboa Capital Social 18.000 000,00 Pessoa Colectiva 507 516 362, Matriculada na Conservatria do Registo Comercial de Lisboa sob o mesmo nmero G-S009012 Julho 2008

You might also like