You are on page 1of 15

www.kol-shofar.

org

Vtor Quinta Outubro 2012

O Eterno Elohim YHWH chamou para Si um povo para que fosse santo e se transformasse numa luz para as outras naes, luz de conhecimento e de entendimento da Vontade do Criador. Para que tal desidrio do Eterno se pudesse concretizar era necessrio que esse povo andasse na luz, i.e. nos caminhos que O Eterno lhe havia proposto, a Sua Lei/Tor, que lhe foi dada atravs de Moiss. Infelizmente, devido rebeldia do povo eleito em Abrao e sua descendncia, em vez de uma semente santa saiu uma semente misturada com a rebeldia, semente santa misturada com a profana. Por isso, em vez das bnos vieram as maldies que a mesma Lei/Tor preconizava. Ezequiel 36:17-22 Filho do homem, quando a casa de Israel habitava na sua terra, ento a contaminaram com os seus caminhos e com as suas aces. Como a imundcia de uma mulher em sua separao, tal era o seu caminho perante o meu rosto. Derramei, pois, o meu furor sobre eles, por causa do sangue que derramaram sobre a terra, e dos seus dolos, com que a contaminaram. E espalhei-os entre os gentios, e foram dispersos pelas terras; conforme os seus caminhos, e conforme os seus feitos, eu os julguei. E, chegando aos gentios para onde foram, profanaram o meu santo nome, porquanto se dizia deles: Estes so o povo de YHWH, e saram da sua terra.

www.kol-shofar.org

Mas eu os poupei por amor do meu santo nome, que a casa de Israel profanou entre os gentios para onde foi. Dize portanto casa de Israel: Assim diz o Senhor YHWH: No por respeito a vs que eu fao isto, casa de Israel, mas pelo meu santo nome, que profanastes entre as naes para onde fostes. Este povo acabou sendo dividido em dois reinos/duas casas aps o reinado de Salomo: o Reino do Norte: Efraim/Israel, e o Reino do Sul, Jud. Conforme profecia, a Casa de Efraim/Israel (Reino do Norte) acabou sendo espalhada pelos Assrios entre as naes gentias/pags por volta do ano 722 a.C., tendo, devido sua idolatria e ao desvio dos preceitos divinos, ido servir ao pau e pedra, i.e. aos dolos das naes feitos pelas mos dos homens. Tendo sido espalhados, perderam a sua identidade e transformaram-se em gentios tambm. Hoje, onde quer que estejam, nos quatro cantos da Terra, a sua descendncia nem sequer sabe que os seus antepassados faziam parte do Reino do Norte de Israel e que so descendentes das chamadas 10 tribos perdidas da Casa de Israel. Mas YHWH conhece-os. Devido a este percurso histrico, poderia parecer que O Eterno se havia esquecido de parte do povo que ele chamou para ser um povo santo. Mas YHWH no dorme e as Suas promessas so para serem cumpridas nos tempos determinados por Ele...por amor da Sua Prpria Palavra. Passaram cerca de 2.700 anos at aos dias de hoje e o regresso destas 10 tribos de Israel est ainda por cumprirs que O Elohim YHWH no se esqueceu das Suas promessas. Tudo o que sai da boca do Eterno tem valor de lei. No pode ser modificado, nem mesmo por Ele, pois O Eterno no volta atrs com a Sua Palavra. Ezequiel 36:23-28 E eu santificarei o meu grande nome, que foi profanado entre os gentios, o qual profanastes no meio deles; e os gentios sabero que eu sou YHWH, diz o Senhor YHWH, quando eu for santificado aos seus olhos. E vos tomarei dentre os gentios, e vos congregarei de todas as terras, e vos trarei para a vossa terra. Ento aspergirei gua pura sobre vs, e ficareis purificados; de todas as vossas imundcias e de todos os vossos dolos vos purificarei. E darvos-ei um corao novo, e porei dentro de vs um esprito novo; e tirarei da vossa carne o corao de pedra, e vos darei um corao de carne [o novo concerto de que fala Jeremias 31:31-34 e Hebreus 8:10; 10:16, o que ocorrer no reino milenar de Yeshua]. E porei dentro de vs o meu Esprito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juzos, e os observeis. E habitareis na terra que eu dei a vossos pais e vs sereis o meu povo [Ami], e eu serei o vosso Deus. Sim, esta grande misericrdia do Eterno no ocorrer por mrito nosso, mas por amor da Sua Palavra, a qual Ele empenhou junto dos nossos pais:

A PROMESSA FEITA AOS DISPERSOS DA CASA DE ISRAEL

www.kol-shofar.org
Ezequiel 36:32 No por amor de vs que eu fao isto, diz o Senhor YHWH; notrio vos seja; envergonhai-vos, e confundi-vos por causa dos vossos caminhos, casa de Israel. A Palavra do Eterno ensina-nos que o cumprimento da Sua promessa (o regresso da descendncia daqueles que foram espalhados pelo mundo) ocorreria nos ltimos dias (quando eles se arrependerem) e, mais ainda, com maior visibilidade e fora, atravs de um grande e verdadeiro xodo para a terra de Israel, o que ocorrer aps a vinda do Rei Yeshua, j no perodo do Seu governo de mil anos que se seguir a Sua vinda gloriosa. Por amor do Seu Santo Nome isto vir a ser uma realidade. As cidades assoladas pela guerra que se ir travar nos ltimos dias (a de Armagedo) voltaro a ser reedificadas e habitadas. A terra florescer Ezequiel 36:37-38. Ezequiel 34:24-31 E eu, YHWH, lhes serei por Deus, e o meu servo David ser prncipe no meio delas; eu, YHWH, o disse. E farei com elas uma aliana de paz, e acabarei com as feras da terra, e habitaro em segurana no deserto, e dormiro nos bosques. E delas e dos lugares ao redor do meu outeiro, farei uma bno; e farei descer a chuva a seu tempo; chuvas de bno sero. E as rvores do campo daro o seu fruto, e a terra dar a sua novidade, e estaro seguras na sua terra; e sabero que eu sou YHWH, quando eu quebrar as ataduras do seu jugo e as livrar da mo dos que se serviam delas. E no serviro mais de rapina aos gentios, as feras da terra nunca mais as devoraro; e habitaro seguramente, e ningum haver que as espante. E lhes levantarei uma plantao de renome, e nunca mais sero consumidas pela fome na terra, nem mais levaro sobre si o oprbrio dos gentios. Sabero, porm, que eu, YHWH seu Deus, estou com elas, e que elas so o meu povo, a casa de Israel, diz o Senhor YHWH. Vs, pois, ovelhas minhas, ovelhas do meu pasto; homens sois; porm eu sou o vosso Deus, diz o Senhor YHWH. Estas promessas podem ser encontradas nas inmeras profecias bblicas que nos falam de tempos vindouros, tempos magnficos, tempos de ouro para toda a humanidade, mas principalmente para Israel e Jerusalm. Apesar dos erros e desvios da Casa de Israel/Efraim (e da de Jud tambm, a quem YHWH chama de aleivosa, falsa), YHWH nunca abandonou o Seu povo. Errados esto todos os que ensinam que a igreja substituiu Israel nestas promessas: Juzes 2:1 E subiu o anjo de YHWH de Gilgal a Boquim, e disse: Do Egipto vos fiz subir, e vos trouxe terra que a vossos pais tinha jurado e disse: Nunca invalidarei a minha aliana convosco. Ao falar das Suas promessas terra de Israel, O Eterno tem estas palavras: 2.Crnicas 33:8 E nunca mais removerei o p de Israel da terra que destinei a vossos pais; contanto que tenham cuidado de fazer tudo o que eu lhes ordenei, conforme a toda a lei, e estatutos, e juzos, dados pela mo de Moiss. A PROMESSA FEITA AOS DISPERSOS DA CASA DE ISRAEL 3

www.kol-shofar.org

Diz O Eterno: Salmo 137:5 Se eu me esquecer de ti, Jerusalm, esquea-se a minha direita da sua destreza. Ou, ainda, como YHWH diz em Zacarias 2:8 porque aquele que tocar em vs toca na menina do seu olho. Vamos ento analisar algumas dessas profecias para que reforcemos a nossa f na Palavra eterna do Elohim de Israel, e possamos tambm reconhecer os sinais dos tempos em que vivemos (os ltimos dias profticos), particularmente os que esto associados restaurao do Estado de Israel em 14.Maio.1948 e aos tempos subsequentes. YHWH falando para o Reino do Norte (/Jos/Efraim/Israel) que pecou gravemente por se ter entregado idolatria: Jeremias 3:1-6 Eles dizem: Se um homem despedir sua mulher, e ela o deixar, e se ajuntar a outro homem, porventura tornar ele outra vez para ela? No se poluir de todo aquela terra? Ora, tu te prostituste com muitos amantes; mas ainda assim, torna para mim, diz YHWH. Levanta os teus olhos aos altos [os altares nos montes proibidos pela Tor], e v: onde no te prostituste? Nos caminhos te assentavas para eles, como o rabe no deserto; assim poluste a terra com as tuas fornicaes [idolatria] com a tua malcia. Por isso foram retiradas as chuvas [bnos], e no houve chuva serdia; mas tu tens a fronte de uma prostituta, e no queres ter vergonha. Ao menos desde agora no chamars por mim, dizendo: Pai meu, tu s o guia da minha mocidade? Conservar ele para sempre a sua ira? Ou a guardar continuamente? Eis que tens falado e feito quantas maldades pudeste. Disse mais YHWH nos dias do rei Josias: Viste o que fez a rebelde Israel? Ela foi a todo o monte alto, e debaixo de toda a rvore verde, e ali andou prostituindose. Se nos recordarmos do que a Histria nos relata, vemos que o Reino do Norte decidiu, por questes polticas, deixar de adorar e de fazer sacrifcios no Templo, em Jerusalm (onde YHWH colocou o Seu trono), no Reino de Jud. Em vez disso criou para si bezerros (dolos) e erigiu altares nos montes, desafiando assim YHWH e as Suas disposies, alterando mesmo os dias das solenidades estabelecidas ao seu tempo prprio pelo Eterno e instituiu sacerdotes que no haviam sido ungidos. 1.Reis 12:32 E fez Jeroboo uma festa no oitavo ms, no dia dcimo quinto do ms, como a festa que se fazia em Jud [no mesmo dia do 7 ms por disposio de YHWH Levtico 23], e sacrificou no altar; semelhantemente fez em Betel, sacrificando aos bezerros que fizera; tambm em Betel estabeleceu sacerdotes dos altos que fizera .

A PROMESSA FEITA AOS DISPERSOS DA CASA DE ISRAEL

www.kol-shofar.org

Jeroboo pecou gravemente contra YHWH e fez que todo o povo do Norte pecasse tambm. No lhes tinha chegado o exemplo da adorao do bezerro de ouro junto ao Monte Sinai? No foi o povo de Israel castigado por 40 anos no deserto at que aquela gerao perecesse? Assim, estes actos foram vistos como uma reincidente rebeldia e abominao perante YHWH. Da que YHWH os entregou na mo dos Assrios vindo a ser espalhados entre as naes (Ams 9:8-9)para o Norte, para o Sul, para o Ocidente e para o Oriente. Casa rebelde esta, diz YHWH atravs dos Seus profetas: Jeremias 5:3-4, 18-19 Ah YHWH, porventura no atentam os teus olhos para a verdade? Feriste-os, e no lhes doeu; consumiste-os, e no quiseram receber a correco [os ensinamentos da Tua Lei/Tor]; endureceram as suas faces mais do que uma rocha; no quiseram voltar. Eu, porm, disse: Deveras estes so pobres; so loucos, pois no sabem o caminho de YHWH [a Sua Lei/Tor], nem o juzo [a Lei/Tor] do seu DeusContudo, ainda naqueles dias, diz YHWH, no farei de vs uma destruio final. E suceder que, quando disserdes: Por que nos fez YHWH nosso Deus todas estas coisas? Ento lhes dirs: Como vs me deixastes, e servistes a deuses estranhos na vossa terra, assim servireis a estrangeiros, em terra que no vossa. Sim, este exlio tem sido longo, demasiado longo na perspectiva humana. Mas YHWH no se esqueceu do Seu povo, e por amor da Sua Palavra e das promessas que fez aos pais, voltar a resgat-los das naes para onde os desterrou. Ele fiel e o seu pensamento e aco so justos. Tudo se cumprir a seu tempo. Mesmo sendo chamado ao arrependimento para que o seu pecado fosse curado, este povo no se arrependeu. Como no houve arrependimento (lembremos o exemplo dos de Ninive que se arrependeram, e o Rei e a cidade e as suas gentes foram poupados), YHWH enviou os Assrios para os destruir e levar cativos at hoje. Foram ento, tal como estava profetizado, servir ao pau e pedra em terras estranhas (povos pagos) e a deuses que no eram deuses, mas objectos feitos pelas mos dos homens. Deuteronmio 28:36, 64 YHWH te levar a ti e a teu rei, que tiveres posto sobre ti, a uma nao que no conheceste, nem tu nem teus pais; e ali servirs a outros deuses, ao pau e pedra [aos dolos das naes]E YHWH vos espalhar entre todos os povos, desde uma extremidade da terra at outra; e ali servireis a outros deuses que no conheceste, nem tu nem teus pais; ao pau e pedra. O Elohim omnisciente que anuncia o fim desde o princpio (Isaas 46:10) anunciou o castigo com grande antecipaomas eles no quiseram mudar o seu corao/mente, nem humilhar-se perante O Eterno para serem poupados. Assim acontece aos que confiam nos dolos feitos pelas mos dos homens e no confiam no Elohim Todo-Poderoso que os criou e sustenta:

A PROMESSA FEITA AOS DISPERSOS DA CASA DE ISRAEL

www.kol-shofar.org
Jeremias 2:26-27 Como fica confundido o ladro quando o apanham, assim se confundem os da casa de Israel; eles, os seus reis, os seus prncipes, e os seus sacerdotes, e os seus profetas, que dizem ao pau: Tu s meu pai; e pedra: Tu me geraste; porque me viraram as costas, e no o rosto; mas no tempo da sua angstia diro: Levanta-te, e livranos. Sim, eles viraram as costas ao Elohim da Vida, O Criador Todo-Poderoso. Nscios. S que os dolos de pau e de pedra no os podem ouvir quando a aflio vem, nem os livra nos dias da angstia. O seu corao/mente est corrompido pela mentira. Confiam em coisas sem vida, que no podem fazer bem nem mal, obras das mos e da imaginao dos homens. Malditos so todos os que confiam nestas obras de falsidade. Habacuque 2:18-19 Que aproveita a imagem de escultura, depois que a esculpiu o seu artfice? Ela mscara e ensina mentira, para que quem a formou confie na sua obra, fazendo dolos mudos? Ai daquele que diz ao pau: Acorda! E pedra muda: Desperta! Pode isso ensinar? Eis que est coberta de ouro e de prata, mas dentro dela no h esprito algum. E, no entanto, isto que os homens e as religies e tradies dos homens continuam a fazer nos nossos dias: a servir ao pau e pedra. Tanto os dolos como os seus adoradores sero dizimados e reduzidos a nada pelo poder do Rei vindouro. Voltando Casa rebelde, o profeta continua: Jeremias 3:8-9 E vi que, por causa de tudo isto, por ter cometido adultrio a rebelde Israel [Efraim, o Reino do Norte], a despedi, e lhe dei a sua carta de divrcio, que a aleivosa Jud, sua irm, no temeu; mas se foi e tambm ela mesma se prostituiu. E sucedeu que pela fama da sua prostituio, contaminou a terra; porque adulterou com a pedra e com a madeira. Sim, perante a evidncia do castigo que sobreveio ao Reino do Norte pela mos dos Assrios, a Casa de Jud (o Reino do Sul), sua irm, tambm no temeu e no se arrependeu dos seus caminhos tortuosos. Por isso YHWH a chamou de aleivosa, que significa: traidora; que comete actos malvolos sob a capa de uma falsa amizade. O seu castigo veio mais tarde pela mo dos Caldeus, tendo estado cativos em Babilnia por 70 anos ao tempo do Rei Nabucodonosor. Porm, YHWH levou-os cativos para os preservar. Jeremias 3:10-11 E, contudo, apesar de tudo isso a sua aleivosa irm Jud no voltou para mim de todo o seu corao, mas falsamente [aleivosamente], diz YHWH. E YHWH me disse: J a rebelde Israel mostrou-se mais justa do que a aleivosa Jud.

A PROMESSA FEITA AOS DISPERSOS DA CASA DE ISRAEL

www.kol-shofar.org

Mas, ao lermos os versos 8 e 9 acima, vemos que YHWH se divorciou deste povopor um tempo, dando-lhe carta de divrcio. Isaas 50:1 Assim diz YHWH: Onde est a carta de divrcio de vossa me [Casa de Efraim/Israel], pela qual eu a repudiei? Ou quem o meu credor a quem eu vos tenha vendido? Eis que por vossas maldades fostes vendidos, e por vossas transgresses vossa me foi repudiada . Sempre assim acontece aos que se desviam para a mentira e para os caminhos tortuosos que YHWH abomina. Oseias que profetizou s para a Casa de Israel (Reino do Norte) tem estas palavras: Oseias 2:1-7 Dizei a vossos irmos: Ami [Meu povo]; e a vossas irms: Ruama [Misericrdia]. Contendei com vossa me, contendei, porque ela no minha mulher, e eu no sou seu marido; e desvie ela as suas prostituies da sua vista e os seus adultrios de entre os seus seios. Para que eu no a despoje, ficando ela nua, e a ponha como no dia em que nasceu, e a faa como um deserto, e a torne como uma terra seca, e a mate sede; e no me compadea de seus filhos, porque so filhos de prostituies [idlatras]. Porque sua me se prostituiu; aquela que os concebeu houve-se torpemente, porque diz: Irei atrs de meus amantes, que me do o meu po e a minha gua, a minha l e o meu linho, o meu leo e as minhas bebidas. Portanto, eis que cercarei o teu caminho com espinhos; e levantarei um muro de sebe, para que ela no ache as suas veredas. Ela ir atrs de seus amantes, mas no os alcanar; e busc-los-, mas no os achar; ento dir: Ir-me-ei, e tornar-me-ei a meu primeiro marido, porque melhor me ia ento do que agora. Conforme diz acima, aqueles que tinham sido chamados de Lo-Ami (No Meu Povo e de Lo-Ruama (Sem Misericrdia), YHWH se compadecer deles no fim dos tempos e voltar a cham-los de Ami (Meu Povo) e Ruama (Misericrdia) como acima vimos e podemos tambm ver em: Zacarias 13:8-9 E acontecer em toda a terra, diz YHWH, que as duas partes dela sero extirpadas, e expiraro; mas a terceira parte restar nela. E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocar o meu nome, e eu a ouvirei; direi: meu povo [Ami]; e ela dir: YHWH o meu Deus. Sim, YHWH mostrar a Sua Misericrdia sobre o Seu povo, a Casa rebelde de Efraim/Israel voltar para o Seu Marido, com arrependimento. Sim, O Criador YHWH, Elohim de Abrao, Isaac e Jacob O primeiro Marido desta casa rebelde:

A PROMESSA FEITA AOS DISPERSOS DA CASA DE ISRAEL

www.kol-shofar.org
Isaas 54:5 Porque o teu Criador o teu marido; YHWH dos Exrcitos o seu nome; e o Santo de Israel o teu Redentor; que chamado o Deus de toda a terra. No esquecer que a volta dos que YHWH chama e ouvem a Sua voz aponta (pois s YHWH sabe quem so e onde esto os desterrados do Seu povo), para a Casa de Israel. Sim, ela voltar Casa do Pai/O Marido, imagem claramente retratada na parbola do filho prdigo que Yeshua nos deixou. Sim, esse filho prdigo a Casa de Efraim/Israel a voltar para a segurana da Casa de YHWH (O Marido), para a terra de Israel/Jerusalm. As Suas promessas so eternas. YHWH no homem para que minta ou Se esquea das promessas da Sua boca: Isaas 44:21 Lembra-te destas coisas, Jacob, e Israel, porquanto s meu servo; eu te formei, meu servo s, Israel, no me esquecerei de ti. Isaas 49:15 Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que no se compadea dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu no me esquecerei de ti. Sim, YHWH conserva fiis os Seus testemunhos. Eles foram estabelecidos para sempre. Ele condoeu-se do Seu povo e, conforme Sua promessa, est a chamar cada um dos que se tinham tornado gentios entre as naes pags. Muitos, tanto de Efraim (como de Jud) esto a ouvir o Seu chamamento e a voltar para o aprisco, do qual falou Yeshua, O Rei vindouro: Joo 10:16 Ainda tenho outras ovelhas [os que se haviam tornado gentios (filhos prdigos, os de Efraim/Israel), mas que se arrependeram a abraaram o concerto com YHWH atravs de Yeshua] que no so deste aprisco; tambm me convm agregar estas, e elas ouviro a minha voz, e haver um rebanho e um Pastor. Sim, O Marido (Yeshua) est a chamar de volta aquela que havia sido repudiada devido desobedincia aos preceitos eternos (a sua prostituio espiritual), o caminho de vida que YHWH tinha dado ao Seu povo pela mo dos Seus profetas. Por tudo isto Yeshua HaMashiach disse que veio buscar o que se havia perdido (a Casa de Israel, O Reino do Norte), e disse igualmente que no tinha vindo seno para as ovelhas perdidas da Casa de Israel. Porqu? Porque vir o dia em que Ele Mesmo juntar as duas varas (a Casa de Efraim/Israel e a Casa de Jud) e tornlas- numa s vara na Sua mo, para que no mais se voltem a separar. Nesse dia:

A PROMESSA FEITA AOS DISPERSOS DA CASA DE ISRAEL

www.kol-shofar.org
Isaas 11:11-13 E h-de ser que naquele dia o Senhor tornar a pr a sua mo para adquirir outra vez o remanescente do seu povo, que for deixado, da Assria, e do Egipto, e de Patros, e da Etipia, e de El, e de Sinar, e de Hamate, e das ilhas do mar. E levantar um estandarte entre as naes, e ajuntar os desterrados de Israel, e os dispersos de Jud congregar desde os quatro confins da terra. E afastar-se- a inveja de Efraim, e os adversrios de Jud sero desarraigados; Efraim no invejar a Jud, e Jud no oprimir a Efraim. A Palavra do Eterno fala-nos sempre de um resto, de um remanescente. S que, mesmo assim, este remanescente ser um povo numeroso, pelo que devemos estar atentos ao que o mesmo profeta nos diz em: Isaas 10:22 Porque ainda que o teu povo, Israel, seja como a areia do mar, s um remanescente dele se converter; uma destruio est determinada, transbordando em justia. Aqui est a palavra-chave: converso. No havendo converso, o restante do povo que constituir a maioria dele (a areia do mar) no herdar estas promessas. A converso implica arrependimento e entrega na Mo do Eterno. Ele os congregar do Norte, do Sul, do Ocidente e do Oriente para onde foram espalhados devido sua rebeldia: Ezequiel 37:16-23 Tu, pois, filho do homem, toma um pedao de madeira, e escreve nele: Por Jud e pelos filhos de Israel, seus companheiros. E toma outro pedao de madeira, e escreve nele: Por Jos, vara de Efraim, e por toda a casa de Israel, seus companheiros. E ajunta um ao outro, para que se unam, e se tornem uma s vara na tua mo [um s povo=as 12 tribos de Jacob]. E quando te falarem os filhos do teu povo, dizendo: Porventura no nos declarars o que significam estas coisas? Tu lhes dirs: Assim diz o Senhor YHWH: Eis que eu tomarei a vara de Jos que esteve na mo de Efraim, e a das tribos de Israel, suas companheiras, e as ajuntarei vara de Jud, e farei delas uma s vara, e elas se faro uma s na minha mo. E as varas, sobre que houveres escrito, estaro na tua mo, perante os olhos deles. Dizelhes pois: Assim diz o Senhor YHWH: Eis que eu tomarei os filhos de Israel dentre os gentios, para onde eles foram, e os congregarei de todas as partes, e os levarei sua terra. E deles farei uma nao na terra, nos montes de Israel, e um rei ser rei de todos eles, e nunca mais sero duas naes; nunca mais para o futuro se dividiro em dois reinos. E nunca mais se contaminaro com os seus dolos, nem com as suas abominaes, nem com as suas transgresses, e os livrarei de todas as suas habitaes, em que pecaram, e os purificarei. Assim eles sero o meu povo [Ami], e eu serei o seu Deus.

A PROMESSA FEITA AOS DISPERSOS DA CASA DE ISRAEL

www.kol-shofar.org

Sim, todos os profetas do Altssimo falam destes dias futuros, dias de reunio de um povo que esteve separado e longe da terra dos seus pais durante milnios, mas que voltar terra da sua herana, aquela que YHWH lhes deu por possesso perptua (o que s se concretizar nos dias do Reino milenar de Yeshua). Ser o maior xodo da histria da humanidade. Eles viro de toda a parte com choro de alegria. Isaas 49:12-13 Eis que estes viro de longe, e eis que aqueles do norte, e do ocidente, e aqueles outros da terra de Sinim. Exultai, cus, e alegra-te, terra, e vs, montes, estalai com jbilo, porque YHWH consolou o seu povo, e dos seus aflitos se compadecer. A terra que esteve assolada ao longo de sculos e sculos se transformar num jardim verdejante, pois o seu luto terminar. O seu povo estar de volta nesses dias. Sero dias em que a Lei/Tor ficar escrita para sempre nos coraes/mentes de toda a Israel (as 12 tribos). Ser a partir de ento que esse ser um povo santo, pois os seus erros passados sero apagados, cumprindo assim a profecia de Jeremias 31:31-34; Hebreus 8:10 e 10:16. Dias maravilhosos sero esses, dias em que toda a terra prometida aos pais (desde o grande rio Eufrates, at ao rio do Egipto e ao Mar Mediterrneo) ser pequena para receber esse grande xodo dos filhos de Israel que viro dos quatro cantos do mundo. Ezequiel 37:24-27 E meu servo Davi ser rei sobre eles, e todos eles tero um s pastor; e andaro nos meus juzos e guardaro os meus estatutos, e os observaro. E habitaro na terra que dei a meu servo Jacob, em que habitaram vossos pais; e habitaro nela, eles e seus filhos, e os filhos de seus filhos, para sempre, e David, meu servo, ser seu prncipe eternamente. E farei com eles uma aliana de paz; e ser uma aliana perptua. E os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santurio no meio deles para sempre. E o meu tabernculo estar com eles, e eu serei o seu Deus e eles sero o meu povo [Ami]. Esses dias esto prestes a chegar. Por isso o profeta continuou a anunciar o perdo do Eterno e a dizer ao povo espalhado: arrependei-vos, para que venham os tempos do refrigrio pela presena do Altssimo. Actos 3:19-21 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigrio pela presena do Senhor, e envie ele a Jesus Cristo, que j dantes vos foi pregado. O qual convm que o cu contenha at aos tempos da restaurao de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princpio. No podemos ter a mnima dvida sobre o cumprimento prximo destas promessas. O plano de YHWH assenta nelas e no falharo.

A PROMESSA FEITA AOS DISPERSOS DA CASA DE ISRAEL

10

www.kol-shofar.org
Jeremias 3:12-14 Vai, pois, e apregoa estas palavras para o lado norte, e dize: Volta, rebelde Israel [Efraim/Israel, o Reino do Norte], diz YHWH, e no farei cair a minha ira sobre ti; porque misericordioso sou, diz YHWH, e no conservarei para sempre a minha ira. Somente reconhece a tua iniquidade [transgresso da Lei/Tor], que transgrediste contra YHWH teu Deus; e estendeste os teus caminhos aos estranhos, debaixo de toda a rvore verde, e no deste ouvidos minha voz, diz YHWH. Convertei-vos, filhos rebeldes, diz YHWH; pois eu vos desposei; e vos tomarei, a um de uma cidade, e a dois de uma famlia; e vos levarei a Sio. Sim, ns que antes ramos gentios na carne mas que nos tornmos israelitas ao aceitarmos Yeshua como nosso Salvador (por termos sido enxertados na boa oliveira que Israel, cuja raiz Yeshua Romanos 11), e que antes estvamos sem Deus no mundo e longe da comunidade de Israel, tornmo-nos membros de pleno direito da Israel de YHWH quando aceitmos Yeshua e passmos a andar na Lei/Tor de YHWH do Pai, conforme Paulo explica muito bem em: Efsios 2:11-13 Portanto, lembrai-vos de que vs noutro tempo reis gentios na carne [incircuncisos na carne], e chamados incircunciso pelos que na carne se chamam circunciso [Jud] feita pela mo dos homens; que naquele tempo estveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos s alianas da promessa, no tendo esperana, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vs, que antes estveis longe, j pelo sangue de Cristo chegastes perto. Sim, passmos a fazer parte do povo santo (a Israel de YHWH) pelo concerto renovado no sangue puro do sacrifcio de Yeshua. A Porta que foi aberta (Yeshua) a Porta de entrada deste povo que andava e ainda anda espalhado pelo mundo. Muitos j aceitaram entrar por esta Porta e passaram a andar igualmente, pela f e pela obedincia segundo a Vontade/Lei/Tor do Pai. Este o caminho da vida. Para que isto acontea, YHWH enviou pastores para chamar estas ovelhas que ainda andam tresmalhadas do rebanho. Jeremias 3:15 E dar-vos-ei pastores segundo o meu corao, os quais vos apascentaro com cincia e com inteligncia . Este chamamento e renovao espiritual dos ltimos dias, que tem vindo a ocorrer nestes ltimos 2.000 anos, desde a morte e ressurreio de Yeshua, continua a ocorrer ainda hoje em todo o mundo. At muitos judeus que at h pouco tempo no aceitavam O Messias Yeshua de h 2.000 anos, j hoje abraam a Sua f e testemunho. Continuemos:

A PROMESSA FEITA AOS DISPERSOS DA CASA DE ISRAEL

11

www.kol-shofar.org
Jeremias 3:17-23 Naquele tempo chamaro a Jerusalm o trono de YHWH, e todas as naes se ajuntaro a ela, em nome de YHWH, em Jerusalm; e nunca mais andaro segundo o propsito do seu corao maligno. Naqueles dias andar a casa de Jud com a casa de Israel; e viro juntas da terra do norte, para a terra que dei em herana a vossos pais. Mas eu dizia: Como te porei entre os filhos, e te darei a terra desejvel, a excelente herana dos exrcitos das naes? Mas eu disse: Tu me chamars meu pai, e de mim no te desviars. Deveras, como a mulher se aparta aleivosamente do seu marido, assim aleivosamente te houveste comigo, casa de Israel [o Reino do Norte, as 10 tribos perdidas], diz YHWH. Nos lugares altos se ouviu uma voz, pranto e splicas dos filhos de Israel; porquanto perverteram o seu caminho, e se esqueceram de YHWH seu Deus. Voltai, filhos rebeldes, eu curarei as vossas rebelies. Eis-nos aqui, vimos a ti; porque tu s YHWH nosso Deus. Certamente em vo se confia nos outeiros e na multido das montanhas; deveras em YHWH nosso Deus est a salvao de Israel. Sim, a salvao da Israel santa est em YHWH e no Seu Filho Yeshua...tanto os de perto como os de longe, os que foram dispersos mas que sero recolhidos: Daniel 9:7 A ti, Senhor, pertence a justia, mas a ns a confuso de rosto, como hoje se v; aos homens de Jud, e aos moradores de Jerusalm, e a todo o Israel, aos de perto e aos de longe, em todas as terras por onde os tens lanado, por causa das suas rebelies que cometeram contra ti. Jeremias 23:3-8 E eu mesmo [Elohim YHWH] recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificaro, e se multiplicaro [na grande Israel]. E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temero, nem se assombraro, e nem uma delas faltar, diz YHWH. Eis que vm dias, diz YHWH, em que levantarei a David um Renovo justo [Adonai Yeshua]; e, sendo rei, reinar e agir sabiamente, e praticar o juzo e a justia na terra [a Minha Lei/Tor]. Nos seus dias Jud ser salvo, e Israel habitar seguro; e este ser o seu nome, com o qual Deus o chamar: YHWH JUSTIA NOSSA. Portanto, eis que vm dias, diz YHWH, em que nunca mais diro: Vive YHWH, que fez subir os filhos de Israel da terra do Egipto; mas: Vive YHWH, que fez subir, e que trouxe a gerao da casa de Israel da terra do norte, e de todas as terras para onde os tinha arrojado; e habitaro na sua terra. Estas so palavras de consolo e esperana para os que andam dispersos pelos quatro cantos da Terra. Estas so promessas para os dias do reinado de mil anos de Yeshua, O Rei vindouro, que vir como O Leo da Tribo de Jud. Confortemo -nos com esta certeza de f, ns todos os que confiamos Nele.

A PROMESSA FEITA AOS DISPERSOS DA CASA DE ISRAEL

12

www.kol-shofar.org

Quando chegar aquele dia, O Esprito Santo de YHWH e os Seus santos anjos recolhero o Seu povo de todos os quadrantes da Terra, conforme lemos acima em Isaas 11:11-13. Arrependamo-nos pois enquanto tempo, enquanto O podemos achar. Confessemos as nossas culpas perante O Altssimo, ns que queremos voltar a ser chamados de Seu Povo (Ami). Leiamos as palavras finais do captulo 3 do livro de Jeremias: Jeremias 3:24-25 Porque a confuso devorou o trabalho de nossos pais desde a nossa mocidade; as suas ovelhas e o seu gado, os seus filhos e as suas filhas. Deitemo-nos em nossa vergonha; e cubra-nos a nossa confuso, porque pecamos contra YHWH nosso Deus, ns e nossos pais, desde a nossa mocidade at o dia de hoje; e no demos ouvidos voz de YHWH nosso Deus. Se hoje ouvirmos a Sua voz, no endureamos os nossos coraes/mentes como os nossos pais fizeram, diz O Eterno. Abramos os nossos coraes/mentes influncia da Sua Palavra, do Seu Esprito Santo, para que alcancemos a vida abundante que Yeshua nos veio dar, a mesma vida abundante que ser dada a todos os que abraarem o concerto de paz e de vida com O Pai atravs do Filho. Prossigamos em ler e aprender da Palavra, para que vivamos pela f e pelo testemunho do Filho e nos preceitos do Pai, a Sua Lei/Tor. Voltemos de novo ao tema central deste estudo: as promessas do Eterno aos que esto espalhados no mundo, aqueles que sendo israelitas se tornaram gentios, mas que voltaram comunidade de Israel depois de aceitarem Yeshua como O Salvador das suas vidas. Zacarias 10:6-10, 12 E fortalecerei a casa de Jud, e salvarei a casa de Jos [Efraim/Israel], e f-los-ei voltar, porque me compadeci deles; e sero como se eu no os tivera rejeitado, porque eu sou YHWH seu Deus, e os ouvirei. E os de Efraim sero como um poderoso, e o seu corao se alegrar como pelo vinho; e seus filhos o vero, e se alegraro; o seu corao se regozijar em YHWH. Eu lhes assobiarei, e os ajuntarei, porque eu os tenho remido; e multiplicar-se-o como antes se tinham multiplicado. Ainda que os espalhei por entre os povos, eles se lembraro de mim em lugares remotos; e vivero com seus filhos, e voltaro. Porque eu os farei voltar da terra do Egipto, e os congregarei da Assria; e tr-los-ei terra de Gileade e do Lbano, e no se achar lugar bastante para eles E eu os fortalecerei em YHWH, e andaro no seu nome, diz YHWH. Todos os profetas falam do maravilhoso perdo e misericrdia do Eterno para com os filhos prdigos (os de Jos/Efraim/Israel o Reino do Norte) que saram da Casa de seu Pai e andaram perdidos no mundo, chegando a comer comida de imundcie e a servir aos deuses de pau e de pedra que no so deuses, nem podem nada na vida do homem. Sim, eles sero curados das suas idolatrias e coisas abominveis. Sim, eles viro com arrependimento, com choro e com alegria tambm:

A PROMESSA FEITA AOS DISPERSOS DA CASA DE ISRAEL

13

www.kol-shofar.org
Jeremias 31:7-10 Porque assim diz YHWH: Cantai sobre Jacob com alegria, e exultai por causa do chefe das naes; proclamai, cantai louvores, e dizei: Salva, YHWH, ao teu povo, o restante de Israel [Romanos 9:27]. Eis que os trarei da terra do norte, e os congregarei das extremidades da terra; entre os quais haver cegos e aleijados, grvidas e as de parto juntamente; em grande congregao voltaro para aqui. Viro com choro, e com splicas os levarei; gui-los-ei aos ribeiros de guas, por caminho direito, no qual no tropearo, porque sou um pai para Israel, e Efraim o meu primognito. Ouvi a palavra de YHWH, naes, e anunciai-a nas ilhas longnquas, e dizei: Aquele que espalhou a Israel o congregar e o guardar, como o pastor ao seu rebanho. D para imaginar o que sero esses dias? Os dias da entrada na verdadeira terra prometida falada desde a antiguidade mas que s ter uma concretizao verdadeira nos dias em que Yeshua governar sobre todas as naes da Terra, quando Ele fizer regressar o povo que estava espalhado entre as naes. Um povo numeroso a migrar dos quatro cantos da terra. Eles viro em segurana para uma terra onde haver paz e segurana; uma terra de abundncia, onde mana leite e mel e onde no se far mal algum, porque esse ser O Monte da Santidade de YHWH. De Sio sair a Lei/Tor para todos os povos da Terra. Esses sero os dias em que o corao/mente do povo estar verdadeiramente circuncidado, pois passaro a viver segundo as disposies eternas de YHWH: a Sua Lei/Tor, a mesma que Ele deu no Monte Sinai pela mo de Moiss. D para antever o que ser esse reino de paz quando todas as 12 tribos estiverem de novo reunidas debaixo de Um nico Rei e Senhor? Grandes acontecimentos sero esses, acontecimentos que no encontram paralelo na Histria da humanidade. Isaas 11:9 No se far mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encher do conhecimento [Lei/Tor] de YHWH, como as guas cobrem o mar. Cantemos louvores ao nosso Elohim YHWH que se compadeceu do Seu povo e o voltar a juntar para no mais se separar: Isaas cap. 12 E dirs naquele dia: Graas te dou, YHWH, porque, ainda que te iraste contra mim, a tua ira se retirou, e tu me consolas. Eis que Deus a minha salvao; nele confiarei, e no temerei, porque O YHWH ELOHIM a minha fora e o meu cntico, e se tornou a minha salvao. E vs com alegria tirareis guas das fontes da salvao. E direis naquele dia: Dai graas a YHWH, invocai o seu nome, fazei notrio os seus feitos entre os povos, contai quo excelso o seu nome. Cantai a YHWH, porque fez coisas grandiosas; saiba-se isto em toda a terra. Exulta e jubila, habitante de Sio, porque grande o Santo de Israel no meio de ti.

A PROMESSA FEITA AOS DISPERSOS DA CASA DE ISRAEL

14

www.kol-shofar.org

Muitas mais passagens poderiam ser acrescentadas. Porm, as palavras eternas aqui reproduzidas do amplamente para reforarmos a nossa f nas promessas do Todo-Poderoso, promessas que foram dirigidas a um povo que se havia perdido, que se tornou gentio, mas que voltou para O seu Elohim, quando foi de novo enxertado na boa oliveira que a Israel de YHWH, conforme a Romanos 11. Como humildes servos, demos glria todos os dias da nossa vida ao Santo Nome de YHWH e a Seu Filho, O Cordeiro Yeshua. YHWH, O Todo-Poderoso que tambm se fez carne e habitou entre ns e que nos proporcionou os meios de salvao que ao homem no era possvel realizar. Sim, Ele fez o principal. Chamou-nos sendo ns ainda pecadores. Compete-nos agora fazermos a nossa parte. O caminho da salvao muito simples: vivermos em humildade e obedincia em todos os preceitos de vida do Pai, a Sua Lei/Tor, e na f e testemunho do Filho do Altssimo, Adonai Yeshua. Glria e louvores ao Pai e ao Filho de eternidade em eternidade, que se apiedaram de ns, sendo ns ainda pecadores. Mas, por amor do Seu Nome e do sacrifcio eterno do Cordeiro, nos chamou de novo para uma bno que est para alm da nossa presente compreenso.

Ora vem Adonai Yeshua. Prepara-nos hoje para nos encontrarmos Contigo. AlleluYAH -.-.-.-.-.-.-.-.-

A PROMESSA FEITA AOS DISPERSOS DA CASA DE ISRAEL

15

You might also like